O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fantástico mostrará assassinato do traficante Matemático pela malévola PC-RJ

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
A Corregedoria da Polícia Civil e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) apuram a conduta de policiais civis durante a operação realizada na Favela da Coreia, na Zona Oeste do Rio, para prender o traficante Márcio José Sabino Pereira, conhecido como Matemático.

Imagens das câmeras do helicóptero da Polícia Civil obtidas pelo Fantástico mostram os agentes na aeronave atirando a uma altura entre 20 e 40 metros. Casas e prédios foram atingidos. Especialistas em segurança questionam a operação, que foi classificada pela Chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, como “desproporcional”.

As imagens são de 11 de maio de 2012. O corpo do traficante Matemático foi achado na madrugada do dia seguinte, dentro de um carro. No tiroteio, nenhum morador foi ferido.

saiba mais
A pedido do Fantástico, o especialista em segurança digital Wanderson Castilho checou se as imagens do vídeo obtido não sofreram algum tipo de manipulação. De acordo com a análise, a imagem tem “alto nível de autenticidade”. “A análise sequencial das imagens, da cronologia, da sintonia entre quem está narrando com a imagem mostrou-se ter um alto nível de autenticidade”, disse Wanderson.

Matemático era um dos maiores traficantes do Rio, com ficha criminal extensa: 26 inquéritos por tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídios. Ele comandava o tráfico em quatro favelas da Zona Oeste, uma das áreas mais populosas da cidade. Foragido do sistema penitenciário desde 2009, quando saiu para trabalhar numa funerária e fugiu. Quando morreu, o traficante tinha 11 mandados de prisão. O corpo de Matemático foi achado na madrugada de 12 de maio de 2012, dentro de um carro, a cerca de três quilômetros, após uma operação da PM.

PF monitorava traficante
A Polícia Federal monitorava a quadrilha de Matemático havia cinco meses. Os agentes usavam a espionagem eletrônica, rastreadores e escutas telefônicas que permitiam saber a localização dos bandidos. Naquela noite, as informações foram repassadas à equipe da Polícia Civil, que estava a bordo do helicóptero. As imagens do vídeo foram gravadas pela câmera do helicóptero da Polícia Civil que fazia a operação. A câmera tem um sensor que detecta o calor de corpos e objetos.

Na perseguição a Matemático, os agentes avistam um homem que, segundo a polícia, é o traficante, saindo de uma casa. No entanto, no vídeo, a tripulação diz que o homem se parece com Matemático. Antes dos tiros, o helicóptero está a uma altitude entre 900 e 1200 metros. A aeronave desce até uma altura entre 20 e 40 metros para a ação dos atiradores.

O homem assume a direção do veículo. Assim que o carro entra numa esquina, os policiais dialogam entre si e falam “Vamos incendiar?”. Assim que o alvo é localizado, os agentes dizem: “Pega, pega, pega!” e disparam tiros em sequência em direção aos motoqueiros que cruzam a rua.

Por um momento, o carro sai do alcance da visão da câmera do helicóptero. Os agentes percebem que o carro dos traficantes bateu e que um deles, supostamente Matemático, foi baleado. Em seguida, uma roda de pessoas se forma para ver o que está acontecendo. Homens que estariam carregando fuzis correm e mais tiros são disparados pela polícia.

“Apesar de a imagem ser feita a uma distância muito longa, e à noite, mesmo assim por conta do biotipo a gente tinha certeza que aquela pessoa que saiu da casa da mulher dele era o Matemático”, explica o piloto Adonis Lopes de Oliveira, que comandava a operação no dia.

Blindado da PM quebra em operação
Adonis diz ainda que o objetivo naquele dia era monitorar o traficante, para que ele fosse interceptado pela PM. Entretanto, o carro blindado da PM quebrou. "O alvo está baleado aí. Pergunto pra você: cara, a equipe da Polícia Militar está com dificuldade de chegar aí, correto? Eles tão sem blindado”, diz um trecho do vídeo.
Em nota, a Polícia Militar afirma que um grande efetivo foi mobilizado para a operação. Na entrada da Favela da Coreia houve troca de tiros, que atingiram os pneus do blindado. A nota diz ainda que mesmo sem o apoio do veículo, os PMs entraram na comunidade sob fogo pesado e cumpriram o objetivo da operação, que era impedir a fuga de matemático.

