O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


.

RenanCastro

Larva
Mensagens
11
Reações
6
Pontos
3
Aqui no huezil a conta só funciona se a porcentagem razoável for para 50%. Isso q vc falou é salário bruto ainda cara, pense nos 27,5% do IR + INSS e vai ver que o negócio é ainda mais injusto.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Aqui no huezil a conta só funciona se a porcentagem razoável for para 50%. Isso q vc falou é salário bruto ainda cara, pense nos 27,5% do IR + INSS e vai ver que o negócio é ainda mais injusto.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Acho que todo mundo calculou pensando no salário que entra disponível no bolso (líquido).

falow
 


Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Vendo as porcentagens aqui, ou vocês andam de Gol quadrado ou são muito ricos :klolz
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Vendo as porcentagens aqui, ou vocês andam de Gol quadrado ou são muito ricos :klolz

Por aí. Na verdade eu não me opus a conta. Aliás, acho que ninguém fez isso, só que não dá para deixar de fazer algumas observações à mesma por causa de nossa realidade.

Eu gosto de carros, mas nunca cogitei pagar fortunas por certos modelos que são vendidos aqui. Caso eu tivesse dinheiro eu me permitiria gastar o teto que já mencionei (150 mil), mas, se eu me limitasse aos 10% ou até 20 do salário anual jamais conseguiria isso mesmo que ganhasse muito dinheiro.

Na verdade, estou bastante surpreso com as opiniões dos poucos que comentaram aqui deixando escapar uma previsão salarial dos mesmos. Eles foram bem cuidadosos em não dizer o valor dos carros, mas dá para estimar, pois, pelos relatos, são pessoas moderadas e não devem ter gastado muito. Vamos colocar o teto em 50k para comprar um carro dessa faixa com 10% de salário anual você precisa ganhar 40k mensais! É muita, muita grana mesmo, impossível para 90% das carreiras públicas até.

Isso é salário para alto executivo. Isso que coloquei 50k para o carro. Se for mais, então a coisa fica surreal. Outros relatos, de 20% e até 40% também entregam valores bem elevados de rendimentos, ainda que seja comprando um carro de 30k (usado) você precisaria ter uma renda de 12k mensais (20%) e somente em 40% o salário seria algo mais "normal", porém, ainda parte de uma faixa pequena da população, 6-7k.

Claro que seu ganhasse muito dinheiro eu conseguiria me aproximar de tais valores bem mais facilmente, mas vejam bem que, para comprar um carro de 150k (o teto que me imponho), seguindo essa regra, eu teria que ganhar 120k reais mensais! Nunca conseguiria um carro desses, hoje em dia, um valor comum para carros de boa qualidade. Se 20k é um salário de 1% do brasil, 120k é uma renda de 0.1% desse 1%.

Sei que o OP se mostrou um pouco incomodado com as opiniões à respeito da conta, mas elas são inevitáveis, não no sentido de apontar o dedo para quem a segue, mas para analisar os impactos e possibilidades que ela limita. A maioria que postou seus valores disse andar com carros novos ou comprados novos.

Eu tenho um amigo que todos consideram rico, num círculo de conhecidos em que todos podem ser considerados abastados. Esse amigo é assim visto neste meio. Ele é 2 anos mais novo que eu (32 anos). Comprou um ap de 1 milhão e anda com uma X3 comprada há pouco mais de 1 ano. Eu duvido que ele ganhe 150k reais por mês. Ele comprou o ap à vista e o carro também.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.572
Reações
38.829
Pontos
2.069
No Brasil realmente essa conta é complicada e é quase impossível o cara não investir mais de 30% do rendimento anual num carro. Se o cara ganha 200 mil por ano (16 mil por mês, algo irreal para 99% das pessoas), com 30% do salário anual ele não pegaria nem um Corolla.
 

AlucardSan

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
50.683
Reações
21.925
Pontos
2.124
fora q essa logica seria minimamente valida se o cara comprasse um carro por ano e mandasse queimar o anterior..enfim, realmente aqui no brasil a logica dos 10-20% da renda anual eh impossivel pra 99,9% da populaçao
 

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
Esse % não faz sentido nenhum, o que importa é o que sobra.

Se sobrar 30% do seu salario e ele for 7000, sobrará 2100, que julgo pouco.
Se sobrar 30% de 100.000, sobrará 30.000, que é dinheiro pra c***lho por mes.

