O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Com 02 projetos na mão, usuário da OS busca parceria para desenvolvê-los

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
:ksafado
E aí, tetas!
Como vão?

Pois então, tenho dois projetos (já há alguns anos engavetados) para games Mobile (smartphones/tablets) a princípio, mas um deles poderia vir a migrar pro PC também, e quero saber se tem algum(ns) programador(es/as) - ou equipe - que tenha interesse de entrar com a mão de obra de programação e formar uma sociedade.

Cheguei a levar numa empresa grande aqui de POA pra tentar uma parceria (eu entro com a ideia do jogo e o descritivo do funcionamento do mesmo - já prontos), mas eles já tinham alguns projetos próprios em andamento na época e não tinham como abraçar a ideia, e o orçamento, mesmo que eles entrando como sócios e diluindo o valor, ficou muito além do meu bolso.

O cabeça da empresa (Caco) - que também é um cara fera e muito bem conceituado por aqui, sendo presidente da Associação de Jogos Digitais do RS - na época disse que não conhecia nenhum jogo igual (só apresentei um pra ele, o mais cascudo, pois o outro ainda não estava com projeto pronto), sendo que ele viaja pra tudo que é lugar do mundo (mais pra Londres e China) a trabalho, e curtiu bastante a ideia, apesar de dizer que a mão de obra seria um pouco longa, principalmente com os testes - levando talvez uns 6 meses pra tá tudo 100%.

E aí, tubarões, quem entra comigo nessa?
:klolz
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Cara, sinceramente, difícil alguém abraçar a ideia.
O que mais tem são os "caras das idéias". Em grupos de desenvolvimento isso já até virou piada.

Minha sugestão:
Aprenda fazer alguma coisa, ou programar, ou arte, ou animação, ou sonorização. Monte um GDD bem elaborado, e tente montar uma equipe usando este GDD como argumento. Mesmo assim, a chance de tal equipe se desfazer em pouco tempo é extremamente alta.

Comprar assets e aprender a programação e fazer algo sozinho tb é uma solução. Exige muita dedicação e tempo.

Outra solução é tentar um financiamento. O BNDES tem linhas de crédito para isso com uma bom tempo de carência.

Ou ainda, pode tentar o PRODAV 14/2017, que abriu inscrições agora. Com Patrocínios de 250 mil, 500 mil e 1 milhão. Mas pra isso precisa ter empresa ME aberta, com CNAE exigido pelo edital. E claro, montar um put* GDD, de preferência já com ajuda de artistas.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Cara, sinceramente, difícil alguém abraçar a ideia.
O que mais tem são os "caras das idéias". Em grupos de desenvolvimento isso já até virou piada.

Minha sugestão:
Aprenda fazer alguma coisa, ou programar, ou arte, ou animação, ou sonorização. Monte um GDD bem elaborado, e tente montar uma equipe usando este GDD como argumento. Mesmo assim, a chance de tal equipe se desfazer em pouco tempo é extremamente alta.

Comprar assets e aprender a programação e fazer algo sozinho tb é uma solução. Exige muita dedicação e tempo.

Outra solução é tentar um financiamento. O BNDES tem linhas de crédito para isso com uma bom tempo de carência.

Ou ainda, pode tentar o PRODAV 14/2017, que abriu inscrições agora. Com Patrocínios de 250 mil, 500 mil e 1 milhão. Mas pra isso precisa ter empresa ME aberta, com CNAE exigido pelo edital. E claro, montar um put* GDD, de preferência já com ajuda de artistas.
Muito obrigado pela tua resposta e opinião. Respeito totalmente, mas talvez "os caras das ideias" tenham ideias mais ou menos (pra não dizer ideia b*sta ou impossível de serem executadas a menos que por grandes empresas).
Como disse ali - não quero parecer "bonzão" - o presidente da associação viu minha ideia e curtiu bastante, não investindo apenas por já ter outros projetos próprios em andamento (onde ele é detentor de 100% deles).

