O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Game Maker Studio 2

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
E ai? Blz? Alguém mexe com essa engine? Estou pensando em adquirir a licença dela, para tocar alguns projetinhos ai 2D. Um deles um Space Shooter com uma pegada bem arcade mesmo, outro um RPG, que ja estou escrevendo as ideias iniciais... porém tenho algumas duvidas sobre as licenças e o que eu posso ou não fazer com ela... a principio a ideia era usar a Godot (sim, simplesmente achei a engine fantástica, linda bonita e cheirosa), porém como não sou programador e o sistema dela de visual script achei confuso a lot, infelizmente não serviu para mim, que é basicamente eu e minha noiva envolvido nisso, dois designers, tentando se aventurar a criar um jogo do zero, testando algumas engines (por se tratar de jogos 2D, apesar de Unity e Unreal serem otimas e tb lidar com sprites, foram descartadas) prefiro optar por uma engine realmente 2D. Cheguei a ver a Construct (muito caro), Fusion e por fim essa GMS2 que foi a que eu mais me adaptei, ao menos já consegui fazer algumas mais básicas usando o DnD. A ideia é publicar o game na Steam depois de pronto, a licença Desktop (que é a q vende na Steam me permite isso)? Por enquanto não tenho interesse nas plataforma mobile... Se alguém puder me dar algumas dicas, indicar bons tutorias (os oficiais achei uma m****)... etc... qualquer coisa ou conselho q possa nos ajudar nessa empreitada, agradeço! Enquanto isso estamos preparando o GDD das paradas!
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Sem querer ser grosso, mas procurar no google era mais rapido que escrever esse tópico.
Nunca usei Game Maker e achei a resposta em 1 minuto:

Desktop -The Desktop licence lets you create games for Windows, macOS, and Ubuntu. This permits you to create games that can be shared and played by anyone on a home computer, as well as upload them to the many online stores like Steam or itch.io.

https://help.yoyogames.com/hc/en-us/articles/115002637011-Which-Licence-Is-Right-For-me-

Dei o sermãozinho porque se vc quer fazer um jogo tem que saber se virar. Não que a comunidade não vá te ajudar quando realmente precisar, mas se vc não consegue nem achar informações sobre licensa no google, imagina quando empacar com um problema mais complicado que não consegue resolver?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Eu comprei a versão desktop do GMS2 e tenho também outras versões mais antigas da HTML, mas eu não curti muito não, preferi me atear ainda na Unity.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Construct 1 é muito antiga, tentei rodar aqui a engine ate rodava, mas qnd tentava redimensionar alguma coisa, ou maximizava a janela ela bugava td... se a engine em si rodou bugada, imagina o jogo... @toad02 isso eu tinha visto tb, o q eu dizia era se ela fazia isso nativamente ou era necessário alguma coisa extra, pelo q eu tinha visto a Cosntruct para publicar na Steam, ao menos no que entendi era necessário um plugin lá, q custava 300 pratas... mas de qualquer forma valeu pela ajuda.
@Landstalker problema da Unity é o que eu disse la em cima, alias, nem chega ser um problema de fato e sim uma deficiência minha mesmo. Não sou programador. Se até com uma linguagem mais simples como a da Godot e ate mesmo os scripts da GMS2 ja me enrolo... imagina com C#. Programação não adianta, não é algo pra mim... ja tentei estudar isso centenas de vezes é uma coisa q simplesmente não entra na minha cabeça xD Fora o fato q a Unity não é ungine 2D... ate aonde eu sei 2D nela é "gambiarra" com sprites projetado num plano 3D... creio q isso possa nos dificultar um pouco...

O maior problema q estou vendo com a GMS2 é q ainda ainda existem pouco material a respeito e muitos tutoriais q tem no YT é akela coisa q vc faz pq ve o cara fazendo... ontem mesmo eu tava vendo um sistema de RPG usando a GML e era akela coisa, o cara digitava a la a linha de codigo e dava uma minima explicação pra q tava fazendo akilo... ja vi q é algo q vamos ter q fazer e mergulhar na documentação dela e torcer pra q o suporte oficial seja descente e a comunidade seja boa!
 
Ultima Edição:

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
Construct 1 é muito antiga, tentei rodar aqui a engine ate rodava, mas qnd tentava redimensionar alguma coisa, ou maximizava a janela ela bugava td... se a engine em si rodou bugada, imagina o jogo... @toad02 isso eu tinha visto tb, o q eu dizia era se ela fazia isso nativamente ou era necessário alguma coisa extra, pelo q eu tinha visto a Cosntruct para publicar na Steam, ao menos no que entendi era necessário um plugin lá, q custava 300 pratas... mas de qualquer forma valeu pela ajuda.
@Landstalker problema da Unity é o que eu disse la em cima, alias, nem chega ser um problema de fato e sim uma deficiência minha mesmo. Não sou programador. Se até com uma linguagem mais simples como a da Godot e ate mesmo os scripts da GMS2 ja me enrolo... imagina com C#. Programação não adianta, não é algo pra mim... ja tentei estudar isso centenas de vezes é uma coisa q simplesmente não entra na minha cabeça xD Fora o fato q a Unity não é ungine 2D... ate aonde eu sei 2D nela é "gambiarra" com sprites projetado num plano 3D... creio q isso possa nos dificultar um pouco...

