O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[+++Hype] Project Scorpio é “mais potente do que o esperado”

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.517
Reações
27.343
Pontos
1.069
Eu não ligo para o scorpion, tenho o Xone já é serve para meu uso de boa, quando o sair the last off us 2, GOW e outras coisas pego um ps4.
 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.868
Reações
3.298
Pontos
453

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Quando o Escorpião Rei chegar vão ter que invocar o Nathan Drake pra derrotá-lo (ou não).

o+retorno+da+mumia+22.jpg


Favor levar na brincadeira. :coolface
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.861
Reações
38.239
Pontos
1.839
Quero saber o que irão achar quando revelarem a CPU do Scorpio... powered by Intel.
 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.868
Reações
3.298
Pontos
453
Quero saber o que irão achar quando revelarem a CPU do Scorpio... powered by Intel.
Sério isso???

Queria ver nego que disse que a MS foi burra em usar 3 SO's na época do lançamento do XOne agora. Uma mudança dessa não seria possível sem virtualização, igual ao que temos no PS4 Pro com sua arquitetura amarrada a do PS4.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.861
Reações
38.239
Pontos
1.839
Sério isso???

Queria ver nego que disse que a MS foi burra em usar 3 SO's na época do lançamento do XOne agora. Uma mudança dessa não seria possível sem virtualização, igual ao que temos no PS4 Pro com sua arquitetura amarrada a do PS4.
Me quotando da página anterior:

Tbm ouvi isso aí.

ps

Intel foi mencionada..................

Não significa que vai de fato usar, mas que o nome da Intel andou sendo levantado pro Scorpio, andou. Vamos aguardar pra ver.
 


RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Intel vai sair mais caro do que AMD, será que a Mic se arriscaria a pagar a diferença ou a Intel talvez estaria sendo bondosa e vendendo uma solução de baixo custo só pra peitar a AMD?
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.263
Reações
14.296
Pontos
1.053
Sério isso???

Queria ver nego que disse que a MS foi burra em usar 3 SO's na época do lançamento do XOne agora. Uma mudança dessa não seria possível sem virtualização, igual ao que temos no PS4 Pro com sua arquitetura amarrada a do PS4.
Mas o PS4 não tem virtualização se não me engano...é um dos motivos porque a CPU continua a mesma...para não tem incompatibilidade, ou qualquer erro com os mesmos jogos.Tudo ali roda praticamente via HW.

Vai ser interessante qual a solução da MS com uma nova arquitetura.
 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.868
Reações
3.298
Pontos
453
Mas o PS4 não tem virtualização se não me engano...é um dos motivos porque a CPU continua a mesma...para não tem incompatibilidade, ou qualquer erro com os mesmos jogos.Tudo ali roda praticamente via HW.

Vai ser interessante qual a solução da MS com uma nova arquitetura.
Foi isso que disse, PS4 veio com arquitetura amarrada, tanto que jogos PS4 sem patch não apresentam ganhos no Pro. Sempre cantei essa bola que a MS tinha feito uma arquitetura mais aberta e alguns manjadores da OS criticavam o XOne e seus 3 SO como perda de tempo.

Se não fosse essa arquitetura aberta, não teria como a MS fazer upgrade para W10 e DX12 no XOne e o Scorpio estaria fadado a ser um XOne turbinado. Por isso que falo, em termos de HW o Scorpio será como uma nova geração e herdará muito pouco do XOne.

Se tem uma empresa que manja fazer diversos HW funcionarem com o mesmo SO é a MS.
 

Badaboom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.509
Reações
3.216
Pontos
303
Cês tão levando a sério mesmo esse trem da Intel?

Foi zoeira do Frankie na Neogaf.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.861
Reações
38.239
Pontos
1.839
Cês tão levando a sério mesmo esse trem da Intel?

Foi zoeira do Frankie na Neogaf.
Teve mais gente falando. Mas creio que a fonte seja a mesma.

Tbm acho que não faz sentido, seria um risco gigante a correr (incompatibilidade e custo)
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.393
Pontos
1.544
Kkkkk... Intel?? Quem fumou, fumou uma boa para soltar um m**** dessa. Bateu a mistexmidia.... Se vier com a CPU Ryzen já estará no lucro. Mesmo que seja a de entrada( baixo consumo). Melhor seria um processador comparavel a um i5, da Intel. Que competiria com esta gama de processador.
 

