O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Dreamcast: Por 18 anos em nossas vidas

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Quando eu pude comprar um Dreamcast, la por volta de 2006, eu só conhecia os games pelas revistas e um pouco na internet. Pessoalmente achei bem fraco, os graficos nao eram tudo aquilo que eu achava e os games eram bem meh... Mesmo os tops não tinham nada de mais, faltava variedade, nao tinha FPS, RPG dava pra contar no dedo e corrida também não era bem servido como o PS2 e fora o segundo analógico, que até hoje fico pensando pq a estúpida da Cega não colocou, acredito que tinha aquela cabeça b*sta de arcade\joguinhodeluta, achando que isso ia vender o Dreamcast e acabou matando o mesmo. Mas mantenho uma cópia do console até hoje em minha coleção, eu não gosto muito de assumir, mas tirando o controle b*sta da famila Playstation e o design lixo, o PS2 era muito superior, não só pq saiu depois, mas a Sony pensou muito mais que a Sega, lançou na epoca certa de transição do DVD ( a Sega devia ter aproveitado mais o Saturn) e abraçou todos os generos, Sega sempre presa em Arcade, lutinha... Enfim, uma pena a Sega ter sido tão burra depois do Mega Drive.
concordo em partes. A Sega ja vinha de puuuta prejuízo, com o 32x e depois o Saturn. O único projeto com investimento $$$$ foi Shenmue, que na verdade era pra ter sido lançado pro Saturn, ja estava em avançado estágio, mas acabou sendo pausado por causa da imagem do Saturn nos EUA e "portado" pro hw do DC.

Além do problema financeiro, a SEGA ainda não teve apoio da Square , Enix e grandes franquias da Konami, que na era das CGs, eram franquias system sellers. Bem feito que essas softs que chupavam o p .. da Sony, não são sequer sombra do que foram. E muitos jogos lançados pro console, não eram nada mais que gráficos de PSX "maquiado".

Com o DC, a Sega ela fez a lição de casa, lançou um console muito versátil, potente e barato. Mas sem o grande apoio, ela dependeu quase que exclusivamente dela mesma pra promover o console. E financiar jogos mais elaborados, ja custava muito $$$ e ela apostava muito em Shenmue.

Sem FF, WE, PES, a luta era muito desigual pro console se manter no páreo, ainda mais com a Sega atolada em dívidas. Ela ofereceu o console " de graça" na assinatura da SEGANET. Enfim, ela tentou sustentar o console, mas ao contrário da Nintendo, que ainda tinha lucro com o N64 e seus portáteis e marios(s) e Zeldas , que vendiam feito água, a Sega teve que jogar a toalha. A Sony na geração 32, havia enchido o c... de grana e tinha os fãs esperando suas franquias system sellers migrarem pro PS2. E ccom tanto dinheiro em caixa, a Sony foi sábia e criou IPs foda, como God of War e outras.

Phantasy Star online é um dos games mais bonitos , bate de frente com qualquer JRPG do PS2. Texturas lindas.
Soul Calibur tb é um desbunde gráfico. Nem vou citar Shenmue com seus cenários mega detalhados e caprichados. A Sega tentou dar menos importância aos jogos Arcade. Mas ela já estava naquela fase do cobertor curto. Sonic Adventure é lindo até hj, o 2 usou muito o hw do console, apresentando texturas lindas e nítidas. Não gostei mesmo foi de Sega GT, que tinha carros que pareciam feitos "de plástico" . Sega Rally 2 tb ficou bem mais ou menos. Ela poderia ter lançado jogos que faziam sucesso na Model 3, mas parece que a tentativa de soar menos Arcade, pode ter sido aplicada nesses casos. Um Scud Race pro console seria lindo demais...

Levando as condições financeiras em que se encontrava , ela se esforçou ao máximo pro console ficar de pé.
Tb concordo com a falta do segundo analógico. Isso foi falha realmente.
 
Ultima Edição:

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
O povo curte mais a do sat por rodar na mesma resolução do arcade, já a do dc roda em uma resolução mais alta.
Esse provavelmente é um dos motivos, no vídeo que postei ele comenta que sente diferença nas hitboxes, pode ser pela diferença de resolução, nada berrante mas não vou dizer que não faça diferença, quando jogava Street Fighter Alpha 3 ou outros jogos de luta no Playstation dos meus amigos eu que costumava jogar no Saturn e no Dreamcast sofria com a velocidade dos movimentos, tudo me parecia tão sofrido que tentava compartilhar a minha força pro lutador se mover quase que quadro por quadro. É um exagero da minha parte mas estes costumes podem realmente trazer muita confusão, até pensei em citar outros exemplos mas isso poderia ofender alguns jogadores e esse não é o objetivo. haha

Ah! E eu joguei muito pouco Street Fighter Alpha 3 nos fliperamas para ter uma memória melhor, joguei muito mais a versão para o Dreamcast por ser a mais acessível por isso é a que me soa mais natural.

@METALMANIAC Sua história me lembrou alguns documentários do Dreamcast, vou postar no tópico para fortalecer seu ponto e por questão de curiosidade e conhecimento para aqueles que tiverem interesse, chega a ser emocionante ver o quanto eles estavam envolvidos, a diferença de pensamento entre as sedes da SEGA e como tudo culminou em sua derrocada.

Mas quero acrescentar que o maior responsável pela queda da SEGA, foram os jogadores, sei que muitos pensam que é óbvio que o povo vai investir no que é possivelmente o melhor para eles e dinheiro não dá em árvores, e isto é certo, mas estes mesmos consumidores permitem práticas abusivas das corporações e aceitam isso numa boa por exemplo, daí podem dizer que não tem controle sobre o povão, mas nós fazemos parte da demanda, tirar o meu da reta não me faz menos responsável, não somente sobre a queda do Dreamcast mas sobre tudo no mundo. Por isso tanta coisa boa falha miseravelmente e tantas coisas ruins se propagam e crescem na velocidade da luz, nós fazemos isso acontecer, depois não adianta reclamar.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Grose, ja assisti a esses vídeo, tem material legal a respeito. O DC foi um dos consoles que mais vendeu no lançamento. Tanto que a Sega não tinha como atender a demanda...
Mas acho que um console sem FF, SH, WE, GTA. MGS e outros system sellers(pra época), prejudicou na adoção em massa. Teve tb a treta com a EA, que debandou do console.

No fim de 2000, um amigo do trabalho comprou um DC de um amigo do meu irmão... Ele era fanático pelo Legacy of kain : Soul Reaver. Comprou o console mais por causa do 2, que estava anunciado pra sair no DC, pois o primeiro ela ja havia jogado no PSX. Qdo ele soube que o game havia sido cancelado, ficou puto , xingou o console até a sétima geração.

O PS2 pegou o vácuo do PSX. Quem havia jogado os games que consolidaram a geração dos 3D nos consoles( em popularidade), queria jogar a sequência . E a Sony fez isso com o PS2, o mesmo que a Nintendo fez durante a fase NES vc MS.

A Sega tomou um "não obrigado, não tenho interesse em desenvolver pro DC" desses developers . Fica obvio qual console iria se popularizar. Nem o XBOX tijolo, que comia o HW da Sony com farinha, teve chance... O PSX foi absoluto e o PS2 já era o console mais desejado, pelos motivos que citei acima. Hoje os tempos são outros, poucas thirds produzem exclusivos pra uma só plataforma. Sony e M$ criaram ótimas IPs, e são elas que acabaram pesando para adotar a plataforma principal. Isso já vem desde a geração passada.

Mas sem bala na agulha pra grandes produções (IPs ), sem franquias consagradas, e o PS2 recebendo vários Winning Eleven, FF, games da Enix, GTA, MGS, ficou difícil para a Sega segurar as pontas. Nesse lado eu entendo que os jogadores queiram um PS2 ao invés de um Dreamcast. Eu mesmo comprei o PS2 em 2000, tendo um DC. Qdo vc compra um console, quer bons jogos . O DC tem poucos jogos AAA, o PS2 teve muito mais apoio e a Sony, muito mais $$$.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Esse provavelmente é um dos motivos, no vídeo que postei ele comenta que sente diferença nas hitboxes, pode ser pela diferença de resolução, nada berrante mas não vou dizer que não faça diferença, quando jogava Street Fighter Alpha 3 ou outros jogos de luta no Playstation dos meus amigos eu que costumava jogar no Saturn e no Dreamcast sofria com a velocidade dos movimentos, tudo me parecia tão sofrido que tentava compartilhar a minha força pro lutador se mover quase que quadro por quadro. É um exagero da minha parte mas estes costumes podem realmente trazer muita confusão, até pensei em citar outros exemplos mas isso poderia ofender alguns jogadores e esse não é o objetivo. haha

Ah! E eu joguei muito pouco Street Fighter Alpha 3 nos fliperamas para ter uma memória melhor, joguei muito mais a versão para o Dreamcast por ser a mais acessível por isso é a que me soa mais natural.

