O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] - Jogos da Paradox - Hearts Of Iron IV - Crusader Kings II - Europa Universalis IV - Stellaris - Victoria II

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
[TÓÓÓÓÓPICO OFICIAL!]
139.jpg
GRANDES JOGOS DA PARADOX

ESTRATÉGIA PARA ESTRATEGISTAS!
"Red Alert e Age Of Empires a gente deixa pra molecada..." - Paradox Fan Club, 2018.
Sejam muito bem vindos(as) ao Tópico Oficial dessa humilde Comunidade da Master Race.

Aqui tratamos de todos os jogos de gran strategy de uma das desenvolvedoras que mais tem o respeito dos usuários (tirando essa porcaria de políticas de DLC que quebram a perna de qualquer um).

Os jogos da Paradox normalmente possuem uma curva de aprendizado gigantesca, demandando um certo estudo antes de botar as caras. Cada um deles representa um período histórico do planeta terra com foco em determinadas coisas, como a economia, guerra, simulador RPG medieval, império espacial, enfim...
Todos eles são do gênero 'gran strategy', basicamente você vê um mapa com um HUD gigantesco cheio de funções para controlar o seu game.

Dicas (aplicáveis a todos os games)

- Veja alguns gameplays antes de jogar;
- Busque tutoriais;
- Cada jogo é um novo jogo, não tenha medo de recomeçar, você vai repetir isso muitas e muitas vezes;
- Há quem afirme que tem mais de 2 mil horas de jogo e a cada partida nova se aprende mais um punhado a cada nova rodada;
- Sério, veja gameplays e alguns tutoriais, vai te ajudar muito;
- Não tenha medo de errar, você não deve jogar no modo Ironman nas primeiras horas de jogo, procure se acostumar um pouco antes de partir pro Iron Man, os saves são seus amigos;
- Não compre todas as DLCs de uma vez. Pelo menos uma vez a cada dois meses os jogos da Paradox entram em promoção. Vá comprando aos poucos, porque nem todas elas adicionam grandes recursos, dê uma pesquisada, alguns jogos possuem DLCs mais "essenciais" que as outras, mas nada que vá atrapalhar para quem está começando;

Nível de Complexidade Relativa
(do mais difíceis para os menos difíceis - todos são difíceis pacaralho):

- Victoria II
- Hearts Of Iron IV
- Crusader Kings II
- Europa Universalis
- Stellaris


Os jogos no Steam:











Aqui no tópico temos diversos usuários bastante experientes nos mais diversos jogos da Paradox.
Fiquem a vontade para comentar as suas jogadas, independente do jogo, comente suas estratégias, dê dicas, pergunte, discuta, debata, enfim. Tudo que temos em um Fórum.

Abraços pessoal!
 
Ultima Edição:

crei

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.651
Reações
2.484
Pontos
944
Jura que é mais fácil que o Crusader Kings II? Tenho o Hearts of Iron III e achei mais foda :obrigue
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.224
Reações
2.023
Pontos
964
Eu vejo alguns videos e tenho MUITA vontade em aprender a jogar Crusader Kings II e Europa Universalis, mas infelizmente é COISA PRA c***lho pra aprender e o pouco tempo que tenho pra jogar não me permite, mas a vontade esta sempre lá. Desse tipo de jogo, o unico que realmente tentei foi o HOI IV e dizem ser o mais "amigavel" desse genêro.
 

komplicado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.663
Reações
1.685
Pontos
604
Eu tenho vontade, mas tenho medo de ter q fazer pós graduação e mestrado pra jogar ele. eahuheauea
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Hoje joguei 10 horas disso. Já sei mais ou menos como industrializar rápido um país e acelerar a árvore tecnólogica, mas na hora da ação ainda sou uma negação. Sou derrotado até pelo Uruguai. Embora eu desconfie que se eu criar a bomba atômica, os EUA não irão intervir quando eu quiser atacar um vizinho.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Gastando dinheiro com outros jogos ao invés de jogar Xcom 2 WoTC. Nada a declarar...:facepalm
 


Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Agora sabendo melhor organizar minhas forças armadas, consegui conquistar o Uruguai usando somente 2 divisões de infantaria e 2 mecanizadas com tanques leves.

