O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conhecendo e emulando o Sharp X68000 (+ jogos top)

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Depois dos tópicos de Amiga e do PC 9801 , agora um tópico sobre o foderoso Sharp X68000. Outro sistema mais obscuro que emulei bastante nos ultimos meses, e que tem vários jogos que valem muito a pena jogar, e que são o motivo da criação desse tópico. Mas primeiro, um resumo pra apresentar o PC pra galera:


fetch.php

O X68000, também abreviado como o X68K, foi um computador lançado exclusivamente no Japão pela Sharp Corporation. O primeiro modelo foi lançado em 1987, com um CPU 68000 da Motorola de 10 MHz, 1MB de memória RAM e sem disco rígido; o último modelo foi lançado em 1993 com um CPU 68030 da Motorola de 25 MHz, até 4MB de memória RAM e disco rígido opcional de 80MB em SCSI. (a memória RAM nestes sistemas é expansível até 12MB).

Ele fez parte da chamada "trinca" de computadores 16 bits japoneses" (PC 9801, FM Towns, e X68000). Dos 3, o X68K foi o mais poderoso deles, e consequentemente o mais caro. Ele foi usado mais por artistas para edição de imagem e audio. E tambem uma plataforma para gamers hardcore que procuravam por games de maior qualidade técnica/gráfica que os concorrentes.

Nos games, ele ficou conhecido por seus ports perfeitos de jogos de arcade, bem melhores que os ports para Snes ou Mega. Só pra ter uma idéia, o Final Fight do X68K é superior ao do SegaCD (e obviamente superior ao do Snes), o mesmo para o Super SF2, Fatal Fury Special, entre vários outros. Um exemplo abaixo, Ghouls 'n Ghosts:

Arcade
GnG_arcade.png


sharp X68000
GnG_x68k.png


Mega
GnG_genny.png




reparem como a versão do X68K é identica ao arcade, enquanto a versão pra mega já se mostram bem inferior.



EMULANDO:

Os melhores emuladores são o WinX68K High Speed e o XM6 Type G. O emu original na verdade era o XM6, que foi descontinuado vários anos atras. Felizmente um novo grupo de programadores retomou o projeto e aí surgiram esses 2, que corrigiram vários defeitos do emu original (como transparencias bugadas entre outros). São pequenos, leves, rodaram todos os jogos que testei perfeitamente (gráficos perfeitos, som perfeito, etc), suporta joystick, save-state, etc.

824874a4.jpg



Uma pequena ajuda se alguem aí tiver dificuldades pra usar o emu:

Ao abrir o emulador clique em > tools > options. Lá vc pode configurar tudo que quiser, como o controles, video, som, etc. Em View voce tambem tem mais alguma opções, como por exemplo um zoom de tela (stretch)

Os jogos eram em disquetes. Tem jogo em 1 disquete, até jogos em vários disquetes. A maioria dos jogos que testei são 2 disquetes. Para rodar os jogos o procedimento é o seguinte: clique em Floopy Driver 0 e selecione o 1º disquete do jogo, depois clique em Floopy Driver 1 e selecione o 2º disquete do jogo. Se o jogo não carregar automaticamente é só clicar em File > Reset.

GGGGGG.jpg


É mais simples do que parece, acreditem.

abaixo postarei alguns jogos que na minha opinião valem a pena jogar.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Castlevania Chronicles
Jogo da Konami de 1993. É um remake do Castlevania original de 1986 do msx e nes, feito exclusivamente pro X68K (apesar de 8 anos depois ter sido portado pro PS1). Jogo excelente, com ótimos gráficos e musicas. Um dos melhores Castlevanias da franquia, terminei 2 vzs já.
Curiosidade: Na versão do X68000, graças à função de relógio interno do computador, o estágio da torre do relógio mostrava exatamente o horário configurado no computador e um estágio posterior tinha sua colorização alterada de acordo com a estação do ano.

digitcvx68k1.jpg




Buster
Joguinho muito bom de um produtor independente, de 1995. É um plataforma bem simples até, mas bem legal, lembra um pouco aqueles antigos jogos de plataforma pra arcade. Bem feitinho e tem uns chefes bacanas de enfrentar.

