O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conversões Difícies - Capítulo 2 - Street Fighter no Mega

mnormandes

Habitué da casa
Mensagens
247
Reações
278
Pontos
89
Falando em Super Street Fighter 2: The New Challengers, Prefiro a versão do Mega Driver a do SNES pelo fato de as musicas seguirem dois rounds seguidos sem parar igual nos Arcades, já na versão SNES a cada Round parava e isso me irritava :( , pois não me sentia jogando algo parecido com o Arcade, e claro que com a musica rolando direto. além de desfrutar a ação frenetica das lutas, você acompanhava as belas lutas ate o fim igual no Arcade. perfeito isso..

PS: Nem me incomodava com as vozes roucas no mega rsrrs
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Liguei hoje meu mega com o Super Street Fighter 2: The New Challengers e realmente não achei tão ruim as vozes desta vez, são inferiores ao Snes com certeza mas não tãooo ruim assim, os gráficos eu achei muito bom, e as musicas eu prefiro a do sf2c do mega drive tambem...
 

Agentman

Habitué da casa
Mensagens
213
Reações
174
Pontos
69
Excelente tópico, realmente!

Vivi intensamente essa época, inclusive eu fiquei ansioso pra caramba pra sair a versão do Meguinha do SFII CE. Ô setembro que não chegava!!
Um vizinho meu comprou o jogo mais 2 controles 6b na semana do lançamento via encomenda...pouco rico ele né? :klol
Lembro que fui na casa dele jogar um pouco e fiquei doido com aquilo.
Ele jogou tanto que cerca de um mês depois ele enjoou e me emprestou o cartucho + 1 controle 6b. Isso foi a glória pra mim, um moleque com 15 anos nas costas que mal tinha uns trocados pra jogar no fliperama, imagina importar o jogo original e os controles então!? :kfeliz

Com certeza depois desse super lançamento, os donos de SNES baixaram bem a bola, heheh...
 

virtuosemusic

Habitué da casa
Mensagens
249
Reações
109
Pontos
68
Excelente tópico, realmente!

Vivi intensamente essa época, inclusive eu fiquei ansioso pra caramba pra sair a versão do Meguinha do SFII CE. Ô setembro que não chegava!!
Um vizinho meu comprou o jogo mais 2 controles 6b na semana do lançamento via encomenda...pouco rico ele né? :klol
Lembro que fui na casa dele jogar um pouco e fiquei doido com aquilo.
Ele jogou tanto que cerca de um mês depois ele enjoou e me emprestou o cartucho + 1 controle 6b. Isso foi a glória pra mim, um moleque com 15 anos nas costas que mal tinha uns trocados pra jogar no fliperama, imagina importar o jogo original e os controles então!? :kfeliz

Com certeza depois desse super lançamento, os donos de SNES baixaram bem a bola, heheh...

Pow... que legal ver a historia de quem viveu realmente a época e aproveitou ao maximo.

Sobre o tópico, parabens ! Muito bom !!
 

NBT master

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.191
Reações
1.389
Pontos
944
Another AAA topic by Edinei Lopes hehehehehe.

Dá gosto ver os tópicos assim.

Sobre essa questão a CAPCOM fez algo bom pra SEGA. 99% dos detalhes do ARCADE estão na versão MD.

Se por um lado as musicas não ajudam tanto, a jogabilidade é extremamente maravilhosa no MD com seu 6-button.

Não tem nem o que comprar no quesito grafico fiel e jogabilidade fiel. MD se sobressai a distancias.

Isso que os efeitos de magias, ainda são melhores no MEGA,m pois da pra ver o choque dos hadoukens (a bola de energia se desfazendo e tudo), no SNES é um encontro pifio coitado, chega a dar pena.

Sem chance pro SNES.

Uma diferença interessante que achei na época:


O áudio, falando de timbragem, era mais parecido no Mega do que no SNES, comparando com Arcade.
 


DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Eu não conheci a versão de Mega na época, pois não tinha o console. Fui jogar muito tempo depois, em emulador, e de cara me decepcionei muito pela falta de cores e pelo som, principalmente. Mas com o tempo, jogando mais, descobri que a jogabilidade dele era realmente boa (sutilmente melhor que a do Snes) e passei a valorizar mais o jogo. Mas minhas versões de preferencia são as de arcade, então quando quero Street Fighter hoje em dia, jogo no mame, e eventualmente as versões de Snes por nostalgia.

