O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Discussão] - A mentalidade de manada dos gamers.

Dídimo676

Supra-sumo
Mensagens
420
Reações
1.355
Pontos
168
B0lTf1qIEAA9ZTt.jpg


É uma reflexão óbvia, mas que merece ser discutida. Refiro-me à ideia de acharmos que algo é bom quando vemos que muitos acham "esse algo" bom.

No tópico dos jogos, gosto de usar o exemplo de TLOU. Faz alguns anos, só que é uma boa forma de ilustrar aonde quero chegar. Quando TLOU saiu e as críticas e os comentários positivos começaram a aparecer, fui impelido a comprar o jogo. Não só isso, como também, enquanto estava jogando, quase que num nível subconsciente, tentava procurar e ressaltar as qualidades de que tanto comentavam sobre este.

Isso não quer dizer que todos que gostaram de TLOU fizeram isso por essa "mentalidade de manada". É perfeitamente natural perceber qualidades que os outros também perceberam. E também não quero dizer que não existam métodos seguros para se avaliar as qualidades básicas de um jogo. A meu ver, TLOU seria um sólido 7,5 (não tem uma jogabilidade inovadora ou muito interessante, como mencionei em outro tópico, então se destaca pelos aspectos visuais e pelo roteiro; no caso deste, alguns podem gostar, outros não). Não envelhecerá bem, prevejo.

E tudo se dá nos primeiros instantes do lançamento, quase como um caso de sorte. Vamos supor que alguém lance um jogo sólido, que pode ser cultuado por muitas pessoas. Porém, as primeiras pessoas que testam esse título acabam não gostando (talvez por começarem a jogar quando estavam cansadas, de mau-humor, ou até por não gostarem do gênero, nisto pode haver mil e um outros motivos). Pelo fato de esses primeiros comentários que aparecerem ser ruins, há uma grande probabilidade de que outros jogadores, quando forem testar o título, joguem procurando defeitos a todo momento. É bem psicológico e poucos conseguem ter independência mental o bastante para não se deixar levar por "ondas de elogios" ou "ondas de negatividade" a respeito de um jogo.

Não gosto de COD, porém Infinite Warfare é um bom exemplo disso. O nível dos comentários iniciais foi tão ruim que acabou infectando o lançamento tal como um câncer. Muitos que conseguiram se desviar disso - e testaram o jogo - gostaram bastante da experiência.

Outro caso que destaca bem o tema deste tópico é Shadow of Mordor, onde foi descoberto o escândalo da Warner ter remunerado youtubers para fazer críticas positivas (muitos destes não avisaram que eram críticas patrocinadas). Por que a Warner fez isso? Justamente porque ela entende a mentalidade de manada, entende como os momentos iniciais de um lançamento são importantes.

Dito tudo isso, compreendo por que, num país como o Brasil, onde os impostos são viscerais, as pessoas procurem se nortear pela opinião dos outros ao se fazer uma compra. Sem julgamentos, afinal, também existe o outro lado, o dos haters (que vilipendiam algo excessivamente só porque agradou à maioria). Esse tópico não é uma crítica, é uma discussão sobre o elemento psicológico na comunidade gamer.

Irei citar alguns casos pessoais de jogos que gosto (que não foram bem entre a crítica ou entre os fãs):

I - Sonic Unleashed (a maioria odiou quando Sonic se transformava em lobisomem, e eu achei uma grande sacada, algo que alternava muito bem com a velocidade excessiva dos ciclos matutinos).
II - Samurai Shodown VI (meu jogo de luta preferido, o auge do refinamento da franquia, embora não faça parte do cânone).
III - Final Fantasy XII (hoje a situação dele entre os fãs melhorou, mas, quando foi lançado, foi muito subestimado, vilipendiado às vezes, e é o meu segundo favorito da franquia).
IV - Megaman VII (este é um caso que me indigna especialmente; só a música de abertura da primeira fase já é um clássico, a meu ver. Só que muitos fãs quiseram que a CAPCOM voltasse àquele visual do I até o VI, de 8 bits (que foi retomado do IX em diante). Uma pena a empresa ter desistido de aprimorar os sprites por causa de fãs conservadores (ao menos há a série X para se consolar). Um dos meus sonhos é ver Megaman com sprites em alta definição.


Quero que cada um comente sobre algum jogo que gostou, mas que não foi bem nas críticas ou entre a maioria dos gamers. Quem sabe esse título rejeitado não ganhe um novo fôlego? he-he
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.133
Reações
27.123
Pontos
1.053
B0lTf1qIEAA9ZTt.jpg


É uma reflexão óbvia, mas que merece ser discutida. Refiro-me à ideia de acharmos que algo é bom quando vemos que muitos acham "esse algo" bom.

