O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Construct 3 - Primeiros screenshots e mais infos.

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
EDIT 2: SCREENSHOTS E MAIS INFOS.

- The Next Penelope - talvez o game mais famoso da ferramenta - tem um projeto em torno de 400 MB e o C3 consegue gerenciar no navegador tranquilamente.
- A interface foi redesenhada do zero.
- Os devs pretendem adicionar um sistema de customização de temas usando CSS.
- Há um menu para logar na plataforma com a mesma conta do site. Não haverá necessidade de instalar nada para usar o C3.
- O primeiro screenshot - pelo menos - foi tirado num display 4K high-DPI, ícones em SVG e um estilo mais flat semelhante ao Material Design do Google.
- É possível editar as propriedades e fazer cálculos nos campos de valores, como 1920/2 ou sqrt(64).
- O C3 funciona offline. Basicamente, o app será totalmente baixado na primeira visita, tirando assim a dependência de uma conexão com a Internet nas próximas utilizações.
- O usuário poderá optar por salvar o projeto na nuvem ou offline.
- Os devs planejam fazer versões desktop para Windows, Mac e Linux.

c3-penelope.png


c3-osx-glokar.png


c3-ubuntu.png


c3-windows-events.png


c3-chromeos.png


c3-blog-footer.png


Notícia completa: https://www.scirra.com/blog/184/a-first-look-at-construct-3

EDIT: SAIU!


- O editor rodará em browsers;
- Save nas nuvens;
- Preview remoto;
- Suporte a web fonts integrado;
- Renderização WebGL integrada;
- A licença será feita por assinatura anual.

https://www.scirra.com/blog/183/announcing-construct-3

Announcing Construct 3
by Ashley | 1st, February 2017
At Scirra, we've always believed the future of software is on the web. Six years ago we bet on HTML5 for Construct 2. Back then it was a pretty crazy move. Some even thought it foolish. However we were vindicated: the web has rocketed far beyond everything we dared hope for — and it's still going strong.

As Arthur C. Clarke noted, the only way of discovering the limits of the possible is to venture a little way past them into the impossible. We aim to redefine what is possible with the web. So we built the Construct 3 editor itself for the browser.

Construct 3 works in Chrome on Windows, Mac, Linux, and Chrome OS. There's nothing to install — it's as simple as visiting a website. There are too many new features to list here, so we'll be posting regular updates over the next few weeks going in to more detail. However we've designed it web-first, with features like cloud save, remote preview, integrated WebFonts support, native-grade WebGL rendering, and much more. But don't worry - it'll still work fine when you go offline, even with an intermittent connection, and you can keep your projects offline too if you prefer. And as we promised, Construct 2 projects import with high fidelity. You won't have seen anything like this running in your browser before. And we're nearly ready to share what we've created.

Moving software to the web changes everything. Consequently we've had to make one change to the old way of doing things. As with the vast majority of web-based services, Construct 3 licenses will be based on a subscription rather than a one-off payment. We also know many existing Construct 2 users will be thinking about upgrading. Here's a summary of how pricing and upgrades will work.

  • A Construct 3 Personal subscription will be $99/year. This covers all export platforms.
  • Existing licensed Construct 2 users (including on Steam) will get 50% off their first year.
  • Anyone who buys Construct 2 from today until Construct 3's release will get their first year of Construct 3 for free. To make it a no-brainer, we're also putting Construct 2 on sale for $99. So there's no reason to wait!
  • If they choose, our existing Education users will be able to upgrade to Construct 3 for the remainder of their license period at no additional cost.
  • We will still have a basic free edition of Construct 3.
A public beta of Construct 3 will begin by April. At first our focus will be on testing, but we aim to make the full release by summer. We think you'll love it.

You can also follow an FAQ thread in our new Construct 3 forum.

Tomorrow we'll post the first screenshot of Construct 3 in action. On Friday we'll make the first of a series of major feature announcements. Regular updates will continue up until the launch of the public beta. So keep checking back regularly — there's a lot more to come yet!

c3logo-lightbg.svg
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Esse negócio de assinatura é um câncer.

Eu até tinha comprado a versão 2 anos atrás. Mas definitivamente com opções melhores e de graça, nem vale a pena dar uma conferida.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Migrei totalmente para o Godot, mas quero ficar de olho no C3.

Eles vão liberar mais infos - amanhã será o primeiro screenshot da ferramenta em ação - e quero ver o que trarão de features, ideias para UI etc.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Migrei totalmente para o Godot, mas quero ficar de olho no C3.

