O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Download] Retroarch (v1.5.0 - 02/04) + EmulationStation (Portable)

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Dica pra quem quiser jogar Gran Turismo 2 com layout de jogos de corrida atuais e usa controle de Xbox ou Dual Shock 3 no modo Xinput:

Carregue o jogo e nas opções deixe a configuração da seguinte maneira:
0920ad7f-9eba-440d-9045-eaf586033260
v9tuFGF.png

Depois, salve as configurações feitas em "Save Game" ou então usando savestate mesmo.
Agora, entre no menu do Retroarch vá em Settings>>Configuration e deixe a opção "Load Override Files Automatically" ON. Após isso, vá em Quick Menu e salve em "Save Game Overrides" e feche o retroarch. Um arquivo de config especial para esse jogo foi criado em "\retroarch\config\Mednafen PSX" abra ele com o bloco de notas e cole o conteúdo do spoiler e salve:
input_player1_l2_axis = "-3"
input_player1_r2_axis = "+3"
input_player1_r_y_plus_axis = "+4"
input_player1_r_y_minus_axis = "+5"

Pronto, quando carregar novamente o jogo você poderá jogar com layout de jogos de corrida atual se beneficiando dos botões R2/L2, RT/LT pra acelerar e frear com dosagem e fazer as curvas com mais precisão no analógico. Pode parecer complicado mas não é, e recomendo demais pra quem ainda curte jogar GT 2.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Só aqui que nao ta funcionando o core do Dolphin (GC/Wii) ? ELe fica em tela preta mas rodando o som
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Andei trabalhando em uns Overlayers para usar com o retroarch do android em 1080p, queria deixar a imagem em 4:3, e mantendo um visual arcade e nostálgico, espero que curtam a ideia era manter uma base para todos os cores.

Arcade.png

oie_LVyNf8mJ7bvZ.png
CPS1.png
NeoGeo.png
Mega%2BDrive.png
MSX.png

PC%2BENGINE.png
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Gostei! Ficou muito lagal, podes fazer uns desse naipe pros portáteis? (GBA/GB/GBC/DS/Game Gear/Wonderswan)? Sem querer abusar, pretendo usá-los :3
 
Ultima Edição:


Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Gostei! Ficou muito lagal, podes fazer uns desse naipe pros portáteis? (GBA/GB/GBC/DS/Game Gear/Wonderswan)? Sem querer abusar, pretendo usá-los :3

Sem problemas, destes ai para GBA, GBC ,Game Gear e Wonderswan eu tenho pronto já upo.

WonderSwan.png

GBC.png

GBA.png

Game%2BGear.png

Sega-1000.png

Sega%2BCD.png

Master%2BSystem.png
 
Ultima Edição:

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
18300874_1291875470866362_7158489223226349306_n.jpg


Me surpreendi com a emulação do DS. Particularmente adorei o resultado com o shader lanczos crt... me senti jogando SotN no PSX do meu colega em 1999... só q com Order of Ecclesia :P

Esse retroarch cada dia me apaixono mais!

Edit:

Testando o core do ppsspp qnd o jogo carrega da esse erro:

6c4252da-72d3-11e6-8bd2-a7e91ba458a5.PNG


Alguém sabe como resolver? Clicando em Yes o jogo roda aparentemente sem problemas, mas é chato isso kkk.
 
Ultima Edição:

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.051
Reações
9.777
Pontos
779
Esses shaders do Retroarch realmente são muito bons. Mas ainda não consegui achar uma combinação que ficasse legal em RPGs como Breath of Fire 3 e Grandia, que usam sprites para os personagens e polígonos para as casas, construções e outros elementos do cenário.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Aparentemente mudando nas opções de JIT pra Interpreter resolveu o problema, mas o consumo da CPU ficou altíssimo e começou dar umas engasgadas, principalmente nas transições de tela, entrar no menu e tals... vou testar aqui e ja edito pra dizer se deu certo...

EDIT: Funcionou!!! Muito Obrigado!

