O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como é seu hábito de leitura?

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Então, pessoal... Ultimamente venho questionando-me acerca de minhas leituras.
Como vocês desenvolvem esse hábito? Vocês começam a ler e só param quando estiverem exaustos ou possuem tempo cronometrado de leitura?

Venho perdendo este hábito e o que ajuda-me a mantê-lo com certa organização é racionar o tempo com a técnica do Pomodoro: leio 25 minutos ininterruptos e pauso por 5 minutos.
E vocês?
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.913
Pontos
2.164
Leio praticamente só na rua, no transporte de ida e volta entre casa, trabalho e faculdade. Como fico em média 2h30 a 3h00 por dia em transporte público, dá pra ler bastante.

Leio livros as vezes, 95% das minhas leituras é de gibi.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Quando dá vontade.
Já cheguei a ler 4 livros por semana. Hoje se leio um livro em um mês é muito.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Leio praticamente só na rua, no transporte de ida e volta entre casa, trabalho e faculdade. Como fico em média 2h30 a 3h00 por dia em transporte público, dá pra ler bastante.

Leio livros as vezes, 95% das minhas leituras é de gibi.
Mas você diariamente tem vontade de ler durante o transporte ou também tem dias que, sei lá, pelo transporte estar cheio, pelo clima desagradável, procrastina essa leitura? E por ler apenas na rua, você curte audiobooks?
Quando dá vontade.
Já cheguei a ler 4 livros por semana. Hoje se leio um livro em um mês é muito.
Tenho o mesmo 'problema'. Mas também é muito relativo, por exemplo: num clima alto, se eu conseguir ler 20 páginas de um livro é êxito. Já em tempos mais agradáveis, consigo ler uns 2 bons livros por semana.
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.114
Reações
6.452
Pontos
1.049
Acho agradável ler antes de dormir e ajuda a ter um sono melhor. Então, quase sempre leio um pouco antes de dormir, mas não tenho nenhuma regra quanto a leitura. Se você estipular regras pode parecer mais um trabalho do que um lazer.

Leio também sempre quando tenho que esperar algo (consulta média, esposa provando roupa, etc, etc) é um ótimo passatempo nesses momentos. E fora isso, leio quando tenho vontade mesmo. Tem fins de semana que me perco em um bom livro e leio diversas horas ininterruptas. Já tem fins de semana que não leio nada.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Acho agradável ler antes de dormir e ajuda a ter um sono melhor. Então, quase sempre leio um pouco antes de dormir, mas não tenho nenhuma regra quanto a leitura. Se você estipular regras pode parecer mais um trabalho do que um lazer.

Leio também sempre quando tenho que esperar algo (consulta média, esposa provando roupa, etc, etc) é um ótimo passatempo nesses momentos. E fora isso, leio quando tenho vontade mesmo. Tem fins de semana que me perco em um bom livro e leio diversas horas ininterruptas. Já tem fins de semana que não leio nada.
Venho lendo todos os dias antes de dormir também, realmente, é bem agradável. No entanto, eu sistematizo minha leitura. Se eu for com a cabeça de 'é apenas entretenimento', passo uns bons meses em um único livro. :klol
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.114
Reações
6.452
Pontos
1.049
Venho lendo todos os dias antes de dormir também, realmente, é bem agradável. No entanto, eu sistematizo minha leitura. Se eu for com a cabeça de 'é apenas entretenimento', passo uns bons meses em um único livro. :klol

Se sistematizar a leitura faz bem para você, continue fazendo isso. :kjoinha

Eu deixo apenas como entretenimento mesmo, mas tem horas que sou fisgado por um bom livro e não paro. Mas assim como você falou, também já aconteceu de passar mais de um mês sem ler nada.

A única coisa que eu gosto de ficar marcando na leitura é o que eu já li. Este ano eu li pouco, apenas 15 livros até agora. Ano passado eu tinha lido mais que isso até setembro. Mas lendo 10 livros por ano já fico satisfeito.
 


hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Se sistematizar a leitura faz bem para você, continue fazendo isso. :kjoinha

Eu deixo apenas como entretenimento mesmo, mas tem horas que sou fisgado por um bom livro e não paro. Mas assim como você falou, também já aconteceu de passar mais de um mês sem ler nada.