Eles vão liberar mais infos - amanhã será o primeiro screenshot da ferramenta em ação - e quero ver o que trarão de features, ideias para UI etc.

Quando eles suportarem C#, darei uma olhada novamente no Godot, que sei que é bem interessante, mas prefiro me atear apenas em linguagens que já conheço como C#, Java ou C++ ao invés de ver outras que são até mais simples.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Quando eles suportarem C#, darei uma olhada novamente no Godot, que sei que é bem interessante, mas prefiro me atear apenas em linguagens que já conheço como C#, Java ou C++ ao invés de ver outras que são até mais simples.

Acho que até o meio do ano, o Godot 3.0 estará disponível.

De qualquer forma, eu acho o GDScript muito bom e bem tranquilo. É muito parecido com Python.
 


Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Espero realmente que mudem o export para dispositivos mobile. Uma das coisas que menos gosto no C2 é depender do Intel XDK para exportar .apk.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Já começou o beta do Construct 3! Para usar o editor (editor.construct.net), o Google Chrome deve ser atualizado para a versão 57 em Ajuda > Sobre o Google Chrome.

Novo site: construct.net

Editor online: editor.construct.net
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Migrei totalmente para o Godot, mas quero ficar de olho no C3.

Eles vão liberar mais infos - amanhã será o primeiro screenshot da ferramenta em ação - e quero ver o que trarão de features, ideias para UI etc.
Cara por causa deste post fui conhecer a Godot, que engine legal e fácil de usar e bem poderosa...
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Cara por causa deste post fui conhecer a Godot, que engine legal e fácil de usar e bem poderosa...

Nossa, legal demais! \o/

Se possível, acompanhe o que estão preparando para a versão 3.0. Vai virar, tipo, um engine novo. Claro, mantendo e melhorando tudo que é bom e adicionando várias novas features.

Para acompanhar melhor, sugiro que entre para o grupo oficial no Face (godotengine) e siga o principal desenvolvedor do engine no Twitter, o Juan Linietsky (@reduzio).
 

Mr.Unknown

Ser evoluído
Mensagens
27
Reações
74
Pontos
23
Passando bem longe de assinatura de software.
Idem.

O Construct 3 me animou bastante à primeira vista. Até o fato de rodar no próprio browser soa como um ponto positivo pra mim, porque possibilitaram abrir um projeto em várias plataformas diferentes (poder dar uma olhadinha em um projeto no celular ou desenvolver independente do SO que esteja usando é algo muito positivo). Não cheguei a desenvolver nada "pra valer" no editor, mas passei um tempo explorando alguns exemplos pra ver como tudo se comportava. Tive uma experiência relativamente positiva fazendo isso.

O que realmente me deixou irritado foi esse modelo de negócio em forma de assinaturas. A licença Personal está custando R$320,49... por ano. Por esse valor, acaba valendo mais a pena optar pelo Construct 2 ou dar uma olhada em outras ferramentas pra comparar.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Idem.

O Construct 3 me animou bastante à primeira vista. Até o fato de rodar no próprio browser soa como um ponto positivo pra mim, porque possibilitaram abrir um projeto em várias plataformas diferentes (poder dar uma olhadinha em um projeto no celular ou desenvolver independente do SO que esteja usando é algo muito positivo). Não cheguei a desenvolver nada "pra valer" no editor, mas passei um tempo explorando alguns exemplos pra ver como tudo se comportava. Tive uma experiência relativamente positiva fazendo isso.

O que realmente me deixou irritado foi esse modelo de negócio em forma de assinaturas. A licença Personal está custando R$320,49... por ano. Por esse valor, acaba valendo mais a pena optar pelo Construct 2 ou dar uma olhada em outras ferramentas pra comparar.
Não dá pra entender o que esses caras têm na cabeça...
C3 = 320.49 anualmente
C2 = 334.99 uma só vez
C1 = 0.00
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Esse modelo de assinatura às vezes é bom, às vezes nem tanto.

Eu, por exemplo, pago uma assinatura mensal de R$ 71,00 da Adobe Creative Cloud. Vale a pena demais. Posso utilizar todos os programas, posso participar de betas e posso atualizar no minuto que estiver disponível.

Agora, o Toon Boom Harmony, por exemplo, que é um programa que eu sou doido para aprender, já fica fora do meu alcance. A assinatura mensal é de 52 dólares e a anual 624 dólares!

