O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Designers GráficOS] Vale a pena começar nessa área aos 21 anos?

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.385
Pontos
503
E começando do zero.

Acho legal, apesar de não saber quase nada.
Vocês começaram com que idade?

Me falem um pouco sobre essa atividade, alguns pontos etc.

Agradeço a quem participar!
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.254
Reações
12.142
Pontos
1.119
Faço 23 esse ano e comecei agora a faculdade de Design Gráfico. Manjo quase nada e estou aprendendo tudo do zero.
Se realmente curte, vai aprender e pegar rápido. Nunca é tarde pra nada.
 

Bebeco

Bam-bam-bam
Mensagens
1.993
Reações
1.851
Pontos
224
Bicho. Não tem essa de idade. Vai na fé e mete bala!
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
Tu é novo, mete a cara.
Mas trabalhe muito. Atuo na área e conheço muito designer falido por aí.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.943
Reações
28.195
Pontos
1.359
Não tem essa de idade.
Mas eu não recomendo você entrar nessa área, fuja enquanto pode.
Minha dica, escolha algo que seja difícil e que seja de pouco acesso a todos.
Hoje em dia, com internet, a profissão e design gráfico ficou muito batida, virou profissão de sobrinho.
Fui design gráfico por 6 anos, pulei fora quando vi que a área estava indo ladeira a baixo.
Ainda gosto muito, mas não dá pra ter uma perspectiva de crescimento muito positiva nessa área, e tende a piorar.
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Atualmente faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( que ainda estou tentando gostar ) e caso termine o curso pretendo fazer design gráfico depois e trabalhar com desenvolvimento e design web, e também com mobile e design de interface, será que da futuro ?
 


bobb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
237
Pontos
804
Vai nessa. Já poderia ter começado.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.648
Pontos
1.124
Cara eu trabalho em grande agência, no ramo do digital, como designer de interface.

Se fosse realmente para recomendar nesse momento de crise eu não recomendaria ninguém nessa área especifico, e uma coisa foda também e que não foi regulamentada , então não tem base de tabelas de valores por cargo, a não ser por combinar, e pelo que o próprio portfólio do profissional demonstra que ele possa exercer certas funções, em perspectiva você mesmo tem que ter em mente valores para criar seu plano de carreira.

E uma área legal apartir do momento que você demonstra seu diferencial e cria repertório, uma coisa e que eu já ti adianto, e que nenhuma faculdade ensina, e entenda e aprender como agir profissionalmente enquanto designer, nessa área virar sobrinho/micreiro vai do modos operante de profissional a profissional, em termos de saber agir com cliente, saber vender seu serviço ... saber seu valor hora, valor de projetos em específicos, atribuir complexidade de projetos na hora de atribuir valores de orçamento, contrate um advogado ou tenha um de confiança para ti ajudar a fazer seu contrato de serviço.

Esse tipo de coisas muitas vezes já e um diferencial, na própria faculdade para ti recomendarei para um lugar bacana (agência ou studio de design), ou até serviços freelas mesmo.
 
Ultima Edição:

bobb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
237
Pontos
804
Cara eu trabalho em grande agência, no ramo do digital, como design de interface.

Se fosse realmente para recomendar nesse momento de crise eu não recomendaria ninguém nessa área especifico, e uma coisa foda também e que não foi regulamentada , então não tem base de tabelas de valores por cargo, a não ser por combinar, e pelo que o próprio portfólio do profissional demonstra que ele possa exercer certas funções, em perspectiva você mesmo tem que ter em mente valores para criar seu plano de carreira.

E uma área legal apartir do momento que você demonstra seu diferencial e cria repertório, uma coisa e que eu já ti adianto, e que nenhuma faculdade ensina, e entenda e aprender como agir profissionalmente enquanto designer, nessa área virar sobrinho/micreiro vai do modos operante de profissional a profissional, em termos de saber agir com cliente, saber vender seu serviço ... saber seu valor hora, valor de projetos em específicos, atribuir complexidade de projetos na hora de atribuir valores de orçamento, contrate um advogado ou tenha um de confiança para ti ajudar a fazer seu contrato de serviço.

