O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Intel pode adiantar próxima geração de CPUs em 2 meses

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
19_intelcoffe_chamada.jpg

Começa a circular o rumor entre fabricantes de PCs baseadas em Taiwan (ou seja, boa parte das principais fabricantes de placas-mãe do mundo) que a Intel irá adiantar seu cronograma e entregar uma nova geração de processadores antes do esperado. A plataforma Basin Falls trará o chipset X299 e trará os processadores da geração Sylake-X e Kaby Lake-X, e segundo informação não confirmadas pode fazer sua estreia na Computex 2017, evento que começa no final de maio, antecipando em 2 meses a data anterior de anúncio.

Mas não é somente a chegada das novas CPUs topo de linha que devem acontecer antes. A microarquitetura Coffe Lake, que era estimada para o começo de 2018, já tem possível lançamento esperado para agosto, de acordo com rumores recentes. Um indício dessa antecipação seria a compra de cinco máquinas para produção de chips com a tecnologia EUV (Extreme Ultraviolet Litography) com o objetivo de melhorar o volume de produção de seus futuros CPUs. A empresa teria investido US$ 100 milhões nessa nova aparelhagem.

19_intelcoffe_01.jpg


O motivo dessa antecipação é o novo recurso presente em algumas das CPUs Coffe Lake. Esses processadores trarão opções com maior quantidade de núcleos, de acordo com rumores, aspecto em que atualmente a empresa está em desvantagem comparado aos modelos Ryzen, muitos equipados com seis ou oito núcleos e com SMT em todas as CPUs lançadas até o momento. No lado da Intel, os modelos Core para usuário domésticos em geral possuem no máximo quatro núcleos (exceções existem apenas nas linhas mais entusiastas) e alguns sem hyper-threading, colocando "o lado azul da força" em franca desvantagem em número de threads.
Apesar de muitos games não fazerem bom uso de uma quantidade massiva de threads, aplicativos de renderização e processamento intensos tiram bom proveito dessa característica. Considerando a longo prazo, com potenciais melhores otimizações dos softwares para múltiplos threads, também é interessante investir em um processador com mais núcleos físicos e lógicos.

Com as possíveis novas datas, veremos os Skylake-X sendo lançados em junho com três modelos de 140W, nas configurações com 6, 8 e 10 núcleos, enquanto o Kaby Lake-X traz um configuração curiosa: TDP de 112W e apenas quad-core. Para agosto se especula o lançamento de um Skylake-X com 12 núcleos, uma configuração que ainda não existe nessa linha da Intel.

O Coffe Lake será composto por processadores de 14nm Core i3, i5 e i7, inicialmente com modelos desbloqueados para overclock (linha K). Essas CPUs chegam junto com placas mãe da serie 300, inicialmente com modelos Z370 (e por esse motivo se leva a sério rumores sobre CPUs espalhados por fabricantes de placas-mãe).
-----
Sem 10nm e sem nova arquitetura = Overclock e requentation incoming.
140w muito atrás da AMD em eficiência energética por incrível que pareça.

Ryzen Effect
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Se sem suporte a RAM quad-channel a Intel já está se antecipando, imagina na segunda geração do Zen.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Venho falando há meses, ou anos, que a Intel tá com problemas pra melhorar a litografia e que a arquitetura Core depende muito disso pra evoluir. Esse problema também explica as CPUs com TDP absurdo aí.
A AMD empatou o jogo por causa da GlobalFoundries, mas temos que saber quanto de perna que a arquitetura tem...na segunda gen vai dar pra começar a ter uma ideia.
 

lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.028
Reações
78.327
Pontos
1.704
Opa, tomara que até o final de Junho ja esteja no mercado
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Se não resolverem essa restrição de alguns processadores livres para desbloqueio e placas mãe apenas top podendo por memórias mais rápidas e overclock de processador será muita pau-no-cuzice.

E é capaz de os caras manterem mesmo esses 14nm e mudarem a porra do socket.
 