No tópico dos jogos, gosto de usar o exemplo de TLOU. Faz alguns anos, só que é uma boa forma de ilustrar aonde quero chegar. Quando TLOU saiu e as críticas e os comentários positivos começaram a aparecer, fui impelido a comprar o jogo. Não só isso, como também, enquanto estava jogando, quase que num nível subconsciente, tentava procurar e ressaltar as qualidades de que tanto comentavam sobre este.

Isso não quer dizer que todos que gostaram de TLOU fizeram isso por essa "mentalidade de manada". É perfeitamente natural perceber qualidades que os outros também perceberam. E também não quero dizer que não existam métodos seguros para se avaliar as qualidades básicas de um jogo. A meu ver, TLOU seria um sólido 7,5 (não tem uma jogabilidade inovadora ou muito interessante, como mencionei em outro tópico, então se destaca pelos aspectos visuais e pelo roteiro; no caso deste, alguns podem gostar, outros não). Não envelhecerá bem, prevejo.

E tudo se dá nos primeiros instantes do lançamento, quase como um caso de sorte. Vamos supor que alguém lance um jogo sólido, que pode ser cultuado por muitas pessoas. Porém, as primeiras pessoas que testam esse título acabam não gostando (talvez por começarem a jogar quando estavam cansadas, de mau-humor, ou até por não gostarem do gênero, nisto pode haver mil e um outros motivos). Pelo fato de esses primeiros comentários que aparecerem ser ruins, há uma grande probabilidade de que outros jogadores, quando forem testar o título, joguem procurando defeitos a todo momento. É bem psicológico e poucos conseguem ter independência mental o bastante para não se deixar levar por "ondas de elogios" ou "ondas de negatividade" a respeito de um jogo.

Não gosto de COD, porém Infinite Warfare é um bom exemplo disso. O nível dos comentários iniciais foi tão ruim que acabou infectando o lançamento tal como um câncer. Muitos que conseguiram se desviar disso - e testaram o jogo - gostaram bastante da experiência.

Outro caso que destaca bem o tema deste tópico é Shadow of Mordor, onde foi descoberto o escândalo da Warner ter remunerado youtubers para fazer críticas positivas (muitos destes não avisaram que eram críticas patrocinadas). Por que a Warner fez isso? Justamente porque ela entende a mentalidade de manada, entende como os momentos iniciais de um lançamento são importantes.

Dito tudo isso, entendo por que, num país como o Brasil, onde os impostos são viscerais, as pessoas procurem se nortear pela opinião dos outros ao se fazer uma compra. Sem julgamentos, afinal, também existe o outro lado, o dos haters (que vilipendiam algo excessivamente só porque agradou à maioria). Esse tópico não é uma crítica, é uma discussão sobre o elemento psicológico na comunidade gamer.

Irei citar alguns casos pessoais de jogos que gosto (que não foram bem entre a crítica ou entre os fãs):

I - Sonic Unleashed (a maioria odiou quando Sonic se transformava em lobisomem, e eu achei uma grande sacada, algo que alternava muito bem com a velocidade excessiva dos ciclos matutinos).
II - Samurai Shodown VI (meu jogo de luta preferido, o auge do refinamento da franquia, embora não faça parte do cânone).
III - Final Fantasy XII (hoje a situação dele entre os fãs melhorou, mas, quando foi lançado, foi muito subestimado, vilipendiado às vezes, e é o meu segundo favorito da franquia).
IV - Megaman VII (este é um caso que me indigna especialmente; só a música de abertura da primeira fase já é um clássico, a meu ver. Só que muitos fãs quiseram que a CAPCOM voltasse àquele visual do I até o VI, de 8 bits (que foi retomado do IX em diante). Uma pena a empresa ter desistido de aprimorar os sprites por causa de fãs conservadores (ao menos há a série X para se consolar). Um dos meus sonhos é ver Megaman com sprites em alta definição.


Quero que cada um comente sobre algum jogo que gostou, mas que não foi bem nas críticas ou entre a maioria dos gamers. Quem sabe esse título rejeitado não ganhe um novo fôlego? he-he
Entendo o seu ponto de vista. Porém do mesmo jeito que ocorre o comportamento de manada, ocorre de ter gente que gosta de algumas coisas e que outros detestam.

Eu, por exemplo, discordo totalmente sobre o Samurai Shodown VI. Para mim, uma vergonha de jogo. Uma mancha na franquia...

E Megaman VII na minha opinião não soube levar o espírito do azulão para os 16bits. Acabou que Megaman X tinha o ritmo mais hardcore que a galera curtia no NES e o VII ganhou uma coisa mais cadenciada que os fans detestaram! Eu não curti...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
A maior parte das pessoas são Maria-vai-com-as-outras mesmo.

Senso crítico não é algo tão comum, infelizmente. E vc vê isso refletido em todos os campos e hoje, com a facilidade de comunicação, grande parte das pessoas não toleram que questionem ou pior, discordem das suas verdades
E também costumam validar seus pontos de vista com a opinião alheia, e isso é a coisa mais chata e cretina. Se fulano falou, é verdade absoluta. Tem valor científico, vira dogma.


