O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fox 2011 1.6 falhando na primeira partida do dia

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Boa tarde a todos!



Comprei um Fox com 100mil km rodados a 1 mês atrás, e o carro apresenta estar em ótimo estado e anda bem. Recentemente precisei trocar o catalisador dele e a bobina de ignição, pois tinha acendido a luz de injeção e acusado problema no scanner. O carro está rodando bem, estou andando praticamente todo dia com ele e tem bastante força, porém desde quando peguei ele notei o seguinte problema: Sempre na primeira partida do dia ele não da, somente na terceira, mas depois de ligar o carro pela primeira vez no dia ele não da mais essa falha. Na primeira partida, eu só giro a chave e seguro por 1 segundo, porque sinto que o carro não vai ligar. Tanto é que recentemente eu resolvi segurar mais de 1 segundo a partida e o carro não ligou e fez um som la na frente como se algo muito quente tivesse encostado na água fria (lembra um pouco o som do nitro). Não chega ser um som muito alto mas é bem perceptível. Quando isso ocorreu, levantei o capô e vi saindo uma fumaça (não chegou a ser forte) e vinha meio que atrás do motor (não onde fica as velas, as velas ficam na frente).

Então basicamente todo dia pra ligar eu giro a chave e seguro por 1 segundo e depois tiro (faço isso duas vezes, na segunda o carro já mostra quase querer pegar), já na terceira sinto que ele vai conseguir pegar normalmente e seguro a chave e ele liga normal.

A 1 semana atrás cheguei a trocar o óleo também, coloquei o da Shell hell helix ultra professional, e não notei nenhuma diferença na hora de ligar o carro.

Possuo um scanner (Creader 3008) caso ajude de alguma forma
 
Ultima Edição:

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.997
Reações
8.765
Pontos
353
Desliga a bateria e deixa a noite toda com ela off, deixe o interruptor das lanternas ligados enquanto isso.

Não troque de combustível antes.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
quase todo ea111 tem problema no motor de arranque original, mas o comum nestes casos é dificuldade de dar partida quando esta quente...
mas se o seu ainda é original.... pode ter alguma relação.
 

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Obrigado pelas respostas!

Tenho um pouco de medo de mexer na bateria, mas vou tentar fazer isso com segurança.. desligar o carro e esperar pelo menos 1 hora e remover o cabo negativo e amanhã conecto novamente. E em relação ao motor de partida, chuto que pode ser isso mesmo. Vou fazer o teste da bateria e se não tiver diferença, vou levar em um mecânico mesmo pra ver isso melhor
 

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Ontem desconectei a bateria e de manhã conectei novamente, e não é que a partida foi de primeira e normal ?

Passei o dia pesquisando sobre esse problema e vi vídeos de carros com o mesmo modelo e com quase o mesmo problema, a diferença é que no caso deles o problema era na partida quente como o Rodrigo comentou, e nesse caso vi pessoas recomendando trocar o motor de partida de 9 dentes por um de 11 dentes. Fiz um teste hoje de aterramento com o multimetro e a diferença dava 10mv com o carro desligado no neutro e 15 no positivo, e ligado dava 20 no neutro e 25 no positivo, então pelo jeito é alguma fuga de corrente no carro. Vou tentar fazer alguns testes pelo fusível pra ver se descubro algo.

Obrigado pelas sugestões!
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.997
Reações
8.765
Pontos
353
Obrigado pelas respostas!

Tenho um pouco de medo de mexer na bateria, mas vou tentar fazer isso com segurança.. desligar o carro e esperar pelo menos 1 hora e remover o cabo negativo e amanhã conecto novamente. E em relação ao motor de partida, chuto que pode ser isso mesmo. Vou fazer o teste da bateria e se não tiver diferença, vou levar em um mecânico mesmo pra ver isso melhor
Ontem desconectei a bateria e de manhã conectei novamente, e não é que a partida foi de primeira e normal ?