Até conversei com ele um tempo atrás sobre isso, dizendo que eu não curto programação, mas acho que tenho ideias (realmente) boas, que gosto da criação do funcionamento do jogo. Ele me disse que isso é algo que tá precário no mercado, pois justamente as pessoas se especializam em programação, áudio, design, etc., mas as ideias normalmente são meio zoadas e que não prometem muito retorno. Ele só não me indicou um curso pra isso porque não é algo que seja palpável, ou seja, não existe curso pra ter ideias hehehe
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Muito obrigado pela tua resposta e opinião. Respeito totalmente, mas talvez "os caras das ideias" tenham ideias mais ou menos (pra não dizer ideia b*sta ou impossível de serem executadas a menos que por grandes empresas).
Como disse ali - não quero parecer "bonzão" - o presidente da associação viu minha ideia e curtiu bastante, não investindo apenas por já ter outros projetos próprios em andamento (onde ele é detentor de 100% deles).

Até conversei com ele um tempo atrás sobre isso, dizendo que eu não curto programação, mas acho que tenho ideias (realmente) boas, que gosto da criação do funcionamento do jogo. Ele me disse que isso é algo que tá precário no mercado, pois justamente as pessoas se especializam em programação, áudio, design, etc., mas as ideias normalmente são meio zoadas e que não prometem muito retorno. Ele só não me indicou um curso pra isso porque não é algo que seja palpável, ou seja, não existe curso pra ter ideias hehehe

O "cara das idéias" é o Game Designer. E tem que ter um. No exterior, nas grandes empresas, tem os caras que são exclusivamente Game Designers, mas no Brasil, na nossa realidade, isso é praticamente impossível. A não ser que seja o detentor dos recursos.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
O "cara das idéias" é o Game Designer. E tem que ter um. No exterior, nas grandes empresas, tem os caras que são exclusivamente Game Designers, mas no Brasil, na nossa realidade, isso é praticamente impossível. A não ser que seja o detentor dos recursos.
Ou ele entrar com a ideia pronta e outros com a programação, design, áudio, etc.
:kforever:obrigue
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
O problema de ser só o cara das ideias é que vc vai pensar em muitas coisas que são difíceis, ou até mesmo impossíveis, de serem feitas num jogo de baixo orçamento.

Com alguma noção de programação ou de desenho, vc vai saber qual ideia pode ser melhor aproveitada dentro do jogo e qual ideia, mesmo que boa, terá que ser descartada por falta de recursos ou de tempo.
 


toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Só faltou o mais importante: falar a idéia.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Espero que você consiga, mas também acho difícil do modo como você propõe atualmente.

Como disse ali - não quero parecer "bonzão" - o presidente da associação viu minha ideia e curtiu bastante, não investindo apenas por já ter outros projetos próprios em andamento (onde ele é detentor de 100% deles).
Você fez algum acordo de não-utilização de suas ideias com essa pessoa (isso tem um nome bonito no mundo dos negócios, mas não lembro dele agora)?
Coisa que mais tem (até em gigantes como Nintendo e Sega) é gente dizendo "não, obrigado" e meses depois lançam um plágio da ideia apresentada.
 
Ultima Edição:

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Falando sério agora, tinha muito de gente ligar no estudio onde eu trabalhava querendo dar uma idéia de jogo, metade do lucro é dele, metade é do estudio.
- Mas fala a idéia
- Aí voces vão roubar

:obrigue

Pior que aí o cara decide falar a idéia e sempre é algo do naipe de "É igual GTA só que melhor" ou "MMO de nao sei o que" :klol

Adicionando ainda o que o @magrozom1 falou, desenvolver games como indie é foda, tem que fazer o máximo possível com o menor time possível e o grosso do trabalho é laboral: programação, arte, som, etc.
E todo mundo que sabe umas dessas tarefas é porque gosta tanto da idéia de desenvolver um jogo que ja se deu ao trabalho de aprender isso, logo o cara sempre já tem umas 10 idéias próprias de jogo pra desenvolver. Dificilmente o cara vai abrir mão de uma idéia dele pra pegar a de alguém de fora que vai só dar a idéia e não fazer mais nada.

