O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Como e quanto vc quer chegar no seu equilíbrio financeiro?

wook

Habitué da casa
Mensagens
231
Reações
28
Pontos
59
Vamos lá galera a pergunta é meio esquisita e cada um tem uma forma de interpretação, porém basicamente é isso: O que vc tá fazendo pra conseguir chegar num patamar satisfatório para sua vida financeira?
Você tá trabalhando o suficiente pra ganhar dinheiro e economizar?? Como vc faz pra guardar dinheiro, ou vc não faz isso? Qnto tempo vc espera pra ter uma vida sem ter grandes preocupações se não vai ter dinheiro pro futuro? Vc já conseguiu ter alguma renda?
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
Meu objetivo é:

Quando eu ganhar uma M3 por mês, eu estou satisfeito.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Estou conseguindo guardar bastante, estou aplicando o que sobre no Tesouro Direto e LCI.

Parte do que está no TD, esta destinado a empreendimentos. Já abri um negócio pequeno, que eu só administro a distância, enquanto dois amigos tocam o negócio. Mas estamos projetando um empreendimento maior que já está com o projeto arquitetônico praticamente pronto.

Considerando o pior cenário (os empreendimentos dando errado), ainda vou conseguir guardar e acredito que em menos de 10 anos já dê para trabalhar por hobby e não para me sustentar. Isso se eu mantiver o ritmo atual. Ainda tem como investir para aprimorar minha formação e acelerar isso.

falow
 
Ultima Edição:

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Minha definição de equilibrio financeiro é bem simples:
Entrar num restaurante e escolher a comida sem olhar o preço.
 

Maiscredoo

Bam-bam-bam
Mensagens
10.104
Reações
2.603
Pontos
499
Sou realista e preguiçoso. Espero poder sustentar minha propria bolha confortavel.

Quero ser como o zeferís, só que com indepedencia, saídas para bons bares e sexo. Tentem entender.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
O que vc tá fazendo pra conseguir chegar num patamar satisfatório para sua vida financeira?

Investindo tempo e dinheiro em minha formação acadêmica.

Você tá trabalhando o suficiente pra ganhar dinheiro e economizar??

Trabalhando eu estou igual um camelo, mas ainda é insuficiente para economizar de forma a almejar algo significante.

Como vc faz pra guardar dinheiro, ou vc não faz isso?

Cofrinho e algumas dezenas de reais na poupança. O orçamento está curtíssimo.

Qnto tempo vc espera pra ter uma vida sem ter grandes preocupações se não vai ter dinheiro pro futuro?

Só Deus é quem sabe. Com tantas variáveis na vida (a principal delas chamando-se Brasil), já me darei por feliz se chegar vivo aos 60 anos, independente da condição financeira.

Vc já conseguiu ter alguma renda?

Sim, é o meu salário mensal.
 


Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Estou conseguindo guardar bastante, estou aplicando o que sobre no Tesouro Direto e LCI.

Parte do que está no TD, esta destinado a empreendimentos. Já abri um negócio pequeno, que eu só administro a distância, enquanto dois amigos tocam o negócio. Mas estamos projetando um empreendimento maior que já está com o projeto arquitetônico praticamente pronto.

Considerando o pior cenário (os empreendimentos dando errado), ainds vou conseguir guardar e acredito que em menos de 10 anos já dê para trabalhar por hobby e não para me sustentar. Isso se eu mantiver o ritmo atual. Ainda tem como investir para aprimorar minha formação e acelerar isso.

falow

Boa sorte.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Minha definição de equilibrio financeiro é bem simples:
Entrar num restaurante e escolher a comida sem olhar o preço.
Bem isso. Espero chegar nesse nível um dia


Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.076
Reações
7.232
Pontos
1.034
Eu depois de tantos anos de empresa, consegui pegar uma representação da mesma e trabalhar em home office.....me mudei para uma cidade do litoral do Paraná e minha esposa saiu do trabalho para administrar um restaurante que montamos.
Meu filho pequeno tá adorando morar numa cidadezinha litorânea, eu me estresso menos e minha esposa chega cedo em casa todo dia, ....estamos conseguindo guardar dinheiro pela primeira vez na vida.....acredito que estamos no caminho certo para o equilíbrio financeiro....
 

lesapon

Bam-bam-bam
Mensagens
1.857
Reações
596
Pontos
219
Não posso cortar mais nada. Vou dar uma de Julius e arranjar um segundo trampo.
 

