O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


E o black metal?

Cheesse

Habitué da casa
Mensagens
106
Reações
39
Pontos
54
Percebi que não havia nenhum tópico de discussão sobre o "melhor estilo",logo, como um bom apreciador da cena, resolvi abrir esse espacinho. Deixo vocês com essa coisa bonita aqui:
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
acho meio sem graça. vez ou outra toca um allegiance ou morning palace aqui e só.
 

Cheesse

Habitué da casa
Mensagens
106
Reações
39
Pontos
54
acho meio sem graça. vez ou outra toca um allegiance ou morning palace aqui e só.
Coisa fina, meu nobre. Acho que é o gênero de metal que eu mais me interesso, tem umas pérolas que eu dificilmente encontro em outros gêneros.
 

ekt0pl4sm

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.295
Reações
3.748
Pontos
1.014
Hoje em dia não tenho muita paciência pra ouvir mas na minha adolescência e até meus 20 e poucos anos eu ouvi bastante, vai ver é por isso que sou assim hoje :kpensa
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
Gosto muito, já foi meu sub-gênero preferido dentro do Metal principalmente a first e a second wave, até hoje escuto bastante.
Já fui meio purista mas hoje escuto de boa muitas das misturebas do final dos anos 90 e começo dos 2000 ( aquela ŧendência melódica ).








 


Zacky

Lenda da internet
Mensagens
29.136
Reações
14.590
Pontos
1.539
Nunca considerei Venom black metal, acho eles mais um Motorhead com 1 ano de academia. Aliás, eu gosto mais da first wave, In The Sign of Evil, early Bathory... coisas do tipo. Quando a coisa era mais ligada ao punk e heavy metal clássico do que o som que as pessoas logo pensam ser black metal, que é Darkthrone e afins.
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
não curto mais Black Metal .. mas posso dar umas contribuições
qq coisa,depois coloco os videos

temos Marduk , Dark Funeral, Dark Throne, Mayhem, Tsjuder, Hypocrisy (principalmente os 2 primeiros discos), o primeiro do Sepultura, os primeiros do Sarcófago
Mistifier, Borknagar, Immortal, Satyricon , Bathory, Burzum, Emperor , Watain .. entre outras

é que eu sempre fui mais ligado a parte mais Doom Metal e gothic metal das paradas
mas o que entendo de BM é isso ai .. fora as "carnes de vaca" mainstream como Cradle of Filth e Primo Borges .. quer dizer, Dimmu Borgir :klol
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Não sou o maior fã do estilo, mas curto algumas coisas. Uma que eu to sempre ouvindo é I am the Black Wizards, do Emperor.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.985
Pontos
1.003
Gosto




:coolface

Na verdade nem gosto, eu só ouvi por causa da modinha do Burzum (bem no iniciozinho quando tava começando a aparecer) mas realmente não curti muito não
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Gosto pra cacete de Agalloch.

Descobri duas bandas interessantes de black recentemente: Ungfell e Botanist.
 

Slashtron

Bam-bam-bam
Mensagens
2.252
Reações
3.464
Pontos
303
Theatres des Vampires - Bloody Lunatic Asylum

Escutem este cd inteiro depois me digam do acham.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Já gostei na adolescência. Não consigo ouvir mais nada do gênero hoje em dia.
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Mas por essa lógica Agalloch não é Black Metal.

Nunca ouvi, então não sei dizer. Vou caçar algumas aqui e já volto com uma opinião mais embasada.

EDIT: Ouvi algumas músicas aqui e... correndo o risco de ser polêmico, mas, pra mim, não é black metal.

Tem alguns elementos que são nitidamente inspirados em black metal, mas o som final acaba passando meio longe do que seria o estilo. Black Metal é considerado um estilo mais extremo de metal, e o som do Agalloch (tirando talvez os vocais guturais em algumas das músicas que eu ouvi) não tem nada de extremo. Isso sem falar em outras características típicas do black metal, como estrutura de riffs, estrutura e progressão das músicas... é tudo bem diferente do que o som dos caras apresenta.

A música deles é um pouco difícil de achar um estilo só pra definir, mas dá pra dizer que tem traços de folk, progressivo e doom, além das pitadas de black. E não é um som ruim não, eu achei bem interessante, com certeza vou ouvir mais algumas depois. Mas definitivamente não é black metal.
 
Ultima Edição:

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Nunca ouvi, então não sei dizer. Vou caçar algumas aqui e já volto com uma opinião mais embasada.