O especialista em segurança José Vicente da Silva Filho argumenta que a prisão de Matemático deveria ser feita por meio terrestre. “Se o criminoso é tão importante, o suspeito é tão importante, a prisão dele deveria ser muito importante também, e só poderia ser feito com pessoal de terra”, conclui.

O especialista Diogenes Lucca também questiona uma operação como esta ser realizada à noite.
“É questionável fazer uma operação dessa natureza à noite. Já começa uma complicação adicional”, diz.

Perigo à noite
O piloto Adonis discorda e alega que o helicóptero tem equipamentos que permitem visão noturna. “Eu discordo. Até porque as operações mais importantes que nós fizemos nos últimos tempos foram feitas à noite, através de equipamentos de visão noturna”.

O comentarista de segurança da TV Globo, Rodrigo Pimentel, que já foi capitão do Bope, diz que os disparos foram arriscados e que os agentes não estavam usando equipamentos de visão noturna.

“Os atiradores não estão usando equipamentos de visão noturna (..). Estão utilizando da luz residual que existe no bairro pra efetuar esses disparos (..). É um tiro muito arriscado”, analisa Pimentel.

O especialista chama de “carnificina” a ação. “É carnificina (..) Não tinha menor sentido em atirar como atiraram (..) Um tiro sem qualidade, é um tiro sem compromisso”, diz.

Helicóptero atingido por tiros
O piloto diz que os tiros foram apenas de “advertência” e que depois atirou mais, para proteger o helicóptero, que também foi atingido por dois tiros disparados por traficantes. “Nesse dia nós não tínhamos alto-falantes, até porque o combinado era o 14º Batalhão prender o Matemático, então quando nós chegamos perto do carro dele nós fizemos inicialmente tiros de advertência. Logo em seguida, a gente começou a escutar muito tiro vindo em direção da aeronave. E aí a gente também revidou pra proteger, inclusive fazer a proteção da aeronave”, diz Adonis.

O especialista diz que piloto deveria ter feito o oposto, ou seja, recuado, e não se aproximado.”Em qualquer hipótese de um veículo estar atirando sobre o helicóptero, o helicóptero teria que fazer um recuo pra segurança dos próprios tripulantes”, fala.

Adonis relata que os tiros foram disparados por traficantes que estavam armados com fuzis no carro, onde estaria Matemático. No entanto, o capitão Rodrigo Pimentel diz que o fuzil pra fora, na posição que mostra o vídeo, não é uma ameaça à aeronave.

“Se o cano foi usado recentemente, o cano tá quente. Então o visor térmico consegue localizar, sim, um fuzil dentro do carro. No entanto esse fuzil pra fora do carro, nessa posição que ele está, não é uma ameaça à aeronave, não. Lembrando que ainda que fosse uma ameaça à aeronave, nada iria justificar a quantidade de tiros disparados nesse bairro residencial”, comenta Pimentel.

Prédio e casas atingidos
Prédios e casas são atingidas pelos tiros. O piloto Adonis alega que o local é freqüentado por traficantes. “Aquela rua era frequentada a maioria por traficantes, conhecemos bem aquilo ali, tanto é que não houve nenhum tipo de reclamação e não houve nenhum morador baleado naquele dia”.

Um ano depois do registro das cenas, o prédio continua com as marcas de tiro. O deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, criticou a ação dos policiais.

“Os recursos da Polícia Civil, os recursos da secretaria de segurança, os investimentos em tecnologia não podem estar a serviço desse tipo de ação”, pontuou.

Em nota, o secretário de segurança José Mariano Beltrame afirma que “o setor especializado nessas ações tem que dar uma resposta à sociedade, e quem teve a responsabilidade de agir, tem que ter a responsabilidade de arcar com as consequências", diz o texto.

