O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ConcursadOS - Vamos falar sobre concursos

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
Alguém pretende fazer os de residência em Psicologia? (UFRJ / UERJ)
 

MEGATTON

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
256
Pontos
88
Galera do RJ !

O que acham dessa informação da abertura de uma GM (Guarda Municipal) em Nova Iguaçu? É o único municio do RJ (De acordo com a Folha Dirigida) que não tem GM, seriam 400 vagas com salario de R$2500,00 até R$3500,00 para nível médio e o máximo que devem pedir talvez seria CNH B.

E sobre boatos de um concurso publico para prefeitura de Rio das Ostras? Deram 180 dias (No caso até finalzinho de dezembro), para abrirem um concurso se não teriam que pagar 150 mil de multa para o estado e se acordo com a prefeitura, só estão esperando a escolha da banca ! Será cargos nível superior, técnico e médio.

Entrei tem 1 mês nessa onda de concurseiro, não estou tão crú pois estudei para EsSA e estou com folga em português, literatura brasileira, geografia e historia do Brasil, mas acredito que daí só será reaproveitado português e literatura ''talvez'', enfim, perdoem minha grosseria mas estou tentando coletar informações de concursos. E os veteranos, algo a dizer sobre o que eu acabei de falar?

Fontes:


https://www.folhadirigida.com.br/no...ipal-de-nova-iguacu-e-prioridade-diz-vereador

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-...o-na-prefeitura-de-rio-das-ostras-no-rj.ghtml

PS: Mesmo sendo concursos ''pequenos'', quero começar de baixo para sair dessa vida que eu levo.
 

Pamtermis

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
sou nova aqui nos fóruns e nova como estudante pra concurso, podem me dar algumas dicas?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.592
Reações
20.742
Pontos
964
sou nova aqui nos fóruns e nova como estudante pra concurso, podem me dar algumas dicas?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Qual o cargo que vc pretende? Tem nível superior?
As dicas são as mesmas para qualquer iniciante, ficar afiada em Português, Informática e Rac. Lógico (essas 2 depende do concurso) outras matérias básicas são Constitucional e Administrativo,
Material de qualidade são Estratégia e Ponto dos Concursos, o combo certo é estudar por esses materiais e assinar site de questões como o questões de concurso ou o Tec concursos e fazer exercícios exaustivamente até se cansar e depois faça mais exercícios.

Outros podem te dar uma boa ajuda, o @Damyen é um deles.
 

Pamtermis

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Qual o cargo que vc pretende? Tem nível superior?
As dicas são as mesmas para qualquer iniciante, ficar afiada em Português, Informática e Rac. Lógico (essas 2 depende do concurso) outras matérias básicas são Constitucional e Administrativo,
Material de qualidade são Estratégia e Ponto dos Concursos, o combo certo é estudar por esses materiais e assinar site de questões como o questões de concurso ou o Tec concursos e fazer exercícios exaustivamente até se cansar e depois faça mais exercícios.

Outros podem te dar uma boa ajuda, o @Damyen é um deles.
Não tenho superior, estou estudando para auxiliar administrativo.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 


BrunoCSN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.225
Reações
262
Pontos
814
Concorrência não tá mole hein, galera... fiz TRE-PR para técnico e consegui o seguinte:
16 de 20 em conhecimentos gerais - peso 1
35 de 40 em conhecimentos específicos - peso 3
Quando verifiquei o gabarito, fiquei super contente, porque a prova estava muito acima do nível padrão da FCC. Estava parecendo uma prova do CESPE para nível superior.
Mas no olhodavaga estou só em 70 e poucos. Galera tá indo com sangue nos dedos fazer as provas. Concorrência tá brutal demais.
Ainda falta a correção da redação (que tem peso 2)... vamos ver no que dá.

Você foi muito bem! Fiz a mesma prova, sendo que errei 5 questões a mais. Errei as cinco últimas questões, quase não consigo terminar. Achei o tempo para fazer objetiva + redação muito curto. É mais uma dificuldade que a banca colocou...
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Fala galera!

Nossa, faz uns 3 anos que não entrava na OS, saudades disso, saudades do povo antigo e dessa juventude brilhante.
To estudando pra concurso faz pouco tempo, to com 29 anos e vi recentemente que a área privada não serve pra mim... Eu gosto mesmo é de servir o povo! :kluv

Ontem fiz a segunda fase do TJ-SP (escrevente) e acredito ter passado. Mas só vou ser chamado daqui uns 15-20 meses pois tirei 83 em cima da nota de corte. Muita nota alta nessa prova, eu não achava que o desemprego ia acirrar tanto as coisas.
O TJ-SP é um bom local e recomendo prestarem. Em breve vai abrir edital pro interior e vou tentar de novo (tentar Ubatuba), quem sabe tiro uma nota melhor e começo antes a trabalhar pq tá bem complicado aqui...sem dinheiro algum.

