O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conhecendo e emulando o Sharp X68000 (+ jogos top)

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
O monitor ? , Não obrigado , já tenho um desse ... :klol

Mas falando sério , tem quantas polegadas ? O meu é de 17 e tem um filete cromado nesta listra perto dos controles e parece que tem scanlines quando coloco 640 x 480 nos emuladores . O engraçado é que sempre vejo muita recomendações e referências desse monitor aqui no retrospace (então deve ser bom mesmo) , pra um aparelho de 2004/2005 o meu veio muito bem conservado ...
Por fim parabéns pela excelente aquisição do X68k ... :kjoinha


:klol Eu tenho um monitor desse tambem. Era o monitor do meu antigo PC. No meu PC atual uso um monitor Led widescreen pra trabalho, internet, jogos de PC, etc, mas guardei esse monitor antigo justamente pra usar nos emuladores. O meu deve ser idêntico ao seu, um LG Flatron preto 17' (com esse filete prateado tbm), ele é bom mesmo, é tubão mas a tela é 100% plana, não tem a mesma nitidez do meu monitor Led wide, mas pra jogos retro (que rodam no formato de tela 4:3) está ótimo.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Parabéns pelo tópico.
Tem usuário aí se desculpando por "desenterrar" o tópico...:eek: Galera, aqui é retrospace, é pra isso que serve e não tem data de validade.

Eu tentei usar alguns emuladores deste sistema, em especial para jogar os games da franquia Valis e o famoso Castlevania. Mas no Castlevania dava uns bugs em alguns sprites que ficavam invisíveis e acabavam com a graça. Parti então para o emulador de PSX, mas jogar numa tela pequena não me agradou, já que em tela cheia ficava feio demais.

Será que esse emulador na nova versão está realmente bom como dizem?
Em qual resolução estão jogando??
 

cait_sith

Bam-bam-bam
Mensagens
12.116
Reações
2.143
Pontos
444
Nao podemos esquecer do Cho Ren Sha 68k

Considero um dos melhores shmup ja feitos, e tem versao pra windows tb que o criador portou e vez ou outra jogo ele. Bem desafiador!

Raphi_Le_Sobre.20060116205745.1.jpg


Cho86_3.JPG
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Parabéns pelo tópico.
Tem usuário aí se desculpando por "desenterrar" o tópico...:eek: Galera, aqui é retrospace, é pra isso que serve e não tem data de validade.

Eu tentei usar alguns emuladores deste sistema, em especial para jogar os games da franquia Valis e o famoso Castlevania. Mas no Castlevania dava uns bugs em alguns sprites que ficavam invisíveis e acabavam com a graça. Parti então para o emulador de PSX, mas jogar numa tela pequena não me agradou, já que em tela cheia ficava feio demais.

Será que esse emulador na nova versão está realmente bom como dizem?
Em qual resolução estão jogando??


Vc fala do Chronicles? Roda normal aqui, tela cheia, usando o ePSXe 1.9.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Nunca tive muita vontade de colecionar computadores, tenho um MSX 2+, pq acho demais mesmo... Agora o X68K... esse aí vou ficar na vontade, assim como o Neo Geo AES... Qdo aparece pra vender, é absurdamente caro...
O cara que montou a placa de MSX2+ pra mim tem um x68k, que não vende nem sob ameaça de morte...
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Vc fala do Chronicles? Roda normal aqui, tela cheia, usando o ePSXe 1.9.

Sim, me refiro ao Castlevania Chronicles. Usei outro emulador, se não engano um tal de pSX. Achei melhor pois não utiliza plugins.
Não sabia que o ePSXe estava na versão 1.9. Melhora muita coisa em relação ao 1.7?
 


Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Sim, me refiro ao Castlevania Chronicles. Usei outro emulador, se não engano um tal de pSX. Achei melhor pois não utiliza plugins.
Não sabia que o ePSXe estava na versão 1.9. Melhora muita coisa em relação ao 1.7?


Até onde eu sei, melhora uma ou outra coisinha como compatibilidade e plugins novos.

Acho que a melhor mudança é aceitar aquelas isos do PS1 convertidas pra PSP. Só assim pra jogar Tomb Raider 1 e 2 no ePSXe sem bug nenhum.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Parabéns pelo tópico.
Tem usuário aí se desculpando por "desenterrar" o tópico...:eek: Galera, aqui é retrospace, é pra isso que serve e não tem data de validade.