EDIT: Ouvi algumas músicas aqui e... correndo o risco de ser polêmico, mas, pra mim, não é black metal.

Tem alguns elementos que são nitidamente inspirados em black metal, mas o som final acaba passando meio longe do que seria o estilo. Black Metal é considerado um estilo mais extremo de metal, e o som do Agalloch (tirando talvez os vocais guturais em algumas das músicas que eu ouvi) não tem nada de extremo. Isso sem falar em outras características típicas do black metal, como estrutura de riffs, estrutura e progressão das músicas... é tudo bem diferente do que o som dos caras apresenta.

A música deles é um pouco difícil de achar um estilo só pra definir, mas dá pra dizer que tem traços de folk, progressivo e doom, além das pitadas de black. E não é um som ruim não, eu achei bem interessante, com certeza vou ouvir mais algumas depois. Mas definitivamente não é black metal.
Eu acho que delimitar Black Metal só por serem bandas extremas, que eu entendo como muito rápidas e pesadas, você tira uma porrada de bandas que são consenso que pertencem ao estilo, como Primordial, Wolves in the Throne, Aquilus...

Eu não sou grande conhecedor do gênero, mas eu acho que existe uma atmosfera, de tristeza, solidão, que a banda cria que a faz ser ou não de Black Metal. É difícil explicar, até porque essa explicação também pode ser confundida com Doom, mas é aquelas coisas que só ouvindo. No fim isso parece meio que uma carteirada, mas eu enxergo assim.

E eu acho que Agalloch é uma banda de Black Metal, eu concordo com todos esses subgêneros que você colocou estão no som dos caras. Rotular bandas em estilo muitas vezes é uma tarefa ingrata, varia conforme as nossas percepções e ás vezes até com nossos gostos. Do Agalloch os álbums The Mantle e Ashes Against the Grain eu recomendo você ir atrás.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Se for pra ser purista então black metal tem que ser lo-fi, vocal seco, padrão rítmico marcial sem firula e letra falando do capeta, que é como as primeiras bandas de black metal faziam.

Se botar um vocal death growl já não seria black metal.

Eu acho que as categorizações hoje em dia tem que ser mais flexíveis. Ainda que Agalloch realmente não dá pra dizer que seja só black metal, nisso eu concordo.
 

SKT Leonhart

Bam-bam-bam
Mensagens
1.102
Reações
1.368
Pontos
203
Não gosto daqueles metais chiados, onde não dá nem pra distinguir os instrumentos, descobri que curto mais um black metal melódico, se posso explicar assim. Exemplos do que ouvi recentemente e gostei:


 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283

Isso aqui conta como Black Metal?


O Arcturus teve um início Black Metal com uns lances atmosféricos/sinfônicos e na temática não era explicitamente satanista, pelo menos nas demos e no primeirão, depois mudou mesmo pra alguma coisa progressiva estilo Vintersorg.





Se for pra ser purista então black metal tem que ser lo-fi, vocal seco, padrão rítmico marcial sem firula e letra falando do capeta, que é como as primeiras bandas de black metal faziam.

Se botar um vocal death growl já não seria black metal.

Eu acho que as categorizações hoje em dia tem que ser mais flexíveis. Ainda que Agalloch realmente não dá pra dizer que seja só black metal, nisso eu concordo.

Interessante notar que na primeira onda do Black Metal, as bandas soavam musicalmente totalmente diferentes umas das outras, Venom não tinha nada a ver com o Vulcano, Sarcófago que não tinha nada a ver com o Celtic Frost, que por sua vez não tinha nada a ver com o Bathory ( esse sim foi o grande responsável por ter criado a estética Black Metal que se tornou hegemônica nos anos seguintes, vocal rasgado/ríspido, bateria rápida e riffs "gélidos" ).

Na segunda onda o pessoal pegou essa "fórmula" do Bathory , juntou ao Blast Beat do Sarcófago ( depois do Mayhem ) e foi aumentando os bpms, aumentou também o extremismo lírico e prático ( Inner Circle Norueguês, Ross Bay Cult, Euronymous x Varg ), e esse tipo de sonoridade acabou ficando hegemônico e virando sinal de Black Metal, mas sempre existiram as bandas que não trilharam por esses caminhos, por aqui no Brasil mesmo o Amen Corner, Murder Rape, Impurity, Mystifier faziam um som mais cadenciado e com características próprias, lá fora o Necromantia, Mortuary Drape, Samael, Thou Art Lord, Rotting Christ também soavam bem diferentes umas das outras e praticamente sem usar blast beats na bateria.

