Cosmão
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Chegou a hora de comemorar os 8 anos de Shugames! Como é tradição por aqui, a maioria das comemorações do blog é feita por uma lista com vários jogos de um determinado console. Já passaram por aqui o Master System, Mega Drive, Super NES, NES, Arcades e até o Atari 2600. Desta vez, o escolhido é um pequeno notável, conhecido por essas bandas como Turbografx-16, ou, como comumente é chamado na internet, PC-Engine, ou PCE.
Lançado em outubro de 1987 no Japão e em 1989 na Europa e nos Estados Unidos, o PCE fez um relativo sucesso, principalmente no Japão, onde a maioria dos seus jogos vendeu o suficiente pro console ser cultuado até hoje. Mais tarde, entre tantas versões diferentes, o console foi relançado com um drive de CD, comportando jogos maiores em mídia de disco, algo até então inédito.
Mas, o post de hoje não é apenas para falar do PC-Engine, mas sim, do seu principal atrativo: os jogos. Nessa matéria, tentei reunir os jogos do sistema que todos deveriam ao menos experimentar. Então, nessa lista teremos desde jogos mais conhecidos até alguns não tão conhecidos, jogos ótimos, jogos bons e alguns jogos razoáveis, mas que fazem parte da biblioteca do sistema. E, todo sistema tem jogo bom e jogo ruim também. Enfim, espero que gostem, pois deu trabalho pra montar isso e deixar a lista o mais abrangente possível! Vamos relembrar ou conhecer os jogos do PC-Engine e do PC-Engine CD!
Antes de mais nada, é sempre bom lembrar uma coisa nessas listas do blog: a ordem dos jogos não indica preferência do autor ou algum tipo de "do pior para o melhor". A numeração é unicamente para que seja mais fácil encontrar jogo "X" na lista. Dito isso, vamos em frente!
PARTE 1 - PC-Engine
Começaremos com uma lista de 50 jogos do PCE que todos deveriam conhecer ou pelo menos experimentar. São jogos bacanas... tá, nem todos são tão bacanas assim, mas tem seu diferencial e por isso merecem alguma atenção por estarem no PC-Engine. Boa leitura!
50 - Atomic Robo-Kid Special
Lançamento: 1990
Por: ULP
Atomic Robo-Kid recebeu inúmeros ports desde quando saiu para os arcades, em 1988. Em 1990, chegou a vez do PC-Engine receber sua versão, uma versão que ficou muito parecida com a dos arcades devido à qualidade da mesma. No game, controlamos uma espécie de droid (ou robô) armado com vários tipos de tiros diferentes, tendo a missão de trafegar por diversos cenários, alguns labirínticos, e destruir todos os inimigos que forem aparecendo.
Um dos diferenciais que torna Atomic Robo-Kid diferente da maioria dos shmups da época é, além dele ser um robô, a habilidade de caminhar ou voar pelos cenários, dando uma ampla gama de ataques e adicionando uma boa estragégia ao avanço do jogador. Não é um jogo punitivo, mas não espere facilidade também.
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49 - Bonk's Adventure
Lançamento: 1990
Por: Hudson Soft
Conhecido como PC-Genjin e BC Kid em terras européias, Bonk fez sua estréia ao mundo no PC-Engine em 1989, até então exclusivamente para o console da NEC. Sendo um personagem símbolo do console, o game é uma grande aventura na idade das pedras, onde controlamos Bonk, um simpático menino que usa sua enorme cabeça para resolver seus problemas.
De fato, a jogabilidade, além do visual cartunesco caprichado, chama muito a atenção nesse jogo. Os controles são simples e intuitivos, Bonk pode dar sua cabeça para frente ou então saltar e mergulhar de cabeça nos inimigos desavisados. Além disso, ele usa sua boca para escalar paredes e ainda fica furioso quando consegue comer um belo e suculento pedaço de carne, saindo destruindo tudo em seu caminho.
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48 - Cross Wiber - Cyber Combat Police
Lançamento: 1990
Por: Face
Nesse jogo controlamos um policial com o dever de limpar a cidade das máquinas que tomaram conta de tudo. Com um apelo meio Power Rangers de ser, saímos por aí distribuindo socos e chutes, enquanto tentamos nos manter vivos no meio de um monte de inimigos bizarros.