Pretendo ir pro RJ fazer TRE-RJ fim de novembro. Tentarei o cargo de analista - área Análise de Sistemas. Me formo em maio na UFABC no curso de BC&T e agora vou me dedicar aos cargos com exigência de superior. Quem for de SP e pretender fazer TRE-RJ me mande uma MP, quem sabe podemos dividir hospedagem no RJ, trocar infos e material de estudo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Fala galera!

Nossa, faz uns 3 anos que não entrava na OS, saudades disso, saudades do povo antigo e dessa juventude brilhante.
To estudando pra concurso faz pouco tempo, to com 29 anos e vi recentemente que a área privada não serve pra mim... Eu gosto mesmo é de servir o povo! :kluv

Ontem fiz a segunda fase do TJ-SP (escrevente) e acredito ter passado. Mas só vou ser chamado daqui uns 15-20 meses pois tirei 83 em cima da nota de corte. Muita nota alta nessa prova, eu não achava que o desemprego ia acirrar tanto as coisas.
O TJ-SP é um bom local e recomendo prestarem. Em breve vai abrir edital pro interior e vou tentar de novo (tentar Ubatuba), quem sabe tiro uma nota melhor e começo antes a trabalhar pq tá bem complicado aqui...sem dinheiro algum.

Pretendo ir pro RJ fazer TRE-RJ fim de novembro. Tentarei o cargo de analista - área Análise de Sistemas. Me formo em maio na UFABC no curso de BC&T e agora vou me dedicar aos cargos com exigência de superior. Quem for de SP e pretender fazer TRE-RJ me mande uma MP, quem sabe podemos dividir hospedagem no RJ, trocar infos e material de estudo.

Lembro de você meu amigo nas épocas da UFABC. Só agora tá se formando, desde aquele tempo? Trancou o curso?
Sucesso pra você, eu tentarei o TJSP, mas ainda não sei pra qual cidade, mas provavelmente será litoral também.
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Lembro de você meu amigo nas épocas da UFABC. Só agora tá se formando, desde aquele tempo? Trancou o curso?
Sucesso pra você, eu tentarei o TJSP, mas ainda não sei pra qual cidade, mas provavelmente será litoral também.
Fala velho!!!
Cara eu larguei, fiquei meio perdido, desgostoso com a UFABC. Reingressei e vim pro campus de SBC e acabei me adaptando melhor, fui fazer disciplinas de economia, RI, direito, política, história...foram excelentes pra mim, mudou muito minha visão de mundo. Além de terem me ajudado a decidir ficar longe da área privada (trabalhei em uma indústria química um tempo).

E você é concursado já em algum lugar? Foi fazer algum outro curso de facul?
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Fala velho!!!
Cara eu larguei, fiquei meio perdido, desgostoso com a UFABC. Reingressei e vim pro campus de SBC e acabei me adaptando melhor, fui fazer disciplinas de economia, RI, direito, política, história...foram excelentes pra mim, mudou muito minha visão de mundo. Além de terem me ajudado a decidir ficar longe da área privada (trabalhei em uma indústria química um tempo).

E você é concursado já em algum lugar? Foi fazer algum outro curso de facul?

Eu larguei de mão a UFABC. Hoje trabalho na iniciativa privada e sou formado também em instituição privada. Por enquanto em Gestão Financeira, mas logo será também em Ciências Contábeis, aí futuramente pretendo fazer Direito (curso que deveria ter feito desde o princípio, estaria boneco hoje).

Pretendo prestar concurso na área de tributos e PF/PRF.
Tá foda a situação...

Conheceu o Guilherme Gomes (petista roxo)?
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Eu larguei de mão a UFABC. Hoje trabalho na iniciativa privada e sou formado também em instituição privada. Por enquanto em Gestão Financeira, mas logo será também em Ciências Contábeis, aí futuramente pretendo fazer Direito (curso que deveria ter feito desde o princípio, estaria boneco hoje).

Pretendo prestar concurso na área de tributos e PF/PRF.
Tá foda a situação...