A maioria está em busca da verdade, desde que a verdade seja igual à sua verdade.
 

Dídimo676

Supra-sumo
Mensagens
420
Reações
1.355
Pontos
168
Entendo o seu ponto de vista. Porém do mesmo jeito que ocorre o comportamento de manada, ocorre de ter gente que gosta de algumas coisas e que outros detestam.

Eu, por exemplo, discordo totalmente sobre o Samurai Shodown VI. Para mim, uma vergonha de jogo. Uma mancha na franquia...

E Megaman VII na minha opinião não soube levar o espírito do azulão para os 16bits. Acabou que Megaman X tinha o ritmo mais hardcore que a galera curtia no NES e o VII ganhou uma coisa mais cadenciada que os fans detestaram! Eu não curti...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Sim, inclusive eu citei no tópico esse extremo contrário à mentalidade de manada.

Discordo sobre Megaman VII. Se o problema fosse dificuldade, que mudassem isso para agradar os mais antigos, oras! Só que manter os sprites no formato 8 bites num jogo de 2010 (Megaman 10) foi imperdoável para mim. Se o cara quer jogar com gráficos 8 bites, que jogue do I ao VI (que sempre estarão lá). Nesse caso, foi um erro da CAPCOM ter cedido aos fãs mais barulhentos. Lembrando que Megaman X teve uma das menores vendas da série. Virou "nicho do nicho"! Imagine um Megaman atual feito com sprites nível Owlboy?

Entendo sua visão sobre S.S. VI, pois os sprites foram os mesmos do V, então a irritação dos fãs é justificável. Foi um jogo meio preguiçoso, o mais fraco da lista que citei. Porém os cenários, a quantidade personagens disponíveis... Tudo o que eu sempre sonhei na franquia colocaram no VI, he-he. Para campeonatos com amigos é 10/10! Estou querendo dizer que, se eu seguisse o efeito de manada, não teria testado um jogo que se tornou um dos meus favoritos.
 
Ultima Edição:

Dídimo676

Supra-sumo
Mensagens
420
Reações
1.355
Pontos
168
Não entendo a relevância da discussão

A relevância é citar algum jogo que você gostou, mas que não foi bem recebido pelas críticas ou pelos fãs. É uma troca de experiências. Apenas isso, mas, se não acha relevante...
 


tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.753
Reações
229.829
Pontos
2.529
Bom, eu acho os Games bons independentes da opinião da galera ou não. Final fantasy xv, por exemplo, estou achando uma lástima.


Sobre o resto do tópico, eu acho que quando um jogo é bastante elogiado, então considero que ele seja bom mesmo. Mas só o tempo mostra se ele foi um jogo grandioso mesmo. The last of us, por exemplo, mostrou-se apenas um jogo ótimo.


Mas o mario vai com as outras existe mesmo, em todos os assuntos.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Você já parou para pensar que, às vezes, alguns jogos são feitos para um público mais abrangente e são muito bem sucedidos nisso?

Alguns jogos, como CoD e TLoU, para ter exemplos que vc citou, usam certos elementos em suas construções que os tornam mais acessíveis para a maioria dos jogadores e tb dá a eles um apelo mais universal. Porra, tem até filme copiando TLoU de uma maneira ou de outra (Logan é um belo exemplo)... não dá pra dizer que um jogo desses é empurrado e as pessoas gostam só por "efeito manada".

Algo parecido, mas bem diferente na essência, acontece com jogos multiplayer... as pessoas tendem a comprar o que a maioria está jogando, mas vejo isso acontecer (mesmo que inconscientemente) por uma questão totalmente prática, que é ter com quem jogar. Por exemplo, se todos os meus amigos estão jogando determinado jogo online não tem pq eu inventar moda e comprar outro, a não ser que queira jogar sozinho ou com estranhos. Esse é o caso de CoD, que ainda hoje tem uma comunidade gigante e forte.

Então acho que tudo acaba sendo uma questão de como cada jogo é encarado por uma comunidade ou outra. Possivelmente CoD não faz muito sucesso dentre a comunidade de ArmA e vice versa... então vc tem que se perguntar se determinado jogo é ou não para você, pois senão vira uma discussão totalmente nada a ver.
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Videogame é hype, e pronto. Exceto os hardcores de estilos específicos, como as pessoas fãs de RPGs, Corrida ou FPS, o resto joga o jogo pelo consumo e não pela qualidade.

O resultado final é que as pessoas não se importam pela própria opinião do jogo, mas sim se aquele produto é um bom consumo ou não. Quantas pessoas já jogaram jogos que não gostam só porque estão fazendo sucesso? É como beber cerveja sem gostar do gosto. Não se faz porque gosta, mas sim porque consumir cerveja trás algumas questões para a pessoa. Novelas é a mesma coisa.

