O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fazendo o NES rodar imagens diversas

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Em 2008, na época do lançamento do filme Batman, o Cavaleiro das Trevas, postei um vídeo no YouTube chamado "The Dark Knight video game for 8-bit Nintendo".

Esse vídeo é uma animação criada por mim mostrando a abertura de um (hipotético) jogo para o Nintendo 8-bits baseado no filme.
A versão original (deletada poucos meses depois de seu envio) foi bastante vista e se tornou a coisa mais próxima de um viral que já produzi. Há um backup no ar até hoje:



Quase quatro anos depois, eu ainda recebo mensagens e comentários falando as mesmas coisas: "Seu vídeo não faz sentido pois o Nintendo nunca poderia mostrar essas imagens", "Essas são cenas de 16-bits, não 8", "A idéia é boa mas você não conhece as limitações do NES" etc, etc.

Criei esse vídeo certo de que o Nintendinho pode dar conta das imagens ali mostradas. Até não entendo o motivo de tanto questionamento, já que jogos clássicos de NES como Gremlins 2 e Batman Return of the Joker tem imagens tão ou mais detalhadas que as minhas.

Foi por isso que resolvi então, há alguns dias, criar telas estáticas para o próprio NES, provando que aquelas cenas não são impossíveis de serem geradas pelo hardware trintão da Nintendo.

Em http://www.4shared.com/zip/IS-tSjSl/TDK.html vocês podem testar Roms que reproduzem quadros de minha animação. Não há som nem qualquer interatividade. Fiz mais pra tirar a prova mesmo.
Essas imagens ainda requerem ajustes para ficarem 100% iguais às do vídeo, mas já dá pra ter uma boa noção de que minha animação de 2008 nao era tão delirante quanto muita gente afirma.

No embalo, criei mais algumas imagens sem qualquer relação com o Cavaleiro das Trevas. Fiz conversões de telas de jogos de 16 bits para o NES e releituras de telas-título clássicas de NES usando imagens digitalizadas.

Conversão da tela-título de "Revenge of Shinobi" pro NES: http://www.4shared.com/file/ZkoqBvFi/The_Revenge_of_Shinobi_Title_S.html
Releitura da tela-título de Ghostbusters: http://www.4shared.com/file/zJBmhmEZ/Ghostbusters_Title_Screen_by_M.html
Releitura da tela-título de Teenage Mutant Ninja Turtles: http://www.4shared.com/file/UF6H6NdW/TMNT_Title_Screen_by_Macbee_10.html
Primeira transofrmação do Altered Beast (Mega): http://www.4shared.com/file/AzrlxtwN/Altered_Beast_Title_Screen_by_.html

Algumas imagens:

comp1.png


comp2.png


Telas originais (esquerda) e meus remakes (direita)

====================================================

Esses arquivos provavelmente são compatíveis com qualquer emulador de NES (testei no Nestopia e funcionaram perfeitamente).

Eles também rodaram sem falhas em um Phantom System da Gradiente.
Espero que gostem! Se interessar, posso publicar mais.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
ALOHA, Mac meu velho! Vc sumiu. (sou eu, M_ichi-Doraemon, da Snk-Neo)

Cara, como sempre, vc consegue fazer coisas que eu admiro demais! (até hoje, não me esqueço dos 'finais tristes e melancólicos' da Turma da Mônica....) E essas telas ficaram impressionantes.

Manda mais aí! (se quiser, poste tbm como vc fez o trabalho... Isso pode ajudar muita gente a ver que esses videogames mais antigos ainda tinham muita espoleta na agulha....)
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Mas com tanta qualidade nas imagens não ocuparia muita memória, deixando o jogo em si capado?
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
interessante
estou mais curioso para saber como vc fez pra rodar no console O.o
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
doraemondigimon;8967135 disse:
ALOHA, Mac meu velho! Vc sumiu. (sou eu, M_ichi-Doraemon, da Snk-Neo)

Cara, como sempre, vc consegue fazer coisas que eu admiro demais! (até hoje, não me esqueço dos 'finais tristes e melancólicos' da Turma da Mônica....) E essas telas ficaram impressionantes.