Conheceu o Guilherme Gomes (petista roxo)?
Cara acho que devo saber quem é. Mas não tenho amizade.
Sou petralha também, graças a Deus :kista

Penso em fazer Direito (descobri tarde como ti), cada dia gosto mais de estudar essa área. Uma prima virou Procuradora da República faz uns anos e nossas conversas fluem muito bem, ela fez eu me encantar mais por esse campo do conhecimento.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Cara acho que devo saber quem é. Mas não tenho amizade.
Sou petralha também, graças a Deus :kista

Penso em fazer Direito (descobri tarde como ti), cada dia gosto mais de estudar essa área. Uma prima virou Procuradora da República faz uns anos e nossas conversas fluem muito bem, ela fez eu me encantar mais por esse campo do conhecimento.

Fora que para concurso não tem graduação melhor. Alguns colegas de fórum chegaram na mesma conclusão que nós. :kjoinha
 

BrunoCSN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.225
Reações
262
Pontos
814
Direito é ótimo para concurso, obviamente. Pra quem gosta, TI também é muito bom, tá abrindo vaga direto. Quanto mais específica for a vaga melhor pra quem está bem preparado. É mais difícil passar num bom concurso de nível médio que muitos de superior.

Eu fui fazer logo jornalismo =/
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Direito é ótimo para concurso, obviamente. Pra quem gosta, TI também é muito bom, tá abrindo vaga direto. Quanto mais específica for a vaga melhor pra quem está bem preparado. É mais difícil passar num bom concurso de nível médio que muitos de superior.

Eu fui fazer logo jornalismo =/
É verdade, no TJSP na segunda fase, todas pessoas que conversei eram formadas já (economia, direito, etc). Fiquei bem impressionado sobre essa concorrência absurda pra nível médio. Talvez pra ti valha fazer outra graduação também hehe ou mandar ver nos cargos que pedem só um diploma (todos tribunais na área de adm servem).
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.338
Reações
10.962
Pontos
1.409
Eu larguei de mão a UFABC. Hoje trabalho na iniciativa privada e sou formado também em instituição privada. Por enquanto em Gestão Financeira, mas logo será também em Ciências Contábeis, aí futuramente pretendo fazer Direito (curso que deveria ter feito desde o princípio, estaria boneco hoje).

Pretendo prestar concurso na área de tributos e PF/PRF.
Tá foda a situação...

Conheceu o Guilherme Gomes (petista roxo)?
Rapaz, com conhecimento em contábeis e direito, vc consegue se colocar num nicho MUITO bom: contabilidade pública. Pra vc ter ideia, fiz gestão pública na USP e o professor de contabilidade lá n tinha experiencia nenhuma no setor público. E É A USP! Se vc aprender a interpretar um orçamento público e execução orçamentária... vish, vai ganhar toneladas de grana.
Eu to fazendo direito agora, pensando em depois de formado ir pra uma especialização em direito adm., um mestrado na área e dai passar a prestar concurso pra promotor/juiz ou procurador. mas até lá ainda tenho uns 8 anos no meu cargo atual haha
 

ReInan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.524
Reações
7.570
Pontos
839
Fala galera!

Nossa, faz uns 3 anos que não entrava na OS, saudades disso, saudades do povo antigo e dessa juventude brilhante.
To estudando pra concurso faz pouco tempo, to com 29 anos e vi recentemente que a área privada não serve pra mim... Eu gosto mesmo é de servir o povo! :kluv

Ontem fiz a segunda fase do TJ-SP (escrevente) e acredito ter passado. Mas só vou ser chamado daqui uns 15-20 meses pois tirei 83 em cima da nota de corte. Muita nota alta nessa prova, eu não achava que o desemprego ia acirrar tanto as coisas.
O TJ-SP é um bom local e recomendo prestarem. Em breve vai abrir edital pro interior e vou tentar de novo (tentar Ubatuba), quem sabe tiro uma nota melhor e começo antes a trabalhar pq tá bem complicado aqui...sem dinheiro algum.

Pretendo ir pro RJ fazer TRE-RJ fim de novembro. Tentarei o cargo de analista - área Análise de Sistemas. Me formo em maio na UFABC no curso de BC&T e agora vou me dedicar aos cargos com exigência de superior. Quem for de SP e pretender fazer TRE-RJ me mande uma MP, quem sabe podemos dividir hospedagem no RJ, trocar infos e material de estudo.
Cara, sem querer ser chato, mas você não está um pouco confiante demais que vai ser nomeado com a nota no corte?

Teoricamente pra chegar em você eles tem praticamente que fechar a lista, a não ser que esse seja o padrão em SP capital e eu não esteja sabendo.
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Cara, sem querer ser chato, mas você não está um pouco confiante demais que vai ser nomeado com a nota no corte?

