O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Duvida Mercado de Trabalho TI

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
É só um cara pra mexer com tudo, tipo severino faz tudo? O cara mexe com rede, suporte, e ainda desenvolve, testa e implementa mudanças e novos módulos? Se esse cara não ganha uns 15k por mês acho que é ele vai agradecer de ser mandado embora, lol.

Uma imagem comum que roda as paginas de humor da área:
ArcOJjgCQAE4IFs.jpg
Pra ser severino, 15k ainda tá pouco. Devia ganhar mais de 20k, pois tá fazendo trabalho de pelo menos 7.

Por isso que eu digo, pastelaria é mais organizada que muitos lugares.
 

daboss

Habitué da casa
Mensagens
255
Reações
452
Pontos
98
Também não entendo muito de TI, fora o fato de que me interesso muito por essa área, mas posso tirar umas dúvidas quanto a salário na área pública.
Meu pai fez só curso técnico de informática e software e é concursado, trabalha no Fórum daqui da cidade,mexe com o servidores e com as redes e ganha 6k.
 

Liljhou

Bam-bam-bam
Mensagens
1.715
Reações
3.639
Pontos
304
Faço ciência da computação, e o foco da do curso é a programação mesmo. Se você não curte programar nem pense em começar fa culdade porque é tempo e dinheiro perdido. Aliás to bastante perdido. Não sei se corro atrás de estágio, não sei se vou atender as expectativas por que tenho bastante dificuldade na programação. E procurar trampar com outras coisas de TI que não seja programação ainda não aprendi nada que vai conseguir me dar um estágio não. Tá foda.
eu tava conversando com um colega e vi que a melhor coisa mesmo é você aprender o inglês e ir trabalhar fora, nem que não seja nos Estados Unidos. Lá é mais valorizado com certeza.
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.063
Reações
11.544
Pontos
1.024
Não acho que ser programador seja furada. Um amigo meu é e chovem oportunidades de emprego pra ele, e com salários muito bons. Ele tem algumas certificações importantes, acredito que isso seja um bom diferencial no CV dele.

E por sinal, certificações são o que realmente vão te diferenciar de outros profissionais. Seja para trabalhar com infraestrutura (redes, suporte à servidores, etc) ou com programação, certificações focadas valem muito.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.191
Pontos
1.359
Eu recomendo você sair da área de TI antes mesmo de entrar nessa furada.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Sobre o TI para base de concurso? Vale a pena fazer concurso na área de TI no Brasil.
houvi fala pelos meus colegas que o concurso do Exercito em TI é uma boa em salário?
Vale a pena Concurso na área de TI no brasil? já tentou? Pela sua experiencia.

Na área pública vale a pena, tem bons salários.
 


Atchuu

Veterano
Mensagens
492
Reações
536
Pontos
143
Não entendo nada de TI, mas a minha empresa está prestes a mandar embora, o rapaz daqui que assume isso, configuração de rede, o CPD em geral. Tudo pq ele está enrolando há meses, uma demanda de criar um sistema que permita os nossos processos de despesa serem virtuais. Não queremos mais papelada fisica, os processos de despesas devem ser tudo virtual. Até bolei alguns layouts de como seria o protocolo e a movimentação processual. Mas eu acho que o garoto não sabe fazer, ou talvez saiba, pois ele fez um sistema competente para o fluxo de caixa.
Por isso que digo, é melhor passar em um concurso! Loucura isso aí que acabei de ler!!!
 

Nutella

Ser evoluído
Mensagens
30
Reações
53
Pontos
28
Mas oque realmente desmotiva nessa Área de TI?
Porque essa área não se destaca comparado com " Engenharia Civil, Medicina, Biotecnologia, Mecatrônica ", Pois Desenvolvimento de software é algo de futuro que cada vez se expande mais no mundo. Brasil não pode ser exceção.
Estava muito motivado a fazer Engenharia de Software pelo fato de apresentar " Engenharia ". Dizem que apresenta o piso salario minimo definido e se logo apos se especializar em uma área destaque como "BANCO DE DADOS ou SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO". Será que vale a pena seguir esse método?

