O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Então, sou cético, mas me deparei com uma situação logicamente conflitante

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
20.413
Pontos
753
Se vc aceita um humilde conselho, procure não polarizar nada. Aceite o que vai de encontro ao raciocínio concatenado, e talvez pinte um elefante na plantação de morangos, que por alguma razão não conseguia ver. A erudição não é de maneira nenhuma nociva, mas também de maneira nenhuma imprescindível para a compreensão instantânea e essencial.
Eu estava desenganado, há um ano atrás. Mergulhei numa viagem para dentro de mim mesmo, sem questionamentos, sem inquirimento. Contemplando, percebi intuitivamente o mecanismo da doença, e a maneira de revertê-la. Uma autêntica viagem, que para muitos parece coisa de maluco.
Estou curado. E não me peça para explicar como, pois eu sei, mas não conseguiria ao menos tentar começar a racionalizar a coisa.
Abraço, cara.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Só que meu pai me contou de uma época em que estava com o joelho ferrado e o médico havia dito que ele só conseguiria andar em no mínimo uma semana. Tendo que ir votar, o que é meio sagrado em cidadezinhas do interior, ele foi atrás do mesmo senhor para buscar ajuda. E ele fez a mesma reza e no mesmo dia meu pai conseguia andar sem problema algum. A dor ia melhorando gradativamente ao longo da tarde, como se não fosse magia ou intervenção divina, mas um medicamento eficiente. Todo mundo que o pede reza sem oferecer nada em troca, apenas com sinceridade e fé, é dito que têm seus problemas imediatos resolvidos. São muitos relatos, se não me engano já fizeram reportagens sobre ele, assim como fazem com mediuums e afins, mas ainda assim eu não acreditaria se não tivesse ocorrido comigo também.
sugestão psicologica.
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
Eu não entendo. Racionalmente chego á conclusão de que o fato do homem ser consciente é o motivo de procurarmos sentido teleológico em tudo no universo (isto é, a causalidade que devia se restringir ao microcosmos da sociedade humana), quando na verdade não há motivo para o cosmos ser justo, ou para o "nada" quântico ser estável por natureza (não o é). E tenho para mim, assim como é o caso para a maioria dos neurocientistas, que a consciência é self-awareness, apenas um fenômeno eletroquímico, do jeito que é o armazenamento de informações (awareness) e portanto somos aquilo que, através dos cinco sentidos, nosso cérebro apreende e interpreta por mecanismos peculiares.

Essa certeza científica que eu tenho, obviamente, não coaduna com qualquer viés religioso ou minimamente místico. No entanto, venho me deparando com o sobrenatural de forma irritante. Não apenas através da reflexão racional, sobre a possibilidade de obtenção do conhecimento sem prévia investigação empírica, mas na prática, no cotidiano. Ocorre que, mês passado, numa viagem ao interior dos meus pais, fiquei doente e comecei a vomitar sem parar. Tomei injeção, remédio, e nada da crise passar. Minha mãe, então, decidiu me levar a um conhecido "rezadeiro" da cidade, Juarez. Pois bem, ele faz lá suas coisas com as plantinhas, e ao passar de meia hora eu melhoro completamente. Até aí, coincidência. Era o que passava em minha cabeça.

Só que meu pai me contou de uma época em que estava com o joelho ferrado e o médico havia dito que ele só conseguiria andar em no mínimo uma semana. Tendo que ir votar, o que é meio sagrado em cidadezinhas do interior, ele foi atrás do mesmo senhor para buscar ajuda. E ele fez a mesma reza e no mesmo dia meu pai conseguia andar sem problema algum. A dor ia melhorando gradativamente ao longo da tarde, como se não fosse magia ou intervenção divina, mas um medicamento eficiente. Todo mundo que o pede reza sem oferecer nada em troca, apenas com sinceridade e fé, é dito que têm seus problemas imediatos resolvidos. São muitos relatos, se não me engano já fizeram reportagens sobre ele, assim como fazem com mediuums e afins, mas ainda assim eu não acreditaria se não tivesse ocorrido comigo também.

