O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conversões Difícies - Capítulo 2 - Street Fighter no Mega

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Conferindo screenshots de Mega, notei que os valores dos canais RGB oscilavam entre:
0, 32, 64, 96, 128, 160, 192, 224

eI7xUPh.png


Com 8 variações em cada canal, a conta de cores bate: 8x8x8 = 512

Bate com esta paleta também:
NUCNwry.png


Partindo deste princípio, arredondei os RGB das cores pra ficarem fixos nestes valores e tentar encontrar as cores do Mega.
Ficou assim:
V8tUtH9.png
Não fazia ideia que as cores no Mega seguiam sempre esses múltiplos!
Tenho a impressão que já fiz uma imagem parecida com essa de baixo, mas vamos de novo (até porque essa deve ser mais precisa)...

Um Blanka otimizado pra resolução padrão do Mega Drive seria muito mais detalhado que o que vimos (reaproveitado da versão SNES). Comparem o Blanka do fliper (resolução horizontal de 384) com uma adaptação que fiz pra resolução + paleta do Mega (320) e com a versão do SNES (256):
6hdO2j0.png


A dúvida que tive foi: se o boneco no SNES é minúsculo assim, quem garante que esse Blanka que fiz pro Mega (muito mais alto e mais largo) não mataria o processamento do console? Então comparei o tamanho dele com os de Eternal Champions e tive uma surpresa:
izaNPIv.png


Os do Eternal são ainda mais cavalos - mais largos ou até mais altos!!
Claro que não dá pra afirmar com certeza, mas cada vez mais me parece que daria pra fazer uma versão muito melhor do que a lançada.
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.492
Pontos
1.299
Sim, foi o que fiz (só não puxei os valores exatos da paleta do Mega).

Você pode usar 4 paletas de 16 cores (o que, na prática, acaba sendo bem diferente de ter acesso a 64 cores simultâneas).
Então o plano do fundo (com os barcos) usa uma paleta de 16 e o plano da frente (com o chão e as colunas) usa outra de 16.
16 cores pro jogador, 16 pro oponente e acabaram-se as 64 cores (nem estou levando em conta placar, barra de energia, etc.).

Como base foi usado o cenário em 2 planos do SNES:
5539.png

Perfeito! Na verdade nem são 64 cores ao todo, cada subpaleta, com exceção da reservada para o plano B, tem que reservar uma cor transparente na subpaleta, então na prática você tinha disponível só 61 cores na tela. :khelp
 
Ultima Edição:

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
Não fazia ideia que as cores no Mega seguiam sempre esses múltiplos!
Tenho a impressão que já fiz uma imagem parecida com essa de baixo, mas vamos de novo (até porque essa deve ser mais precisa)...

Um Blanka otimizado pra resolução padrão do Mega Drive seria muito mais detalhado que o que vimos (reaproveitado da versão SNES). Comparem o Blanka do fliper (resolução horizontal de 384) com uma adaptação que fiz pra resolução + paleta do Mega (320) e com a versão do SNES (256):
6hdO2j0.png


A dúvida que tive foi: se o boneco no SNES é minúsculo assim, quem garante que esse Blanka que fiz pro Mega (muito mais alto e mais largo) não mataria o processamento do console? Então comparei o tamanho dele com os de Eternal Champions e tive uma surpresa:
izaNPIv.png


Os do Eternal são ainda mais cavalos - mais largos ou até mais altos!!
Claro que não dá pra afirmar com certeza, mas cada vez mais me parece que daria pra fazer uma versão muito melhor do que a lançada.
Isso só demonstra a preguiça da Capcom que reaproveitava os sprites do Snes e não levava em consideração a resolução que o Mega poderia alcançar. E só aproveitando, Eternal Champions é de longe o MELHOR jogo de luta originalmente feito pros 16 bits (que não era uma conversão de arcades), jogo muito injustiçado pois tem personagens grandes e muito bem animados pros padrões do Mega/Sega CD.

dc576968dd95864f9294de90df969705b10dd124_hq.gif

4.gif

Sério, pensa num jogo BONITO.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Perfeito! Na verdade nem são 64 cores ao todo, cada paleta, com exceção da reservada para o plano B, tem que reservar uma cor transparente na subpaleta, então na prática você tinha disponível só 61 cores na tela. :khelp
Tinha comentado no antigo tópico sobre as cores do Mega, é raro encontrar telas com mais de 50 cores.