A premissa do game lembra um pouco a mecânica mostrada em Vigilante, dos arcades: saia batendo e chutando todos. Só que em Cross Wiber, temos algumas boas novidades, como fases em um puro shmup horizontal. É um jogo divertido, mas que pode se tornar repetitivo ao extremo conforme as fases seguem.
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47 - Darkwing Duck
Lançamento: 1992
Por: Turbo Technologies Inc.
Eis um jogo RUIM, mas ruim mesmo, com o lendário pato espião, Darkwing Duck. Diferente da ótima versão do NES, aqui temos um jogo com controle horríveis, detecção de colisão praticamente inexistente, itens escassos e uma dificuldade absurda. Não bastasse isso, a sensação de estar perdido no jogo é enorme, você nunca sabe ao certo pra onde ir e o que fazer.
Em aspectos gráficos, o jogo é bonito, Darkwing Duck mesmo é um personagem grande e bem desenhado na tela e tudo tem um ar de desenho animado no jogo. Se não fosse esse design bizarro de fases (subir ruas desviando de skatistas?) e essa detecção de colisão completamente mal feita, o jogo teria tido mais destaque na plataforma. Mas por que ele apareceu na lista então? Por dois motivos! Primeiro, como curiosidade! Segundo, apenas para lembrá-los de uma coisa: fiquem com a versão de NES.
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46 - The Legendary Axe
Lançamento: 1988
Por: Victor Musical Industries
Diferente do jogo anterior dessa lista, The Legendary Axe é um dos melhores jogos do PC-Engine. Ele mescla de forma interessante estilo de jogos como Castlevania e Rastan, com um toque de Golden Axepelo personagem principal usar um machadão como arma. Além disso, o visual dele é muito chamativo, com ótimos gráficos e animações dos personagens.
O level design de Legendary Axe, aliado à sua dificuldade moderada, fazem dele um clássico instantâneo do sistema. Existe também uma segunda versão do jogo, mas que perdeu um pouco da essência do original e se parece mais com Rastan, da Taito. De qualquer forma, este é um excelente jogo exclusivo da plataforma da NEC.
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45 - Power Gate
Lançamento: 1991
Por: Pack in Video
Uma das melhores coisas quando você se propõe a fazer uma lista grande de jogos de um sistema, é justamente descobrir jogos novos, ainda mais se tratando de um sistema até bem pouco conhecido como o PC-Engine. Power Gate é um jogo que me lembrou muito Aerial Assault do Master System, seja pela temática de aviões de guerra, seja por ser um ótimo shmup (navinha). O jogo parece lento no começo, mas é só pegar os primeiros power-ups pra perceber que ele é robusto e bem difícil.
A trilha sonora é outro chamariz de Power Gate. Temas rápidos, grudentos, bem casados com o jogo em si, tem tudo pra cativar o jogador. Realmente, uma pérola num mar de jogos excelentes desse gênero para o PC-Engine.
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44 - Turrican
Lançamento: 1991
Por: Accolade
Turrican do PC-Engine não é muito diferente das outras versões. Excetuando uma animação um pouco melhor, todo o resto é igual, inclusive a dificuldade enorme! É quase impossível evitar morrer nesse jogo, já que os inimigos parecem vir em ondas e arrancam toda sua vida se você não estiver acostumado com os controles do jogo.
Aliás, controles devem ser a maior dificuldade aqui: apesar de ser um run gun, em Turrican você não consegue atirar pra cima, o que acaba fazendo uma falta enorme num jogo desses!
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43 - Valkyrie no Densetsu
Lançamento: 1990
Por: Namco
Sendo sequência de um jogo de Famicom e tendo saído primeiramente nos arcades, Valkyrie no Densetsué um game tipo shmup, mas com uma heroína que trafega por planícies, cavernas e outros lugares místicos. Seu poder está em sua espada, que atira projéteis e pode ser melhorada nas lojas do jogo. Mesmo estando em japonês, dá pra jogar tranquilamente, apesar do jogo ser bem difícil (herança dos arcades).
O visual do jogo é muito bem feito, além das músicas serem caprichadas também. É difícil você largar o game depois de começá-lo, pois tudo nele acaba atraindo: diversão, controles, gráficos e desafio. Valkyrie no Densetsu ainda teve um port para Playstation e para celulares japoneses mais recentemente, em 2005.
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42 - Vigilante
Lançamento: 1989
Por: Irem
Vigilante segue os passos de suas outras versões, para Arcade, Master System e afins. É o mesmo jogo, mas com um visual um pouco mais caprichado, notando-se pela variedade maior de casas na rua, maior quantidade de inimigos e detalhes gráficos. Apesar disso tudo, eu acho que o som dele foi piorado, tudo parece correr numa midi bem mal trabalhada.