A única coisa que eu gosto de ficar marcando na leitura é o que eu já li. Este ano eu li pouco, apenas 15 livros até agora. Ano passado eu tinha lido mais que isso até setembro. Mas lendo 10 livros por ano já fico satisfeito.
Eu sistematizo por ler uns livros bem chatinhos e, por exemplo, um livro que eu não tenha gostado possui 20 capítulos; se eu não esquematizar, por exemplo, 3 capítulos diários, eu passo MUITO tempo preso nesse livro. E acho isso bem desagradável.

E considero sua média anual muito boa. Este ano eu devo ter lido uns 15 livros também.

No momento estou lendo (atrasado), A Guerra dos Tronos, e venho enfrentando dificuldade para lê-lo - li umas 300 páginas em 18 dias. Claro, tem a questão da edição não ser de uma qualidade digna do livro, mesmo assim, tá foda! :klol
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.926
Reações
56.913
Pontos
2.164
Mas você diariamente tem vontade de ler durante o transporte ou também tem dias que, sei lá, pelo transporte estar cheio, pelo clima desagradável, procrastina essa leitura? E por ler apenas na rua, você curte audiobooks?

Tenho o mesmo 'problema'. Mas também é muito relativo, por exemplo: num clima alto, se eu conseguir ler 20 páginas de um livro é êxito. Já em tempos mais agradáveis, consigo ler uns 2 bons livros por semana.

Nunca tentei audiobooks. Tenho um backlog bem grande, além da própria vontade de ler. Não tenho problema com barulho ou o clima.
Inclusive, é uma das coisas nas quais me alivia muito no dia a dia, é bem cansativa essa rotina, com uma leitura agradável, ajuda muito. Eu leio em média um gibi de 150/200 páginas por dia. Claro que depende da vontade, as vezes leio menos, as vezes eu chego na estação pra ir pra faculdade e ao invés de ir, fico sentado no assento da estação só pra ler mais, por aí vai.
 

Shy86

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
7.980
Pontos
453
Eu tenho deixado os livros de lado e me empenhado em concluir os mangás q tenho, mas normalmente leio em qualquer tempo livre, não leio no metrô pq só levo 20min de casa para o trabalho, mas tento ler umas 2 horas por dia, ao menos.
 

Knarf.Rocha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.430
Reações
4.829
Pontos
699
A quantidade de leitura não é importante, se não houver compromissos. Se houver metas a cumprir, o papo é outro, pois cumprir metas é essencial para um bom cronograma. Para prolongar o tempo de leitura, aquelas dicas de google são básicas e imprescindível! Acrescento uma que me ajuda muito: são sons "binaural beats" que vc encontra a rodo no youtube de todos os tipos. Uns relacionados diretamente à absorção de informação, outros relacionados a meditação, outros a religião etc; mas o mais importante é que são "músicas" que ajudam na concentração e prolongam meu tempo de leitura. Toda vez que vou estudar ou ler, uso o fone de ouvido e toco os "binaural beats". Recomendo!
 

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
leio em media umas 120 paginas diarias no transporte para o trabalho.
Comecei um projeto antigo de escrever um livro... e ler faz parte deste processo, vou aumentando meu banco literário e tendo novas ideias.
Acho q o bacana em se ler, é nao ter uma meta, mas quando alcançar a meta, vamos dobra-la! :lolwtf:lolwtf
 

Roger.pds

Supra-sumo
Mensagens
768
Reações
1.242
Pontos
183
Tenho uma porrada de livros e tento ler em casa, no transporte e no trabalho,
leio bem devagar por preguiça mesmo, mas gosto muito, e sem regras pra ler.
Vai conforme sua vontade.
 

E.Jean

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
2.982
Pontos
453
Eu preciso me controlar, já cheguei a ler 400 páginas numa tacada só, fiquei das 14h às 16h30h lendo direto.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
Não tenho um horário específico para ler, eu leio quando me dá vontade.

Acho que só tenho um hábito, que é o de ler uma média de 100 páginas por dia.
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
Meu horário de leitura é antes de dormir, leio cerca de 1-2h sempre deitado na cama, já se integrou a minha rotina diária.