Passei o dia pesquisando sobre esse problema e vi vídeos de carros com o mesmo modelo e com quase o mesmo problema, a diferença é que no caso deles o problema era na partida quente como o Rodrigo comentou, e nesse caso vi pessoas recomendando trocar o motor de partida de 9 dentes por um de 11 dentes. Fiz um teste hoje de aterramento com o multimetro e a diferença dava 10mv com o carro desligado no neutro e 15 no positivo, e ligado dava 20 no neutro e 25 no positivo, então pelo jeito é alguma fuga de corrente no carro. Vou tentar fazer alguns testes pelo fusível pra ver se descubro algo.

Obrigado pelas sugestões!

Se ele está pegando de primeira não há por que mexer. Se voltar a dar problema você pensa em fazer essa alteração.

Recomendo também encher o tanque de arranque a frio com V-Power ou Podium.
 


Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Se ele está pegando de primeira não há por que mexer. Se voltar a dar problema você pensa em fazer essa alteração.

Recomendo também encher o tanque de arranque a frio com V-Power ou Podium.

Ele pegou de primeira depois que eu desconectei a bateria de noite e liguei de manhã. Então o que da a entender é que quando o carro desliga, tem algo consumindo a energia dele de noite. Então precisava descobrir se realmente alguma coisa consome a energia do carro.

Você recomenda encher o tanque de arranque a frio mesmo usando gasolina ? Vou fazer esse teste também

Hoje fiz um teste pra ver quanto de corrente elétrica é consumida pela energia quando o carro tá desligado, e deu 15mA, parece um consumo muito bom quando o carro está desligado para uma bateria de 60A. Porque pelo que vi, para bateria de 60A o aceitável é até 60mA

Achei isso bem esquisito porque parece que tá tudo normal.. quero ver como vai ser amanhã.

Um detalhe que notei quando removi a bateria ontem e liguei ela hoje de manhã, é que o botão "AC" do ar condicionado estava ligado, mas o estranho é que a chave seletora de velocidade estava no 0, então não tem como o ar condicionado estar ligado assim. Então pressionei o botão "AC" para desligar de manhã e liguei o carro normal. Talvez era isso que estava acontecendo, o ar condicionado de alguma forma estava ligado durante a noite, mas não tenho certeza disso pois ontem eu não fiz o teste de corrente elétrica pra saber quanto de energia o carro tava consumindo.

Então amanhã vai ser bem interessante ver como o carro vai se sair, espero que dessa vez tenha resolvido.. Também farei o teste amanhã da tensão da bateria, hoje deu 12,6 e ontem antes de desligar também, então amanhã quero ver se a tensão vai cair também.

Obrigado novamente pela resposta!
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.997
Reações
8.765
Pontos
353
Ele pegou de primeira depois que eu desconectei a bateria de noite e liguei de manhã. Então o que da a entender é que quando o carro desliga, tem algo consumindo a energia dele de noite. Então precisava descobrir se realmente alguma coisa consome a energia do carro.

Você recomenda encher o tanque de arranque a frio mesmo usando gasolina ? Vou fazer esse teste também

Hoje fiz um teste pra ver quanto de corrente elétrica é consumida pela energia quando o carro tá desligado, e deu 15mA, parece um consumo muito bom quando o carro está desligado para uma bateria de 60A. Porque pelo que vi, para bateria de 60A o aceitável é até 60mA

Achei isso bem esquisito porque parece que tá tudo normal.. quero ver como vai ser amanhã.

Um detalhe que notei quando removi a bateria ontem e liguei ela hoje de manhã, é que o botão "AC" do ar condicionado estava ligado, mas o estranho é que a chave seletora de velocidade estava no 0, então não tem como o ar condicionado estar ligado assim. Então pressionei o botão "AC" para desligar de manhã e liguei o carro normal. Talvez era isso que estava acontecendo, o ar condicionado de alguma forma estava ligado durante a noite, mas não tenho certeza disso pois ontem eu não fiz o teste de corrente elétrica pra saber quanto de energia o carro tava consumindo.

Então amanhã vai ser bem interessante ver como o carro vai se sair, espero que dessa vez tenha resolvido.. Também farei o teste amanhã da tensão da bateria, hoje deu 12,6 e ontem antes de desligar também, então amanhã quero ver se a tensão vai cair também.

Obrigado novamente pela resposta!

Que bom ter dado certo.

Provavelmente a injeção ficou desregulada com a manutenção, e com o "hard reset" voltou a funcionar normal.

