O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Já cogitaram não ter mais carro?

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
Desculpe atravessar a conversa, mas não resisti. :kmaroto
Eu já pensei como o colega e já pensei como você. A bem da verdade é que NADA vale a pena nesse país (talvez roubar, mas isso não é do nosso caráter), enfim, roupa boa é cara (nem falo de marca famosa), comida boa é cara, manter um carro é caro, manter uma casa é caro, se hospedar é caro, manter algum videogame é caro, energia elétrica é caro... e segue a lista infinitamente. Isso que nem entrei no mérito da qualidade, mesmo os preços sendo altos.
O que sugiro para os colegas é encontrar o meio termo do custo x benefício x finalidade. Por exemplo: Acho que pelas condições de segurança e das vias, além do custo de manutenção, não vale a pena ter um superesportivo no Brasil. Se a pessoa está nesse patamar seria melhor viver no exterior e aí sim ter esse tipo de bem. Creio que um veículo de até 120k dá pra aliar paixão pelo automobilismo, segurança e custos razoáveis de manutenção. Subaru WRX, por exemplo.
Pra quem vê o carro apenas como meio de transporte, sem agregar mais nenhum valor utilitário e sentimental, vale a pena ter a melhor relação entre menor visibilidade para roubos, manutenção e revenda.
Com metade de 120k já dá pra ter um carro bem bacana. Montando ou comprando pronto.

Sandero R.S., seu lindo! Mais um pouco de loucura e entrego o carro da esposa na Renault e pago a diferença.



Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Mesmo não rodando tanto com o carro, prefiro ficar com ele do q sem. Ter liberdade para ir aos lugares é muito bom.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
É uma forma de liberdade.

Não tem nada melhor que entrar no carango numa sexta feira a tarde depois do expediente, ligar o ar condicionado, colocar uma música bacana e sair por ao dirigindo sem destino.

Quando eu finalmente comprar o meu, irei dirigir até as rodas caírem.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk
É disso que eu tô falando. É bem mais legal guiar do que ser guiado, tem todo o prazer de dirigir... Mesmo se eu morasse em um país com 50 opções sensacionais e imperdiveis de transporte, eu teria um carro de qualquer jeito

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

 

Cheus

Bam-bam-bam
Mensagens
4.417
Reações
2.709
Pontos
369
Se o transporte publico fosse de qualidade a concorrência com os carros seria mais interessantes talvez, as carroças fossem melhores oferecidas e preços mais compatives...

No meu caso, sou solteiro de 22 anos e atualmente só tenho moto tanto por conta de eu ser muito ansioso e não conseguir aceitar minha vida passando dentro de um onibus e por depender de terceiros. Carro faz falta pra sair com as xeirosas, mas também se eu for comprar um será de 20 anos pra não ter que pagar ipva :klolz
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.309
Pontos
1.339
É disso que eu tô falando. É bem mais legal guiar do que ser guiado, tem todo o prazer de dirigir... Mesmo se eu morasse em um país com 50 opções sensacionais e imperdiveis de transporte, eu teria um carro de qualquer jeito

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

Olha, eu acho que sou mais velho que vc, ja passei dos 30, antes ate gostava de dirigir, mas hoje é tanta gente fazendo coisa errada no transito que eu realmente perdi o gosto, eu me estresso muito no transito, todo dia alguem faz alguma barbeiragem, é impressionante.
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.708
Reações
3.466
Pontos
1.019
Vi muita gente reclamando da qualidade do transporte público. Eu concordo: é uma porcaria. Por isso que uma das opções que eu mencionei foi "morar perto do trabalho". Por um curto período, morei a 2km do meu trabalho. Eram 20 minutos a pé ou 5 minutos (talvez menos) de bicicleta. Outro nível.
 