gfs_612196_2_8.jpg
gfs_612196_2_13.jpg



Aquales
Jogo exclusivo, e segundo melhor plataforma do X68K (depois do Castle), feito pela Exact em 1991. Voce controla uma robo e vai ganhando diversas arma diferentes no decorrer do jogo. Vc tambem tem uma "garra" como em Bionic Comando. Algumas fases dão um verdadeiro show de parallax scrolling com vários layers.
Aquales.png




Geograph Seal
Aqui um jogo 3d/poligonal, feito pelos mesmos criadores do Jumping Flash do PS1. O jogo na verdade é uma espécie de precursor do Jumping Flash, pois saiu em 1994 (um ano antes) e é bem parecido, só que aqui é mais voltado a ação. Voce pode dar pulo dublo e até triplo, evolui suas armas, e tem uns chefes bem legais de enfrentar. Impressionante um jogo de 1994 totalmente 3D/poligonal e com movimentação 360 graus, e exclusivo do x68k.
gseal-6.png
gseal-5.png




Die Bahnwelt
Jogo de 1992 da produtora Glodia. Um grande jogo em todos os sentidos: 1º porque é muito bom, 2º porque são 6 disquetes ! É o maior jogo do x68k que já joguei. O jogo pode parecer um RPG, mas não é, é um "top-down shooter" bem laberintico em que vc tem que explorar bastante os cenários, bem semelhante ao Chaos Engine (do mega e amiga), e ainda tem belas cut-scenes. Apesar de estar todo em japones, consegui termina-lo, e é muito bom mesmo. Exclusivo tambem.

Bahnwelt_s042.png




Etoile Princesse
E mais um exclusivo, esse de 1993, tambem é um jogo de ação com visão superior, em que vc joga com diferentes garotas com diferentes tipos de tiro e poder cada. Lembra bastante o jogo Twinkle Tale do Megadrive. Esse são 3 disquetes, e acho que de todos os jogos que joguei do x68k foi um dos poucos que não terminei (fui bem longe, mas empaquei numa fase.) Mas é bem legal tambem.
gfs_161649_2_2.jpg
Etoile%2BPrincesse%2Bscreen.png




Mad Stalker - Full Metal Forth
Esse é um Beat 'em up de robos, lançado em 1994, daqueles de um plano só. Não é exclusivo pois saiu tambem pra FM Towns e Pc-Engine, mas a versão do X68K é a melhor, então é a versão que mais vale jogar. É divertido e tem uma boa dificuldade. Tem tambem um modo de jogo extra de luta 1 vs 1.
694984-mad-stalker-full-metal-force-sharp-x68000-screenshot-first.png
694985-mad-stalker-full-metal-force-sharp-x68000-screenshot-stage.png




Nemesis '90 Kai
Mais um "remake" da Konami pro X68K (assim como fez com o Castlevania). Esse jogo de 1993 é remake do Nemesis 2 do MSX (que era totalmente diferente do Gradius 2 pra outras plataformas) obviamente com gráficos bem melhores e rodando bem mais suave. Fundamental pra todos os fas de Gradius.


Nemesis90.gif

gradius2msx-x68.png
Nemesis90f.gif




Cyber Core
Shoot n up vertical de 1991 da AlfaSystem. Ele tambem saiu pra PCEngine, mas a versão do X68K é mais bem feita, tem gráficos e musicas melhores. A temática do jogo é toda relacionada a insetos, o que é bem legal, e o jogo é bem dificil tambem. A jogabilidade é bem parecida com o Dragon Saber da Namco, com 2 botões de disparo separados, os normais (pra frente) e um pra baixo (pra pegar inimigos no solo).