Bliss Bones

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.799
Reações
22.776
Pontos
1.394
Já perdi a esperança. Inflação come tudo o que tu tenta juntar, impostos comem tudo o que tu tenta lucrar e o que sobra a gente vai tentando juntar um pouco aqui e outro ali.
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
Vendendo drogas.
O quanto eu conseguir cheirar de drogas.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
No momento estou abrindo minha empresa e estudando engenharia :)
equilíbrio financeiro para mim é quando eu puder viver a minha vida sem me preocupar com valores :)

mas mesmo assim não pararei de trabalhar pq eu vou querer mais, e mais, E MAIS, E MAIS, E MAIS, E MAIS!!!!
HAHAHAHAHAHAHA
I'M THE KING OF THE WORLD!

ops :viraolho
 

ZNP

Bam-bam-bam
Mensagens
1.438
Reações
5.315
Pontos
303
Como consegui.

Agora, o PORQUÊ comecei foi outra conversa. Comecei pq não tinha nem um tostão, nem ninguém que pudesse me ajudar numa dificuldade.

Em algum ponto no meio do caminho, cheguei à conclusão de que muito do que queremos, queremos por hábito. O hábito de querer o que todo mundo quer. E muitas vezes isso não é natural, nem saudável.

Quando a resposta para "o que me faria feliz de verdade se eu tivesse" foi "nada", eu comecei a pôr isso em prática. Fiz a pergunta sem limites: Um porta aviões me faria definitivamente feliz? Nope. O batmóvel? Nahh. Um computador da NASA? Um acelerador de partículas? Uma piscina gigante? Um daqueles hotéis de Dubai? Um zoológico com dinossauros?

Uma BMW com certeza é confortável, mas não ia me deixar feliz de verdade. Ao contrário, correr atrás de luxos e confortos me atrapalharia a obter o que eu realmente gosto (explico abaixo). Portanto, eu decidi não fazer o que todo mundo faz pq não preciso ter o que todo mundo quer.

E isso não sou só eu. A percepção de felicidade não aumenta exponencialmente depois que as contas estão pagas. É um estudo de Princeton, de autoria de Angus Deaton e Daniel Kahneman.

A partir daí começou a sobrar dinheiro. Pq eu já não precisava de celular (não tenho), carro, TV a cabo, roupas caras, frequentar restaurantes e bares, e por aí vai.

Não ter nada disso fez a minha vida chata? Nope. Me formei numa federal, fui oficial do exército, chefe da equipe de tiro, pratiquei tiro de fuzil e queda livre, morei num país em guerra, morei alguns anos na China, onde frequentei uma universidade por um ano e meio, fui diretor duma empresa, e agora estou aprendendo uma nova profissão. Falo alguns idiomas e pratico atividade física diariamente.

Quando preciso de uma ferramenta, como um bom computador, livro, curso ou viagem, posso comprar sem me preocupar. E cozinhando em casa e recebendo amigos, posso beber e comer melhor a uma fração do custo de restaurantes. E faço isso a maior parte do tempo. Se quero ir a algum restaurante, vou. Então, o dinheiro que eu não gastava começou naturalmente a sobrar. E fui aplicando, sem perder o foco no que realmente me interessa: experiências, habilidades, aptidão física, conhecimento, relações interpessoais melhores (minha maior deficiência).

Acho que todo mundo - ou quase - sabe que colocar em prática é que dá resultado. Todo mundo sabe o que fazer pra emagrecer: déficit calórico. Colocar em prática é que pega. Eu coloquei, e deu certo. Pra mim deu. Pq, na verdade, não tem certo, nem errado. Cada um faz o que acha melhor.

Só pensem bem: no final das contas, se tudo der CERTO, ainda vamos morrer. Então, o importante mesmo é o que você faz com o seu tempo, não com o seu dinheiro. Só que o dinheiro pode te ajudar a ocupar seu tempo da maneira que você achar melhor, ou te obrigar a gastar tempo pra conseguir mais dinheiro. A escolha é sua.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.156
Reações
68.934
Pontos
1.529
5, 10, ou 15...

Só 30 anos que já acho demais :klol

Mas acho que depois você começa a economizar o ideal é não parar de investir nunca.

Por hora estou fazendo mestrado, economizando e diversificando no que der.

(menos em ações da nintendo, porque ela vai falir)
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.644
Reações
14.379
Pontos
503
Vamos lá galera a pergunta é meio esquisita e cada um tem uma forma de interpretação, porém basicamente é isso: O que vc tá fazendo pra conseguir chegar num patamar satisfatório para sua vida financeira?
Você tá trabalhando o suficiente pra ganhar dinheiro e economizar?? Como vc faz pra guardar dinheiro, ou vc não faz isso? Qnto tempo vc espera pra ter uma vida sem ter grandes preocupações se não vai ter dinheiro pro futuro? Vc já conseguiu ter alguma renda?