Vale constar que existem umas versões hack dos Streets de Mega com som um pouquinho melhor ("sound enhace"). Não é nada assombroso, mas essas versões sugerem que a Capcom poderia ter caprichado um pouquinho mais quando produziu esses jogos para Mega.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tópico editado para recompor as imagens que estavam perdidas.:kjoinha
Eu não conheci a versão de Mega na época, pois não tinha o console. Fui jogar muito tempo depois, em emulador, e de cara me decepcionei muito pela falta de cores e pelo som, principalmente. Mas com o tempo, jogando mais, descobri que a jogabilidade dele era realmente boa (sutilmente melhor que a do Snes) e passei a valorizar mais o jogo. Mas minhas versões de preferencia são as de arcade, então quando quero Street Fighter hoje em dia, jogo no mame, e eventualmente as versões de Snes por nostalgia.

Vale constar que existem umas versões hack dos Streets de Mega com som um pouquinho melhor ("sound enhace"). Não é nada assombroso, mas essas versões sugerem que a Capcom poderia ter caprichado um pouquinho mais quando produziu esses jogos para Mega.
Sim. Cor melhor também.
http://www.romhacking.net/hacks/2090/
 

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Edinei, pode passar o link de suas outras postagens da série "Conversões difíceis"?
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854

cavallier

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.565
Reações
3.670
Pontos
984
Conversões Difíceis Capítulo 1 : Virtua Racing
Conversões Difíceis Capítulo 2 : Street Fighter II no Mega
Conversões Difíceis Capítulo 3 : TMNT2 - Arcade game no Nintendinho
Conversões Difíceis Capítulo 4 : Daytona USA no Saturn
Conversões Difíceis Capítulo 5 : Remake Castle of Illusion

Maravilha. O que você acha, Edinei, de criar um tópico sobre conversões difíceis e pedir ao pessoal que postassem suas colaborações? Tipo Conversões dificeis : "Arcade para 8 bits" , Conversões difíceis: " Arcade para 16 bits", ou 16 para 8 bits, e por ai vai. Você é muito respeitado na pasta, talvez o mais. Só de você criar tais tópicos, a galera colaboraria com prazer.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Maravilha. O que você acha, Edinei, de criar um tópico sobre conversões difíceis e pedir ao pessoal que postassem suas colaborações? Tipo Conversões dificeis : "Arcade para 8 bits" , Conversões difíceis: " Arcade para 16 bits", ou 16 para 8 bits, e por ai vai. Você é muito respeitado na pasta, talvez o mais. Só de você criar tais tópicos, a galera colaboraria com prazer.
Agradeço a deferência. :kjoinha Sou só mais um na pasta, que gosta do assunto retro, conferir velharias e bater um papo sobre esses grandes games que nos acompanham desde a infância. Talvez de maneira um pouco mais dura, em casos raros, mas sempre com opiniões sinceras e vontade de aprender coisas novas.

Boa ideia. Acho o assunto conversões difíceis muito interessante e vasto. Existem muitos casos excelentes a serem comentados: Street Alpha 2 do Snes, Tekken 3 do Play, Killer Instinct do Snes e N64, RE4 do Play2, etc, etc. Fique à vontade para criar os tópicos, seria uma forma destes assuntos renderem, sem aguardar um tópico específico que pode demorar ou nunca sair.

:kjoinha
 

Skynightfire

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.658
Reações
2.935
Pontos
524
Agradeço a deferência. :kjoinha Sou só mais um na pasta, que gosta do assunto retro, conferir velharias e bater um papo sobre esses grandes games que nos acompanham desde a infância. Talvez de maneira um pouco mais dura, em casos raros, mas sempre com opiniões sinceras e vontade de aprender coisas novas.

Boa ideia. Acho o assunto conversões difíceis muito interessante e vasto. Existem muitos casos excelentes a serem comentados: Street Alpha 2 do Snes, Tekken 3 do Play, Killer Instinct do Snes e N64, RE4 do Play2, etc, etc. Fique à vontade para criar os tópicos, seria uma forma destes assuntos renderem, sem aguardar um tópico específico que pode demorar ou nunca sair.

:kjoinha
Excelente tópico, que tópico é digo mais...que tópico.

Parabéns!!

