daczero
Ei mãe, 500 pontos!
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Não sou de fazer análises aqui, mas esse jogo merece.
O jogo que mais joguei até hoje no Steam foi FTL. Mais de 70 horas e uma zerada no Easy
A partir daí comecei a gostar desses jogos indies roguelike. Eles me fazem lembrar o tempo de Mega Drive, em que a diversão era pegar o jogo do zero, jogar até onde desse, morrer e começar tudo de novo.
No final do ano passado comecei a acompanhar esse jogo, Dungeon of the Endless, feito pela Amplitude Studios (http://g2g.amplitude-studios.com/). Nem sei bem se podem ser chamados de "indie", porque já possuem outros títulos de renome como Endless Legend e Endless Space. Mas enfim...
A premissa de DotE parece complicada: o jogo é um dungeon-crawler, misturado com tower-defense e RPG. Parece uma mistura bizarra, mas deu incrivelmente certo.
No início, há apenas um modo de jogo disponível: o Escape Pod. Resumindo a história, trata-se de uma nave espacial contendo um presídio para pessoas e monstros. A nave cai em um planeta desconhecido, e nesse modo seu grupo de heróis tem que passar por 12 níveis para chegar à superfície e escapar com sucesso. Nesse modo, você pode escolher dois heróis. As dificuldades são apenas "too easy" e "easy". Isso é uma baita ironia da produtora. O "too easy" é realmente tranquilo, mas o "easy" é muito difícil, porque exige que o jogador aprenda as nuances do jogo por meio da tentativa e erro. O tutorial até fala isso: "ensinamos o básico, o resto você vai aprender morrendo". E é verdade. Mas em pouco tempo já se pega a mecânica do jogo... E vicia!
O dungeon-crawling funciona por meio da abertura de "portas" da espaçonave. A cada sala nova, você pode se deparar com inimigos, receber um item especial, um artefato de pesquisa para novas torres, encontrar um novo herói, podendo recrutá-lo para seu time etc. Na sala inicial de cada level fica seu cristal, que fornece energia para as salas que você for abrindo. O cristal deve ser protegido, por isso os monstros que surgem a cada nova sala devem ser mortos antes de chegar ao cristal, senão irão atacá-lo. Se a energia do cristal chegar a zero, é uma das hipóteses de game over (a outra é se todos os seus heróis morrerem).
As salas possuem slots para "módulos", e aqui entra o elemento tower defense do jogo. Há dois tipos de slots: majors e minors. Os majors servem para gerar os recursos do jogo, que são indústria (serve para construir os módulos), ciência (serve para pesquisar novos módulos e reduzir o cooldown das habilidades dos heróis) e comida (serve para curar os heróis durante a batalha, aumentar o level de cada um deles e recrutar novos heróis, à medida que forem encontrados durante as fases). Os minors podem ser de três tipos: support, offensive ou hindering. Saber mesclar o uso dos módulos e quais recursos devem ser priorizados a cada momento da fase é essencial para um bom desempenho.
Os major modules podem ser operados, caso o herói tenha essa habilidade passiva ou tenha algum item que libere a habilidade "operate", e isso faz com que o módulo gere mais recursos a cada nova porta aberta pelo jogador.
O elemento RPG entra no uso de itens, que podem ser adquiridos aleatoriamente em algumas salas, ou comprados quando se encontra um mercador. Além disso, os heróis começam o jogo no level 1, podendo evoluir até o level 15. Contudo, diferentemente dos RPGs tradicionais, matar monstros não dá XP; só se pode evoluir os personagens usando o recurso "comida". Dentre as estatísticas principais dos heróis, estão DPS, health, speed e wit (que baseia o quanto de bônus o herói fornece caso esteja operando um módulo).
No início, se não me engano você tem quatro heróis disponíveis. Para desbloquear um novo herói, você precisa encontrá-lo, recrutá-lo e vencer 3 levels com ele no time. Essa mecânica é bem interessante. Quando você desbloqueia todos, o que não é difícil, já está por dentro de como o jogo funciona, vai ter seus heróis preferidos e o jogo fica ainda mais divertido. Também há um modo random para escolher os heróis, que força o jogador a saber a usar os pontos fortes de cada um. Existem outros modos de jogo (outros "pods") que podem ser desbloqueados caso o jogador consiga alguns requisitos, como por exemplo finalizar o jogo no Escape Pod, finalizar o jogo sem perder nenhum herói, finalizar o jogo sem pausar (esse é super complicado) etc. Esses modos adicionais variam bastante a jogabilidade. Em um deles, pode-se escolher inicialmente quatro heróis, em vez de dois; em outro não há o limite de levels: o objetivo é ir o mais longe possível (e tem um achievement de chegar ao nível 24, o que deve ser bem complicado); em outro, os heróis não se curam após cada rodada... E por aí vai.
A história de cada herói é contada na ficha que se pode abrir ao selecionar o personagem. Interessante que, dependendo dos heróis que estejam no seu time, novas linhas na história de cada um são reveladas, e algumas interações especiais podem aparecer enquanto eles pegam esse "elevador" de um level para outro. Outro fato interessante é que heróis da mesma facção podem ganhar bônus de ataque (facção dos prisioneiros) ou defesa (facção dos guardas). Apenas os nativos (não humanos) não possuem nenhum bônus quando colocados no mesmo time.
Há até heróis que, por serem de facções diferentes, começam a discutir e se matam após subirem muitos levels juntos; deve dar uma raiva desgraçada perder um herói de bobeira após evoluí-lo e comprar-lhe alguns itens!
Isso tudo é bastante difícil de imaginar sem um vídeo de gameplay. Então, lá vai:
Tecnicamente, os gráficos pixelados são lindos, assim como o som de "suspense". Juntos caem muito bem, e criam um clima bem propício ao cenário imaginado pelos produtores.
O jogo custa 21,99 no Steam, e as avaliações são bem positivas: http://store.steampowered.com/app/249050/. Como se trata de um jogo difícil e complicado de dominar, muito moleque leite com pera avalia negativamente. Já quem curte um desafio vai adorar.
Por enquanto tenho mais de 70 horas aqui. Parei de jogar tudo que vinha jogando e no tempo livre só jogo isso agora. Vale muito a pena!
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