Está acontecendo(+veículos elétricos incomodando)

Discussão em 'Carros, motos e automobilismo' iniciada por Málocco Meeeermo, 15 Julho 2017.


  1. Málocco Meeeermo

    Málocco Meeeermo Bam-bam-bam

    Afiliado:
    30 Maio 2007
    Mensagens:
    4,230
    Curtir recebidos:
    3,733
    Pontos de Troféu:
    349
  2. Mek

    Mek Habitué da casa

    Afiliado:
    2 Maio 2009
    Mensagens:
    372
    Curtir recebidos:
    450
    Pontos de Troféu:
    99
    O bicho vai pegar apenas quando eletrificarem o Onix :coolface
     
    Ron Swanson, overoad, $delúbio$ e 2 outros curtiram isto.
  3. SimonsOps

    SimonsOps Bam-bam-bam

    Afiliado:
    7 Maio 2015
    Mensagens:
    4,503
    Curtir recebidos:
    5,448
    Pontos de Troféu:
    303
    É só trazer o Volt como Onix Hybrid

    [​IMG]

    :coolface :coolface
     
    overoad, xala_may, RoLukeSky e 2 outros curtiram isto.
  4. Hitokiri-Ken

    Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    18 Março 2002
    Mensagens:
    34,884
    Curtir recebidos:
    25,836
    Pontos de Troféu:
    899
    Enix

    E a gente aqui não tem nem híbrido direito, já tão completando 20 anos lá fora
    a eletrificação do mercado vai ser ótimo pra fugir dos preços insanos de combustível nacional (fora as mudanças constantes de fórmula e risco de adulteração)
     
  5. Poor_Boy

    Poor_Boy Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Fevereiro 2007
    Mensagens:
    14,956
    Curtir recebidos:
    9,426
    Pontos de Troféu:
    494
    Pela segunda vez em 6 meses vi um Prius modelo novo de cívil andando. Pode parecer bobeira, mas do modelo antigo só tinha visto em Taxi ou carro de empresa.
     
  6. billpower

    billpower Power Poster

    Afiliado:
    10 Maio 2002
    Mensagens:
    32,027
    Curtir recebidos:
    12,205
    Pontos de Troféu:
    989
    Mesma coisa aqui em SSA. Acho que até mês passado tinha visto uma vez só. Daí já o vi umas 3 vezes nesse espaço de tempo.
     
    RoLukeSky, $delúbio$ e SimonsOps aprovam isto.
  7. SimonsOps

    SimonsOps Bam-bam-bam

    Afiliado:
    7 Maio 2015
    Mensagens:
    4,503
    Curtir recebidos:
    5,448
    Pontos de Troféu:
    303
    Ja vi 3 tambem
    Ta tendo até propaganda nas radios agora

    Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

     
    RoLukeSky aprova isto.
  8. billpower

    billpower Power Poster

    Afiliado:
    10 Maio 2002
    Mensagens:
    32,027
    Curtir recebidos:
    12,205
    Pontos de Troféu:
    989
    Isso! Você é daqui de SSA também?
     
    RoLukeSky e SimonsOps curtiram isto.
  9. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    48,811
    Curtir recebidos:
    31,969
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Acho isso meio que falácia.

    Seria bom todos os carros serem elétricos, mas o custo ambiental disso provavelmente vai pesar nos sistemas de geração elétrica, pq essa energia tem que ser gerada e muitos países já estão em seus limites (ou bem próximos deles).

    E quando chegar esse dia o que farão... começarão a criar usinas movidas a gasolina e diesel?

    Sem contar que a demanda por eletricidade pode fazer (e fará) aumentar muito o preço da mesma, a ponto de carros elétricos deixarem de ser economicamente mais viáveis e isso afetar economias inteiras, pq casas e, principalmente, comércio e indústria sofrem demais com o custo da eletricidade.

    Eu acho mais plausível a predominância de carros híbridos. Encontrarão um equilíbrio no preço da eletricidade e petróleo, assim como novas tecnologias que tornarão motores a combustão menos poluentes e mais econômicos e assim será. Mas esse sultanato vagabundo do petróleo sentirá um merecido baque em suas carteiras... bando de cretino.
     
    king_hyperdyo e overoad curtiram isto.
  10. Poor_Boy

    Poor_Boy Bam-bam-bam

    Afiliado:
    24 Fevereiro 2007
    Mensagens:
    14,956
    Curtir recebidos:
    9,426
    Pontos de Troféu:
    494
    Mas a coisa vai ser muito residual. Sem contar que fontes limpas de energia elétrica ja existem e muitos países estão migrando pra ela. E já mais que comprovado que o custo do abastecimentos do carro elétrico é uma fração do carro a óleo, e o consumo de energia é baixo se comparado a um ar condicionado por exemplo. Ou seja, não havera grandes traumas na transição, esses empecilhos são levantados de forma exagerada por quem lucra com óleo.
     