E depois de muito pensar e ver coisas do tipo sobre esse assunto, a conclusão que eu cheguei até o momento é a seguinte: idéias por si só não tem valor. O que conta é a execução.
Idéias muito boas podem dar em jogos pobres quando mal executadas e idéias muito b*sta podem dar bons jogos se bem executadas.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Se voce nao falar, como vamos saber se queremos participar ou não? :kpensa
Primeiro é preciso conhecer o(s) desenvolvedor(es), vendo o que já fizeram, e se eles tem disponibilidade e interesse em se dedicar ao projeto integralmente.

Espero que você consiga, mas também acho difícil do modo como você propõe atualmente.

Você fez algum acordo de não-utilização de suas ideias com essa pessoa (isso tem um nome bonito no mundo dos negócios, mas não lembro dele agora)?
Coisa que mais tem (até em gigantes como Nintendo e Sega) é gente dizendo "não, obrigado" e meses depois lançam um plágio da ideia apresentada.
Sim, no caso falamos de contrato de confidencialidade, onde ele assina e se compromete a não comentar o projeto com mais ninguém além dos envolvidos diretamente, sob pena de multa salgada.

Falando sério agora, tinha muito de gente ligar no estudio onde eu trabalhava querendo dar uma idéia de jogo, metade do lucro é dele, metade é do estudio.
- Mas fala a idéia
- Aí voces vão roubar

:obrigue

Pior que aí o cara decide falar a idéia e sempre é algo do naipe de "É igual GTA só que melhor" ou "MMO de nao sei o que" :klol

Adicionando ainda o que o @magrozom1 falou, desenvolver games como indie é foda, tem que fazer o máximo possível com o menor time possível e o grosso do trabalho é laboral: programação, arte, som, etc.
E todo mundo que sabe umas dessas tarefas é porque gosta tanto da idéia de desenvolver um jogo que ja se deu ao trabalho de aprender isso, logo o cara sempre já tem umas 10 idéias próprias de jogo pra desenvolver. Dificilmente o cara vai abrir mão de uma idéia dele pra pegar a de alguém de fora que vai só dar a idéia e não fazer mais nada.

E depois de muito pensar e ver coisas do tipo sobre esse assunto, a conclusão que eu cheguei até o momento é a seguinte: idéias por si só não tem valor. O que conta é a execução.
Idéias muito boas podem dar em jogos pobres quando mal executadas e idéias muito b*sta podem dar bons jogos se bem executadas.
Não é esse tipo de jogo, até porque isso tá mais batido que massa de pão e aí seria um projeto gigantesco, diferente do que expliquei já.
Isso de que ideia não tem valor discordo totalmente. Vai desenvolver o que se alguém não tiver tido a ideia? Pra mim, ideia é 50% do negócio (se não mais), e o restante todo os outros 50%. Tem que ter equilíbrio aí, porque também uma ideia fraca, se muito bem desenvolvida, pode melhorar tanto que virar um jogo relativamente bom. Eu já joguei tanto jogo b*sta, mas que divertia...
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Primeiro é preciso conhecer o(s) desenvolvedor(es), vendo o que já fizeram, e se eles tem disponibilidade e interesse em se dedicar ao projeto integralmente.


Sim, no caso falamos de contrato de confidencialidade, onde ele assina e se compromete a não comentar o projeto com mais ninguém além dos envolvidos diretamente, sob pena de multa salgada.


Não é esse tipo de jogo, até porque isso tá mais batido que massa de pão e aí seria um projeto gigantesco, diferente do que expliquei já.
Isso de que ideia não tem valor discordo totalmente. Vai desenvolver o que se alguém não tiver tido a ideia? Pra mim, ideia é 50% do negócio (se não mais), e o restante todo os outros 50%. Tem que ter equilíbrio aí, porque também uma ideia fraca, se muito bem desenvolvida, pode melhorar tanto que virar um jogo relativamente bom. Eu já joguei tanto jogo b*sta, mas que divertia...