Hoje em dia eu também vejo que as classificações voltaram a ser bem mais flexíveis como eram na primeira onda.

Outro fato interessante é que a maioria das bandas da segunda onda não fazem mais Black Metal "puro", a maioria acabou mudando de estilo, foram pro lado do atmosférico, shoegaze, folk, progressivo e etc...
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
É que na verdade essas categorizações são posteriores. Na época ninguém falava que Celtic Frost era black metal por exemplo.

Hoje em dia até Mercyful Fate tem quem cite como um exemplo de early black metal, mas na época ninguém pensava em chamá-los de qualquer coisa que não fosse heavy metal.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.284
Reações
27.584
Pontos
1.553
estado atual do Black metal:
a2836519406_10.jpg
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Eu acho que delimitar Black Metal só por serem bandas extremas, que eu entendo como muito rápidas e pesadas, você tira uma porrada de bandas que são consenso que pertencem ao estilo, como Primordial, Wolves in the Throne, Aquilus...

Eu não sou grande conhecedor do gênero, mas eu acho que existe uma atmosfera, de tristeza, solidão, que a banda cria que a faz ser ou não de Black Metal. É difícil explicar, até porque essa explicação também pode ser confundida com Doom, mas é aquelas coisas que só ouvindo. No fim isso parece meio que uma carteirada, mas eu enxergo assim.

E eu acho que Agalloch é uma banda de Black Metal, eu concordo com todos esses subgêneros que você colocou estão no som dos caras. Rotular bandas em estilo muitas vezes é uma tarefa ingrata, varia conforme as nossas percepções e ás vezes até com nossos gostos. Do Agalloch os álbums The Mantle e Ashes Against the Grain eu recomendo você ir atrás.

Mas ai não tem como cara. Black Metal, assim como o Death e os estilos que derivaram destes, são, intrinsecamente, estilos extremos. É o que define os estilos desde o início. Eu acho que é meio impossível ser e soar black metal sem ser extremo. Até por isso eu não considero o Venom como uma banda de BM própriamente dito, já que eles tem muito mais haver com a sonoridade da NWOBHM do que do estilo que eles, inegavelmente, inspiraram.

E eu acho que, pela sua descrição, vc ta confundindo um pouco os estilos. Eu vejo o black metal como um estilo caótico, com uma certa raiva e maldade intrínsecas (mais de maldade e menos de raiva) (e não necessariamente uma maldade "satânica"), um estilo de escuridão. Essa percepção de maldade é algo quase universal no black metal. Tristeza e solidão são sentimentos que eu não vejo tanto como sinônimos de Black, mas sim, como vc mesmo disse, de Doom.

E BM é um estilo diferenciado tbm musicalmente. Não sou nenhum estudante de música, mas eu sei que os tipos de riffs, as progressões de notas, as harmonias, são bem características no BM, justamente pra criar esse som caótico e malvado.

Por isso eu acho meio complicado jogar muitas dessas bandas ai no balde do black, pq apesar de terem elementos que remetem ao estilo, no geral, elas soam totalmente diferentes.

Concordo que classificações são coisas problemáticas e geralmente injustas. Mas se for pra fazê-las, temos que fazer com um mínimo de critérios e coerência.

O Arcturus teve um início Black Metal com uns lances atmosféricos/sinfônicos e na temática não era explicitamente satanista, pelo menos nas demos e no primeirão, depois mudou mesmo pra alguma coisa progressiva estilo Vintersorg.






Esses dois exemplos aí são bem interessantes, pq dá pra perceber exatamente os elementos característicos do BM, até mesmo nas músicas do Vintersorg, que claramente não são do BM clássico.

Se for pra ser purista então black metal tem que ser lo-fi, vocal seco, padrão rítmico marcial sem firula e letra falando do capeta, que é como as primeiras bandas de black metal faziam.

Se botar um vocal death growl já não seria black metal.

Eu acho que as categorizações hoje em dia tem que ser mais flexíveis. Ainda que Agalloch realmente não dá pra dizer que seja só black metal, nisso eu concordo.