FcUjgl3.jpg


Mas por estar usando o fascismo como forma de governo para acelerar minha produção, logo depois de anexar o Uruguai houve uma guerra civil e perdi o norte da Argentina onde estava metade das minhas indústrias :kbeca
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Então pessoal,

Não tá tão difícil descobrir como jogar o HOIIV não. Tem muito gameplay pela internet. No máximo um mestradozinho resolve para dominar o game, rsrsrs.

Para aprender, acabei assistindo essa série de vídeos aqui:



Apesar do cara ser meio fraco, dando umas falhadas de vez em quando, ele ensina muita coisa básica. Vale a pena assistir caso queiram entrar no jogo. Dá para ter uma noção muito boa.


Gastando dinheiro com outros jogos ao invés de jogar Xcom 2 WoTC. Nada a declarar...:facepalm

Bill, que vergonha, virei a casaca...
Hahaha
O problema que a Paradox faz essa promoção anualmente e foi minha chance de completar a coleção, mesmo gastando quase duzentos pilas para isso... XCOM2 vou ter que deixar para o mês que vem :(


Agora sabendo melhor organizar minhas forças armadas, consegui conquistar o Uruguai usando somente 2 divisões de infantaria e 2 mecanizadas com tanques leves.

FcUjgl3.jpg


Mas por estar usando o fascismo como forma de governo para acelerar minha produção, logo depois de anexar o Uruguai houve uma guerra civil e perdi o norte da Argentina onde estava metade das minhas indústrias :kbeca

Poutis! Guerra civil? Não controlou seu povo direito? Rsrs.
O maior problema dessa forma de governo, que facilita as guerras, é que os Estados Unidos normalmente entram também contra você. E para parar essas crianças fica complicado. Vou começar uma partida com o Brasil essa semana, focar em industrialização e infraestrutura, tentar criar o maior exército possível e fazer uma bela blitzkrieg na América Latina. Se os EUA resolverem entrar, vou ter uma bela de uma bomba atômica preparada na fuça deles.

Queria só que o jogo começasse um pouco antes do ano inicial... Talvez deva existir algum mod para isso.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Eu aqui pensando que seria bom pegar o Chile para ter Steel para alimentar minhas divisões blindadas antes de invadir o Paraguai e o Brasil, mas... Mesmo o Chile perdendo 3x mais soldados do que eu durante as batalhas, demorei 3 anos para vencê-lo. Bem, com o tanto de experiência que minhas divisões de infantaria ganharam nesta guerra, imagino que menos de 1 ano basta para dominar o Paraguai com seu governo comunista.

Depois ainda restando uns 2 anos de jogo para conquistar o Brasil.

De todo modo, amanhã eu vejo isso. Agora é hora de ir fazer minha quest semanal em FFXIV.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804
Já tentei jogar HoI 4, mais não consegui jogar direito. Consome tempo demais kkkk
 

Lero_Lero

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.067
Reações
21.794
Pontos
1.119
Não comprei pq faltou dinheiro :klolz

Mas joguei Darkest hour um bom tempo e HOI3 um pouco. Recomendo o DH, tem vários mods, imagino que seja mais simples que o HOI4 e aparece por 4 pila no steam e gog.

Ruim dos jogos da paradox é que tem que comprar DLC pra ficar completo... Fico puto com isso. Bom que o hoi3 e DH já estão completos
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Vi o video ali explicando e coloquei na Wishlist, por enquanto só no CK2.
Gosto de jogo assim que usa o mapa real do mundo, sem querer você até aprende mais sobre a posição deles no mundo... e muito mais util decorar o mapa do mundo real que o de um mundo de fantasia :klol
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Fui inventar de invadir o Paraguai e o Brasil ao mesmo tempo. Bem, o Paraguai caiu relativamente rápido enquanto no lado brasileiro eu já dominava a região Sul com poucas baixas, mas...

Por me concentrar demais no lado terrestre, o Brasil fez um ataque anfíbio na provincia de Buenos Aires onde eu só tinha 2 brigadas próximas da capital. E logo depois também perdi a superioridade aérea na linha de frente. Bem, foi uma derrota vergonhosa.