Um aluno meu estava falando sobre GTA e tal e perguntou se eu jogava, e eu disse que tava jogando Digimon Cyber Sleugh no PS Vita. Ele ficou com uma cara de "sério?" e eu disse que estava gostando bastante por causa da nostalgia. Eu não gosto de GTA e se fosse pra jogar seria pelo consumo, para poder dizer: "sim, eu joguei bastante GTA, muito legal né".

Minha irmã fazia isso com novela no antigo trabalho dela. Ela via e falava mal, mas dizia que era bom porque as pessoas conversavam sobre isso. No fim ela acabava gostando, não pela novela, mas para poder falar sobre a novela depois.
 

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
Em geral as pessoas são assim mesmo. Elas acabam adotando opiniões já estabelecidas pois instintivamente se sentem mais confortáveis fazendo parte de um grupo do que em tendo opiniões próprias. O instinto de ser aceito pelo grupo é maior do que o de estar certo.

Existe um experimento clássico que ilustra bem isso:



O ser humano é ao mesmo tempo o animal mais incrível e mais estúpido que existe.
 

Dídimo676

Supra-sumo
Mensagens
420
Reações
1.355
Pontos
168
Você já parou para pensar que, às vezes, alguns jogos são feitos para um público mais abrangente e são muito bem sucedidos nisso?

Alguns jogos, como CoD e TLoU, para ter exemplos que vc citou, usam certos elementos em suas construções que os tornam mais acessíveis para a maioria dos jogadores e tb dá a eles um apelo mais universal. Porra, tem até filme copiando TLoU de uma maneira ou de outra (Logan é um belo exemplo)... não dá pra dizer que um jogo desses é empurrado e as pessoas gostam só por "efeito manada".

Algo parecido, mas bem diferente na essência, acontece com jogos multiplayer... as pessoas tendem a comprar o que a maioria está jogando, mas vejo isso acontecer (mesmo que inconscientemente) por uma questão totalmente prática, que é ter com quem jogar. Por exemplo, se todos os meus amigos estão jogando determinado jogo online não tem pq eu inventar moda e comprar outro, a não ser que queira jogar sozinho ou com estranhos. Esse é o caso de CoD, que ainda hoje tem uma comunidade gigante e forte.

Então acho que tudo acaba sendo uma questão de como cada jogo é encarado por uma comunidade ou outra. Possivelmente CoD não faz muito sucesso dentre a comunidade de ArmA e vice versa... então vc tem que se perguntar se determinado jogo é ou não para você, pois senão vira uma discussão totalmente nada a ver.


Eu enfatizei isso:

"Isso não quer dizer que todos que gostaram de TLOU fizeram isso por essa "mentalidade de manada". É perfeitamente natural perceber qualidades que os outros também perceberam. E também não quero dizer que não existam métodos seguros para se avaliar as qualidades básicas de um jogo. A meu ver, TLOU seria um sólido 7,5 (não tem uma jogabilidade inovadora ou muito interessante, como mencionei em outro tópico, então se destaca pelos aspectos visuais e pelo roteiro; no caso deste, alguns podem gostar, outros não). Não envelhecerá bem, prevejo."

A experiência relatada só foi um exemplo. Não estou querendo ofender ninguém, rs.

O ponto é que grande porção pode ser impelida por esse efeito e as produtoras entenderam isso (como mencionado no caso Shadow of Mordor). Esse é o ponto.

E, além do mais, você não conhece um jogo detestado pelos críticos, mas que acabou gostando muito? Creio que todos devem ter pelo menos um caso de um "jogo injustiçado".
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
A maior parte das pessoas são Maria-vai-com-as-outras mesmo.

Senso crítico não é algo tão comum, infelizmente. E vc vê isso refletido em todos os campos e hoje, com a facilidade de comunicação, grande parte das pessoas não toleram que questionem ou pior, discordem das suas verdades
E também costumam validar seus pontos de vista com a opinião alheia, e isso é a coisa mais chata e cretina. Se fulano falou, é verdade absoluta. Tem valor científico, vira dogma.


A maioria está em busca da verdade, desde que a verdade seja igual à sua verdade.
Bem colocado. Sou defensor de Amnesia: The Dark Descent. Muita gente não gosta, e parece que parte do ponto de vista desse pessoal é pautado no fato de ter trocentos caras gritando na frente de webcam no YouTube. Não jogaram o jogo, mas ainda assim dizem que é ruim. Então quando pergunto por que é ruim, não sabem fazer uma análise disso. Sou obrigado a ouvir os famosos clichês: porque você só anda e não tem combate.
 