Não precisa ser do tipo "TRÜ KVLT Norwegian Black Metal >( ". Mas tbm não da pra jogar qualquer coisa com um guturalzinho ou um compasso de blast beat e falar que é BM. Nem tanto Immortal, mas tbm nada de "Slipknot é Black Metal" :klolz (sim, eu já ouvi isso)

Concordo que as categorizações tenham que ser mais maleáveis, mas, como eu já disse, tbm temos que ter uns critérios mínimos, pra evitar algumas categorizações estapafúrdias.
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
estado atual do Black metal:
a2836519406_10.jpg

Me lembrei da Lullaby, nossa musa representante no Black Metal True Tosco Br

lullaby-bandpic.jpg


Seven%20Nights,%20Seven%20Moons.jpg

Mas ai não tem como cara. Black Metal, assim como o Death e os estilos que derivaram destes, são, intrinsecamente, estilos extremos. É o que define os estilos desde o início. Eu acho que é meio impossível ser e soar black metal sem ser extremo. Até por isso eu não considero o Venom como uma banda de BM própriamente dito, já que eles tem muito mais haver com a sonoridade da NWOBHM do que do estilo que eles, inegavelmente, inspiraram.

Acho essa ideia de Black Metal como sendo sempre algo extremo, não só liricamente como algo caótico musicalmente, como já disse, fruto de uma sonoridade que "deu certo" e acabou meio que se tornando hegemônica. Mas que não corresponde a realidade da época.

Se você escutar o Samael, os 2 primeiros, Workship Him e Blood Ritual, vai ver que o som em 80% das músicas é cadenciado com riffs "garranchudos" e praticamente sem blast beat. Rotting Christ tem bastante melodia. O Abruptum tem uma demos tapes doentias, insanas, arrastadas e com vocal gutural. A maioria das bandas aqui no Brasil eram totalmente diferentes umas das outras e das de fora. O Nocturnal Worshipper que começou a fazer black metal norueguês made in Brazil e mô galera seguiu a tendência.

Tudo isso pra reforçar que sempre existiram diversas bandas sem seguir essa "fórmula escandinava", falei do Mayhem mas o Darkthrone foi quem talvez tenha melhor colocado em prática, saindo do Death Metal a lá Flórida e indo definir a popularização do Black Metal. Por causa deles que a gente está debatendo :kzonzo "definiram" no Transilvanian Hunger ( v**dαgeм de Norsk arysk black metal ) e o som que for diferente disso acaba geralmente causando certa confusão.



PS: Não cheguei a me corresponder com esse pessoal da Noruega na época mas uns conhecidos faziam isso e dizem que metade da cena de lá era doida mesmo e a outra eram posers porra loucas que curtiam festas techno e só posavam de truezões pra ganhar algum trocado. Eu preferia me corresponder e concentrar na cena Death e Grind.
 
Ultima Edição:

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Não precisa ser do tipo "TRÜ KVLT Norwegian Black Metal >( ". Mas tbm não da pra jogar qualquer coisa com um guturalzinho ou um compasso de blast beat e falar que é BM. Nem tanto Immortal, mas tbm nada de "Slipknot é Black Metal" :klolz (sim, eu já ouvi isso)

Concordo que as categorizações tenham que ser mais maleáveis, mas, como eu já disse, tbm temos que ter uns critérios mínimos, pra evitar algumas categorizações estapafúrdias.

Sim, mas o que eu digo é que os gêneros hoje são muito mais fluídos, é difícil colocar tudo na gavetinha.

Já vi gente falando que Cradle of Filth não é black e sim uma variante extrema de gothic metal. E outros falando que Immortal não é black, e sim "blackened thrash".

Sei lá, acho que isso já é ser específico demais, é tipo aquelas ideias de "technical death", "brutal death" e não sei o que, eu sinceramente tenho dificuldade em entender as diferenças entre esses subgêneros. Mesma coisa a diferença entre stoner e sludge, ainda estou pra entender isso direito.
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
Sim, mas o que eu digo é que os gêneros hoje são muito mais fluídos, é difícil colocar tudo na gavetinha.

Já vi gente falando que Cradle of Filth não é black e sim uma variante extrema de gothic metal. E outros falando que Immortal não é black, e sim "blackened thrash".

Sei lá, acho que isso já é ser específico demais, é tipo aquelas ideias de "technical death", "brutal death" e não sei o que, eu sinceramente tenho dificuldade em entender as diferenças entre esses subgêneros. Mesma coisa a diferença entre stoner e sludge, ainda estou pra entender isso direito.


Acho certas categorizações exageradas, mas no caso a do Brutal Death Metal é fácil de aplicar, se soou como Suffocation da fase do Pierced from Within ou Cryptopsy é Brutal Death, vocal guturalzão com bateria intrincada cheia de blast beats e viradas, guitarras com 20 riffs por música. Basicamente é o que não soa como algo da cena da Flórida ou da Sueca.