Esse core é o mais atual ou é alguma compilação alternativa justamente por esses erros?
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
É o tema do NES Mini... eu particularmente acho foda... mas anyway, alguém manja dos jogos do Saturn q são bem emulados no Retroarch? De preferencia os RPGs e de navinha? Pra mim não perder tempo e baixar jogo a toa e não rodar direito...
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
AH, eu vi, mas tem uma treta com as capinhas... se não tiver no tamanho exato, não encaixa... e fica feio... mas é bem bonito, eu particularmente acho foda esse tema do classic nes
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Qual o melhor core pra jogar CPS1/2, Neogeo e Arcade ? Tetei usar o FB Alpha pra rodar CPS e NG mas o som fica baixo demais e se usar apenas o MAME eu nao consigo rodar CPS
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Qual o melhor core pra jogar CPS1/2, Neogeo e Arcade ? Tetei usar o FB Alpha pra rodar CPS e NG mas o som fica baixo demais e se usar apenas o MAME eu nao consigo rodar CPS

O melhor é o FB Alpha, depois vem o FB Alpha 2012 ( tem jogos como o TKOF 2013 que ocorrem bugs nele inclusive na abertura) recomendo usar ele somente se não tiver o FB Alpha, eu uso ele no box android para CPS1, CPS2, CPS3, NEO GEO e alguns jogos FBA e rodam perfeitos, o único jogo que tenho problemas pelo retroarch android é o AOF3 do Neo Geo, não sei o motivo se setar uma bios que não seja a AES, ele não carrega o jogo para a parte que não é permitido rodar a rom, no caso do nintendo wii tanto cps1 quanto cps2 e neo geo até 23mb usar o retroarch ou 1.3.4 e 1.3.6, em ultimo caso uso o Mame com o retroarch ( a não ser que va usar pelo pc, ai sim compensa usar o Mame nas suas ultimar versões).
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
FBA Alpha roda de boa, todos os jogos q testei rodou sem problemas. Neo Geo tb! Com o Mame, ja tenho problemas com algumas roms, muitas dela abre e o retroarch fecha logo em seguida... Eu acho o FBA muito melhor que o Mame. Apesar da compatibilidade ser menor, não tem erro, 99% das vezes, ao menos comigo funciona de boa. Mame imo é muito frescurento, com roms, etc...
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
O melhor é o FB Alpha, depois vem o FB Alpha 2012 ( tem jogos como o TKOF 2013 que ocorrem bugs nele inclusive na abertura) recomendo usar ele somente se não tiver o FB Alpha, eu uso ele no box android para CPS1, CPS2, CPS3, NEO GEO e alguns jogos FBA e rodam perfeitos, o único jogo que tenho problemas pelo retroarch android é o AOF3 do Neo Geo, não sei o motivo se setar uma bios que não seja a AES, ele não carrega o jogo para a parte que não é permitido rodar a rom, no caso do nintendo wii tanto cps1 quanto cps2 e neo geo até 23mb usar o retroarch ou 1.3.4 e 1.3.6, em ultimo caso uso o Mame com o retroarch ( a não ser que va usar pelo pc, ai sim compensa usar o Mame nas suas ultimar versões).

Vou usar no notebook mesmo, o ruim do FB Alpha é que o som fica zuado (baixo) nos jogos como KOF, ... e ja no MAME nao só que nele nao consigo usar a UNIBIOS e ja no FB ela funciona :kzonzo Acho que o negocio é ficar intercalando entre os dois cores, outra coisa é que nao consigo criar uma playlist com os jogos do Mame, tentei mas nao aparecem e com o PC Engine a mesma coisa
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Vou usar no notebook mesmo, o ruim do FB Alpha é que o som fica zuado (baixo) nos jogos como KOF, ... e ja no MAME nao só que nele nao consigo usar a UNIBIOS e ja no FB ela funciona :kzonzo Acho que o negocio é ficar intercalando entre os dois cores, outra coisa é que nao consigo criar uma playlist com os jogos do Mame, tentei mas nao aparecem e com o PC Engine a mesma coisa

Estranho mano aqui, aqui no android box estou usando o retroarch 1.5.0 e com o core FBAlpha e não noto problemas no áudio dos TKOF, eu sempre procuro usar a UNI bios, alguns jogos pelo FBA tinham bug no áudio, principalmente jogos da Sega para arcade ficava com áudio zoado e travando, o Xmen da Konami também ficava com as vozes roucas, mas nas ultimas versões este problema foi resolvido, até o Altered Beast do arcade que bugava quando batia nos zumbi eles perdiam a cabeça e ficavam congelados, agora roda perfeitamente, quanto a playlist deve estar usando o retroarch com a interface de xmb ps3, muitas playlists que pega direto do retroarch estão incompletas infelizmente para adicionar jogos na playlist para estes cores vai precisar editar ela manualmente.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Eu tô com um notebook antiguinho aqui, pelo que me lembro é um pentium dual core, com uma nvidia acho que 6200 e 1gb de rambo.. Ele, a última vez que mexi, tinha problemas com drivers no win 7 pra frente em alguma coisa que nem lembro.. E não tô afim de formatar só pra descobrir.. hahaha
Querendo usar só o emulationstation + retroarch nele, deve rodar o básico até o ps1. Bom que ele tem S-vídeo e VGA, dá pra ligar na tv de tubo.
Tô em dúvida se deixo ele com o Vista ou XP já programado pra abrir sem nem mostrar o desktop ou parto pra alguma distro dedicada pra isso.. Até pensei no Lakka, mas a interface dele não me agrada. Que que será que fica mais leve e mais simples pra fazer?
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Eu tô com um notebook antiguinho aqui, pelo que me lembro é um pentium dual core, com uma nvidia acho que 6200 e 1gb de rambo.. Ele, a última vez que mexi, tinha problemas com drivers no win 7 pra frente em alguma coisa que nem lembro.. E não tô afim de formatar só pra descobrir.. hahaha
Querendo usar só o emulationstation + retroarch nele, deve rodar o básico até o ps1. Bom que ele tem S-vídeo e VGA, dá pra ligar na tv de tubo.
Tô em dúvida se deixo ele com o Vista ou XP já programado pra abrir sem nem mostrar o desktop ou parto pra alguma distro dedicada pra isso.. Até pensei no Lakka, mas a interface dele não me agrada. Que que será que fica mais leve e mais simples pra fazer?
Eu com 1 giga de rambo kkkkkkkkk