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Vale constar que existem umas versões hack dos Streets de Mega com som um pouquinho melhor ("sound enhace"). Não é nada assombroso, mas essas versões sugerem que a Capcom poderia ter caprichado um pouquinho mais quando produziu esses jogos para Mega.
Dava pra ter caprichado muito mais, na verdade.
O som da placa CPS-1 (YM2151) é parecido com o do Mega (YM2612), então o Street de Mega Drive tinha quase a obrigação de soar mais fiel ao original de fliperama que as versões pra SNES.

Já está mais do que provado, pelo pessoal que compõe atualmente, que o som no Mega Drive poderia ter sido muito melhor.
Posto aqui não uma, mas três reinterpretações do tema da Cammy no YM2612 (o original lançado pela Capcom pode ser ouvido aqui):




E esse é o som quando tentam ser fiéis ao fliperama. Quando se permitem criar um arranjo novo, muitas vezes o resultado me parece melhor que o som do arcade:
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.222
Reações
28.309
Pontos
1.649
Dava pra ter caprichado muito mais, na verdade.
O som da placa CPS-1 (YM2151) é parecido com o do Mega (YM2612), então o Street de Mega Drive tinha quase a obrigação de soar mais fiel ao original de fliperama que as versões pra SNES.

Já está mais do que provado, pelo pessoal que compõe atualmente, que o som no Mega Drive poderia ter sido muito melhor.
Posto aqui não uma, mas três reinterpretações do tema da Cammy no YM2612 (o original lançado pela Capcom pode ser ouvido aqui):




E esse é o som quando tentam ser fiéis ao fliperama. Quando se permitem criar um arranjo novo, muitas vezes o resultado me parece melhor que o som do arcade:


Querer é uma coisa, poder é outra. Ainda mais naquela época onde cada mb a mais colocado em um cartucho significava um aumento considerável na produção do jogo.

No caso das músicas do Mega, Se fosse para ser fiel, era melhor continuar com as músicas da versão Beta do jogo. Elas eram mais próximas ainda da versão do arcade. É sabido que tiveram que dar uma capada nisso para poderem melhorar nos gráficos, pois a Capcom não queria que a versão do Mega viesse com as tenebrosas faixas preta no life dos personagens. E assim foi, muita coisa foi diminuida em prol de outras.

Em geral, a versão do SNES só melhor pela paleta de cores e as vozes cristalinas.

Agora, algo que me deixa abismado até hoje, é que o mesmo não acontece em Super Street Fighter. A versão do Mega é a pior disparada! Só não admite isso se for muito Seguista. Assim como tem gente hine que crava que as músicas no Mega são melhores! Mas não tem como comparar.

Tudo bem, a versão do Mega a música não para entre os rounds, mas vale lembrar que ela tinha 8mb a mais que a versão do SNES (SSF2 do SNES tinha 32mb e 40mb na versão do mega). Detalhes que o povo não conta
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Querer é uma coisa, poder é outra.
Desculpe, mas no momento em que o cartucho lançado soa daquele jeito (apesar do hardware de som do Mega e CPS-1 serem similares) essa colocação chega a ser redundante.

No caso das músicas do Mega, Se fosse para ser fiel, era melhor continuar com as músicas da versão Beta do jogo.
A análise da Rom beta levanta suspeitas que o jogo poderia ser um projeto da Sega (que já tinha portado outros 6 jogos de CPS-1 pra seus consoles), não da Capcom. Se a informação for verdadeira, são dois projetos completamente diferentes (outra equipe, outro escopo, outro orçamento e outro nível de conhecimento do hardware a ser usado) e não cabe compará-los ou mesmo achar que se aproveitaria pedaço de um em outro.

É sabido que tiveram que dar uma capada nisso para poderem melhorar nos gráficos, pois a Capcom não queria que a versão do Mega viesse com as tenebrosas faixas preta no life dos personagens. E assim foi, muita coisa foi diminuida em prol de outras.
Não é sabido nada. Não há confirmação de coisa nenhuma sobre o projeto beta.
Só existem palpites de quem fuçou o jogo (alguns feitos por gente de bastante credibilidade na cena, é verdade) e não faz sentido tomar suposições como fatos.
 
Ultima Edição:

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Belíssimo tópico!