Eu me formei em engenharia elétrica e a minha experiência é de que muitas vezes os engenheiros não recebem o piso , porque não são contratados como engenheiros e sim como analista de qualquer coisa, e neste caso a empresa não é obrigada a te pagar o piso. Então se a sua opção por engenharia de software tiver sido motivada em grande parte por conta desta suposta segurança, eu gostaria de te alertar que não é isso que você vai encontrar na realidade.

Eu atualmente trabalho com desenvolvimento de software, e eu tenho a impressão de que os meus colegas que são formados em ciências da computação se dão muito bem e dificilmente ficam sem emprego.

Pra você ter uma noção melhor de como está o mercado de trabalho, dá uma olhada no LinkedIn, por exemplo. Aí você tem uma noção melhor de qual é a demanda agora...
 
Ultima Edição:

Raikage4269

Bam-bam-bam
Mensagens
1.412
Reações
2.636
Pontos
453
Orra! Esse tópico me deixou deprimido. Vou iniciar o 3° ano do Ensino Médio agora. Estudo em IF, então estudo informática. Gosto pra caramba de programar, mais do que outras matérias. Eu tava querendo fazer Ciência da Computação mas não sei se é furada.

Elevando o ki e treinando bastante para o próximo Tetaichi Bundakai
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.941
Reações
28.191
Pontos
1.359
Estudar muito pra ganhar pouco.
Basicamente isso mesmo.

O mercado é exigente pra c***lho, com vagas que exige que você tenha até pisado na lua, mas o salário é compatível com um salário de cargos que exigem apenas ensino médio, com nem 1% da responsabilidade que você tem trabalhando em TI.

Um exemplo, aqui na minha cidade, a média inicial de salário de quem quer começar em TI é na faixa dos 1300~1500 reais no máximo. Esse salário também pode ser encontrado para secretárias que trabalham atendendo telefone e passando ligação, detalhe, meio período. Enquanto o trabalho de TI, que exige superior completo, te faz trabalhar das 8h da manhã até as 20~21h, por causa da demanda de trabalho.
E esse não é um exemplo fictício não, eu vi essas duas vagas, lado a lado no jornal.
Daí você vai procurar nas Cathos da vida, encontram uma lista enorme de experiências e certificações necessárias pra se candidatar e o salário está marcado como "até 2000 reais", ou pior "a combinar".

Mas aí vem gente e fala: "Ah, mas se você se esforçar você consegue fazer muito dinheiro com TI"
Sim, é verdade, mas isso serve pra qualquer trabalho, qualquer trabalho que você se esforce você faz muito dinheiro, mas não é qualquer trabalho que tem a carga de responsabilidade e o desgaste emocional que tem em TI.
TI você tá trabalhando 24h por dia, querendo ou não, você não desliga.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.738
Pontos
1.254
Muito obrigado Pelas Repostas.
Eu percebi que programador é uma furada mesmo. Vou cair fora antes que eu jogue meus 4 anos para o alto.
Vou seguir o conselho do @Tecnomage .
Pois a pior coisa que existe. É você perceber no futuro que gastou 4 anos na sua vida para não ganhar oque realmente você vale.
Programador BOM é o que está mais em falta hoje em dia, se você tem uma tendência para lógica sugiro dar uma pesquisada nesse assunto. No mais o que é o início da carreira de TI em muitos casos é de suporte técnico, dali em diante é muito comum a galera migrar para redes ou analista de sistema
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.577
Reações
8.763
Pontos
764
Estão fodendo a vida do cara com opiniões rasas sobre o mercado, nunca teve tantas vagas abertas como agora.
Programação é uma área muito boa e com falta de bons profissionais.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Estão fodendo a vida do cara com opiniões rasas sobre o mercado, nunca teve tantas vagas abertas como agora.
Programação é uma área muito boa e com falta de bons profissionais.
Vou ter dizer algo, está faltando bons profissionais por que quem é bom mesmo ou trabalha para ele ou trabalha em uma boa empresa.
Só isso.
VLW FLW!

De resto te cobrança demais, para resultado de menos.
Ou vai para concurso, sai do pais, ou arruma alguma gigante para trabalhar. O resto é tudo lixo!
 

iLoveCR7

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.577
Reações
8.763
Pontos
764
Vou ter dizer algo, está faltando bons profissionais por que quem é bom mesmo ou trabalha para ele ou trabalha em uma boa empresa.
Só isso.
VLW FLW!