@METALMANIAC Sua história me lembrou alguns documentários do Dreamcast, vou postar no tópico para fortalecer seu ponto e por questão de curiosidade e conhecimento para aqueles que tiverem interesse, chega a ser emocionante ver o quanto eles estavam envolvidos, a diferença de pensamento entre as sedes da SEGA e como tudo culminou em sua derrocada.

Mas quero acrescentar que o maior responsável pela queda da SEGA, foram os jogadores, sei que muitos pensam que é óbvio que o povo vai investir no que é possivelmente o melhor para eles e dinheiro não dá em árvores, e isto é certo, mas estes mesmos consumidores permitem práticas abusivas das corporações e aceitam isso numa boa por exemplo, daí podem dizer que não tem controle sobre o povão, mas nós fazemos parte da demanda, tirar o meu da reta não me faz menos responsável, não somente sobre a queda do Dreamcast mas sobre tudo no mundo. Por isso tanta coisa boa falha miseravelmente e tantas coisas ruins se propagam e crescem na velocidade da luz, nós fazemos isso acontecer, depois não adianta reclamar.


Problema cara é que simplesmente sem titulos de peso = sem adoção.

A sega ficou ruída pelo Saturn, e por falar nesse console, já que o fracasso dele interliga ao fracasso do DC, vou contar uma coisa.

Estão vendo esse cara ai do thumbnail? É o Bernie Stolar, ele é odiado pela fanbase do Saturn por ter afrimado que o Saturn não era o futuro, foi presidente da Sega of América de 96 até umas semanas antes do lançamento americano do DC.

Muita gente odeia o cara, mas poucos procuram saber o que aconteceu, a história em ordem cronologica:

1) Em uma entrevista recente, ele afirmou que só aceitou ser presidente (a convite de Hayao Nakayama) da SoA caso tivesse direito de fazer um novo console, ele sabia que o Saturn já era fadado ao fracasso, e que Tom Kalinske, que fez um trabalho maravilhoso com o Mega Drive, saiu da empresa, a história era que a Sega do Japão começou a rixar pesado com a filial americana além de ser responsável pelas maiores merdas e Kalinske não viu o que fazer para reverter a situação e saiu.

2) Como o Saturn não melhorava, a solução foi um ano depois já encomendar o novo console, e que como estavam sangrando, o jeito foi ter que matar o Saturn no ocidente bem antes do DC sair.

3) Foi um parto pra lançar o DC do jeito como queria (e certo) nas duas regiões, Isao Okawa queria que o DC fosse vendido somente online e queria um preço maior no lançamento para lucros imediatos, quando estava chegando o lançamento americano, queria remover o modem e adiar o lançamento para 2000, inclusive há lendas de que o escalão de cima zombava da data de lançamento (9/9/99) e que Stolar teria respondido com uma piada de Hiroshima e teria sido demitido por isso (não é verdade ao menos esse motivo).

4) O Motivo da EA não ter dado apoio é porque queria se aproveitar da situação fragil da Sega e impor a condição de que só ela poderia fazer jogos de esporte para o console, Stolar já havia feito a aquisição da Visual Concepts (futura 2K Sports), e como não tinha interesse de remanejar ou se livrar do estúdio, nada foi feito e o console ficou sem os jogos da companhia, ironicamente os jogos de esporte da EA no geral são inferiores aos da Visual desde sempre.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@METALMANIAC @pavomba Obrigado pela réplica e entendo os seus pontos, tanto que deixei explicito na minha postagem que compreendo as escolhas que as pessoas fazem, afinal dinheiro, espaço e tempo tem limites, comentei intrinsecamente sem ironias, apesar de poder ter parecido. haha

O que eu quis dizer é que nós não fazemos as melhores escolhas apenas por serem as melhores escolhas, claro que o Playstation 2 merece o sucesso que obteve e o Dreamcast ter fracassado, tanto que numa postagem anterior eu comentei que compreendo quem não vê atrativos no Dreamcast porque ele é definitivamente limitado, felizmente limitado aos meus interesses. Mas vamos considerar como exemplo, o primeiro Playstation reinou absoluto, se o primeiro Playstation tivesse sido o 2 talvez isso também tivesse ocorrido, talvez se ele viesse sem o leitor de DVDs mantivesse o mesmo apelo, não dá para saber e ninguém entra nessa para perder, ou vocês acreditam que estava previstos nos planos da Sony o lançamento do Playstation 3 com relação as vendas no desenvolvimento?

Se olharmos na história da humanidade veremos que fizemos mais escolhas estúpidas que sensatas, é normal, só sabemos que nada sabemos, se subirmos agora para a pasta consoles veremos os usuários defendendo suas marcas com sensatez? A maioria admite que apenas segue o legado por estar acostumado com o controle ou pelo que a marca tem a oferecer, logo a questão de qualidade imediata se prova irrelevante, vemos qualidade naquilo que queremos ver, naquilo que nos deixa seguros por algum motivo, não por ser verdadeiramente bom, não temos perspectiva de que cada um de nós possa fazer alguma coisa e o medo de nos mantermos isolados só reforça o comportamento insano, por isso as empresas tem investido tanto em conectar os jogadores. Não estou dizendo isso para provar que quem não escolheu o Dreamcast fez uma mal escolha mas para vocês terem uma pequena ideia de que muitas coisas não estão relacionadas ao que elas oferecem, assim que apoiamos comportamentos nocivos sem perceber, chamam isso de vários nomes como Efeito Manada ou Senso Comum.

Na pasta consoles, nos vídeos de youtube relacionado ao Dreamcast e foruns pela internet, já li comentários de haters da SEGA em especial ou adoradores de outras marcas que menosprezam as outras, dizendo que "Se o Dreamcast é tão bom é culpa de vocês que não compraram", se referindo aos usuários da SEGA que estimam ser mais que os que adquiriam o Saturn pela Base do Mega Drive, em outro ponto muitos questionam como a Nintendo se manteve com tantos fracassos. Bem, não é preciso dizer que a administração da Nintendo é bem superior, tanto que quando a Microsoft entrou nesse o Bill Gates disse que a Nintendo é uma empresa muito forte, se referindo não somente a parte criativa mas administrativa, isso depois dele ter tentado comprar ela pelo que soubemos. Com isso dito digo que a culpa é da SEGA ou dos jogadores? Eu digo que ambos, não porque somos obrigados a comprar alguma coisa que não vemos valor, mas porque aqueles que consumiram não a suportaram devidamente, Nintendo por exemplo mesmo vendendo poucos consoles vende milhões e milhões de jogos nele, por estarmos tão focados em defender nossas marcas que falar sobre videogames, dos fracassados inclusive, de estarmos preocupados se alguém está falando ou fazendo algo que contraria o senso comum invés de conhecer o outro lado, tem muito que podemos fazer além de querermos apenas ter razões sobre nossas razões, isso não é um julgamento, apenas algo que devemos curtir, e eu no caso consigo também extrair muito de outros conhecimentos, o que é incrível. :D
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
@METALMANIAC @pavomba Obrigado pela réplica e entendo os seus pontos, tanto que deixei explicito na minha postagem que compreendo as escolhas que as pessoas fazem, afinal dinheiro, espaço e tempo tem limites, comentei intrinsecamente sem ironias, apesar de poder ter parecido. haha

O que eu quis dizer é que nós não fazemos as melhores escolhas apenas por serem as melhores escolhas, claro que o Playstation 2 merece o sucesso que obteve e o Dreamcast ter fracassado, tanto que numa postagem anterior eu comentei que compreendo quem não vê atrativos no Dreamcast porque ele é definitivamente limitado, felizmente limitado aos meus interesses. Mas vamos considerar como exemplo, o primeiro Playstation reinou absoluto, se o primeiro Playstation tivesse sido o 2 talvez isso também tivesse ocorrido, talvez se ele viesse sem o leitor de DVDs mantivesse o mesmo apelo, não dá para saber e ninguém entra nessa para perder, ou vocês acreditam que estava previstos nos planos da Sony o lançamento do Playstation 3 com relação as vendas no desenvolvimento?