Esse tipo de coisas muitas vezes já e um diferencial, na própria faculdade para ti recomendarei para um lugar bacana (agência ou studio de design), ou até serviços freelas mesmo.

Qual agência você trabalha?
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Eu comecei com 21 anos, mas no caso acabou sendo uma sequela da minha antiga faculdade de arquitetura, então minha adaptação foi mais amena. Tenho uma visão diferente de muitos aqui, hoje trabalho com marketing digital e vejo bastante mercado nessa área, explicando de forma rápida e superficial, quem não investe em propaganda nessa época de crise acaba sucumbindo a ela, pois o anonimato junto das barreiras econômicas só potencializa as chances de uma empresa falir.

No mais, se quiser sonhar alto, pode fazer uma faculdade de animação e tentar carreira no exterior, o mercado lá é muito aquecido.
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
3.420
Reações
2.109
Pontos
453
Cara eu trabalho em grande agência, no ramo do digital, como designer de interface.

Se fosse realmente para recomendar nesse momento de crise eu não recomendaria ninguém nessa área especifico, e uma coisa foda também e que não foi regulamentada , então não tem base de tabelas de valores por cargo, a não ser por combinar, e pelo que o próprio portfólio do profissional demonstra que ele possa exercer certas funções, em perspectiva você mesmo tem que ter em mente valores para criar seu plano de carreira.

E uma área legal apartir do momento que você demonstra seu diferencial e cria repertório, uma coisa e que eu já ti adianto, e que nenhuma faculdade ensina, e entenda e aprender como agir profissionalmente enquanto designer, nessa área virar sobrinho/micreiro vai do modos operante de profissional a profissional, em termos de saber agir com cliente, saber vender seu serviço ... saber seu valor hora, valor de projetos em específicos, atribuir complexidade de projetos na hora de atribuir valores de orçamento, contrate um advogado ou tenha um de confiança para ti ajudar a fazer seu contrato de serviço.

Esse tipo de coisas muitas vezes já e um diferencial, na própria faculdade para ti recomendarei para um lugar bacana (agência ou studio de design), ou até serviços freelas mesmo.

Você que é design de interface, qual os conhecimentos necessários ? Da pra encontrar emprego ? Ganha razoavelmente bem ? Eu fazendo ADS antes ajudaria em alguma coisa ? Desculpa as perguntas, mas como disse antes, seria um caminho que poderia seguir ...
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.385
Pontos
503
Não tem essa de idade.
Mas eu não recomendo você entrar nessa área, fuja enquanto pode.
Minha dica, escolha algo que seja difícil e que seja de pouco acesso a todos.
Hoje em dia, com internet, a profissão e design gráfico ficou muito batida, virou profissão de sobrinho.
Fui design gráfico por 6 anos, pulei fora quando vi que a área estava indo ladeira a baixo.
Ainda gosto muito, mas não dá pra ter uma perspectiva de crescimento muito positiva nessa área, e tende a piorar.
Foi pra qual área?
Tenho pensado nessa pois é algo que eu tenho certeza que gostaria, só não sei explicar direito o porque. :klol

Mas sim, vou avaliar outras opções também.

Cara eu trabalho em grande agência, no ramo do digital, como designer de interface.

Se fosse realmente para recomendar nesse momento de crise eu não recomendaria ninguém nessa área especifico, e uma coisa foda também e que não foi regulamentada , então não tem base de tabelas de valores por cargo, a não ser por combinar, e pelo que o próprio portfólio do profissional demonstra que ele possa exercer certas funções, em perspectiva você mesmo tem que ter em mente valores para criar seu plano de carreira.

E uma área legal apartir do momento que você demonstra seu diferencial e cria repertório, uma coisa e que eu já ti adianto, e que nenhuma faculdade ensina, e entenda e aprender como agir profissionalmente enquanto designer, nessa área virar sobrinho/micreiro vai do modos operante de profissional a profissional, em termos de saber agir com cliente, saber vender seu serviço ... saber seu valor hora, valor de projetos em específicos, atribuir complexidade de projetos na hora de atribuir valores de orçamento, contrate um advogado ou tenha um de confiança para ti ajudar a fazer seu contrato de serviço.