Badaboom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.509
Reações
3.216
Pontos
303
Teve mais gente falando. Mas creio que a fonte seja a mesma.

Tbm acho que não faz sentido, seria um risco gigante a correr (incompatibilidade e custo)

Mais questão de custo.
put* trabalheira criar um SOC com CPU Intel e GPU AMD
Muito mais barato unificar arquiteturas da mesma empresa.
Mas também não sei se faria tanta diferença porque a AMD não fabrica silício.
 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.868
Reações
3.298
Pontos
453
Mais questão de custo.
put* trabalheira criar um SOC com CPU Intel e GPU AMD
Muito mais barato unificar arquiteturas da mesma empresa.
Mas também não sei se faria tanta diferença porque a AMD não fabrica silício.
Houve rumores que CPU e GPU não estariam unificados no Scorpio. No vídeo de anuncio, lembrou bem uma estrutura de GPU e talvez esse seja o motivo disso.
Tecnicamente, seria possível o Scorpio com CPU e GPU de empresas diferentes, mas o custo está de acordo com o que você citou.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.393
Pontos
1.544
Mas falando sobre o Scorpio, agora. E o que o projeto representa. Não tenho dúvidas do sucesso do mesmo. Única coisa que pode ferrar com tudo, se vier com um preço fora da realidade, totalmente desconexo com o preço de um console. Mas como o Phil Spencer já antecipou, que terá um preço de console.

Sobre a panacéia do cancelamento do jogo com a Platinum, como é com a Microsoft, parte da mídia quiz dar dimensão irreal ao fato. Cancelar um jogo não significa e nunca significará ou determinará o sucesso ou fracasso de um produto. Se fosse assim PS3 teria sido um fracasso, pois teve vários jogos cancelados. E um deles, um projeto do Team Ico, muito mais expressivo que a Platinum( Foi cancelado para PS3). Eights Days foi outro projeto que gerou muita expectativa e ficou no limbo. The Agent outro baque.

Mas por ironia, a Microsoft cancela um jogo e a Sony fecha um estúdio dois dias depois. Impagável!!Calou a boca de muitos hater.

Melhor acreditar na postura da Microsoft que nesses últimos 18 meses fez um esforço tremendo, para tornar sua plataforma muito melhor. E não, numa empresa que prometeu entregar um jogo para 2015. Não cumpriu. Prometeu entregar para 2016: não cumpriu. Prometeu entregar para primeiro semestre de 2017: não cumpriu. Mas, está entregando um jogo para lançar no console concorrente?? Quem está sendo mais desonesto?

2016 foi o melhor ano para o XBox One até o momento, nessa geração. E isso, graças ao esforço incondicional da divisão Xbox em atender o que a comunidade Xbox está pedindo. Revisão de hardware fantástica, retrocompatibilidade, exclusivos numa frequência consistente e continua, Live robusta, features novas, etc...

E a cereja do bolo para mim, sera o Scorpio. Por que? Porque o Scorpio é tudo que a comunidade Xbox, os fãs ansiava, desejavam para o XBox que sucederia o XBox 360. O timing é péssimo lógico, deveriam ter feito isso antes. Mas mostra o tanto que querem corrigir todas as merdas feitas. Particularmente, como dizem, antes tarde do que nunca. Finalmente teremos um console digno de ser um Xbox. E não um hardware medíocre como este Xnox One. Xbox foi uma besta, um monstro. 360 foi outra besta, monstro para seu tempo. Já One, um engodo, medíocre. Projeto Scorpio sim, será um verdadeiro Xbox. Uma besta, um monstro. Mas próximo que é ou deveria ser um Xbox.

No mais, day one aqui. Se a Microsoft continuar com todo este esforço, e ouvindo os fãs do Xbox, de toda comunidade Xbox, tem tudo para 2017 ser melhor ainda, que 2016.
 

Badaboom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.509
Reações
3.216
Pontos
303
Houve rumores que CPU e GPU não estariam unificados no Scorpio. No vídeo de anuncio, lembrou bem uma estrutura de GPU e talvez esse seja o motivo disso.
Tecnicamente, seria possível o Scorpio com CPU e GPU de empresas diferentes, mas o custo está de acordo com o que você citou.