Se olharmos na história da humanidade veremos que fizemos mais escolhas estúpidas que sensatas, é normal, só sabemos que nada sabemos, se subirmos agora para a pasta consoles veremos os usuários defendendo suas marcas com sensatez? A maioria admite que apenas segue o legado por estar acostumado com o controle ou pelo que a marca tem a oferecer, logo a questão de qualidade imediata se prova irrelevante, vemos qualidade naquilo que queremos ver, naquilo que nos deixa seguros por algum motivo, não por ser verdadeiramente bom, não temos perspectiva de que cada um de nós possa fazer alguma coisa e o medo de nos mantermos isolados só reforça o comportamento insano, por isso as empresas tem investido tanto em conectar os jogadores. Não estou dizendo isso para provar que quem não escolheu o Dreamcast fez uma mal escolha mas para vocês terem uma pequena ideia de que muitas coisas não estão relacionadas ao que elas oferecem, assim que apoiamos comportamentos nocivos sem perceber, chamam isso de vários nomes como Efeito Manada ou Senso Comum.

Na pasta consoles, nos vídeos de youtube relacionado ao Dreamcast e foruns pela internet, já li comentários de haters da SEGA em especial ou adoradores de outras marcas que menosprezam as outras, dizendo que "Se o Dreamcast é tão bom é culpa de vocês que não compraram", se referindo aos usuários da SEGA que estimam ser mais que os que adquiriam o Saturn pela Base do Mega Drive, em outro ponto muitos questionam como a Nintendo se manteve com tantos fracassos. Bem, não é preciso dizer que a administração da Nintendo é bem superior, tanto que quando a Microsoft entrou nesse o Bill Gates disse que a Nintendo é uma empresa muito forte, se referindo não somente a parte criativa mas administrativa, isso depois dele ter tentado comprar ela pelo que soubemos. Com isso dito digo que a culpa é da SEGA ou dos jogadores? Eu digo que ambos, não porque somos obrigados a comprar alguma coisa que não vemos valor, mas porque aqueles que consumiram não a suportaram devidamente, Nintendo por exemplo mesmo vendendo poucos consoles vende milhões e milhões de jogos nele, por estarmos tão focados em defender nossas marcas que falar sobre videogames, dos fracassados inclusive, de estarmos preocupados se alguém está falando ou fazendo algo que contraria o senso comum invés de conhecer o outro lado, tem muito que podemos fazer além de querermos apenas ter razões sobre nossas razões, isso não é um julgamento, apenas algo que devemos curtir, e eu no caso consigo também extrair muito de outros conhecimentos, o que é incrível. :D

Mas eu acho que a questão é a seguinte

Nintendo é veterana nos acertos, ressuscitou a indústria e criou medalhões em todos os consoles, por isso que tem um attach rate tão grande até no WiiU, um console que vendeu bem menos que PS4 e Xbox One e mesmo assim seus exclusivos vendem tanto ou até mais que a concorrência, se caso a Nintendo tivesse tido apenas um sucesso e depois sucessivos fracassos, não estaria de pé, talvez nem essas franquias ajudassem a manter. O 64 que foi o primeiro console deles que não liderou vendeu bem mais que o Saturn.

No caso da Sega: O Master System ficou bem atrás do NES, mas acertou com o Mega Drive, porém falhou duramente com o Saturn até no software próprio, não deu tempo suficiente para fidelizar as pessoas e ser "perdoada" pelos erros, sem contar que o Saturn ter sido morto antes de lançar o DC foi um grande fator, porque sentiram que a Sega havia abandonado oficialmente, não que estava cambaleando mas mantendo. Se pelo menos o Master System tivesse sido um sucesso também, o Saturn ao menos poderia ter vivido até o lançamento americano do DC, e com as pessoas fazendo a transição felizes, saem de um fracasso e embarca num sucesso certeiro.

Veja o PS3, me lembro bem que foi fracasso desde a E3 2006, mas a Sony havia fidelizado com o PS1, 2 e PSP, então mesmo quando o mundo estava contra ele, conseguiram se manter e recuperar as vendas.
 


METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Mas eu acho que a questão é a seguinte

Nintendo é veterana nos acertos, ressuscitou a indústria e criou medalhões em todos os consoles, por isso que tem um attach rate tão grande até no WiiU, um console que vendeu bem menos que PS4 e Xbox One e mesmo assim seus exclusivos vendem tanto ou até mais que a concorrência, se caso a Nintendo tivesse tido apenas um sucesso e depois sucessivos fracassos, não estaria de pé, talvez nem essas franquias ajudassem a manter. O 64 que foi o primeiro console deles que não liderou vendeu bem mais que o Saturn.

No caso da Sega: O Master System ficou bem atrás do NES, mas acertou com o Mega Drive, porém falhou duramente com o Saturn até no software próprio, não deu tempo suficiente para fidelizar as pessoas e ser "perdoada" pelos erros, sem contar que o Saturn ter sido morto antes de lançar o DC foi um grande fator, porque sentiram que a Sega havia abandonado oficialmente, não que estava cambaleando mas mantendo. Se pelo menos o Master System tivesse sido um sucesso também, o Saturn ao menos poderia ter vivido até o lançamento americano do DC, e com as pessoas fazendo a transição felizes, saem de um fracasso e embarca num sucesso certeiro.

Veja o PS3, me lembro bem que foi fracasso desde a E3 2006, mas a Sony havia fidelizado com o PS1, 2 e PSP, então mesmo quando o mundo estava contra ele, conseguiram se manter e recuperar as vendas.

É tudo tão imprevisivel que mesmo o GC , que era pouca coisa, mas era, superior ao PS2, acabou perdendo e chegou em último lugar na geração, levando se em conta que o DC saiu depois de dois anos no mercado... Não tem nada a ver com a mídia Mini DVD. Será que qdo a Nintendo tava arrependida por ter adotado cartucho no N64, não conseguiu recuperar sua reputação? Sei lá. O GC fracassou tb, e não vejo motivos. A Big N tinha grana, vendia muito portátil, seus titulos pro N64 vendiam muito bem...
Mas a adm da Nintendo é super robusta, mesmo se comparada ao que foi a Sega na época aurea. Uma pena Tom Kalinske ter jogado a toalha tb. Acho que foi "o cara" que poderia ter continuado a fazer a Sega ser competitiva.

A Nintendo é e sempre será referencia. Revolucionou e reinventou os consoles. Mas eu gostava mais da proposta da Sega.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Mas eu acho que a questão é a seguinte

Nintendo é veterana nos acertos, ressuscitou a indústria e criou medalhões em todos os consoles, por isso que tem um attach rate tão grande até no WiiU, um console que vendeu bem menos que PS4 e Xbox One e mesmo assim seus exclusivos vendem tanto ou até mais que a concorrência, se caso a Nintendo tivesse tido apenas um sucesso e depois sucessivos fracassos, não estaria de pé, talvez nem essas franquias ajudassem a manter. O 64 que foi o primeiro console deles que não liderou vendeu bem mais que o Saturn.

No caso da Sega: O Master System ficou bem atrás do NES, mas acertou com o Mega Drive, porém falhou duramente com o Saturn até no software próprio, não deu tempo suficiente para fidelizar as pessoas e ser "perdoada" pelos erros, sem contar que o Saturn ter sido morto antes de lançar o DC foi um grande fator, porque sentiram que a Sega havia abandonado oficialmente, não que estava cambaleando mas mantendo. Se pelo menos o Master System tivesse sido um sucesso também, o Saturn ao menos poderia ter vivido até o lançamento americano do DC, e com as pessoas fazendo a transição felizes, saem de um fracasso e embarca num sucesso certeiro.

Veja o PS3, me lembro bem que foi fracasso desde a E3 2006, mas a Sony havia fidelizado com o PS1, 2 e PSP, então mesmo quando o mundo estava contra ele, conseguiram se manter e recuperar as vendas.