Após reiniciar o jogo e tendo aprendido com os erros passados, consegui conquistar o Chile e Uruguai com poucas baixas entre 1943 e 1944. Agora indo atacar o Paraguai enquanto começo a fortalecer minha marinha e força aérea.

Como a Argentina não é muito grande e não dá para ter 50 indústrias, para conseguir habilitar 4 slots de pesquisa tecnológica ao mesmo tempo é sempre necessário invadir ao menos um vizinho.

De todo modo, comecei a jogar isso essa semana e já estou com 38 horas de jogo :krip
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Eu só queria saber porque os EUA tem que declarar guerra contra mim para proteger um Paraguai comunista apoiado pela URSS. É muito ódio pela minha Argentina fascista. Em todo caso, assinei o tratato de paz e vou enfrentar o Brasil sem mais delongas.
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Então pessoal...

Como vocês lidam com esses Estados Unidos protegendo democracias de diversos países? Pelo que eu entendi, assim que eu começar uma guerra vai ter EUA desembarcando em meu território. E se eu jogar de Brasil, vão ser anos só para conseguir desenvolver um exército para pelo menos me defender dos americanos, fora os anos que vou ter que usar para criar um exército para invadir os outros países.


Nessa série de vídeos, o cara lá no quinto ou sexto, já sofreu uma inversão dos EUA e tá sofrendo muito para segurar a bronca. Deu até dó do maluco, rsrsrs.

Ainda não comecei a jogar porque estou assistindo essa série de vídeos aí que eu postei, preciso pelo menos terminar a pós graduação em HoIIV antes de começar a jogar de verdade. Muitas mecânicas ainda não entendo.

Pelo que vi, devo focar muito em pesquisa e principalmente, construção de fábricas.

Pelo tudo que desejamos, tenho a impressão que o tempo no jogo passa rápido de mais (ou é pouquíssimo tempo) para fazer tudo que queremos.

Se vocês tiverem algum tutorial em vídeo que explica melhor as mecânicas do jogo ficarei grato.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Patrocinei uma revolta fascista no Brasil para dividr suas forças, mas não está fácil avançar além do Parana. Mas aos poucos vou indo. E ainda tem os EUA ajudando e fazendo um Dia D na costa chilena. Mas estou quase conseguindo repelir ele lá.

Por enquanto 365k mortos do meu lado, 154k mortos para os EUA e 1,42 milhão de mortos para o Brasil.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Desisti da partida. Em 1948 a Alemanha nazista e Japão já eram coisa do passado, e os EUA estava todo focado em mim. Enquanto eu só conseguia avançar uns 100km por ano no Brasil.

NXr94wd.jpg
 

Negão da Piroca

Bam-bam-bam
Mensagens
2.957
Reações
15.143
Pontos
303
Esse jogo é foda cara!Mas ainda estou na "graduação" dele!Um que eu jogo mais e manjo mais,quase formando o "mestrado" é o Crusader Kings II :kluv
Esse daqui parece ser foda mesmo, tem como sair por aí invadindo e anexando os países :kfeliz. Esse Crusader também parece ser legal.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Fiz uma aliança com o Peru (também fascista) e dividi a Bolivia com ele. Fiquei com a parte com recursos naturais e deixei a fronteira do Brasil com ele :krip

IlJsuVx.jpg
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Quando vou implementar minha terceira ambição territorial, parece inevitável os EUA e meio mundo declarar guerra contra mim. Mesmo quando na partida atual a URSS tenha vencido a Alemanha em 1943 e prosseguido na conquista do restante da Europa.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Resolvi testar uma Argentina comunista, mas é desagradável ser comunista mesmo de brincadeira, e desisti do jogo em 1939. De todo modo, estava pensando aqui que eu estava jogando no modo com alguma fidelidade histórica. Então é meio inevitável os EUA intervrir em guerras expansionistas no mesmo continente deles devido a Doutrina Monroe. Se eu tivesse escolhido um Iraque da vida, presumo que os EUA nem ia ligar para mim.

Em todo caso, agora vou testar com "Historical AI Focuses" desabilitado. Se não houver interferência dos EUA, tenho confiança de conquistar o Brasil com a Argentina.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Fascismo puxa muito aggro para si. Se eu quiser ter uma máquina de guerra razoável, as alternativas são comunismo e Non-Aligned. Mas pode dificultar a vida de países pouco populosos.