Críticas
A Chefe de Polícia Martha Rocha afirma que o papel da polícia é prender. “Essa imagem nos leva a admitir a possibilidade de que tenha havido uma ação desproporcional. Exatamente, por isso, que a corregedoria há quinze dias já vem investigando essa ação como um todo. Eu acho que o papel da polícia é prender. A morte ela é em último caso”, fala a delegada.

Apesar das críticas, Adonis diz que o objetivo foi alcançado, sem ocorrer morte de inocentes. “A gente entende que foi uma operação legítima, onde um traficante foi morto, um traficante perigoso, ninguém foi baleado, nenhum morador foi baleado, e o objetivo foi alcançado”, enfatiza.

Para Rodrigo Pimentel, a polícia não efetuaria a série de disparos que fez se a operação fosse em um bairro de classe média.

“Se essa perseguição não fosse numa comunidade carente do Rio de Janeiro, se essa perseguição fosse num bairro residencial, de classe média, ou no centro da cidade, será que a polícia efetuaria essa quantidade de disparos? Certamente não. Essa é uma prática da polícia em comunidades carentes ainda dominadas pelo tráfico”, conclui.

G1
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Facínoras! Cadê os direitos humanos defendendo este trabalhador?
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Não entendi, não pode mais matar marginal?
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Depende de onde partiram os tiros, se for do helicóptero teria sentido atirar se não tiver certeza de que vai acertar?

Esses dias mataram uma refém no porta-malas depois de perseguir o carro e começar o tiroteio... no mínimo desastrosa a operação. Só a refém morreu...
 

fusca0km

Bam-bam-bam
Mensagens
5.329
Reações
6.613
Pontos
389
Vi o vídeo e o negócio é meio polêmico mesmo.

Os caras atiram de helicóptero contra o carro em movimento na rua e acertam paredes e telhados de várias casas.

Pela visão noturna/infravermelho ficaria bem vísivel se tivesse algum cidadão exposto na rua, então como não tinha não foi imprudência e na prática não estava arriscando a vida de ninguém pensando nesse ponto, por outro lado vai saber se essas balas não atravessariam as casas, se bem que em uma operação policial em solo balas também atingem casas com frequência.


É polêmico pois todas as ações da polícia podem levar a morte alguém. Seja um carro em perseguição por um veículo da polícia, uma troca de tiros em solo ou mesmo essa por helicóptero .... é o efeito colateral.
 


firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Não postar uma notícia, tem que bostas sobre os DH junto pra dar ibope :brbr
 

Nets

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.222
Reações
2.797
Pontos
1.104
Não é bem assim, realmente dessa vez exageraram um pouquinho e não sei como não houve nenhum ferido.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Achei da hora, parece COD, o cara morreu então fazer o que... poderia ser um tiroteio mais seguro mas pelo menos não zuou com ninguém inocente.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.282
Reações
17.778
Pontos
1.174
me pareceu bem mal-feita essa operação mesmo, sobrou tiro para um monte de casas.

mas já q tu tudo acabou bem...
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Droga, botaram o piloto da aeronave pra falar sem acessoria do relações públicas? PQP ele usou um argumento que por mais que possa ser fato fica com a imagem bem ruim na hora, falando algo do tipo "abrimos fogo naquela rua porque era de conhecimento nosso que eram frequentados só pelo pessoal do tráfico".
 

xogum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.238
Reações
25.630
Pontos
759
Polícia de m****. Que operação mais filhadaputamente mal conduzida.