Piada à parte, esquece windows, se pretendes utilizar o note só para isso. Instava uma versão minima do Ubuntu, tipo com um LXDE, ou XFCE de interface gráfica e baixa o próprio Retropie (que é basicamente a mesma coisa, emustatio+retroarch) que possui uma build especifica pro Ubuntu. Se tu manjar um pouco mais de Linux, creio eu q sejas possível ate fazê-lo bootar e ja abrir direto o emulator station sem passar por uma interface gráfica...

Liga ele numa tv, ou um bom monitor crt e seja feliz!

Alias, alguém tem algumas fotos do retroarch rodando em um bom monitor CRT? fiquei curioso como ficaria com os ótimos shaders que o sistema possuí! ALias, acho q nesse caso, nem ia precisar de shaders pra simular a boa e velha scanline...
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Eu com 1 giga de rambo kkkkkkkkk

Piada à parte, esquece windows, se pretendes utilizar o note só para isso. Instava uma versão minima do Ubuntu, tipo com um LXDE, ou XFCE de interface gráfica e baixa o próprio Retropie (que é basicamente a mesma coisa, emustatio+retroarch) que possui uma build especifica pro Ubuntu. Se tu manjar um pouco mais de Linux, creio eu q sejas possível ate fazê-lo bootar e ja abrir direto o emulator station sem passar por uma interface gráfica...

Liga ele numa tv, ou um bom monitor crt e seja feliz!

Alias, alguém tem algumas fotos do retroarch rodando em um bom monitor CRT? fiquei curioso como ficaria com os ótimos shaders que o sistema possuí! ALias, acho q nesse caso, nem ia precisar de shaders pra simular a boa e velha scanline...

Nossa, é mesmo! Tinha esquecido que portaram o retropie pro ubuntu.. Acho que vou seguir esse caminho mesmo.
Cara, eu usava muito o ubuntu até 2008, quando voltei a jogar no PC e tive que voltar pro Windows.. Manjava bem. Vai ser até uma boa oportunidade pra relembrar e me divertir novamente.
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.870
Reações
11.377
Pontos
774
Uso o retroarch no vita, mas só consigo fazer o básico. Vendo algumas imagens que vcs postaram bateu uma inveja forte, kkk

Enviado de meu 4034E usando Tapatalk
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Nossa, é mesmo! Tinha esquecido que portaram o retropie pro ubuntu.. Acho que vou seguir esse caminho mesmo.
Cara, eu usava muito o ubuntu até 2008, quando voltei a jogar no PC e tive que voltar pro Windows.. Manjava bem. Vai ser até uma boa oportunidade pra relembrar e me divertir novamente.
Então :P

Aproveita man! Particularmente eu acho q fica menos gambiarrado... Eu tenho o Retropie no Linux... só tenho que criar os links pro HD q esta as roms e e dar um jeito de aproveitar os arquivos de configuração do emulator station sem quer q refazer o scrap... só da preguiça.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Não sei alguém sabe ou usa a funcionalidade de jogar online via retroarch. É algo que já existe a bastante tempo mas que recentemente foi melhor trabalhado e agora é muito mais simples ser host ou entrar em um jogo já em andamento, inclusive não requer nem port forward.
Vou deixar alguns vídeos exemplificando e também um site lobby que exibe os jogos disponíveis em tempo real, quem sabe alguém se anima:





Lobby: http://newlobby.libretro.com/


É isso, até onde eu sei é multiplataforma, e os dois requisitos básicos é que ambos jogadores utilizem o mesma exata versão das roms e dos cores.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Eita... ia mesmo perguntar como funciona isso... Esse tópico fica cada vez melhor e mais informativo para quem utiliza o Retroarch!
 