Esse tipo de coisas muitas vezes já e um diferencial, na própria faculdade para ti recomendarei para um lugar bacana (agência ou studio de design), ou até serviços freelas mesmo.
Bons pontos, agradeço por contribuir.
Pois é, vejo da mesma forma. Tenho a impressão de que se o cara é bom nessa área, ele faz seu nome.
E essa de fazer trabalhos de freelancer é uma coisa que eu enxergo com bons olhos.

Não vale a pena, desista e vire youtuber.
Vou criar um de menescraft e colocar meu sobrinho pra jogar.
Sucesso! :klol

Eu comecei com 21 anos, mas no caso acabou sendo uma sequela da minha antiga faculdade de arquitetura, então minha adaptação foi mais amena. Tenho uma visão diferente de muitos aqui, hoje trabalho com marketing digital e vejo bastante mercado nessa área, explicando de forma rápida e superficial, quem não investe em propaganda nessa época de crise acaba sucumbindo a ela, pois o anonimato junto das barreiras econômicas só potencializa as chances de uma empresa falir.

No mais, se quiser sonhar alto, pode fazer uma faculdade de animação e tentar carreira no exterior, o mercado lá é muito aquecido.
Cara, concordo 101% com sua frase sobre a publicidade. Tem muitos produtos/serviços por aí que são melhores que alguns líderes de mercado mas não tem a mesma divulgação. Aqui mesmo na minha cidade eu vejo isso de forma clara.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.385
Pontos
503
E outra coisa, levando em conta o cenário da minha cidade, será que eu poderia me sair bem por aqui? É uma cidade pequena, com 130.000 habitantes.
Fico pensando, aqui provavelmente não há muitos designers gráficos, e se há, não sei das qualidades deles. Dependendo do meu compromisso e dedicação eu poderia ter um destaque legal por aqui e fazer meu nome na cidade.. Seria muito bom.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.382
Reações
71.579
Pontos
1.763
O que importa é vc fazer o que gosta.

Idade é o de menos.
 

_RZero_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.129
Reações
24.234
Pontos
753
Não cara, aos 21 anos não vale a pena
Você está VELHO. Seu tempo JÁ FOI.
O navio zarpou e você FICOU PRA TRÁS.
O correto teria sido começar aos 11, 12 anos NO MÁXIMO.

put* m****, hein?
 

tyul

Bam-bam-bam
Mensagens
4.874
Reações
584
Pontos
264
Cara, sou diretor de arte jr. em uma agência, sou apaixonado no que faço, mas sou criado no photoshop desde os nove anos, claro que design envolve muito mais do que isso, mas veja tudo o que puder sobre a área antes, se quiser, podemos trocar uma ideia.
Aliás, o que te despertou interesse na área do dg?
 

Gabriel=D

Bam-bam-bam
Mensagens
1.639
Reações
1.050
Pontos
239
É uma delícia mas ao mesmo tempo é meio ingrata (em termos de conseguir serviços)
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
E outra coisa, levando em conta o cenário da minha cidade, será que eu poderia me sair bem por aqui? É uma cidade pequena, com 130.000 habitantes.
Fico pensando, aqui provavelmente não há muitos designers gráficos, e se há, não sei das qualidades deles. Dependendo do meu compromisso e dedicação eu poderia ter um destaque legal por aqui e fazer meu nome na cidade.. Seria muito bom.
Se você ta pensando em abrir uma agência para aproveitar um mercado que não existe na sua cidade tem que estar ciente de que terá sim bastante oportunidade de crescimento, mas pelo mesmo motivo de não existir um mercado publicitário na sua cidade terá que convencer muita gente de que eles precisam do seu serviço para evoluir.

Eu aqui no Rio me deparo com muita gente cabeça dura, e muitas vezes pessoas que já tem uma certa condição de investir em propaganda mas não fazem por ignorância, por achar que publicidade é apenas vaidade.

Ah, não sei o seu nível de aptidão mas antes de cair de cabeça e gastar em cursos caros, tenta fazer uns tutoriais de photoshop e desenho no youtube, leia bastante sobre a profissão e continue tirando dúvidas. Quanto mais informações coletar, menos chances de se perder no mercado.