SolidEdgard

Eu aumento, mas não invento!
VIP
Mensagens
34.255
Reações
62.299
Pontos
1.694
Problema é que não pode levar em conta pessoal de fórum ou sites, nego aqui fala bem ou mal só pelo lulz, pra hatear\worshipar uma empresa

Agora no mundão é diferente, podem não ser 'manjões' quanto os pseudo-intelectuais gamers dos anos 70 aqui do forum, mas são mais humildões e sinceros: cansei de escutar gente falando bem de jogo, que aqui na OS por exemplo foi massacrado por todos.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Eu enfatizei isso:

"Isso não quer dizer que todos que gostaram de TLOU fizeram isso por essa "mentalidade de manada". É perfeitamente natural perceber qualidades que os outros também perceberam. E também não quero dizer que não existam métodos seguros para se avaliar as qualidades básicas de um jogo. A meu ver, TLOU seria um sólido 7,5 (não tem uma jogabilidade inovadora ou muito interessante, como mencionei em outro tópico, então se destaca pelos aspectos visuais e pelo roteiro; no caso deste, alguns podem gostar, outros não). Não envelhecerá bem, prevejo."

A experiência relatada só foi um exemplo. Não estou querendo ofender ninguém, rs.

O ponto é que grande porção pode ser impelida por esse efeito e as produtoras entenderam isso (como mencionado no caso Shadow of Mordor). Esse é o ponto.

E, além do mais, você não conhece um jogo detestado pelos críticos, mas que acabou gostando muito? Creio que todos devem ter pelo menos um caso de um "jogo injustiçado".
Eu ignoro a crítica. Se quer um exemplo bem latente tem Enthusia, que eu achei o melhor simulador de corridas para PS2, além de todas as notas baixas um dos avaliadores da EGB Br deu nota 2/10 pra ele, porque "é muito realista" e ele gosta de NFS... sendo que o jogo é vendido como simulador:brbr

Sobre TLoU (sem ofensa por coisa desse tipo, não esquenta) eu acho que essa é a sua opinião... e esse é meu ponto: Como vc vai julgar se a pessoa gostou de um jogo famoso pelo efeito manada ou por realmente ter gostado? Eu acho que pra fazer essa discussão nós temos que começar a falar sobre pessoas e não sobre jogos... e aqui é um forum sobre jogos e, pessoalmente, prefiro que continue assim. Então no seu tópico tem duas questões totalmente distintas rolando. Vc pergunta sobre jogos que gostamos mas são subestimados (seja público ou mídia) mas todo o resto do texto questiona o efeito manada... acho que dá pra vc separar a ideia toda.
 

Dídimo676

Supra-sumo
Mensagens
420
Reações
1.355
Pontos
168
Eu ignoro a crítica. Se quer um exemplo bem latente tem Enthusia, que eu achei o melhor simulador de corridas para PS2, além de todas as notas baixas um dos avaliadores da EGB Br deu nota 2/10 pra ele, porque "é muito realista" e ele gosta de NFS... sendo que o jogo é vendido como simulador:brbr

Sobre TLoU (sem ofensa por coisa desse tipo, não esquenta) eu acho que essa é a sua opinião... e esse é meu ponto: Como vc vai julgar se a pessoa gostou de um jogo famoso pelo efeito manada ou por realmente ter gostado? Eu acho que pra fazer essa discussão nós temos que começar a falar sobre pessoas e não sobre jogos... e aqui é um forum sobre jogos e, pessoalmente, prefiro que continue assim. Então no seu tópico tem duas questões totalmente distintas rolando. Vc pergunta sobre jogos que gostamos mas são subestimados (seja público ou mídia) mas todo o resto do texto questiona o efeito manada... acho que dá pra vc separar a ideia toda.

Sim, sobre TLoU é minha opinião, deixei isso claro (assim como os jogos que citei abaixo). Fui bem delicado, pois sei que é um título moderno muito cultuado. O cerne da discussão é o efeito psicológico da propaganda das mídias e das pessoas sobre os outros. Mas é claro: não sou juiz para apontar o dedo e dizer "você gostou disso por causa do efeito manada!", rs.

As perguntas parecem distintas, mas estão relacionadas. Naturalmente, às vezes quando você gosta muito de um jogo e vê que a maioria das críticas, a seu ver, é injusta, você pode atribuir essa negatividade ao efeito manada. Concordo que eu deveria ter separado melhor (dois tópicos). Quis citar minha experiência pessoal (ou seja, eu já caí no efeito algumas vezes). Não estou jogando isso num sentido hostil do tipo "se caiu no efeito manada, você é um idiota!" E também elucidei que comprar e gostar de algo popular não é necessariamente isso.

É para ser uma discussão saudável, por isso comecei dando o meu exemplo. Acho que tem muitos jogos ótimos por aí que não receberam atenção por causa da propaganda negativa.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.270
Pontos
1.399
É bem simples de perceber isso: Basta ver como games com notas altíssimas como Witcher 3, Bloodborne e TLOU são citados como obras primas em discussões de games por pessoas que muitas vezes nem jogaram, e como The Order, Mighty N9, Watch Dogs são imediatamente relacionados a "lixo" mesmo por pessoas que nem viram o game rodando, independente de qualquer desses games realmente serem o que falam.