ztfY36i.png

hWF8SxK.png

ZHKjh2P.png
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Isso só demonstra a preguiça da Capcom que reaproveitava os sprites do Snes e não levava em consideração a resolução que o Mega poderia alcançar. E só aproveitando, Eternal Champions é de longe o MELHOR jogo de luta originalmente feito pros 16 bits (que não era uma conversão de arcades), jogo muito injustiçado pois tem personagens grandes e muito bem animados pros padrões do Mega/Sega CD.

dc576968dd95864f9294de90df969705b10dd124_hq.gif

4.gif

Sério, pensa num jogo BONITO.
Seria incrível um Street Fighter com esse esforço gráfico. Poderia aliar o visual deslumbrante com uma boa jogabilidade, nunca consegui jogar Eternal Champions.

Esse game é entupido de dither, para trazer de volta seu esplendor visto nas CRTs, só com filtros poderosos do retroarch.

LJa3FVU.png

bAJdOIm.png
 
Ultima Edição:

Claud09

Habitué da casa
Mensagens
290
Reações
160
Pontos
78
Sobre essa teoria, e se o cartucho do everdrive e tive-se instalado alguns chips especial , e tipo o svp do virtual racer, e outro novo chip especifico e será que rodaria todos os três sf zeros-alphas, sf 3, os kofs, fatal furys real bolts, garou, virtual figthers, sf ex plus e outros games no megadrive sendo 2d e 3d, e será que no MD a conversão ficaria parecido e chega-se perto com as versões de ps1 , ou saturn ou fliperama. OBS; o cartucho everdrive com chip especial em que alguns jogos dos outros consoles talvez rodaria no proprio console e outros com mais bits do jogo só no 32x.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Sobre essa teoria, e se o cartucho do everdrive e tive-se instalado alguns chips especial , e tipo o svp do virtual racer, e outro novo chip especifico e será que rodaria todos os três sf zeros-alphas, sf 3, os kofs, fatal furys real bolts, garou, virtual figthers, sf ex plus e outros games no megadrive sendo 2d e 3d, e será que no MD a conversão ficaria parecido e chega-se perto com as versões de ps1 , ou saturn ou fliperama. OBS; o cartucho everdrive com chip especial em que alguns jogos dos outros consoles talvez rodaria no proprio console e outros com mais bits do jogo só no 32x.
Mega Drive chegar perto das versões PS1 nos Street Alpha? Creio que nunca.

Poderiam ser boas conversões, mas dentro de certos limites. Em alguns pontos, o desafio seria chegar perto do Snes.
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.492
Pontos
1.299
Não fazia ideia que as cores no Mega seguiam sempre esses múltiplos!
Tenho a impressão que já fiz uma imagem parecida com essa de baixo, mas vamos de novo (até porque essa deve ser mais precisa)...

Um Blanka otimizado pra resolução padrão do Mega Drive seria muito mais detalhado que o que vimos (reaproveitado da versão SNES). Comparem o Blanka do fliper (resolução horizontal de 384) com uma adaptação que fiz pra resolução + paleta do Mega (320) e com a versão do SNES (256):
6hdO2j0.png


A dúvida que tive foi: se o boneco no SNES é minúsculo assim, quem garante que esse Blanka que fiz pro Mega (muito mais alto e mais largo) não mataria o processamento do console? Então comparei o tamanho dele com os de Eternal Champions e tive uma surpresa:
izaNPIv.png


Os do Eternal são ainda mais cavalos - mais largos ou até mais altos!!
Claro que não dá pra afirmar com certeza, mas cada vez mais me parece que daria pra fazer uma versão muito melhor do que a lançada.

Mac personagens maiores fatalmente não exigiria uma capacidade de cartucho maior?

Minha teoria era é que a Capcom tava é querendo diminuir os custos de produção.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Mac personagens maiores fatalmente não exigiria uma capacidade de cartucho maior?

Minha teoria era é que a Capcom tava é querendo diminuir os custos de produção.
Sim, o jogo ficaria muito mais caro - tanto pra produzir o cartucho quanto pra contratar gente pra fazer os novos gráficos.