SilentSword

Veterano
Mensagens
568
Reações
297
Pontos
113
Se não resolverem essa restrição de alguns processadores livres para desbloqueio e placas mãe apenas top podendo por memórias mais rápidas e overclock de processador será muita pau-no-cuzice.

E é capaz de os caras manterem mesmo esses 14nm e mudarem a porra do socket.

Já é certo que o Coffee Lake será 14nm. Socket é bem provável que mude também, pois antes de reduzir os nm eles normalmente mudam, como foi no caso do Sandy (32nm/1155) para o Ivy(22nm/1155). ALém de que já temos 2 gerações no socket 1151 (ou 3?) a quinta foi skipada por aqui então fiquei meio perdido.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
Já é certo que o Coffee Lake será 14nm. Socket é bem provável que mude também, pois antes de reduzir os nm eles normalmente mudam, como foi no caso do Sandy (32nm/1155) para o Ivy(22nm/1155). ALém de que já temos 2 gerações no socket 1151 (ou 3?) a quinta foi skipada por aqui então fiquei meio perdido.

Duas. Skylake e Kaby Lake.

O plano era mudar de socket no Coffee Lake, mas aí eles vieram com aquele papo de "processo-arquitetura-otimização" pra mascarar o fato de que estão com problemas pra melhorar a litografia.
Como o Coffee Lake vem 14nm ainda, não duvido que venha no mesmo socket.

E não duvido da pior cena possível: manter 1151, mas com chipsets novos que não suportem, só de sacanagem, Skylake e Kaby Lake.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
O socket pelo que aparenta não iram mudar "rumores".
Estou no celular é difícil postar a News desse rumor kkk.

Enviado de meu KING 7 usando Tapatalk
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
E não duvido da pior cena possível: manter 1151, mas com chipsets novos que não suportem, só de sacanagem, Skylake e Kaby Lake.

Pelo que aparenta é isso daí, já que fabricantes falam em produção de Mobos Z370.

Ou também provável das Z170 e Z270 não suportarem os coffe lake nem por atualização de BIOS, por causa do consumo.

Enviado de meu KING 7 usando Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.042
Reações
25.723
Pontos
1.484
14 nm ainda?

então provavelmente não muda o soquete.

mas também não deve mudar o desempenho, lol :obrigue

em 14 nm, o único jeito de colocarem mais núcleos, seria reduzindo o vídeo integrado que ocupa um espaço enorme no die do chip. A própria AMD não tem vídeo integrado na suas linhas principais (Ryzen e FX), eles deixaram isso apenas para as APUs mais fracas, o que na minha opinião faz todo o sentido. Que se foda esse vídeo integrado em Core i7 e i5, quem diabos vai comprar chip de alto desempenho para ficar usando vídeo integrado?

Enfim, se derem um f**a-se para o IGP, aí sim, podem fazer Core i5 / i7 de 6 cores ainda pelo mesmo preço dos chips atuais; mas to achando que vamos ter é outro repeteco de 4 cores de novo.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Que se foda esse vídeo integrado em Core i7 e i5, quem diabos vai comprar chip de alto desempenho para ficar usando vídeo integrado?
Passando só para lembrar que nem todo mundo usa desktop. Uma minoria usa, na verdade. Se forem tirar (o que parecem estar lutando para não fazer), devem tirar só dos Ks.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.444
Pontos
1.094
Essa linha com 140w e 112w são modelos extremes da Intel pelo q entendi. Aqueles modelos com mais tdp que a Intel sempre teve.

Já sobre os coffe lake só diz q serão em agosto mas ainda não se falou qts cores vão ter e seu tdp!
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
...quem diabos vai comprar chip de alto desempenho para ficar usando vídeo integrado?
Sua pergunta já deixa a resposta engatilhada: Quem não precisa de desempenho gráfico.