No vídeo parece um SOC porque as memórias estão em torno do die. Não vai ser separado, por causa do custo, vai ter que ter um dissipador maior, uma mobo maior, um cooler maior, etc...

Acho meio impossível um SOC com 8 Núcleos Intel de sétima geração.

Se for pra chutar, eu acho que vai ser uma Raven Ridge.

2 Raven Ridge @ 2,4Ghz ~ 2,8GHz Espelhadas, mesmo esquema do SOC atual com 2 Jaguar espelhadas.
12GB GDDR5
56 VEGA CUs

Pode ser também uma Raven Ridge com 4 Núcleos e 8 Threads em 3,2GHz ou mais.

AMD já tem APUs Raven Ridge 4 Núcleos 8 Threads com Vega preparadas pra lançar esse ano.
 
Ultima Edição:

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.591
Reações
90.745
Pontos
1.494
Mas falando sobre o Scorpio, agora. E o que o projeto representa. Não tenho dúvidas do sucesso do mesmo. Única coisa que pode ferrar com tudo, se vier com um preço fora da realidade, totalmente desconexo com o preço de um console. Mas como o Phil Spencer já antecipou, que terá um preço de console.

Sobre a panacéia do cancelamento do jogo com a Platinum, como é com a Microsoft, parte da mídia quiz dar dimensão irreal ao fato. Cancelar um jogo não significa e nunca significará ou determinará o sucesso ou fracasso de um produto. Se fosse assim PS3 teria sido um fracasso, pois teve vários jogos cancelados. E um deles, um projeto do Team Ico, muito mais expressivo que a Platinum( Foi cancelado para PS3). Eights Days foi outro projeto que gerou muita expectativa e ficou no limbo. The Agent outro baque.

Mas por ironia, a Microsoft cancela um jogo e a Sony fecha um estúdio dois dias depois. Impagável!!Calou a boca de muitos hater.

Melhor acreditar na postura da Microsoft que nesses últimos 18 meses fez um esforço tremendo, para tornar sua plataforma muito melhor. E não, numa empresa que prometeu entregar um jogo para 2015. Não cumpriu. Prometeu entregar para 2016: não cumpriu. Prometeu entregar para primeiro semestre de 2017: não cumpriu. Mas, está entregando um jogo para lançar no console concorrente?? Quem está sendo mais desonesto?

2016 foi o melhor ano para o XBox One até o momento, nessa geração. E isso, graças ao esforço incondicional da divisão Xbox em atender o que a comunidade Xbox está pedindo. Revisão de hardware fantástica, retrocompatibilidade, exclusivos numa frequência consistente e continua, Live robusta, features novas, etc...

E a cereja do bolo para mim, sera o Scorpio. Por que? Porque o Scorpio é tudo que a comunidade Xbox, os fãs ansiava, desejavam para o XBox que sucederia o XBox 360. O timing é péssimo lógico, deveriam ter feito isso antes. Mas mostra o tanto que querem corrigir todas as merdas feitas. Particularmente, como dizem, antes tarde do que nunca. Finalmente teremos um console digno de ser um Xbox. E não um hardware medíocre como este Xnox One. Xbox foi uma besta, um monstro. 360 foi outra besta, monstro para seu tempo. Já One, um engodo, medíocre. Projeto Scorpio sim, será um verdadeiro Xbox. Uma besta, um monstro. Mas próximo que é ou deveria ser um Xbox.

No mais, day one aqui. Se a Microsoft continuar com todo este esforço, e ouvindo os fãs do Xbox, de toda comunidade Xbox, tem tudo para 2017 ser melhor ainda, que 2016.

F*da vai ser se em 2018 a Sony anuncia um PS5... que vai vir mais forte provavelmente. O Scorpio não vai conseguir bater de frente, ai a MS lança outro console e as duas vão ficar nessa até... ;S
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
F*da vai ser se em 2018 a Sony anuncia um PS5... que vai vir mais forte provavelmente. O Scorpio não vai conseguir bater de frente, ai a MS lança outro console e as duas vão ficar nessa até... ;S

Em 2018 não vai ser, mas fins de 2019 acho que sim, e vai ser isso ai mesmo, uma putaria de gato e rato, uma tentando morder o rabo da outra, e nós no meio dessa guerra.