Edit: Fiz um Ryu (Zero/Alpha) no mesmo esquema do Blanka (Arcade, como poderia ser no Mega e como foi no SNES):
4bLwfZE.png


Também não é páreo para um Eternal Champion:
mYZCiaz.png
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
lembrando que a CPU do Mega tem quase o dobro de clock do SNES
Uma dúvida que paira minha mente, a cpu do snes tem menos clock certo, mas será que mesmo ela tendo menos clock ela não conseguiria processar mais dados por pulso de clock que a cpu do mega que é mais antiga ?
Estou perguntando isso, pois no pc ocorre muito isso, onde o clock nem sempre é determinante, as vezes processadores com clock mais baixos, chegam a se igualar, superar, ou chegar próximo ao desempenho da cpu com clock superior.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Uma dúvida que paira minha mente, a cpu do snes tem menos clock certo, mas será que mesmo ela tendo menos clock ela não conseguiria processar mais dados por pulso de clock que a cpu do mega que é mais antiga ?
Estou perguntando isso, pois no pc ocorre muito isso, onde o clock nem sempre é determinante, as vezes processadores com clock mais baixos, chegam a se igualar, superar, ou chegar próximo ao desempenho da cpu com clock superior.
Então, mas o Motorola 68000 não é um processador 8 bits com overclock, e sim um processador 16/32 bits underclocked no Mega, já que o clock comum dele era 10MHZ em outras maquinas como o System 16 (do qual o Mega foi baseado), Sharp X68000 e chegando a 12MHZ em maquinas 32-bits como a Capcom CPS2, o SNES so consegue processar mais sprites e cores por ter uma melhor cpu de vídeo
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.015
Reações
102.492
Pontos
1.299
Uma dúvida que paira minha mente, a cpu do snes tem menos clock certo, mas será que mesmo ela tendo menos clock ela não conseguiria processar mais dados por pulso de clock que a cpu do mega que é mais antiga ?
Estou perguntando isso, pois no pc ocorre muito isso, onde o clock nem sempre é determinante, as vezes processadores com clock mais baixos, chegam a se igualar, superar, ou chegar próximo ao desempenho da cpu com clock superior.

Sim, o processador do Super Nes precisa de menos ciclos pra aceder a CPU, só que a largura do barramento (BUS) que é por onde o fluxo de informações dos componentes trafega (ex.: cartucho x PPU x VRAM) permite passagem de somente 8 bits de informações, logo a leitura de dados do processador que era de 16 bits, comia cerca de 2 ciclos de dados, enquanto que no Mega todos os componentes (com exceção do cartucho) se comunicam a 16 bits de dados, isso permite ao 16 bits da SEGA ter uma velocidade de DMA (que é o processo que os componentes do hardware trocam informações entre si) 30% mais eficiente. Outro ponto que é crucial em favor do Mega é o set de instruções, a família Motorola foi originalmente projetada para ser usadas em estações high-end da época, eles tinham todo um set de instruções desenvolvidos em linguagem de alto nível bastante acessível, já o processador do Super Nes é derivado direto do Nes, com muito menos e mais simples instruções disponíveis.

Uma comparação a grosso modo, sobre a importância de um bom set de instruções, seria a realização de um cálculo de potenciação, numa calculadora comum pra calcularmos 10 elevado a décima potência, multiplicamos 10 x 10 e em seguida multiplicamos o resultado de cada cálculo por 10 até completarmos 9 multiplicações, se tivéssemos à mão uma calculadora científica chegaríamos a 10 bilhões no apertar de uma tecla.

Então no final o processador do Mega não era tão mais rápido assim, ele só tinha uma arquitetura mais eficiente. :kpisca
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Uma dúvida que paira minha mente, a cpu do snes tem menos clock certo, mas será que mesmo ela tendo menos clock ela não conseguiria processar mais dados por pulso de clock que a cpu do mega que é mais antiga ?
Estou perguntando isso, pois no pc ocorre muito isso, onde o clock nem sempre é determinante, as vezes processadores com clock mais baixos, chegam a se igualar, superar, ou chegar próximo ao desempenho da cpu com clock superior.
Então, mas o Motorola 68000 não é um processador 8 bits com overclock, e sim um processador 16/32 bits underclocked no Mega, já que o clock comum dele era 10MHZ em outras maquinas como o System 16 (do qual o Mega foi baseado), Sharp X68000 e chegando a 12MHZ em maquinas 32-bits como a Capcom CPS2, o SNES so consegue processar mais sprites e cores por ter uma melhor cpu de vídeo
Clock sozinho não diz nada, para comparar processadores com arquiteturas diferentes. Sem falar de gargalos que cada sistema pode conter. O próprio Sistema operacional também influencia no desempenho da máquina, que é a união do conjunto hardware + software.