Ou seja, um cara pode ganhar 60 mil por mes, rasgar 30 e guardar 30...e nao estara cometendo nenhum absurdo...enquanto que se o cara ganhar 6 e rasgar 3, na primeira dor de barriga (desemprego), já fudeu.

Eu ja gastei 50% a 65% da renda anual em carro uns 2 anos seguidos...apos subir de patamar de salario.
Ja quando ganhava 4k uns 13 anos atras (3.3 liquido) meu carro custou 18k...uns 30%...e era pesado, ainda pagava seguro e combustivel e aluguel.

Ou seja, nao é uma questao de % puramente, mas uma questao de valor liquido e do que voce quer da vida neste momento...por uns anos pode-se poupar menos e curtir mais e depois ir invertendo a curva...
 

SANS_NOM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.081
Reações
1.050
Pontos
884
Valeu pelas respostas. Era apenas para ter uma nocao de quanto gastam com carro no BRasil pois vejo uns topicos de pessoas perguntando "que carro até 100mil, 150mil..." e fiquei impressinado pois eu teria que ser milionario para pagar esses valores de acordo com o que EU acho que devo gastar com carro.

Isso que postei nao é regra, nao é para seguirem, é apenas o que EU acho o suficiente para dar num carro :) Assim como alguem que ganha 50K e tem carro de 100K (200%), EU prefiro pagar no maximo 20% do rendimento, pois o $$ é da pessoa e ela gasta com o que quiser ;)

Cheers,
 

SANS_NOM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.081
Reações
1.050
Pontos
884
Esse % não faz sentido nenhum, o que importa é o que sobra.

Se sobrar 30% do seu salario e ele for 7000, sobrará 2100, que julgo pouco.
Se sobrar 30% de 100.000, sobrará 30.000, que é dinheiro pra c***lho por mes.

Ou seja, um cara pode ganhar 60 mil por mes, rasgar 30 e guardar 30...e nao estara cometendo nenhum absurdo...enquanto que se o cara ganhar 6 e rasgar 3, na primeira dor de barriga (desemprego), já fudeu.

Eu ja gastei 50% a 65% da renda anual em carro uns 2 anos seguidos...apos subir de patamar de salario.
Ja quando ganhava 4k uns 13 anos atras (3.3 liquido) meu carro custou 18k...uns 30%...e era pesado, ainda pagava seguro e combustivel e aluguel.

Ou seja, nao é uma questao de % puramente, mas uma questao de valor liquido e do que voce quer da vida neste momento...por uns anos pode-se poupar menos e curtir mais e depois ir invertendo a curva...

Mas apenas perguntei o valor do carro relativo ao rendimento anual, mais nada.

Espera respostas assim:
"50%", ou "Meu carro vale 20%", "0%, ando de bike", qualquer coisa assim. Nao sei pq estao concordando ou discordando de uma porcentagem :) É apenas uma porcentagem gente, mais nada.
 

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
Mas apenas perguntei o valor do carro relativo ao rendimento anual, mais nada.

Espera respostas assim:
"50%", ou "Meu carro vale 20%", "0%, ando de bike", qualquer coisa assim. Nao sei pq estao concordando ou discordando de uma porcentagem :) É apenas uma porcentagem gente, mais nada.

Na verdade voce deu diversas opinioes baseadas nas respostas, mostrando que o intuito nao era simplesmente uma enquete, mas tambem ficar citando estudos e calculos de outros paisem e comparando as opinioes, que repetindo pela milesima vez, esses calculos nao fazem o menor sentido aqui no Brasil.
 

SANS_NOM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.081
Reações
1.050
Pontos
884
Na verdade voce deu diversas opinioes baseadas nas respostas, mostrando que o intuito nao era simplesmente uma enquete, mas tambem ficar citando estudos e calculos de outros paisem e comparando as opinioes, que repetindo pela milesima vez, esses calculos nao fazem o menor sentido aqui no Brasil.

Mas eh isso mesmo, eh bem simples nas bai funciona pra todos.
Okay okay, acho que nunca ouviram falar do 1/10th rule, ou nao eh uma pratica no Brasil. Alguns links para as materias e os beneficios do 1/10th rule. Se bem que nao eh o foco do topico que criei, so queria saber a porcentagem, mas...

http://www.financialsamurai.com/the-110th-rule-for-car-buying-everyone-must-follow/
http://lifehacker.com/observe-the-1-10th-rule-when-buying-a-new-car-to-limit-1531444541
http://www.bmwblog.com/2015/05/21/110th-rule-why-we-should-listen-to-it/

Citei os artigos mais como um extra, e expliquei que poderia nao ser uma pratica no Brasil e que sairia do foco do topico. (negrito acima).

