E a Nintendo reinventa a roda (de novo!).

Discussão em 'Consoles & Jogos - Discussão geral' iniciada por FabioShinobi, 20 Março 2017.

1. FabioShinobi

FabioShinobi Bam-bam-bam

Afiliado:
    4 Fevereiro 2009
    Curtir recebidos:
    8,611
    Pontos de Troféu:
    489
    Texto retirado de um site de notícias e economia de Portugal, achei bem interessante e resolvi trazer para cá.

A fórmula é mais ou menos sempre a mesma: cada nova geração de consolas de videojogos, mais potente do que a anterior, é lançada no outono - a contar com as compras de Natal - acompanhada de uma série de títulos que aproveitam a potência do novo hardware que, grosso modo, mantêm o formato da década de 90 do século passado.

Neste mês, bem longe das festas, a Nintendo fez o inverso. A consola Switch quebra o molde, não é um computador particularmente potente e, basicamente, tem um único jogo (já voltamos a este pormenor). E é um êxito!

Não é a primeira vez que a marca japonesa parece tirar o tapete à concorrência. Já em 2006 a Wii fez frente à PlayStation 3 e à Xbox 360, ainda que tivesse uma capacidade gráfica muito inferior. Tinha era um comando sensível ao movimento, um conceito que só quatro anos depois a Microsoft, com o Kinect, viria a implementar na Xbox (a PS3 demoraria ainda mais).

A sucessora Wii U (2012) foi um fiasco, mas com a Switch a Nintendo demonstrou mais uma vez que sabe reinventar-se - e, essencialmente, inovar.

A nova consola - que se desencaixa da sua base ligada ao televisor para se transformar num portátil, cujo comando se monta e desmonta de tal forma que até pode servir para duas pessoas jogarem em simultâneo - é um êxito de vendas tal que, segundo escreveu nesta sexta-feira o The Wall Street Journal, a Nintendo ordenou à fábrica que duplique a produção.

Isto no início da primavera, quando estas coisas têm, naturalmente, o pico de vendas no fim do ano. E, como referi atrás, com apenas um jogo.

Estou a exagerar propositadamente. Na realidade o lançamento da Switch foi acompanhado de dez títulos, mas apenas um merece menção - The Legend of Zelda: Breath of the Wind.

Trata-se do 19.º jogo da saga The Legend of Zelda, cujo primeiro capítulo, que dá o nome à série, foi lançado no "pré-histórico" ano de 1986!

Zelda é uma tradição para a história da Nintendo quase sem paralelo no mundo dos videojogos (na concorrência, a Xbox tem o exclusivo da série Halo, desde 2001 - data da primeira consola da Microsoft; na PlayStation, se contarmos apenas a questão da exclusividade, só ocorre a série Gran Turismo, simulador automóvel, pelo que não tem comparação).

O novo Zelda é já considerado, pela crítica, um dos melhores jogos alguma vez produzidos. É um imenso mundo aberto, no qual os jogadores têm uma liberdade de ação ainda maior do que a oferecida por outros universos como o Grand Theft Auto(GTA) ou o Assassin"s Creed. Nestes, ainda que todo o "mapa" seja explorável ao ritmo que o jogador quiser, a progressão no jogo depende de missões predeterminadas pelos programadores. Em Zelda, essa mecânica é secundarizada, sendo a narrativa programada não linear. Por exemplo, há missões (jogos dentro do jogo) que podem ser realizadas por qualquer ordem - ou nem sequer ser feitas.

O resultado, para o jogador, é um nível de liberdade de ação nunca antes visto num jogo deste género. (Há outros que oferecem universos abertos até maiores, como o No Man"s Sky, em que se cria uma galáxia inteira para ser explorada. Mas são coisas diferentes. Em Zelda: Breath of the Wind, há de facto uma história para seguir - a forma de o fazer é que pode ser diferente de um jogador para o outro).

Pode um único jogo justificar o investimento numa consola? Depende. Para mim, francamente, não. Mas se a sua resposta for sim, caro leitor, este novo Zelda é sem dúvida uma belíssima razão para o fazer.
    Fontehttp://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/ricardo-simoes-ferreira/interior/a-nintendo-reinventou-a-roda-outra-vez-5734235.html

-kun, andersonjpr, Ultima Weapon e 7 outros curtiram isto.
  2. ptsousa

ptsousa Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    4 Março 2011
    Curtir recebidos:
    88,034
    Pontos de Troféu:
    814
  3. tortinhas10

tortinhas10 É Nintendo ou nada!

