O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Entenda o 3DO

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
É verdade, mas veja como o mercado é imprevisível, a SEGA tentou não cometer os mesmo erros na geração seguinte, o Dreamcast tinha uma boa capacidade grafica :konglove:, um bom catálogo de jogos :kongpositivo: e um preço bem convidativo [khappy] , but...
a SEGA Falhou na missão novamente:-(, se bem que no começo da vida do Dreamcast ele fez um relativo sucesso.
Pois é. Não dá para prever o futuro. No Dreamcast a Sega estava acertando em tudo, mas enfrentou problemas e desafios que estavam fora de seu controle.

1- Com o fiasco do Saturn, já não possuía a mesma credibilidade de antes, as pessoas tinham medo de investir num console que não teria sucesso.

2- A empresa como um todo estava enfraquecida. O mercado de arcades já não era tão aquecido. A Sega não tinha de onde tirar dinheiro. A Nintendo tinha do mercado de portáteis, a Sony do Playstation que vendia que nem água (além de outros setores da gigante japonesa) e a Microsoft dos seus softwares que dominam o mercado de PCs.

3- O Playstation recebeu excelentes jogos, tinha uma base instalada gigantesca e possuía fôlego para competir, temporariamente, com o Dreamcast, até sair seu sucessor, o Playstation 2.

4 - A Sony mentia desvairadamente sobre o seu próximo console simulador de emoções e o escambau. O público, ainda satisfeito com o Playstation, preferiu esperar o Playstation2.

5- A forte aliada em tempos de Mega Drive, a EA, virou as costas pro Dreamcast.

6- A punhalada final foi a Microsoft, parceira no desenvolvimento do Dreamcast, aproveitar o know-how adquirido para lançar seu próprio console.
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Sobre o Sega Saturn.

De acordo com entrevistas da época a Sega compreendia que o preço do console era elevado mas eles confiavam que o console faria sucesso pois um produto da renomada Sega valia a pena investir, afinal haveria jogos de qualidade reconhecida por gerações, diferente da novata Sony que não tinha nada para oferecer naquele momento, apenas uma máquina simples de se desenvolver jogos e o apoio das thirds, além de um preço mais baixo.

Outra avaliação interessante do gráfico postado pelo doraemondigimon é o preço do Nintendo 64. Muito criticam o console pois ter sido muito caro, sendo que já destaquei em outros tópicos que na época ele era o segundo console mais barato senão me engano, assim como seus jogos que eram caros no lançamento mas posteriormente o preço abaixava bastante, inclusive no Brasil houve diversas promoções onde com o preço que você comprava um CD original de Saturn ou Playstation podia levar 2 ou 3 cartuchos para casa, ou um jogo relativamente bom com valor equivalente.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Grose;6998535 disse:
Sobre o Sega Saturn.

De acordo com entrevistas da época a Sega compreendia que o preço do console era elevado, mas eles confiavam que o console faria sucesso pois um produto da renomada Sega valia a pena investir, afinal haveria jogos de qualidade reconhecida por gerações, diferente da novata Sony que não tinha nada para oferecer naquele momento, apenas uma máquina simples de se desenvolver jogos e o apoio das thirds, além de um preço mais baixo.

Outra avaliação interessante do gráfico postado pelo doraemondigimon é o preço do Nintendo 64. Muito criticam o console pois ter sido muito caro, sendo que já destaquei em outros tópicos que na época ele era o segundo console mais barato senão me engano, assim como seus jogos que eram caros no lançamento mas posteriormente o preço abaixava bastante, inclusive no Brasil houve diversas promoções onde com o preço que você comprava um CD original de Saturn ou Playstation podia levar 2 ou 3 cartuchos para casa, ou um jogo relativamente bom com valor equivalente.

os problemas do saturn na mnha opnião foram

o fato de ter lançado o console de surpresa na e3 1995, só algumas lojas receberam, as devs não tinham sido avisadas, poucos jogos de lançamento e o boicote de outras lojas por não terem recebido, a toys r us por exemplo boicotou até o dreamcast.

o saturn era dificil de desenvolver, seu hardware era complexo, e o kits eram pessimos, só os japas souberam desenvolver bem nele.

o bernie stolar presidente da sega dos eua fez cagadas tambem, criticava as thirds e declarou o saturn morto em 1997.