Vigilante é um jogo carismático, seja em qual versão for. Então, se você já gosta do original, vai acabar gostando dessa versão do PC-Engine também, apesar do som um pouco piorado.
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41 - Magical Chase
Lançamento: 1991
Por: Palsoft/Quest
Trata-se de um belo shmup diferenciado para o PC-Engine. Aqui controlamos uma espécie de bruxinha (semelhanças com Cotton) chamada Ripple, munida de sua vassoura e mais dois ajudantes estrelas, com a missão de capturar seis demônios que ela mesmo acabou soltando por acidente de um livro mágico. Além de colorido e com boas músicas, o jogo cativa por ter um gameplay simples e fácil de se acostumar.
Durante o jogo coletamos alguns cubos azuis e verdes que dão dinheiro, podendo ser gasto em lojas que aparecem no meio das fases. Ripple possui uma barra de energia, o que torna menos frustrante o confronto com inimigos e diferencia Magical Chase dos demais shmups. Power-ups para Ripple podem ser comprados nas lojas, bem como energia extra e até mesmo melhorias para a vassoura, como maior velocidade. Recomendo bastante!
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40 - Alien Crush
Lançamento: 1988
Por: Naxat
Alien Crush vem da mesma escola de Devil's Crash, para o Mega Drive, mas ambientado em uma mesa com toda a temática de aliens e monstros, ao invés dos demônios de Devil's Crash. Aqui o objetivo é o mesmo: fazer pontos e destruir os chefes escondidos em lugares de difícil acesso na mesa.
Diferente dos outros jogos da série, essa versão do PC-Engine tem um revés que, ao meu ver, conforme o tempo que se joga, pode incomodar bastante: a mesa é dividida em duas telas. Ao invés da câmera acompanhar a bolinha como na versão do Mega Drive, aqui a tela pisca toda hora que se sobe pra parte alta da mesa ou se cai, tornando-se difícil acompanhar a bolinha se você ficar mudando de tela muitas vezes. Fora isso, o jogo é divertido.
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39 - Double Dungeons
Lançamento: 1989
Por: NCS/Masaya
Joguinho interessante e frustrante ao mesmo tempo. Aqui o negócio funciona como os labirintos do primeiro Phantasy Star, inclusive com um visual bastante fluído. Escolhemos um dos vários labirintos para explorar enquanto lidamos com gosmas verdes, abelhas, formigas, monstros e todo tipo de inimigo lá dentro. Os combates são por turnos e é possível evitá-los desde que você não toque nos inimigos.
Ao vencer, experiência e dinheiro são ganhos. Se por acaso morrer em batalha, voltará ao início do labirinto, mas mantendo seu nível e sua experiência (seu dinheiro é perdido também). É um jogo curioso, mas confuso e que vai depender de um mapa à parte sendo desenhado se quiser obter êxito.
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38 - Juuouki
Lançamento: 1989
Por: NEC Avenue/SEGA
Esse aqui é bem conhecido da galera da Sega principalmente, já que Altered Beast vinha com o Mega Drive original. Aqui no PC-Engine, além do nome ser Juuouki (por ser umaversão japonesa), a versão é bastante competente, mas tem um problema grave com a detecção de colisão, tornando uma versão pouco amigável pra quem já conhece a versão do console da Sega.
Em termos de visuais, o jogo não faz feio, tendo inclusive alguns efeitos não vistos na versão do Mega Drive, como os membros dos inimigos voando pra frente da tela. Fora isso, todo o resto é praticamente igual, mudando alguns tons nas cores do protagonista e de alguns inimigos.
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37 - Ninja Ryukenden
Lançamento: 1991
Por: Hudson Soft/Tecmo
Conhecido por essas bandas como Ninja Gaiden, a versão para o PC-Engine traz algumas diferenças gráficas. Comparando-a com a versão de NES, temos um visual melhor acabado e menos "sujo", o que pode ser bom pra alguns e não tão bom assim para outros. Em termos de controles, as coisas meio que se igualam, principalmetne na jogabilidade, que permanece a mesma.