"O que vc tá fazendo pra conseguir chegar num patamar satisfatório para sua vida financeira?"

Trabalhando e estudando o máximo que eu consigo para ter uma vida mais confortável e tranquila à partir dos 30 anos ( tenho 22 hj ).

"Você tá trabalhando o suficiente pra ganhar dinheiro e economizar?"

Sim e não...

Ganho pouco e ralo pra kct, mas reconheco que to no nível compatível com minha experiência atual, sou econômico. Evito gastar grana com coisas supérfluas, ja consegui juntar uma quantidade boa...

"Qnto tempo vc espera pra ter uma vida sem ter grandes preocupações ?"

Daqui a uns 8 ou 10 anos para estar completamente estabilizado, segundo minhas projeções pessoais.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Mister Big

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.644
Reações
14.379
Pontos
503
Estou conseguindo guardar bastante, estou aplicando o que sobre no Tesouro Direto e LCI.

Parte do que está no TD, esta destinado a empreendimentos. Já abri um negócio pequeno, que eu só administro a distância, enquanto dois amigos tocam o negócio. Mas estamos projetando um empreendimento maior que já está com o projeto arquitetônico praticamente pronto.

Considerando o pior cenário (os empreendimentos dando errado), ainda vou conseguir guardar e acredito que em menos de 10 anos já dê para trabalhar por hobby e não para me sustentar. Isso se eu mantiver o ritmo atual. Ainda tem como investir para aprimorar minha formação e acelerar isso.

falow
Ja me interessei pelo tesouro direto e estou buscando material para estudar sobre.

Os riscos são altos ?

O retorno é lucrativo ?

Pode rolar confisco ou o governo meter a mão e eu perder tudo ?

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.383
Reações
15.519
Pontos
1.839
Ja cheguei no meu equilibrio financeiro e eh bem simples...

Manter uma vida simples gastando menos do que se ganha...

Hoje quando eu vou comprar algo eu penso quantas horas da minha vida eu gastei trabalhando para acumular o capital ter esse item, se eu achar que o esforco valeu a pena eu compro, se eu achar que nao eu nao compro...
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Ja me interessei pelo tesouro direto e estou buscando material para estudar sobre.

Os riscos são altos ?

O retorno é lucrativo ?

Pode rolar confisco ou o governo meter a mão e eu perder tudo ?

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
Os riscos são mínimos, menores que a poupança.

Não é muito lucrativo, o objetivo é proteger o valor do dinheiro, não deixar ele desvalorizar com a inflação, como ocorre na Poupança.

Para perder o Estado tem que quebrar, literalmente, ou perder uma guerra e ser anexado a outro país.

Em qualquer outra situação, seu investimento é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Limite de 250 mil reais por CPF, por instituição financeira.

falow
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.304
Reações
4.851
Pontos
703
eu tinha, mas ai deu tanta m**** que quando sobra, da mais m**** e eu acabo gastando o que tinha guardado
entao hoje, tendo grana pra breja todo fds e umas extravagancias de vez em quando ja esta bom. Ou seja, ja estou relaizado financeiramente.
 

Mr. Henrich

Veterano
Mensagens
382
Reações
843
Pontos
128
A minha independência financeira chegará quando eu tiver 3 milhões investidos aí poderei viver apenas dos juros e dividendos que esse dinheiro vai me render.

O que estou fazendo pra atingir esse objetivo?

Estudando e trabalhando mas ainda ganho muito pouco para começar a investir quase tudo que eu ganho vai pra pagar a faculdade que diga-se de passagem é bem fraca sinto que não estou aprendendo nada, como vou atingir meus objetivos financeiros eu ainda não sei já que a cada dia que passa eu penso em um plano diferente pra ficar rico, só não executei nenhum ainda por que eu não tenho o dinheiro para investir.

Espero atingir minha meta aos 30 anos, 35 no máximo tenho 21 então ainda tem muito chão pela frente.

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk
 

zohan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.908
Reações
3.073
Pontos
453
eu tenho uma opinião simples: quanto mais se tem, mais se quer. a ganância humana nunca estará satisfeita.
é difícil acharmos o ponto confortavel, financeiramente falando.

concordam?
 

bolO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.674
Reações
5.523
Pontos
799
Como eu não sei... Mas de preferência o mais rápido possível.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
eu tenho uma opinião simples: quanto mais se tem, mais se quer. a ganância humana nunca estará satisfeita.
é difícil acharmos o ponto confortavel, financeiramente falando.

concordam?