É tudo tão imprevisivel que mesmo o GC , que era pouca coisa, mas era, superior ao PS2, acabou perdendo e chegou em último lugar na geração, levando se em conta que o DC saiu depois de dois anos no mercado... Não tem nada a ver com a mídia Mini DVD. Será que qdo a Nintendo tava arrependida por ter adotado cartucho no N64, não conseguiu recuperar sua reputação? Sei lá. O GC fracassou tb, e não vejo motivos. A Big N tinha grana, vendia muito portátil, seus titulos pro N64 vendiam muito bem...
Mas a adm da Nintendo é super robusta, mesmo se comparada ao que foi a Sega na época aurea. Uma pena Tom Kalinske ter jogado a toalha tb. Acho que foi "o cara" que poderia ter continuado a fazer a Sega ser competitiva.

A Nintendo é e sempre será referencia. Revolucionou e reinventou os consoles. Mas eu gostava mais da proposta da Sega.

O WiiU fracassou forte. Acho que a Nintendo deveria virar softhouse. Faz e acerta muito em jogos. O Wii foi uma proposta de fugir do conceito em jogar sentado. Foi febre, mas passou. Não virou tendencia. Eu mesmo queria ter um WiiU, por causa de Mario e Zelda. Mesmo não competindo em hw com M$ e Sony, o console da big N fracassou. Lançou o Switch no "meio pro fim" da geração. O DC fracassou muito , mas a diferença que a SEGA tem menos medalhoes que a Nintendo, e tinha muito menos dinheiro( época do DC). A Nintendo lucra com seus jogos, mesmo restringindo o publico da massa, porém ela se sustenta.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Mas eu acho que a questão é a seguinte

Nintendo é veterana nos acertos, ressuscitou a indústria e criou medalhões em todos os consoles, por isso que tem um attach rate tão grande até no WiiU, um console que vendeu bem menos que PS4 e Xbox One e mesmo assim seus exclusivos vendem tanto ou até mais que a concorrência, se caso a Nintendo tivesse tido apenas um sucesso e depois sucessivos fracassos, não estaria de pé, talvez nem essas franquias ajudassem a manter. O 64 que foi o primeiro console deles que não liderou vendeu bem mais que o Saturn.

No caso da Sega: O Master System ficou bem atrás do NES, mas acertou com o Mega Drive, porém falhou duramente com o Saturn até no software próprio, não deu tempo suficiente para fidelizar as pessoas e ser "perdoada" pelos erros, sem contar que o Saturn ter sido morto antes de lançar o DC foi um grande fator, porque sentiram que a Sega havia abandonado oficialmente, não que estava cambaleando mas mantendo. Se pelo menos o Master System tivesse sido um sucesso também, o Saturn ao menos poderia ter vivido até o lançamento americano do DC, e com as pessoas fazendo a transição felizes, saem de um fracasso e embarca num sucesso certeiro.

Veja o PS3, me lembro bem que foi fracasso desde a E3 2006, mas a Sony havia fidelizado com o PS1, 2 e PSP, então mesmo quando o mundo estava contra ele, conseguiram se manter e recuperar as vendas.
Pois é, a vantagem da Nintendo é que os jogos tem vida própria, os mascotes são muito influentes, tanto que existe o meme na consoles de que Pokémon não é da Nintendo, assim como Mario, Zelda, Donkey Kong e Metroid também não, nem a Nintendo é da Nintendo, vejamos o estrondo que as franquias criam por si, Mario até foi um dos representantes do Japão no anúncio das olimpíadas.

A SEGA tem um problema em dar continuidade também, muitos de suas grandes franquias não deram as caras no Saturn, até o Sonic passou batido, teve Sonic R, Sonic 3D Blast e o Sonic Jam, Phantasy Star somente o Collection e exclusivo do Japão, nenhum jus ao legado que criou no Mega Drive, ela teve uma epifania no Dreamcast com títulos de qualidade que esperávamos na geração anterior como Jet Set Radio, Skies of Arcadia e Shenmue que estava snedo desenvolvido para o Saturn, mas aí já era tarde demais.

Playstation se tornou uma marca forte por si, mesmo eu acreditando que eles estariam melhores se tivessem abraçado algumas oportunidades como o Crash Bandicoot que representava com categoria a marca do primeiro console.

Mas a minha intenção ao responder sua postagem é que enquanto escovava os dentes me lembrei de algumas vezes em que pessoas que nunca jogaram ou jogavam apenas Playstation, acabaram se rendendo aos outros videogames quando tiveram a oportunidade de conhecê-los. Tinha um na última empresa que trabalhei que só jogava Playstation, era fanático, quando sai de lá ele estava com um 3DS e Wii U além dos consoles da Sony, teve um outro que me falava que o jogo mais nostálgico da vida dele era o Wacky Races do Dreamcast, tenho um amigo rico que não se submetia aos jogos retrôs por achar que tudo que é top que comanda, hoje ele tem outros videogames mais velhos, outro que me crucificou quando comprei o Neo Geo Pocket mas depois se apaixonou pelo portátil, enfim...

Por isso eu disse que ajuda não é somente a questão de comprar o videogame ou para acabar com os males do mundo dar uma de justiceiro, se colhermos informações, formos tolerantes e estivermos abertos as outras experiências (com ponderação, nada de extremismo haha), nós só temos a ganhar, quem sabe assim o Dreamcast teria tido uma chance maior, afinal ainda hoje, pode ter certeza, temos mais pessoas que desconhecem o Dreamcast e outros tantos videogames que conhecem eles.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Pois é, a vantagem da Nintendo é que os jogos tem vida própria, os mascotes são muito influentes, tanto que existe o meme na consoles de que Pokémon não é da Nintendo, assim como Mario, Zelda, Donkey Kong e Metroid também não, nem a Nintendo é da Nintendo, vejamos o estrondo que as franquias criam por si, Mario até foi um dos representantes do Japão no anúncio das olimpíadas.

A SEGA tem um problema em dar continuidade também, muitos de suas grandes franquias não deram as caras no Saturn, até o Sonic passou batido, teve Sonic R, Sonic 3D Blast e o Sonic Jam, Phantasy Star somente o Collection e exclusivo do Japão, nenhum jus ao legado que criou no Mega Drive, ela teve uma epifania no Dreamcast com títulos de qualidade que esperávamos na geração anterior como Jet Set Radio, Skies of Arcadia e Shenmue que estava snedo desenvolvido para o Saturn, mas aí já era tarde demais.

Playstation se tornou uma marca forte por si, mesmo eu acreditando que eles estariam melhores se tivessem abraçado algumas oportunidades como o Crash Bandicoot que representava com categoria a marca do primeiro console.

Mas a minha intenção ao responder sua postagem é que enquanto escovava os dentes me lembrei de algumas vezes em que pessoas que nunca jogaram ou jogavam apenas Playstation, acabaram se rendendo aos outros videogames quando tiveram a oportunidade de conhecê-los. Tinha um na última empresa que trabalhei que só jogava Playstation, era fanático, quando sai de lá ele estava com um 3DS e Wii U além dos consoles da Sony, teve um outro que me falava que o jogo mais nostálgico da vida dele era o Wacky Races do Dreamcast, tenho um amigo rico que não se submetia aos jogos retrôs por achar que tudo que é top que comanda, hoje ele tem outros videogames mais velhos, outro que me crucificou quando comprei o Neo Geo Pocket mas depois se apaixonou pelo portátil, enfim...

Por isso eu disse que ajuda não é somente a questão de comprar o videogame ou para acabar com os males do mundo dar uma de justiceiro, se colhermos informações, formos tolerantes e estivermos abertos as outras experiências (com ponderação, nada de extremismo haha), nós só temos a ganhar, quem sabe assim o Dreamcast teria tido uma chance maior, afinal ainda hoje, pode ter certeza, temos mais pessoas que desconhecem o Dreamcast e outros tantos videogames que conhecem eles.

Concordo, o problema é que isso custa, até pra países de primeiro mundo o pessoal compra só um e pronto, maioria compra outro porque está em oferta ou porque tem vários jogos diferentes.

Mas sim, sempre é bom ver outros consoles, para não se tornar um ista chato da vida.

É tudo tão imprevisivel que mesmo o GC , que era pouca coisa, mas era, superior ao PS2, acabou perdendo e chegou em último lugar na geração, levando se em conta que o DC saiu depois de dois anos no mercado... Não tem nada a ver com a mídia Mini DVD. Será que qdo a Nintendo tava arrependida por ter adotado cartucho no N64, não conseguiu recuperar sua reputação? Sei lá. O GC fracassou tb, e não vejo motivos. A Big N tinha grana, vendia muito portátil, seus titulos pro N64 vendiam muito bem...
Mas a adm da Nintendo é super robusta, mesmo se comparada ao que foi a Sega na época aurea. Uma pena Tom Kalinske ter jogado a toalha tb. Acho que foi "o cara" que poderia ter continuado a fazer a Sega ser competitiva.