Stoner e Sludge considero mais demarcação geográfica, sludge é coisa de americano dos estados do Sul que acaba misturando com aqueles rockão sulista e o hardcore na linha do Integrity. Já o Stoner é mais puxado pro Doom e com influência clara e chapada do Sabbath.

Passou dessas eu acho exagero, apesar que tem umas bandas que são impossíveis de se categorizar mesmo.

Sobre o Brutal Death, essa banda brasileira soava assim antes do pessoal usar esse tipo de categorização.

 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Acho essa ideia de Black Metal como sendo sempre algo extremo, não só liricamente como algo caótico musicalmente, como já disse, fruto de uma sonoridade que "deu certo" e acabou meio que se tornando hegemônica. Mas que não corresponde a realidade da época.

Se você escutar o Samael, os 2 primeiros, Workship Him e Blood Ritual, vai ver que o som em 80% das músicas é cadenciado com riffs "garranchudos" e praticamente sem blast beat. Rotting Christ tem bastante melodia. O Abruptum tem uma demos tapes doentias, insanas, arrastadas e com vocal gutural. A maioria das bandas aqui no Brasil eram totalmente diferentes umas das outras e das de fora. O Nocturnal Worshipper que começou a fazer black metal norueguês made in Brazil e mô galera seguiu a tendência.

Tudo isso pra reforçar que sempre existiram diversas bandas sem seguir essa "fórmula escandinava", falei do Mayhem mas o Darkthrone foi quem talvez tenha melhor colocado em prática, saindo do Death Metal a lá Flórida e indo definir a popularização do Black Metal. Por causa deles que a gente está debatendo :kzonzo "definiram" no Transilvanian Hunger ( v**dαgeм de Norsk arysk black metal ) e o som que for diferente disso acaba geralmente causando certa confusão.



PS: Não cheguei a me corresponder com esse pessoal da Noruega na época mas uns conhecidos faziam isso e dizem que metade da cena de lá era doida mesmo e a outra eram posers porra loucas que curtiam festas techno e só posavam de truezões pra ganhar algum trocado. Eu preferia me corresponder e concentrar na cena Death e Grind.

Mas ai tá uma concepção errada. Metal extremo não precisa ser sempre músicas a 220bpm, blast beats, gutural e/ou pig squeal. Lógico que essas características são mais comuns, mas o extremo do metal é mais que isso. Letras mais pesadas, mais violentas (típico do death metal), mais "evil". Composições mais obscuras e complexas. Vocais não limpos (não necessariamente o gutural). São coisas que dão um caráter de extremidade às músicas de metal. E é nesse contexto que tanto o death quanto o black surgem.

E essa questão de que "o que deu certo" é o que define os estilos, é o que consagra eles, o que torna possível colocar tudo debaixo de um guarda chuva e chamar de Black metal. É assim em qualquer tipo de música.

Dei uma ouvida rápida em todas as bandas que tu citou ai, e todas elas possuem os elementos de black metal que eu citei nos outros posts. Vocais não limpos/guturais, músicas obscuras e com riffs complexos... E todas tem uma sonoridade "dark" e caótica,. Ou seja, mesmo não seguindo o padrão norueguês de black metal, todas elas são black metal. Pq? Pq seguem algumas características comuns ao estilo. E veja bem, em momento algum dos meus posts eu disse que o black norueguês é o black metal verdadeiro.

Sim, mas o que eu digo é que os gêneros hoje são muito mais fluídos, é difícil colocar tudo na gavetinha.

Já vi gente falando que Cradle of Filth não é black e sim uma variante extrema de gothic metal. E outros falando que Immortal não é black, e sim "blackened thrash".

Sei lá, acho que isso já é ser específico demais, é tipo aquelas ideias de "technical death", "brutal death" e não sei o que, eu sinceramente tenho dificuldade em entender as diferenças entre esses subgêneros. Mesma coisa a diferença entre stoner e sludge, ainda estou pra entender isso direito.

Entendo. E é justamente por essas criações de gêneros absurda que eu prefiro manter o mínimo de categorização possível, mesmo com essa miscelânea de estilos que uma banda pode ter hj em dia.

Por exemplo: citaram ali pra cima o Sodom. Pra mim, Sodom é muito mais thrash do que black. É um thrash mais pesado que o normal, tem elementos de black, mas pra mim é thrash. Eu poderia chamar de blackened thrash. Mas ai entra o seu exemplo do Immortal. Pra mim é black, mas tem gente que acha que seria um thrash com influências de black e chama de blackened thrash. Ai eu te pergunto: a sonoridade do Immortal e do Sodom são tão parecidas entre si e diferentes das outras ao ponto de se definirem como um estilo próprio? Ao meu ver, não mesmo.