edineilopes;6998043 disse:
5- A forte aliada em tempos de Mega Drive, a EA, virou as costas pro Dreamcast.

depois da cagada que o stolar fez se redimiu com o dreamcast, ja que foi ele que mandou fazer, o problema que ele queria ele a 199 dolares, a sega queria 249 dolares para gerar lucros imediatos, perdeu o cargo pouco antes do dream ser lançado nos eua.

ele mesmo disse, que na epoca que era presidente a EA queria dar suporte ao dream, mas com a condição que só ela fizesse os jogos de esporte, e stolar ja tinha comprado a visual impacts (atual 2k sports), e nem ela podia fazer jogos de esporte, então disse que eles não seriam parceiros.
 

Servente de Pedreiro

Bam-bam-bam
Mensagens
9.086
Reações
2.068
Pontos
454
Eu só jogay 3do em locadoras... achava legal, mas na época que eu joguei ja tinha psx então nem cheguei a me impressionar, queria que esse acelerador m2 tivesse sido lançado, pois os gráficos pareciam estar muito legais pra época...

ele mesmo disse, que na epoca que era presidente a EA queria dar suporte ao dream, mas com a condição que só ela fizesse os jogos de esporte, e stolar ja tinha comprado a visual impacts (atual 2k sports), e nem ela podia fazer jogos de esporte, então disse que eles não seriam parceiros.


comercialmente pode ter sido um fracasso, mas gamisticamente a 2k ownou todos os jogos da EA na época... só faltou um na verdade um jogo de futebol bom para o DC...
 

SaaGa

Veterano
Mensagens
3.483
Reações
16
Pontos
111
Um colega de classe comprou no lançamento, fui na casa dele e me acabei jogando crash n`burn, road rash, need for speed e street 2 turbo. Lembro que ele pagou uma pequena fortuna, uma coisa que ainda não era comum para vídeo game na época.

Eu gostava de ir na locadora para jogar os games de pistola também, principalmente mad dog que era fantástico.
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.691
Reações
2.838
Pontos
1.334
Legal o gráfico que o Doraemon postou !

Eu já esperava o Neo Geo como o console mais caro, mas não sabia que o Game Cube tinha sido o mais barato. Ficou só faltando o Wii na lista.
 


sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.877
Pontos
1.839
Crash´n Burn pra 3DO foi o jogo de corrida mais divertido que joguei, sem dúvida. Ele teve muito jogos bons mesmo, mas o japão, que era a meca dos games, nunca deu um suporte adequado ou não havia interesse.

O maior problema dele era justamente o preço.
 

FlashGordon

Bam-bam-bam
Mensagens
3.614
Reações
2.785
Pontos
344
Gostava muito do Total Eclipse, gastei altas horas na locadora...

[youtube]qbaXNstmFjU[/youtube]
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
Savior Sephiroth;6994686 disse:
NInguem comentou do GEX do 3D0? Jeez...

[youtube]JkFHG63nJu0&NR=1[/youtube]

Eu já joguei o demo de Gex no PC há uns anos atrás e gostei bastante.

Ele já tá na minha lista dos próximos jogos que pretendo baixar na PSN.
 

V1PM4N

Habitué da casa
Mensagens
464
Reações
224
Pontos
94
Caso alguém tenha interesse em emulação, a última versão do FreeDO (Emulador de 3DO) é a 2.1 Alpha.
Oficialmente a última versão é a 1.9, mas tem um russo que continua com o desenvolvimento e só lança o emulador em russo. Felizmente alguém traduziu para o inglês 'meia-boca'.

Eu editei o .EXE com e terminei a tradução para o inglês.

Quem quiser, testa aí, melhor passar um antivirus, afinal a origem é a Rússia, terra do malware, kkk:

http://www.filefactory.com/file/b3ebg96/n/3DO.zip

fuiz
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Servente de Pedreiro;6998975 disse:
Eu só jogay 3do em locadoras... achava legal, mas na época que eu joguei ja tinha psx então nem cheguei a me impressionar, queria que esse acelerador m2 tivesse sido lançado, pois os gráficos pareciam estar muito legais pra época...




comercialmente pode ter sido um fracasso, mas gamisticamente a 2k ownou todos os jogos da EA na época... só faltou um na verdade um jogo de futebol bom para o DC...

mas o problema é que a visual impacts não era conhecida, e a EA era conhecida mundialmente.
 