Já começou errado sendo que era claramente uma missão de execução, segundo que colocou a vida de muito civil em risco.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
 

Math Dealer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.521
Reações
4.988
Pontos
819
Não sei como não mataram nenhum morador. O carro foi o que menos tomou tiro ali.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
resumo da operação:

"Agente sabíamos que ali era rua do tráfeco, entaum atiramos num carro random que passava num bairro residencial durante a noite porque pareceu que era o traficante"


Ainda bem que nenhum inocente morreu ali, uma b*sta operação digna de calofiduti como essa não deveria se repetir em lugar nenhum, imagina só vc está de boa em casa e do nada leva uma bala perdida de um helicóptero :brbr
 

BassHero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.567
Reações
7.847
Pontos
584
deviam ter nukado a favela inteira


seria bem mais eficiente e tenho certeza que matariam vários bandidos

Facínoras! Cadê os direitos humanos defendendo este trabalhador?
é com merdas assim que eu tenho vontade de desistir de fazer algo produtivo para o povo, encher meu cu de dinheiro e deixar que cabaços assim continuem berrando essas bostas brasil a fora
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.512
Reações
18.479
Pontos
1.464
Quantos traficantes já foram defendidos pelos Direitos Humanos ?

Alguém pode responder sem inventar ? Ou é um lance tipo Candle Cove ?
 

Tai Kamiya

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.343
Reações
1.950
Pontos
649
put* m****, parece minha sobrinha de cinco anos jogando COD. :klol

No mais, o Fantástico conseguiu dirigir essa matéria duma forma tão absurda que nego vai martirizar esses policiais pro resto da vida. Operação mal dirigida? Sim, pra c***lho. Mas eles se esqueceram de salientar a quantidade de pessoas que devem ter se fodido na mão desse traficante, visto que gente boa ele não era. Matar justifica? Não, mas às vezes parece que isso é mais justo que o conforto que ele certamente teria ao desfrutar férias na prisão.
 

BIGBOSA

Bam-bam-bam
Mensagens
4.529
Reações
622
Pontos
269
pior é esses caras criticando a operacao!
e como sempre, aparece os direitos humanos!
e cá entre nós, Globo FDP, materia para foder a policia, sem duvida alguma!
 

BIGBOSA

Bam-bam-bam
Mensagens
4.529
Reações
622
Pontos
269
Polícia de m****. Que operação mais filhadaputamente mal conduzida.

Já começou errado sendo que era claramente uma missão de execução, segundo que colocou a vida de muito civil em risco.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
a maluco, vou ser travado, mas vai se fode*
 
Mensagens
3.505
Reações
204
Pontos
199
Pra variar detonaram a policia, acho que deviam ter deixado o pobre do traficantezinho fugir...
Nenhum inocente foi ferido, traficante da alta periculosidade morto mas temos que achar alguma coisa pra falar mal da policia.pqp viu

Ser policial no Brasil é só pra doido mesmo, enfrenta bandidos muitas vezes até mais bem armado, ganha uma miséria, se deixa bandido fugir é escrachado, se mata é criticado, em rebeliões se não faz nada são culpados,se agem com ordens superiores são criticados do mesmo jeito. Que nojo dessa mídia serio mesmo.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
put* m****, parece minha sobrinha de cinco anos jogando COD. :klol

No mais, o Fantástico conseguiu dirigir essa matéria duma forma tão absurda que nego vai martirizar esses policiais pro resto da vida. Operação mal dirigida? Sim, pra c***lho. Mas eles se esqueceram de salientar a quantidade de pessoas que devem ter se fodido na mão desse traficante, visto que gente boa ele não era. Matar justifica? Não, mas às vezes parece que isso é mais justo que o conforto que ele certamente teria ao desfrutar férias na prisão.

Erro foi da polícia, não tinha nada que o piloto ter falado com ninguém, e pra piorar parecia que ele não tinha nenhum RP ou advogado pra ajudar ele nas declarações... pode parecer besteira mas acho que aquela camiseta da lacoste ainda joga ele contra a opinião pública...
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
pior é esses caras criticando a operacao!
e como sempre, aparece os direitos humanos!
e cá entre nós, Globo FDP, materia para foder a policia, sem duvida alguma!

cê viu vídeo filho?

Viu a quantidade de bala acertando casas e prédios? Que tinham pessoas na rua andando de moto que não tinham nada haver com o traficante?

Viu mesmo?

Agora me diz, tá passando a tia inez ali e leva uma bala na orelha, toda família dela fica desestruturada, por que o policial de m**** não sabe a hora de fazer uma operação.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Pessoal daqui convive com helicóptero atirando perto da casa deles e sabem que nada de mal vai acontecer.