Pesquisando mais sobre ele, perguntando aos amigos da cidade, descobri que ele tem um filho muito doente que vive em depressão e já tentou se matar algumas vezes. E não tem reza que funcione. Na verdade, sempre que ele ora pelo filho, a situação parece piorar. Isso é uma espécie de troca? Sinceramente, fora do meu entendimento tudo isso ser coincidência, assim como é difícil de aceitar a contradição por trás dessa história.

Já presenciaram alguma estranheza assim? Não estou sabendo lidar, sinceramente. Só aceitar é muito difícil pra mim.

Sou cético também e se acontecesse comigo eu tentaria entender/explicar o ocorrido através de: viés de confirmação / hipnose / sugestionamento tanto por parte do benzedor quanto pela minha. Quanto a questão do filho "depressão" é muito amplo, não dá pra tentar explicar assim.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Era cético, aconteceu algo, não sou mais.

Mas não há respostas pras essas questões.

Melhor nem procurar.
 


Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.842
Reações
31.769
Pontos
1.344
@MadScientist



Fé também funciona como placebo. E não precisa ser a pessoa afetada a rezar.

È dessa forma que curandeiros e homeopatia funcionam. As pessoas tem tanta fé (No sentido de acreditar) de que aquilo vai funcionar, que funciona.

Não significa que isso funcionará sempre ou para todas as doenças. Mas o efeito placebo é extremamente potente com esses problemas menores como dor de joelho, asma, e outras doenças inconvenientes mas geralmente não fatais.

Alto-estima / baixa estima tem um efeito absurdo no corpo.

Vc vai ver mtos casos assim em situações de quase-morte. Pessoas que quase morreram mas por não desistirem, se apegarem a vida de tudo quanto é jeito passam por situações que teriam matado qualquer outra pessoa.

Como pesquisa cerebral ainda engatinha devido a quantidade massiva de neurônios que possuímos. Ainda não se entende 100% os mecanismos e como a força de vontade e alto-estima afetam o sistema imunológico. Mas certos processos ja são relativamente bem entendidos pelo menos nos resultados que geram. (O clássico. Eu não sei COMO funciona. Mas eu sei que funciona!).
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.295
Reações
17.794
Pontos
1.174
olha, existe muita coisa q eu acredito que nao seremos capazes de entender

veja bem, imagine q vc conseguisse falar a lingua dos, sei la, dos cachorros. voce conseguiria fazer um cachorro aprender equações?

e por que eu digo isso... nós, humanos, estamos no topo da capacidade mental na Terra. isso gera a falsa sensaçao de que se nao podemos compreender algo, entao esse algo nao existe ou possui uma explicaçao dentro do nosso espectro de conhecimento so q ainda nao encontrada

enfim, só digo isso para q mantenha a cabeça aberta. eu nao estou nem um pouco a par dessa situaçao aí q vc narrou para poder dar alguma opiniao a respeito
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
Tem a história toda no tópico sobre sobrenatural, no Vale Tudo.

Basicamente, uma série de fatores (a imensa maioria deles explicáveis) aconteceram na casa antiga onde morei por boa parte de minha vida que poderiam indicar (ou não) eventos sobrenaturais.

Eu mesmo preferia acreditar em coincidências porque pensar diferente afetaria todas as minhas crenças.

Até um evento acontecer quando eu tinha por volta de 16-17 anos, com minha mãe e que eu testemunhei, que abalou minha "fé" de que tudo era crendice.

Minha mãe foi "possuída" ou algo assim, mas vale dizer que ela não bebe, fuma ou usa drogas nem tem ligação com religiões afro.

Depois de eu (com um físico bem maior que ela) tentar controlar ela sem sucesso, eu, meus tios e vizinhos a controlamos é minha tia a levou não ao médico mas a um centro espírita.

