DAS 4 CLÁSSICAS
FIAT - Não sabem fazer carro. Até conseguem enganar bem no "feijão com arroz" (uno Mille, por exemplo), carros simples pro dia-a-dia. Mas pra qualquer coisa mais complexa, não presta. Suspensão fraca e nem vou começar a falar de câmbio. A marca simplesmente não sabe fazer câmbio automático.
CHEVROLET - Carros beberrões. Maioria de qualidade questionável embora tenha alguns veículos bons. Mas o alto consumo é quase uma constante na maior parte de seus veículos.
VOLKSWAGEN - Câmbio automatizado fraco, mas as versões manuais dos seus carros costumam atender bem as necessidades diárias de quem só precisa de transporte e mais nada. Já na linhagem global, a marca é EXCELENTE. O câmbio DSG é um dos melhores câmbios do mundo! Jetta Tsi, Golf, Passat...são máquinas dignas de deixar alguns veículos de marcas premium no chinelo.
FORD - Possuem excelentes carros bem completos. Na minha opinião a segunda melhor marca dentre as 4 citadas até aqui, só perdendo pra Volks. Deixa um pé atrás em relação a durabilidade a longo prazo de algumas peças. Câmbio Powershift e alguns motores da marca possuem fama de pouca resistência e durabilidade.
DOS JAPONESES
TOYOTA/HONDA - Destacam-se pela manutenção barata e confiabilidade. Justificam a fama, porém cobram caro por isso na venda, disponibilizando carros pelados por preços fora da realidade em relação a concorrência. Via de regra a Toyota é mais focada no conforto, Honda mais ligada a esportividade.
NISSAN - Uma ótima marca, capaz de fazer algumas das maiores lendas do mercado automobilístico (GTR, estou pensando em você!). Pioneira no câmbio CVT - particularmente meu câmbio favorito (já tive CVT e DSG, ambos excelentes, um mais focado em conforto outro em esportividade). As peças são mais caras em relação aos Toyotas e Hondas da vida, mas nada absurdo. Confiabilidade equivalente, na minha opinião.
SUZUKI - Geralmente faz carros de mecânica simples, especialmente 4x4. Porém muito bem feitos. Uma excelente marca pra quem não quer dor de cabeça.
MITSUBISHI - O pior dos japoneses. Muitos carros com problemas crônicos, como a "falecida" TR4 e as Pajero Sport e L200. É uma marca inconstante, na minha - reforço - opinião particular. Ainda assim é um japonês e tem boa qualidade de modo geral.
DOS FRANCESES
CITROEN/PEUGEOT - Carros completos, chamativos, com interior lindo, cheio de mimos! Mas frágeis e sem durabilidade. Embora sejam marcas irmãs, a Citroen parece ser um pouco pior.
RENAULT - Sofre do mesmo problema de qualquer francês, porém parece estar um degrau acima, apresentando alguns bons modelos (especialmente os que compartilham peça com a Nissan, como o Fluence que possui motor e câmbio CVT japonês).
OS COREANOS
HYUNDAI/KIA - Também são marcas irmãs, compartilham a mesma plataforma em diversos veículos (Sportage/ix35), Sonata/Optima e assim por diante). Assim como todas as marcas irmãs, sempre tem aquela que destaca-se mais, e neste caso eu diria ser a Hyundai. Seus carros costumam ser melhores avaliados pelos donos e há a impressão de que investem mais no mercado nacional, tabelando revisões, oferecendo modelos de entrada, etc.
De modo geral, considero os coreanos com uma qualidade de construção próxima dos japoneses (ao menos nos seus melhores veículos, como o i30 ou o Azera) mas oferecendo mais itens de série. Sem duvidas compraria um carro da marca.
MARCAS PREMIUM
LAND ROVER - Status, muitos mimos e...só. São carros bonitos, muito confortáveis, mas com diversos problemas crônicos em basicamente todos os seus modelos. Entendam...a lataria é excelente e tem muita coisa legal. Mas soltar forro de teto? É crônico. Queimar o motor da fechadura da porta? Crônico. Resfriador de óleo do motor? Crônico.
VOLVO - Era uma marca que eu achava impecável. Mas depois que descobri que compartilha inúmeras peças com a Land Rover, comecei a questionar o quão perfeita realmente a marca é. A impressão que tenho hoje é a de tratar-se de uma Land Rover melhorada.
BMW - Também possui muitos problemas crônicos em muitos modelos. E isso para uma marca premium, considero inaceitável. Afinal, na hora de cobrar pelas peças, cobram como se fosse coisa de extrema qualidade, mas dura menos que a peça equivalente de um Toyota, por exemplo.
AUDI - A Volkswagen global, mas com grife. Se você quer um veículo com qualidade equivalente mas não liga pra status, escolha um Volks. Caso queira status e não se importe em pagar (muito) por isso, escolha um Audi.
MERCEDES - A marca premium que mais parece, ao meu ver, justificar a sua compra. Difícil achar relatos de problemas crônicos ou de donos insatisfeitos. Na oficina de importados onde reviso meu carro, é a única marca que NUNCA vi lá.
Ps.: Espero que ninguém leve pro lado pessoal ou sinta-se ofendido. Trata-se apenas da minha experiência pessoal, baseado nos modelos que já tive e nas pesquisas diárias que faço pela internet, como um entusiasta automobilístico e curioso.