As pessoas incorporam opiniões como se fossem suas próprias, e na hora de ir jogar o game já vão com todo aquele pré julgamento pronto, só conseguindo enxergar as qualidades ou defeitos que são citadas como principais para poder "fazer parte" daquele grupo de opinião.

Não é um caso ou outro, vejo que hoje em dia uns 90% das pessoas agem assim sem se darem conta. No meu caso eu ignoro completamente o opiniões e reviews porque raramente eu concordo com algo, e muitas vezes acabo nem percebendo o motivo de tanta discussão. Digamos que me sinto liberado da Matrix.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
A maior parte das pessoas são Maria-vai-com-as-outras mesmo.

Senso crítico não é algo tão comum, infelizmente. E vc vê isso refletido em todos os campos e hoje, com a facilidade de comunicação, grande parte das pessoas não toleram que questionem ou pior, discordem das suas verdades
E também costumam validar seus pontos de vista com a opinião alheia, e isso é a coisa mais chata e cretina. Se fulano falou, é verdade absoluta. Tem valor científico, vira dogma.


A maioria está em busca da verdade, desde que a verdade seja igual à sua verdade.

[Momento "tl; dr" logo abaixo]

Sim. A enorme maioria das pessoas "pensa com a personalidade", isto é, elas não distinguem a defesa (ou mesmo a refutação) de um argumento de sua própria auto-afirmação egóica. Elas ficam presas em suas próprias verdades, pois, além de crerem que "ninguém é dono da 'Verdade'", também são demasiado vaidosas consigo próprias, criando assim um vicioso círculo auto-propelido que tem muito pouco a ver com a maturidade intelectual de um ser humano, e muito mais a ver com um passional apego à própria estupidez - e quando tem a sua opinião fortemente questionada, já sai logo na defensiva, mandando algo como "mas essa é a minha opinião!", ou mesmo "quem você pensa que é!???".

No entanto, o recurso mais utilizado é tentar ridicularizar o seu interlocutor não tanto pela inerente estupidez do seu argumento, mas justamente por pretender levá-lo muito à sério (e isto é regra também no fórum Outer Space, é claro). Esta é a regra implícita de boa parte dos fóruns de discussão (que se discuta um assunto na condição secreta de que não se o leve muito à sério, pois que, no final das contas, a "Verdade" não existe, a não ser a briga por diferentes opiniões, aparências e discursos de poder).

O problema é que a "Verdade" existe, sim, mas não como uma "realidade substancial" (ela "existe" na figura do que o físico Heisenberg chamou de "princípio de incerteza", que o dinamarquês Niels Bohr alegou não ser relativo apenas à eterna incompletude do nosso conhecimento sobre a realidade, mas à própria constituição da realidade em si - ou seja, com Bohr, vamos de uma mera "incerteza" sobre o nosso conhecimento da realidade, para uma "indeterminação" da própria realidade em si). Em outras palavras, a "Verdade" existe, sim, mas só enquanto falha universal-paradoxal.

Nós dividimos todos os mesmos paradoxos fundamentais na nossa constituição, só mudando a forma com que estas falhas tomam em cada cultura particular. Por exemplo? O sexo. Não há sexualidade "propriamente humana" sem um certo "quê" mínimo de fantasia. Neste sentido, somos todos "infantis" no sexo, tendo relações não diretamente entre pessoas "de carne e osso", mas sim entre as diversas fantasias que nós projetamos uns nos outros na hora da excitação. Todo casal precisa de um "terceiro elemento" na cama (neste caso, a nossa imaginação).
 

Arthur Sena

Bam-bam-bam
Mensagens
1.123
Reações
1.680
Pontos
353
Entendo o ponto do tópico. Mas acho que talvez não me enquadre nesse pensamento de manada, já que gostei bastante de jogos como The Order e Beyond Two Souls, que nem jogaria caso ouvisse o que as criticas falaram sobre eles. Na verdade, eu jogo para me divertir e distrair, então foco menos em procurar defeitos e imperfeições nos jogos e mais em aproveitar a experiência da melhor forma possivel no tempo que consegui separar para isso. Reconheço que todos os jogos possuem pros e contras, mas em AC Unity por exemplo, o trabalho que fizeram na ambientação foi FANTASTICO, e pra mim o jogo se tornou agradavel por esse ponto.Entao na minha opiniao, mesmo que de alguma forma haja influencia da opiniao geral na de um individuo, o gosto dele que vai definir algo como bom ou ruim.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Eu não acho que rola mentalidade de manada não.
Porra, jogar videogame é um investimento alto de grana e de tempo. Ninguém aguenta jogar algo que não gostou só porque o resto do mundo gostou então ele acha que tem que gostar também.
Se isso aconteceu com você alguma vez, acho que você é excessão.
 