Como assim nao faz sentido? Nao estou entendendo. Por exemplo: eu ganho 100K e meu carro vale 20K, ou seja, o valor do meu carro eh 20% do meu rendimento anual. Se eu morasse no Brasil e quisesse fazer isso, nao faria sentido? Nao entendi direito.

Ahhh, espera um pouco, acho que entendi. Vc quer dizer que esse valor baixissimo nao funciona no Brasil pq uma pessoa que ganha 100K nao pode se "rebaixar" e andar de carro de 20K pq eh considerado carro de pobre ou nao condiz com a posicao social da pessoa? Eh mais ou menos isso? Estou falando serio, seria legal uma discussao nesse sentido se for o caso.
Ou que um carro de 20K no Brasil nao presta e eh melhor pagar mais ou andar de transporte publico?

Cheers!
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Citei os artigos mais como um extra, e expliquei que poderia nao ser uma pratica no Brasil e que sairia do foco do topico. (negrito acima).

Como assim nao faz sentido? Nao estou entendendo. Por exemplo: eu ganho 100K e meu carro vale 20K, ou seja, o valor do meu carro eh 20% do meu rendimento anual. Se eu morasse no Brasil e quisesse fazer isso, nao faria sentido? Nao entendi direito.

Ahhh, espera um pouco, acho que entendi. Vc quer dizer que esse valor baixissimo nao funciona no Brasil pq uma pessoa que ganha 100K nao pode se "rebaixar" e andar de carro de 20K pq eh considerado carro de pobre ou nao condiz com a posicao social da pessoa? Eh mais ou menos isso? Estou falando serio, seria legal uma discussao nesse sentido se for o caso.
Ou que um carro de 20K no Brasil nao presta e eh melhor pagar mais ou andar de transporte publico?

Cheers!
Os salários são baixos e os carros são caros.

A maioria das pessoas acha que um salário de R$ 5.000,00, mensais, é bom. Isso dá R$60.000,00 por ano.

20% disso dá 12.000, que só serve para comprar um carro de mais de 10 anos atrás.

Sendo que, com 5000 por mês dá para financiar um carro bem mais novo (até 0km).

falow
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Os salários são baixos e os carros são caros.

A maioria das pessoas acha que um salário de R$ 5.000,00, mensais, é bom. Isso dá R$60.000,00 por ano.

20% disso dá 12.000, que só serve para comprar um carro de mais de 10 anos atrás.

Sendo que, com 5000 por mês dá para financiar um carro bem mais novo (até 0km).

falow

Acho que o problema maior é que nossos carros são caros do que os salários baixos. Note bem que, se praticássemos os preços vistos nos EUA; Corolla por 15k, Camaro a partir de 30k, nossos carros não seriam nenhum pouco caros e nossos salários não seriam essa merreca troco de pão que recebemos. Se um carro usado bom pudesse ser comprado com 5k reais, como acontecesse lá essa conta faria o maior sentido e poderia ser até indicada de maneira mais insistente.
 
Ultima Edição:

SANS_NOM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.081
Reações
1.050
Pontos
884
Os salários são baixos e os carros são caros.

A maioria das pessoas acha que um salário de R$ 5.000,00, mensais, é bom. Isso dá R$60.000,00 por ano.

20% disso dá 12.000, que só serve para comprar um carro de mais de 10 anos atrás.

Sendo que, com 5000 por mês dá para financiar um carro bem mais novo (até 0km).

falow

Certo. Entendi.

Acho que o problema maior é que nossos carros são caros do que os salários baixos. Note bem que, se praticássemos os preços vistos nos EUA; Corolla por 15k, Camaro a partir de 30k, nossos carros não seriam nenhum poucos caros e nossos salários não seriam essa merreca troco de pão que recebemos. Se um carro usado bom pudesse ser comprado com 5k reais, como acontecesse lá essa conta faria o maior sentido e poderia ser até indicada de maneira mais insistente.

Eh verdade, entendi. Aqui tambem no geral as pessoas tendem a nao ligar muito para carro e comprar algo mais por utilidade. Entao, com $20K vc compra um carro bom que vai durar. O status que um carro tem ainda é presente, mas com bem menos intensidade que no BR.

Valeu pelas respostas!
 