Afiliado:
    6 Outubro 2008
    Curtir recebidos:
    124,223
    Pontos de Troféu:
    979

eu acho melhor um jogo como zelda do que infamous e killzone juntos, ou então os 12 lançamentos do ps3 e que nenhum prestava.

O xbox 360 era outro, tinha 18 jogos no lançamento, nenhum prestava. o xone muito menos.

Se você ainda pegar o total de horas e a felicidades de se jogar o zelda, ultrapassa todos esses jogos e ainda dura uns três ou quatro anos, que foi o tempo que esses consoles ficaram sem jogos.

4. FabioShinobi

FabioShinobi Bam-bam-bam

Afiliado:
    4 Fevereiro 2009
    Curtir recebidos:
    8,611
    Pontos de Troféu:
    489
    O motivo pelo qual eu trouxe o texto, é que eu como consumidor me encaixo perfeitamente na colocação final do autor. Eu sempre mirei a compra de um PS4, mas até agora foi algo perfeitamente adiável, no entanto o Switch com seu ZBTW está me compelindo e muito a compra do console, mesmo que seja só para jogar Zelda e pronto!

Snake-Eyes, RoLukeSky, Ash Fury e 7 outros curtiram isto.
  5. Paiva :)

Paiva :) Bam-bam-bam

Afiliado:
    18 Abril 2005
    Curtir recebidos:
    10,942
    Pontos de Troféu:
    449
    BotW tá anos-luz à frente dos outros open worlds do mercado. Estou legitimamente MUITO impressionado...

-kun, ZeChZ_, GaMeCuBe e 11 outros curtiram isto.
  6. EvertonSSJ4

EvertonSSJ4 Bam-bam-bam

Afiliado:
    26 Junho 2009
    Curtir recebidos:
    6,656
    Pontos de Troféu:
    484
    Já vou me adiantar

BigJ, Snake-Eyes, RoLukeSky e 2 outros curtiram isto.
  7. seifervll

seifervll Habitué da casa

Afiliado:
    2 Abril 2010
    Curtir recebidos:
    212
    Pontos de Troféu:
    69
    Assim como finaliza a matéria, também acho um jogo muito pouco pra justificar a compra imediata de um console, nunca fiz isso e não será agora. Ainda mais pelo fato de poder comprá-lo no WiiU. Porém o sucesso tanto do jogo quanto do console já pode-se dizer que superou as expectativas, dada a desconfiança gerada com o console anterior. Certamente comprarei o console e principalmente o Zelda, já que sou fã e colecionador da serie. Mas não arriscaria (ainda) dizer que a Nintendo reinventou a roda, a inovação do Switch está longe de ser tão significativa quanto a do Wii naquela ocasião, a ponto de trazer novamente um grande público que não tem costume de jogar games. Mas torço muito pelo sucesso do console (e também para que saia um bundle customizado do Zelda).

8. Mefistto

Mefistto Bam-bam-bam

Afiliado:
    25 Agosto 2009
    Curtir recebidos:
    563
    Pontos de Troféu:
    209
    Fazia tempo que o hype não me atingia tão diretamente. Estou realmente tentado a pegar um Switch... Mas daí esbarro, no preço e na ausência de suporte ao Brasil... Não fosse isso...

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

DiHz0r, Marshall Law, Evergrey e 4 outros curtiram isto.
  9. Ennis

Ennis Bam-bam-bam

Afiliado:
    13 Janeiro 2008
    Curtir recebidos:
    3,051
    Pontos de Troféu:
    344
    A Nintendo está de parabéns, pois é a única que arrisca sair do lugar comum. Merece liderar o mercado!

Cosmão, KingMaster80, EFI0 e 12 outros curtiram isto.
  10. Hiaki

Hiaki Bam-bam-bam

Afiliado:
    25 Maio 2015
    Curtir recebidos:
    3,874
    Pontos de Troféu:
    303
    Espera os camelo chegarem dos PY da vida, tem muito lojista que da garantia melhor que a do produtor.

11. yakuzz4

yakuzz4 Habitué da casa

Afiliado:
    12 Abril 2008
    Curtir recebidos:
    181
    Pontos de Troféu:
    89
    Esse Zelda no lançamento switch se deve exclusivamente ao fracasso do wiiU.

Tem males que vem para o bem !!