É interessante pensar que a Tecmo, quando portou os jogos para o Super NES naquela coletânea, optou pela versão do NES ao invés de colocar essa versão do PC-Engine no pacote, haja vista que poucos devem ter conhecido a mesma, afinal, o PC-Engine não foi tão conhecido assim nesse lado do planeta. De qualquer forma, hoje o jogo está disponível para que todos experimentem e serve como um bônus pra quem já conhece decorada a versão do NES!
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36 - New Adventure Island
Lançamento: 1992
Por: Hudson Soft
Eis uma ótima versão de um jogo famoso do NES para o PC-Engine. Além do visual revitalizado no console da NEC, o jogo não perdeu as características originais e ainda incluiu algumas novidades na jogabilidade, como o bumerangue como arma, novos inimigos e design levemente diferente nas fases.
Apesar de ser praticamente o mesmo jogo (itens em ovos, frutas pra pegar no caminho, tempo correndo sem parar), vale a pena jogar New Adventure Island. É como se fosse o original, mas com uma roupagem toda 16 bits!
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35 - Air Zonk
Lançamento: 1992
Por: Hudson Soft/RED
Nosso amigo Bonk pegou um óculos escuro estiloso e se tornou Air Zonk, um jogo de navinha muito bacana e exclusivo do PC-Engine. Aqui controlamos Zonk, o herói do jogo, com a missão de salvar o mundo dos inimigos e todo aquele blablabla de sempre. O importante a ser dito é o seguinte: se você gosta do gênero shmup, vá correndo jogar Air Zonk.
Além de muito divertido, o jogo ainda conta com uma trilha sonora muito interessante, visual caprichado e uma dificuldade não tão punitiva como a maioria dos jogos de navinha da época. Recomendadíssimo!
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34 - R-Type
Lançamento: 1988
Por: Hudson Soft/Irem
Baseando-se nas inúmeras conversões para os diversos consoles que R-Type teve, posso dizer que a versão para o PC-Engine é uma das que mais se aproxima da original, de arcade. Além do visual manter a qualidade do mesmo, o aspecto sonoro também merece ser mencionado, já que tudo foi mantido quase que realmente fiel.
R-Type é um jogo já bem conhecido do pessoal, principalmente de quem curte jogos de navinha. A versão do PC-Engine é mais uma das muitas lançadas, mas que vale a sua atenção também.
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33 - Bomberman '93
Lançamento: 1992
Por: Hudson Soft
Existem algumas versões de Bomberman para o PC-Engine. Além desta de '93 e do primeiro jogo, temos também a '93 Special (que é uma versão voltada apenas para o multiplayer) e o Bomberman '94, que aliás foi a versão convertida para o Mega Drive na época. Como a '93 é a menos comentada, resolvi pegar ela pra colocar no especial.
Acredito que todos devam conhecer Bomberman. Mas essa versão '93 traz algumas idéias que poderiam ter seguido para os outros jogos posteriores da franquia. Por exemplo, quando você limpa a tela dos inimigos, os blocos que contém itens ficam piscando, facilitando e muito a sua busca por itens sem tornar a tarefa cansativa. Recomendo bastante a jogatina dele.
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32 - Bonk's Revenge
Lançamento: 1990
Por: Hudson Soft/RED
Sequência direta de Bonk's Adventure, em Revenge o visual levou um tapa e algumas novidades foram incluídas, como fases maiores, mais poderes para Bonk e alguns bônus diferentes. Todo o resto é a velha e querida fórmula de Bonk's Adventure, sem tirar nem por.
Por ser um símbolo do console, poderiam ter caprichado mais em seu maior mascote, mas Revenge ainda garante boas horas de diversão com um gameplay sólido e ótimos controles! Pra quem curte o gênero plataforma, é imperdível!
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31 - Die Hard
Lançamento: 1990
Por: Pack in Video
Die Hard me lembra, guardadas as devidas proporções, o primeiro Metal Gear para MSX/NES. Talvez pela visão superior, ou pela temática inicial numa selva, um homem armado tendo que se virar sozinho, sei lá. Os gráficos do jogo são bem agradáveis e os controles, apesar de duros, são fáceis de se acostumar.
Pelo caminho, podemos entrar em alguns edifícios e matar os inimigos lá dentro, que geralmente deixam recuperadores de energia. São várias armas que podem ser encontradas também, todas com munição limitada, o que adiciona alguma estratégia ao jogo, já que, se ficar se munição, terá que se virar com socos apenas. Além disso, seu personagem pode saltar e atirar durante o salto, o que deixam as coisas mais dinâmicas.