Como o World Tension gerado pelo país que declara guerra pode diminuir com o tempo, talvez 2-3 anos em paz antes de avançar para outro país seja a solução. Sendo que sua primeira guerra já for contra 2 países, os países democráticos já querem acabar com sua alegria de imediato.

E vendo a tree dos EUA, aquele Reaffirm Monroe Doctrine é a minha maldição enquanto jogando na América.

Ah, e também fazer facção com outros países também ajuda a elever o World Tension por si só, como costumo fazer com o Peru. Mas não fazer isso perco a oportunidade de ganhar um novo slot para atualizar minhas tecnologias.

FSWatLD.jpg
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Fascismo puxa muito aggro para si. Se eu quiser ter uma máquina de guerra razoável, as alternativas são comunismo e Non-Aligned. Mas pode dificultar a vida de países pouco populosos.

Como o World Tension gerado pelo país que declara guerra pode diminuir com o tempo, talvez 2-3 anos em paz antes de avançar para outro país seja a solução. Sendo que sua primeira guerra já for contra 2 países, os países democráticos já querem acabar com sua alegria de imediato.

E vendo a tree dos EUA, aquele Reaffirm Monroe Doctrine é a minha maldição enquanto jogando na América.

Ah, e também fazer facção com outros países também ajuda a elever o World Tension por si só, como costumo fazer com o Peru. Mas não fazer isso perco a oportunidade de ganhar um novo slot para atualizar minhas tecnologias.

FSWatLD.jpg

Coalizão "unidos pela Waifu" :kkk:kkk
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Então pessoal...

Como vocês lidam com esses Estados Unidos protegendo democracias de diversos países? Pelo que eu entendi, assim que eu começar uma guerra vai ter EUA desembarcando em meu território. E se eu jogar de Brasil, vão ser anos só para conseguir desenvolver um exército para pelo menos me defender dos americanos, fora os anos que vou ter que usar para criar um exército para invadir os outros países.


Nessa série de vídeos, o cara lá no quinto ou sexto, já sofreu uma inversão dos EUA e tá sofrendo muito para segurar a bronca. Deu até dó do maluco, rsrsrs.

Ainda não comecei a jogar porque estou assistindo essa série de vídeos aí que eu postei, preciso pelo menos terminar a pós graduação em HoIIV antes de começar a jogar de verdade. Muitas mecânicas ainda não entendo.

Pelo que vi, devo focar muito em pesquisa e principalmente, construção de fábricas.

Pelo tudo que desejamos, tenho a impressão que o tempo no jogo passa rápido de mais (ou é pouquíssimo tempo) para fazer tudo que queremos.

Se vocês tiverem algum tutorial em vídeo que explica melhor as mecânicas do jogo ficarei grato.
http://pt.hoi4wiki.com/Guia_do_iniciante
http://pt.hoi4wiki.com/Guia_do_iniciante
Joga que vale a pena.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Comecei a jogar essa semana e já estou com 83 horas registradas :krip

jfWbHaX.jpg


Mal joguei Stellaris e Steel Division Normandy 44 que comprei junto :kbeca

Bem, agora jogando com o Brasil que possui mais recursos (com fascismo, quase 4 milhões de pessoas recrutáveis) e testar a guerra naval e anfibia fora do continente americano. Mas antes tentar pegar a Guiana Francesa. Além de bons recursos para produção de aviões, aproveitar para testar a reação dos EUA, pois como é posse de um país europeu, talvez não fique com vontade de declarar guerra comigo.

De todo modo, amanhã devo prosseguir em doses mais suaves, pois tenho animes pendentes para assistir, e este mês haverá o patch 4.1 de Final Fantasy XIV.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
A cada 3 meses reduz um ponto no nível de tensão com os EUA. Sendo que seu país não ser democrático já tem -10 por padrão. O restante é gerado por conflitos.

Então eu diria que a cada 2,5/3 anos dá para ter uma guerra com um país do tamanho da Bolivia sem enervar os EUA o suficiente para ele querer guerra contigo.