Thumb_Cyber_Core_-_1991_-_SPS.jpg
694631-cyber-core-sharp-x68000-screenshot-third-boss.png




Undeadline
Shoot n up vertical com bonecos e temática medieval/terror, feito pela T&E Soft Inc. A versão original desse jogo saiu em 89 para o MSX2, um ano depois saiu pra MegaDrive e X68K. Essa versão é a melhor das 3. No MSX vc tinha 3 personagens a escolha mas tinha gráficos piores e lentidão, no megadrive melhoraram um pouco os gráficos e o jogo roda mais rápido, mas vc só tem um personagem!, e nessas duas versões vc tem 6 estágios. Na versão do X68K voce tem os 3 personagens como no MSX2, mas sem os slowdowns, e tem gráficos melhores que o do Mega, e nesse versão são 8 estágios (2 a mais que nas outras).

images
undeadline1.png





Neural Gear
Esse aqui é + ou - .... , mas é interessante, é
tipo um Space Harrier , mas o jogo todo é jogado só com o mouse, e exclusivo do X68K. No emulador é só teclar F12 que vc entra no modo mouse, teclando F12 de novo vc volta ao normal.

neuralgear-12.png
neuralgear-2.png




Cho Ren Sha 68k
Shooter vertical independente que ficou até meio cultuado como um dos precursores do estilo "bullet hell", foi convertido pro PC (Windows) até.
A quantidade de coisas na tela, velocidade, suavidade, efeitos, chefes, etc são realmente legais, uma pena que o cenário não muda e fica sempre a mesma coisa.
blog8-1.gif



R+R (o nome é esse mesmo, R+R)
É um jogo independente de 1995. A 1ª vista os gráficos podem não parecer grande coisa (apesar de melhorar nas fases mais avançadas), mas a creditem, o jogo compensa muito. Jogabilidade/gameplay ótimos, diversão e desafio na media. E as cópias físicas desse jogo são extremamente raras.




.
 
Ultima Edição:

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.516
Reações
179.308
Pontos
1.514
conheci esse sistema por acaso no youtube, um cara mostrando jogo novo (lacrado, eu acho) Street Figther II Champion Edition!!! Aí foi pesquisando e tinha gráficos superiores aos 16bits da época!!! Muito interessante!!!
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
editei com todos jogos num só post, se lembrar de mais alguns eu posto depois...

conheci esse sistema por acaso no youtube, um cara mostrando jogo novo (lacrado, eu acho) Street Figther II Champion Edition!!! Aí foi pesquisando e tinha gráficos superiores aos 16bits da época!!! Muito interessante!!!

Nos ports de arcade realmente ele se saiu melhor que o Snes e Mega e pc-e em todos os casos.

Da pra dizer que, numa época em que não existia emuladores, ter um X68000 era a melhor opção de "ter um arcade em casa".

E nos poucos jogos 3D dele (como esse Geograph Seal) ele rodava mais rápido e suave que os jogos so chip FX do Snes.

no geral é como se o x68000 fosse um megadrive mais bombado

Esse castlevania ae é top !
Joguei a versão do PSX e gostei muito na época.

O do PSX é exatamente o mesmo jogo do X68K, só o que muda naquele modo "arranged" é que mudaram a cor do boneco, botaram uma cabelo rosa pra deixar mais gay , e colocaram um seletor de dificuldade porque muita gente achou o do x68k dificil demais. Mas o jogo em sí é exatamente o mesmo.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Mais um tópico foda Denrock, esse é mais um sistema que vou tentar emular em breve.
Gostei do Die Bahnwelt, do Etoile Princesse e do Undeadline.
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Chique Denny. Agora só falta conseguir o emulador (MP procê mandá o emulador pra mim, uai!), já que as ROMs dos jogos não são difíceis de se encontrar.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Nunca tinha ouvido falar desse sistema, excelente tópico Denrock:kjoinha
Vou providenciar já esse emulador.
 

Megaman Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.051
Reações
4.207
Pontos
994
tópico foda!:rox

Sou apaixonado por Gradius e fiquei fã desse remake aí, MP do emulador please!:kbaba
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Já esbarrei com uma ou outra versão de game conhecido para este computador e realmente elas sempre se destacam. O Ghouls and Ghosts tá a cara do arcade e esse Undead Line eu gosto bastante. Conheci no MSX, mas como você falou, ele tem uns slowdowns brabos na emulação. Aí catei o jogo pra Mega Drive, que roda legal, mas essa versão aí parece mais bonita.