Sim.
Eu estava caindo nessa armadilha. "Se posso guardar 50, por quê não 80?" Quando dei por mim:

- Estava vivendo em função do futuro;
- Estava me privando em demasia de conforto, mimos, vontades e até bem-estar;
- Estava afastando as pessoas de mim;
- Sendo realista, no ritmo em que estava, apesar de todo o esforço, iria levar uns 80 anos para chegar ao tão sonhado patamar de "viver de renda", isso se não surgisse alguma surpresa da vida como crise, desemprego, doença, etc., fora gastos emergenciais para reparo de casa, odontológicos e oftálmicos, por exemplo. Até pra formação acadêmica eu receava gastar.

Não estou defendendo a irresponsabilidade financeira de só pensar no hoje, mas tão somente a moderação, como tudo na vida.

Meu exemplo não reflete todos os casos, obviamente. Eu não tive/tenho herança e nem pais que me bancassem, quando estava na idade certa (logo após o ensino médio) para começar um curso superior. O Brasil ainda estava abrindo, aos poucos, as oportunidades, então não havia toda essa facilidade de hoje. Como vinha do ensino público e ainda tinha que trabalhar o dia todo, não tinha muita chance em faculdade pública logo de cara.
Tudo isso retardou minha "largada" profissional e certamente vai atrapalhar no futuro. Mesmo assim estou consciente que devo, ao longo de 3 décadas, preparar uma condição melhor para minha velhice. Não a qualquer custo. Refletindo sobre isso, acho que o principal seria "investir" em saúde, mantendo hábitos saudáveis (inclusive emocionais e psicológicos) a partir de agora.

Então tudo isso fez mudar o meu foco. Eu priorizei a formação acadêmica para 1º) Me especializar e permitir concorrer em vagas que remuneram mais; 2º) Abrir o leque para pelo menos 3 profissões que posso exercer na vida, mesmo com idade avançada.
Falando especificamente sobre meu caso, quem mais vai aproveitar a minha educação financeira vai ser meu filho e neto. Se mantiverem essa educação, a família vai longe no que tange a bens materiais, senão, vão queimar tudo com put*. :klolz

O livro que mais me ajudou talvez seja um dos mais antigos sobre isso: O Homem mais Rico da Babilônia. Muito bom. Ensina a ser educado financeiramente sem afobação de juntar tudo o mais rápido possível e sem arriscar tanto para fazer o dinheiro render.
Eu aprendi, finalmente, que a melhor condição financeira que alguém pode ter é a de viver com 90% da renda. Não mais que isso e menos caso não comprometa a qualidade de vida que teria ao utilizar os 90%.
Do que for guardado é importante diversificar. Desde ações até franquia. De dólar a ouro (esse mais como uma âncora em caso de catástrofe).

Acho que é isso.
 

rbregalda

Bam-bam-bam
Mensagens
7.824
Reações
8.107
Pontos
434
Quando eu abrir um tópico na pasta carros querendo comprar um carro de 550 mil cheguei no meu equilíbrio financeiro :ksafado
 

goiabo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.211
Reações
6.290
Pontos
803
Como consegui.

Agora, o PORQUÊ comecei foi outra conversa. Comecei pq não tinha nem um tostão, nem ninguém que pudesse me ajudar numa dificuldade.

Em algum ponto no meio do caminho, cheguei à conclusão de que muito do que queremos, queremos por hábito. O hábito de querer o que todo mundo quer. E muitas vezes isso não é natural, nem saudável.

Quando a resposta para "o que me faria feliz de verdade se eu tivesse" foi "nada", eu comecei a pôr isso em prática. Fiz a pergunta sem limites: Um porta aviões me faria definitivamente feliz? Nope. O batmóvel? Nahh. Um computador da NASA? Um acelerador de partículas? Uma piscina gigante? Um daqueles hotéis de Dubai? Um zoológico com dinossauros?

Uma BMW com certeza é confortável, mas não ia me deixar feliz de verdade. Ao contrário, correr atrás de luxos e confortos me atrapalharia a obter o que eu realmente gosto (explico abaixo). Portanto, eu decidi não fazer o que todo mundo faz pq não preciso ter o que todo mundo quer.

E isso não sou só eu. A percepção de felicidade não aumenta exponencialmente depois que as contas estão pagas. É um estudo de Princeton, de autoria de Angus Deaton e Daniel Kahneman.