Ultima Edição:

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Entendo o ponto do tópico. Mas acho que talvez não me enquadre nesse pensamento de manada, já que gostei bastante de jogos como The Order e Beyond Two Souls, que nem jogaria caso ouvisse o que as criticas falaram sobre eles. Na verdade, eu jogo para me divertir e distrair, então foco menos em procurar defeitos e imperfeições nos jogos e mais em aproveitar a experiência da melhor forma possivel no tempo que consegui separar para isso. Reconheço que todos os jogos possuem pros e contras, mas em AC Unity por exemplo, o trabalho que fizeram na ambientação foi FANTASTICO, e pra mim o jogo se tornou agradavel por esse ponto.Entao na minha opiniao, mesmo que de alguma forma haja influencia da opiniao geral na de um individuo, o gosto dele que vai definir algo como bom ou ruim.

Nossa, temrinei The Order anteontem e comecei Beyond ontem haha
Beyond to achando bem legal (mais que Heavy rain, que ja gostei), mas The Order deu vontade de pedir de volta os 4 dolares que paguei nessa m**** :facepalm
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Passei pra dar o like pro OP, por conta do Mega Man 7 fuderoso, um dos meus favoritos :obrigue
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Nossa, temrinei The Order anteontem e comecei Beyond ontem haha
Beyond to achando bem legal (mais que Heavy rain, que ja gostei), mas The Order deu vontade de pedir de volta os 4 dolares que paguei nessa m**** :facepalm
Beyond começa bem, mas quanto mais "explicam" pior fica.
Acho que o melhor é do começo ao meio do jogo, final é meio vergonha alheia misturado com filme teen.

Mas joga na ordem normal, não inventa de usar aquela opção de deixar o jogo na "ordem cronologica certa" que isso caga tudo.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Ah acho que geral odeia Final Fantasy V, é um dos que eu mais gosto.

O jogo demorou séculos pra sair em ingles e quando saiu já existia FFVII e VIII acho, honestamente não entendo o que o povo tanto reclama sobre esse jogo.

Foi o último FF ao estilo clássico, depois veio a "época moderna" com o VI, VII, VIII e IX (que não, não é um FF clássico, larguem de loucura), na sequencia vem a época "FF Novela" com o X e o XIII, "FF Online" com o XI e o XIV e o "FF nasci de uma bagunça da porra" com o XII e o XV.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.614
Pontos
1.254
Me bloqueios de comentários sobre jogo X ou Y só porque a maioria gostou, me baseio nos gameplays do jogo para saber se é bom ou não graças ao youtube.

Exemplo: Star Fox Zero pro Wii U foi massacrado geral mas gostei principalmente da jogabilidade diferenciada pelo gamepad ao estilo do jogo, isso foi um dos fatores que fez a diferença para gostá-lo e não dos comentários da galera
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
The Surge, que pra mim está sendo muito mais divertido que Nioh.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Mas isso ai é mais obvio que 2+2... eu mesmo não gosto de uncharted e olha que tentei jogar todos, o 4 cheguei na metade e dropei...
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.270
Pontos
1.399
Nossa, temrinei The Order anteontem e comecei Beyond ontem haha
Beyond to achando bem legal (mais que Heavy rain, que ja gostei), mas The Order deu vontade de pedir de volta os 4 dolares que paguei nessa m**** :facepalm

No seu caso pelo menos você jogou pra dar a opinião; tem gente que tem a mesma opinião sua sem ter jogado. No meu caso foi um game que achei inclusive mais divertido que boa parte do Uncharted 4. Outra coisa que foi classificada como problema do game, da movimentação dura, eu já achei como sendo uma das únicas movimentações realistas em shooter que existe, refletindo peso e movimentação como uma simulação mais fiel do que as acrobacias do Gears of Wars por exemplo.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Não tem nada de mais nisso, e acaba ocorrendo em todos os ramos do entretenimento. Mas vai de cada um... Tem gente que é mais influenciada, e tem quem seja menos.

Por exemplo, eu sou um cara que quando assistiu Citizen Kane, não conseguiu compreender toda a fama e existência desse filme em 1º lugar nas listas de melhores filmes da história. Poderia ter tentado forçar para encontrar elogios, mas acaba sendo uma questão de gosto, de momento... Posso assistir de novo e achar excelente.

O mesmo vale para jogos. GTA V, por exemplo, eu comprei perto do lançamento com a maior esperança de gostar (não tinha gostado do IV). Mas não adiantou. Por mais que seja um game tecnicamente muito bem feito, achei o enredo e essa coisa de "trocar personagens" muito chata. Entre outras coisas que não vale a pena discursar sobre aqui.