Pra quem não conhece, Undead Line lembra muito o clássico Knightmare do MSX.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.330
Reações
1.542
Pontos
854
O melhor emulador do x68k é o XM6 Type G

Esse é o melhor emul de x68k ? Por anos eu sempre achei que era o Winx 68 High Speed , o XM6 ganha dele ?

Outra coisa , tasca ai as fotos do Ys X68K comparando com o original para ver a diferença na qualidade de imagem ... (essas duas só para comparar) :

Original do PC88

ys-pc88.png


Remake do X68K:

ys-x68.jpg


O seu Thunder Force II também detona a versão do Mega com introduções , mais cores , mais camadas de paralaxes e mais fases ...
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Uma pena o Wii não possuir emulador pra esse sistema. Porém, bendita hora que eu peguei um XBOX 1! :D

O emulador de x68k dele funcionou até que bem aqui!

[]s

bootsector
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
tópico incrível Denrock, no youtube pude conferir a qualidade dos ports da Capcom para esse sistema. Será que algum felizardo possuía esse sistema aqui no Brasil no início dos anos 90?
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.021
Pontos
1.109
Conheci o X68000 em 2005 acessando sites sobre games antigos.

A qualidade de seus jogos me impressionaram como o do Castlevania e ports de jogos de Neo Geo como Fatal Fury 1 e jogos da Capcom como o Strider que inclusive tem uma fase exclusiva para esse computador e que assisti através de vídeos no Youtube.

Outro jogo que me chamou a atenção foi o Granada que foi lançado no X68000 e que depois teve uma versão para Mega Drive. Queria saber como esse jogo ficou.

PS: Denrock, mandei MP para vc sobre esse emulador que vc falou.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
coloquei umas imagens do emu no 1º post só pra ilustrar a explicação.

e eu baixei o meu emulador faz tempo, realmente não lembro de onde baixei... sorry

fiz umas buscas no goole e até achei um já com os arquivos de bios nescessários pra funcionar, baixei e testei e está funcionando ok , o problema é que essa é uma versão mais antiga, e não tem filtro bilinear (a que eu uso tem). Mas se alguem aí quiser baixar assim mesmo, ta aí: http://fileband.com/71allnf2lepe.html

ou se alguem aí souber de um lugar pra hospedar arquivo sem precisar de registro, eu upo o meu pronto pra rodar


Undead Line eu gosto bastante. Conheci no MSX, mas como você falou, ele tem uns slowdowns brabos na emulação. Aí catei o jogo pra Mega Drive, que roda legal, mas essa versão aí parece mais bonita.
Pra quem não conhece, Undead Line lembra muito o clássico Knightmare do MSX.

Ótimo tópico!

Me interessei pelo Undeadline. O do Mega é muito pior?

Undeadline realmente segue o mesmo estilo do Knightmare, mas bem mais evoluido, com uns elementos de RPG e tals...

e não é que o do Mega seja um lixo, não é, mas o fato de terem tirado a escolha de 3 personagens e deixado só 1 empobreceu muito o jogo. No X68K e msx2 vc tem o warrior, a ninja e o wizard, no mega só o warrior, e isso muda muita coisa, por exemplo: tem certas armas que só uma das classes pode usar, tem power ups que funcionam de formas diferentes dependendo do personagem que voce está. E entre uma fase e outra quando voce pode evoluir as caracteristicas do seu personagem, vc tambem pode "mesclar" uma classe com a outra. Por exemplo, eu comecei como guerreiro, e depois de algumas fases virei um "guerreiro-mago", e aí a forma como vc usa as armas fica justamente uma mescla dos 2 (até o visual do boneco muda). Undeadline é um jogo bem mais rico do que pode parecer, e no mega tudo isso se perdeu.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.625
Pontos
1.689
Desconhecia este computador. Bem bacana. Tem algum jogo exclusivo de destaque além destes ai mostrados?
 

PC-Crew

Supra-sumo
Mensagens
2.138
Reações
854
Pontos
174
Olha, era uma máquina e tanto para época...pelo visto tinha hardware dos arcades da época!
 