O GTA ali foi só um exemplo. É que isso é o que tava em alta na época e também serve pra mostrar que muita gente não tem ideia absolutamente nenhuma do que é possível e o que não é (não to falando que é o seu caso).
Mas mesmo assim, muita gente acha que é pequeno o que não é. Tipo, não é porque o notch fez minecraft sozinho que é simples fazer algo do tipo. Fora que muita gente pensa em multiplayer e não conta que isso demanda infra-estrutura pra manter server rodando e etc.

Mas enfim, sobre as idéias, se ideia por si só fosse tão bom assim não existiriam casos como os do Radical Fishing ou do Threes! em que clones desses jogos fizeram mais sucesso que os originais. A idéia foi a mesma, mas como a execução (jogabilidade, marketing ou estratégia de mercado) do clone acertou onde os originais erraram, eles tiveram o sucesso que a idéia original não teve.
Até minecraft é um clone. Existiam jogos com a mesma idéia antes, mas minecraft fez melhor e estourou. Os originais eu nem lembro o nome.

Outra coisa é que se voce for procurar investimento pra um jogo, os investidores vão prestar tanto atenção a quem é o seu time quanto na sua idéia. Se voce tiver uma idéia boa mas não tiver um time que se prove capaz de executá-la com eficiencia, voce não vai conseguir investimento. Já um time capaz mas com uma idéia não original, tem bem mais chances.

Enfim, idéia conta, claro, mas idéia todo mundo tem um monte e ja cansei de ver exemplo onde execução prevalece sobre idéia, por isso hoje tenho essa opinião.
Parece estranho mas depois que voce começa a ver por essa ótica, as coisas fazem sentido.
 
Ultima Edição:

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
29.512
Pontos
1.424
Pois então, tenho dois projetos (já há alguns anos engavetados) para games Mobile (smartphones/tablets) a princípio, mas um deles poderia vir a migrar pro PC também, e quero saber se tem algum(ns) programador(es/as) - ou equipe - que tenha interesse de entrar com a mão de obra de programação e formar uma sociedade.

Vou soar repetitivo, mas você NUNCA vai conseguir alguém para te ajudar nestes projetos desta maneira. A não ser que você fosse um game designer extremamente renomado, e olhe lá.

Todo programador que se preze sempre tem em mente vários jogos próprios para executar, e não executa por falta de tempo/dinheiro/artista/equipe/vida real.



Isso de que ideia não tem valor discordo totalmente. Vai desenvolver o que se alguém não tiver tido a ideia? Pra mim, ideia é 50% do negócio (se não mais), e o restante todo os outros 50%.

Uma outra coisa que eu aprendi depois de muito bater a cabeça e que eu sei que você não vai aceitar, mas quem sabe pode te ajudar.

É o seguinte. A ideia não vale nada. NADA. O que vale é a execução. A execução bem feita. Ideia todo mundo tem, aos montes. Com certeza várias pessoas já tiveram ideias iguais ou muito similares às suas. Mas você acha que a sua é única, porquê? Porque ninguém nunca executou as ideias similares às suas, só por isso.

Não quero parecer rude, só acho que você está um pouco fora da realidade.
É como o Toad disse ali atrás. Em um time Indie todo mundo tem que saber fazer alguma coisa. Todo mundo. Se não o projeto não vai pra frente. Exitem cursos de game design no Brasil sim, vários. O mínimo que você deveria ter é uma Game Design Doc super completa já. Mas o problema é que até um game designer só se torna um bom game designer com a experiência. E não só com "ideias".
 
Ultima Edição:

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.489
Pontos
2.082
Além de tudo que o pessoal disse ser verdade, eu adiciono mais uma coisa:

Desencana desse negocio de "minha ideia é original" ou "ela é muito boa e por isso não posso contar pra ninguém".

A cada dia que passa você corre o risco de anunciarem algo com a mesma "ideia".
A indústria é assim e é só mais um dos motivos de ser um investimento muito arriscado.

