- Mensagens
- 15.703
- Reações
- 29.300
- Pontos
- 1.103
"Ele é uma boa pessoa": ex-chefe da Blizzard diz que Phil Spencer está sofrendo "tanto quanto qualquer um"
A Microsoft encerrou as atividades de estúdios subsidiários da Bethesda na última terça-feira, 7. Entre as empresas afetadas, estão Arkane Austin, responsável por Redfall, e Tango Gameworks, que lançou o sucesso Hi-Fi Rush em 2023.
Os funcionários afetados receberam a novidade por meio de um e-mail enviado para todos os estúdios. Além das desenvolvedoras citadas acima, outras que terão suas atividades encerradas e/ou alteradas são Alpha Dog Studios, Roundhouse Games e ZeniMax Online Studios. Essa decisão ocorre quatro meses após a Microsoft demitir 1.900 trabalhadores da divisão de games da multinacional.
Em resposta às movimentações, fãs dos jogos mencionados acima e membros da indústria criticaram tanto as decisões da empresa como Phil Spencer, atual presidente do setor de games da Microsoft. Mike Ybarra, ex-chefe da Blizzard, saiu em defesa do executivo opinando que ele é uma "boa pessoa" e que "está sofrendo tanto quanto" demais indivíduos.
Confira, a seguir, o pronunciamento completo:
"Vejo muitas críticas a Phil nos anúncios do Xbox de hoje. Entendo. Mas conhecendo-o como humano, sei que isso o machuca tanto quanto a qualquer outra pessoa. Não posso falar por toda a liderança lá, mas eu o conheço e sei o que ele provavelmente está passando.
Não estou tentando defender as decisões. Acho que todos nós nos envolvemos em situações difíceis e inesperadas (com certeza eu já passei). Faz parte do trabalho, assim como a responsabilidade pelos resultados. Mas ele é um bom ser humano e se preocupa profundamente com o processo criativo e os desenvolvedores. Essa é minha experiência em primeira mão trabalhando próximo a ele há mais de 8 anos e conhecendo-o há mais de 24 anos.
Compreendo 100% a raiva e a confusão e sinto profundamente pelas equipes afetadas hoje e nos últimos meses. Não concordei com todas as decisões que ele tomou no Xbox e acho que isso ficou bem claro, mas acredito na liderança de produto dele e sei o quão difíceis essas decisões podem ser.
O Xbox pode ter um futuro muito brilhante. Espero que eles consigam perceber isso e que todas as equipes tenham uma experiência incrível juntas. Certamente é um momento difícil que precisa de grande clareza sobre qual é o plano futuro e como os jogadores de todo o mundo podem ficar entusiasmados com isso."
Em resposta, Alanah Pearce, roteirista do estúdio Santa Monica, comentou que "CEOs podem aguentar algumas críticas enquanto pessoas estão tendo suas vidas destruídas".
A indústria global de jogos eletrônicos está sofrendo com demissões em massa mês após mês, com o número de funcionários afetados desde 2023 ultrapassando 10 mil. De acordo com uma pesquisa recente da Game Developers Conference, ao menos um terço de todos os desenvolvedores do mercado sofreram com cortes em 2023.