12. SimonsOps

SimonsOps Bam-bam-bam

Afiliado:
    7 Maio 2015
    Curtir recebidos:
    3,292
    Pontos de Troféu:
    303
    É um Simões, tá explicado a excelência do texto

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

13. Queiroga'

Queiroga' Bam-bam-bam

Afiliado:
    15 Julho 2010
    Curtir recebidos:
    6,012
    Pontos de Troféu:
    429
    Considerando que é uma minoria de uma minoria de pessoas que tem disposição e PC capazes de fazer rodar o CEMU e há ainda menos pessoas com Wii U na mão, BotW realmente é um dos maiores system sellers de lançamento de console, provavelmente o maior nos últimos 21 anos...

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

RoLukeSky e SimonsOps curtiram isto.
  14. black_ovelha

black_ovelha Bam-bam-bam

Afiliado:
    17 Agosto 2008
    Curtir recebidos:
    4,520
    Pontos de Troféu:
    399
    Malabarismo mental digno de Cirque du Soleil.
    Agora os haters não têm mais argumentos

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Jefferson *Anjim* aprova isto.
  15. SimonsOps

SimonsOps Bam-bam-bam

Afiliado:
    7 Maio 2015
    Curtir recebidos:
    3,292
    Pontos de Troféu:
    303
    Agora sobre comprar console por causa de um jogo, eu comprei o 360 por causa do Forza. O amor foi muito.

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

Jefferson *Anjim* aprova isto.
  16. xogum

xogum Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    28 Março 2002
    Curtir recebidos:
    22,550
    Pontos de Troféu:
    759
    Bom, eu comprei um WiiU basicamente pra jogar Zelda. Acho meio cedo ainda pra pegar um Switch, vou esperar revisão de hardware.

17. -Kbça-

-Kbça- Bam-bam-bam

Afiliado:
    19 Agosto 2013
    Curtir recebidos:
    6,255
    Pontos de Troféu:
    303
    Daqui um pouco Alberon aparece no tópico "Ou mesmo seus seguidores". Nunca jogaram o jogo, e vem "problematizar".

Just it:

-kun, KingMaster80, EFI0 e 9 outros curtiram isto.
  18. Colorado10

Colorado10 Veterano

Afiliado:
    4 Dezembro 2016
    Curtir recebidos:
    514
    Pontos de Troféu:
    108
    Eu não gosto do Switch porque ele é um Wii U 2.0 que você pode jogar em qualquer lugar. É um conceito legal e sempre quis isso. O problema é que não é o que o mercado quer. Não vai ter jogos multiplataforma e seremos obrigados a ter outra plataforma para isso.
    E se é pra ter um vídeo game assim, que continuasse com o Wii U que sempre me deu alegrias. Esses jogos novos do Switch rodariam sim no Wii U. Abandonaram o console e os consumidores. Isso foi imperdoável
    PS.: Comprarei o Switch porque não dá pra ficar longe dos games da Big N. Sou corno manso.

19. Ricardo Y.

Ricardo Y. Habitué da casa

Afiliado:
    10 Outubro 2013
    Curtir recebidos:
    474
    Pontos de Troféu:
    88
    Eu lendo esta noticia [​IMG]

Haters lendo esta notícia: [​IMG]

20. Mega_X

Mega_X Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    15 Junho 2003
    Curtir recebidos:
    12,525
    Pontos de Troféu:
    654
    Texto perfeito, mas vai explicar pra geração "poder de fogo é o principal até comparar meu super console com um PC".

Games não são só gráficos, gozado que essa máxima vale para idolatrar games como The Last Guardian e Journey, mas quando é pra se falar de zelda "ahhh, jogo com gráfico de Ps2 não merece nota 98, nota comprada".

É muita verticalidade em um fórum só.

crei, LucidSeeker2, Snake-Eyes e 3 outros curtiram isto.
  21. DATUM

DATUM Bam-bam-bam

Afiliado:
    31 Julho 2007
    Curtir recebidos:
    3,020
    Pontos de Troféu:
    484
    Como não? PGR e Condemned eram ótimos jogos.

wtsds e tortinhas10 curtiram isto.
  22. Túlio Veneno

Túlio Veneno Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    15 Outubro 2012
    Curtir recebidos:
    29,502
    Pontos de Troféu:
    553
    Foi sarcasmo?