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30 - Mr. Heli no Daibouken
Lançamento: 1989
Por: Irem
Eis um port direto dos arcades para o PC-Engine - e exclusivo pra ele também! Mr. Heli é um jogo de estratégia e tiro, no qual controlamos um pequeno e simpático helicóptero com a missão de coletar diamantes enquanto despacha seus inimigos em terra ou pelo ar. O game é criativo por misturar mecânicas diferentes no mesmo gameplay, além de exigir uma atenção extra do jogador por conta dos diversos percalços pelo caminho.
Aqui é preciso destruir tanto os inimigos que vem pela frente, por trás, por cima e também de baixo. Para isso, temos um botão que atira pra frente, outro que atira pra cima e, quando pousamos o helicóptero, o botão que atira pra cima joga bombas no solo. Os blocos de terra devem ser destruídos para coletar diamantes, que valem dinheiro e permitem comprar novos equipamentos em lojas escondidas no cenário. É um game muito viciante e criativo, mas que exige um bom pulso para conseguir dominá-lo.
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29 - Metal Stoker
Lançamento: 1991
Por: Face
Com um estilo que lembra muito Granada do Mega Drive, em Metal Stoker controlamos uma pequena nave em vários corredores labirínticos, fazendo uso apenas de seus canhões para eliminar os inimigos no caminho. O jogo todo é dividido por setores, onde no final de cada um, um pequeno chefe aparecerá. O visual do jogo é ótimo, assim como seus controles, bastante simples de aprender.
A dificuldade em Metal Stoker é manobrar a nave corretamente e avançar devagar, tornando ele um jogo bem cadenciado. Não adianta sair correndo tentando furar os bloqueios inimigos, isso só vai atrasar sua vida e lhe tirar preciosas vidas. É possível, com o segundo botão do controle, acionar o "strafe", que consiste em fixar o canhão da nave em uma direção enquanto percorre outra. Esse movimento é essencial em diversas partes do jogo, já que o mesmo, ao menos no início, é todo labiríntico de uma via só.
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28 - Ghost Manor
Lançamento: 1992
Por: Turbo Technologies Inc./Icom
Ghost Manor, à princípio, me lembrou um pouco Ghouls'n Ghosts, talvez pela temática do jogo. Ao começar a jogar notam-se claras diferenças, principalmente no protagonista e nos controles: é difícil manter o personagem vivo nesse jogo, assim como em Ghouls'n Ghosts, mas pelos motivos errados.
Os controles do personagem são escorregadios demais e ele morre ao simples contato com o fogo. Além disso, eu caí num buraco logo no início e precisava encontrar uma chave pra poder subir, só que a mesma fica num local bem alto e cercado de... fogo. Seu personagem ainda pode atacar usando uma espécie de poder roxo, mas é limitado. Se quiser experimentar, vá em frente, mas vá sabendo que a coisa é muito mais complicada do que aparenta.
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27 - Dragon Spirit
Lançamento: 1988
Por: Namco
Mais um jogo portado dos arcades, mais um port de qualidade para o PC-Engine. Guardadas as devidas proporções, essa versão de Dragon Spirit é ótima. Tem bom visual, controles ótimos e uma dificuldade bem acentuada, eu diria que até mais acentuada que a versão de NES.
Em Dragon Spirit comandamos um pequeno dragão num jogo basicamente de navinha, podendo atingir inimigos com tiros de fogo tanto no alto quanto em terra, no cenário lá embaixo. Isso agrega um pouco de estratégia ao título, fazendo com que o jogador fique atento à todo momento no que acontece na tela.
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26 - Jackie Chan's Action Kung Fu
Lançamento: 1991
Por: Hudson Soft
Muito antes de Jackie Chan ser o queridinho do cinema, jogos bons com ele já pintavam nos videogames da época. Esse jogo em especial, Action Kung Fu, recebeu versões para o NES e PC-Engine. Ambas são bem parecidas, mas guardam suas peculiaridades. São mínimas, mas existentes.
Além do visual no PC-Engine ser melhor (o que é óbvio), aqui temos diferenças também no gameplay (mais firme e preciso no console da NEC) e algumas diferenças nos bônus encontrados também. Fora isso, temos o mesmo ótimo jogo de plataforma. Se ainda não conhece, recomendo ambas as versões, com forte ênfase nesta do PC-Engine.