Enfim, tem as pessoas que vão gostar ou desgostar baseadas apenas no próprio gosto. E tem quem vai gostar ou desgostar baseado em hate ou na opinião da massa. É normal.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Não tem nada de mais nisso, e acaba ocorrendo em todos os ramos do entretenimento. Mas vai de cada um... Tem gente que é mais influenciada, e tem quem seja menos.

Por exemplo, eu sou um cara que quando assistiu Citizen Kane, não conseguiu compreender toda a fama e existência desse filme em 1º lugar nas listas de melhores filmes da história. Poderia ter tentado forçar para encontrar elogios, mas acaba sendo uma questão de gosto, de momento... Posso assistir de novo e achar excelente.

O mesmo vale para jogos. GTA V, por exemplo, eu comprei perto do lançamento com a maior esperança de gostar (não tinha gostado do IV). Mas não adiantou. Por mais que seja um game tecnicamente muito bem feito, achei o enredo e essa coisa de "trocar personagens" muito chata. Entre outras coisas que não vale a pena discursar sobre aqui.

Enfim, tem as pessoas que vão gostar ou desgostar baseadas apenas no próprio gosto. E tem quem vai gostar ou desgostar baseado em hate ou na opinião da massa. É normal.

Pra compreender melhor qualquer clássico de outra época voce tem que ver antes alguns filmes similares que saíram antes dele pra compreender melhor o que fez daquele filme especial.
Se pra nós hoje Cidadão Kane parece um filme qualquer é porque dali pra frente o cinema mudou pra sempre adotando coisas que começaram ali.

É tipo uma amiga minha que jogou os 2 Tomb Raider novos entre vários outros jogos. Daí quando jogou Uncharted 2 falou que não entendia o hype, mas antes de Uncharted 2 não existiam jogos com setpieces tipo a cena do trem ou do prédio, mas hoje em dia todo jogo é cheio disso então pra quem chega hoje no mundo dos games não entende U2 assim como quem jogou na época.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.642
Pontos
2.069
Pra compreender melhor qualquer clássico de outra época voce tem que ver antes alguns filmes similares que saíram antes dele pra compreender melhor o que fez daquele filme especial.
Se pra nós hoje Cidadão Kane parece um filme qualquer é porque dali pra frente o cinema mudou pra sempre adotando coisas que começaram ali.

É tipo uma amiga minha que jogou os 2 Tomb Raider novos entre vários outros jogos. Daí quando jogou Uncharted 2 falou que não entendia o hype, mas antes de Uncharted 2 não existiam jogos com setpieces tipo a cena do trem ou do prédio, mas hoje em dia todo jogo é cheio disso então pra quem chega hoje no mundo dos games não entende U2 assim como quem jogou na época.

Claro. Eu tenho total entendimento de que Citizen Kane revolucionou, porém não tem como me afetar tanto hoje quanto afetou o cinema décadas atrás. É tipo o jovem que hoje idolatra os filmes do Bond da era Craig, mas acha ridículo os Bonds antigos.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Claro. Eu tenho total entendimento de que Citizen Kane revolucionou, porém não tem como me afetar tanto hoje quanto afetou o cinema décadas atrás. É tipo o jovem que hoje idolatra os filmes do Bond da era Craig, mas acha ridículo os Bonds antigos.

Sou um desses :klol
Os bonds da era Craig são herança dos filmes do Bourne, que em geral mudou os filmes de espíonagem pra terem uma abordagem mais realista
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
A mentalidade de manada é algo bastante comum que sempre existiu, acontece que hoje ela foi amplamente aumentado pela preguiça mental de mais ou menos 90% das pessoas.

Quando você ousa questionar e faz a pessoa sair da sua zona de conforto refletindo sobre uma ótica diferente, automaticamente você se torna um hater.
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
Vejo muito isso nos topicos de lançamento aqui na OS.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Já eu acho que pessoas que até mesmo entram em um fórum para debater já tem menos probabilidade de cair em um efeito manada, pois estão mais abertas a opiniões diversas. Eu acredito que existam menos pessoas que sigam o efeito manada participando aqui do fórum outerspace do que existem entre os fãs de canais de gamers youtubers. E acredito que isso pode ser muito mais insidioso do que se vê à primeira vista. Talvez um cara nem goste de um jogo à primeira jogada, mas no decorrer do tempo joga de novo e de novo por que disseram que é bom, insiste até acabar gostando. Aí fica a pergunta: existia algo dentro da pessoa anteriormente que a fez gostar do jogo ou foi só a insistência mesmo? Pois (quase?) todo jogo tem algum mérito. E às vezes as pessoas perdem tempo jogando jogos de que não gostam tentando achar qualidades só porque todo mundo gosta, eu mesmo já fiz isso. Mas pessoalmente, geralmente, uso reviews apenas para saber qual o conteúdo de um jogo, o quê ele apresenta. Julgamento de qualidade pra mim só o meu importa.
 
Topo Fundo