Alguns, como o Spine, que eu também sou doido para aprender, não tem assinatura, mas custa 299 dólares!!!

Estou considerando as versões premium/professional porque, para mim, ou tem tudo ou não vale a pena.

Então o ideal mesmo é favorecer, sempre que possível, os gratuitos/open source, desde que não devam nada para os concorrentes.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
É um grupo argentino que a desenvolve.
Sim, cara li sobre a história da engine etc, que um grupo argentino criou ela, e depois disponibilizou ele como open.

Nossa, legal demais! \o/

Se possível, acompanhe o que estão preparando para a versão 3.0. Vai virar, tipo, um engine novo. Claro, mantendo e melhorando tudo que é bom e adicionando várias novas features.

Para acompanhar melhor, sugiro que entre para o grupo oficial no Face (godotengine) e siga o principal desenvolvedor do engine no Twitter, o Juan Linietsky (@reduzio).
Então estão criando uma versão 3? que fera isso... realmente curti utilizar ela, ela é bem amigável.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Sim, cara li sobre a história da engine etc, que um grupo argentino criou ela, e depois disponibilizou ele como open.

Então estão criando uma versão 3? que fera isso... realmente curti utilizar ela, ela é bem amigável.

Estão sim. São vários desenvolvedores contribuindo pelo GitHub. Acredito que não vai se arrepender de investir nesse engine.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Estão sim. São vários desenvolvedores contribuindo pelo GitHub. Acredito que não vai se arrepender de investir nesse engine.
Cara vc que manja dela, tentei fazer ontem uma mapa de teste utilizando tileset, consegui criar ele etc, importei e criei o tile bonitinho, fiz o mapa usando o sistema de tile do godot (que achei animal de usar)
ai coloquei o meu personagem (player), criei uma scene só para ele, configurei para ele amndra em 8 direções etc... setei no constructor dele o set_process.

Só que ao colocar na minha cena do tile, posicionei ele a onde eu quero que eel fique no mapa só que ao estar o game o meu personagem é transportar portado para a posição 0 do meu mapa principal. não sei se consegui explicar, assim que chegar casa vou postar um video sobre oque ocorreu com ele e não consigo trazer ele para o mapa. não sei o que fiz de errado, se eu tirar o set_process ai ele fica onde eu quero, só que meu personagem não anda, afinal falei que el não vai ser processado.
 

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Estão sim. São vários desenvolvedores contribuindo pelo GitHub. Acredito que não vai se arrepender de investir nesse engine.

Estava mexendo um pouquinho no Construct 2 mas vou seguir o seu conselho e dar uma olhada.
Vale mais apena baixar pela Steam ou por outro lugar?
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Cara vc que manja dela, tentei fazer ontem uma mapa de teste utilizando tileset, consegui criar ele etc, importei e criei o tile bonitinho, fiz o mapa usando o sistema de tile do godot (que achei animal de usar)
ai coloquei o meu personagem (player), criei uma scene só para ele, configurei para ele amndra em 8 direções etc... setei no constructor dele o set_process.

Só que ao colocar na minha cena do tile, posicionei ele a onde eu quero que eel fique no mapa só que ao estar o game o meu personagem é transportar portado para a posição 0 do meu mapa principal. não sei se consegui explicar, assim que chegar casa vou postar um video sobre oque ocorreu com ele e não consigo trazer ele para o mapa. não sei o que fiz de errado, se eu tirar o set_process ai ele fica onde eu quero, só que meu personagem não anda, afinal falei que el não vai ser processado.

Tem como você mandar pelo menos um print do script e das cenas (especificamente das árvores)?
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Estava mexendo um pouquinho no Construct 2 mas vou seguir o seu conselho e dar uma olhada.
Vale mais apena baixar pela Steam ou por outro lugar?

O Construct 2 é muito bom. Dá para fazer games 2D mais simples tranquilamente. Porém, não sei se é uma boa ideia ficar com ele por muito tempo. Alguns motivos que me vêm à mente agora:
- Dependência de programas de terceiros (como o Intel XDK) para exportar para mobile;
- A ideia que a ferramenta tem de o developer/designer não precisar programar - que é errada, na minha opinião - é ruim porque, a longo prazo, é interessante que aprendamos não só um engine, mas uma nova linguagem;
- A licença comercial.

Suponho que os dois últimos pontos sirvam para o Construct 3 também.