Depois que ela foi embora com eles, ainda transtornada, ouvi um som estranho dentro de casa e vários pratos haviam se partido lá dentro (depois dela partir) sem razão aparente, nenhum deles partido no sentido do diâmetro (no meio) mas todos formando uma espécie de 'S', algo que não teria sentido se fossem apenas por estarem empilhados.

Nunca tive explicação nao-religiosa para os fatos.

Também tínhamos o lance de ver vultos (sombras negras que apareciam se movendo rapidamente) na casa. Você poderia dizer que eu, minha mãe e irmãos víamos coisas talvez por propensão genética a ver coisas, fazia sentido.

Anos mais tarde, pessoas que não eram da minha família tbm relataram terem visto esses vultos, ex esposa inclusa. Sem zoeira, mais de uma vez perguntaram, sem eu ter falado nada, se tinha alguém enterrado na minha casa (!!!!), um pensamento (ou pressentimento) que eu mesmo já tive muitas vezes.

Vale comentar que uma parte da casa tinha um clima opressor inaplicável (o quarto de hóspedes) e era sempre lá que as pessoas viam os vultos (era de lá que eles vinham, era pra lá que eles iam). Curiosamente, após a morte de meu pai (que os espíritas diziam que era uma espécie de pára-raios pra essas coisas, ao mesmo tempo que tinha super proteção a elas, fazendo com que quem estivesse por perto é que sentia os efeitos) tudo isso sumiu.

Literalmente nunca mais senti nada de errado com a casa e nem viram mais vultos ou etc.

Uma hora reescrevo a história.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Eu não entendo. Racionalmente chego á conclusão de que o fato do homem ser consciente é o motivo de procurarmos sentido teleológico em tudo no universo (isto é, a causalidade que devia se restringir ao microcosmos da sociedade humana), quando na verdade não há motivo para o cosmos ser justo, ou para o "nada" quântico ser estável por natureza (não o é). E tenho para mim, assim como é o caso para a maioria dos neurocientistas, que a consciência é self-awareness, apenas um fenômeno eletroquímico, do jeito que é o armazenamento de informações (awareness) e portanto somos aquilo que, através dos cinco sentidos, nosso cérebro apreende e interpreta por mecanismos peculiares.

Essa certeza científica que eu tenho, obviamente, não coaduna com qualquer viés religioso ou minimamente místico. No entanto, venho me deparando com o sobrenatural de forma irritante. Não apenas através da reflexão racional, sobre a possibilidade de obtenção do conhecimento sem prévia investigação empírica, mas na prática, no cotidiano. Ocorre que, mês passado, numa viagem ao interior dos meus pais, fiquei doente e comecei a vomitar sem parar. Tomei injeção, remédio, e nada da crise passar. Minha mãe, então, decidiu me levar a um conhecido "rezadeiro" da cidade, Juarez. Pois bem, ele faz lá suas coisas com as plantinhas, e ao passar de meia hora eu melhoro completamente. Até aí, coincidência. Era o que passava em minha cabeça.

Só que meu pai me contou de uma época em que estava com o joelho ferrado e o médico havia dito que ele só conseguiria andar em no mínimo uma semana. Tendo que ir votar, o que é meio sagrado em cidadezinhas do interior, ele foi atrás do mesmo senhor para buscar ajuda. E ele fez a mesma reza e no mesmo dia meu pai conseguia andar sem problema algum. A dor ia melhorando gradativamente ao longo da tarde, como se não fosse magia ou intervenção divina, mas um medicamento eficiente. Todo mundo que o pede reza sem oferecer nada em troca, apenas com sinceridade e fé, é dito que têm seus problemas imediatos resolvidos. São muitos relatos, se não me engano já fizeram reportagens sobre ele, assim como fazem com mediuums e afins, mas ainda assim eu não acreditaria se não tivesse ocorrido comigo também.

Pesquisando mais sobre ele, perguntando aos amigos da cidade, descobri que ele tem um filho muito doente que vive em depressão e já tentou se matar algumas vezes. E não tem reza que funcione. Na verdade, sempre que ele ora pelo filho, a situação parece piorar. Isso é uma espécie de troca? Sinceramente, fora do meu entendimento tudo isso ser coincidência, assim como é difícil de aceitar a contradição por trás dessa história.