Por isso, mesmo vendo essa fluidez de estilos, eu prefiro evitar essa criação de sub-sub-sub-gêneros, e evitar coisas como "Viking metal" (que dizem ser folk + death com temática viking), "avant-garde melodic speed metal" ou "atmospheric doom gothic symphonic swedish progressive death metal" (inventei agora).

Prefiro manter o mais simples possível: heavy, power, thrash, prog, death e black. E ainda aceito um melodic, folk ou symphonic e uma junção de, no máximo, dois desses.:klolz
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Stoner e Sludge considero mais demarcação geográfica, sludge é coisa de americano dos estados do Sul que acaba misturando com aqueles rockão sulista e o hardcore na linha do Integrity. Já o Stoner é mais puxado pro Doom e com influência clara e chapada do Sabbath.

Depende, Cult of Luna é sueca e entra no balaio do sludge.
 

Yukio Mishima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
845
Reações
1.714
Pontos
583
Olha esses especialistas em black metal mané...deu pra imaginar aqui os caras no programa do William Waack discutindo as nuances do estilo de terno, gravata e monóculo.
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.414
Pontos
704
Olha esses especialistas em black metal mané...deu pra imaginar aqui os caras no programa do William Waack discutindo as nuances do estilo de terno, gravata e monóculo.

E corpse paint!:kkiss (é kiss, eu sei, mas ilustra bem)
:kkk



Mas eu nem sou especialista em BM, já falei logo no meu primeiro post que não sou o maior fã do estilo.
Perto do Eye of the Beholder, que falou que trocava correspondência com a cena Death e Grind, eu sou meramente um curioso. 80% das bandas que citaram aqui eu tive que ir no Youtube pra conferir o som pq eu não conhecia.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Lembrei que ouvia dissection na época fo Colégio.....é black metal?
 

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.533
Reações
6.101
Pontos
719
PS: Não cheguei a me corresponder com esse pessoal da Noruega na época mas uns conhecidos faziam isso e dizem que metade da cena de lá era doida mesmo e a outra eram posers porra loucas que curtiam festas techno e só posavam de truezões pra ganhar algum trocado. Eu preferia me corresponder e concentrar na cena Death e Grind.

Na primeira metade dos anos 90 havia muita correspondência entre as bandas da Noruega e da Grécia com meu círculo de conhecidos. Eu sempre gostei de post-punk, new wave e gótico, por isso sempre senti o black e o doom, mais "próximos" do que eu gostava, em comparação com a típica banda de metal.

A maior parte das bandas de black e doom eram menos "metal" do que as bandas americanas, death e thrash, mesmo sendo tão, ou mais extremas. Todo esse pessoal que tínhamos contato adorava pós-punk, dark wave e até techno. As guitarras típicas do black metal, com acordes "mais cheios" e notas contínuas com o intuito de gerar mais atmosfera do que impacto, são de certa forma, uma versão acelerada das guitarras post-punk.

Claro, isso foi antes do estilo virar uma piada de si mesmo, uma expressão de memes, e inúmeras bandas idênticas.

Afirmo que Diamanda Galás, Bauhaus, The Cure (claro, além de Bathory) tiveram grande impacto no Mayhem e bandas da época.

Na época, ganhei de um amigo esse primeiro disco/EP (45 rpm) da banda Phlebotomy, que depois virou On Thorns I Lay (doom). O interessante é que a banda já possuía elementos que ainda não eram tão comuns no estilo.


Sadogoat do Impaled Nazarene, outro EP marcante da época.


Necromass


Children of the Night do Tribulation é um dos raros discos mais pesados recentes, que eu verdadeiramente gosto.


Vale citar o Aghast, projeto atmosférico, vindo do mesmo "meio" norueguês, tão ou mais "black" do que a maioria das bandas tradicionais.


Na época do auge do black metal, surgiu o Elend, com uma perspectiva musical diferente e muita poesia. Vou colocar aqui, mesmo que esteja um pouco fora (mas conectado) ao tema.


Ainda na primeira metade dos anos 90, o Heart of Ages do In the Woods era outro disco que eu gostava e ainda gosto, uma mescla de black metal e progressivo, com momentos mais puramente atmosféricos e diferentes vocais.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Só presta se tiver sacrifícios e heresias.
Minha opinião sobre o Black Metal. :coolface
 
Topo Fundo