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.884
Reações
53.640
Pontos
1.284
Kobayashi;6980907 disse:
Lendo a matéria, aprendi várias coisas a respeito do 3DO que eu não sabia e a compartilho com os colegas da retrospace que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre este pioneiro sistema de 32 bits.

[FONT="Comic Sans MS"]Na realidade o 3DO não foi o primeiro console de 32 bits e sim o terceiro. O primeiro console com arquitetura de 32 bits foi o FM-Towns Marty em 1991, depois dele foi Amiga CD32 em 1993. Após o 3DO e mesmo antes do Playstation e um mês depois do Sega Saturn, a NEC lançou o PC-FX e por ai vai............[/FONT]
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.509
Pontos
1.094
Dorae matou a pau: estava procurando esse gráfico (que é mais old que a internet), mas ele foi mais rápido.

Resumindo a novela, o 3DO foi o console com conceito BOM, mas com hardware ERRADO, na hora ERRADA e sendo vendido de forma ERRADA. Conversão arcade perfect de jogo 2D era legal? Era. Mas já estávamos entrando na era do 3D e fazer isso bem, o 3DO era lixo. Mercologicamente e "hardwaristicamente" (:lol), já começou errado. Tanto é verdade que vieram com o papo do M2, add-on estilo megazord no estilo da Sega pro Mega. Logicamente, nasceu morto.

Trip Hawkins MAY CRY. :lol

Impressionante isso aí. Nunca tinha ouvido falar. Se eu soubesse dessa parada na época talvez tivesse me aventurado a comprar. O problema ia ser arrumar os jogos ...
Essa placa foi matéria de uma extinta SGP da época. Comprava a placa e jogava no PC, pois a plataforma era compatível. Mesmo assim, era cara.

Pra mim, o único game de 3DO que vale REALMENTE a pena é o remake do Out Of This World, Granps.

O resto, deixo passar.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Grose;6982164 disse:
Não conheço muito o 3DO mas felizmente tive a oportunidade de jogar um bocado na extinta franquia de locadoras LKC, e puxa! tinha coisas bacanas por ali mas os games que mais curti são os clichês Super Street Fighter II e Need for Speed, mas é interessante observar a abordagem do console ocidental recheado de FPS não se criou com o XBOX como muitos afirmam, é um costume que vem de muito tempo.

Outra curiosidade é que além de não ter trava de região o 3DO não tem trava de nada, até onde sei para jogar um game pirata basta gravar e jogar, sem se preocupar com destrava. Não sei se todos os modelos são assim mas o Goldstar que um amigo meu tem é, admito que inclusive por esse motivo cogitei comprar o console mas... de qualquer forma não tenho dinheiro no momento. hiha

Obrigado pelo tópico Kobayashi.

Comprei o 3DO versão 1 mês retrasado e o console é realmente impressionante já baixei ótimos games aqui.

Sobre a trava de pirataria só achei um game com a trava até agora e mesmo assim se vc insistir ele roda hehe
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Falando de GEX ele é ótimo no 3DO as versões de psx e saturno são horríveis por causa do gameplay completamente fail.

No 3DO o limite de hardware fazia que o gameplay ficasse mais cadenciado, quando portaram esqueceram deste detalhe, deram mais fps pro jogo rodar mais liso e esqueceram de adaptar o gameplay que ficou sem precisão pras fases mais cabulosas.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Tenho meu FZ-1 até hoje na caixa...

Çou bon?

T+
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
claudio182;6984454 disse:

* EDIT: andei lendo e parece que o 3DO não tinha nenhum proteção anti pirataria, era só copiar o CD e colocar nele. Mais um motivo para o fracasso.

Só lembre-se que na época pirataria de CD não era algo comum como hoje em dia... eu nunca vi CD pirata de 3DO ou de Sega CD por aí, a coisa começou se popularizar com o PSOne - mas aí o 3DO ja tinha morrido.
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
Aliás, excelente topico!
Lembro como eu babava pra te-lo por causa do SSFIIT... o resto nemligava mto =P
 

o.aranhapvh

Bam-bam-bam
Mensagens
2.815
Reações
1.372
Pontos
239
edineilopes;6998043 disse:
4 - A Sony mentia desvairadamente sobre o seu próximo console simulador de emoções e o escambau. O público, ainda satisfeito com o Playstation, preferiu esperar o Playstation2.