Já presenciaram alguma estranheza assim? Não estou sabendo lidar, sinceramente. Só aceitar é muito difícil pra mim.

humm.
Eu penso da seguinte maneira.
Eu era muito preso ao empirismo, e ainda sou, mas nosso conhecimento é permeado de racionalizações a priori. Não dá para ficar preso só no que é empírico sem no fundo negar conhecimento.
Mas, ainda assim, algo não ser explicado cientificamente, só significa que varias hipóteses são possíveis, e mesmo o "sobrenatural" ao meu ver, pode na verdade ser apenas o natural que nós não entendemos AINDA.
 

GamerSincero

Veterano
Mensagens
578
Reações
864
Pontos
123
Tudo já está decidido, amigo. Vc ter esses pensamentos e postar neste fórum já era algo predestinado a acontecer.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.630
Pontos
1.053
A ciência ainda não sabe tudo, e está longe de saber. Não dá pra explicar todos os acontecimentos da vida com o que ela sabe hoje.
Sei que aceitar isso é difícil pra algumas pessoas, o simples fato de dizer "não consigo compreender e explicar isso". Mas quando você se desfazer dessa necessidade de racionalizar tudo, vai se sentir mais leve em relação à essas questões.

Pessoalmente acho que tudo o que chamamos de sobrenatural um dia se tornará natural pelo fato de que passaremos a entender melhor esses femômenos. Por exemplo: e se um dia cientistas detectarem formas de vida não materiais, mas feitas de alguma espécie de energia? Formas de vida que existem ao nosso redor mas que até então não conseguíamos detectar por falta de tecnologia?
Seriam essas novas formas de vida não materiais chamadas de espíritos? Ou será que a ciência daria um outro nome à elas? Eu acho que a segunda opção seria a mais provável.
A partir daí, passaríamos a estudar quais são essas energias que compõem essas formas de vida, e muitas outras coisas relacionadas.

No fim, todo o sobrenatural se torna natural. Só não podemos deixar que preconceitos nos impeçam de progredir. O mesmo preconceito que condenou os que diziam que a terra era um globo e que não éramos o centro do universo.
A ciência não é um emaranhado de certezas, mas sim a mente aberta para todas as possibilidades, e a consciência de que tudo pode existir. Mas que se algo existe, este pode ser explicado e compreendido minuciosamente através de estudos e pesquisas.

Via Tapatalk
 

Vorpal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.142
Reações
11.006
Pontos
1.069
Se vc aceita um humilde conselho, procure não polarizar nada. Aceite o que vai de encontro ao raciocínio concatenado, e talvez pinte um elefante na plantação de morangos, que por alguma razão não conseguia ver. A erudição não é de maneira nenhuma nociva, mas também de maneira nenhuma imprescindível para a compreensão instantânea e essencial.
Eu estava desenganado, há um ano atrás. Mergulhei numa viagem para dentro de mim mesmo, sem questionamentos, sem inquirimento. Contemplando, percebi intuitivamente o mecanismo da doença, e a maneira de revertê-la. Uma autêntica viagem, que para muitos parece coisa de maluco.
Estou curado. E não me peça para explicar como, pois eu sei, mas não conseguiria ao menos tentar começar a racionalizar a coisa.
Abraço, cara.
Adoraria ouvir/ler o que vc passou e o que fez para resolver, mesmo que pareça abstrato ou sem sentido. Se for de sua vontade, envie por MP. Um abraço

Sent from my HUAWEI VNS-L31 using Tapatalk
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.104
Reações
20.413
Pontos
753
Adoraria ouvir/ler o que vc passou e o que fez para resolver, mesmo que pareça abstrato ou sem sentido. Se for de sua vontade, envie por MP. Um abraço

Sent from my HUAWEI VNS-L31 using Tapatalk
Vou tentar elaborar um texto, e quando achá-lo minimamente aceitável, te envio uma MP. Vai ser complicado, mas ao mesmo tempo um bom exercício. Ab.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
@MadScientist



Fé também funciona como placebo. E não precisa ser a pessoa afetada a rezar.

