O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ConcursadOS - Vamos falar sobre concursos

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.874
Reações
14.770
Pontos
1.054
Mais uma das particularidades infernais dessa nossa língua.A palavra "barbárie" é uma proparoxitona aparente.
Segue definição:



O lado bom é que em concursos de nível médio normalmente fonologia não é quase nunca cobrada(acentuação é) e as bancas preferem fugir dessas polêmicas para evitar possíveis recursos.

obrigado
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Mais uma das particularidades infernais dessa nossa língua.A palavra "barbárie" é uma proparoxitona aparente.
Segue definição:



O lado bom é que em concursos de nível médio normalmente fonologia não é quase nunca cobrada(acentuação é) e as bancas preferem fugir dessas polêmicas para evitar possíveis recursos.

Português é uma das linguás mais desgraçadas que existem.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Português é uma das linguás mais desgraçadas que existem.

Concordo hahaha...

Mas sei lá...Apesar de toda a disgraceira de regras dessa nossa língua,comecei a desenvolver um certo afeto por ela desde que iniciei o estudo pra concursos.É uma bela e complexa língua!Que ás vezes é tão maltratada por nós falantes.
 
Ultima Edição:

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
alguém pode me ajudar em português ?

alegria quando se separa fica: a-le-gri-a
silencio quando se separado fica: si-lên-cio

vi uma regra que quando a palavra é acentua as vogais no final da palavra ficam juntas e quando não tem acento ficam separadas ( foi dado o exemplo acima para memorização )

entretanto a palavra barbárie é assim : bar-bá-ri-e pela regra acima era pra ficar junta ,alguém sabe o porque ficaram separadas ?

O negócio é decorar os casos em que se acentua as paroxítonas. No caso das proparoxítonas eventuais, elas SEMPRE ocorrem quando a palavra é terminada em ditongo crescente, caso em que se acentua as paroxítonas.

Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
L, n, r, x, i, u, um, uns, ã, ão, ps e ditongo.

Não se acentua paroxítona terminada em A, por isso alegria não é acentuada e silêncio é. Sei que parece meio sem lógica, pois ambas terminam em A, mas note que o substantivo silêncio termina em ditongo crescente, ou seja, você tem que saber o básico de fonologia, parte da matéria que a acentuação se baseia.

Vamos pegar dois exemplos clássicos: o substantivo silêncio e o verbo silencio.

A separação silábica do substantivo silêncio ocorre seguinte forma:
si-lên-cio

A separação fonética é feita assim:
si.lê.cio


A separação silábica do verbo silencio faz-se da seguinte forma:
si-len-ci-o.

Já a fonética, assim:
si.lê.ci.o (coloquei o acento aqui apenas para nasalizar a pronuncia),

Repare o local em que se situa a sílaba tônica de cada uma das palavras no separação fonética. No substantivo silêncio, a sílaba tônica é a penúltima sílaba, tratando-se de uma paroxítona, enquanto no verbo silencio, a sílaba tônica é a antepenúltima, tratando-se, portanto, de uma proparoxítona.


Sei que é uma explicação um tanto quanto prolixa, mas é um tema relativamente fácil, mas que exige um certo conhecimento de outros temas. A dica que eu dou é: viu uma palavra terminada em ditongo, fique esperto! Caso tenha acento antes desse ditongo, a chance de ser uma paroxítona é IMENSA, de forma que você não irá separar o ditongo.

Com relação a esse tema, deixo as palavras do Mestre Gama Kury:

Os paroxítonos terminados em -a, -e e -o, por serem mais frequentes em nossa língua, dispensam acento indicador da sílaba tônica. Já os oxítonos com as mesmas terminações, por constituírem minoria, devem ser marcados com acento gráfico. Os paroxítonos, por sua vez, dada sua relativa raridade, são sempre acentuados (grifos meus).

Gama Kury, Para falar e escrever melhor o português, 2ª edição.


Antes eu vivia errando isso, mas depois que aprendi bem a fonologia, decorei os casos em que se acentua as paroxítonas, deixei de errar. Repito: não é difícil, mas exige um certo empenho para deixar de ser.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
@Damyen , tu que sabe ai rs
Pra quem manja de Português aeh, responda e justifique por gentileza rs

A forma plural de “Repita comigo” é:
(A) repitam conosco.
(B) repitam com nós.
(C) repita comigos.
(D) repitam comigo.
(E) repita conosco.
 


Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
@Damyen , tu que sabe ai rs
Pra quem manja de Português aeh, responda e justifique por gentileza rs

A forma plural de “Repita comigo” é:
(A) repitam conosco.
(B) repitam com nós.
(C) repita comigos.
(D) repitam comigo.
(E) repita conosco.
Que nada, não manjo isso tudo não. Alguns assuntos eu estudei demais e não esqueci, dentre eles a acentuação gráfica.

Sobre esse plural, depende de quem está falando e de quem a frase está sendo dirigida.

Para mim, podem ser exemplos de plural, a depender do contexto, as letras A, D e E.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Que nada, não manjo isso tudo não. Alguns assuntos eu estudei demais e não esqueci, dentre eles a acentuação gráfica.

Sobre esse plural, depende de quem está falando e de quem a frase está sendo dirigida.

Para mim, podem ser exemplos de plural, a depender do contexto, as letras A, D e E.
vlw pela colaboração, sou meio paia em português ainda e tô lendo a gramática do Pestana desde o seu começo hehe

esse era o texto:

ARQUIPÉLAGO DE ABROLHOS
Repita comigo – com sotaque português ou brasileiro, tanto faz: “abra os olhos”, “abra os olhos”, “abra os olhos”. Vem daí uma das explicações para o nome do arquipélago de Abrolhos: do alerta que os navegadores faziam a seus companheiros, sobre os arrecifes do lugar. Há quem diga que não é bem assim: que o vocábulo é mais antigo e sempre significou rochedo à flor dágua. (O Globo, 09/02/2017)

eu acabei errando essa questão bobamente e fiquei sem entender rs
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
vlw pela colaboração, sou meio paia em português ainda e tô lendo a gramática do Pestana desde o seu começo hehe

esse era o texto:

ARQUIPÉLAGO DE ABROLHOS
Repita comigo – com sotaque português ou brasileiro, tanto faz: “abra os olhos”, “abra os olhos”, “abra os olhos”. Vem daí uma das explicações para o nome do arquipélago de Abrolhos: do alerta que os navegadores faziam a seus companheiros, sobre os arrecifes do lugar. Há quem diga que não é bem assim: que o vocábulo é mais antigo e sempre significou rochedo à flor dágua. (O Globo, 09/02/2017)

eu acabei errando essa questão bobamente e fiquei sem entender rs
Nesse caso, acho que o plural seria repitam comigo, pois estaria falando com um conjunto de pessoas.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Nesse caso, acho que o plural seria repitam comigo, pois estaria falando com um conjunto de pessoas.
então, eu fui nessa lógica tb. Porém o gabarito é letra A. repitam conosco kkkkk
é da banca FUNRIO essa questão, até entrei com recurso, mas indeferiram rsrs
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
então, eu fui nessa lógica tb. Porém o gabarito é letra A. repitam conosco kkkkk
é da banca FUNRIO essa questão, até entrei com recurso, mas indeferiram rsrs

Bom, aí tem que adivinhar. Repitam conosco seria pessoas falando com pessoas.

Difícil ter bola de cristal, mas acontece. A banca queria o plural das duas palavras.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Bom, aí tem que adivinhar. Repitam conosco seria pessoas falando com pessoas.

Difícil ter bola de cristal, mas acontece. A banca queria o plural das duas palavras.
é fogo perder questões assim rs

ei, que material de informática tu utiliza? estuda os 2 últimos Windows, Offices ?
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
é fogo perder questões assim rs

ei, que material de informática tu utiliza? estuda os 2 últimos Windows, Offices ?
Não estudo informática haha!

Faço apenas exercícios e dou uma lida em uma apostila que tenho aqui nas vésperas de provas.
 

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
Alguma recomendação pra livros de raciocinio lógico e gramática? (Banca FGV - IBGE)

Vou ter um mês e meio pra me preparar
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929

Hume

Bam-bam-bam
Mensagens
3.321
Reações
9.546
Pontos
314
Raciocínio lógico:
https://www.editorajuspodivm.com.br/raciocinio-logico-simplificado-v1-2016

É o melhor.


Gramática:
https://www.amazon.com.br/Gramática...e=UTF8&qid=1496144234&sr=8-1&keywords=pestana

1 mês e meio para aprender português é meio tenso. Recomendo que faça exercícios até morrer.