Seria muito melhor se as duas mantivessem o mesmo compasso, igual foi nas gerações passadas.
 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.868
Reações
3.298
Pontos
453
F*da vai ser se em 2018 a Sony anuncia um PS5... que vai vir mais forte provavelmente. O Scorpio não vai conseguir bater de frente, ai a MS lança outro console e as duas vão ficar nessa até... ;S
O problema aí que um futuro PS5 fará com que toda a base do PS4+Pro seja descartada novamente. Como exposto acima, no Pro a Sony se viu obrigada a manter uma base da arquitetura, mas em um PS5 não seria mais viável isso.
Se o PS5 não tiver retro completa com a biblioteca do PS4, será algo negativo.

Fica complicado analisar um produto que deve estar entrando nas pranchetas da Sony agora e as decisões que ela pode ter.
 

Badaboom

Bam-bam-bam
Mensagens
1.509
Reações
3.216
Pontos
303
F*da vai ser se em 2018 a Sony anuncia um PS5... que vai vir mais forte provavelmente. O Scorpio não vai conseguir bater de frente, ai a MS lança outro console e as duas vão ficar nessa até... ;S

Sony vai milkar o PS4 o máximo que conseguir.

Não vejo novo PS5 antes de 2019.
De todo modo é certo outro Xbox em 2020.

Mas sim, a Sony sempre terá um ano de vendas e a Microsoft sempre terá o hardware mais poderoso.
Se continuar assim.
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.591
Reações
90.745
Pontos
1.494
Em 2018 não vai ser, mas fins de 2019 acho que sim, e vai ser isso ai mesmo, uma putaria de gato e rato, uma tentando morder o rabo da outra, e nós no meio dessa guerra.

Seria muito melhor se as duas mantivessem o mesmo compasso, igual foi nas gerações passadas.

O problema aí que um futuro PS5 fará com que toda a base do PS4+Pro seja descartada novamente. Como exposto acima, no Pro a Sony se viu obrigada a manter uma base da arquitetura, mas em um PS5 não seria mais viável isso.
Se o PS5 não tiver retro completa com a biblioteca do PS4, será algo negativo.

Fica complicado analisar um produto que deve estar entrando nas pranchetas da Sony agora e as decisões que ela pode ter.

Sony vai milkar o PS4 o máximo que conseguir.

Não vejo novo PS5 antes de 2019.
De todo modo é certo outro Xbox em 2020.

Mas sim, a Sony sempre terá um ano de vendas e a Microsoft sempre terá o hardware mais poderoso.
Se continuar assim.

Digo anunciar em 2018 um PS5 pra lançar pra frente...

Espero que a MS pelo menos leve a sério essa lance da Retrocompatibilidade pra sempre! Tem que ser tipo um PC, você pega um console novo, mas sua biblioteca de jogos comprados já vai estar lá pronta pra baixar e rodar assim que vc instalar o console.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
O problema aí que um futuro PS5 fará com que toda a base do PS4+Pro seja descartada novamente. Como exposto acima, no Pro a Sony se viu obrigada a manter uma base da arquitetura, mas em um PS5 não seria mais viável isso.
Se o PS5 não tiver retro completa com a biblioteca do PS4, será algo negativo.

Fica complicado analisar um produto que deve estar entrando nas pranchetas da Sony agora e as decisões que ela pode ter.

A Sony manteve a mesma base de arquitetura pois não via motivos pra injetar grandes recursos em algo inteiramente novo, mesmo pq o Pro é apenas um revamp do PS4 normal, não é uma nova geração, só dobrou o número de CU´s, não mudou tipologia do HW.

E não vejo pq um hipotético PS5 não venha a ter retro com o PS4, mesmo que venha com um novo projeto de HW, se for assim a Mic tb terá problemas com o Scorpio ou mesmo seus futuros sucessores.

Não estamos falando do pulo de um Emotion Engine/PPC para X86, ou um Graphics Synthesizer para um paradigma de GPU´s, mesmo que cada sistema peça soluções diferenciadas, o console deve ser pensado desde o seu escopo para lidar com escalonamento e compatibilidade e isso, tanto a Mic com o Scorpio, como a Sony com o PS5, terão tempo para desenvolver, não vai ser muito diferente do que existe no PC, tudo é uma questão das API´s serem projetadas para esse fim, o problema maior que é coerência de instruções será gerenciado pela manutenção da arquitetura, no caso X86 e uso de shaders e set de instruções herdados da geração anterior.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Digo anunciar em 2018 um PS5 pra lançar pra frente...