Por exemplo, Saturn poderia gerar 500.000 polígonos por segundo, contra 360.000 do Playstation. No papel, uma coisa. Na realidade, Playstation mostrava gráficos 3D melhores. O teste mais justo seria avaliar várias tarefas específicas (jogo rodando).
Uma comparação a grosso modo, sobre a importância de um bom set de instruções, seria a realização de um cálculo de potenciação, numa calculadora comum pra calcularmos 10 elevado a décima potência, multiplicamos 10 x 10 e em seguida multiplicamos o resultado de cada cálculo por 10 até chegarmos completarmos 9 multiplicações, se tivéssemos à mão uma calculadora científica chegaríamos a 10 bilhões no apertar de uma tecla.

Então no final o processador do Mega não era tão mais rápido assim, ele só tinha uma arquitetura mais eficiente. :kpisca
Algo que creio que o processador do Mega se destacava era em polígonos. Snes era uma carroça neste tipo de gráfico (apesar de ter explorado melhor comercialmente, com a adição dos chips).


www.youtube.com/watch?v=r20tURR4eMs


www.youtube.com/watch?v=l8eaHk0IXps
 
Ultima Edição:

Gray-fox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.237
Reações
10.827
Pontos
1.034
Eu tinha mega drive na época e era rato de fliperama e posso dizer que em termos de jogabilidade tanto a versão do sf2 de snes quanto mega eram bem decentes, agora em gráficos e sons eram anos luz atrás do arcade, principalmente a versão do mega com aquele som horrível com agudos irritantes e graves inexistentes.
Mas era o que tinha na época né, as conversões de arcade pra console só foram ficar 100% perfeitas a partir do dreamcast, talvez até no saturno com cartucho de expansão.

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Isso só demonstra a preguiça da Capcom que reaproveitava os sprites do Snes e não levava em consideração a resolução que o Mega poderia alcançar. E só aproveitando, Eternal Champions é de longe o MELHOR jogo de luta originalmente feito pros 16 bits (que não era uma conversão de arcades), jogo muito injustiçado pois tem personagens grandes e muito bem animados pros padrões do Mega/Sega CD.

dc576968dd95864f9294de90df969705b10dd124_hq.gif

4.gif

Sério, pensa num jogo BONITO.
Gráficos bem feitos sim, mas a animação dos personagens acho muito ruim, faltam muitos quadros de animação e a jogabilidade é travada e estranha, sei lá, nunca gostei deste jogo...
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Ótima matéria, Edineilopes!

Prefiro a versão MD, apesar de minha visão ser parcial por que joguei muito pouco as versões SNES no console mesmo, pois quando tive SNES não tive SF, só joguei SF no SN de um primo meu. Mas acho as músicas bem melhores no MD, exageraram na suavização das músicas no SNES e ficaram com aspecto de abafado. Os gráficos são sem dúvida melhores no SN, mas não considero ruins no MD. As vozes roucas eu nem notei na época, pra mim eram vozes normais; até vir a internet e me fazer perceber esse detalhe. A jogabilidade com o joystick de três botões é ótima, mas não considero o joystick do SNES ruim pra SF, não acho que seja tão necessário ficar usando os três socos e os três chutes. Acho que o controle do SNES é bem pior para os MKs.

Sobre a conversão, o artigo Oral History do Polygon esclarece um pouco mais sobre por que saiu do jeito que saiu. A Capcom tinha uma relação próxima com a Nintendo, parece que os CEOs das empresas eram até amigos, e a Sega teve que convencer a Capcom a portar SF pro Mega. Houve uma versão feita fora da Capcom, mas quando foi apresentada à Capcom do Japão, eles não ficaram felizes com a qualidade atingida. O cara da Capcom americana queria que essa versão saísse logo, pra não ter que competir com Mortal Kombat. No fim, a Capcom decidiu fazer internamente mesmo e usar 24megs ao invés dos usuais 16. O jogo saiu na mesma época do marketing Mortal Monday do MK e acabou não vendendo tanto quanto podia.