Eu mesmo já usei o video do meu i7 por um tempo, nada a ver analisar que o mundo tem interesse em espetar uma VGA off só pq é comum por aqui (em um forum de jogos aliás...).
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.200
Reações
15.764
Pontos
1.439
Venho falando há meses, ou anos, que a Intel tá com problemas pra melhorar a litografia e que a arquitetura Core depende muito disso pra evoluir. Esse problema também explica as CPUs com TDP absurdo aí.
A AMD empatou o jogo por causa da GlobalFoundries, mas temos que saber quanto de perna que a arquitetura tem...na segunda gen vai dar pra começar a ter uma ideia.

eu ja acho diferente. ela não melhorou porque nem precisava. ficou quantos anos sem ter uma concorrencia decente?

pra que gastar então?

acho que só vão mudar se os rysen decolarem de vez numa segunda revisão.

se não, acho que eles pensam igual o jaiminho, pra evitar a fadiga e encher o rabisteco de dinheiro sem gastar e arriscar.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Desespero bateu, era óbvio que o efeito de lançamento desastrado do R7 iria durar pouco, Intel sabe do risco de perder clientela na area multithread por causa dos preços bem menores do mesmo.

Esse Skylake foi completamente desnecessário, é um KabyLake com facelift de clock maior pra dizer que tem mais performance, quando na verdade eles só botaram um "overclcok" em relação ao Kaby e que a melhora de IPC era praticamente nula.

Para mim, eu já considerava que a Intel fosse até descartar esse Facelift 2, mas acho que não tinha como voltar atrás, então agora vão adiantar e lançar logo a nova família de fato meses depois pra evitar o vão.

eu ja acho diferente. ela não melhorou porque nem precisava. ficou quantos anos sem ter uma concorrencia decente?

pra que gastar então?

acho que só vão mudar se os rysen decolarem de vez numa segunda revisão.

se não, acho que eles pensam igual o jaiminho, pra evitar a fadiga e encher o rabisteco de dinheiro sem gastar e arriscar.

Cara, me lembro que alguem teria postado aqui que a Intel estária preocupada em relação ao Naples para empresas, já que a AMD é inexistente nesse mercado.

Mas eu acho que agora ela investe, o Ryzen não foi um FX da vida.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.498
Pontos
2.234
eu ja acho diferente. ela não melhorou porque nem precisava. ficou quantos anos sem ter uma concorrencia decente?

pra que gastar então?

acho que só vão mudar se os rysen decolarem de vez numa segunda revisão.

se não, acho que eles pensam igual o jaiminho, pra evitar a fadiga e encher o rabisteco de dinheiro sem gastar e arriscar.

Não tem a ver com economia, tem a ver com a capacidade de produção. A Intel vem tendo problemas pra melhorar a litografia há anos, e esse é um dado público. Era pros 10nm terem saído em 2016, foi adiado pro início de 2017 e agora tá como 2H 2017.

Enquanto isso a IBM - em parceria com Samsung e GF - tem CPUs funcionais de 7nm desde 2015.

Desespero bateu, era óbvio que o efeito de lançamento desastrado do R7 iria durar pouco, Intel sabe do risco de perder clientela na area multithread por causa dos preços bem menores do mesmo.

Esse Skylake foi completamente desnecessário, é um KabyLake com facelift de clock maior pra dizer que tem mais performance, quando na verdade eles só botaram um "overclcok" em relação ao Kaby e que a melhora de IPC era praticamente nula.

Para mim, eu já considerava que a Intel fosse até descartar esse Facelift 2, mas acho que não tinha como voltar atrás, então agora vão adiantar e lançar logo a nova família de fato meses depois pra evitar o vão.

Você trocou o Skylake pelo Kaby Lake. O Skylake saiu primeiro, o Kaby Lake que foi o desnecessário.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Não tem a ver com economia, tem a ver com a capacidade de produção. A Intel vem tendo problemas pra melhorar a litografia há anos, e esse é um dado público.
Era pros 10nm terem saído em 2016, foi adiado pro início de 2017 e agora tá como 2H 2017.



Você trocou o Skylake pelo Kaby Lake. O Skylake saiu primeiro, o Kaby Lake que foi o desnecessário.

Foi mesmo, é que sempre me confundo.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.082
Reações
9.433
Pontos
1.454
A Intel deveria descer do pedestal pelo menos um pouco para ver se desabrocha os 10nm e fazer parceria com alguém, a coisa esta ficando feia.
 
Topo Fundo