Faço direito e dou aulas de reforço pra ensino fundamental, não é que eu precise aprender a maioria das coisas, saca? A questão é como a banca pede mesmo. Valeu aí pelas dicas!
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Faço direito e dou aulas de reforço pra ensino fundamental, não é que eu precise aprender a maioria das coisas, saca? A questão é como a banca pede mesmo. Valeu aí pelas dicas!
Bom, aí sim. A gramática do Pestana tem tudo o que você precisa então.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
A gramática do pestana é suficiente para ter um nível elevado de português? Ou o curso do Claiton Natal complementa bem?
O curso do Claiton Natal é bom para você pegar uma boa base, mas se quiser aprofundar e partir para o nível de provas do legislativo, por exemplo, tem que usar alguma gramática, como a do Pestana.

A gramática do Pestana contempla praticamente tudo o que cai em concurso sobre a matéria.

@Damyen Compartilha teus baralhos do Anki ai
Mande-me uma MP.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Galera, queria debater isso com vcs
tenho uma amiga que está estudando a cerca de 2 anos mais ou menos para concurso, daí descobri hj que a mesma foi para o psicólogo devido as derrotas nas provas que fez e ficou depressiva. tem 26 anos e não trabalha. Vivia reclamando pra mim que queria ser independente logo.
Somente se dedicar aos estudos é uma boa ou é ruim?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.061
Pontos
1.503
Galera, queria debater isso com vcs
tenho uma amiga que está estudando a cerca de 2 anos mais ou menos para concurso, daí descobri hj que a mesma foi para o psicólogo devido as derrotas nas provas que fez e ficou depressiva. tem 26 anos e não trabalha. Vivia reclamando pra mim que queria ser independente logo.
Somente se dedicar aos estudos é uma boa ou é ruim?

Aí "vareia"...
EU não tenho como me dedicar exclusivamente aos estudos porque dependo do meu salário, tenho aluguel e família pra sustentar. E sendo sincero, acho que se tivesse pais ou esposa, por exemplo, que me bancasse parado, não ia me sentir nem um pouco confortável. Atrapalharia meu rendimento nos concursos por me sentir pressionado.
Sei lá, uns 10 anos atrás acho que até valia ter esse atrevimento, mas hoje, com a concorrência e as circunstâncias do país, acho que não é uma boa... Vai de pessoa pra pessoa, de caso a caso.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Galera, queria debater isso com vcs
tenho uma amiga que está estudando a cerca de 2 anos mais ou menos para concurso, daí descobri hj que a mesma foi para o psicólogo devido as derrotas nas provas que fez e ficou depressiva. tem 26 anos e não trabalha. Vivia reclamando pra mim que queria ser independente logo.
Somente se dedicar aos estudos é uma boa ou é ruim?
Tô nessa situação e é muito ruim.
Tenho bastante tempo pra estudar, mas não compensa a pressão pra passar logo em algum concurso.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Aí "vareia"...
EU não tenho como me dedicar exclusivamente aos estudos porque dependo do meu salário, tenho aluguel e família pra sustentar. E sendo sincero, acho que se tivesse pais ou esposa, por exemplo, que me bancasse parado, não ia me sentir nem um pouco confortável. Atrapalharia meu rendimento nos concursos por me sentir pressionado.
Sei lá, uns 10 anos atrás acho que até valia ter esse atrevimento, mas hoje, com a concorrência e as circunstâncias do país, acho que não é uma boa... Vai de pessoa pra pessoa, de caso a caso.
é complicado mesmo, ficar só estudando pode te deixar bem triste realmente, imagino. Ainda mais com as pancadas nas provas e o ritmo adoidado por uma aprovação hj, fora a demora para nomearem, tenso.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Tô nessa situação e é muito ruim.
Tenho bastante tempo pra estudar, mas não compensa a pressão pra passar logo em algum concurso.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk
por isso falo que n é pra qualquer um, se arriscar assim. Concurso bom é a longo prazo, 2/3 anos pelo menos e aguentar esse tempo focado sem ganhar uma grana é tenso demais.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Galera, queria debater isso com vcs
tenho uma amiga que está estudando a cerca de 2 anos mais ou menos para concurso, daí descobri hj que a mesma foi para o psicólogo devido as derrotas nas provas que fez e ficou depressiva. tem 26 anos e não trabalha. Vivia reclamando pra mim que queria ser independente logo.
Somente se dedicar aos estudos é uma boa ou é ruim?