Acho que, pelo que foi dito na matéria do Polygon, pode ser seguro afirmar que no fim o time que portou o SF2 do Arcade pro Mega acabou não tendo tempo pra reconverter os recursos.
 
Ultima Edição:

Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
Quanto ao Street Fighter Alpha 2 para Mega Drive, só não ganhou uma versão porque já existia o Sega Saturno. Teve pra Snes pois a Nintendo e a Capcom ainda tinham uma parceria firme que vinha desde a época dos 8bits, gostaria de saber como ficaria uma versão pro N64, pena que a Capcom meio que abandonou ele (acho que lançou só 3 jogos se não me engano, aquele do Mickey de puzzle, Resident Evil 2 e o Mega Man 64...
 

Antrus

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
49
Pontos
28
SF2 sempre achei lixo no Mega, mas Samurai e MK2 eram lindos
Mas eu me incomodava mais pelos sons do que pelos gráficos
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.285
Pontos
903
Sim, o processador do Super Nes precisa de menos ciclos pra aceder a CPU, só que a largura do barramento (BUS) que é por onde o fluxo de informações dos componentes trafega (ex.: cartucho x PPU x VRAM) permite passagem de somente 8 bits de informações, logo a leitura de dados do processador que era de 16 bits, comia cerca de 2 ciclos de dados, enquanto que no Mega todos os componentes (com exceção do cartucho) se comunicam a 16 bits de dados, isso permite ao 16 bits da SEGA ter uma velocidade de DMA (que é o processo que os componentes do hardware trocam informações entre si) 30% mais eficiente. Outro ponto que é crucial em favor do Mega é o set de instruções, a família Motorola foi originalmente projetada para ser usadas em estações high-end da época, eles tinham todo um set de instruções desenvolvidos em linguagem de alto nível bastante acessível, já o processador do Super Nes é derivado direto do Nes, com muito menos e mais simples instruções disponíveis.

Uma comparação a grosso modo, sobre a importância de um bom set de instruções, seria a realização de um cálculo de potenciação, numa calculadora comum pra calcularmos 10 elevado a décima potência, multiplicamos 10 x 10 e em seguida multiplicamos o resultado de cada cálculo por 10 até completarmos 9 multiplicações, se tivéssemos à mão uma calculadora científica chegaríamos a 10 bilhões no apertar de uma tecla.

Então no final o processador do Mega não era tão mais rápido assim, ele só tinha uma arquitetura mais eficiente. :kpisca

Bom post!
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Li tudo e não entendi qual foi a dificuldade. É ainda acho a versão do mega melhor.
Inclusive o mega era especializado em conversões de arcade.

Sempre achei que a diferença de datas Prata ter o street no mega foi embargo/acordo comercial onde a Nintendo conseguiu um exclusivo temporário.

A maior dificuldade para a sega foi ter que lançar um controle 6 botões, imprescindível para o Street. Mas sobre isso não fala nada o texto.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
Não foi uma decisão difícil pra Capcom o contrato de exclusividade de SF com a Nintendo, na época as duas empresas eram muito amigas e tinha uma ótima relação, outra que a Capcom olhava pro pad do Mega Drive e so via 3 botões, no SNES ja tinha os 6 botões requisitados pelo jogo.

Pelo menos acho que o 1 ano de contrato exclusivo com a Nintendo deu tempo pra Sega desenvolver o pad de 6 botões que era essencial para o jogo.
 

Agentman

Habitué da casa
Mensagens
213
Reações
174
Pontos
69
As más linguas dizem que SFII CE não saiu melhor no Mega pq a Nintendo não deixou. E eu acredito nisso, visto o histórico de práticas de negocios nefastas da Nintendo.

Enviado de meu Lenovo K33b36 usando Tapatalk
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Li tudo e não entendi qual foi a dificuldade. É ainda acho a versão do mega melhor.
Inclusive o mega era especializado em conversões de arcade.
Especializado em jogos mais antigos e modestos, alguns deles que saíram até no Master System. Street Fighter era outro nível. Como comentei no post, o Mega ainda precisava provar que era capaz.