Vou te passar 2 vídeos que recomendo a todos que querem conhecer o mundo do design. Foram esses 2 vídeos que mudaram a minha vida e talvez lhe seja útil:




 

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.628
Pontos
1.209
Tu é novo, mete a cara.
Mas trabalhe muito. Atuo na área e conheço muito designer falido por aí.

Hahahahah! Falou bem esse usuario! Gostei dessa resposta!

Cara, tenho 33 (quase 34 anos) fui estudar Design Gráfico aos 19. AMEI o curso/profissão por bons 10 anos, fui caxias, cheguei a fazer 7 disciplinas por semestre, tirava 8,5 a 10 em tudo quanto era matéria, LI TUDO que apareceu na minha frente, aperfeiçoei meu desenho...e...e...

Me vi ganhando 1500,00 reais. E trabalhando pros outros. Para gente de "nome" no mercado...até a hora que saquei uma série de coisas que não se sustentam no discurso e na prática da profissão.

Entenda: o CURSO me proporcionou os anos mais legais da minha vida pós-adolescente. Mas a PROFISSÃO não me garantiu um estilo de vida adulto. Parti para outras histórias, hoje curso ciências contábeis e de olhos em outros saltos de vida.

AH, e por favor: citar aqui no tópico profissional que trabalha pra familia do Paulo Maluf num vale, né?

Não tem essa de idade.
Mas eu não recomendo você entrar nessa área, fuja enquanto pode.
Minha dica, escolha algo que seja difícil e que seja de pouco acesso a todos.
Hoje em dia, com internet, a profissão e design gráfico ficou muito batida, virou profissão de sobrinho.
Fui design gráfico por 6 anos, pulei fora quando vi que a área estava indo ladeira a baixo.
Ainda gosto muito, mas não dá pra ter uma perspectiva de crescimento muito positiva nessa área, e tende a piorar.

Eu moro numa capital de estado. Que basicamente vive de verbas de exploração de petróleo. Já viu, né amiguinho? Dos 3-4 anos pra cá, com declínio de renda de muito cliente em potencial (prefeituras, o proprio estado) vi escritórios fechando, fusão de empresas, tive notícias de profissionais cuja empresa nao tinha como DEMITIR funcionário por nao ter como pagar as verbas rescisórias...

Eu me adaptei como pude, e fui trabalhar como funcionário público. De 30 caras da minha turma, só 3 mexem com Design ainda (uma é professora, 2 estão no mercado). Quem fez "sucesso" nessa área foi para São Paulo capital.

Dê uma boa pensada, reveja prioridades e habilidades. Pois algumas profissões permitem uma flexibilidade de conseguir emprego/cargo público que o Design não permite.

Qualquer coisa, me encie uma MP.
 

Cloud Loirin

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.109
Reações
19.648
Pontos
1.124
E outra coisa, levando em conta o cenário da minha cidade, será que eu poderia me sair bem por aqui? É uma cidade pequena, com 130.000 habitantes.
Fico pensando, aqui provavelmente não há muitos designers gráficos, e se há, não sei das qualidades deles. Dependendo do meu compromisso e dedicação eu poderia ter um destaque legal por aqui e fazer meu nome na cidade.. Seria muito bom.

Cara vai de estudo de cenário e planejamento para da certo, o problema em questão e que a crise em si pegou TODO MUNDO, e nisso também os pequenos empresários também, vai da labia profissional também argumentar o quanto beneficente pode ser para o negocio do indivíduo investir em um projeto de design seja ele qual for (projeto de identidade visual, marca, embalagem, web site, campanha de comunicação (flyer, folhetos etc), impressos revistas ou cartazes... o que for), mesmo que não tenha muito designer gráficos, isso muitas vezes se torne um problema, por que sem muitos profissionais não tem concorrência e se você também não for muito bom, não tenha certamente uma proposta de valor boa para entregar, sem concorrência se nivela de uma forma complicada, poucas referências , poucas competitividades, sei la cara... o trabalho sempre em forma acomodada sem fazer pensar em competitividade sempre faz você não trabalhar para sempre melhorar e isso pode se tornar um armadilha.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Eu comecei com 21 anos, mas no caso acabou sendo uma sequela da minha antiga faculdade de arquitetura, então minha adaptação foi mais amena. Tenho uma visão diferente de muitos aqui, hoje trabalho com marketing digital e vejo bastante mercado nessa área, explicando de forma rápida e superficial, quem não investe em propaganda nessa época de crise acaba sucumbindo a ela, pois o anonimato junto das barreiras econômicas só potencializa as chances de uma empresa falir.