Espero que a MS pelo menos leve a sério essa lance da Retrocompatibilidade pra sempre! Tem que ser tipo um PC, você pega um console novo, mas sua biblioteca de jogos comprados já vai estar lá pronta pra baixar e rodar assim que vc instalar o console.

Não se preocupe, daqui em diante será exatamente dessa forma nas duas plataformas.
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Tomara que continue assim.

Perder os jogos ou ter que comprar de novo vai ferrar total...

Começando no Pro e se consolidando no Scorpio, as devs vão flexibilizar a forma como criam seus jogos, podem ocorrer pequenas incompatibilidades pontuais, mas nada que exija escrever do zero o código fonte do jogo, seriam patch pontuais.

Os jogos seriam pensados para levar em conta situações onde o framerate pode ser desbloqueado, a resolução pode ser melhorada, tudo isso será pensado para ser automatizado ou receber opções dentro do jogo para o jogador escolher, não será muito diferente do que acontece agora no PS4 Pro, mas claro que em alguns jogos isso deverá ser pensado com cuidado, pois mesmo no PC, jogos como Crysis 3 por exemplo, quanto mais vc dá pra ele, mas ele quer e isso pode interferir no resultado dependendo da potencia e dos settings disponíveis, cada jogo lida de forma diferente com os recursos disponíveis.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.212
Reações
16.393
Pontos
1.544
F*da vai ser se em 2018 a Sony anuncia um PS5... que vai vir mais forte provavelmente. O Scorpio não vai conseguir bater de frente, ai a MS lança outro console e as duas vão ficar nessa até... ;S
2018 acho bem improvável. Mas 2019 é muito provável. Mas sendo honesto, o Scorpio tem specs bem razoáveis. Consegue se segurar frente um novo PS. Lançar um console muito melhor que o Scorpio 2 ano depois, não é muito fácil. Não é razoável lançar um console 2, 3 vezes superior ao Scorpio. Por 400 dólares acho bem difícil.

Sony ainda não pode se dar o luxo de ter prejuízo com venda de hardware. Pro é a prova disso. Por 399 dólares em 2016, era aquilo ali e pronto. Mesma CPU, praticamente mesma tipo de memória, leitor, etc... Só melhorou mesmo GPU, que depois de três anos, bem coerente.

Já a Microsoft acho que vai empatar com o Scorpio ou ter um leve prejuízo. Confio no Phil Spencer, quando fala que a Microsoft está ciente que é necessário que o mesmo venha com um preço de console. Inegável esforço da divisão Xbox em corrigir toda as merdas que fizeram com o One.

Então, lançar um console digo de ser um Xbox, puro sangue, mas custando um preço surreal, é destruir todo o trabalho colossal que fizeram nestes últimos 18 meses. E principalmente, depois da E3 de 2016. A vibe, está diferente. Os resultados estão aí. Melhor ano do One, desde o lançamento. Acho que não seriam burro a ponto de fuder tudo novamente. Assim espero. Amém!!!
 

armachad

Bam-bam-bam
Mensagens
1.868
Reações
3.298
Pontos
453
A Sony manteve a mesma base de arquitetura pois não via motivos pra injetar grandes recursos em algo inteiramente novo, mesmo pq o Pro é apenas um revamp do PS4 normal, não é uma nova geração, só dobrou o número de CU´s, não mudou tipologia do HW.

E não vejo pq um hipotético PS5 não venha a ter retro com o PS4, mesmo que venha com um novo projeto de HW, se for assim a Mic tb terá problemas com o Scorpio ou mesmo seus futuros sucessores.

Não estamos falando do pulo de um Emotion Engine/PPC para X86, ou um Graphics Synthesizer para um paradigma de GPU´s, mesmo que cada sistema peça soluções diferenciadas, o console deve ser pensado desde o seu escopo para lidar com escalonamento e compatibilidade e isso, tanto a Mic com o Scorpio, como a Sony com o PS5, terão tempo para desenvolver, não vai ser muito diferente do que existe no PC, tudo é uma questão das API´s serem projetadas para esse fim, o problema maior que é coerência de instruções será gerenciado pela manutenção da arquitetura, no caso X86 e uso de shaders e set de instruções herdados da geração anterior.
Concordo com sua visão, mas não esqueça que o PS5 virá da Sony e ela sempre foi ruim em fazer seus sistemas conversarem. Veja o exemplo do PS4 Pro, mesmo usando uma arquitetura parecida com o PS4 vemos que os jogos precisam de patch para desbloquear os recursos adicionais do console. Não estou falando de resolução. Isso mostra que a Sony terá trabalho em uma mudança maior, o que seria um PS5.