A dificuldade é que um port meia boca não iria convencer, já que o concorrente ostentava uma belíssima versão, de cair o queixo. E trazer tal game para o Mega era um desafio, as comparações seriam inevitáveis com o Snes, que era uma máquina mais moderna, com mais cores, mais memória, mais camadas na tela e sons melhores.

O Street Fighter Alpha 2, no apagar das luzes da geração trouxe este gostinho de dúvida de volta. Será que o mega poderia ter uma boa versão daquele game?
A maior dificuldade para a sega foi ter que lançar um controle 6 botões, imprescindível para o Street. Mas sobre isso não fala nada o texto.
Já lançar o controle não acho que foi uma dificuldade, mas apenas uma necessidade, como quando a Sony adicionou analógicos no controle dela do Play. Um ajuste.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Mas era o que tinha na época né, as conversões de arcade pra console só foram ficar 100% perfeitas a partir do dreamcast, talvez até no saturno com cartucho de expansão.
Os Street Alpha do Saturn eram impressionantes. No Alpha podia habilitar algumas melhorias nas cores, mantinha o Q-Sound no áudio, e ainda podia jogar com músicas com qualidade de CD.
Quanto ao Street Fighter Alpha 2 para Mega Drive, só não ganhou uma versão porque já existia o Sega Saturno. Teve pra Snes pois a Nintendo e a Capcom ainda tinham uma parceria firme que vinha desde a época dos 8bits, gostaria de saber como ficaria uma versão pro N64, pena que a Capcom meio que abandonou ele (acho que lançou só 3 jogos se não me engano, aquele do Mickey de puzzle, Resident Evil 2 e o Mega Man 64...
A Nintendo ainda tinha o Snes como sua principal plataforma até meados de 96 e mexeu seus pauzinhos. Repare que o Alpha 2 do Snes não é publicado pela Capcom, mas pela Nintendo, que se esforçava para esticar a vida de seu 16 bits.
 
Ultima Edição:

celsowmbr

Habitué da casa
Mensagens
53
Reações
119
Pontos
53
Sim, o jogo ficaria muito mais caro - tanto pra produzir o cartucho quanto pra contratar gente pra fazer os novos gráficos.

Edit: Fiz um Ryu (Zero/Alpha) no mesmo esquema do Blanka (Arcade, como poderia ser no Mega e como foi no SNES):
4bLwfZE.png

Curiosamente já tivemos este Ryu em um bootleg de Mega Drive: Top Fighter 2000 (com direito a especial e tudo):

90650fa2-4f7a-489c-bedc-9f07102e3aa4
ZJLBxjT.gif


video:

Eu também acredito que sim, o mega drive poderia ter tido uma versão de Street Fighter Alpha (1 ou 2).
Eu fico na esperança de que os mesmos caras que portaram o Mega Man X3 pro Mega possam nos conceder o prazer de jogar SFA no mega um dia também.
 

The Great Devil B.M.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.073
Reações
514
Pontos
234
Curiosamente já tivemos este Ryu em um bootleg de Mega Drive: Top Fighter 2000 (com direito a especial e tudo):

90650fa2-4f7a-489c-bedc-9f07102e3aa4
ZJLBxjT.gif


video:

Eu também acredito que sim, o mega drive poderia ter tido uma versão de Street Fighter Alpha (1 ou 2).
Eu fico na esperança de que os mesmos caras que portaram o Mega Man X3 pro Mega possam nos conceder o prazer de jogar SFA no mega um dia também.

Tem link do Mega Man X3 do mega rodando? Fiquei curioso demais pra ver!
Update, achei aqui no Youtube! Bem bonito, mas achei o som meio chato. Já terminaram ele inteiro ou tá tipo beta ainda?Não achei essa informação.
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.219
Reações
3.980
Pontos
1.109
Tem link do Mega Man X3 do mega rodando? Fiquei curioso demais pra ver!
Update, achei aqui no Youtube! Bem bonito, mas achei o som meio chato. Já terminaram ele inteiro ou tá tipo beta ainda?Não achei essa informação.

Já joguei a rom do jogo porém o achei meio travado mas nos gráficos fica difícil de acreditar que se trate de um jogo não licenciado.
 

The Great Devil B.M.

Bam-bam-bam
Mensagens
3.073
Reações
514
Pontos
234
Já joguei a rom do jogo porém o achei meio travado mas nos gráficos fica difícil de acreditar que se trate de um jogo não licenciado.
Não baixei pra jogar aqui, mas tirando os flickerings, pirei para o trabalho dos caras! Eu ainda sonho em jogar um Street zero ou um top gear decente no Mega!