Dustinthewind

Ser evoluído
Mensagens
60
Reações
56
Pontos
28
Opa tive que reinstalar tudo no meu pc , e agora ao tentar usar o emulationstation e apertar enter pra jogar algum jogo, a tela escurece e volta pra tela de seleção de jogos , tô fazendo algo errado?
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Normalmente isso acontece qnd a ROM não ta no formato especificado no arquivo de configuração do emustation... eu passei por isso com isos de psx/saturn/sega cd/pc engine... ja tinha tentadod e tudo e alguns poucos rodavam, ai editei o arquivo e deixei só o .cue e voia-la! works like a charm!
 

brazikens

Larva
Mensagens
3
Reações
0
Pontos
1
galera boa noite, eu sou meio noob ainda e nao conheço muito termons tecnicos, eu usei a versao emulationstation + retroarch postada aqui no site, so nao consigo abrir nenhum jogo de ps1, ja baixei varios jogso diferentes, e conferi si o nome estava igual no arquivo cue. aparece o jogo na tela do emulatiostation nais quando apertto para abrir, fica na tela do cmd sem e fecha sozinho, apenas pelo retroarch o jogo abre normalmente, so acontece o erro quando abro com o emulationstation, e outros jogos que rodam, fica dando algumas falhas pequenas na tela, uns riscos, mais aparece e some rapido, e gostaria de saber qual o procedimento para usar o emulationstation com o retroarch, mais instalado no pc, sem ser a versao portatil, ja tentei varias vezes e nao consegui usar ele instalado,
procedimento que estaou fazendo:
instalo o emultationstation. abro ele para gerar o arquivo de configuraçao es_systems, crio uma pasta com nome roms, e coloco as roms, coloco o retroarch na pasta .emutationstation coloco as bios, to usando a seguinte configuraçao
<system>
<name>snes</name>
<fullname>Super Nintendo</fullname>
<path>~.emulationstation\roms\snes</path>
<extension>.zip .ZIP .7z .7Z .smc .SMC </extension>
<command>.\.emulationstation\retroarch\retroarch.exe -L .\.emulationstation\retroarch\cores\snes9x_libretro.dll %ROM%</command>
<platform>snes</platform>
<theme>snes</theme>
</system>

estou instalando no c: mesmo. uso o windows 10 64, si alguem poder me ajudar nas duvidas ou pelo menos em algumas delas, Agradeço
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
galera boa noite, eu sou meio noob ainda e nao conheço muito termons tecnicos, eu usei a versao emulationstation + retroarch postada aqui no site, so nao consigo abrir nenhum jogo de ps1, ja baixei varios jogso diferentes, e conferi si o nome estava igual no arquivo cue. aparece o jogo na tela do emulatiostation nais quando apertto para abrir, fica na tela do cmd sem e fecha sozinho, apenas pelo retroarch o jogo abre normalmente, so acontece o erro quando abro com o emulationstation, e outros jogos que rodam, fica dando algumas falhas pequenas na tela, uns riscos, mais aparece e some rapido, e gostaria de saber qual o procedimento para usar o emulationstation com o retroarch, mais instalado no pc, sem ser a versao portatil, ja tentei varias vezes e nao consegui usar ele instalado,
procedimento que estaou fazendo:
instalo o emultationstation. abro ele para gerar o arquivo de configuraçao es_systems, crio uma pasta com nome roms, e coloco as roms, coloco o retroarch na pasta .emutationstation coloco as bios, to usando a seguinte configuraçao

Código:
<system>
        <name>snes</name>
        <fullname>Super Nintendo</fullname>
        <path>~.emulationstation\roms\snes</path>
        <extension>.zip .ZIP .7z .7Z .smc .SMC </extension>
        <command>.\.emulationstation\retroarch\retroarch.exe -L .\.emulationstation\retroarch\cores\snes9x_libretro.dll %ROM%</command>
        <platform>snes</platform>
        <theme>snes</theme>
    </system>

estou instalando no c: mesmo. uso o windows 10 64, si alguem poder me ajudar nas duvidas ou pelo menos em algumas delas, Agradeço

Coloque na "extension" apenas o formato das roms q esta usando, até pra não poluir, por exemplo se todas suas roms de super nintendo estiverem em .zip, deixe só o .zip. No caso de jogos de PSX, SEGA CD, PC-Engine CD etc... coloque só o .cue no arquivo, também tive esses probleminhas...

Espero ter ajudado, abraços!
 
Topo Fundo