È dessa forma que curandeiros e homeopatia funcionam. As pessoas tem tanta fé (No sentido de acreditar) de que aquilo vai funcionar, que funciona.

Não significa que isso funcionará sempre ou para todas as doenças. Mas o efeito placebo é extremamente potente com esses problemas menores como dor de joelho, asma, e outras doenças inconvenientes mas geralmente não fatais.

Alto-estima / baixa estima tem um efeito absurdo no corpo.

Vc vai ver mtos casos assim em situações de quase-morte. Pessoas que quase morreram mas por não desistirem, se apegarem a vida de tudo quanto é jeito passam por situações que teriam matado qualquer outra pessoa.

Como pesquisa cerebral ainda engatinha devido a quantidade massiva de neurônios que possuímos. Ainda não se entende 100% os mecanismos e como a força de vontade e alto-estima afetam o sistema imunológico. Mas certos processos ja são relativamente bem entendidos pelo menos nos resultados que geram. (O clássico. Eu não sei COMO funciona. Mas eu sei que funciona!).

Sendo o chato do português, no caso não seria alta-estima e baixa-estima e sim alta autoestima e baixa autoestima, por mais estranho que sonoramente pareça.
Desculpa se ofendi, mas é mais pra alertar mesmo, e esse erro é muito comum de acontecer, justamente pela sonoridade desagradável.
A ciência ainda não sabe tudo, e está longe de saber. Não dá pra explicar todos os acontecimentos da vida com o que ela sabe hoje.
Sei que aceitar isso é difícil pra algumas pessoas, o simples fato de dizer "não consigo compreender e explicar isso". Mas quando você se desfazer dessa necessidade de racionalizar tudo, vai se sentir mais leve em relação à essas questões.

Pessoalmente acho que tudo o que chamamos de sobrenatural um dia se tornará natural pelo fato de que passaremos a entender melhor esses femômenos. Por exemplo: e se um dia cientistas detectarem formas de vida não materiais, mas feitas de alguma espécie de energia? Formas de vida que existem ao nosso redor mas que até então não conseguíamos detectar por falta de tecnologia?
Seriam essas novas formas de vida não materiais chamadas de espíritos? Ou será que a ciência daria um outro nome à elas? Eu acho que a segunda opção seria a mais provável.
A partir daí, passaríamos a estudar quais são essas energias que compõem essas formas de vida, e muitas outras coisas relacionadas.

No fim, todo o sobrenatural se torna natural. Só não podemos deixar que preconceitos nos impeçam de progredir. O mesmo preconceito que condenou os que diziam que a terra era um globo e que não éramos o centro do universo.
A ciência não é um emaranhado de certezas, mas sim a mente aberta para todas as possibilidades, e a consciência de que tudo pode existir. Mas que se algo existe, este pode ser explicado e compreendido minuciosamente através de estudos e pesquisas.

Via Tapatalk
Uma coisa que eu penso sobre essa situação é se isso não se encaixa na hipótese das dimensões paralelas, e a percepção de espíritos e outros eventos sobrenaturais não se dariam por conta de alguma frequência eletromagnética que propiciasse reduzir a camada de separação entre a nossa e outra dimensão.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.630
Pontos
1.053
Sendo o chato do português, no caso não seria alta-estima e baixa-estima e sim alta autoestima e baixa autoestima, por mais estranho que sonoramente pareça.
Desculpa se ofendi, mas é mais pra alertar mesmo, e esse erro é muito comum de acontecer, justamente pela sonoridade desagradável.
Uma coisa que eu penso sobre essa situação é se isso não se encaixa na hipótese das dimensões paralelas, e a percepção de espíritos e outros eventos sobrenaturais não se dariam por conta de alguma frequência eletromagnética que propiciasse reduzir a camada de separação entre a nossa e outra dimensão.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Também acho que exista essa possibilidade de diferentes dimensões paralelas e seres que existem nelas.