    RoLukeSky e $delúbio$ curtiram isto.
  11. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    48,811
    Curtir recebidos:
    31,969
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Naaaa verdade, geração limpa é bem discutível. O processo de geração pode ser limpo, mas vc tem que considerar produção e descarte (e considerar toda a reposição, que é relativamente frequente na solar e muito na eólica). Usinas hidroelétricas são as únicas realmente limpas (ou perto disso... depende da qualidade do estudo de impacto e compensação ambiental e de toda a execução do projeto), apesar do impacto ambiental inicial, mas o processo de produção de pás para hélices e painéis solares, assim como seu descarte (materiais pouco recicláveis) são muito agressivos à natureza. Então, na prática, utilizar solar ou eólica é apenas mudar a poluição de lugar. Energia nuclear é limpíssima, até dar merda (o que é baixa a probabilidade, mas não é nula)... e quando dá merda causa um dano ecológico absurdo (e tb econômico não muito menor).

    Claro, se for discutir só o custo eu acho que pode valer a pena até certo ponto. No momento a frota de carros elétricos é pequena até na Europa e Ásia (na América inteira parece que ainda não deslanchou, cada país pelos seus motivos), mas se aumentar começa a dar problema. Duvido que um carro elétrico gaste menos que um sistema de ar condicionado... vai aumentar a demanda e o preço da eletricidade junto, proporcionalmente.

    Enfim... acho que é uma questão bem mais complexa do que a maneira como é tratada. Porém eu acho sim muito válido, dentro do racional, diversificar ao máximo a geração de energia. Aqui no BR nós já vimos como dá errado depender muito de apenas uma forma de geração (quando deram as secas e o preço da eletricidade disparou).
     
    geist aprova isto.
  12. doraemondigimon

    doraemondigimon Bam-bam-bam

    Afiliado:
    25 Junho 2002
    Mensagens:
    9,607
    Curtir recebidos:
    10,347
    Pontos de Troféu:
    419
    No meu caso....





    ...Sempre sonhei em manter a beleza dos carros antigos (e até alguns mais ou menos atuais, como o meu 306 e outros) observando as melhorias elétricas (e, não sabendo muito do 'por que', mas me lembrando de coisas vistas em um certo filme como De Volta Para o Futuro 2) o que manteria esses carrinhos de hoje (com formato de ovo ou FEIOS pra encardir...) longe de muitas das vistas em rodovias.

    Ainda sonho em ver um 306 como o meu, usando motor elétrico e mantendo sua potência de 122 cv, com autonomia total bem parecida com a conquistada nos combustíveis fósseis (o que deve conseguir uma média de... Sei lá! 460 km?)
     
    RoLukeSky e $delúbio$ curtiram isto.
  13. $delúbio$

    $delúbio$ Bam-bam-bam

    Afiliado:
    11 Dezembro 2005
    Mensagens:
    7,101
    Curtir recebidos:
    20,757
    Pontos de Troféu:
    399
    Se for ficar contando cada graminha de silício de painel solar e cada quilo de fibra necessário para fazer as pás de hélices das turbinas eólicas, com o fim de e desqualifica-las como não viáveis e não adequadas ao meio ambiente, tem que contar também todas as milhares de toneladas de aço necessárias para construir plataformas de petróleo, torres e perfuração, oleodutos, caminhões tanque, navios petroleiros e demais infraestruturas de extração, refino e distribuição de petróleo e derivados; todo o custo de transporte, refino e distribuição, sem falar da própria, energia necessária para opera-las, do custo dos combustíveis para navios e veículos de transporte etc etc.
    Sem contar as infinitas vezes que ocorreram vazamentos, e os custos para evitá-los e saná-los; contar o custo bélico e geopolítico envolvido com a indústria do petróleo (só o custo das guerras do Iraque, irã, Isis, alquaeda etc etc dava para forrar todo aquele monte de areia dos desertos com placas solares para gerar energia para dessalinizar água para todo mundo beber e mijar em cima).

    E mesmo assim em vários lugares e oportunidades sempre surge o manjado argumento de que a adoção de carros elétricos vai causar colapso no sistema elétrico, ou pelo menos causar impacto de alto custo na geração e distribuição, sem contar no custo ambiental e todo um imenso trololó.

    Os veículos à combustão não vão sumir todos de uma vez e serem automaticamente substituídos por elétricos; será uma troca gradual, muito provavelmente com utilização de híbridos no começo e a adoção de elétricos à medida que o medinho de levar choquinhos e ficar parado na estrada sem carga forem sendo desmistificados; e os receios catastrofistas de apagões generalizados virarem piada em conversa de comadres, o que infelizente demorará algumas décadas e trocas de gerações de consumidores e motoristas.

    Ainda mais aqui no Brasil, terra onde, p.ex., a injeção eletrônica demorou vinte anos para tomar o lugar do carburador, se a frota brasileira de VE com bateria passar das dezenas de milhares em uns 10 anos vai ser muito...