A Nintendo é e sempre será referencia. Revolucionou e reinventou os consoles. Mas eu gostava mais da proposta da Sega.

O WiiU fracassou forte. Acho que a Nintendo deveria virar softhouse. Faz e acerta muito em jogos. O Wii foi uma proposta de fugir do conceito em jogar sentado. Foi febre, mas passou. Não virou tendencia. Eu mesmo queria ter um WiiU, por causa de Mario e Zelda. Mesmo não competindo em hw com M$ e Sony, o console da big N fracassou. Lançou o Switch no "meio pro fim" da geração. O DC fracassou muito , mas a diferença que a SEGA tem menos medalhoes que a Nintendo, e tinha muito menos dinheiro( época do DC). A Nintendo lucra com seus jogos, mesmo restringindo o publico da massa, porém ela se sustenta.

O Fracasso do GC eu acho que é por causa da imagem da Nintendo e a relação com as produtoras, só ver que foi na geração 128 bits que os jogos Mature passaram a ser os best sellers e faltou isso no GC, até o Xbox recebia, além do diferencial de um online bem feito, fez ele vender mais que o fogão.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Concordo, o problema é que isso custa, até pra países de primeiro mundo o pessoal compra só um e pronto, maioria compra outro porque está em oferta ou porque tem vários jogos diferentes.

Mas sim, sempre é bom ver outros consoles, para não se tornar um ista chato da vida.



O Fracasso do GC eu acho que é por causa da imagem da Nintendo e a relação com as produtoras, só ver que foi na geração 128 bits que os jogos Mature passaram a ser os best sellers e faltou isso no GC, até o Xbox recebia, além do diferencial de um online bem feito, fez ele vender mais que o fogão.
O mais engraçado é que o jogo, de nome bem sugestivo, BMX XXX foi censurado no XBOX e PS2, a única versão livre de tarjas (tarjas digo no sentido de censura, não das tarjas literalmente) é a do Gamecube. haha
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Por onde eu começo.... 'Wall of text' (acho que é assim que chamam) ou...?

Bom, vamos ver!

Havia acabado de retornar de minha fracassada missão: penetrar (ui!) nos EUA como imigrante ilegal para trabalhar e tentar criar uma vida em outro país (coisa que ainda quero fazer, mas isso já é outra história!).

Com a moral lá em baixo (cheguei a passar mais de 3 dias sem sair do quarto de tanta depressão. Acho que minha avó deve ter entendido algo graças a máfia, mas mesmo assim, me deixou quieto por um tempo), até que...

No final de 99, eu saí com um amigo meu para comprarmos um videogame (eu pensava em ter um Saturn e juntei dinheiro pra isso, enquanto que meu amgo queria pegar um PS2). Ao chegarmos em Campinas (um bairro antigo de Goiânia, que anteriormente era uma cidade, mas foi absorvida pela capital da roça, se tornando um bairro de 'vida própria'), comecei a conversar com um conhecido que tinha uma banca de venda de videogames e acessórios. Quando ele começou a perguntar sobre os videogames mais antigos, eu o mostrei um HU Card (Vigilante) que carregava sempre na carteira (era uma das coisas que eu queria comprar de novo nos EUA e, como ele está com defeito, eu o carrego direto no bolso como um singelo mascote) e depois de algum tempo, fui contratado por ele pra trabalhar na loja.

Em meu primeiro salário, eu comprei um Dreamcast. Na caixa, completo com um controle e, é claro, coisa de 15 jogos piratas (um de cada que havia no estoque da loja), eu o levei pra casa.

ANTES DE CHEGAR, eu consegui a minha primeira venda: o motorista do ônibus me segurou no veículo e me levou para a garagem só para comprar a vista o videogame. Nessa noite, depois do cérebro voltar da órbita estranha em que ele estava (vendi o DC por mais de 1.300 R$, quando na verdade, era vendido por R$ 500,00 acompanhando alguns jogos), eu comecei a ver que ele poderia ser minha fonte de lucro.

No outro dia, eu falei com o dono da banca e ele simplesmente aceitou (se eu comprasse um N64 que estava guardado lá a algum tempo. De cor verde e companhando o Donkey Kong 64, com o expansion pack, eu o comprei e fiquei com a área de compra e venda do Dream)

Em pouco tempo (coisa de 6 meses após) eu estava bem: já havia vendido mais de 30 Dreamcast e trazido acessórios que ninguém tinha coragem de trazer pra venda. Tapetes de dança (DDR), a vara de pesca (fishing rod), steering wheel, 3 modelos da pistola (um deles, da Mad Catz), controles arcade e fighting pad (fora os modelos piratas com cores diferenciadas), teclado e mouse e por aí vai, me rendeu bastante dinheiro. Juntando o que eu tinha (quando não gastava TUDO com mais videogames, trocas de TV de casa e outras coisas, fora as tentatívas frustradas de arrumar uma namorada), me ajudou a comprar meu Gol 'quadrado' CL 1.6.

No final da 'festa', eu cheguei a ficar com 3 videogames em casa, com teclado, mouse, coisa de 30 jogos originais e mais um monte de jogos piratas! Um dos grandes motivadores de ter conseguido entrar na 'master race' na época, foi a troca de 2 videogames em um computador K6² com placa de video offboard da asus, que fez muita coisa na época de Max Payne!

Mas, e o Dreamcast? Foi só uma firula temporária? Um ítem de ganhar dinheiro?

A resposta pra isso é NÃO. O Dreamcast não apenas foi, como continua sendo pra mim, uma grande aposta do que poderia ser o aproveitamento total do hardware de quase todos os videogames e sua 'over'duração no mercado. Ainda acredito que muitas peças de hardware lançadas poderiam estar continuando no mercado, caso não existisse essa... 'Corrida armamentista' e o Dream é a prova viva, juntamente com o PS2, Game Cube e Xbox (xisburger).

IMG_20171024_WA0001.jpg

IMG_20171024_WA0003.jpg


Uma das coisas que mais me faz falta é a falta de espaço pra se manter uma coleção do jeito que merece, mas ainda manterei, de um jeito ou de outro....
 
Ultima Edição:

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Por onde eu começo.... 'Wall of text' (acho que é assim que chamam) ou...?

Bom, vamos ver!

Havia acabado de retornar de minha fracassada missão: penetrar (ui!) nos EUA como imigrante ilegal para trabalhar e tentar criar uma vida em outro país (coisa que ainda quero fazer, mas isso já é outra história!).

Com a moral lá em baixo (cheguei a passar mais de 3 dias sem sair do quarto de tanta depressão. Acho que minha avó deve ter entendido algo graças a máfia, mas mesmo assim, me deixou quieto por um tempo), até que...

No final de 99, eu saí com um amigo meu para comprarmos um videogame (eu pensava em ter um Saturn e juntei dinheiro pra isso, enquanto que meu amgo queria pegar um PS2). Ao chegarmos em Campinas (um bairro antigo de Goiânia, que anteriormente era uma cidade, mas foi absorvida pela capital da roça, se tornando um bairro de 'vida própria'), comecei a conversar com um conhecido que tinha uma banca de venda de videogames e acessórios. Quando ele começou a perguntar sobre os videogames mais antigos, eu o mostrei um HU Card (Vigilante) que carregava sempre na carteira (era uma das coisas que eu queria comprar de novo nos EUA e, como ele está com defeito, eu o carrego direto no bolso como um singelo mascote) e depois de algum tempo, fui contratado por ele pra trabalhar na loja.

Em meu primeiro salário, eu comprei um Dreamcast. Na caixa, completo com um controle e, é claro, coisa de 15 jogos piratas (um de cada que havia no estoque da loja), eu o levei pra casa.

ANTES DE CHEGAR, eu consegui a minha primeira venda: o motorista do ônibus me segurou no veículo e me levou para a garagem só para comprar a vista o videogame. Nessa noite, depois do cérebro voltar da órbita estranha em que ele estava (vendi o DC por mais de 1.300 R$, quando na verdade, era vendido por R$ 500,00 acompanhando alguns jogos), eu comecei a ver que ele poderia ser minha fonte de lucro.