É tanta m**** que a gente lê por aqui.
 

BIGBOSA

Bam-bam-bam
Mensagens
4.529
Reações
622
Pontos
269
cê viu vídeo filho?

Viu a quantidade de bala acertando casas e prédios? Que tinham pessoas na rua andando de moto que não tinham nada haver com o traficante?

Viu mesmo?

Agora me diz, tá passando a tia inez ali e leva uma bala na orelha, toda família dela fica desestruturada, por que o policial de m**** não sabe a hora de fazer uma operação.



Eu vi e minha opniao nao muda!
nada a ver com o traficante? impressionante as pessoas tentando salvar o cara depois! impressionante mesmo!

mas é isso aí, vamos ferrar os policiais!!!! com certeza nao vai acontecer de novo e cada vez mais a bandidagem vai fazer o q quer!

vc deve ser dos caras que torce para que os policiais do carandiru sejam punidos, né?

ta certo
 

.vaz

Supra-sumo
Mensagens
951
Reações
385
Pontos
154
Midiazinha barata...

TInham que ter parabenizado a equipe do helicóptero. Que mania a Rede Esgoto tem de defender vagabundo.
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
Eu vi e minha opniao nao muda!
nada a ver com o traficante? impressionante as pessoas tentando salvar o cara depois! impressionante mesmo!

mas é isso aí, vamos ferrar os policiais!!!! com certeza nao vai acontecer de novo e cada vez mais a bandidagem vai fazer o q quer!

vc deve ser dos caras que torce para que os policiais do carandiru sejam punidos, né?

ta certo

Que opinião?

Que se sua mãe tiver fazendo compras no mercado, mas tiver um traficante lá dentro e a polícia resolver passar bala em todo mundo, ta ok? É isso mesmo?

Que um inocente pode morrer por que não fizeram uma operação bem planejada?
 

BIGBOSA

Bam-bam-bam
Mensagens
4.529
Reações
622
Pontos
269
Pessoal daqui convive com helicóptero atirando perto da casa deles e sabem que nada de mal vai acontecer.


É tanta m**** que a gente lê por aqui.
tem nego que fica atras de um computador, em seguranca, em bairro nobre, comidinha e roupa passada pela mae, nao sabe nada q acontece nestes lugares e vem falar besteiras.

realmente, cada m**** q lemos.

Tiroteio nestes lugares é uma coisa rotineira e não chega nem de perto ser a pior preocupação da população destas areas.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Eu ia até quotar o cidadão ali, mas o nível de datenice quebrou todos os limites da racionalidade.
 

BIGBOSA

Bam-bam-bam
Mensagens
4.529
Reações
622
Pontos
269
Que opinião?

Que se sua mãe tiver fazendo compras no mercado, mas tiver um traficante lá dentro e a polícia resolver passar bala em todo mundo, ta ok? É isso mesmo?

Que um inocente pode morrer por que não fizeram uma operação bem planejada?
serio q vc usou isto como comparação com o que mencionei?
pelo amor de deus! deixa para lá!
vc ta certo cara!
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
tem nego que fica atras de um computador, em seguranca, em bairro nobre, comidinha e roupa passada pela mae, nao sabe nada q acontece nestes lugares e vem falar besteiras.

realmente, cada m**** q lemos.

Tiroteio nestes lugares é uma coisa rotineira e não chega nem de perto ser a pior preocupação da população destas areas.

É né...

Tiro a mais, tiro a menos. Grande diferença na vida da população dali...
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Massa é que o pessoal diz: "Essa operação foi perigosa porque colocou em risco a vida de um monte de civis"


Os descerebra... manjões entendem: "HUEHUE tem que defender o traficante, çô contra a polícia e o cara tinha que ter metido bala em tudo quanto é pulizial, usa meu escudo de direito umanos aqui que eh sucesso garantido aqui BRBRBR"



A OS nunca falha!
 
Topo Fundo