De resto te cobrança demais, para resultado de menos.
Ou vai para concurso, sai do pais, ou arruma alguma gigante para trabalhar. O resto é tudo lixo!
Concordo em cor, número e grau.

A empresa em que trabalho está sofrendo para ocupar a vaga de um dos nossos programadores que conseguiu vaga na Wipro, só aparece pessoas despreparadas que nem o teste admissional consegue fazer.
 

uryzen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.227
Reações
2.162
Pontos
1.089
só um conselho fuja, corra de no pé vá fazer outra coisa ti no brasil não compensa, não vale a pena você tem que ser um yoda na programação para poder ganhar de 3mil a 5mil reais, ser nível jedai para outras áreas além de ter QI na área senão vai ser mais um pedreiro na área.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.239
Reações
64.384
Pontos
2.059
Li alguns relatos e voto com os relatores que disseram que TI no Brasil é m****.

Trabalho na área desde os 19 anos, muita história pra contar e pouco dinheiro no bolso, fora a encheção de saco.

Lá pelos meus 23-24 anos quando terminei a faculdade (faça a de menor tempo, pois faculdade em ti tanto faz) investi pesado em certificações. Gastei uma baita grana com cursos, provas e material de estudo, dava pra ter comprado um carro na época. Mas foi a melhor coisa que fiz, pois muitas portas se abriram pra mim desde então.

Mas mesmo assim só trabalho com chefe b*sta, horários malucos, cobrança de mais e dinheiro de menos.

Ano passado fui mandado embora com a desculpa da crise, mas na verdade tinha uma panela de um pessoal que eu achava escroto demais e nunca me esforcei pra me enturmar, na ha ha do corte sobrou pra mim.

Com a grana da rescisão comprei uma passagem só de ida pra Europa e comecei a procurar trampo já antes de ir. Consegui um trampo na Alemanha pra me manter durante os primeiros meses sem gastar todas minhas has economias, mas já mirando um trampo melhor.

Final do ano passado, participei de um processo seletivo em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, passei!

Agora moro numa cidade maneira com um emprego bom, consigo pagar meu aluguel, contas e ainda guardar um bom dinheiro.

Moral da história, vc tem que gostar dessa porra de TI, se vc entrar nesse pelo dinheiro vai fazer outra coisa, pq no Brasil não tem grana. Mas se vc curte tecnologia vc vai se destacar da massa comum e as oportunidades virão.

Sent from my ASUS_Z00AD using Tapatalk
 

lifesuckslife

Ser evoluído
Mensagens
15
Reações
77
Pontos
23
Meu sonho é sair do Brasil e ir morar nos EUA. Minha irmã é cidadã americana e nós demos entrada no processo para ela me passar o green card, mas isso demora muitos e muitos anos. Pretendo cursar SI e meu objetivo era trabalhar na área de TI nos EUA, mas pelo que eu andei perguntando em alguns sites da internet me disseram que isso é extremamente difícil. Vocês podem confirmar se isso é verdade? Sinceramente, eu tenho achado o Brasil tão ruim que talvez iria pros EUA ficar ilegal e trabalhar na construção, ao invés de continuar aqui, mesmo correndo o risco de ser deportado. Eu sei que muita gente é extremamente feliz no Brasil e que não é o país em que vivo a causa de todos os meus problemas, mas eu realmente estou cansado daqui.
 

lifesuckslife

Ser evoluído
Mensagens
15
Reações
77
Pontos
23
Só um adendo do porquê estou tão insatisfeito com o Brasil... Sou de uma família de classe média, meus pais são arquitetos, mas ambos estão numa situação péssima. Meu pai está se virando com negócios no AirBnB e minha mãe consegue um ou outro projeto, mas que mal dá para pagar as contas. Tenho alguns parentes "bem-sucedidos", como médicos e economistas concursados, mas sinto que o padrão de vida da minha irmã é muito maior do que o de todos eles. Não só ela tem mais acesso a bens de consumo como mora numa cidade muito mais segura, ao contrário do Rio de Janeiro, onde moro. Enfim, é isso.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.880
Pontos
2.179
Para quem sonha ir para fora, comece desde cedo participar de projetos open source ou fazer seus proprios projetos OS. Legal de TI é que as empresas lá de fora não são muito preconceituosas. Mesmo que voce for de um país latino americano, se for bom e fluente em ingles, eles contratam numa boa.
 

