O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Fushigi no Dungeon: Fuurai no Shiren 2 [Nintendo 64]

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Chunsoft é uma desenvolvedora pouco conhecida no ocidente, infelizmente a maioria dos seus projetos são exclusivos das terras nipônicas. Ela foi fundada em 1984 por Koichi Nakamura, um criador de jogos da Enix, e se tornou uma softhouse dedicada a RPGs.

Seu nome deriva de Chun, o primeiro personagem da companhia Enix do jogo Door Door, complementado por Soft, de softhouse.

Entre os projetos de maior da Chunsoft sucesso temos Torneko e Fushigi no Dungeon. Torneko é um spinoff com elementos de Dragon Quest e Fushigi no Dungeon.

Fushigi no Dungeon, ou Mystery Dungeon como é nomeado no ocidente, é um RPG antiquado, gênero tido como Roguelike. Roguelike é um sub-gênero dos RPGs caracterizado pela sua aleatoriedade e repetitividade, com morte permanente, e movimentação livre mas em turnos como os jogos de estratégia.

De todos os Fushigi no Dungeon apenas aqueles com o subtítulo Shiren the Wanderer possuem os personagens originais, todos os outros contêm protagonistas de outras séries. Torneko no Daibōken: Fushigi no Dungeon por exemplo é o primeiro da série, mas o protagonista é o vendedor de Dragon Quest IV, e não o andarilho Shiren.

Mystery Dungeon é notável por ser um dos poucos RPG do estilo disponíveis para consoles, além de ter influenciado outros a surgir no mercado. Um mais famoso que ele é Chocobo's Dungeon da Square.


HISTÓRIA
Shiren é o personagem principal, um andarilho benfeitor disposto a resolver mistérios com seu companheiro Koppa, uma espécie de fuinha falante. Durante a jornada ele encontra outros membros ou trabalhos, aumentando o tempo e a experiência do jogo através do Japão antigo, no período dos samurais.

GAMEPLAY
Como dito anteriormente o estilo é o Roguelike, após entrar numa Dungeon só é possível sair em pontos especificos que geralmente estão escondidos, ou usando itens de teletransporte.
As batalhas podem ser evitadas, elas normalmente não ocorrem a todo momento, a não ser que leve o azar de cair justamente numa Monster House, um bloco do labirinto infestado de monstros, armadilhas e itens que acabam nem sempre compensado o esforço.
A cada passo bem sucedido a equipe recupera 1hp, mas apesar dessa vantagem o desafio não se torna mais fácil.
Andar e golpear resultam um turno, é possível aumentar as possibilidades equipando duas armas abdicando o escudo o resulta em causar e receber mais danos. Também existem itens que podem ser lançados a longa distância causando danos ou influênciando o status dos inimigos.
O conceito da morte permanente é que causa mais angústia entre os jogadores, isso significa que todos os itens e dinheiro não salvos nos bancos e lojas das cidades são perdidos após morrer nas dungeons, tornando todo o percurso inútil e frustrante.

Converse com todos mesmo em japonês, para obter itens e abrir novas quests

GRÁFICOS
Tão simples quanto o gameplay mas bem consistentes e coloridos, o que torna esse aspecto agradável por mais repetitivo e sem detalhes que ele seja. Conciliam muito bem com o tempo que representam, dando um toque especial ao enredo.

SONORIDADE
O ponto mais forte da franquia, as composições são unilaterais, totalmente voltadas ao aspecto medieval, caminhando coerentemente e divertindo a trajetória da Shiren.

CONCLUSÃO
Fushigi no Dungeon: Fuurai no Shiren 2 é um dos poucos RPGs lançados para o Nintendo 64, e foi lançada apenas no Japão em setembro de 2000, como só pude jogar um pouco da versão para 64 não pude me ater especificamente a ela, mas pelo que pesquisei espero ter dado uma idéia geral da franquia, que considerada antiquada não tem pretensões de se renovar, então se você gosta do estilo pode correr atrás de qualquer versão que seja.
Enquanto não consigo minha cópia para Nintendo 64 vou me deliciando com a recém lançada para o Wii. Boa jogatina.


Links úteis:
http://www.gamefaqs.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chunsoft
 

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.027
Pontos
1.109
Analise interessante Grose.

O N64 tem poucos RPGs, e quando se fala neste genero o pessoal logo se lembra dos Zelda Ocarina of Time e Majora s Mask.

O jogo parece ser bem interessante, mas pena que não tem versão em Ingles.

Depois passe no Retroindex e peça para incluir sua analise la.
 

John Kabira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.021
Reações
7.767
Pontos
1.229
Quase peguei este jogo pra dreamcast
Talvez eu arrisque, mesmo estando em japonês
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Esse jogo saiu no ocidente? Não tenho mais tanta garra pra fechar jogos em japonês.

FALOW
U
I
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Analise interessante Grose.

O N64 tem poucos RPGs, e quando se fala neste genero o pessoal logo se lembra dos Zelda Ocarina of Time e Majora s Mask.

O jogo parece ser bem interessante, mas pena que não tem versão em Ingles.

Depois passe no Retroindex e peça para incluir sua analise la.

Estou comprando e conhecendo mais sobre os games exclusivamente japoneses do Dreamcast e Nintendo 64, talvez ainda traga mais coisas para cá.

O Nintendo 64 tem pouquissímos RPGs, mas entre "poucos" e "nenhum" existe um pequena diferença. hiha

Beleza!

Quase peguei este jogo pra dreamcast
Talvez eu arrisque, mesmo estando em japonês
Eu já gravei e regravei meu Fushigi no Dungeon para o Dreamcast, mas esse é um dos poucos jogos que não roda nem com reza braba. Espero encontrar original por aí um dia desses.

Esse jogo saiu no ocidente? Não tenho mais tanta garra pra fechar jogos em japonês.

FALOW
U
I
Essa versão não, para o Nintendo 64 só japa.
 
Topo Fundo