No início do espiritismo eles dialogavam com mais neutralidade sobre essas questões e com um viés de pesquisa e não de doutrina. O problema é que mais tarde ele começou a ser infectado pelos velhos conceitos religiosos da dualidade entre bem e mal, rituais, crendices, etc.

O problema das pessoas é não conseguir distinguir essas questões da religiosidade e do misticismo.

Via Tapatalk
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.869
Pontos
553
A ciência ainda não sabe tudo, e está longe de saber. Não dá pra explicar todos os acontecimentos da vida com o que ela sabe hoje.
Sei que aceitar isso é difícil pra algumas pessoas, o simples fato de dizer "não consigo compreender e explicar isso". Mas quando você se desfazer dessa necessidade de racionalizar tudo, vai se sentir mais leve em relação à essas questões.

Pessoalmente acho que tudo o que chamamos de sobrenatural um dia se tornará natural pelo fato de que passaremos a entender melhor esses femômenos. Por exemplo: e se um dia cientistas detectarem formas de vida não materiais, mas feitas de alguma espécie de energia? Formas de vida que existem ao nosso redor mas que até então não conseguíamos detectar por falta de tecnologia?
Seriam essas novas formas de vida não materiais chamadas de espíritos? Ou será que a ciência daria um outro nome à elas? Eu acho que a segunda opção seria a mais provável.
A partir daí, passaríamos a estudar quais são essas energias que compõem essas formas de vida, e muitas outras coisas relacionadas.

No fim, todo o sobrenatural se torna natural. Só não podemos deixar que preconceitos nos impeçam de progredir. O mesmo preconceito que condenou os que diziam que a terra era um globo e que não éramos o centro do universo.
A ciência não é um emaranhado de certezas, mas sim a mente aberta para todas as possibilidades, e a consciência de que tudo pode existir. Mas que se algo existe, este pode ser explicado e compreendido minuciosamente através de estudos e pesquisas.

Via Tapatalk
Esse é exatamente o meu pensamento.

Uma pessoa que pegasse o auge da ciência de 1817 e dissesse "A ciência diz que isso é impossível" estaria negando trens, navios de metal, micróbios e vírus...

Aviões eram considerados cientificamente impossíveis por muita gente.

Um homem que usasse a ciência de 1917 e dissesse "Isso é cientificamente impossível" daria adeus a microeletrônica, Big Ben, viagens espaciais, satelites, deriva continental e até mesmo efeito placebo que tantos usam para desmerecer efeitos inexplicáveis, ou seja, a ciência não diz que algo é impossível, pelo contrário, ela não diz nada porque ela não é uma pessoa.

Pessoas é que dizem coisas baseadas na ciência de uma época, ciência que sempre está se renovando e redescobrindo.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Infelizmente nunca vi nada paranormal, até queria embora falem para não buscar

Eu já ouvi história de gente confiável a respeito, isso sim

E tem os evangelhos. Nao tem paralelo na humanidade com aquilo (relatos de milagres escritos por fontes próximas, sem embelezamento mítico e alguns por testemunhas oculares)
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
Mas, ainda assim, algo não ser explicado cientificamente, só significa que varias hipóteses são possíveis, e mesmo o "sobrenatural" ao meu ver, pode na verdade ser apenas o natural que nós não entendemos AINDA.

OP, consider this. (em negrito)

minha opiniao: reza pra melhorar a dor é facil. agora reze para alguem q nasceu cego enxergar, ou alguem q nasceu sem os braços te-los de volta, etc... ai nesses casos o sobrenatural fica escondidinho, ne? :viraolho
 
Ultima Edição:

vitorwolfx

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
107
Pontos
33
Acho que já me vi em situações parecidas. Meu avô também ia nesses "rezadeiros" pra essas coisas, e esse em específico sempre dizia coisas sobre o futuro e etc - e por vezes acertava. Sempre me mantive bastante cético quanto a tudo isso, acho que é um efeito similar ao que rola quando você ouve Dark Side of the Moon assistindo Mágico de Oz - tu se surpreende tanto com as partes sincronizadas que você esquece totalmente que todo o resto praticamente não faz sentido, e que ele provavelmente errou muito mais vezes do que acertou.