A partir daí começou a sobrar dinheiro. Pq eu já não precisava de celular (não tenho), carro, TV a cabo, roupas caras, frequentar restaurantes e bares, e por aí vai.

Não ter nada disso fez a minha vida chata? Nope. Me formei numa federal, fui oficial do exército, chefe da equipe de tiro, pratiquei tiro de fuzil e queda livre, morei num país em guerra, morei alguns anos na China, onde frequentei uma universidade por um ano e meio, fui diretor duma empresa, e agora estou aprendendo uma nova profissão. Falo alguns idiomas e pratico atividade física diariamente.

Quando preciso de uma ferramenta, como um bom computador, livro, curso ou viagem, posso comprar sem me preocupar. E cozinhando em casa e recebendo amigos, posso beber e comer melhor a uma fração do custo de restaurantes. E faço isso a maior parte do tempo. Se quero ir a algum restaurante, vou. Então, o dinheiro que eu não gastava começou naturalmente a sobrar. E fui aplicando, sem perder o foco no que realmente me interessa: experiências, habilidades, aptidão física, conhecimento, relações interpessoais melhores (minha maior deficiência).

Acho que todo mundo - ou quase - sabe que colocar em prática é que dá resultado. Todo mundo sabe o que fazer pra emagrecer: déficit calórico. Colocar em prática é que pega. Eu coloquei, e deu certo. Pra mim deu. Pq, na verdade, não tem certo, nem errado. Cada um faz o que acha melhor.

Só pensem bem: no final das contas, se tudo der CERTO, ainda vamos morrer. Então, o importante mesmo é o que você faz com o seu tempo, não com o seu dinheiro. Só que o dinheiro pode te ajudar a ocupar seu tempo da maneira que você achar melhor, ou te obrigar a gastar tempo pra conseguir mais dinheiro. A escolha é sua.
Curti muito o seu relato e não conhecia o seu tópico do "Guia de sobrevivência econômica". Até o momento eu só "gastei" a grana que consegui: viagens, passeios, cursos, compras. Tive diversas experiências bacanas mas vejo que preciso guardar grana para ter mais liberdade (agora e no futuro). Vou ler o tópico para ver se capto algo e aumento as possibilidades do que posso fazer.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
eu tenho uma opinião simples: quanto mais se tem, mais se quer. a ganância humana nunca estará satisfeita.
é difícil acharmos o ponto confortavel, financeiramente falando.

concordam?
Eu achava isso, mas hoje eu trabalho e tenho o mesmo padrão de vida de quando eu era um universitário quebrado. Acho que por isso que eu tenho tanta facilidade para guardar dinheiro.

A única coisa que mudou foi que eu comprei um carro, por necessidade. Escolhi um popular econômico.

falow
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Sim.
Eu estava caindo nessa armadilha. "Se posso guardar 50, por quê não 80?" Quando dei por mim:

- Estava vivendo em função do futuro;
- Estava me privando em demasia de conforto, mimos, vontades e até bem-estar;
- Estava afastando as pessoas de mim;
- Sendo realista, no ritmo em que estava, apesar de todo o esforço, iria levar uns 80 anos para chegar ao tão sonhado patamar de "viver de renda", isso se não surgisse alguma surpresa da vida como crise, desemprego, doença, etc., fora gastos emergenciais para reparo de casa, odontológicos e oftálmicos, por exemplo. Até pra formação acadêmica eu receava gastar.

Não estou defendendo a irresponsabilidade financeira de só pensar no hoje, mas tão somente a moderação, como tudo na vida.

Meu exemplo não reflete todos os casos, obviamente. Eu não tive/tenho herança e nem pais que me bancassem, quando estava na idade certa (logo após o ensino médio) para começar um curso superior. O Brasil ainda estava abrindo, aos poucos, as oportunidades, então não havia toda essa facilidade de hoje. Como vinha do ensino público e ainda tinha que trabalhar o dia todo, não tinha muita chance em faculdade pública logo de cara.
Tudo isso retardou minha "largada" profissional e certamente vai atrapalhar no futuro. Mesmo assim estou consciente que devo, ao longo de 3 décadas, preparar uma condição melhor para minha velhice. Não a qualquer custo. Refletindo sobre isso, acho que o principal seria "investir" em saúde, mantendo hábitos saudáveis (inclusive emocionais e psicológicos) a partir de agora.