Isso sem contar que corre o grande risco de já existir algo parecido.

Fale abertamente do que se trata, para ao menos ter alguém que possa levar a sério, por mais rude que isso possa parecer.
Como o @toad02 disse, a execução/marketing é mais importante do que a ideia.

Agora se você tem o dinheiro para investir e custear o desenvolvimento, ai é outra história. Mas se você não sabe nada do desenvolvimento, prepare-se para ser altamente enganado ou ser um investidor cretino.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
O GTA ali foi só um exemplo. É que isso é o que tava em alta na época e também serve pra mostrar que muita gente não tem ideia absolutamente nenhuma do que é possível e o que não é (não to falando que é o seu caso).
Mas mesmo assim, muita gente acha que é pequeno o que não é. Tipo, não é porque o notch fez minecraft sozinho que é simples fazer algo do tipo. Fora que muita gente pensa em multiplayer e não conta que isso demanda infra-estrutura pra manter server rodando e etc.

Mas enfim, sobre as idéias, se ideia por si só fosse tão bom assim não existiriam casos como os do Radical Fishing ou do Threes! em que clones desses jogos fizeram mais sucesso que os originais. A idéia foi a mesma, mas como a execução (jogabilidade, marketing ou estratégia de mercado) do clone acertou onde os originais erraram, eles tiveram o sucesso que a idéia original não teve.
Até minecraft é um clone. Existiam jogos com a mesma idéia antes, mas minecraft fez melhor e estourou. Os originais eu nem lembro o nome.

Outra coisa é que se voce for procurar investimento pra um jogo, os investidores vão prestar tanto atenção a quem é o seu time quanto na sua idéia. Se voce tiver uma idéia boa mas não tiver um time que se prove capaz de executá-la com eficiencia, voce não vai conseguir investimento. Já um time capaz mas com uma idéia não original, tem bem mais chances.

Enfim, idéia conta, claro, mas idéia todo mundo tem um monte e ja cansei de ver exemplo onde execução prevalece sobre idéia, por isso hoje tenho essa opinião.
Parece estranho mas depois que voce começa a ver por essa ótica, as coisas fazem sentido.
Realmente, não te tiro a razão de vários pontos, só que isso é generalização e não meu caso específico.
Um deles é realmente um pouco mais complexo porque é multiplayer e plataformas - até o Presidente lá da ADJRS e proprietário da empresa comentou que demandaria mais mão de obra por envolver bastante matemática e tempo de testes, mas que era muito possível ser realizado sim e que não conhece outro igual.

O outro, é BEM mais simples, mais de aprendizado e agilidade, mas que não cheguei a apresentar pra ele na época e acho que seria muito tranquilo um grupo de pessoas entrar na barca com a programação, design, áudio, etc.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Claro, vocês tem muita razão no que falo - não digo total porque ninguém nunca vai ter total razão no que diz - só estava me baseando no fato de ele (o Caco) não conhecer outro igual, sendo que ele trabalha com isso há muitos anos, tá sempre viajando pro exterior em feiras e o diabo, tem uma empresa bem grande e é (ou foi, nem sem mais) presidente da associação.
Talvez nesse meio tempo já tenha até saído algo muito similar, não sei, só não consigo entender como que a ideia não vale nada, se tudo parte da ideia. É como dizer que a foda não vale nada e o bebê vale 100%. Se a foda não tivesse sido feita (ou bem executada hahaha), o bebê nem teria sido concebido, bem ou mal.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
29.512
Pontos
1.424
Claro, vocês tem muita razão no que falo - não digo total porque ninguém nunca vai ter total razão no que diz - só estava me baseando no fato de ele (o Caco) não conhecer outro igual, sendo que ele trabalha com isso há muitos anos, tá sempre viajando pro exterior em feiras e o diabo, tem uma empresa bem grande e é (ou foi, nem sem mais) presidente da associação.
Talvez nesse meio tempo já tenha até saído algo muito similar, não sei, só não consigo entender como que a ideia não vale nada, se tudo parte da ideia. É como dizer que a foda não vale nada e o bebê vale 100%. Se a foda não tivesse sido feita (ou bem executada hahaha), o bebê nem teria sido concebido, bem ou mal.