No mais, se quiser sonhar alto, pode fazer uma faculdade de animação e tentar carreira no exterior, o mercado lá é muito aquecido.

Animação não tem nada a ver com design gráfico. Se o cara quer aprender animação que estude isso, é uma área bem específica e extremamente dificil de ser dominada. Galera gosta de pensar que se o cara desenha e é bom com imagens automaticamente ele vai ser bom animador e isso é uma falacia horrivel.

Eu fiz a burrada de cursar uma graduação em DG (pressao dos pais pra estudar numa federal) e sinto que, apesar de ter conhecido muita coisa e gente interessante, perdi tempo, pois sempre quis trabalhar com animação. Só la pelo final do curso de design que eu comecei realmente a por a mão na massa e tentar aprender a animar, por conta propria. Eu ja tinha uns 26 anos. Hoje estou com 31, fiz outros cursos especificos, ralei, estudei pra c***lho, bati na porta de estudios, consegui emprego e sou considerado um bom animador, mas ainda assim sinto que falta muito a aprender. Muito mesmo. Gostaria de ter estudado em uma boa escola de animação desde o começo (no brasil nem existia) e ganhado 4 anos de avanço na carreira. Na verdade, se eu tivesse feito cinema na faculdade ja ia ter sido muito melhor. Animação é mais proxima do cinema do que do design grafico.

Quanto a cursar design grafico hoje em dia:

Acho a área extremamente saturada, ou vc vira empreendedor e explora o trabalho de outros designers ou é bom se acostumar com salarios de no maximo 2500 reais. A falta de regulamentação também faz a área ser uma palhaçada, não tem concurso público voltado pra área que exija formação academica, não tem teto, não tem piso, não tem sindicato. É uma m****, um desamparo total.

Trabalhar em agências de publicidade como diretor/assistente/escravo de arte é extremamente frustrante, vc vai passar o tempo todo seguindo ordens de filhos da put* que não entendem nada de arte. Clientes, seu chefe e até pessoas do atendimento vão cagar em cima de tudo que vc aprende na faculdade e na vida. É uma engolição infinita de sapos. Nesse cenário vc é o lambari da cadeia alimentar, o babaca que fica virando noites porque alguém teve a ideia genial de mudar tudo de ultima hora.

A área de motion design pode pagar melhorzinho, mas tem concorrencia pra c***lho também. O cara tem que estudar muito e se virar em edição, 3d e 2d, além de ter que ficar constantemente estudando técnicas que viram modinha de tempos em tempos, pois os clientes pedem o que é tendencia. É um ctrl+c ctrl+v da porra.

E temos que aguentar a mula da Dilma falando que a profissão não será regulamentada porque a atividade não lida diretamente com vida/morte de pessoas. Contador exige diploma. Jornalista (agora novamente) exige diploma. Até dublador exige diploma. Porque diabos designer gráfico não pode?

Tenho uma visão muito pessimista porque sei o valor que o design tem numa sociedade industrializada e como ele tem potencial de melhorar a vida das pessoas e a comunicação delas com as marcas e serviços. É uma área linda na teoria e me dói ver que no brasil a hueragem toma conta e a profissão aqui virou ocupação de sobrinho que aprendeu a mexer ontem no "illuxtreto, fotoxópi e coréu"
 
Ultima Edição:

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Sou Designer Gráfico, moro e trabalho sozinho. Comecei por Hobbie e mesmo sendo formado em Publicidade eu resolvi trabalhar como designer. Amo o que faço, mas estou aos poucos mudando de área. Apesar de ter alguns clientes fixos e bons pagadores, não estou conseguindo alavancar meus ganhos.