Eu tentei usar alguns emuladores deste sistema, em especial para jogar os games da franquia Valis e o famoso Castlevania. Mas no Castlevania dava uns bugs em alguns sprites que ficavam invisíveis e acabavam com a graça.

cara, eu terminei o Castlevania no emu do sharp x68000 mesmo, perfeitamente sem bug nenhum. A maioria dos jogos que eu postei alias, eu terminei emulando perfeitamente.
 

JAG Clone

Veterano
Mensagens
506
Reações
1.048
Pontos
108
Muito bom o tópico, também já conhecia esse sistema graças ao YT e depois vasculhei mais a fundo na internet e é uma máquina foda, pena a Sharp não ter embrulhado o computador numa carcaça de videogame e comercializado como console neste lado do globo (a lá Amiga CD32), poderia ser um console de respeito.

Este é um dos casos de defendo a emulação, pois é praticamente impossível pra mim ter um computador desses, os zóio da cara agradece:kcaro
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Até onde eu sei, melhora uma ou outra coisinha como compatibilidade e plugins novos.

Acho que a melhor mudança é aceitar aquelas isos do PS1 convertidas pra PSP. Só assim pra jogar Tomb Raider 1 e 2 no ePSXe sem bug nenhum.

Jack, você poderia postar algum link com os plugins mais recentes do ePSXe. Não encontrei nada pela web, exceto os mesmos plugins que já tenho de 3 anos atrás.

Que plugin de vídeo e configurações você está usando. Pode postar pra gente, por favor?
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
cara, eu terminei o Castlevania no emu do sharp x68000 mesmo, perfeitamente sem bug nenhum. A maioria dos jogos que eu postei alias, eu terminei emulando perfeitamente.

Ontem eu me aventurei pelo emulador de Playstation mesmo. Desta vez usei o ePSXe e ele até que rodou legal.
Dúvida: Vocês utilizam algum monitor ou TV específicos para obterem uma imagem mais fiel??
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Jack, você poderia postar algum link com os plugins mais recentes do ePSXe. Não encontrei nada pela web, exceto os mesmos plugins que já tenho de 3 anos atrás.

Que plugin de vídeo e configurações você está usando. Pode postar pra gente, por favor?


Uso o EPSXE 1.9 tanto aqui no trabalho quanto em casa. Como não lembro como está configurado em casa, vou passar como deixei aqui no trampo, onde a máquina é mais singela.

Vídeo: Pete's DX6 D3D Driver 1.77
Setado em Default Settings/NICE.
Som: Eternal SPU Plugin 1.50
Cdrom: Mooby2 cd disk image driver 2.8
Esse plugin é necessário em alguns jogos onde a música não roda, ele simula um drive de cd que consegue ler os jogos com CDDA tracks (multi tracks), como Tomb Raider 1 e 2. No caso desses jogos, usando o EBOOT (.PBP), que são isos de PS1 convertidas pra rodar no PSP, eles passam a rodar normalmente carregando apenas a ISO (.PBP) do jogo (FILE>RUN ISO).
Bios: SCPH1001
Não me lembro se bios costuma dar problema, mas já tive alguns problemas com isos européias e essa bios nunca me deixou na mão (até mesmo para jogos japoneses).

Todos os plugins que eu citei você acha facilmente aqui > http://www.emulator-zone.com/doc.php/psx/psxplugins-tools.html


Bios eu acho que o fórum não permite a postagem, mas é facilmente encontrado pacotes com todas as bios de PS1 no Google.
 

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Uso o EPSXE 1.9 tanto aqui no trabalho quanto em casa. Como não lembro como está configurado em casa, vou passar como deixei aqui no trampo, onde a máquina é mais singela.

Vídeo: Pete's DX6 D3D Driver 1.77
Setado em Default Settings/NICE.
Som: Eternal SPU Plugin 1.50
Cdrom: Mooby2 cd disk image driver 2.8
Esse plugin é necessário em alguns jogos onde a música não roda, ele simula um drive de cd que consegue ler os jogos com CDDA tracks (multi tracks), como Tomb Raider 1 e 2. No caso desses jogos, usando o EBOOT (.PBP), que são isos de PS1 convertidas pra rodar no PSP, eles passam a rodar normalmente carregando apenas a ISO (.PBP) do jogo (FILE>RUN ISO).
Bios: SCPH1001
Não me lembro se bios costuma dar problema, mas já tive alguns problemas com isos européias e essa bios nunca me deixou na mão (até mesmo para jogos japoneses).

Todos os plugins que eu citei você acha facilmente aqui > http://www.emulator-zone.com/doc.php/psx/psxplugins-tools.html


Bios eu acho que o fórum não permite a postagem, mas é facilmente encontrado pacotes com todas as bios de PS1 no Google.