O tanque de arranque é utilizado mesmo com gasolina (até porque nossa gasolina tem muito álcool), complete ele com V-Power ou Podium conforme disse (se puder desmontar e jogar a gasolina antiga toda fora melhor ainda).

Aguardamos seu retorno. :kjoinha
 

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Que bom ter dado certo.

Provavelmente a injeção ficou desregulada com a manutenção, e com o "hard reset" voltou a funcionar normal.

O tanque de arranque é utilizado mesmo com gasolina (até porque nossa gasolina tem muito álcool), complete ele com V-Power ou Podium conforme disse (se puder desmontar e jogar a gasolina antiga toda fora melhor ainda).

Aguardamos seu retorno. :kjoinha

Obrigado pela resposta!

Nessa semana farei o teste com gasolina no tanque de arranque e posto aqui

Hoje fui ligar o carro e antes medi uma tensão na bateria de 12,54, com a meia chave caia pra 12,34. Na primeira partida não foi, e tensão da bateria caiu pra uns 12,12 na meia chave e uns 12.22 tirando da chave mas foi subindo aos poucos pra uns 12,35. Na segunda tentativa foi normal e a tensão caiu pra uns 11,40.

Pensei em puxar um cabo da bateria direto para o motor de arranque, talvez isso resolva né? e a bateria parece estar boa apesar dos resultados né?

Essa semana farei o teste com gasolina no tanque de arranque pra ver o que dá. E vou tentar medir a tensão recebida no motor de arranque pela bateria, talvez isso ajude, mas ainda fiquei com uma leve sensação que a bateria tá chegando no próximo a sua vida útil, espero que esteja enganado..
 

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Um novo problema apareceu..

Antes de ontem dirigindo o carro por uns 15 minutos, precisei parar e desligar pra pedir informação e logo em seguida liguei novamente e continuei andando (até aqui sem problema nenhum). Depois de 5 minutos parei novamente e desliguei o carro, e dessa vez o carro não queria dar partida, estava com a partida pesada e só quis na terceira. Depois disso não deu mais o mesmo problema no dia.

E hoje minha mãe com o carro depois de dirigir 5 minutos, na hora de estacionar o carro na vaga ela disse que o carro deu um apagão, e logo em seguida quando ela tentou dar a partida de novo o carro não deu sinal nenhum de nada. O painel não ligou, não fez som da bomba de combustível, simplesmente como se o carro não tivesse bateria. Na segunda vez ela ligou o carro sem problema algum. Quando ela chegou em casa eu dei uma volta com o carro sem problema nenhum, e a partida foi de primeira mas foi pesada.

Isso aconteceu só agora depois de 1 mês e meio com o veículo, e depois de uns 20 dias de ter trocado a bomba de ignição. Minha dúvida é, será que não pode ter sido porque eu desliguei a bateria do carro a uns 5 dias atrás? Curioso é que depois que desliguei a bateria, é que as vezes o carro da partida de primeira de manhã. Quando eu removi a bateria desliguei com muito cuidado, esperei o carro ficar desligado por 1 hora e antes de desligar medi a corrente da bateria que na hora deu só uns 15ma.

Pesquisando vi falarem da bomba de ignição, bomba de combustível e a bateria. A bateria eu vou testar daqui uns dias com um equipamento com um colega, mas acho que ela ainda tá de boa porque quando o carro da partida normal a tensão cai só pra uns 10~11. E sobre a bomba de ignição já não sei, mas quando do meia chave escuto o som normalmente, desde a primeira vez que peguei o carro.

Alguém já teve algo assim depois de desconectar a bateria? será que pode ter sido isso?
 