Tenho o intuito de ganhar mais de 6 mil por mês, mas como designer é bem difícil se você não for Diretor de Criação em grande agência ou não for dono da sua. Conheço alguns poucos amigos que conseguem fazer uma boa grana com vendas de ilustrações, vetores e fotografias em bancos de imagens. Mas nenhum chegou a 4k.

Se você quer ganhar uma boa grana nesse ramo, seja o melhor. Se for por amor mesmo, então tudo bem.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.943
Reações
28.195
Pontos
1.359
Foi pra qual área?
Tenho pensado nessa pois é algo que eu tenho certeza que gostaria, só não sei explicar direito o porque. :klol

Mas sim, vou avaliar outras opções também.
Fui pra TI.
Sempre tive afinidade com design gráfico, quase fiz uma faculdade disso quando era mais novo, hoje tenho certeza que me arrependeria amargamente.
Mas também cada um é cada um, as vezes você se encaixe bem no mercado, as vezes sua cidade/região tenha mais oportunidades que a minha.
 
Ultima Edição:

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Animação não tem nada a ver com design gráfico. Se o cara quer aprender animação que estude isso, é uma área bem específica e extremamente dificil de ser dominada. Galera gosta de pensar que se o cara desenha e é bom com imagens automaticamente ele vai ser bom animador e isso é uma falacia horrivel.
Galera gosta de pensar que animação é só filme da Pixar, se um designer gráfico não é capaz de animar, me diz quem é que cria infográficos como este?



e UI de gadgets?



Tente não limitar o animador apenas à cenografia, uma pessoa que domina o timing faz tanto o filme que você assiste quanto as transições da UI/UX do seu celular.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Investe em designer em 3d focado para impressoras 3D.
Esse é o futuro.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Galera gosta de pensar que animação é só filme da Pixar, se um designer gráfico não é capaz de animar, me diz quem é que cria infográficos como este?



e UI de gadgets?



Tente não limitar o animador apenas à cenografia, uma pessoa que domina o timing faz tanto o filme que você assiste quanto as transições da UI/UX do seu celular.



Vou te apresentar uma profissão, o MOTION DESIGNER.

Isto que voce mostrou é um motion graphic pra lá de simples. Acredite, eu já trabalhei com as duas coisas.
Inclusive comentei sobre motion design no meu post, mas vc ignorou por completo, volta lá e lê o que eu escrevi.

É bem mais facil formar um motion designer que possa atuar no mercado rapidamente do que um animador. Em um mês olhando tutoriais e mexendo do after effects vc consegue fazer essas transições simples usando formas geometricas e esse design flat (que já ta batido pra c***lho, a proposito). O problema é que o sobrinho também faz isso.

Agora, entender como funcionam realmente os princípios de animação pra fazer as coisas se moverem com naturalidade, aí o buraco é mais embaixo.

Agora tá na moda no mundo do motion graphic animação de personagem com rig feito em after effects. E na minha opinião fica uma b*sta. Da pra ver claramente que a galera do motion graphic não faz idéia como animar um personagem. a maior parte das animações têm um timing lento, poses que não dizem nada e breakdowns ineficientes. Parece sempre que o personagem está embaixo d'agua. Não manjam porra nenhuma de acting. E nem acho que deveriam manjar, animação de personagem e atuação é coisa que um animador deveria fazer.

Não estou dizendo que motion graphic é pior que animação, se o cara estudar pra c***lho, dominar todas as técnicas e softwares ele vai ser um bom profissional, mas não devemos confundir as duas áreas. O cara que faz um desenho animado com animação de personagem e acting estilo pixar, gumball, gravity falls, rick & morty, turma da mônica, irmão do jorel, etc e tal não é o mesmo cara que faz esse vídeo que vc mostrou. Não da pra juntar tudo no mesmo balaio.

pra virar motion designer: ajuda fazer um curso de design grafico e complementa rcom um curso de motion graphics.