Sent from mTalk
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Especializado em jogos mais antigos e modestos, alguns deles que saíram até no Master System. Street Fighter era outro nível. Como comentei no post, o Mega ainda precisava provar que era capaz.
Isto não tem sentido nenhum. Em 93 o mega tinha jogos muito avançados e multiplataformas com versões superiores ao snes.
O street só saiu pro mega mais tarde devido a um acordo de exclusividade com a Nintendo e SIM devido a necessidade de um novo controle.

Sobre ports de arcade "modestos", grande bobagem, SF2 saiu até pra calculadora monocromatica.

Você insiste na tese que houve uma grande dificuldade pra fazer o street rodar no mega, mas isto não existiu. O jogo roda liso e só não é melhor por que reaproveitadas os sprites deformados de snes.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Isto não tem sentido nenhum. Em 93 o mega tinha jogos muito avançados e multiplataformas com versões superiores ao snes.
Mega brilhava nos exclusivos. Multi tinha vantagens e desvantagens e raramente poderia sustentar como "superior" alguma versão - pois fica mais no campo do gosto pessoal que algo técnico.

E de novo, no contexto da época, em 92 e primeiro semestre de 93 Street Fighter era "O" Jogo. Nem se tinha certeza de que o Mega rodava aquilo. Inclusive em 93 o Mega teve aquela versão patética do Mortal Kombat.
Sobre ports de arcade "modestos", grande bobagem, SF2 saiu até pra calculadora monocromatica.
Podia ter falado de um port de arcade "não modesto" que ele ostentava para sustentar a argumentação. Jogos mais avançados nem saíram para o Mega ou saíram bem fracos (Outrunners, Punisher). Nem falo de Tartarugas e Sunset Riders, porque aí ainda tinha questões comerciais da Konami.

Não era meramente receber o jogo, até Master System teve, mas que no Mega fosse tão bom como o do concorrente Snes.
Você insiste na tese que houve uma grande dificuldade pra fazer o street rodar no mega, mas isto não existiu. O jogo roda liso e só não é melhor por que reaproveitadas os sprites deformados de snes.
Liso sim. Se continuaria liso em outra resolução, ficamos no campo da especulação. Uma vantagem entre outras desvantagens. Não ficou "superior" ao Snes por causa disso, pois tem imagem e som piores. O próprio som foi uma grande dificuldade, com um canal só para áudio digital.
 
Ultima Edição:

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
Na época entre os "gamers" que na maioria eram adolescentes e crianças o fato era que tinha Street pra SNES e não tinha pra Mega o que gerava sim uma dúvida neles se a versão de Mega seria capaz de rodar o jogo, não digo nem rodar o jogo, mas rodar de maneira boa.

Acho inclusive que SF2 nem era o bicho para se rodar nos consoles de 16 bit tecnicamente, mas era muito inovador para a época e passava essa impressão.

Estou pensando como se fosse a época, temos que ter aquela cabeça em que não havia tanta informação e conhecimento como temos hoje, ainda mais pro pessoal ligado aos retrogames.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Na época entre os "gamers" que na maioria eram adolescentes e crianças o fato era que tinha Street pra SNES e não tinha pra Mega o que gerava sim uma dúvida neles se a versão de Mega seria capaz de rodar o jogo, não digo nem rodar o jogo, mas rodar de maneira boa.

Acho inclusive que SF2 nem era o bicho para se rodar nos consoles de 16 bit tecnicamente, mas era muito inovador para a época e passava essa impressão.

Estou pensando como se fosse a época, temos que ter aquela cabeça em que não havia tanta informação e conhecimento como temos hoje, ainda mais pro pessoal ligado aos retrogames.
Não só a cabeça da molecada, como também a cabeça dos desenvolvedores em 92.

No final da geração, creio que tanto Snes quanto Mega (cada um à sua maneira) foram além de Street Fighter, com jogos tecnicamente mais avançados que o jogo da Capcom. Então uma visão geral sobre as plataformas Street Fighter é bem viável.