Joguei muito as versões de Arcade, SNES e Mega Drive, a minha preferida é a conversão para o Mega Drive por motivos claros, foi um dos poucos jogos que eu tive, o resto era alugando, ganhei próximo do lançamento ao ponto de implorar para meus pais comprarem ele, joguei demais, era praticamente todo dia terminando com todos os lutadores, inclusive no último nível, tirava altos contras, passei alguns finais de semana nisso, então não tem como ser diferente, logo depois comecei a frequentar fliperamas com bastante assiduidade e daí em diante dificilmente preferirei alguma versão de console em relação ao fliperama, e esse jogo que abriu as porteiras dos fighting games em minha vida, por mais que eu já tivesse interesse no estilo.

Sobre Mega Drive outra coisa que foi citado e é o meu motivo de predileção em relação ao SNES é a velocidade do jogo, tem algumas conversões que o Mega Drive roda muito mais liso, nossa, quando eu joguei Samurai Shodown do SUper fiquei assustado com a lentidão, parece em câmera lenta, considerava injogável comparado a versão do Mega Drive, que eu adoro.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.222
Reações
28.309
Pontos
1.649
Desculpe, mas no momento em que o cartucho lançado soa daquele jeito (apesar do hardware de som do Mega e CPS-1 serem similares) essa colocação chega a ser redundante.


A análise da Rom beta levanta suspeitas que o jogo poderia ser um projeto da Sega (que já tinha portado outros 6 jogos de CPS-1 pra seus consoles), não da Capcom. Se a informação for verdadeira, são dois projetos completamente diferentes (outra equipe, outro escopo, outro orçamento e outro nível de conhecimento do hardware a ser usado) e não cabe compará-los ou mesmo achar que se aproveitaria pedaço de um em outro.


Não é sabido nada. Não há confirmação de coisa nenhuma sobre o projeto beta.
Só existem palpites de quem fuçou o jogo (alguns feitos por gente de bastante credibilidade na cena, é verdade) e não faz sentido tomar suposições como fatos.
Você foi grosseiro, ia responder a altura. Mas deixa pra lá.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Pra ser honesto, quando parei pra prestar atenção no som dos jogos originais da CPS 1 fiquei meio decepcionado. Jogos como Street Fighter II e Final Fight ajudaram a redefinir o padrão dos jogos na época, mas a se tratar do som, eles ainda eram meio "primitivos", com problemas de abafamento, distorções, etc... A posterior implementação do chip Q-Sound nas placas da Capcom fez toda diferença.
 
Ultima Edição:

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
Aproveitando o tópico aqui estão algumas músicas do Street Fighter Alpha 2 reinventadas com o timbre sonoro do Mega:






 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.296
Reações
2.499
Pontos
999
Eu tenho Street Fighter II e o Super Street Fighter para Mega Drive. Foi a melhor coisa que fizeram mesmo. Os controles eram suaves (o de 6 botões era perfeito) e o jogo rodava sem travar, fora que a diferença grafica para o Arcade nem incomodava.

Mortal Kombat a mesma coisa.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Um dos momentos mais marcantes da minha vida gamística foi justamente quando SF2 rodou no mega. A locadora aqui tinha como opção alugar também os controles de 6 botões junto com o cartucho.

Mas o marco veio porque nosso mega já estava meio encostado e eu e meu irmão praticamente só jogávamos no pc e fliperamas bem como foi o jogo que inaugurou a nossa primeira tv em cores hahah É galera, a vida não era fácil, tv em cores na nossa casa só apareceu aí, em 93 ou 94.

E foi justamente a jogabilidade do mega que me fisgou. Eu era muito bom em SF 2 no fliper e já tinha jogado a versão do SNES, que era ótima, claro, mas ficava aquele gostinho que não era igual jogar no fliper, o de mega saciava essa vontade. A diferença era bem sutil, mas plenamente perceptível por quem jogava em alto nível no flper.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Fico me perguntando... Será que conseguiriam portar o zero 2 pro mega?