A única coisa que sempre me faz ficar na corda bamba quanto a ceticismo é a criação do universo em si. Pro universo ter surgido do loop lógico que acreditamos, com a regressão infinita que nos leva a um ponto de origem, a única maneira de algo ter surgido é de uma situação não-lógica e inexplicável, fora das regras do universo.

No mais o pessoal explicou bem algumas das possíveis causas pra essa cura.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
porra bicho se isso aí te deixou em conflito imagine se voce visse algo realmente surpreendente como um cara que perdeu o braço e ele se regenerar feito lagarto.
isso sim seria rox.
acho que voce tá assistindo a pouco si fi sugiro voce se inteirar e ver mais seriados tipo star trek que ajuda a abrir a mente em relação ao desconhecido.
isso aí que voce citou é fichinha, qualquer centro de macumba faz isso todo fim de semana!
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Por mais que, por entendimento evolucional, encontrar um explicação lógica seja o mais sensato perante as emoções que são o único sistema interpretativo e evolutivo das criaturas do reino animal.

Não devemos negar o que a nós chega pelos sentidos e, que, o sistema cérebro-espinhal vai agir fora daquilo que entendemos por tempo quando encadeamos um pensamento lógico.

Dai em frente um processo mineral, vegetal ou animal, no homem, totalmente desconhecido e com consequências ditas fenomênicas pode sim ser despertado de inúmeras formas, seja emocional ou devocional.
 
Ultima Edição:

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Consciência e self-awareness é a mesma coisa, só que uma palavra está em inglês. Não gourmetiza o texto, acho chato.

A consciência é subproduto de nossa elevada inteligência, que surgiu pois fomos nos adaptando por esse caminho.

A pimenta evoluiu pra ter aquele gosto e afastar predadores, nós a utilizamos exatamente por essa propriedade... Irônico.
Exatamente como o cérebro. Evoluiu e se tornou mais inteligente, tão inteligente que é capaz de saber que existe. Porém nunca foi objetivo da evolução chegar na autoconsciência. Até porquê evolução não tem objetivo.
Quem está vivo e está se reproduzindo tá evoluindo.

ahhh e logicamente Deus não existe, só cruzar a concepção dele, suas ações e livre arbítrio com efeito borboleta.

e não se esqueça que justiça também é um conceito criado pelo cérebro...
A vida nunca foi justa, só que pra nos consolarmos tem as histórias da carochinha que quem é bom será recompensado e quem é mal será punido. Assim pessoal consegue dormir à noite.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
consider this.

reza pra melhorar a dor é facil. agora reze para alguem q nasceu cego enxergar, ou alguem q nasceu sem os braços te-los de volta, etc... ai nesses casos o sobrenatural fica escondidinho, ne? :viraolho

nao entendi nada.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
a parte do "consider this" (considere isso) te citando era pro OP. o q escrevi embaixo é minha opiniao sobre o assunto. vou editar pra ficar mais claro. :D

Agora entendi. Voce fez ligacao com o OP falando de rezas e recuperacao.
 

Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Fui ateu por nove anos, abandonei o ateísmo por influência intelectual de Roger Scruton, Gustavo Corção, Mário Ferreira dos Santos e entre outros intelectuais.
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Eu não entendo. Racionalmente chego á conclusão de que o fato do homem ser consciente é o motivo de procurarmos sentido teleológico em tudo no universo (isto é, a causalidade que devia se restringir ao microcosmos da sociedade humana), quando na verdade não há motivo para o cosmos ser justo, ou para o "nada" quântico ser estável por natureza (não o é). E tenho para mim, assim como é o caso para a maioria dos neurocientistas, que a consciência é self-awareness, apenas um fenômeno eletroquímico, do jeito que é o armazenamento de informações (awareness) e portanto somos aquilo que, através dos cinco sentidos, nosso cérebro apreende e interpreta por mecanismos peculiares.