No outro dia, eu falei com o dono da banca e ele simplesmente aceitou (se eu comprasse um N64 que estava guardado lá a algum tempo. De cor verde e companhando o Donkey Kong 64, com o expansion pack, eu o comprei e fiquei com a área de compra e venda do Dream)

Em pouco tempo (coisa de 6 meses após) eu estava bem: já havia vendido mais de 30 Dreamcast e trazido acessórios que ninguém tinha coragem de trazer pra venda. Tapetes de dança (DDR), a vara de pesca (fishing rod), steering wheel, 3 modelos da pistola (um deles, da Mad Catz), controles arcade e fighting pad (fora os modelos piratas com cores diferenciadas), teclado e mouse e por aí vai, me rendeu bastante dinheiro. Juntando o que eu tinha (quando não gastava TUDO com mais videogames, trocas de TV de casa e outras coisas, fora as tentatívas frustradas de arrumar uma namorada), me ajudou a comprar meu Gol 'quadrado' CL 1.6.

No final da 'festa', eu cheguei a ficar com 3 videogames em casa, com teclado, mouse, coisa de 30 jogos originais e mais um monte de jogos piratas! Um dos grandes motivadores de ter conseguido entrar na 'master race' na época, foi a troca de 2 videogames em um computador K6² com placa de video offboard da asus, que fez muita coisa na época de Max Payne!

Mas, e o Dreamcast? Foi só uma firula temporária? Um ítem de ganhar dinheiro?

A resposta pra isso é NÃO. O Dreamcast não apenas foi, como continua sendo pra mim, uma grande aposta do que poderia ser o aproveitamento total do hardware de quase todos os videogames e sua 'over'duração no mercado. Ainda acredito que muitas peças de hardware lançadas poderiam estar continuando no mercado, caso não existisse essa... 'Corrida armamentista' e o Dream é a prova viva, juntamente com o PS2, Game Cube e Xbox (xisburger).

IMG_20171024_WA0001.jpg

IMG_20171024_WA0003.jpg


Uma das coisas que mais me faz falta é a falta de espaço pra se manter uma coleção do jeito que merece, mas ainda manterei, de um jeito ou de outro....
Cara blz? Vc tirou de sacos plasticos os video games guardados no armário pra tirar foto, ou vc guarda no armário sem saco plástico mesmo? Eu os guardo em armario também mas ponho em sacos plásticos, de supermercado mesmo rsrsrsr
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.311
Pontos
1.619
Cara blz? Vc tirou de sacos plasticos os video games guardados no armário pra tirar foto, ou vc guarda no armário sem saco plástico mesmo? Eu os guardo em armario também mas ponho em sacos plásticos, de supermercado mesmo rsrsrsr
Eu os guardava com saco plástico, mas resolvi remover quando estavamos morando em São Simão - GO. Devido a ser uma casa que ficava próximo da praia do lago, criava e ajuntava muita umidade. Lembro que um antigo Hi-Top Game (o montei com dois controles e uma fonte e dei de presente pra um amigo meu) apareceu manchas esbranquiçadas na placa mãe. Usei alcool isopropílico pra limpeza, mas voltava com facilidade, daí parei de usar e as manchas se foram (vá entender?!?)
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Eu os guardava com saco plástico, mas resolvi remover quando estavamos morando em São Simão - GO. Devido a ser uma casa que ficava próximo da praia do lago, criava e ajuntava muita umidade. Lembro que um antigo Hi-Top Game (o montei com dois controles e uma fonte e dei de presente pra um amigo meu) apareceu manchas esbranquiçadas na placa mãe. Usei alcool isopropílico pra limpeza, mas voltava com facilidade, daí parei de usar e as manchas se foram (vá entender?!?)
Me preocupou agora, moro perto de praia e guardo em saco plastico acho que vou botar dentro do saco plastico papel absorvente, aqueles de fritura e futuramente silica, o que acha?
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
@doraemondigimon Mais um belo relato, podemos dizer que o Dreamcast salvou as nossas vidas, a minha não foi no aspecto financeiro mas social.

Desde criança, quando entrei na escola, era percebível que nunca tive boa vontade de sociabilizar, tive que aprende na marra, as pessoas no geral me parecem muito chatas e meus amigos sabem disso, quando estou com eles tenho a minha hora de ir embora, eles sempre pedem para que eu fique mais, mas não dá, isso me custa muito mentalmente, entretanto uma coisa boa que isso me acarretou é que desenvolvi muito bem meu autocontrole, costumo ser tolerante até demais, daqueles tipos que dizem ter sangue de barata, não que seja ingênuo também, foi apenas a forma que arranjei para nos protegermos, imagine se eu saísse por aí agredindo os outros por me chatearem, seria um lunático. haha

Dito isto, quando estudava no centro estava ao alcance de tudo que gostava, em 2000 me mudei de escola, estava de saco cheio de reprovar e estudar numa escola com milhares de pessoas por turno, no bairro não tinha mais acesso facilitado as coisas que gostava e consequentemente parei de ir aos fliperamas que visitava religiosamente, Dreamcastão com suas maravilhosas conversões fez com que me adaptasse com facilidade, e fiquei lá, engordando, suando, deixando o cabelo crescer e jogando Dreamcast, ele veio num momento bem propicio e fez um baita par com mo Nintendo 64. Talvez por isso tenha um apreço maior por eles, maior que os ótimos jogos que possuem para oferecer, em minha opinião. :D

Cara blz? Vc tirou de sacos plasticos os video games guardados no armário pra tirar foto, ou vc guarda no armário sem saco plástico mesmo? Eu os guardo em armario também mas ponho em sacos plásticos, de supermercado mesmo rsrsrsr
Os meus videogames eu cubro com fronha os que estão no rack, alguns estão assim por mais de 10 anos e não tive problemas, limpo o rack, sacudo os panos e lavo as fronhas periodicamente. O resto deixo nas caixas, o único que não tem caixa é o PS1 fat que deixo dentro de um armário bem seco e de difícil acesso ao pó.

Eu os guardava com saco plástico, mas resolvi remover quando estavamos morando em São Simão - GO. Devido a ser uma casa que ficava próximo da praia do lago, criava e ajuntava muita umidade. Lembro que um antigo Hi-Top Game (o montei com dois controles e uma fonte e dei de presente pra um amigo meu) apareceu manchas esbranquiçadas na placa mãe. Usei alcool isopropílico pra limpeza, mas voltava com facilidade, daí parei de usar e as manchas se foram (vá entender?!?)
Me preocupou agora, moro perto de praia e guardo em saco plastico acho que vou botar dentro do saco plastico papel absorvente, aqueles de fritura e futuramente silica, o que acha?
Eu tenho medo de guardar as coisas em sacos plásticos, também tenho medo que entrem insetos nos videogames ou que comam as revistas, por isso gosto de sempre ter por perto os remédios para acabar com estes bichinhos. Mas apesar de parecer não me considero paranoico. haha

Se estiverem dispostos muitos videogames possuem maletas, bolsas ou caixas plásticas e de madeira personalizadas, já pensei em adquirir algumas destas mas quando penso que o dinheiro que investiria nisso posso comprar mais um jogo deixo para lá, até por ter aprimorado meu quarto com o tempo e hoje quase tudo tem o seu lugar, por mais apertado que esteja, o importante é não ficar exposto por aí a toa e sem cuidados. :D
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Na época em que ainda era vendido, eu joguei Dreamcast apenas uma vez, em uma locadora. Acho que joguei Soul Calibur e Power Stone. Posteriormente adquiri um Dreamcast pra mim, e demais consoles de sua geração (Gamecube e Ps2, nunca tive xbox), pois foi uma geração que aproveitei pouco, e queria conhecer melhor. Fazendo uma análise hoje, acho que acertaram em trazer o suporte online, na idéia do vmu, nos controles (que nem todo mundo gosta) e acho também que ele tem uma biblioteca boa pra um console que durou tão pouco. Porém, penso que o DC precisava de um pouco mais de exclusivos que se destaquem, além de Shenmue, já que ele possui inumeros títulos em comum com seus concorrentes. Ao mesmo tempo, a Sega parecia ter esquecido de dar continuidade a diversas séries de jogos que criou nos 8 e 16 bits, da mesma forma que havia acontecido no Saturn. Eles retomaram Sonic, mas francamente nunca gostei dos Adventure, pois esperava ver o estilo original de cenário do Sonic no Dreamcast, ao invés daquelas coisas urbanas e genéricas pelas quais optaram. Enfim, o Dreamcast não é meu favorito daquela geração, mas acho que ele tinha umas peculiaridades legais e só lamento ele não ter durado mais.
 