Teoricamente pra chegar em você eles tem praticamente que fechar a lista, a não ser que esse seja o padrão em SP capital e eu não esteja sabendo.
A nomeação do TJ Capital é certa como a morte. Eles tem tradição de chamar e zerar a lista nos últimos 20 anos. Esse é um fato atípico em termos de concursos em todo territória nacional.
Um exemplo é que no último concurso da Capital eles homologaram 1195 e nomearam todos. Aconteceu que a demanda foi tão grande que chamaram cerca de mais 550 pessoas que passaram em cidades como Osasco, Guarulhos, ABC. Nesse concurso de 2017 isso é proibido, portanto só podem chamar da lista própria (Capital chama capital, Osasco chama Osasco, etc etc). É bom lembrar que o TJ tem quase 50.000 servidores, sendo o maior tribunal do mundo, com uma rotatividade imensa. Segundo dados do RH do começo do mês há 1100 cargos vagos de escrevente na capital e um déficit de mais de 3000 no Estado de SP todo.

Mas irmão,
apesar de ter essa confiança toda no TJ, eu espero passar em algum cargo de analista que pague melhor, em algum outro concurso que está chegando como TRE, TRT, STM e obter uma colocação melhor para começar a trabalhar ainda em 2018. Tu pensa em prestar algum em breve? Pra qual área?
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.874
Reações
16.610
Pontos
803
Vocês acham mais valido estudar um tempo uma matéria e depois partir para outro ou cada dia uma ?
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Vocês acham mais valido estudar um tempo uma matéria e depois partir para outro ou cada dia uma ?
cara, acho que isso é muito particular e pra todo mundo sugiro testar métodos. Eu por exemplo sou muito visual, gosto de ver video aula, me faz lembrar mais fácil das coisas, leio a lei e após isso faço simulados.
Agora sobre sua pergunta em específico, eu prefiro terminar cada disciplina e depois ir pra outra. Parece que me organizo melhor assim.
 

falebit

Ser evoluído
Mensagens
33
Reações
73
Pontos
38
Vocês acham mais valido estudar um tempo uma matéria e depois partir para outro ou cada dia uma ?

O que funciona pra mim é o seguinte, quando eu começo uma matéria que minha base é zero, eu estudo só ela, mas depois que começo a acertar cerca de 70% das questões dela, jogo ela no bolo das outras matérias que estudo na proporção do que cai no edital. Vou fazer meu primeiro concurso domingo agora (tjmg), tinha uma base em informática e direito, só que em português eu não sabia nada, ai quando comecei, só estudava português, depois do primeiro mês passei a estudar 30% do tempo do dia de português, 30% de noções de direito, 20% informática e 20% atos de ofício, que é a proporção das questões que vai ter na prova, se em um dia eu não bater a meta não tem problema, o importante é no relatório mensal estar bem próximo disso. E eu uso o app Aprovado pra controlar, começarei a usar também o app Partiu revisar pra controlar as revisões que ainda faço de forma aleatória
30746c0368f6c39a76e3f7056fe3ff34.jpg
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.874
Reações
16.610
Pontos
803
Farei isso e vou deixar as matérias que tenho mais dificuldade e não é da minha área por ultimo. Informática geralmente acerto tudo. Dedicar menos tempo pra ele.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Saiu edital do TCE/SP. Infelizmente estou fora por só ter o tecnólogo e não bacharel. :kclassic
Um dia chego lá.
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Eu terminei de ler o edital do TCE exatamente agora. Fiquei tentado em prestar, pq o concurso deve valer por 2+2 anos...daria tempo de concluir um bacharel. Mas pulo esse...
Assim como disse aqui no tópico que ia fazer TRE-RJ, mas pularei também. Eu já tenho um medo absurdo de morar em SP, imagino que RJ é 100x pior que SP. Tava lendo que RJ é 26 homicidios por 100k/hab, SP é 3x menor.

Tem técnico e analista do STM, acho que vou me dedicar a esse pois cabe qualquer graduação e o edital já tá chegando (site do STM mesmo diz isso, foi aceito por dispensa de licitação).
 