Pra virar um animador: curso de animação e procurar estúdios específicos da área. Esqueça design gráfico.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.743
Reações
13.775
Pontos
803
Pessoal fala que idade nao importa.

rsrsrs

Espere ate vir aquela oportunidade, se inscreve no estagio/trainee da empresa e o RH te corta logo pois querem um perfil mais jovem de formandos (seria na casa dos 22 ou 23 anos no maximo).

Mas se tiver um bom QI (que indica) pode ser ate cinquentao que consegue. Vale pra qualquer area isso.
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Vou te apresentar uma profissão, o MOTION DESIGNER.

Isto que voce mostrou é um motion graphic pra lá de simples. Acredite, eu já trabalhei com as duas coisas.
Inclusive comentei sobre motion design no meu post, mas vc ignorou por completo, volta lá e lê o que eu escrevi.

É bem mais facil formar um motion designer que possa atuar no mercado rapidamente do que um animador. Em um mês olhando tutoriais e mexendo do after effects vc consegue fazer essas transições simples usando formas geometricas e esse design flat (que já ta batido pra c***lho, a proposito). O problema é que o sobrinho também faz isso.

Agora, entender como funcionam realmente os princípios de animação pra fazer as coisas se moverem com naturalidade, aí o buraco é mais embaixo.

Agora tá na moda no mundo do motion graphic animação de personagem com rig feito em after effects. E na minha opinião fica uma b*sta. Da pra ver claramente que a galera do motion graphic não faz idéia como animar um personagem. a maior parte das animações têm um timing lento, poses que não dizem nada e breakdowns ineficientes. Parece sempre que o personagem está embaixo d'agua. Não manjam porra nenhuma de acting. E nem acho que deveriam manjar, animação de personagem e atuação é coisa que um animador deveria fazer.

Não estou dizendo que motion graphic é pior que animação, se o cara estudar pra c***lho, dominar todas as técnicas e softwares ele vai ser um bom profissional, mas não devemos confundir as duas áreas. O cara que faz um desenho animado com animação de personagem e acting estilo pixar, gumball, gravity falls, rick & morty, turma da mônica, irmão do jorel, etc e tal não é o mesmo cara que faz esse vídeo que vc mostrou. Não da pra juntar tudo no mesmo balaio.

pra virar motion designer: ajuda fazer um curso de design grafico e complementa rcom um curso de motion graphics.

Pra virar um animador: curso de animação e procurar estúdios específicos da área. Esqueça design gráfico.
Então, camarada, eu li tudo o que você falou e entendo o que separa um animador de um motion designer, o que achei errado é o fato de você não entender o que os une. Falar que animação e design gráfico não tem nada a ver eu achei no mínimo inconsequente da sua parte. Pelo menos aqui no Rio de Janeiro, a faculdade de Programação Visual da PUC e da UFRJ costumam formar alguns bons animadores e além disso, se HOJE uma pessoa resolve trabalhar com motion, não recomendaria um curso de design gráfico, certamente recomendaria cursos de animação. Mesmo que o colega aqui aprenda coisas que talvez sejam desnecessárias na área como rigging e modelagem, ele treinaria MUITO timing (lembra a parte em que falou que o buraco é mais embaixo?) e efeitos essenciais para a profissão.

Indiretamente, a meu ver, um motion designer é sim um animador e designer gráfico ao mesmo tempo.

De fato você não está errado, e acredito que eu também não esteja, mas atualmente parece que existe uma necessidade muito grande de criar vertentes dentro do design e esse é um dos motivos de não conseguirem regulamentar a profissão. Acho super válido separar projeto de produto de produção visual, mas qualquer curso de design gráfico hoje você aprende impressão e web e erradamente quando você se forma separam isso como se um site e um folder institucional não devessem conversar entre si na identidade visual da marca.
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Então, camarada, eu li tudo o que você falou e entendo o que separa um animador de um motion designer, o que achei errado é o fato de você não entender o que os une. Falar que animação e design gráfico não tem nada a ver eu achei no mínimo inconsequente da sua parte. Pelo menos aqui no Rio de Janeiro, a faculdade de Programação Visual da PUC e da UFRJ costumam formar alguns bons animadores e além disso, se HOJE uma pessoa resolve trabalhar com motion, não recomendaria um curso de design gráfico, certamente recomendaria cursos de animação. Mesmo que o colega aqui aprenda coisas que talvez sejam desnecessárias na área como rigging e modelagem, ele treinaria MUITO timing (lembra a parte em que falou que o buraco é mais embaixo?) e efeitos essenciais para a profissão.