Não se engane. Você é um potencial cliente dele. Ele vai falar o que for necessário para te manter interessado em fazer o seu jogo. Quem sabe um dia você não encontra um investidor para o jogo? Você vai correr para quem fazer o jogo? Vai correr para esse cara.
Ele nunca vai fechar as portas de uma oportunidade de negócio.
Se ele realmente achasse que é algo muito promissor e fora da curva, com certeza pelo menos uma proposta ele ia te fazer para tocar o projeto juntos.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Não se engane. Você é um potencial cliente dele. Ele vai falar o que for necessário para te manter sem interessado em fazer o seu jogo. Quem sabe um dia você não encontra um investidor para o jogo? Você vai correr para quem fazer o jogo? Vai correr para esse cara.
Ele nunca vai fechar as portas de uma oportunidade de negócio.
Se ele realmente achasse que é algo muito promissor e fora da curva, com certeza pelo menos uma proposta ele ia te fazer para tocar o projeto juntos.

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk
Na realidade chegou a fazer um orçamento pra desenvolvimento, e aí conversando mais ele reduziu bastante o valor entrando com 40% da sociedade (acho que era esse percentual). De qualquer forma ficou muito além da minha capacidade financeira.

Bom, de qualquer forma, tem essa segundo jogo (que não apresentei pra ele e talvez já tenha coisa parecida, não sei), que se alguém tiver interesse em entrar numa parceria...
Ele é realmente muito mais simples de se produzir em todos os sentidos, mas ao meu ver é algo divertido, principalmente pra aprendizado e coordenação.
 

thiago_rariz

Bam-bam-bam
Mensagens
10.743
Reações
8.560
Pontos
454
Tenho interesse em colaborar. Sou desenvolvedor iOS e Android, embora nunca tenha feito jogos, já fiz muitos apps. Mais de 30. Inclusive ja tive app selecionado para a Bienal ADG 2013.
Me envie mensagem privada.
 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
Na realidade chegou a fazer um orçamento pra desenvolvimento, e aí conversando mais ele reduziu bastante o valor entrando com 40% da sociedade (acho que era esse percentual). De qualquer forma ficou muito além da minha capacidade financeira.
Se ele vai entrar com 40% da sociedade é pq os outros 60%, que vc vai pagar, já vão custear todo o jogo e no fim, depois de ser pago, ele ainda vai ficar com mais 40%.

Agora vc entendeu pq ele te ofereceu isso?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
29.512
Pontos
1.424
Se ele vai entrar com 40% da sociedade é pq os outros 60%, que vc vai pagar, já vão custear todo o jogo e no fim, depois de ser pago, ele ainda vai ficar com mais 40%.

Agora vc entendeu pq ele te ofereceu isso?

Exatamente
 

Marbow

Bam-bam-bam
Mensagens
5.559
Reações
6.740
Pontos
344
Seu post me lembrou de um roterista de hq que um vez postou aqui no forum dizendo que tinha um ótimo roteiro e que precisava de um desenhista. O problema (O mesmo que o seu) é que o cara se recusava a dar detalhes sobre o roteiro, sobre o que se trata o projeto, e sinceramente ninguém é louco de entrar em um barca furada só pq vc disse que encontrou a terra prometida.

Vc podia ao menos falar do que os projetos se tratam, sobre a jogabilidade e etc.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Seu post me lembrou de um roterista de hq que um vez postou aqui no forum dizendo que tinha um ótimo roteiro e que precisava de um desenhista. O problema (O mesmo que o seu) é que o cara se recusava a dar detalhes sobre o roteiro, sobre o que se trata o projeto, e sinceramente ninguém é louco de entrar em um barca furada só pq vc disse que encontrou a terra prometida.