Valeu Jack! Quanto a BIOS eu já as possuo. Vou ver se consigo resultados melhores com estas informações. E quanto as demais opções de configuração, os filtros, os melhoramentos, você não costuma mexer neles?
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Valeu Jack! Quanto a BIOS eu já as possuo. Vou ver se consigo resultados melhores com estas informações. E quanto as demais opções de configuração, os filtros, os melhoramentos, você não costuma mexer neles?


Não. Apenas se algum jogo não funfa ou fica com falhas visuais (pixels pretos), aí eu dou uma fuçada. Meu PC não é lá grande coisa, então, não dá pra exigir muito hehehe!
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Up, revisando agora esse tópico, o pessoal do canal Game Sack fez um put* video sobre o Sharp X68000
mais de meia hora, nos primeiros 3 minutos sobre o hardware em sí, e depois todo resto só falando e mostrando os jogos, vale a pena ver (apesar deles deixarem vários jogos de fora, como os Fatal Fury 1, 2 e Special, etc...)





E aqui uma surpresa pra mim, um comparativo do jogo Cotton - Fantastic Night Dreams.... eu achava que a versão do x68000 era identica ao arcade (como outros ports dele são)... mas pra minha surpresa a versão do x68000 é MELHOR que a do arcade com gráficos MELHORES que o arcade :kwow, o audio tambem levemente melhor que o arcade. Fiz questão de baixar as duas pra comparar eu mesmo aqui, deletei a rom do arcade e fiquei com a do x68000. São justamente as 2 primerias versões do video abaixo , em 00:25 a do Arcade e aos 02:42 a do Sharp X68000:



.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Merecido tópico pra essa plataforma que costuma gerar surpresa entre os retrogamers. Entre os jogos que conheço, já citaram praticamente todos os que gostei mais (como Aquales e Mad Stalker, que recebeu diferentes versões pra Ps1 e Pc Negine), mas vou deixar aqui um vídeo da versão que foi lançada para ele de "River City Ramson", que por sinal, é "maior" que a original, com mais golpes, áreas e outros detalhes extra (dica: se preferir coloque no mudo, por que tem uns malas narrando o gameplay):



Porém, acho que cabe constar que pode ser trabalhoso -e as vezes frustrante- correr atrás de games e emular o X68000 (assim como acontece com outros computadores japoneses parecidos), pois é preciso se preparar para jogos que exigem algum "traquejo" pra rodar, garimpos intermináveis em páginas japonesas e a barreira que o idioma oferece em jogos onde é preciso compreende-lo. Mas pra quem tá acostumado com esse "meio", ou mesmo pra quem não está e tem curiosidade, pode valer a pena. Tem uns jogos de muito qualidade pra X68000 que, lamentavelmente, só foram lançados pra ele e cairam na obscuridade, então é uma "caça" que pode render surpresas.

Pergunta aos demais usuários que já emularam ele: tem alguma forma de obter emulação com filtro de scanlines pro X68000?
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Depois vou procurar algum torrent para pegar o emu e os jogos...
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Pergunta aos demais usuários que já emularam ele: tem alguma forma de obter emulação com filtro de scanlines pro X68000?

scanline nunca consegui botar, mas da pra por filtro bilinear pelo menos (alem de alterar resolução/proporção da tela, vsync, etc)


---------------------------------------------------


.... e de bonus, um port que ficou faltando no video do GameSack que postei acima, Garou Densetsu Special.
Não é emulador, é o jogo rodando no próprio computador x68k (só que o cara infelizmente ta usando monitor widescreen). Esse ficou um pouquinho mais lento que o arcade/neogeo, mas fora isso ta igual.


.
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Esse Undeadline é muito difícil, tá louco.
eu terminei ele no emulador, mas lembro que era bem dificil sim, foram várias tentativas até finalizar.

o lance é que tem 3 personagens, tem os pontos de evolução (como num rpg) tem uma hora na evolução do seu personagem que ele pode mudar de classe, tem armas que são mais poderosas numa classe do que na outra (certa armas são mais fortes com o guerrereiro, outras com o mago, etc), então tem uma série de coisas pra considerar e combinar que reduzem um pouco a dificuldade. Alem da ordem que voce vai escolher pra jogar as 8 fases.

... foda que já terminei faz anos e nem lembro mais que escolhas/combinações eu fiz pra terminar, quando der vou jogar de novo, deu até vontade só de lembrar, achei um put* jogão.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.736
Reações
79.807
Pontos
1.839
eu terminei ele no emulador, mas lembro que era bem dificil sim, foram várias tentativas até finalizar.

o lance é que tem 3 personagens, tem os pontos de evolução (como num rpg) tem uma hora na evolução do seu personagem que ele pode mudar de classe, tem armas que são mais poderosas numa classe do que na outra (certa armas são mais fortes com o guerrereiro, outras com o mago, etc), então tem uma série de coisas pra considerar e combinar que reduzem um pouco a dificuldade. Alem da ordem que voce vai escolher pra jogar as 8 fases.