BrunoCSN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.225
Reações
262
Pontos
814
Você pode fazer e depois tentar transferência, deve ter um monte de gente querendo permutar pro Rio (mesmo com a violência que está aqui).
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Você pode fazer e depois tentar transferência, deve ter um monte de gente querendo permutar pro Rio (mesmo com a violência que está aqui).
Isso seria uma boa alternativa de tentar a permuta, porém pelo que li o TRE tá passando por uma readequação que extingue cartórios e zonas eleitorais...isso vai reduzir o quadro de nomeações. Aliado a isso é logo dia 26/11 a prova do TRE que deve calhar na minha semana de provas finais da facul...ir pro RJ complica.
Você vai fazer pra técnico ou analista?
O STM pelo visto deve aplicar prova pro meio de dezembro ou começo do ano, o que me dá uns 20 dias pra treinar discursiva, aliado a isso poder fazer aqui em SP a prova.
A real é que é um inferno decidir uma área e focar...mas tentar todas é a fórmula pra reprovação :(
 

BrunoCSN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.225
Reações
262
Pontos
814
Vou fazer só para técnico. Já fiz duas provas no mesmo dia e não acho uma boa. Sem contar que AJAA a discursiva vai ser estudo de caso, não estou preparado pra isso, ainda mais pra uma banca que não costuma fazer muitas provas de TRE.

STM estou por fora, quando sair o edital vou avaliar se vale a pena.
 

ReInan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.524
Reações
7.570
Pontos
839
A nomeação do TJ Capital é certa como a morte. Eles tem tradição de chamar e zerar a lista nos últimos 20 anos. Esse é um fato atípico em termos de concursos em todo territória nacional.
Um exemplo é que no último concurso da Capital eles homologaram 1195 e nomearam todos. Aconteceu que a demanda foi tão grande que chamaram cerca de mais 550 pessoas que passaram em cidades como Osasco, Guarulhos, ABC. Nesse concurso de 2017 isso é proibido, portanto só podem chamar da lista própria (Capital chama capital, Osasco chama Osasco, etc etc). É bom lembrar que o TJ tem quase 50.000 servidores, sendo o maior tribunal do mundo, com uma rotatividade imensa. Segundo dados do RH do começo do mês há 1100 cargos vagos de escrevente na capital e um déficit de mais de 3000 no Estado de SP todo.

Mas irmão,
apesar de ter essa confiança toda no TJ, eu espero passar em algum cargo de analista que pague melhor, em algum outro concurso que está chegando como TRE, TRT, STM e obter uma colocação melhor para começar a trabalhar ainda em 2018. Tu pensa em prestar algum em breve? Pra qual área?
Eu estou na mesma situação que você, fazendo o TJ e almejando o cargo de analista.

Eu passei em 2012 (interior), mas fiquei mal colocado e infelizmente não fui chamado, espero que dessa vez vá.
 

apf6769

Supra-sumo
Mensagens
3.788
Reações
142
Pontos
174
Eu estou na mesma situação que você, fazendo o TJ e almejando o cargo de analista.

Eu passei em 2012 (interior), mas fiquei mal colocado e infelizmente não fui chamado, espero que dessa vez vá.
Você passou nesse da capital também? Tirou quanto?
Infelizmente o interior muitas comarcas não zeram a lista...
Vai tentar analista adm, jud, ou sistemas?
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Caramba esse pessoal que tomou de assalto o país é rápido mesmo: não deu tempo nem de esfriar a cadeira do Janot e a pilantra que tomou seu lugar já começou a agir:


Concurso MPU: edital não sai mais em 2017

Resumo: Divulgação do edital do concurso MPU 2017 foi adiada , mas órgão confirma que a seleção segue nos planos
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.592
Reações
20.742
Pontos
964
Caramba esse pessoal que tomou de assalto o país é rápido mesmo: não deu tempo nem de esfriar a cadeira do Janot e a pilantra que tomou seu lugar já começou a agir:


Concurso MPU: edital não sai mais em 2017

Resumo: Divulgação do edital do concurso MPU 2017 foi adiada , mas órgão confirma que a seleção segue nos planos

Em âmbito federal a coisa tá feia mesmo, alguns Estados ainda estão fazendo alguns concursos bons, mas o foco é continuar estudando, se parar agora a gente fica pra trás e olha que já sou concursado e tenho OAB, digo isso pra todos, não desanimem com notícias e com interferências externas, a preparação tem que ser o mais profissional possível, disciplina e foco!
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Em âmbito federal a coisa tá feia mesmo, alguns Estados ainda estão fazendo alguns concursos bons, mas o foco é continuar estudando, se parar agora a gente fica pra trás e olha que já sou concursado e tenho OAB, digo isso pra todos, não desanimem com notícias e com interferências externas, a preparação tem que ser o mais profissional possível, disciplina e foco!

Sem dúvida alguma, foco sempre e desistir jamais, mas é impressionante a mão de Midas Inverso do Drácula.

De qualquer forma: que "delícia" de banho de água fria ao receber essa notícia agora bem no final da preparação para esse certame.
 
Topo Fundo