Cara, sabe o que é engraçado? Dia desses eu estava justamente falando isso com um de meus amigos: a Sony, antes de lançar o PS2, falava aos quatro ventos que o sucessor do PS1 teria o processador chamado EMOTION ENGINE, o que faria com que o hardware fosse capaz de reproduzir fielmente as expressões faciais do rosto humano. E dá-lhe HYPE!!!! O Dreamcast, coitado, infelizmente sofreu desse hype criado pela Sony....
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
o.aranhapvh;7598710 disse:
Cara, sabe o que é engraçado? Dia desses eu estava justamente falando isso com um de meus amigos: a Sony, antes de lançar o PS2, falava aos quatro ventos que o sucessor do PS1 teria o processador chamado EMOTION ENGINE, o que faria com que o hardware fosse capaz de reproduzir fielmente as expressões faciais do rosto humano. E dá-lhe HYPE!!!! O Dreamcast, coitado, infelizmente sofreu desse hype criado pela Sony....

Olha o Emotion Engine é bem poderoso mesmo. Nos últimos jogos do console o nível de detalhamento das expressões faciais ficou muito bom. Se for considerar somente a CPU e desconsiderar GPU, Clock e Memória, o Emotion Engine dava um pau lascado na CPU do Xbox e do Game Cube, porém, no conjunto ele era mais fraco que estes dois, principalmente no quesito memória de vídeo.
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
O Dreamcast morreu antes do PS2 ter jogo bom... isso foi mto frustrante e mostra que hype > títulos bons.

ALiás, o DC eu acho q é o console q tem a melhor biblioteca/tempo de suporte. Éimpressionante como em tão pouco tempo saiu tanto jogo bom.
 

o.aranhapvh

Bam-bam-bam
Mensagens
2.815
Reações
1.372
Pontos
239
Kobayashi;7599873 disse:
Olha o Emotion Engine é bem poderoso mesmo. Nos últimos jogos do console o nível de detalhamento das expressões faciais ficou muito bom. Se for considerar somente a CPU e desconsiderar GPU, Clock e Memória, o Emotion Engine dava um pau lascado na CPU do Xbox e do Game Cube, porém, no conjunto ele era mais fraco que estes dois, principalmente no quesito memória de vídeo.

Concordo com vc: nos últimos jogos, o processador Emotion Engine provou parte do que prometeu mesmo. Mas isso infelizmente só ocorreu praticamente no fim da vida do console. Porque durante a vida dele, sinceramente não se via "vantagens gráficas" do PS2 em relação aos rivais GameCube e Xbox.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
o.aranhapvh;7598710 disse:
Cara, sabe o que é engraçado? Dia desses eu estava justamente falando isso com um de meus amigos: a Sony, antes de lançar o PS2, falava aos quatro ventos que o sucessor do PS1 teria o processador chamado EMOTION ENGINE, o que faria com que o hardware fosse capaz de reproduzir fielmente as expressões faciais do rosto humano. E dá-lhe HYPE!!!! O Dreamcast, coitado, infelizmente sofreu desse hype criado pela Sony....
Kobayashi;7599873 disse:
Olha o Emotion Engine é bem poderoso mesmo. Nos últimos jogos do console o nível de detalhamento das expressões faciais ficou muito bom. Se for considerar somente a CPU e desconsiderar GPU, Clock e Memória, o Emotion Engine dava um pau lascado na CPU do Xbox e do Game Cube, porém, no conjunto ele era mais fraco que estes dois, principalmente no quesito memória de vídeo.
Mas aí nem é tanto mérito do processador em si. É uma evolução natural no final da geração o console obter resultados muito melhores. Basta vermos os primeiros jogos do Nintendinho e os últimos. O mesmo vale para o Mega, Master, Playstation...
 

tonhonis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.800
Reações
16.078
Pontos
649
Eu joguei 3do, era MUITO show!!!

O The Need for Speed era identico ao do pc, e o Road Rash era muito fodão!
 

WnextLevel

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.667
Reações
917
Pontos
594
O conceito do console foi foda, mas o preço que era alto demais...