JoãoDuvidoso

Novato
Mensagens
14
Reações
7
Pontos
13
Decidi ser Engenheiro Mecânico. Vou fugir de T.I, visto que todos declaram essa área como a "furada" tanto psicológica e mal renumerada.
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Não entendo nada de TI, mas a minha empresa está prestes a mandar embora, o rapaz daqui que assume isso, configuração de rede, o CPD em geral. Tudo pq ele está enrolando há meses, uma demanda de criar um sistema que permita os nossos processos de despesa serem virtuais. Não queremos mais papelada fisica, os processos de despesas devem ser tudo virtual. Até bolei alguns layouts de como seria o protocolo e a movimentação processual. Mas eu acho que o garoto não sabe fazer, ou talvez saiba, pois ele fez um sistema competente para o fluxo de caixa.

Vc ta de zua né?

Kkkkk

Caboclo faz buraco na parede para passar os cabos de rede e ao mesmo tempo cria um software que “virtualiza” procedimentos que sempre foram físicos saindo do zero, tendo como base só as ideias do chefe que nem imagina o que é um algoritmo.
No final do dia ele desatola os papeis das impressoras...



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Wintermute.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.091
Reações
815
Pontos
844
Vc ta de zua né?

Kkkkk

Caboclo faz buraco na parede para passar os cabos de rede e ao mesmo tempo cria um software que “virtualiza” procedimentos que sempre foram físicos saindo do zero, tendo como base só as ideias do chefe que nem imagina o que é um algoritmo.
No final do dia ele desatola os papeis das impressoras...



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

E ainda tem que cuidar de configuração de rede, o CPD em geral.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Para quem sonha ir para fora, comece desde cedo participar de projetos open source ou fazer seus proprios projetos OS. Legal de TI é que as empresas lá de fora não são muito preconceituosas. Mesmo que voce for de um país latino americano, se for bom e fluente em ingles, eles contratam numa boa.

Uma vez vendo uma vaga de uma empresa alemã, os caras foram bem enfáticos em seus relatórios que davam vagas para quem tinha projetos OS envolvidos que fossem correlatos com às atividades deles, só isso e inglês bastava para quem quisesse se candidatar.

Aqui no Brasil, a grande maioria das empresas de T.I. são uma piada.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Para quem sonha ir para fora, comece desde cedo participar de projetos open source ou fazer seus proprios projetos OS. Legal de TI é que as empresas lá de fora não são muito preconceituosas. Mesmo que voce for de um país latino americano, se for bom e fluente em ingles, eles contratam numa boa.

Nada, tá cheio de indiano com inglês zoado lá fora.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Também não acho que ser programador é furada.
Pessoal do meu curso (Mecatrônica - Tecnologia e Engenharia), na maioria trabalha com manutenção elétrica ou mecânica. Raros os que trabalham com gestão ou mecatrônica mesmo.
Já vagas pra programador tem bastante e não é um trabalho tão peão quanto manutenção.
Como toda profissão, tem vagas ruins e vagas boas, basta estar preparado para as boas, para isso tem que passar por algumas ruins, não tem jeito.
Se você é infeliz trabalhando com programação/Ti, não jogue suas mágoas nos coleguinhas. :kjoinha
 

JoãoDuvidoso

Novato
Mensagens
14
Reações
7
Pontos
13
Pessoal com experiencia em programação/desenvolvimento no mercado.
Qual é o melhor curso para programar/desenvolver no mundo do T.I.
Para aprender mesmo na parte fundamental, do zero como funciona o Software e tem uma grande experiencia e embasamento para desenvolver e programar software sem aquela parte de "mimimi" de metologia abstratas, superficiais que não ensina nada de sólido, com aquela base Teórica pesada.
Eu quero mesmo é "aprender" na raça como que funciona o software, bibliotecas, métodos e sistemas complexos de alto nível, que realmente vai se aplicar no mercado de trabalho. Mesmo eu tendo essa cede de conhecimento de Desenvolvimento de Software eu preciso de um caminho correto.