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Bateria moura de 60A, o antigo dono disse que 1 ano

Algo que esqueci de comentar é que essa bobina que foi trocada ela era de reposição, então não sei se ela tá 100%

Próxima semana vou usar um testador de bateria e ver o que ele mostra, mas já passei o scanner e não deu nada

@Edit

Outro detalhe vendo hoje quando fui colocar o carro de ré na garagem, conforme eu ia acelerando de ré (aqui tem uma leve subida então aqui exigiu um pouco do carro na hora de subir), é que o som da aceleração começou a mudar conforme acelerava. Começou a aparecer um som de "sopro" logo no começo da aceleração, até gravei pra ficar um pouco mais nítido

 
Ultima Edição:

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Bateria moura de 60A, o antigo dono disse que 1 ano

Algo que esqueci de comentar é que essa bobina que foi trocada ela era de reposição, então não sei se ela tá 100%

Próxima semana vou usar um testador de bateria e ver o que ele mostra, mas já passei o scanner e não deu nada

@Edit

Outro detalhe vendo hoje quando fui colocar o carro de ré na garagem, conforme eu ia acelerando de ré (aqui tem uma leve subida então aqui exigiu um pouco do carro na hora de subir), é que o som da aceleração começou a mudar conforme acelerava. Começou a aparecer um som de "sopro" logo no começo da aceleração, até gravei pra ficar um pouco mais nítido


esse problema é o que falei dias atras

classico de todo ea111, motor partida, tem que trocar, é um 600 conto um novo com o problema corrigido.

tive fox e polo com esse mesmo motor e mesmo problema.

achei um video aleatório (dos milhões que tem no youtube sobre esse problema)

 

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Obrigado pela resposta @RodrigoANBR !

Comprei esse motor da valeo de 11 dentes semana passada e ele chegou ontem, vou trocar no sábado e fazer o teste (aproveito e gravo um vídeo com o teste do antes e depois). Acho que esse de 9 exige muito mais da bateria também, o carro quando esquenta ta tendo esse problema agora (antes eu não percebia isso). Mas pelo menos no frio de manhã, ele tá indo as vezes de primeira ou na segunda, antes era na terceira (isso depois de ter desligado a bateria de noite e ligado de manhã).

Aproveitei e comprei um aparelho pra manter a memória do carro na hora de trocar o motor de arranque (esse aqui: https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=001086a1-882e-4f8e-9748-b87fff10caec)

Vou aproveitar e trocar vela e o cabo também e usar um testador na bateria. Ainda não consegui pegar o testador de bateria, mas quando chegar vou dar uma olhada.

Obrigadão pela ajuda!
 

Anexos

  • 20230622_124725.jpg
    20230622_124725.jpg
    124,9 KB · Visualizações: 5
Ultima Edição:

Superaks

Novato
Mensagens
17
Reações
12
Pontos
13
Troquei ontem com meu irmão o motor de arranque de 9 pelo de 11 dentes e agora ficou show!! Agradeço muito pela ajuda! Agora o carro parece outro :kjoinha

Ia gravar como tava a partida com o de 9 dentes de manhã, mas minha mãe já tinha ligado o carro e saído, e como voltou tarde e o carro já ligava normal, não deu pra gravar como ele ligava, então vou postar um vídeo que achei do mesmo carro e mesmo ano e com exatamente o mesmo problema. Meu carro ligava exatamente como o dele de manhã ou quando o motor esquentava muito:

Como ligava:



Agora:


Bom que deu pra trocar o motor de arranque sem resetar a memória do carro usando esse aparelho: https://ae01.alicdn.com/kf/S4a810b2...substituir-ferramenta-detec.jpg_Q90.jpg_.webp

Valeu pela ajuda!!
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.997
Reações
8.765
Pontos
353
Troquei ontem com meu irmão o motor de arranque de 9 pelo de 11 dentes e agora ficou show!! Agradeço muito pela ajuda! Agora o carro parece outro :kjoinha

Ia gravar como tava a partida com o de 9 dentes de manhã, mas minha mãe já tinha ligado o carro e saído, e como voltou tarde e o carro já ligava normal, não deu pra gravar como ele ligava, então vou postar um vídeo que achei do mesmo carro e mesmo ano e com exatamente o mesmo problema. Meu carro ligava exatamente como o dele de manhã ou quando o motor esquentava muito:

Como ligava:



Agora:


Bom que deu pra trocar o motor de arranque sem resetar a memória do carro usando esse aparelho: https://ae01.alicdn.com/kf/S4a810b2...substituir-ferramenta-detec.jpg_Q90.jpg_.webp

Valeu pela ajuda!!


Show. Agora tá zero! :kjoinha
 
Topo Fundo