Indiretamente, a meu ver, um motion designer é sim um animador e designer gráfico ao mesmo tempo.

De fato você não está errado, e acredito que eu também não esteja, mas atualmente parece que existe uma necessidade muito grande de criar vertentes dentro do design e esse é um dos motivos de não conseguirem regulamentar a profissão. Acho super válido separar projeto de produto de produção visual, mas qualquer curso de design gráfico hoje você aprende impressão e web e erradamente quando você se forma separam isso como se um site e um folder institucional não devessem conversar entre si na identidade visual da marca.

Não é inconsequente dissociar animação do design grafico. Eu quero que as pessoas não tenham que passar por essa confusão a que eu fui induzido. Meu curso de design na UFSC tinha materias optativas de animação e quadrinhos, mas eram muito rasas. Muito mesmo. O cara acha que vai cursar um design grafico e vai sair de la sabendo desenhar e animar e quebra a cara. Perde tempo pra c***lho. Pra formar um animador o curso de design não serve, vale muito mais fazer um curso especifico ou cinema ou artes.

O motion design se sustenta mais em estética do que em movimento, a profundidade necessária em conhecimentos de principios de animação é muito menor, mas em identidade visual e equilibrio gestaltiano de formas e cores muito maior.
Talvez nisso um curso de design ajude mais.

O segundo cobrado por um motion designer é menor que o segundo cobrado por um animador. Um motion designer faz muito mais segundo por dia, a complexidade é menor. Muitas vezes motion designer e animador trabalham lado a lado em um projeto e isso não é ruim. Segmentar não é ruim. Segmentar leva à especialização e especialização leva á valorização da profissão.

O que me preocupa na área do motion design é que o profissional corre o risco de não ser bom nem em estética e nem em estudo do movimento. Esse limbo pode fazer com que o cara vire aqueles profissionais mediocres que passam o dia em foruns perguntando que plugin foi usado pra fazer os filmes, sem ver que a ferramenta não é o essencial, os conceitos são. Plugin qualquer sobrinho vai la e pirateia e usa.

Dos meus colegas que continuaram na área do design, acho que não tem nenhum que foi ser designer grafico generalista, tenho minhas dúvidas se essa profissão realmente existe. Todos acabam seguindo um caminho específico. Caminho que muitas vezes o curso de design nem ajudou muito a trilhar. É muito difícil achar uma cara que faz produção gráfica (impressos) e web ao mesmo tempo. E se faz faz tudo meio tosco.

Acho que para o amigo aí que criou o tópico vale se perguntar: Que área do design grafico me atrai?

Tem que identificar a vertente o quanto antes e, se for cursar design gráfico, começar a se especializar na área de interesse com cursos paralelos e muito estudo por conta desde cedo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.854
Reações
31.785
Pontos
1.344
21 anos tu ainda ta novo o suficiente pra fazer o que quiser da vida.
Bah se vc tiver recursos até com 30-50 anos vc pode mudar completamente a profissão.

Muitas vezes sua carga passada em outras áreas pode ser vista como vantagem.

È geralmente o fator monetário e a impossibilidade de se sustentar durante a transição que vai limitar sua capacidade de mudar ou não de profissão.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Atualmente faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas ( que ainda estou tentando gostar ) e caso termine o curso pretendo fazer design gráfico depois e trabalhar com desenvolvimento e design web, e também com mobile e design de interface, será que da futuro ?
Tenho um camarada q fez praticamente oq vc está planejando.
Ele se formou em jogos e fez pós em design gráfico.
Hj trabalha na gráfica de uma faculdade fazendo apostilas.
Segundo ele, ganha bem e só trabalha três dias pro semana.
Hj ta tentando arranjar uns bicos de programador pra complementar a renda.


Abçs.
 
Topo Fundo