Ultima Edição:

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.644
Reações
18.325
Pontos
1.084
Tinha e vendi, mais aproveitei Soul Calibur, Capcom vs SNK, Resident Code Veronica, Grandia 2, Skies of Arcadia, DOA 2, SF3, Rival Schools 2 entre tantos.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Vi em posts anteriores que o cancelamento do console fora discutido. Acho o seguinte:

- A imagem da Sega estava bem marcada aquela altura, principalmente nos Eua, como a de uma empresa que costumava não dar apoio a seus produtos por muito tempo, abandonando um console assim que lançava seu sucessor. Fez isso com o Mega, e depois repetiu com o Saturn. Conforme observei anteriormente, ela também não costumava dar continuidade a maioria de suas séries, mesmo as que tiveram muito sucesso, como Streets of Rage. No caso da Nintendo (comparação óbvia), você comprava um console e já poderia contar com um Mario, um Zelda, ou um Metroid, etc... Com a Sega já não se tinha mais esse tipo de certeza.

- O lançamento mal planejado do Saturn nos Eua (excluindo grandes redes de lojas e third parties) fez com que muitos lojistas boicotassem produtos da Sega, e isso se estendeu até o Dreamcast. Essa provavelmente foi uma das maiores pedras no sapato do empresa.

- Com esses problemas, já era de se esperar que o console não criasse uma biblioteca ampla como a do Ps2, apesar de pessoalmente eu achar notável que o Dreamcast tenha mais de 600 jogos (a mesma marca que o Gamecube), levando em conta que durou só uns 2 anos. A Sega tentou criar alternativas, deu espaço a third parties menos conhecidas (como a Zoom, que começou criando jogos pra X68000), mas nunca entendi por que ela desistiu de seus próprios jogos.
 
Ultima Edição:

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.513
Reações
2.761
Pontos
703
Comparando com o Gamecube

Começando pelos fatores "secundários", acho que o Cube tem um design mais legal, quanto a controles pra mim empata -mas a sacada no Dreamcast de ter vmu no controle dá um charme extra. Quanto a midia, não gosto de qualquer tipo de "disco" para jogos, pois costumam ser muito frágeis, então pra mim tanto faz. Só não sei até que ponto a Nintendo ter optado por um disco personalizado atrapalhou.

Indo direto ao ponto, agora, gostei um pouco mais de minha experiencia com o Gamecube por conta de rpgs, e por que a Nintendo imprimiu melhor sua marca com exclusivos 1st party em seu console. Trouxe Mario, F Zero, Mario Kart, Metroid e 2 Zeldas (sem contar a versão do 4 Swords e a coletânea com jogos da série pra GC), pra citar apenas o que eu joguei. Quanto a rpgs, nenhum dos dois tinha muitos, mas encontrei no Cube alguns que gostei de imediato, como Batten Kaitos e Fire Emblem -alguns consideram o de GC o melhor de toda série, nesse último caso. No Dreamcast não vi nada que me agradasse da mesma forma nesse genero. Joguei por um tempo Phantasy Star online e, apesar de ter me agradado pelos gráficos, acabei desistindo por que achei a jogabilidade bem falha e também por que não era um rpg, como eu esperava. O Dreamcast tem muitos jogos de luta que eu gosto, mas como já observado, na maioria dos casos eram jogos que também saiam pra outras plataformas. O que eu mais gostei no Dreamcast foram seus shooters e jogos de ação, entre exclusivos ou que só haviam saido pra arcade, como Border Down e o remake de Bangai-O. E o Dreamcast foi importante pra mim por ter me apresentado jogos "visual novel", através de sua versão não oficial de Divi Dead, que eu gostei, e me levou a outros do genero.
 
Ultima Edição:

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
229
Reações
162
Pontos
724
Belo tópico, cara!

Dreamcast foi o video game que tenho as melhores memórias! Em 2015, quando escrevia um blog, fiz dois "especiais" dele: http://hardcoreoldschoolgamers.blog...special-dreamcast-o-ultimo-console-da_64.html e http://hardcoreoldschoolgamers.blogspot.com.br/2015/01/especial-dreamcast-parte-ii-revolucao.html

O meu deu pau e acabei vendendo tudo dele no ano passado... nem preciso falar que já bateu o arrependimento e to indo atrás do console e alguns jogos dele novamente... vamos ver se isso tudo não vai me custar um RIM ahahah.

Aliás, todos os tópicos que li que vc criou (Xbox Classic, Neo Geo, etc) são muito bons! Parabéns!
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Belo tópico, cara!

Dreamcast foi o video game que tenho as melhores memórias! Em 2015, quando escrevia um blog, fiz dois "especiais" dele: http://hardcoreoldschoolgamers.blog...special-dreamcast-o-ultimo-console-da_64.html e http://hardcoreoldschoolgamers.blogspot.com.br/2015/01/especial-dreamcast-parte-ii-revolucao.html

O meu deu pau e acabei vendendo tudo dele no ano passado... nem preciso falar que já bateu o arrependimento e to indo atrás do console e alguns jogos dele novamente... vamos ver se isso tudo não vai me custar um RIM ahahah.

Aliás, todos os tópicos que li que vc criou (Xbox Classic, Neo Geo, etc) são muito bons! Parabéns!
Gostei dos seus especiais, adoro ler, especialmente quando se trata do Dreamcast. Eu nem me dava conta de que eram tantos títulos online disponíveis ao Dreamcast até ver isso em perspectiva, bem legal.

Recomendo você também a continuar escrevendo, independente do retorno que obtermos é um excelente mecanismo de reflexão e crescimento pessoal, coisas que não são possíveis adquirir com dinheiro, nem mesmo numa instituição.
 

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
229
Reações
162
Pontos
724
Gostei dos seus especiais, adoro ler, especialmente quando se trata do Dreamcast. Eu nem me dava conta de que eram tantos títulos online disponíveis ao Dreamcast até ver isso em perspectiva, bem legal.

Recomendo você também a continuar escrevendo, independente do retorno que obtermos é um excelente mecanismo de reflexão e crescimento pessoal, coisas que não são possíveis adquirir com dinheiro, nem mesmo numa instituição.

Eu vou voltar... e com esse blog aí mesmo (tenho um grupo e página no face tbm)... gosto de escrever e ler, videos não me atraem em quase nada. Me irritam na verdade.

Voltando ao assunto DC... to achando uns que dizem que o leitor está 100% por volta de 350-500 reais... facadinha.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Eu vou voltar... e com esse blog aí mesmo (tenho um grupo e página no face tbm)... gosto de escrever e ler, videos não me atraem em quase nada. Me irritam na verdade.

Voltando ao assunto DC... to achando uns que dizem que o leitor está 100% por volta de 350-500 reais... facadinha.
Gosto de ambos, até porque fui criado no cinema e coleciono filmes, eu vejo ambos como leitura, não só pelas linhas de textos mas pela imagem e comportamento, é uma forma interessante de enxergar a vida ao procurar mais do que está sendo visto, adoro essa abstração das coisas, tanto que por isso fiquei anos em tratamento, minha única qualidade aparente de acordo com as cartas dos terapeutas é que eu conseguia fazer a leitura abstrata das coisas e juntar tudo concretamente. haha

Cacetada!!! Com esse valor é preferível comprar um novo Dreamcast usado, foi o que fiz com o meu Gamecube, o preço que pagaria no leitor peguei um Cube na caixa com dois jogos originais completos, fiz uma varredura na cidade para ver se não encontrava algum mofando pela cidade mas não tive sorte.
 

pulga_old_school

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
229
Reações
162
Pontos
724
Ah não, me referi ao valor do Dreamcast completo usado hahaha... não apenas um leitor, isso nem sequer procurei rs. E quanto aos videos, eu me referia as coisas relacionadas a video game, prefiro ler uma notícia ou alguma matéria especifica do que ter paciência com esses youtubers da vida rs.