Então tudo isso fez mudar o meu foco. Eu priorizei a formação acadêmica para 1º) Me especializar e permitir concorrer em vagas que remuneram mais; 2º) Abrir o leque para pelo menos 3 profissões que posso exercer na vida, mesmo com idade avançada.
Falando especificamente sobre meu caso, quem mais vai aproveitar a minha educação financeira vai ser meu filho e neto. Se mantiverem essa educação, a família vai longe no que tange a bens materiais, senão, vão queimar tudo com put*. :klolz

O livro que mais me ajudou talvez seja um dos mais antigos sobre isso: O Homem mais Rico da Babilônia. Muito bom. Ensina a ser educado financeiramente sem afobação de juntar tudo o mais rápido possível e sem arriscar tanto para fazer o dinheiro render.
Eu aprendi, finalmente, que a melhor condição financeira que alguém pode ter é a de viver com 90% da renda. Não mais que isso e menos caso não comprometa a qualidade de vida que teria ao utilizar os 90%.
Do que for guardado é importante diversificar. Desde ações até franquia. De dólar a ouro (esse mais como uma âncora em caso de catástrofe).

Acho que é isso.
Me identifiquei com esse post. As vezes eu penso se eu não estou gastando muito pouco e vivendo muito para o futuro.

falow
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Equilibrio financeiro eh nao passar aperto e nao ter dividas. Nesse sentido eu ja atingi meu equilibrio financeiro.

Por outro lado tem a questao da estabilidade financeira, que eh o nivel de risco de perder o equilibrio financeiro. E nesse sentido nao eh 100% estavel, pq depende do numero de clientes que eu consigo atender. Logo minha renda nao eh fixa mas variavel.

Mas o emprego em si me parece estavel.

Eu estou longe de ser rico mas eu nao faco questao de ter uma renda maior, mas somente uma maior estabilidade.

Entre ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre para eu aproveitar a vida, eu estou optando pelo tempo livre mesmo.

Eu ja trabalhei duro trancado em escritorio o dia todo e carregado de stress, como tambem o dia todo dentro de uma fabrica e eu nao desejo isso nunca mais para mim e nem para ninguem.

Sent from my SM-A300FU using Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Equilibrio financeiro eh nao passar aperto e nao ter dividas. Nesse sentido eu ja atingi meu equilibrio financeiro.
Sent from my SM-A300FU using Tapatalk

Se considerar o que escreveu,também atingi o equilibrio financeiro.
Mas o q quero mesmo é ter alguma renda dos investimentos sem depender tanto do trabalho.
Tenho trabalhado nisso e espero um dia alcançar.
O François comentando do tempo na faculdade,lembrei que quando estava em outra cidade,vivia duro economizando até na passagem de ônibus hahahaha
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Se considerar o que escreveu,também atingi o equilibrio financeiro.
Mas o q quero mesmo é ter alguma renda dos investimentos sem depender tanto do trabalho.
Tenho trabalhado nisso e espero um dia alcançar.
O François comentando do tempo na faculdade,lembrei que quando estava em outra cidade,vivia duro economizando até na passagem de ônibus hahahaha

sdds bauru
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Se considerar o que escreveu,também atingi o equilibrio financeiro.
Mas o q quero mesmo é ter alguma renda dos investimentos sem depender tanto do trabalho.
Tenho trabalhado nisso e espero um dia alcançar.
O François comentando do tempo na faculdade,lembrei que quando estava em outra cidade,vivia duro economizando até na passagem de ônibus hahahaha

Ganhar dinheiro sem depender de trabalho eu chamaria de auto sustentabilidade financeira, ou seja, fazer o dinheiro trabalhar para vc. Ou melhor, ganhar dinheiro com dinheiro e nao trabalhando para alguem.

Eu nao tenho planos para isso, em se tratando de dinheiro dinheiro. Eu nao tenho aptidao, inteligencia e nada que se trate em ganhar dinheiro com apostas financeiras.

Mas eu tenho tenho planos em ser auto sustentavel, usando conhecimentos e um pedaco de terra para permacultura e hydropoinco. Basicamente significa usar um pequeno pedaco de terra de maneira natural e inteligente para produzir uma grande quantidade de comida, necessitando muito pouco trabalho e muito pouco dinheiro pq o sistema eh auto sustentavel e utilizando as mais de 30 tipos de alimentaos que recrescem sem precisar plantar de novo.

Pq esse plano?
Primeiro pq da para se ganhar muito dinheiro com isso.
Segundo pq exige muito pouco trabalho.
Terceiro pq faz com que possamos nos alimentar sem precisar jamais em ir ao supermercado ou de dinheiro.
Quarto pq eh a forma mais livre e independente de qualquer sistema que alguem pode viver.