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25 - Psycho Chaser
Lançamento: 1990
Por: Naxat
Trata-se de um belíssimo "shump de robôs", com scroll vertical automático. É bem frenético, cheio de power-ups e, naturalmente do estilo, difícil pra burro! O visual do jogo é ótimo, com seu personagem sendo um robô enorme na tela. Os inimigos também não ficam pra trás, trazendo uma bela seleção de sprites que dificilmente se repetem.
Apesar de ser algumas vezes frenético e difícil, dá pra se virar bem em Psycho Chaser caso você insista bastante e decore alguns trechos. É um jogo difícil, mas nem de longe punitivo. São muitos power ups e upgrades que o jogador pode fazer na sua máquina de guerra, tornando ele cada vez melhor a cada etapa vencida. Definitivamente, recomendado!
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24 - Son Son II
Lançamento: 1989
Por: NEC Avenue/Capcom
Desenvolvido pela Capcom em conjunto com a NEC, Son Son II é mais um jogo que conta a história deSon Goku, o menino com rabo de macaco, baseado na lenda chinesa Monkey King. O game em si é um ótimo jogo de plataforma, bem acabado em todos os sentidos, caprichado no visual, nos aspectos sonoros, jogabilidade e na dificuldade também. É um daqueles jogos de plataforma prazerosos de se jogar e de se explorar também.
Controlando Son Goku, fazemos uso do seu tradicional bastão para bater nos inimigos. Muitos deles vão derrubar frutas, que valem dinheiro. Com essa graninha, dá pra comprar upgrades pro personagem em lojas espalhadas em lugares escondidos. Alguns upgrades são vitalícios, outros, como repositor de energia ou até mesmo magias, são limitados. Comece a jogar isso aqui e veja a hora sumir de tão bom que é.
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23 - Dungeon Explorer
Lançamento: 1989
Por: Hudson Soft/Atlus
Com um aspecto de jogabilidade muito similar à série Gauntlet, Dungeon Explorer começou sua jornada no PC-Engine e acabou indo parar até mesmo no Super Famicom. O primeiro jogo da série, no entanto, ficou restrito ao console da NEC e não faz feio pra muito jogo da época e até mesmo depois dele.
Controlando um dos 8 (sim, oito) personagens de diferentes classes, seguimos por mapas abertos cheios de inimigos e também por algumas cidades, como num RPG tradicional. As dungeons, como o próprio nome do jogo entrega, são o prato principal, então, estar perdido nelas enquanto mata inimigos e evolui seu personagem é a tarefa mais comum aqui. Mesmo assim, o jogo cativa pelas possibilidades de exploração, variedade de personagens e pela jogabilidade bem divertida.
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22 - Final Blaster
Lançamento: 1990
Por: Namco
Final Blaster, um excelente shmup para o PC-Engine com umas das trilhas sonoras mais marcantes do sistema também! Apesar da dificuldade alta e uma curva de aprendizado acentuada, o jogo faz bonito com ótimos visual, trilha sonora espetacular e controles ótimos. Sendo um jogo de navinha, é natural que power-ups apareçam e por aqui eles vem em dois tipos, tanto para melhorar seu tiro quanto pra melhorar a sua nave, adicionando os famosos "options" à ela.
Aliás, essa é uma característica de Final Blaster: ele empresta diversos conceitos e até mesmo inimigos e trechos de outros jogos famosos. Em uma determinada parte, por exemplo, encontrei aqueles quadrados rodando no ar similares aos existentes em Xevious, por exemplo. Não deixa de ser uma bela homenagem, mas Final Blaster consegue brilhar por suas qualidades próprias. Recomendo para os "navinheiros" e até pra quem não é muito fã, vai acabar gostando também.
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21 - 1941 - Counter Attack
Lançamento: 1991
Por: Hudson Soft/Capcom
Counter Attack saiu para PC-Engine em 1991 e é mais uma das inúmeras versões dessa série que perdura até os dias atuais. No console da NEC, a coisa alcança outro padrão em termos frenéticos: incrívelmente tudo acontece mais rápido que o normal por aqui, o que acaba dificultando mais ainda o jogo que já é difícil por natureza.
Apesar disso, o visual dele compensa bastante, além do fato do jogo ter continues infinitos (pelo menos eu gastei vários deles e nada de acabar). As músicas ficaram inferiores, repetitivas demais, mas os efeitos sonoros seguem o padrão "arcade" de ser. É um jogo pra quem já manja bem de jogos de nave, pois ele é implacável já na primeira etapa. Não deixa de ser, entretanto, uma boa opção de jogatina no PC-Engine.
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