    Outra coisa é que o consumo por si só dos carros elétricos não vai secar Itaipu ou explodir a usina de angra.
    Tem estudos da CPFL estimando que se a frota nacional de elétricos chegar a um milhão de carros até 2030, o que é muito otimista, o aumento da demanda de eletricidade vai ser de menos de 1%...
    Sem contar que nesse tempo novas formas de geração e distribuição , como a smart- grid e geração distribuída já vão estar bem disseminadas.
    Hoje por menos de R$15k já se instala kit fotovoltaico suficiente para uma casa média, preço que era mais que o dobro três ou quatro anos anos atrás, a despeito do cambio do dólar ter ficado mais caro nesse tempo.

    Não é coisa para os netos, no mundo tudo isso que escrevi já está acontecendo, mas aqui no Brasil, sempre avesso ao progresso real e apegado as suas jabuticabas (que não passam de lendas para justificar privilégios para os setores amigos do rei), infelizmente vai demorar um pouco mais...
     
    Last edited: 19 Julho 2017 às 15:10
  14. JUGULADOR

    JUGULADOR Mil pontos, LOL!

    Afiliado:
    20 Março 2002
    Mensagens:
    48,811
    Curtir recebidos:
    31,969
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Não é assim, bro... da uma pesquisada e faz umas contas (pq não adianta mesmo eu falar, as pessoas só aprendem por conta própria).
     
  15. RoLukeSky

    RoLukeSky Bam-bam-bam

    Afiliado:
    5 Dezembro 2015
    Mensagens:
    3,743
    Curtir recebidos:
    7,639
    Pontos de Troféu:
    303
    Não é nem mais o futuro. É real e presente isso!
    Até onde sei não tem como adulterar a eletricidade.
    Logo na Banania faria uma diferença imensa!!!!!!!!
    Petrobras de cu é rola! Sá merda deveria ser vendida o quanto antes!
    Mas claro que o governo huezeiro vai dificultar ao máximo a adoção do carro elétrico.
    E vejam o que a Alemanha já conquistou com energia limpa....
    Podem chorar e espernear mas vão se fuder sim!

    https://tecnoblog.net/195517/alemanha-energia-sustentavel-producao/

    http://epoca.globo.com/ciencia-e-me...7/06/aposta-da-alemanha-em-energia-solar.html

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Energias_renováveis_na_Alemanha

    http://revistagalileu.globo.com/Rev...TE+RECORDES+DE+PRODUCAO+DE+ENERGIA+SOLAR.html

    https://canaltech.com.br/meio-ambie...energia-eletrica-com-fontes-renovaveis-65953/


    http://www12.senado.leg.br/emdiscus...as/meta-alema-e-chegar-a-100-de-energia-limpa

    http://exame.abril.com.br/mundo/por-que-a-populacao-alema-lidera-uma-revolucao-energetica/

    http://outracidade.uol.com.br/alemanha-gerou-tanta-energia-limpa-que-pagou-para-que-a-usassem/

    Brasil tem um potencial ridiculo de recursos naturais. Petroleo seria a menor das nossas necessidades.
    Mas claro que teria que ter investimento e incentivo para tocar o setor... mas... planejamento e Huezil não andam juntos, certo?????????
     
    $delúbio$ aprova isto.
  16. $delúbio$

    $delúbio$ Bam-bam-bam

    Afiliado:
    11 Dezembro 2005
    Mensagens:
    7,101
    Curtir recebidos:
    20,757
    Pontos de Troféu:
    399
    Digo-lhe o mesmo.
     
    RoLukeSky aprova isto.
  17. Hitokiri-Ken

    Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

    Afiliado:
    18 Março 2002
    Mensagens:
    34,884
    Curtir recebidos:
    25,836
    Pontos de Troféu:
    899
    Infra-estrutura de energia elétrica tem muito mais a ver com pico de consumo do que qualquer coisa, e vale lembrar que hidrelétricas não desligam, eles simplesmente jogam fora a maior parte que não é consumida, e não é difícil de acreditar que 99% dos carros não rodam de madrugada nesse país, e podem muito bem ser recarregados nesse período

    Não devia ser difícil ver a vantagem que seria ter um tanque cheio todo dia pela manhã, ou praticamente cortar as revisões do carro pra uma fração do que é necessário hoje em dia
     
  18. SimonsOps

    SimonsOps Bam-bam-bam

    Afiliado:
    7 Maio 2015
    Mensagens:
    4,503
    Curtir recebidos:
    5,448
    Pontos de Troféu:
    303
    É. Eu fiquei surpreso de ver tanto Prius. Pra aparecer uns carros mais diferentes (e não luxuosos) já tem que fazer um ritual...
    Acho que eu vi mais vezes aquela Gallardo Valentino Balboni do que Prius
     
    RoLukeSky e billpower curtiram isto.

Compartilhe essa página