Sent from mTalk
Olha, eu acho que é bem possível, já que a parte que realmente exige muito do console não é a CPU (lembrando que a CPU do Mega tem quase o dobro de clock do SNES), tanto que no port de SNES o cartucho não tem um poder de processamento adicional, o que ele adiciona e um chip e software especial para descomprimir todos os sprites do jogo, que tem de fazer tudo caber dentro ele também que achar e descompactar tudo a tempo sem ter que jogar uma tela de loading na cara do jogador, esse sistema e composto de um chip descompactador e RAM extra que é onde os sprites descompactados são jogados para serem usados. É só instalar um sistema similar num cartucho do Mega que eu digo que poderia rodar até melhor que o SNES.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.205
Reações
104.281
Pontos
1.299
Olha, eu acho que é bem possível, já que a parte que realmente exige muito do console não é a CPU (lembrando que a CPU do Mega tem quase o dobro de clock do SNES), tanto que no port de SNES o cartucho não tem um poder de processamento adicional, o que ele adiciona e um chip e software especial para descomprimir todos os sprites do jogo, que tem de fazer tudo caber dentro ele também que achar e descompactar tudo a tempo sem ter que jogar uma tela de loading na cara do jogador, esse sistema e composto de um chip descompactador e RAM extra que é onde os sprites descompactados são jogados para serem usados. É só instalar um sistema similar num cartucho do Mega que eu digo que poderia rodar até melhor que o SNES.

É possível que do ponto de vista da jogabilidade, seja uma versão um tanto mais acurada com o arcade, mas a paleta de cores sofreria bastante, tendo em vista que os cenários da série Alpha utilizam sombreamentos de cores muito suaves, logo seria necessário muita habilidade para converter com relativa fidelidade, cenários assim para a paleta do Mega.

sfz2-rose.gif


Nesse ponto a versão Super Nes mandou muito bem!
Street%20Fighter%20Zero%202-2.png
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
É possível que do ponto de vista da jogabilidade, seja uma versão um tanto mais acurada com o arcade, mas a paleta de cores sofreria bastante, tendo em vista que os cenários da série Alpha utilizam sombreamentos de cores muito suaves, logo seria necessário muita habilidade para converter com relativa fidelidade, cenários assim para a paleta do Mega.

sfz2-rose.gif


Nesse ponto a versão Super Nes mandou muito bem!
Street%20Fighter%20Zero%202-2.png
Fiz uma conversão bem porca (peguei os 2 planos dessa fase do SNES e coloquei 16 cores em cada um) pra ter uma noção aproximada de como poderia ficar no Mega Drive:
hW2Xo7l.png

Eu nem sei se o Mega tem tons de cores parecidos com esse - o teste é mais pra ver como o cenário fica com uma paleta muito reduzida.

Os cenários do fliperama têm 128 cores cada. Os do SNES têm aproximadamente metade (mas o número varia muito de cenário pra cenário) e os do Mega Drive provavelmente teriam 25% do número de cores dos originais de arcade.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.205
Reações
104.281
Pontos
1.299
Fiz uma conversão bem porca (peguei os 2 planos dessa fase do SNES e coloquei 16 cores em cada um) pra ter uma noção aproximada de como poderia ficar no Mega Drive:
hW2Xo7l.png

Eu nem sei se o Mega tem tons de cores parecidos com esse - o teste é mais pra ver como o cenário fica com uma paleta muito reduzida.

Os cenários do fliperama têm 128 cores cada. Os do SNES têm aproximadamente metade (mas o número varia muito de cenário pra cenário) e os do Mega Drive provavelmente teriam 25% do número de cores dos originais de arcade.

É bem por aí, só que utilizando uma master paleta de 9 bits, ou seja 512 cores, permitindo até 64 cores simultâneas na tela, bem como algumas limitações de subpaleta escrotas, que te travam mais ainda. Mas tem sempre aquele lance, vai muito do pixel artista, se o cara for bom mesmo, podem acontecer verdadeiros milagres.

Essas telas são lá do SEGA-16, e levam em conta as limitações que falei, ainda penso que dá pra melhorar muito, mas são um bom aperitivo.
0uzzLZw.gif


SEitkdB.gif


http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?32357-Mockup-screens-of-games-from-other-systems/page4
 
Ultima Edição:

The Great Devil B.M.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.073
Reações
514
Pontos
234
É bem por aí, só que utilizando uma master paleta de 9 bits, ou seja 512 cores, permitindo até 64 cores simultâneas na tela, bem como algumas limitações de subpaleta escrotas, que te travam mais ainda. Mas tem sempre aquele lance, vai muito do pixel artista, se o cara for bom mesmo, podem acontecer verdadeiros milagres.