Quanto ao Godot, eu baixo pelo site oficial mesmo. Como o engine é standalone, eu só copio para uma pasta padrão minha mesmo.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Tem como você mandar pelo menos um print do script e das cenas (especificamente das árvores)?
Segue um video do que esta acontecendo:


O código do meu player é este, tipo, se eu tirar o _setProcess, ai ele aparace a onde eu quiser, mais se eu ligar ele, e deixa o meu plyer sem na posição ZERO do mapa...
Código:
extends KinematicBody2D

var vel = 150

func _ready():
    set_process(true)
  
func _process(delta):
  
    movNPC(delta)


func movNPC(delta):
    var y = 0
    var x = 0
  
    if Input.is_action_pressed("cima"):
        y = -1
    elif Input.is_action_pressed("baixa"):
        y = 1
  
    if Input.is_action_pressed("esquerda"):
        x = -1
    elif Input.is_action_pressed("direita"):
        x = 1
  
    set_pos(Vector2(x,y) * vel * delta)
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
KKKKKK acabei de postar o vídeo e o código e já vi o problema agora kkkkk porra cara não tinha me tocado kkkkkk animal mesmo...

Estou setando a posição do meu vetor como zero, mesmo ele não tendo passado nada kkkkk tipo se não movimentou, não devo setar o vetor do personagem...
ai-que-burro-da-zero-pra-ele.jpg


Mais valeu pela ajuda adiantado kkkkk

Ajustei o código....
Código:
extends KinematicBody2D

var vel = 150

func _ready():
    set_process(true)
   
func _process(delta):
    movNPC(delta)


func movNPC(delta):
    var y = 0
    var x = 0
    var b = false 
   
    if Input.is_action_pressed("cima"):
        y = -1
    elif Input.is_action_pressed("baixa"):
        y = 1
    if Input.is_action_pressed("esquerda"):
        x = -1
    elif Input.is_action_pressed("direita"):
        x = 1
    if (x | 0) or ( y | 0 ):
        set_pos(get_pos() + Vector2(x,y) * vel * delta)
 
Ultima Edição:

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
KKKKKK acabei de postar o vídeo e o código e já vi o problema agora kkkkk porra cara não tinha me tocado kkkkkk animal mesmo...

Estou setando a posição do meu vetor como zero, mesmo ele não tendo passado nada kkkkk tipo se não movimentou, não devo setar o vetor do personagem...
ai-que-burro-da-zero-pra-ele.jpg


Mais valeu pela ajuda adiantado kkkkk

Ajustei o código....
Código:
extends KinematicBody2D

var vel = 150

func _ready():
    set_process(true)
  
func _process(delta):
    movNPC(delta)


func movNPC(delta):
    var y = 0
    var x = 0
    var b = false
  
    if Input.is_action_pressed("cima"):
        y = -1
    elif Input.is_action_pressed("baixa"):
        y = 1
    if Input.is_action_pressed("esquerda"):
        x = -1
    elif Input.is_action_pressed("direita"):
        x = 1
    if (x | 0) or ( y | 0 ):
        set_pos(get_pos() + Vector2(x,y) * vel * delta)

KKKKKKKKKKK

Nada. Normal. Quem nunca? Huahauahauhauahauahau

O GDquest e o Ivan Skodje têm ótimos tutoriais sobre movimento de personagens.

A propósito, tem alguns youtubers que são obrigatórios. Três que recomendo:

Angega Studios: https://www.youtube.com/channel/UChv-gaPlKNROf6iMDhxIpUA/playlists
Esse user tem uma série de tutoriais ensinando a fazer uma cópia do Flappy Bird que é simplesmente sensacional. Os tutoriais dele são muito bem organizados, tem simulações, além de que ele explica muito bem.

Ivan Skodje: https://www.youtube.com/channel/UCBHuFCVtZ9vVPkL2VxVHU8A/playlists
Prático, rápido. Direto ao ponto. Ele participa ativamente da comunidade e parece estar sempre bem informado sobre o cenário de desenvolvimento do engine.

GDquest: https://www.youtube.com/channel/UCxboW7x0jZqFdvMdCFKTMsQ/playlists
O GDquest já é bem conhecido pelos tutoriais sobre Krita. Recentemente ele recebeu suporte dos desenvolvedores oficias do Godot em uma campanha no Kickstarter que foi bem-sucedida e agora ele está fazendo tutoriais "nível premium" com o dinheiro arrecadado.

Tem outros, como o Gamesfromscratch, Andreas Esau (autor de um dos games flagship do engine), mas os três acima merecem uma atenção privilegiada.
 
Topo Fundo