O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


ESSENCIAL:"Vincebus Eruptum"-Blue Cheer(1968)

4 Ton Mantis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.889
Reações
9.893
Pontos
1.224
http://acefaliamusical.blogspot.com/2006/03/blue-cheer-vincebus-eruptum-1968.html


"Pode parecer estranho afirmar que um álbum com pouco mais de meia hora de duração, e tendo quase metade deste tempo ocupado por versões, seja considerado "essencial". Mas o que conta no "Vincebus Eruptum", trabalho de estréia do BLUE CHEER, é o pioneirismo de ter sido considerado um dos primeiros discos de "Heavy Metal" da história, definição que particularmente não concordo, pois em minha opinião o que eles faziam era uma espécie de Blues-Rock amplificado, recheado de wah-wah's e distorcido até o limite do possível e imaginável, sem se importar muito com a técnica propriamente dita, ao contrário do THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE, CREAM e THE WHO.

Além destes três, é certo que na época já existiam bandas experimentando sonoridades mais radicais, como por exemplo THE TROGGS, e em relação a riffs "pesados", desde 1964 o pessoal do THE KINKS já vinha tocando "You Really Got Me". Mas no quesito "esporro sonoro", sem dúvida o BLUE CHEER deixa todos os citados a anos-luz de distância, e ainda por cima antecede dois luminares do gênero, que são o MC5 e o STOOGES.

(...)

Analisado friamente, as músicas diferem entre si quase que somente nas introduções, e se tratam de uma mera desculpa para uma espécie de jam-session caótica e atonal, executada com muitíssimo vigor por um guitarrista que compensava sua deficiência no instrumento com altíssimas doses de distorção (sem usar nenhum pedal de efeito!), um vocalista que aparentava estar no limite de suas cordas vocais, ao mesmo tempo em que mantinha basicamente os mesmos acordes de baixo, e um baterista que "socava" sua bateria com muita fúria.

Tal fúria era tão intensa, que Pete Townshend confessaria ter ficado assustado com a banda, que abriu um show do THE WHO na Califórnia, em 21 de fevereiro de 1968."
(Marcos A. M. Cruz, na coluna "Hardão Setentista", do site Whiplash! Veja a matéria completa aqui)


 

Aqualung

Supra-sumo
Mensagens
3.780
Reações
49
Pontos
179
A melhor é o cover de Summertime Blues, melhor que o cover do The Who, até.
 

Fareday_

Veterano
Mensagens
11.956
Reações
9
Pontos
146
eles são fodas pra c***lho!

Blue Cheer rox :rox :rox


vo baixar esse disco!

PS.: o link tah morto :-(
 


Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Aqualung;2551170 disse:
A melhor é o cover de Summertime Blues, melhor que o cover do The Who, até.
Pra mim bem melhor.


Li o cara da banda falando que eles foram precursores do heavy metal, stoner rock, grunge e punk, se é tudo isso não sei, mas peo que parece foi importante pra caramba (só fui ouvir um álbum deles ontem :eek:ops:)
 
Topo Fundo