Essas telas são lá do SEGA-16 e levam em conta as limitações que falei, ainda penso que dá pra melhorar muito, mas são um bom aperitivo.
0uzzLZw.gif


SEitkdB.gif


http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?32357-Mockup-screens-of-games-from-other-systems/page4
Olhando bem, se o resultado final fosse esse, nem seria ruim, para a época! Ainda tenho curiosidade se algum hacker conseguisse portar a versão de snes para mega. Com as ferramentas de hoje, provavelmente viria uma coisa boa!

Sent from mTalk
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
É bem por aí, só que utilizando uma master paleta de 9 bits, ou seja 512 cores, permitindo até 64 cores simultâneas na tela, bem como algumas limitações de subpaleta escrotas, que te travam mais ainda.
Sim, foi o que fiz (só não puxei os valores exatos da paleta do Mega).

Você pode usar 4 paletas de 16 cores (o que, na prática, acaba sendo bem diferente de ter acesso a 64 cores simultâneas).
Então o plano do fundo (com os barcos) usa uma paleta de 16 e o plano da frente (com o chão e as colunas) usa outra de 16.
16 cores pro jogador, 16 pro oponente e acabaram-se as 64 cores (nem estou levando em conta placar, barra de energia, etc.).

Como base foi usado o cenário em 2 planos do SNES:
5539.png
 

The Great Devil B.M.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.073
Reações
514
Pontos
234
É bem por aí, só que utilizando uma master paleta de 9 bits, ou seja 512 cores, permitindo até 64 cores simultâneas na tela, bem como algumas limitações de subpaleta escrotas, que te travam mais ainda. Mas tem sempre aquele lance, vai muito do pixel artista, se o cara for bom mesmo, podem acontecer verdadeiros milagres.

Essas telas são lá do SEGA-16 e levam em conta as limitações que falei, ainda penso que dá pra melhorar muito, mas são um bom aperitivo.
0uzzLZw.gif


SEitkdB.gif


http://www.sega-16.com/forum/showthread.php?32357-Mockup-screens-of-games-from-other-systems/page4
Olhando bem, se o resultado final fosse esse, nem seria ruim, para a época! Ainda tenho curiosidade se algum hacker conseguisse portar a versão de snes para mega. Com as ferramentas de hoje, provavelmente viria uma coisa boa!

Sent from mTalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Fiz uma conversão bem porca (peguei os 2 planos dessa fase do SNES e coloquei 16 cores em cada um) pra ter uma noção aproximada de como poderia ficar no Mega Drive:
hW2Xo7l.png

Eu nem sei se o Mega tem tons de cores parecidos com esse - o teste é mais pra ver como o cenário fica com uma paleta muito reduzida.

Os cenários do fliperama têm 128 cores cada. Os do SNES têm aproximadamente metade (mas o número varia muito de cenário pra cenário) e os do Mega Drive provavelmente teriam 25% do número de cores dos originais de arcade.
Show de bola.

Só pelo exercício de tentar trazer de volta detalhes da água, com as mesmas cores da paleta que "criou" para a imagem.
ojuyMmy.png
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Um dos melhores tópicos que já li até agora aqui na Outerspace... Aliás todos os capítulos da série. Adoro essas curiosidades.

Com relação ao jogo, não tinha a miníma ideia que o mesmo se baseou no port do SNES e não do Arcade. Sempre foi notório o problema do SNES e seu processamento lento perante o Mega. Assim como sempre foi fato o som do Mega perante seu rival.

Gostaria de saber como se sairia o jogo se tivesse sido portado diretamente da versão original. É bem provável que teria ficado melhor do que a versão do SNES, o que não é muita coisa. Já que eu imagino que a versão do SNES mesmo, poderia ter ficado melhor... Mas, como sempre, suposições.....

Mas que o tópico é fod@, isso é!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Conferindo screenshots de Mega, notei que os valores dos canais RGB oscilavam entre:
0, 32, 64, 96, 128, 160, 192, 224

eI7xUPh.png


Com 8 variações em cada canal, a conta de cores bate: 8x8x8 = 512

Bate com esta paleta também:
NUCNwry.png


Partindo deste princípio, arredondei os RGB das cores pra ficarem fixos nestes valores e tentar encontrar as cores do Mega.
Ficou assim:
V8tUtH9.png
 
Ultima Edição:
Topo Fundo