Manda mais aí! (se quiser, poste tbm como vc fez o trabalho... Isso pode ajudar muita gente a ver que esses videogames mais antigos ainda tinham muita espoleta na agulha....)

Opa, quanto tempo! :D
Pois é, sumi mesmo, hehe. Mas agora estou voltando aos poucos a postar em fóruns. Até posso publicar esse tópico na SNK, pois gosto muito do pessoal de lá.

claudio182;8967585 disse:
Mas com tanta qualidade nas imagens não ocuparia muita memória, deixando o jogo em si capado?

Não porque jogos de NES podem ter capacidade infinita de armazenamento. Enquanto o autor do jogo puder investir em placas para adicionar conteúdo ao jogo, está valendo.

No início (1983), os jogos de Famicom tinham poucos kbits. Do meio pro fim dos anos 80 a tecnologia evoluiu (e barateou!) e os cartuchos começaram a ter 1, 2, 4 mega. No fim do ciclo do NES, alguns títulos tiveram 6, 8 mega.... Sem contar os jogos criados por piratas na década de 90 e 2000. O Harvest Moon de NES (criado na China) tem 16 mega por exemplo.

Se ainda produzissem jogos de NES nos dias de hoje, certamente eles teriam vídeos na introdução, vozes, músicas digitalizadas e o escambau (como muitos homebrews já provaram ser possível) sem sacrificar a qualidade do jogo em si.

Enfim, durante o ciclo de vida do Nintendinho a evolução da qualidade dos jogos já surpreendia. Hoje ele poderia ir ainda além. Capacidade o aparelho tem, é só questão de providenciar espaço para armazenar os dados.

Curiosamente, o SNES nesse ponto era mais limitado que o NES: Enquanto o 8-bits não tem limite para o tamanho dos jogos, o Super NES só podia receber jogos com até 48 Mbits. Isso só foi superado recentemente com a criação do chip MSU-1, que deixa o SNES armazenar jogos com até 4 Gb e permite doideiras como a conversão de jogos em FMV:

[YOUTUBE]4u8plQkpdk0[/YOUTUBE]


burn1004;8967771 disse:
interessante
estou mais curioso para saber como vc fez pra rodar no console O.o

Os jogos foram colocados em um Powerpak e testados em um Phantom System. Abraços pro Ninja do NES Archive por ter se disposto a testar os jogos. Há fotos dos testes dele em http://www.nesarchive.net/forum/index.php?topic=24346.0
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
Mac hermanito, ele fala de um Powerpack. Esse cartucho é 'fabricável'??? Existe onde se pode comprar um treco desses? E qual o preço?

(nãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgado......)
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Excelente, Macbee!

Imagino o quanto poderia melhorar a ótima abertura do Battletoads do Nintendinho (que inexplicavelmente retiraram da versão mega. Vergonha total.).

As figuras trocadas ficaram bem mais agradáveis. Essa sua técnica serviria para trocar sprites e cenários dos jogos, ou isso extrapolaria os limites do console?

doraemondigimon disse:
Cara, como sempre, vc consegue fazer coisas que eu admiro demais! (até hoje, não me esqueço dos 'finais tristes e melancólicos' da Turma da Mônica....) E essas telas ficaram impressionantes.
Finais Turma da Mônica? Do que se trata? Dividam aí com a galera, por favor. :D
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
edineilopes;8970533 disse:
Excelente, Macbee!

Finais Turma da Mônica? Do que se trata? Dividam aí com a galera, por favor. :D

Vc pediu.... [coolface]

[youtube]wJoN9iiRxzU&feature=colike[/youtube]

E, só pra terminar o caso com chave de ouro....

[youtube]tpmQCCfLY7g&feature=colike[/youtube]

...Lembrando que isso é COMPLETAMENTE offtopic!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Caramba. Muito bom! Me surpreendeu. Parabéns!!! :king

Sabiam que o SBT dá um cascalho para vídeos que enviam pro site? Acho que o Sílvio ia gostar bastante (Quanto mais ele gosta, mais dinheiro paga).
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
doraemondigimon;8969127 disse:
Mac hermanito, ele fala de um Powerpack. Esse cartucho é 'fabricável'??? Existe onde se pode comprar um treco desses? E qual o preço?

(nãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgadonãodeixasersalgado......)

O site oficial do Powerpak (de NES e Super NES) é o RetroUSB.
O link exato é http://www.retrousb.com/index.php?cPath=24&osCsid=7fabbab0cda51b4cb37ce5ec7077facb

E são produtos caros, sim. Mas eu acho que vale muito a pena.
Se não estivesse desempregado, já tinha comprado um pra mim!

Bayou Billy 5;8969197 disse:
Isso é um jogo de super Nintendo ? O.O

Sim, usando um chip novo criado recentemente.

edineilopes;8970533 disse:
Excelente, Macbee!

Imagino o quanto poderia melhorar a ótima abertura do Battletoads do Nintendinho (que inexplicavelmente retiraram da versão mega. Vergonha total.).

As figuras trocadas ficaram bem mais agradáveis. Essa sua técnica serviria para trocar sprites e cenários dos jogos, ou isso extrapolaria os limites do console?

Obrigado!
Depois eu posso tentar adaptar algumas telas do Battletoads de fliperama pro NES, pra gente ter uma idéia de como poderia ficar.

E essa técnica pode trocar qualquer gráfico do jogo, sim.
Na verdade, esses gráficos novos nem estão extrapolando os limites do NES. O que acontece é que antigamente os gráficos eram desenhados na mão, scanners não eram um negócio tão comum, os programas gráficos não faziam metade do que fazem hoje, etc, etc.
Enfim, estamos em um contexto privilegiado, em que é possível editar imagens de forma muito fácil e com qualidade, algo que não era assim tão simples há 25 anos.

edineilopes;8971832 disse:
Caramba. Muito bom! Me surpreendeu. Parabéns!!! :king

Sabiam que o SBT dá um cascalho para vídeos que enviam pro site? Acho que o Sílvio ia gostar bastante (Quanto mais ele gosta, mais dinheiro paga).

Hehe, uma hora eu tento enviar esse vídeo pro Sílvio! =D
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Macbee;8972194 disse:
O que acontece é que antigamente os gráficos eram desenhados na mão, scanners não eram um negócio tão comum, os programas gráficos não faziam metade do que fazem hoje, etc, etc.
Vi um hack de Nes num site e lembrei deste tópico, já que você é o autor. :D

Me chama a atenção nas imagens do primeiro post que você usou cores bem mais bonitas que as originais. Isso me incomodava nos jogos de Nes, programadores usavam cores muito primárias (No Master também, de certo modo). Achava que era limitação do hardware.

Então, com as técnicas de hoje, usaria cores mais suaves nestas figura?
x5bnes5dp20monicap2009p.png
nes20monica200920by20ma.png


Macbee;8972194 disse:
Hehe, uma hora eu tento enviar esse vídeo pro Sílvio! =D
Já faz um tempinho, mas não tinha comentado. Repassei estes vídeos para os amigos, todos gostaram muito! É um campo que poderia explorar, com seu talento.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
edineilopes;9055259 disse:
Vi um hack de Nes num site e lembrei deste tópico, já que você é o autor. :D

Me chama a atenção nas imagens do primeiro post que você usou cores bem mais bonitas que as originais. Isso me incomodava nos jogos de Nes, programadores usavam cores muito primárias (No Master também, de certo modo). Achava que era limitação do hardware.

Então, com as técnicas de hoje, usaria cores mais suaves nestas figura?
x5bnes5dp20monicap2009p.png
nes20monica200920by20ma.png

O problema, quando se faz um hack, é que você é meio escravo de uma série de escolhas técnicas feitas pelos autores do jogo original. Elas até poderiam ser burladas com programação, mas eu não entendo nada dessa parte.
Se eu tivesse criado esse Cloud Master / Mônica do zero, certamente eu teria tentado otimizar bem mais as imagens.

edineilopes;9055259 disse:
Já faz um tempinho, mas não tinha comentado. Repassei estes vídeos para os amigos, todos gostaram muito! É um campo que poderia explorar, com seu talento.