Bom, vou passar o meu feedback, visto que me encontro quase que na mesma situação. Sou casado, tenho família bem estruturada, a patroa é concursada, apoia-me em tudo nos estudos, tenho uma empresa e, de certa forma, uma renda. O fato de eu ter uma me empresa me proporcionou a oportunidade de estudar full time para concursos.

Não digo que só tive derrotas, pois consegui, logo no primeiro concurso, já ficar classificado no cadastro reserva. Não era um concurso fácil, na verdade foi bem difícil: o concurso de analista da ANAC. Eu estudava em média 11 horas líquidas por dia. Sim, a minha média era isso, o que quer dizer que eu estudava insanamente.

Faz cerca de 2 anos que estou estudando e ainda não convocado. Fui aprovado no concurso da Dataprev no número de vagas ofertadas, mas todas são cadastro reserva. Não ser convocado e nomeado logo traz um certo desânimo, uma vontade de parar. Não entro em desespero porque eu tenho apoio familiar, mas que é foda, é.

Dedicar-se full time traz duas consequências: o bônus de você poder estudar mais horas por dia; o ônus da cobrança por esse tempo dedicado ao estudo. Eu não paro porque não vou jogar fora toda essa bagagem, mas não é fácil manter o foco, ainda mais agora com essa seca. Entendo perfeitamente o sentimento dessa mulher, mas parar na situação dela não é uma opção, senão ela jogará fora todo o tempo dedicado até hoje.

Nessas horas é bom ela procurar uma consultoria de estudos, os tais dos "coaches", para que eles a orientem e direcionem melhor os estudos. Conheço gente que está há muito mais tempo que eu "estudando" e não conseguiram nada até agora. Muitos estudam de forma errada e praticamente jogam fora o tempo gasto.

Eu tô nessa luta e não pretendo parar. Meu objetivo final é a magistratura, tanto que ano que vem eu inicio meu curso de direito. Não comecei antes porque quero primeiro estar trabalhando, mas já estou postergando isso faz certo tempo, então tracei essa meta de até o fim do ano eu ser convocado. Caso não seja, terei que conciliar o estudo para concurso com a faculdade.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Bom, vou passar o meu feedback, visto que me encontro quase que na mesma situação. Sou casado, tenho família bem estruturada, a patroa é concursada, apoia-me em tudo nos estudos, tenho uma empresa e, de certa forma, uma renda. O fato de eu ter uma me empresa me proporcionou a oportunidade de estudar full time para concursos.

Não digo que só tive derrotas, pois consegui, logo no primeiro concurso, já ficar classificado no cadastro reserva. Não era um concurso fácil, na verdade foi bem difícil: o concurso de analista da ANAC. Eu estudava em média 11 horas líquidas por dia. Sim, a minha média era isso, o que quer dizer que eu estudava insanamente.

Faz cerca de 2 anos que estou estudando e ainda não convocado. Fui aprovado no concurso da Dataprev no número de vagas ofertadas, mas todas são cadastro reserva. Não ser convocado e nomeado logo traz um certo desânimo, uma vontade de parar. Não entro em desespero porque eu tenho apoio familiar, mas que é foda, é.

Dedicar-se full time traz duas consequências: o bônus de você poder estudar mais horas por dia; o ônus da cobrança por esse tempo dedicado ao estudo. Eu não paro porque não vou jogar fora toda essa bagagem, mas não é fácil manter o foco, ainda mais agora com essa seca. Entendo perfeitamente o sentimento dessa mulher, mas parar na situação dela não é uma opção, senão ela jogará fora todo o tempo dedicado até hoje.

Nessas horas é bom ela procurar uma consultoria de estudos, os tais dos "coaches", para que eles a orientem e direcionem melhor os estudos. Conheço gente que está há muito mais tempo que eu "estudando" e não conseguiram nada até agora. Muitos estudam de forma errada e praticamente jogam fora o tempo gasto.