Eu só consigo ler um livro por vez, conheço quem lê 3-4 livros de uma vez alternando, eu definitivamente não consigo, outra coisa que parei de fazer foi listas de livros para ler "esse ano", a minha primeira lista feita uns 18 anos atrás(que me acompanhava até recentemente e que eu devo ter efetivamente lido no máximo uns 30% sendo otimista) devia ter mais livros anotados lá que provavelmente conseguiria ler a vida inteira, então desisti disso, hoje eu simplesmente pego um livro da estante e coloco no criado mudo, depois outro e assim por diante e tento só comprar um livro novo quando termino um que já tenho.

Lembro que a idéia da "lista" veio quando li um artigo do finado Paulo Francis intitulado "Leituras mínimas recomendadas para um mínimo de cultura" ou algo assim, era uma lista de uns 30 e poucos livros... alguns muito difíceis de encontrar, outros só em bibliotecas grandes... li o que deu mas mantive o hábito da lista... :klol

No momento leio 1-2 livros/mês.
 

¬¬*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.562
Reações
26.565
Pontos
803
Tenho um grande problema com concentração. Então, pra mim, tem que ser algum lugar isolado e com mínimo som possível de qualquer tipo de barulho. Por isso meu horário de leitura é no meu quarto à noite. E além de sons e movimentos que me distrai também não consigo ficar muitas horas lendo a mesma coisa pois sempre terá alguma coisa no texto que irá me distrair. Então leio um capítulo (livro) ou uma história (hq) por noite.
 
Ultima Edição:

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
Acrescento uma que me ajuda muito: são sons "binaural beats" que vc encontra a rodo no youtube de todos os tipos. Uns relacionados diretamente à absorção de informação, outros relacionados a meditação, outros a religião etc; mas o mais importante é que são "músicas" que ajudam na concentração e prolongam meu tempo de leitura. Toda vez que vou estudar ou ler, uso o fone de ouvido e toco os "binaural beats". Recomendo!

Não sabia desse esquema, mas em uma breve pesquisa vi muitas opiniões adversas acerca desse tema..
Uma das fontes foi o site de psicologia cognitiva : https://cogsci.stackexchange.com/qu...ic-evidence-on-the-benefits-of-binaural-beats que conclui "Therefore, the most prudent position for a consumer to adopt seems to be that binaural beat music is as preferable, but no more preferable than acoustic beat music. For researchers, of course, binaural beats remains theoretically interesting." Eu me sinto confortável ouvindo heavy metal enquanto leio... acho q é uma questão de preferencia, muita gente vai preferir o silencio.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.770
Reações
134.020
Pontos
2.139
Leio sempre antes de dormir TODOS OS DIAS.
(já adiantei a cópula com a patroa pq eu tava numa parte boa do livro e queria voltar logo).
E leio logo depois do meu almoço no trabalho, pouco mais de uma hora diária.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.097
Pontos
994
Atualmente eu leio quando estou voltando do trabalho no busão, antigamente lia ida e volta e no horário de almoço do serviço também. Hoje eu gosto de ouvir podcast quando estou indo trabalhar e na volta faço uma leitura.
 

r31s

Larva
Mensagens
14
Reações
7
Pontos
3
Eu simplesmente vou lendo. Sem horário, tempo e pausa. Eu paro quando não estou com vontade e volto de onde parei, quando a vontade surge novamente.

Assim como o Vashmasters eu leio geralmente quando vou, volto e na hora de almoço do trampo. Fazia a mesma coisa quando ia pra escola. Mas quando to sem vontade nem adianta, sigo viagem normal no busão, porque daí o prazer não é o mesmo. :kmaroto
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
Estou estudando pra concurso, então depois dos estudos não consigo mais ler nada. Sem condições, termino os estudos e quero deitar pra ver um filme, jogar ps4. Vou fazendo uma lista dos livros que quero ler, ai quando passar no concurso eu volto a ler
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Leio mais antes de dormir. Tento ler todos os dias, mas sexta e sábado quase sempre eu fico vendo filme até muito tarde, daí não leio.

Muito raramente, mais quando cai a internet, eu leio no trabalho, mas não gosto.
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
O meu hábito de leitura é intercalar um gibi da Marvel e um da DC, e enfiar um gibi de um selo, que não seja dessas duas ou um mangá.