RoLukeSky e tortinhas10 curtiram isto.
  23. DATUM

DATUM Bam-bam-bam

Afiliado:
    31 Julho 2007
    Curtir recebidos:
    3,020
    Pontos de Troféu:
    484
    Não, podem não ser AAA mas dizer que não presta é errado.

upload_2017-3-20_14-22-52.png

upload_2017-3-20_14-23-25.png

xRookie, wtsds, Gusta199 e 6 outros curtiram isto.
  24. Megazordi64

Megazordi64 Bam-bam-bam

Afiliado:
    14 Setembro 2012
    Curtir recebidos:
    11,455
    Pontos de Troféu:
    353
    Gostaria mais do Switch se tivesse sido pensado mais como portátil e menos como console de mesa.

Jefferson *Anjim* e Marculino curtiram isto.
  25. - SEAN -

- SEAN - Bam-bam-bam

Afiliado:
    21 Setembro 2009
    Curtir recebidos:
    10,369
    Pontos de Troféu:
    394
    Mas vai ter Red Dead Redemption 2?

:ksafado

Cosmão, Mechamorafa e FabioShinobi aprovam isto.
  26. raonipedro

raonipedro Bam-bam-bam

Afiliado:
    29 Abril 2002
    Curtir recebidos:
    1,486
    Pontos de Troféu:
    269
    PGR era muito bom.
    Esse Zelda zerou o mundo dos jogos. Sério ele é MUITO impressionante.
    É aquele jogo que sai com 4/5 anos de console no auge do sucesso e vendas.... ela COMEÇOU assim. Criando assim uma barra de expetativa e qualidade MUITO elevada. Vai ser curioso ver como tudo vai evoluir.
    Se eu soubesse que esse Zelda fosse tão legal assim eu teria comprado o Switch antes.

27. TAZMANIA_FGF

TAZMANIA_FGF Supra-sumo

Afiliado:
    5 Dezembro 2008
    Curtir recebidos:
    124
    Pontos de Troféu:
    159
    Gosto nao se discute, nao troco os infamous por nenhum zelda.

tortinhas10 aprova isto.
  28. Land Stalker

Land Stalker Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    21 Maio 2010
    Curtir recebidos:
    38,567
    Pontos de Troféu:
    554
    Jogando no WiiU, que tava encostado.

Se não tivesse um, compraria o Switch só pelo Zelda.

Sim, o jogo sozinho vale um console.

29. Soliid007

Soliid007 Bam-bam-bam

Afiliado:
    4 Novembro 2013
    Curtir recebidos:
    1,743
    Pontos de Troféu:
    203
    Então o jogo para você é bom mais no sentido nostálgico do que o próprio jogo em si.

tortinhas10 aprova isto.
  30. Soliid007

Soliid007 Bam-bam-bam

Afiliado:
    4 Novembro 2013
    Curtir recebidos:
    1,743
    Pontos de Troféu:
    203
    Tanto RDR 2 quanto qualquer jogo que lançar esse ano podem ser o melhor game de todos os tempos mas não tira mais o goty do zelda simplesmente por ele ser nostalgico para muita gente. Difícil ganhar com a razão se a emoção é muito maior.

wtsds aprova isto.
  31. Marculino

Marculino Bam-bam-bam

Afiliado:
    22 Junho 2002
    Curtir recebidos:
    4,161
    Pontos de Troféu:
    419
    Realmente, saiu para o Wii-U no final de sua vida. O jogo foi pensando pro Nintendo Wii-U e apenas portado para o Switch.

Cosmão e raonipedro curtiram isto.
  32. tortinhas10

tortinhas10 É Nintendo ou nada!

Afiliado:
    6 Outubro 2008
    Curtir recebidos:
    124,223
    Pontos de Troféu:
    979
    Como chegou a essa conclusão? Não entendi.

Standak aprova isto.
  33. -Feanor-

-Feanor- Bam-bam-bam

Afiliado:
    16 Fevereiro 2006
    Curtir recebidos:
    326
    Pontos de Troféu:
    239
    Leio mas não entendo porque esse Zelda é um mundo aberto diferente dos outros.

As missões principais podem ser feitas em qualquer ordem, é isso?

34. rmrios

rmrios Bam-bam-bam

Afiliado:
    30 Setembro 2003
    Curtir recebidos:
    6,425
    Pontos de Troféu:
    449
    Soco na boca do estomago dos mais críticos, concordo com esse texto, e estou pensando seriamente em pegar um Switch até o final desse ano...

Mister Chocobo e RoLukeSky curtiram isto.
  35. jasque

jasque Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    14 Maio 2010
    Curtir recebidos:
    27,656
    Pontos de Troféu:
    629
    Pena que tem um problema sério de design no entorno, que vai levar a empresa à falência.

Compartilhe essa página