Muito obrigado! =D
Eu estava produzindo muito nessa época (2008, 2009), mas logo depois o YouTube começou a criar caso com minha conta e aí perdi toda a vontade de seguir fazendo vídeos.
 

flootter

Supra-sumo
Mensagens
2.081
Reações
189
Pontos
169
É tá de parabens. Com seu potencial creio que poderia estar bem empregado, claro correndo atras.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Parabéns pelo trabalho, novamente.

Fico ansioso para ver um dia a qualidade dessas figuras de título (Vi lá Tico e Teco e Tiny Toon) dentro da parte ingame. Seria fabuloso ver até onde vão esses poderes ocultos do Nintendinho.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Snow Villiers;9135526 disse:
Muito bom cara.
WnextLevel;9136622 disse:
Vc é fera mesmo!!! Parabéns! Ótimo tópico!!!! :rox

Muito obrigado =D

flootter;9135873 disse:
É tá de parabens. Com seu potencial creio que poderia estar bem empregado, claro correndo atras.

Obrigado mas infelizmente a realidade é bem diferente.
Todos os estúdios de jogos e desenhos animados da cidade onde moro (Porto Alegre) já receberam meu currículo inúmeras vezes - e ninguém dá bola pra ele.
Minha sorte é que arrumo alguns freelances pra pagar as contas e comprar meus miojos - mas emprego que é bom, não consigo há mais de 4 anos.

edineilopes;9139369 disse:
Parabéns pelo trabalho, novamente.
Fico ansioso para ver um dia a qualidade dessas figuras de título (Vi lá Tico e Teco e Tiny Toon) dentro da parte ingame. Seria fabuloso ver até onde vão esses poderes ocultos do Nintendinho.

Eu também fico... Espero um dia conseguir aprender a programar (ou achar alguém que programe) para fazer um jogo inteiro com esses gráficos.

E, por sinal, o blog foi atualizado: http://mcbremakes.blogspot.com/ ;D
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Macbee;9140803 disse:
Obrigado mas infelizmente a realidade é bem diferente.
Todos os estúdios de jogos e desenhos animados da cidade onde moro (Porto Alegre) já receberam meu currículo inúmeras vezes - e ninguém dá bola pra ele.
Minha sorte é que arrumo alguns freelances pra pagar as contas e comprar meus miojos - mas emprego que é bom, não consigo há mais de 4 anos.
Deve ter alguma coisa muito errada no seu currículo, que não está te vendendo como o talentoso profissional que vemos que é. Também amigos e colegas da área que possam te indicar nas empresas em que trabalham.

Depois desse tempo sem emprego formal, pensaria em estudar para concurso. Pelo menos não exige Q.I. (Quem Indica).:kongpositivo:
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
edineilopes;9150222 disse:
Deve ter alguma coisa muito errada no seu currículo, que não está te vendendo como o talentoso profissional que vemos que é. Também amigos e colegas da área que possam te indicar nas empresas em que trabalham.

Depois desse tempo sem emprego formal, pensaria em estudar para concurso. Pelo menos não exige Q.I. (Quem Indica).:kongpositivo:

Obrigado, Edinei =)
Você tem razão. Eu me viro hoje como posso (principalmente vendendo todos os meus brinquedos e revistas de infância no Mercado Livre) mas devia aceitar o "conselho universal de mãe" e fazer um concurso mesmo.
Enquanto não passo, sigo investindo na criação de meu jogo independente (que ainda mal divulguei, só fiz um breve comentário aqui ) e dos meus desenhos animados.

E, voltando ao tópico, atualizei o blog com minhas versões de Batman e Rockman do NES: http://mcbremakes.blogspot.com/

011.jpg
012.jpg


009.jpg
010.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Ficou muito legal. Em casa vou baixar para ver.

Que coisa hein? Nem parece que a paleta de cores do Nintendinho daria conta.

É possível fazer coisas parecidas no Master (trocar sprites)? Imagino que não existam muitas ferramentas voltadas a ele (por falta de interesse da comunidade mesmo, já que não teve nem uma boa fração da popularidade do Nintendinho).
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
edineilopes;9151268 disse:
Ficou muito legal. Em casa vou baixar para ver.

Que coisa hein? Nem parece que a paleta de cores do Nintendinho daria conta.