Acho que vou focar no Dreamcast esse ano e voltar a ter uma boa coleção do mesmo. Acho que vou começar a importar algumas coisas aos poucos (VMU, controle, alguns jogos) e tentar achar por aqui o console...
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
sempre ouvi falar que o dreamcast se rodasse games pirateados o canhao ia pro saco rapidamente... nao sei a realidade disto mas no playstation era fatal... como é que voces mantem rodando estes consoles tantos anos?
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
O Dreamcast eu comprei em 2010, nessa época comecei a colecionar videogames.

E devo admitir que foi uma das melhores experiências que tive, é inegável que teve a melhor line up de lançamento de um console e viveu muito bem sua carreira curta, me recordo de ficar baixando e gravando os jogos, curtia muito jogar o Jet Set Radio e o RE CV (Esse tenho original da Tectoy), tinha jogos para todo gosto e com qualidade.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Posso dizer que foi o melhor momento da minha vida junto com a descoberta dos mk 1 e 2 de arcade.
Era o ano de 2000 e eu servindo o exercito no administrativo. Estava com o n64 a uns 4 anos, sofri com esse video game com a falta de apoio e pirataria, e vendo oplay 1 com aquelas gcs e games a 3 re foi foda.

Então do nada eu trabalhando no exercito, no dia do meu niver 06/jul, comecei a pensar o que poderia comprar de presente pára mim,até que do nada, pensei vou ter um dream. Fui para casa, peguei a grana e voltei para o centro e peguei o poderoso, com mk gold (ja tinha o mk4 de n64) kkk Fiquei maravilhado com os gcs, fluides do game e gráficos melhores.
Perto de cada tinha uma locadora e aluguei resident evil e foi de chocar!!! Foda!
Nem imaginava e do nada quando entreguei o resident o cara da locadora falou do desbloqueio do cd do v*******. Imagine, eu vindo do n64 e logo depois de ter o dream um desbloqueio sem mexer no aparelho só com um misero cd de boot.

De julho de 200 a jan/01 foi os melhores seis meses da minha vida. Com toda facilidade e tecnologia rodando no meu quarto.
Com jogos baratinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Magico, uma pena ter acabado precocemente. :(
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
sempre ouvi falar que o dreamcast se rodasse games pirateados o canhao ia pro saco rapidamente... nao sei a realidade disto mas no playstation era fatal... como é que voces mantem rodando estes consoles tantos anos?

Isso ai depende da qualidade e velocidade da gravação, PS1, PS2 e DC detona canhão porque nego pirateio quer gravar aos montes rápido e vai logo no limite que o console aguenta, tem que gravar sempre nas menores possíveis.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
sempre ouvi falar que o dreamcast se rodasse games pirateados o canhao ia pro saco rapidamente... nao sei a realidade disto mas no playstation era fatal... como é que voces mantem rodando estes consoles tantos anos?
O meu Dreamcast até que aguentou bastante tempo rodando jogos piratas mas com certeza foram eles que estragaram o leitor da primeira vez, faltava informação e eu não tinha como gravar os jogos em casa, definitivamente não recomendo comprar discos em qualquer camelô, não sabemos a procedência do disco e das gravações.

Tirando isso tento manter os videogame em locais limpos e arejados, sempre cobertos quando não estiverem sendo utilizados e limpando aquilo que estiver ao meu alcance, também fico de olho com os insetos, já trabalhei em assistência técnica, só que não consertando os eletrônicos, ficava junto com os técnicos de toda forma e ali via os horrores, ninhadas de barata, formigueiro, cocô de rato, mofo, tenso até onde as faltas de cuidado podem levar.

Acho que desde 2008 tenho usado apenas originais sem problemas, tive que abrir ele apenas uma vez porque estava resetando, é um problema clássico mas de muito fácil resolução.
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.446
Reações
2.054
Pontos
734
eu enxergo a beleza dos gráficos ate de um atari ^^ claro levando em conta da época que foi lançado ^^ gosto dos estilo gráfico do 32 bits também, mais o que me referia foi impacto que me causou, ver a engine 3d aperfeiçoada aquele nível ... cada geração teve um grande impacto na parte gráfica, desde 8 bits ate 128 bits... depois da ai ate acho os gráficos lindos e bem feitos, mais nada que me surpreenda tanto como antigamente, vejo mais como uma evolução natural, não e aquela mesma sensação vi um mega drive ou ps1 rodando pela primeira vez^^
Posso afirmar que nenhum vídeo game me impressionou tanto, como o Dreamcast.
Sonic Adventure era da "primeira leva", de jogos e era lindo.
Dead or Alive 2 e Soul Calibur eram embasbacantes:kbaba
Shenmue é o melhor jogo já criado.:rox
Grandia II e Skyes of Arcadia são ótimos RPGs.
"Dreamcast, Still Thinking":ksnif:ksnif:ksnif
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Posso afirmar que nenhum vídeo game me impressionou tanto, como o Dreamcast.
Sonic Adventure era da "primeira leva", de jogos e era lindo.
Dead or Alive 2 e Soul Calibur eram embasbacantes:kbaba
Shenmue é o melhor jogo já criado.:rox
Grandia II e Skyes of Arcadia são ótimos RPGs.
"Dreamcast, Still Thinking":ksnif:ksnif:ksnif

Acho que tb fico com ele... e o n64 bem de perto pelo mario 64.

A sensação que tive com os dois foi de cair o #$%¨% da bunda. Sempre lembrarei.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Aproveitando o up para dizer que após 20 anos de lançamento o Dreamcast continua pensando, vários jogos previamente cancelados quando o console foi descontinuado retornaram magicamente, um dos casos mais recentes é o Agartha que postarei o vídeo abaixo, no ano passado ainda foram anunciados novos acessórios para ele de uma terceirizada, um dos papos mais recentes seria a conversão do Max Paine do PC, outro jogo que também estava previsto para o Dreamcast. Logo abaixo um vídeode um colecionador comentando de um jogo recém lançado chamado 4x4 Jam, mais para frente ele mostra o gameplay após falar um pouco do projeto.

E podem esperar pelo menos mais uns 15 jogos para esse ano, mas novidades sempre vão surgindo, tem até coisa que o pessoal estima que fique par ao ano que vem, para mais novidades, que são difíceis de condensar em apenas um endereço, procurem por Dreamcast Releases ou Homebrews no google, mas vou deixar de aperitivo um site bem entusiasta que se sustenta por muitos anos: http://www.thedreamcastjunkyard.co.uk


 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.523
Reações
12.739
Pontos
1.634
Vou fazer um outro pequeno relato. Como o dreamcast foi foda na minha vida.

Vinha a 4 anos com o n64, apesar de ter tido diversão nele, tive as famosas dificuldades como a demora de um f1 decente, falta de jogos de luta em 2d, Gc que no cd podia ter, e claro a facilidade em ter games a rodo (pirataria).

Amigo, quando do nada no dia do meu niver 06/07/2000, eu no exercito (area adm), parei para pensar de como seria ter aquele console, com seus gráficos atuais e fodas, alem de ter o famoso resident evil, games da capcom e snk a rodo. Um verdadeiro arcade em casa. Dei um f**a-se a mim mesmo e fui comprar o lindão

Tudo que eu desejava na época do n64 tive na minha mão. Tive mk 4 no n64 mas faltava as gcs do play1. Peguei o dream com MK gold :P Senti uma pequena melhora nos gráficos e os 60 fps do game. Curti

Depois aluguei uns games, tive o resident rodando em casa e o marvel vs capcom 2 e pqppppppppppppppppppppppppppppppppppppp

Dias depois dono na locadora me fala do desbloqueio e o melhor apenas um cd do v*******, sem mudar o hardware. Gozeiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Paguei 30 reais pelo cd e mais 30 em um game de corrida. Tokyo alguma coisa.

Quando vi aqueles games de arcades a 35 reais no centro.... fiquei louco.
Vendi meu n64 com mk4 por 100 reais e peguei 4 games pirata de dreamcast.

Street fighter 3 com aquela beleza gráfica de cair o cu da bunda, Quake 3 que na época não rodou no meu pc, soul calibur, V-rally 2

Jesus......... sem palavras minha sensação!!!!!!!! Depois veio outros super games que tirei onda, como snk vs capcom, virtua tennis e o fudencio do UFC, que a galera da locadora e perto de casa não parava de jogar..............

Digo, que foi uns 6 / 7 meses mais foda da minha vida. até que no começo de 2001 veio a noticia da "falencia" e os lançamentos foram miguando.

:(
 
Topo Fundo