Snes com Killer Instinct:

youtu.be/W1-4z6bDdh0?t=592

Mega com Virtua Fighter:

youtu.be/oulNdGCcYE8?t=190

Porém entre 92 e 93 o Street Fighter ainda era o padrão de qualidade a ser atingido e polido. O aclamado Street Fighter world warriors sofria graves problemas de lentidão no Snes e não tinha vozes simultâneas. O Champion do Mega precisou de uma cacetada de megabits e ainda assim chegou com o som "zuado" (as vozes).

Seria como numa visão geral considerar que o primeiro Port do Ridge Racer do Playstation, que deslumbrou o mundo, não tinha sido uma tarefa difícil para a equipe naquela época porque depois a plataforma mostrou muito mais.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.278
Pontos
1.514
Dava pra ter caprichado muito mais, na verdade.
O som da placa CPS-1 (YM2151) é parecido com o do Mega (YM2612), então o Street de Mega Drive tinha quase a obrigação de soar mais fiel ao original de fliperama que as versões pra SNES.

Já está mais do que provado, pelo pessoal que compõe atualmente, que o som no Mega Drive poderia ter sido muito melhor.
Posto aqui não uma, mas três reinterpretações do tema da Cammy no YM2612 (o original lançado pela Capcom pode ser ouvido aqui):




E esse é o som quando tentam ser fiéis ao fliperama. Quando se permitem criar um arranjo novo, muitas vezes o resultado me parece melhor que o som do arcade:



e jogando em emulador dá pra perceber que a Capcom não usou a proporção 4:3 nativa com a maior resolução que geralmente era padrão no Mega Drive em comparação ao Snes. A tela precisa ser esticada pra pegar 4:3 exatamente como acontece no Snes.

Konami também fez isso no jogo das tartarugas ninjas hehehhehehe
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
e jogando em emulador dá pra perceber que a Capcom não usou a proporção 4:3 nativa com a maior resolução que geralmente era padrão no Mega Drive em comparação ao Snes. A tela precisa ser esticada pra pegar 4:3 exatamente como acontece no Snes.

Konami também fez isso no jogo das tartarugas ninjas hehehhehehe
Quando o jogo saía pra SNES também, era muito comum reciclarem os gráficos no Mega (ao invés de fazerem uma versão otimizada pra 320). A lista (aparentemente completa) de todos os jogos de Mega que usam o modo 256 está aqui:
http://www.firebrandx.com/downloads/Genesis 256 Mode List.txt
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Quando o jogo saía pra SNES também, era muito comum reciclarem os gráficos no Mega (ao invés de fazerem uma versão otimizada pra 320). A lista (aparentemente completa) de todos os jogos de Mega que usam o modo 256 está aqui:
http://www.firebrandx.com/downloads/Genesis 256 Mode List.txt
Interessante no caso do Rei Leão que deixaram o game na resolução do Mega, mas não redesenharam para a proporção do Mega. Reaproveitaram as mesmas sprites do Snes. Resultado: Simba ficou menor, magrinho no Mega (inimigos e tudo mais, idem).
:kkk:kkk


esfDe82.gif


71gjQf0.png


bd070b669a67a6154477b7a809fac823--best-cartoon-characters-disney-characters.jpg
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.173
Reações
8.653
Pontos
969
Interessante no caso do Rei Leão que deixaram o game na resolução do Mega, mas não redesenharam para a proporção do Mega. Reaproveitaram as mesmas sprites do Snes. Resultado: Simba ficou menor, magrinho no Mega (inimigos e tudo mais, idem).
:kkk:kkk


esfDe82.gif


71gjQf0.png


bd070b669a67a6154477b7a809fac823--best-cartoon-characters-disney-characters.jpg
Fica a impressão que, nesse caso, fizeram a tosqueira ao contrário.
Analisando esses gráficos, me parece que no SNES está tudo exageradamente mais largo. O visual me parece muito mais correto e proporcional na versão 320. Acho que, ao invés de adaptarem o jogo pra resolução do SNES, deram um CTRL+V e ficou por isso mesmo.

A versão de PC parece seguir a proporção do Mega Drive, por exemplo:
507823-the-lion-king-windows-screenshot-reaching-checkpoint-large.png


E os model sheets do Simba não batem com o boneco largo que se vê no SNES:
73a61c374e6717e3370c9fa75755c5cb--disney-sketches-art-sketches.jpg
 
Topo Fundo