Minha mae ja tem uns pedacos de terra no interior de Sao Paulo onde eu ja poderia tentar isso. Mas eu so faria isso no Brasil quando realmente nada mais der certo para mim na Europa, por penso e procuro maneiras em fazer isso em um pais onde haja mais seguranca, as pessoas se respeitem mais, melhor IDH, e onde o dinheiro tenha mais valor.

Meio maior receio eh fazer isso sozinho sem experiencia alguma, pq no inicio muita coisa pode dar errado e quem nao tem bastante dinheiro gardado nao pode se dar ao luxo de errar.
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
Como consegui.

Agora, o PORQUÊ comecei foi outra conversa. Comecei pq não tinha nem um tostão, nem ninguém que pudesse me ajudar numa dificuldade.

Em algum ponto no meio do caminho, cheguei à conclusão de que muito do que queremos, queremos por hábito. O hábito de querer o que todo mundo quer. E muitas vezes isso não é natural, nem saudável.

Quando a resposta para "o que me faria feliz de verdade se eu tivesse" foi "nada", eu comecei a pôr isso em prática. Fiz a pergunta sem limites: Um porta aviões me faria definitivamente feliz? Nope. O batmóvel? Nahh. Um computador da NASA? Um acelerador de partículas? Uma piscina gigante? Um daqueles hotéis de Dubai? Um zoológico com dinossauros?

Uma BMW com certeza é confortável, mas não ia me deixar feliz de verdade. Ao contrário, correr atrás de luxos e confortos me atrapalharia a obter o que eu realmente gosto (explico abaixo). Portanto, eu decidi não fazer o que todo mundo faz pq não preciso ter o que todo mundo quer.

E isso não sou só eu. A percepção de felicidade não aumenta exponencialmente depois que as contas estão pagas. É um estudo de Princeton, de autoria de Angus Deaton e Daniel Kahneman.

A partir daí começou a sobrar dinheiro. Pq eu já não precisava de celular (não tenho), carro, TV a cabo, roupas caras, frequentar restaurantes e bares, e por aí vai.

Não ter nada disso fez a minha vida chata? Nope. Me formei numa federal, fui oficial do exército, chefe da equipe de tiro, pratiquei tiro de fuzil e queda livre, morei num país em guerra, morei alguns anos na China, onde frequentei uma universidade por um ano e meio, fui diretor duma empresa, e agora estou aprendendo uma nova profissão. Falo alguns idiomas e pratico atividade física diariamente.

Quando preciso de uma ferramenta, como um bom computador, livro, curso ou viagem, posso comprar sem me preocupar. E cozinhando em casa e recebendo amigos, posso beber e comer melhor a uma fração do custo de restaurantes. E faço isso a maior parte do tempo. Se quero ir a algum restaurante, vou. Então, o dinheiro que eu não gastava começou naturalmente a sobrar. E fui aplicando, sem perder o foco no que realmente me interessa: experiências, habilidades, aptidão física, conhecimento, relações interpessoais melhores (minha maior deficiência).

Acho que todo mundo - ou quase - sabe que colocar em prática é que dá resultado. Todo mundo sabe o que fazer pra emagrecer: déficit calórico. Colocar em prática é que pega. Eu coloquei, e deu certo. Pra mim deu. Pq, na verdade, não tem certo, nem errado. Cada um faz o que acha melhor.

Só pensem bem: no final das contas, se tudo der CERTO, ainda vamos morrer. Então, o importante mesmo é o que você faz com o seu tempo, não com o seu dinheiro. Só que o dinheiro pode te ajudar a ocupar seu tempo da maneira que você achar melhor, ou te obrigar a gastar tempo pra conseguir mais dinheiro. A escolha é sua.

Eh basicamente como eu penso e como eu passei a levar minha vida.
Sinceramente, a vida mais simples, sem muita bugigangas e consequentemente sem muitas despezas me faz muito mais feliz.
Por isso meu sonho de independencia nao eh abrir empresa, investir em mercado financeiro, ter um emprego bem remunerado ou uma carreira. Mas simplesmente ter um pequeno pedaco de terra onde eu possa ter uma vida auto sustentavel, sem depender de ninguem (nem de clientes, nem de patrao, nem do mercado).

Uma curiosidade:
Eu passei anos tendo apenas um celular velho, so para fazer ligacoes mesmo e ser achado por quem quisesse me procurar. Nunca senti falta de um smartphone. Ate eu obter um emprego em que eu preciso de um smartphone para trabalhar, e com o smartphone passei a usar whatsapp, ver com muito mais frequencia facebook, ter Instagram, me viciar em comunidades como essa, etc. E sinceramente no final das contas tudo isso vira um distrativo, me deixa mais extrassado, faz eu ter anceios que antes eu nao tinha, e da ate uma certa melancolia que parece so passar quando volto a usar meu smartphone. Eu so estou esperando me livrar desse emprego para me livrar do meu smartphone e voltar a ter uma vida mais Zen com eu tinha antes.