1°) Engenharia de Software.
2°) Ciência da Computação.
3°) Analise e Desenvolvimento de sistemas.
4°) Sistema da Informação.

Ficaria grato pela resposta.
Obrigado.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.880
Pontos
2.179
Posso falar por CC que foi o que fiz. Neste curso voce vai aprender muita coisa legal, mas que na pratica do mercado vai te servir muito pouco. Em especial, sistemas operacionais e compiladores. Claro que no mercado esses conhecimentos também são usados, mas apenas se for uma empresa de alta tecnologia, tipo Google ou Microsoft. Empresa normal dificilmente vai precisar de alguem que sabe como se desenvolve um compilador.

Para ser um analista ou programador mais "padrão", acho SI mais indicado.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Pessoal com experiencia em programação/desenvolvimento no mercado.
Qual é o melhor curso para programar/desenvolver no mundo do T.I.
Para aprender mesmo na parte fundamental, do zero como funciona o Software e tem uma grande experiencia e embasamento para desenvolver e programar software sem aquela parte de "mimimi" de metologia abstratas, superficiais que não ensina nada de sólido, com aquela base Teórica pesada.
Eu quero mesmo é "aprender" na raça como que funciona o software, bibliotecas, métodos e sistemas complexos de alto nível, que realmente vai se aplicar no mercado de trabalho. Mesmo eu tendo essa cede de conhecimento de Desenvolvimento de Software eu preciso de um caminho correto.


1°) Engenharia de Software.
2°) Ciência da Computação.
3°) Analise e Desenvolvimento de sistemas.
4°) Sistema da Informação.

Ficaria grato pela resposta.
Obrigado.

Ciência da computação.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.871
Reações
94.880
Pontos
2.179
Trabalho com uns caras que fizeram CC por fazer. Eles não tem vontade de fazer nada além de entregar o que foi pedido. Não se interessam em como funciona o servidor web, em otimizar consulta ao banco de dados, reduzir acesso a disco, nada. Podiam ter feito um curso de PHP pelo youtube que fariam o mesmo serviço. Da um desanimo trabalhar com gente assim. Se for para fazer faculdade tem que ter uma paixão minima pela coisa.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Trabalho com uns caras que fizeram CC por fazer. Eles não tem vontade de fazer nada além de entregar o que foi pedido. Não se interessam em como funciona o servidor web, em otimizar consulta ao banco de dados, reduzir acesso a disco, nada. Podiam ter feito um curso de PHP pelo youtube que fariam o mesmo serviço. Da um desanimo trabalhar com gente assim. Se for para fazer faculdade tem que ter uma paixão minima pela coisa.

Alguns anos atrás, diziam que TI eram um mercado promissor e que se ganhava muito dinheiro na área, provável que essa galera entrou em CC por causa dessas histórias.

Antes que alguém fale, eu sei que ainda continuam com essas histórias, mas anos atrás era muito mais, a Exame mesmo, quase todos os dias tinha alguma matéria com salários altos em TI, de pesquisas que ninguém sabia de onde vinham os dados.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.243
Reações
11.939
Pontos
503
Alguns anos atrás, diziam que TI eram um mercado promissor e que se ganhava muito dinheiro na área, provável que essa galera entrou em CC por causa dessas histórias.

Antes que alguém fale, eu sei que ainda continuam com essas histórias, mas anos atrás era muito mais, a Exame mesmo, quase todos os dias tinha alguma matéria com salários altos em TI, de pesquisas que ninguém sabia de onde vinham os dados.

Sim, existi uma geração que foi induzida aos cursos de tecnologia, galera ali da metade dos 00's. Hoje eu acho que a popularidade até aumentou, mas a geração já é ligada a tecnologia na raiz.

Existi algo mais comum o cara que joga videogame achar que tem que ir para essa área naquela época e um pouco hoje? Só que videogame é a ponta mais distante do que a área de TI é...
 
Topo Fundo