É possível fazer coisas parecidas no Master (trocar sprites)? Imagino que não existam muitas ferramentas voltadas a ele (por falta de interesse da comunidade mesmo, já que não teve nem uma boa fração da popularidade do Nintendinho).

Obrigado!

Eu não teria conhecimento, mas me parece perfeitamente possível fazer negócios similares no Master, sim. Até seria algo muito sensacional, já que o Master (em relação às cores) é bem superior ao Nintendo.

Eu também tinha curiosidade de poder fazer coisas parecidas com Mega e SNES. Mas, por enquanto, sigo brincanco com o NES - até porque é meu console favorito mesmo. :)
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
!!RISE FROM YOUR GRAVE!!

Estou revivendo esse tópico para mostrar a primeira atualização de meu blog em quatro meses: Meu remake da tela-título de "The Simpsons - Bart vs. The Space Mutants".
Espero que gostem =D

013.jpg
014.jpg


Link para download da ROM: http://mcbremakes.blogspot.com.br/
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Blog atualizado com diversos remakes (todas as ROMs podem ser baixadas lá, para vocês testarem elas em emuladores de NES ou no próprio console, com um Powerpak).
Seguem comparações entre as telas originais e minhas releituras (abaixo):

PREDATOR:
023.jpg

024.jpg


SUPERMAN:
025.jpg

026.jpg


GHOSTBUSTERS 2:
021.jpg

022.jpg


BAD DUDES:
019.jpg

020.jpg


REMAKES DE JOGOS DE SUPER NES -

BART'S NIGHTMARE:
017.jpg

018.jpg


BEAVIS & BUTTHEAD:
015.jpg

016.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Sensacional, Macbee.

Se não visse os resultados no emulador, pensaria que era impossível.
Essa tela do predador ficou parecendo Master System.
Lembrei na hora do Golden Axe.

49575-golden-axe-sega-master-system-screenshot-title-screens.gif


Aproveitando, por que a imagem fica tremendo?
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Sensacional, Macbee.

Se não visse os resultados no emulador, pensaria que era impossível.
Essa tela do predador ficou parecendo Master System.
Lembrei na hora do Golden Axe.

Aproveitando, por que a imagem fica tremendo?

Obrigado! =D
Eu optei por deixar as imagens entrelaçadas (tremendo) pra criar uma ilusão de que elas têm mais qualidade.
São duas imagens bem parecidas mas uma compensa os erros da outra. E, alternando tão rapidamente, é como se a gente visse a mistura delas, com menos falhas.

Imagino que seja um recurso que desagrade muita gente, mas acho que o resultado final fica bem superior usando o entrelaçamento.

Eu cheguei a fazer uns testes com essa tela do Golden Axe em março. Não é a versão final nem de longe, mas dá pra ver que uma versão NES poderia ficar bem parecida com a do Master (e sem tremeliques): http://www.mediafire.com/?xyz9vz9j6n22lcv
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Mais algumas atualizações:

1) Zombies ate my neighbors (demake da versão SNES): http://www.mediafire.com/?g9zib0en1aqj3av
034.jpg


2) Ristar (Demake de Mega Drive): http://www.mediafire.com/?3myob1p2f8l7p3w
035.jpg


3) Street Fighter 2 (Demake de SNES): http://www.mediafire.com/?y8o6oym2zeppios
036.jpg


4) Super Ghouls'N Ghosts (Demake de SNES): http://www.mediafire.com/?hdfhsecx0y35y2d
037.png


5) Batman Returns (Demake de SNES): http://www.mediafire.com/?4yy7xgydth07rnz
038.jpg


6) Megaman 9 (port de PS3/X360/Wii): http://www.mediafire.com/?5ciffcle810u7ah
039.png


7) 1966 Batman (tela original, não foi refeita a partir de jogo existente): http://www.mediafire.com/download.php?469ratb5z5dx3gs
040.jpg


8) Tartarugas Ninja (Remake de NES): http://www.mediafire.com/?s9zprc46u51etz4
Original (acima) e remake (abaixo):
041.jpg

042.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Que coisa, não? Fica tão bonito e colorido, que parecem mais telas de Master System que de Nintendinho.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Topo Fundo