E diante de tudo isso eu vejo pessoas gastando muito dinheiro para trocar de smartphone todo ano, trabalhando que nem condenado para comprar um carro com mais potencia e designe que na pratica nao precisam, para viajar e curtir mais mostrar para os outros no facebook que eh mais feliz pq esta viajando de aviao, do que realmente curtir a viagem por si so. E esses mesmos sao os que tentam atacar a mim e aos demais, tentando nos inferiorizar, por nao ter um iPhone, por nao ter um carro, por nao ter um emprego de status, etc, ao qual eu considero extremamente doentil pq esse apego em simbolos de sucesso e felicidade que nada tem a ver com sucesso na vida de verdade e nem felicidade, so servem para dar prova da inseguranca que essas pessoas carregam em si, em buscar viver a vida tentando dar prova de si mesmas atras desses simbolos superfulos.

No final das contas as pessoas vao atras de independencia financeira para poderem suplir confortavelmente suas dependencias emocionais de tais superficialidades, ao qual dependem para se sentirem valorizados por si mesmos.
 
Ultima Edição:
Mensagens
3.616
Reações
15.036
Pontos
303
Eh basicamente como eu penso e como eu passei a levar minha vida.
Sinceramente, a vida mais simples, sem muita bugigangas e consequentemente sem muitas despezas me faz muito mais feliz.
Por isso meu sonho de independencia nao eh abrir empresa, investir em mercado financeiro, ter um emprego bem remunerado ou uma carreira. Mas simplesmente ter um pequeno pedaco de terra onde eu possa ter uma vida auto sustentavel, sem depender de ninguem (nem de clientes, nem de patrao, nem do mercado).

Uma curiosidade:
Eu passei anos tendo apenas um celular velho, so para fazer ligacoes mesmo e ser achado por quem quisesse me procurar. Nunca senti falta de um smartphone. Ate eu obter um emprego em que eu preciso de um smartphone para trabalhar, e com o smartphone passei a usar whatsapp, ver com muito mais frequencia facebook, ter Instagram, me viciar em comunidades como essa, etc. E sinceramente no final das contas tudo isso vira um distrativo, me deixa mais extrassado, faz eu ter anceios que antes eu nao tinha, e da ate uma certa melancolia que parece so passar quando volto a usar meu smartphone. Eu so estou esperando me livrar desse emprego para me livrar do meu smartphone e voltar a ter uma vida mais Zen com eu tinha antes.

E diante de tudo isso eu vejo pessoas gastando muito dinheiro para trocar de smartphone todo ano, trabalhando que nem condenado para comprar um carro com mais potencia e designe que na pratica nao precisam, para viajar e curtir mais mostrar para os outros no facebook que eh mais feliz pq esta viajando de aviao, do que realmente curtir a viagem por si so. E esses mesmos sao os que tentam atacar a mim e aos demais, tentando nos inferiorizar, por nao ter um iPhone, por nao ter um carro, por nao ter um emprego de status, etc, ao qual eu considero extremamente doentil pq esse apego em simbolos de sucesso e felicidade que nada tem a ver com sucesso na vida de verdade e nem felicidade, so servem para dar prova da inseguranca que essas pessoas carregam em si, em buscar viver a vida tentando dar prova de si mesmas atras desses simbolos superfulos.

No final das contas as pessoas vao atras de independencia financeira para poderem suplir confortavelmente suas dependencias emocionais de tais superficialidades, ao qual dependem para se sentirem valorizados por si mesmos.
Você não mora no BR? Seu teclado não tem acento agudo?
Sem querer ser chato mas já sendo, evito ler seus posts por causa disso (não que você se importe).
Me incomoda pra c***lho esse "eh".
 

C R O I X

Bam-bam-bam
Mensagens
3.517
Reações
3.570
Pontos
303
eu tenho uma opinião simples: quanto mais se tem, mais se quer. a ganância humana nunca estará satisfeita.
é difícil acharmos o ponto confortavel, financeiramente falando.

concordam?

Concordo. Meu apce de felicidade era quando eu nao tinha absolutamente nada. Apenas um teto, comida garantida, uma bela paisagem e muitos bons amigos tendo bons momentos juntos. Eu nao queria mais nada.
 
Topo Fundo