Atualmente eu estou lendo seis gibis diferentes (um desses é um mangá), mais mensais atrasadas (que estão sempre atrasadas).

E não tenho horário marcado, eu leio quando tenho vontade. Aí eu fico um tempo sem ler, volto e leio um monte, ás vezes eu consigo seguir uma rotina por alguns dias, e por aí vai. Ficar estabelecendo metas pra hobby só atrapalha, tipo, em tal horário eu tenho que ler. Assim eu acabo perdendo a vontade de ler, e faço outra coisa.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Bem legal ver a pluralidade de hábitos de leitura. O que pode-se notar é a preferência por ler antes de dormir - realmente, é muito agradável.

Sobre fazer da leitura uma 'obrigação' organizada e com tempo cronometrado, vejo que é muito subjetivo. Como disse anteriormente, caso eu esteja lendo um livro chato (praticamente não existe a possibilidade de dropa-lo), se eu não tiver o cronograma de leitura tudo certinho e com metas diárias a cumprir, eu passo meses preso no tal livro.

Porém, novamente, é subjetivo.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando Tapatalk
 

Hank_Moody

Bam-bam-bam
Mensagens
3.895
Reações
4.859
Pontos
453
Ler antes de dormir pra mim não rola, bate um sono desgraçado. Hahahaha

Curto ler quando levanto da cama enquanto tomo café, ou depois do meio-dia, e algumas vezes a noite.
Também gosto de ler no quintal, como moro no interior é bem calmo, e o ar é muito bom.

Gosto de começar e terminar, depois que começo e o livro me fisga não paro até terminar, estou gostando da saga do Geralt de Rívia pela divisão em contos (sim, eu sei que é só os 2 primeiros), então estou lendo 1 conto por dia.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Leio somente no transporte público. Deve ser uns 30 minutos para ir e mais 30 minutos para voltar. É o suficiente para ler um livro de 400 páginas em duas semanas.

Em casa eu leio somente quadrinhos e mangás.
 

John_Constantine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.128
Reações
14.127
Pontos
1.024
Estou estudando pra concurso, então depois dos estudos não consigo mais ler nada. Sem condições, termino os estudos e quero deitar pra ver um filme, jogar ps4. Vou fazendo uma lista dos livros que quero ler, ai quando passar no concurso eu volto a ler
Minha vida kkkk. Sempre que termino de estudar pra concurso penso que mais tarde vou dar conta de ler... Acabo fazendo o mesmo que você.

Enviado pelo Batman na feira da fruta
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Meu hábito de leitura aumentou bastante depois que adquiri um Kindle - o levo para todo lugar praticamente.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Meu hábito de leitura aumentou bastante depois que adquiri um Kindle - o levo para todo lugar praticamente.
Uma duvida que sempre tenho a respeito do Kindle: você consegue aproveitar o livro como se fosse físico ou têm momentos que você se perde todo e do nada está pensando na vizinha?
Digo isso pois minha leitura com tecnologias digitais é, sem exagero, uns 70% menos proveitosas do que com livros físicos.
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Uma duvida que sempre tenho a respeito do Kindle: você consegue aproveitar o livro como se fosse físico ou têm momentos que você se perde todo e do nada está pensando na vizinha?
Digo isso pois minha leitura com tecnologias digitais é, sem exagero, uns 70% menos proveitosas do que com livros físicos.

É diferente de ler no PC, no celular ou no tablet. Vc não tem distrações, e por não emitir luz diretamente na sua cara, a leitura não fica cansativa.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
É diferente de ler no PC, no celular ou no tablet. Vc não tem distrações, e por não emitir luz diretamente na sua cara, a leitura não fica cansativa.
Vou dar uma pesquisada sobre pra ver se eu gosto, pois um horário que sempre gosto de ler é à noite, e às vezes ficar com a luz acesa me provoca dor de cabeça.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando Tapatalk
 

RubsBR

Bam-bam-bam
Mensagens
2.638
Reações
1.963
Pontos
204
Vou dar uma pesquisada sobre pra ver se eu gosto, pois um horário que sempre gosto de ler é à noite, e às vezes ficar com a luz acesa me provoca dor de cabeça.

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando Tapatalk

Tem o Kindle paperwhite, que apesar de não emitir luz diretamente no seu rosto, é iluminado.
 
Topo Fundo