Vc podia ao menos falar do que os projetos se tratam, sobre a jogabilidade e etc.
Certa razão, mas não adianta eu espalhar ao vento se não tiver ninguém interessado ou com tempo disponível. Dessa forma, vai ficar exposto pra todo fórum, pra usuários cadastrados ou não.
A pessoa tendo real interesse e disponibilidade pra começar uma empreitada nesse sentido (ou seja, entrar com o trabalho e eu com a ideia - posso também fazer o design em Photoshop pra auxiliar), conversamos.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
29.512
Pontos
1.424
Certa razão, mas não adianta eu espalhar ao vento se não tiver ninguém interessado ou com tempo disponível. Dessa forma, vai ficar exposto pra todo fórum, pra usuários cadastrados ou não.
A pessoa tendo real interesse e disponibilidade pra começar uma empreitada nesse sentido (ou seja, entrar com o trabalho e eu com a ideia - posso também fazer o design em Photoshop pra auxiliar), conversamos.

Cara, tenta aprender o que é uma Game Design Doc, e elabora uma supercompleta pro seu jogo. Só assim você vai realmente poder estimar o quanto de trabalho vai ser necessário para terminar ele e etc...

Não sei se quando você diz que entra com "a ideia" você se refere à documentação também. Pois é como eu disse, ideia por ideia, não vale nada nada nada. Mas se você tem uma ideia bem documentada em uma GDD você já tem algo concreto em mãos.

https://en.wikipedia.org/wiki/Game_design_document
https://gamedevelopment.tutsplus.co...write-a-great-game-design-document--cms-23545
Exemplo simples: http://www.dca.fee.unicamp.br/~martino/disciplinas/ia3691s11/grupoA/gdd-ga-v1.pdf
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Cara, tenta aprender o que é uma Game Design Doc, e elabora uma supercompleta pro seu jogo. Só assim você vai realmente poder estimar o quanto de trabalho vai ser necessário para terminar ele e etc...

Não sei se quando você diz que entra com "a ideia" você se refere à documentação também. Pois é como eu disse, ideia por ideia, não vale nada nada nada. Mas se você tem uma ideia bem documentada em uma GDD você já tem algo concreto em mãos.

https://en.wikipedia.org/wiki/Game_design_document
https://gamedevelopment.tutsplus.co...write-a-great-game-design-document--cms-23545
Exemplo simples: http://www.dca.fee.unicamp.br/~martino/disciplinas/ia3691s11/grupoA/gdd-ga-v1.pdf
Então, cara... eu tenho o projeto descritivo de ambos (tanto do mais complexo quanto do - bem mais - simples). Não tá organizado nessas mesmas terminologias do GDD (um que peguei de exemplo pra ver como era apresentado), mas tá tudo lá explicado no projeto - se não tudo, 99%. Tenho feito inclusive layouts de praticamente tudo, se bem me lembre.
Não é só uma ideia no ar ou anotada num pedacinho de papel no criado-mudo... tenho um descritivo completo de tudo.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.338
Reações
29.512
Pontos
1.424
Então, cara... eu tenho o projeto descritivo de ambos (tanto do mais complexo quanto do - bem mais - simples). Não tá organizado nessas mesmas terminologias do GDD (um que peguei de exemplo pra ver como era apresentado), mas tá tudo lá explicado no projeto - se não tudo, 99%. Tenho feito inclusive layouts de praticamente tudo, se bem me lembre.
Não é só uma ideia no ar ou anotada num pedacinho de papel no criado-mudo... tenho um descritivo completo de tudo.