Se estivéssemos falando de um SW que rodasse em alto nível de abstração, como são os jogos de PC, uma mudança de CPU e GPU seria algo mais simples, mas no caso de um console em que o jogo é compilado para um hardware específico não parece ser assim tão simples. Claro que a Sony pode mudar e, assim como o XOne faz para rodar jogos do X360, fazer com que o PS5 rode o SO do PS4 em um VM, mas a Sony é mestre em fazer complicações (quem já formatou um Vaio sabe o trabalho que dá instalar drivers).
 

RareHero

Bam-bam-bam
Mensagens
9.722
Reações
24.554
Pontos
363
Concordo com sua visão, mas não esqueça que o PS5 virá da Sony e ela sempre foi ruim em fazer seus sistemas conversarem. Veja o exemplo do PS4 Pro, mesmo usando uma arquitetura parecida com o PS4 vemos que os jogos precisam de patch para desbloquear os recursos adicionais do console. Não estou falando de resolução. Isso mostra que a Sony terá trabalho em uma mudança maior, o que seria um PS5.

Se estivéssemos falando de um SW que rodasse em alto nível de abstração, como são os jogos de PC, uma mudança de CPU e GPU seria algo mais simples, mas no caso de um console em que o jogo é compilado para um hardware específico não parece ser assim tão simples. Claro que a Sony pode mudar e, assim como o XOne faz para rodar jogos do X360, fazer com que o PS5 rode o SO do PS4 em um VM, mas a Sony é mestre em fazer complicações (quem já formatou um Vaio sabe o trabalho que dá instalar drivers).

Não temos como saber quais são as complicações envolvidas, mesmo pq, se vc parar pra pensar, os jogos que precisam de patch, são jogos que foram feitos antes de se quer pensar em algo como o Pro, foram pensados antes de se cogitar um upgrade no sistema, mas ainda assim os jogos rodam no Pro, mesmo que não recebam nenhum tipo de melhoria, pois se encontram engessados a realidade do PS4 pré PS4 Pro e só por essa questão de abstração, conflito de kernel, etc, isso não se justifica, tem a ver com a programação do jogo que foi feita sem levar em conta instruções em seu código que determinem quando a resolução ou framerate deverá ser melhorada, no Xone em grande parte dos jogos é a mesma coisa, tirando os jogos que possuem framerate desbloqueado.

No caso de jogos que estão saindo agora, eles já estão sendo pensados para levar em conta melhorias que virão lá na frente, é bem razoável pensar que será dessa forma, não vejo o pq pensar que só pq a Sony errou com o Vaio, vá errar nessa estratégia de escalonamento dos jogos em futuros upgrades de HW da linha PS, se fizer isso vai ser uma burrice homérica, e eu não acredito que eles tenham deixado de cogitar a questão da retro em futuros consoles da empresa.

Se for assim, talvez a Mic tb tenha que fazer alguns remendos no SO do Scorpio caso decida deixar de lado a ESRAM e usar um único pool, nesse caso, é o SO que deverá cuidar disso, e claro que sabemos que a Mic vai dar conta, mas a Sony tb pode dar conta, não tenho o pq pensar o contrário.

Só pra vc ver como as coisas são, até mesmo no PC, vc se esbarra com jogos de 10, ou 15 anos atrás que não possuem suporte para resoluções mais altas ou mesmo widescreen, se for no Steam vai ver vários deles, isso pq a plataforma sempre teve esse propósito de abstrair tudo, mas se o programador não pensar nessa questão, de nada vai adiantar a retro de forma indefinitiva como ocorre no PC, vc tem que apelar pra patchs, que é o que acontece em alguns desses jogos, que só saem da limitação do 4:3 e 1024x768 se alguém da comunidade criar um patch ou wrapper pra passar por cima da limitação do código original do jogo.
 
Topo Fundo