... foda que já terminei faz anos e nem lembro mais que escolhas/combinações eu fiz pra terminar, quando der vou jogar de novo, deu até vontade só de lembrar, achei um put* jogão.

Eu achei ele bem legal. Me lembra um jogo de arcade da Taito que sou fã chamado Extermination. Jogue no MAME porque é du c***lho. E também o clássico Knightmare do MSX, que por sinal, teve um remake excelente feito por fã recentemente.
 

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Aproveitei esse tópico lindo para testar a versão Android desse emulador. Estava aqui testando Salamander e Rygar, não é um port perfeito, me pareceu na verdade emulação dos jogos, idênticos até nas telas que aparecem antes do jogo entrar. Comparei com o mame aqui e são exatamente os mesmos jogos. Procurei mas não encontrei informação a respeito, pois pelo que me lembro os emuladores apareceram um pouco depois no PC. Alguém confirma?
 

Carpanno

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
595
Reações
407
Pontos
514
Aproveitei esse tópico lindo para testar a versão Android desse emulador. Estava aqui testando Salamander e Rygar, não é um port perfeito, me pareceu na verdade emulação dos jogos, idênticos até nas telas que aparecem antes do jogo entrar. Comparei com o mame aqui e são exatamente os mesmos jogos. Procurei mas não encontrei informação a respeito, pois pelo que me lembro os emuladores apareceram um pouco depois no PC. Alguém confirma?

Baixei tb o emulador android dele para testar no OUYA, soh não tive tempo ainda de instalar e jogar
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Aproveitei esse tópico lindo para testar a versão Android desse emulador. Estava aqui testando Salamander e Rygar, não é um port perfeito, me pareceu na verdade emulação dos jogos, idênticos até nas telas que aparecem antes do jogo entrar. Comparei com o mame aqui e são exatamente os mesmos jogos. Procurei mas não encontrei informação a respeito, pois pelo que me lembro os emuladores apareceram um pouco depois no PC. Alguém confirma?
Dependendo do port de arcade, era exatamente assim mesmo, mas não é emulação, é port oficial mesmo. Pegavam exatamente o mesmo software (jogo) que rodava na placa de arcade e colocavam pra rodar no x68000, em alguns casos colocavam tela de options, em outros não, no caso do Rygar deixaram até o "insert coin" na tela, provavelmente não queriam ter trabalho nenhum pra modificar o jogo antes de portar, mas era assim que a produtora comercializava o jogo.

Mas isso varia de port pra port, no Final Fight pot exemplo tem options e tem músicas novas criadas só pra essa versão (trilha sonora ficou até melhor que a versão arcade na minha opinião). Aqui video de um brasileiro que tem um x68000, demostrando uns ports, deixei no ponto do FF.




Mas no geral continuo afirmando que pra emular arcade é melhor ir de MAME mesmo, emular o x68000 vale pelos jogos feitos pra ele próprio.
 
Ultima Edição:

junyroman

Supra-sumo
Mensagens
1.755
Reações
254
Pontos
174
As trilas sonoras de Super Street Fighter2 pra ele ficaram perfeitas, agora eu ri desse mugem que fizeram pra ele viu.. kkkkkk

 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
To com uma dúvida sobre o Aquales, se alguém aqui andou jogando ele, quem sabe possa me ajudar.

Quando inicio ele vai direto pra tela titulo, e cada vez que passo de fase, volta de novo pra tela titulo, onde eu posso em seguida acessar um menu para continuar na fase seguinte. O curioso é que, vendo uns longplays no youtube, percebi que o jogo tem uma intro e cutscenes entre as fases, que não aparecem quando eu jogo.

Alguém faz ideia do que pode ser?
 

napax

Bam-bam-bam
Mensagens
545
Reações
464
Pontos
263
Tem o emulador para o PSP?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

Barrigudinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
913
Reações
1.571
Pontos
583
Eu sonhava em ter um quando era moleque. Mas pra quem tinha dinheiro, o Amiga era mais negócio, tinha mais jogos.
 

alissongamer

Novato
Mensagens
27
Reações
10
Pontos
13
Agora saiu um core do emulador para o Retroarch e está funcionando muito bem, pois da pra por filtros e tem uma opção pra trocar o disquete que agiliza. Alguém já testou?
 
Topo Fundo