Ah sim, então já não é mais só uma "ideia", já passa a ser um projeto.
Quando conseguir tente formatar eles em uma Game Design Doc, isso é mais um passo na direção para encontrar uma equipe.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Ah sim, então já não é mais só uma "ideia", já passa a ser um projeto.
Quando conseguir tente formatar eles em uma Game Design Doc, isso é mais um passo na direção para encontrar uma equipe.
Mas desde sempre eu falei que eram projetos, inclusive no tópico :klolz
Vou tentar encontrar algum bom modelo de GDD na internê e aplicar o meu (o complexo, porque o outro é extremamente simples e nem sei se tem como encher murcilha hehehe)
Valeu! :kjoinha
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.880
Reações
4.131
Pontos
1.054
Isso de que ideia não tem valor discordo totalmente. Vai desenvolver o que se alguém não tiver tido a ideia? Pra mim, ideia é 50% do negócio (se não mais), e o restante todo os outros 50%.
Como programador e artista com experiência no desenvolvimento de jogos, me senti ofendido com essa parte. :klol

O conhecimento técnico e dedicação necessários pra fazer um jogo costumam ser altamente subestimados, e pode ter certeza que cada um dos artistas, programadores, engenheiros de som, etc da equipe tem também umas 10 ideias de jogos pra fazer, muitas vezes documentadas.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Como programador e artista com experiência no desenvolvimento de jogos, me senti ofendido com essa parte. :klol

O conhecimento técnico e dedicação necessários pra fazer um jogo costumam ser altamente subestimados, e pode ter certeza que cada um dos artistas, programadores, engenheiros de som, etc da equipe tem também umas 10 ideias de jogos pra fazer, muitas vezes documentadas.
Não se sinta. A questão é que não é só uma ideia ao vento, como já falei. Existe um projeto já pronto, e não acredito que seja qualquer b*sta - ou ao menos não fizeram uma b*sta igual a essa ainda hahaha
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
De alguma forma você tem que compartilha mais alguns detalhes para ver se o pessoal entra com parceria.

Coisas como:


- Conceito básico e estrutural do projeto;
- Público alvo;
- Risco em desenvolvimento;
- Risco em produção (quando lançado);
- Tempo previsto de desenvolvimento;
- Precisar de server? Se sim, como será a infra de network para o jogo;
- Qual engine usa ou vai usar?

Parceria e Equipe:

- Qual o perfil de profissional encontra?
- Qual será o papel de cada um na equipe?
- Qual a participação dos lucros de cada um no projeto (porcentagem, salário, outros...)?
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Sei modelar, texturizar, mexo na Unreal ( não sei programar normalmente, mas em BP), animo marromeno

R$8k por mês :coolface
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Eu não sei se vc já o fez, mas seria bom documentar bem a ideia e se possível listar tudo que vai ser necessário para efetivar o projeto em termos de produção de assets (artes), ter uma descrição boa da mecânica e como pretende fazer dinheiro com o mesmo, qual a estratégia de monetizacăo.
 
Ultima Edição:

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
De alguma forma você tem que compartilha mais alguns detalhes para ver se o pessoal entra com parceria.

Coisas como:


- Conceito básico e estrutural do projeto;
- Público alvo;
- Risco em desenvolvimento;
- Risco em produção (quando lançado);
- Tempo previsto de desenvolvimento;
- Precisar de server? Se sim, como será a infra de network para o jogo;
- Qual engine usa ou vai usar?

Parceria e Equipe:

- Qual o perfil de profissional encontra?
- Qual será o papel de cada um na equipe?
- Qual a participação dos lucros de cada um no projeto (porcentagem, salário, outros...)?
Valeu as dicas!

Eu não sei se vc já o fez, mas seria bom documentar bem a ideia e se possível listar tudo que vai ser necessário para efetivar o projeto em termos de produção de assets (artes), ter uma descrição boa da mecânica e como pretende fazer dinheiro com o mesmo, qual a estratégia de monetizacăo.
As animações são extremamente simples, e já fiz um layout (esboço) de como seriam.
Mecânica e rentabilização já estão no projeto também.
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.335
Reações
5.331
Pontos
1.049
Se ainda estiver procurando, trabalho com UE4, e estaria interessado em desenvolver (seja código ou Blueprint). Se quiser me passar mais informações acerca de contato e proposta por MP, estamos aí. Além de desenvolver, consigo quebrar um bom galho quanto ao manejo da engine, integração de assets, materiais, etc
 
Topo Fundo