Eu tô nessa luta e não pretendo parar. Meu objetivo final é a magistratura, tanto que ano que vem eu inicio meu curso de direito. Não comecei antes porque quero primeiro estar trabalhando, mas já estou postergando isso faz certo tempo, então tracei essa meta de até o fim do ano eu ser convocado. Caso não seja, terei que conciliar o estudo para concurso com a faculdade.
É, entendo bem isso, eu já pensei em largar trabalho para me dedicar totalmente, mas é foda, n curtiria nada, ficar sem grana dá n kkk, meus pais n me dão grana pra isso rs. No caso da minha amiga, se formou em adm, n arruma trabalho, os pais em cima ali, gastou horrores com cursinho, estuda feito uma doida e só levou ferro em concursos, inclusive aquele do INSS E FUNAI. A tristeza bate forte mesmo, ainda mais que a pessoa qr resolver logo a situação financeira, só que concurso é demorado, ser aprovado é uma etapa, ser nomeado é outra etapa, requer paciência e muita.
vou te mandar MP, pelos baralhos do anki.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.061
Pontos
1.503
@Damyen , você pretende cursar Direito em qual faculdade? Aí em Brasília tem a UNB, PUC, UCB e qual mais?
Aqui em SP estou pensando em ter Direito como segunda graduação, depois de Ciências Contábeis. Abre muitas portas esse curso, mas só de pensar que terei que encarar mais 5 anos de graduação aos 35 anos de idade bate um desânimo...
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
@Damyen , você pretende cursar Direito em qual faculdade? Aí em Brasília tem a UNB, PUC, UCB e qual mais?
Aqui em SP estou pensando em ter Direito como segunda graduação, depois de Ciências Contábeis. Abre muitas portas esse curso, mas só de pensar que terei que encarar mais 5 anos de graduação aos 35 anos de idade bate um desânimo...
é contador tb? n curtiu a área? qr migrar pro direito para concursos mesmo?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.061
Pontos
1.503
é contador tb? n curtiu a área? qr migrar pro direito para concursos mesmo?
Estou cursando ainda... curto muito a área, mas quase todo contador que conheço tem Direito como segunda graduação... são cursos que casam bem, seja pra concurso, seja pro dia a dia da profissão, que lida muito com leis. E mais pra frente, como pretendo ter um escritório próprio, os dois cursos abririam um leque maior de atuação. :kjoinha
Dentro da contabilidade o que mais me chamou a atenção foi a parte de custos, mas ainda não tive auditoria, perícia e nem ambiental.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Estou cursando ainda... curto muito a área, mas quase todo contador que conheço tem Direito como segunda graduação... são cursos que casam bem, seja pra concurso, seja pro dia a dia da profissão, que lida muito com leis. E mais pra frente, como pretendo ter um escritório próprio, os dois cursos abririam um leque maior de atuação. :kjoinha
Dentro da contabilidade o que mais me chamou a atenção foi a parte de custos, mas ainda não tive auditoria, perícia e nem ambiental.
Ahh sim, bacana. Custos é pedreira kkkk, n sou chegado n, prefiro a área tributária rs. Direito é bacana como complemento, esta certo. encarar 5 anos é tenso kkk, tu ja é concursado?
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
@Damyen , você pretende cursar Direito em qual faculdade? Aí em Brasília tem a UNB, PUC, UCB e qual mais?
Aqui em SP estou pensando em ter Direito como segunda graduação, depois de Ciências Contábeis. Abre muitas portas esse curso, mas só de pensar que terei que encarar mais 5 anos de graduação aos 35 anos de idade bate um desânimo...
Vou fazer no IDP, que é a melhor do DF atualmente, na minha opinião. Eu tô na mesma, vou começar o curso com 35 anos.

Isso não me desanima, pois vou fazer por vontade própria, não por obrigação como fiz minha primeira graduação.
 

AndroPVH

Veterano
Mensagens
322
Reações
516
Pontos
118
Vou fazer no IDP, que é a melhor do DF atualmente, na minha opinião. Eu tô na mesma, vou começar o curso com 35 anos.

Isso não me desanima, pois vou fazer por vontade própria, não por obrigação como fiz minha primeira graduação.
qual graduação vc tem rs?
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
qual graduação vc tem rs?

Sistemas de Informação. Fui programador por 11 anos.

Saí da área faz 4 anos e não pretendo voltar. Gosto de programar, mas a rotina corrida dessa área, ainda na última em que eu estava, estava incompatível com o que eu queria para a minha vida: tempo para me dedicar a minha família.

Como os concursos dessa área não cobram praticamente nada sobre programação, ou se cobram, cobram coisas meramente conceituais, eu caí fora.
 
Topo Fundo