Mesmo assim era muito maneiro o 3DO... sonho de muita gente!!!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
O homem mais bonito do mundo, na época, que inventou o 3DO, gostava muito do numero 7. Por isso o console custava 700 dolares.
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
pena que o preço e o controle com direcional absolutamente ridiculo, alem da falta de suporte de thirds, afundou o console


a ideia de ter uma licença para se produzir hardware com um padrao é otima

imagino como seria isso com a tecnologia de hoje...
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
o.aranhapvh;7600511 disse:
Concordo com vc: nos últimos jogos, o processador Emotion Engine provou parte do que prometeu mesmo. Mas isso infelizmente só ocorreu praticamente no fim da vida do console. Porque durante a vida dele, sinceramente não se via "vantagens gráficas" do PS2 em relação aos rivais GameCube e Xbox.

Em parte isso pode ser explicado devido à dificuldade de programação no console. Diferentemente do PS1, cuja programação era bem amigável, o PS2 era muito mais complicado de programar (muito mais que GC e Xbox), No início, as developers apanharam muito para extrair o real poder do console. Os primeiros games tinham grandes loadings e muitos serrilhados enquanto um Jak 3 não tem praticamente serrilha e é virtualmente sem loadings.

O Emotion Engine em si é de longe o melhor processador da geração 128 bits, tendo sido a parte do hardware do PS2 que a Sony mais caprichou, porém, o que limitou o PS2 foi a sua memória de vídeo de capacidade inferior até mesmo a do Dreamcast. Ainda sim o console recebeu verdadeiros prodígios de engenharia como Gran Turismo 4.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Trezoitao38;7603710 disse:
O homem mais bonito do mundo, na época, que inventou o 3DO, gostava muito do numero 7. Por isso o console custava 700 dolares.

acho que o problema tambem foi que os royalties eram uns 3 dolares, então o comprador que pagava a absurda conta.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
O que aconteceu com o 3DO só prova uma coisa:


Hardware fudido de bom não significa absolutamente NADA se o console não tiver bons jogos e jogabilidade decente.

Será que já não vimos essa mesma história nos dias de hoje?

Coffplaystation3coff coff


A Sony devia ter lido esse tópico antes de projetar o ps3, que quase quebrou a empresa.
 

tonhonis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.800
Reações
16.078
Pontos
649
Concordo, e digo mais:

O ps3 soh quebrou as pernas da sony pq nao era desbloqueavel.

O xbox tah lah, fazendo tudo igual e até melhor, dando lucros incríveis!
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
tonhonis;7613010 disse:
Concordo, e digo mais:

O ps3 soh quebrou as pernas da sony pq nao era desbloqueavel.

O xbox tah lah, fazendo tudo igual e até melhor, dando lucros incríveis!

Sim, mas a MS tem um trunfo na manga que fez com que suas vendas triplicassem, e que se chama 3RL. Só essa porra de defeito foi o suficiente para muita gente comprar 3 e até 4 vezes esse console.



Ps: da uma olhada nas regras das assinaturas la na pasta moderadores, tem um limite para tamanho. Omha la antes que encrenquem contigo. Bjos meliga
 

tonhonis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.800
Reações
16.078
Pontos
649
Com certeza!!

Sem contar os banidos... a gente conhece bem uma pessoa que comprou outro xbox e tem dois em casa, pq um foi banido :p

---

Deu moh trabalheira pra criar essa assassinatura colorida e cheia de e-penis!
 

Kobayashi

Bam-bam-bam
Mensagens
14.002
Reações
6.259
Pontos
499
r_silver;7612962 disse:
O que aconteceu com o 3DO só prova uma coisa:


Hardware fudido de bom não significa absolutamente NADA se o console não tiver bons jogos e jogabilidade decente.

Será que já não vimos essa mesma história nos dias de hoje?

Coffplaystation3coff coffque quase quebrou a empresa.

Não entendi a comparação.

O PS3 não tem bons jogos e jogabilidade decente ? Pois me impressiona a quantidade de jogos com score elevado que o PS3 já possui no Metacritic. Veja:

http://www.metacritic.com/browse/games/score/metascore/all/ps3?view=condensed&sort=desc

Contei ali e deu exatamente 30 games com notas a partir de 90.
 
Topo Fundo