SemNickname

Mil pontos, LOL!
Mensagens
526
Reações
428
Pontos
1.059
É o que falaram.
Um salario de 5000 é superior a 99% da media brasileira (IBGE considera classe media alta se nao me engano) e o LIQUIDO disso é 4000, 48.000 por ano...um carro de 9600.

O ultimo carro de 9600 que tive foi um Renault Twingo 98 1.2 sem ar condicionado e com 120.000 km rodados.

Alem disso, o carro popular mais barato nao custa menos de R$ 30.000 (alem de 4% de IPVA, 3 a 8% de seguro, consumo e manutencao).

Ainda assim, EU prefiro um carro de 9.000 do que usar o transporte publico, pois o tempo perdido é alto demais (2h por dia de carro, 4h por dia de transporte publico).
 

SANS_NOM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.081
Reações
1.050
Pontos
884
É o que falaram.
Um salario de 5000 é superior a 99% da media brasileira (IBGE considera classe media alta se nao me engano) e o LIQUIDO disso é 4000, 48.000 por ano...um carro de 9600.

O ultimo carro de 9600 que tive foi um Renault Twingo 98 1.2 sem ar condicionado e com 120.000 km rodados.

Alem disso, o carro popular mais barato nao custa menos de R$ 30.000 (alem de 4% de IPVA, 3 a 8% de seguro, consumo e manutencao).

Ainda assim, EU prefiro um carro de 9.000 do que usar o transporte publico, pois o tempo perdido é alto demais (2h por dia de carro, 4h por dia de transporte publico).

Certo, concordo.
Abs
 

nyck

Bam-bam-bam
Mensagens
3.213
Reações
3.771
Pontos
344
tabela dele 80k
paguei 53
46% do salario anual
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
E vc acha q todo médico ganha 25 mil liquidos por mês? :klol:klol:klol
Vários médicos estão me aconselhando a fazer residência porque eu estou ganhando muito mal.

Inclusive o último otorrino que me atendeu falou "você tem que parar com isso, faça residência que você vai ganhar em 1 hora o que você ganha em 1 dia, hoje".

Acho que só estou ganhando mais que os colegas de turma que escolheram trabalhar em ESF (postinho) e os que entraram na residência direto.

falow
 

Moonwalker_BR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.321
Reações
1.523
Pontos
224
Não, só metade

O resto deles ganha no mínimo 6k mensais, e nem precisa estar trabalhando, basta bater ponto e ir embora

Vários médicos estão me aconselhando a fazer residência porque eu estou ganhando muito mal.

Inclusive o último otorrino que me atendeu falou "você tem que parar com isso, faça residência que você vai ganhar em 1 hora o que você ganha em 1 dia, hoje".

Acho que só estou ganhando mais que os colegas de turma que escolheram trabalhar em ESF (postinho) e os que entraram na residência direto.

falow

:klol A Outerspace é o país das maravilhas mesmo!!!
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
:klol A Outerspace é o país das maravilhas mesmo!!!
Não foi na OS, foi na vida real que eu ouvi isso.

Já até comentei aqui que as vezes fico constrangido (no bom sentido) quando troco plantão e a pessoa vai embora de Camry, BMW, Audi, etc.

Não que eu queira usar o facebook como fonte, mas se você participar de algum grupo, olhe os posts em que se discute os ganhos.

Não precisa ironizar como se eu estivesse fantasiando ou aumentando as coisas aqui.

E é verdade, todo médico experiente que pergunta o que eu estou fazendo da vida diz que eu tenho que fazer residência porque eu estou recebendo muito pouco.

falow
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
:klol A Outerspace é o país das maravilhas mesmo!!!
Vc não sabe o que é "ganhar mal" para o cara. Retiro o que eu disse se vc for médico e tiver conhecimento da causa

Obvio que se eu fosse médico, estaria extremamente insatisfeito ganhando 6k pra atender em postinho de saude falido, sem estrutura alguma
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Vc não sabe o que é "ganhar mal" para o cara. Retiro o que eu disse se vc for médico e tiver conhecimento da causa

Obvio que se eu fosse médico, estaria extremamente insatisfeito ganhando 6k pra atender em postinho de saude falido, sem estrutura alguma
Sim, ele é médico. Por isso não entendo o ceticismo.

falow
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
O meu carro, pelo preço q paguei, significa 40% do salario anual bruto meu e aproximadamente 50% do liquido.
 
Topo Fundo