O maior problema q estou vendo com a GMS2 é q ainda ainda existem pouco material a respeito e muitos tutoriais q tem no YT é akela coisa q vc faz pq ve o cara fazendo... ontem mesmo eu tava vendo um sistema de RPG usando a GML e era akela coisa, o cara digitava a la a linha de codigo e dava uma minima explicação pra q tava fazendo akilo... ja vi q é algo q vamos ter q fazer e mergulhar na documentação dela e torcer pra q o suporte oficial seja descente e a comunidade seja boa!

Entendi. Não ficou claro pela sua pergunta que essa era a dúvida.
Não faço idéia, mas meu palpite é que nao tem nada a ver.
Aqui na paste tem o danilo dias que ja publicou jogo do Game Maker no Steam e poderia tirar essa dúvida, mas ele aparece muito raramente.
 


Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Construct 1 é muito antiga, tentei rodar aqui a engine ate rodava, mas qnd tentava redimensionar alguma coisa, ou maximizava a janela ela bugava td... se a engine em si rodou bugada, imagina o jogo...
Nada a ver uma coisa com a outra. Os jogos rodam perfeitamente.
Testa o demo do Iconoclasts e me diz cadê os bugs.

isso eu tinha visto tb, o q eu dizia era se ela fazia isso nativamente ou era necessário alguma coisa extra, pelo q eu tinha visto a Cosntruct para publicar na Steam, ao menos no que entendi era necessário um plugin lá, q custava 300 pratas... mas de qualquer forma valeu pela ajuda.
Entendeu errado. Precisa de nada extra pra enviar um jogo feito em Construct pro Steam.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Construct 1 é muito antiga, tentei rodar aqui a engine ate rodava, mas qnd tentava redimensionar alguma coisa, ou maximizava a janela ela bugava td... se a engine em si rodou bugada, imagina o jogo... @toad02 isso eu tinha visto tb, o q eu dizia era se ela fazia isso nativamente ou era necessário alguma coisa extra, pelo q eu tinha visto a Cosntruct para publicar na Steam, ao menos no que entendi era necessário um plugin lá, q custava 300 pratas... mas de qualquer forma valeu pela ajuda.
@Landstalker problema da Unity é o que eu disse la em cima, alias, nem chega ser um problema de fato e sim uma deficiência minha mesmo. Não sou programador. Se até com uma linguagem mais simples como a da Godot e ate mesmo os scripts da GMS2 ja me enrolo... imagina com C#. Programação não adianta, não é algo pra mim... ja tentei estudar isso centenas de vezes é uma coisa q simplesmente não entra na minha cabeça xD Fora o fato q a Unity não é ungine 2D... ate aonde eu sei 2D nela é "gambiarra" com sprites projetado num plano 3D... creio q isso possa nos dificultar um pouco...

O maior problema q estou vendo com a GMS2 é q ainda ainda existem pouco material a respeito e muitos tutoriais q tem no YT é akela coisa q vc faz pq ve o cara fazendo... ontem mesmo eu tava vendo um sistema de RPG usando a GML e era akela coisa, o cara digitava a la a linha de codigo e dava uma minima explicação pra q tava fazendo akilo... ja vi q é algo q vamos ter q fazer e mergulhar na documentação dela e torcer pra q o suporte oficial seja descente e a comunidade seja boa!

Entendo o seu ponto de vista, mas, infelizmente ou não, estudar programação é que nem estudar matemática, ou se tem uma base sólida em assuntos primários dela, ou então quando for pegar algo mais avançado a pessoa nem vai saber por onde começar. E muitas vezes a pessoa já quer ir tentando fazer um jogo ou outra coisa complexa sem antes ter um conhecimento sólido sobre o assunto.

Agora, infelizmente, se a pessoa realmente deseja fazer um jogo, lhe restará poucas opções que saem do ciclo da programação, e todas as ferramentas que protelam "faça o seu jogo sem programar" são limitadas, não tem pra onde correr.

Sobre a GMS2: eu acho que não vale a pena à investida. As mudanças da primeira versão para a segunda não foram tão impactantes assim. Algumas demandas feitas pela comunidade eles sumariamente não atenderam, nem sequer deram explicação. Existem hoje engines free com uma evolução muito mais expressiva e significativa, vide a Godot.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
Sobre a Unity e 2D.

Sim, a parte 2D foi inserida como uma gambiarra. A Unity não tinha sido concebida como uma engine 2D, nem sequer ferramentas pra isso a empresa disponibilizava.

No entanto, a partir de 2014, a empresa de origem dinamarquesa entendeu que, com a força dos jogos indies quase todos sendo feitos em 2D, seria importante em dar um foco mais especial nisso, trazendo assim mudanças à engine nesse aspecto.

Antes, tratamento de física dos rigidbody eram todos feitos em 3D adaptados para 2D. Nem as classes correlatas em 2D existiam, era tudo completamente 3d.

Hoje a Unity tá mais friendly para quem quer programar um jogo inteiramente em 2D, apesar que desafios ainda serão expostos.

RECENTEMENTE, eles introduziram um sistema próprio de criação de mapas 2D, coisa que qualquer outra engine 2D já tinha há séculos

Eu mesmo, alguns anos atrás, tinha criado minha própria solução pra rodar mapas criados pela ferramenta Tiled Map Editor (http://www.mapeditor.org).
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Esse mapeditor achp ele super mimoso! Alias, parece q ele consegue tudo o q o editor de tiles do RPG Maker jamais conseguiu kkkk... enfim, tb gostei muito do esquema de tilesets da GSM2...

28696043_1573300276057212_1918604553_o.png


Obviamente esse mapa, assim como os dialogos, etc, são apenas para testes xD Vamos fazer todos os assets do zero... anyway, tentando se virar com os códigos aki xD
 
Topo Fundo