Silius

Habitué da casa
Mensagens
550
Reações
92
Pontos
54
Caracas eu não sabia que o Sharp X68000 tinha tantos jogos legais eu só emulava mesmo o castlevania chronicles
que conheci na epoca porque tinha para psone valeu pela dica vou dar uma pesquisada aqui e pegar algumas roms para jogar:kjoinha
 

wisage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.294
Reações
230
Pontos
1.054
Que plataforma fantástica! Esse eu realmente não conhecia.
 

Video Game é lixo

Ser evoluído
Mensagens
312
Reações
63
Pontos
38
Eu tinha muito interesse em jogar os jogos desse pc ae até descobrir que tinha Castlevania chronicles para ps 1 . fora esse os outros são apenas medianos na minha opinião .
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
e só pra galera ter um pouco mais de noção do poder do bixo, nas cut-cenes ele mandava muito bem

aqui a intro do jogo Genocide 2 , pena que o jogo em sí não é grande coisa, mas as ceninhas são rox






e as caixas dos jogos eram rox tambem, quase sempre eram uma arte só.

Phalanx-01.jpg
First-Queen-II.jpg

Scorpius-01.jpg
UndeadLine-000.jpg


.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
MP do link de down do emulador (e se souberem, expliquem como configurar BEM a versão de um emulador do X68000 pro Xbox. Estou tentando rodar os jogos, mas inúmeros nem rodam, fora os outros que travam FEIO na abertura ou congelam o videogame)
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Mais um sistema que pretendo implementar em meu Hyperspin.
Denrock,teria como vc postar essa versão com suporte a filtro bilinear?
Peguei 2 versões do site oficial mas não essa função,inclusive uma delas nem deixa entrar no options
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Valeu Denny! Eu tenho uma versão pra Xbox, mas eu não consigo rodar praticamente nada nele (se eu rodei um jogo, foi muito...)
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Adoro emular esses sistemas que nem chegaram no Brasil,bendito seja a internet e os programadores.
 

darth vader x

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.330
Reações
1.542
Pontos
854
A última versão desse emulador não aceita rodar em Windows que não seja japonês (mor trairagem do autor ...) , encontrei essa solução pra rodar em um fórum :

Open xm6g.exe in your favorite hex editor. At offset 0xADEDA change 0x0F85 06010000 to 0x0F85 14000000. Enjoy.

This is not a bug, he did it on purpose. He is checking first the system locale then the user preferred locale. It works just fine, there is no error if you patch around the check as above.

Só que eu não sei mexer num editor hexadecimal e nem encontrei esses valores dentro do programa , alguém ai pode me dar uma luz ? Agradecido ...
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
x86k era over the top, muito bom mesmo!

Os ports da capcom pra ele idênticos ao do arcade,
e tinha outros títulos TOP pena que eu nunca tive a graça de experimentar... :kpanico


Outro PC que era muito foda também em potência e som era o FM tows da Fuji,
os gráficos era um nível acima de tudo que tinha na época...

fmtowns.jpg


compare-arcade.png

Arcade

compare-x68000.png

x68k

compare-fmtowns.png

FM Town

Outros jogos..
fmtowns-1.jpg
RX1-6.png

compare-marty.png
beast9.jpg
Pu-Li-Ru-La_%2528FMTowns%2529_19.png
581518-samurai-shodown-fm-towns-screenshot-a-battle-between-gen-an.png
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.225
Reações
28.311
Pontos
1.649
ótimo tópico!

Eu já conhecia faz tempo! Justamente por causa desse Castlevania!

Ai vi que tinha Street e Final Fight e mais alguns show de bola.

Tem também o Mutant Fighter da Data East que eu jogava no Arcade que no X68X ficou melhor ainda!
 

Ax Battler

Habitué da casa
Mensagens
449
Reações
115
Pontos
99
Também conheci esse sistema em emuladores há uns anos atrás por causa do Castlevania. E joguei muito nele a versão de Bonanza Bros que é excelente!! Fiquei impressinado também quando rodei nele o Final Fight que é quase Arcade Perfect.
 
Topo Fundo