Essa certeza científica que eu tenho, obviamente, não coaduna com qualquer viés religioso ou minimamente místico. No entanto, venho me deparando com o sobrenatural de forma irritante. Não apenas através da reflexão racional, sobre a possibilidade de obtenção do conhecimento sem prévia investigação empírica, mas na prática, no cotidiano. Ocorre que, mês passado, numa viagem ao interior dos meus pais, fiquei doente e comecei a vomitar sem parar. Tomei injeção, remédio, e nada da crise passar. Minha mãe, então, decidiu me levar a um conhecido "rezadeiro" da cidade, Juarez. Pois bem, ele faz lá suas coisas com as plantinhas, e ao passar de meia hora eu melhoro completamente. Até aí, coincidência. Era o que passava em minha cabeça.

Só que meu pai me contou de uma época em que estava com o joelho ferrado e o médico havia dito que ele só conseguiria andar em no mínimo uma semana. Tendo que ir votar, o que é meio sagrado em cidadezinhas do interior, ele foi atrás do mesmo senhor para buscar ajuda. E ele fez a mesma reza e no mesmo dia meu pai conseguia andar sem problema algum. A dor ia melhorando gradativamente ao longo da tarde, como se não fosse magia ou intervenção divina, mas um medicamento eficiente. Todo mundo que o pede reza sem oferecer nada em troca, apenas com sinceridade e fé, é dito que têm seus problemas imediatos resolvidos. São muitos relatos, se não me engano já fizeram reportagens sobre ele, assim como fazem com mediuums e afins, mas ainda assim eu não acreditaria se não tivesse ocorrido comigo também.

Pesquisando mais sobre ele, perguntando aos amigos da cidade, descobri que ele tem um filho muito doente que vive em depressão e já tentou se matar algumas vezes. E não tem reza que funcione. Na verdade, sempre que ele ora pelo filho, a situação parece piorar. Isso é uma espécie de troca? Sinceramente, fora do meu entendimento tudo isso ser coincidência, assim como é difícil de aceitar a contradição por trás dessa história.

Já presenciaram alguma estranheza assim? Não estou sabendo lidar, sinceramente. Só aceitar é muito difícil pra mim.
Se você visse oque os Xamãs fazem ficaria impressionado, esqueça esse negócio de cristianismo, esse bagulho é tão estranho que até índio vira ateu após se deparar com essa religião, mas não só com ela, como todas outras.
O segredo é ser mais simples, menos filosofia mas auto conhecimento

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Não vejo efeito placebo como algo que desminta o sobrenatural, pelo contrário, para mim só mostra que existe uma base na realidade que mostra que há algo sobre nossa capacidade de acreditar que não é natural.


Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

lakota

Bam-bam-bam
Mensagens
1.138
Reações
1.376
Pontos
203
Infelizmente nunca vi nada paranormal, até queria embora falem para não buscar

Eu já ouvi história de gente confiável a respeito, isso sim

E tem os evangelhos. Nao tem paralelo na humanidade com aquilo (relatos de milagres escritos por fontes próximas, sem embelezamento mítico e alguns por testemunhas oculares)
Muita coisa sobre os evangelhos foi acrescentada depois e não se encontra nos escritos originais, tipo a estória da adúltera e do jogue "a primeira pedra"

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.932
Pontos
1.659
Acho que tem mais sentido buscar o que te fez se sentir mal porque é bem provavel que a causa tenha sido psicológica. Por isso, ao ver o curandeiro, você acreditou que não estava mais doente e "curou" a doença que seu próprio cérebro criou.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Isso se chama mistério.
E o problema dessa época é que o homem moderno acha que a existência e a realidade pode ser compreendida totalmente apenas pela ferramenta da ciência cartesiana e materialista. E a realidade compreende muito mais do que isso.
 
Topo Fundo