A história do jogo e boa parte da árvore tecnologica só vai até final de 1947. Mas depois disso ainda é possível jogar por tempo indeterminado pelo que li. O que acarreta poder ver Stalin vivo daqui 10.000 anos.
 

Negão da Piroca

Bam-bam-bam
Mensagens
2.957
Reações
15.143
Pontos
303
@Zefiris tem como deixar a estratégia de guerra automática? Mesmo usando cheat, tô apanhando da Polônia :klol
Não estou me dando bem nessa parte de ter que ficar selecionando exércitos para atacar e também de mandar suprimentos para alguma área.
Quero lançar bombas nucleares em Londres, Paris, Varsóvia e no futuro em Leningrado e Moscou também, mas eu não consigo nem 1% de superioridade aérea. :klol

ruim.png
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Você pode selecionar vários divisões em um único grupo e deixar um general comandá-las.

mfjJkES.jpg



Sobre a parte Battle Plan ali no screenshot, pode ler mais aqui:
http://www.hoi4wiki.com/Battle_plan#Front_Line_and_Offensive_Line

A propósito, com os pontos de experiência adquiridos pelo seu exército, você pode mudar a composição de suas divisões. Como colocar AA e canhões anti-tanque, adicionar unidades de suporte, ou simplesmente aumentar o número de solados.
 

Negão da Piroca

Bam-bam-bam
Mensagens
2.957
Reações
15.143
Pontos
303
Você pode selecionar vários divisões em um único grupo e deixar um general comandá-las.

mfjJkES.jpg



Sobre a parte Battle Plan ali no screenshot, pode ler mais aqui:
http://www.hoi4wiki.com/Battle_plan#Front_Line_and_Offensive_Line

A propósito, com os pontos de experiência adquiridos pelo seu exército, você pode mudar a composição de suas divisões. Como colocar AA e canhões anti-tanque, adicionar unidades de suporte, ou simplesmente aumentar o número de solados.
Vou fazer isso, valeu.
 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Fascismo puxa muito aggro para si. Se eu quiser ter uma máquina de guerra razoável, as alternativas são comunismo e Non-Aligned. Mas pode dificultar a vida de países pouco populosos.

Como o World Tension gerado pelo país que declara guerra pode diminuir com o tempo, talvez 2-3 anos em paz antes de avançar para outro país seja a solução. Sendo que sua primeira guerra já for contra 2 países, os países democráticos já querem acabar com sua alegria de imediato.

E vendo a tree dos EUA, aquele Reaffirm Monroe Doctrine é a minha maldição enquanto jogando na América.

Ah, e também fazer facção com outros países também ajuda a elever o World Tension por si só, como costumo fazer com o Peru. Mas não fazer isso perco a oportunidade de ganhar um novo slot para atualizar minhas tecnologias.

FSWatLD.jpg
Unidos pelas Waifu :brbr
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Parece que conquistar democracias puxa mais aggro, então quando jogando com a Argentina parece melhor pegar o Chile primeiro. Além do território gerar uma quantia razoável de steel. Mas se demorar demais para atacar o Brasil, os EUA irá interferir...

Dessa fiz 3 frotas centralizadas cada uma em um encouraçado de nível IV. Uma na costa brasileira, uma na Argentina e outra no Chile para desmotivar um ataque anfibio. Deixando-as perto da costa para ter apoio aéreo das bases em terra. E com submarinos devo ter destruido algumas centenas de navios cargueiros até minha derrota em 1949.

Contra a capacidade industrial dos EUA e uma linha de frente incapaz de ultrapassar SC, só me restou aguentar por 6 anos até o fatidico fim. Minha marinha seguindo o mesmo destino da japonesa que era forte, mas incapaz de recompor as perdas em velocidade hábil. Mas fiz os EUA sangrar com mais de meio milhão de mortos, com 100k do meu lado.

Bem, acho que na próxima partida seguirei uma doutrina defensiva e começarei a guerra com o Brasil cedo (1940 ou 41), antes que os EUA adote medidas de intervenção.

Aliás, quando joguei com o Iraque dias atrás, EUA nem ligava para mim. Quem declarou guerra contra mim após eu conquistar 3 países e me preparar para avançar no irã, foi o Reino Unido.
 
Topo Fundo