Adrian Leverkühn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.952
Reações
3.102
Pontos
303
Olha cara, eu já pensei assim também, ate ja contei aqui no forum, tive um stilo sporting com teto skywindow que eu pirava, tive um honda accord tbm que era meu sonho, mas no final das contas nao vale a pena, aqui no brasil infelizmente voce gostar de carro é ser mulher de malandro, fazer manutenção com peças originais(eu sempre tento fazer) ja é uma fortuna, os custos de propriedade do carro que ja passei antes já é um abuso também, eu compro produtos bons de cuidados para o carro, tento sempre comprar Meguiars ou Mothers, que são produtos de mercado nos EUA, por exemplo meus pais foram pros EUA ano passado e trouxeram uns limpadores de interiores da meguiars, la tava US$6,49, aqui era mais de 70 reais nas lojas e tem as vias que ferram o seu carro antes da hora e a cereja do bolo que é a gasolina com quase 30% de etanol a 3,50 o litro(a comum), o accord fazia 6-7km/l entao pense, infelizmente eu perdi o gosto por carro dessa maneira, prefiro investir em outras coisas, pra mim se tornou meio de transporte mesmo, tento sempre pegar um com AB e ABS e o mais economico possivel.
Quando coloquei na ponta do lápis ficou 17k por ano para manter o carro. Assim papai num guenta.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.309
Pontos
1.339
Desculpe atravessar a conversa, mas não resisti. :kmaroto
Eu já pensei como o colega e já pensei como você. A bem da verdade é que NADA vale a pena nesse país (talvez roubar, mas isso não é do nosso caráter), enfim, roupa boa é cara (nem falo de marca famosa), comida boa é cara, manter um carro é caro, manter uma casa é caro, se hospedar é caro, manter algum videogame é caro, energia elétrica é caro... e segue a lista infinitamente. Isso que nem entrei no mérito da qualidade, mesmo os preços sendo altos.
O que sugiro para os colegas é encontrar o meio termo do custo x benefício x finalidade. Por exemplo: Acho que pelas condições de segurança e das vias, além do custo de manutenção, não vale a pena ter um superesportivo no Brasil. Se a pessoa está nesse patamar seria melhor viver no exterior e aí sim ter esse tipo de bem. Creio que um veículo de até 120k dá pra aliar paixão pelo automobilismo, segurança e custos razoáveis de manutenção. Subaru WRX, por exemplo.
Pra quem vê o carro apenas como meio de transporte, sem agregar mais nenhum valor utilitário e sentimental, vale a pena ter a melhor relação entre menor visibilidade para roubos, manutenção e revenda.

Olha, não sei quanto voce ganha, mas 120k em um carro esta muito longe da realidade da maioria das pessoas, num país em que o salario minimo é na faixa de R$900,00, 120 mil é muita grana, fora que o custo de um carro desses é absurdo, só o IPVA seria R$4200,00, o seguro é de um esportivo, a manutenção é cara, realmente fora da realidade
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.156
Pontos
1.503
Olha, não sei quanto voce ganha, mas 120k em um carro esta muito longe da realidade da maioria das pessoas, num país em que o salario minimo é na faixa de R$900,00, 120 mil é muita grana, fora que o custo de um carro desses é absurdo, só o IPVA seria R$4200,00, o seguro é de um esportivo, a manutenção é cara, realmente fora da realidade

Ganho mal, totalmente fora da realidade até carro da metade desse valor pra mim... disse apenas com base na observação das ruas de SP. Muita gente mesmo com Renegade, Hilux, Fusion, BMW... por isso estimei esse valor. Eu estou fodido, mas tem muita gente bem sucedida por aí que consegue manter um bem desse de boa.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Essa é a minha meta, mas por ora dependo dele.

Logicamente que eu gosto de carro, dirigir, só é questionável gastar além do que é confortável pro orçamento pra manter um, especialmente em São Paulo e principalmente no Brasil
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.487
Reações
38.640
Pontos
2.069
No meu caso o carro compensa pelo conforto e facilidade (vou onde quero, quando quero, sem precisar planejar antes). Financeiramente é lógico que não compensa. Mas é uma questão de comodidade e conforto mesmo.
 

CoyoteBoicote

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
13.897
Pontos
754
Sim...
Ainda mais nessa época que tem a porcaria do IPVA, mas infelizmente eu não posso pois minha mãe é idosa e dependo do carro pra levar ela nos locais, e com a idade dela fazer a coitada andar em transporte público é cruel...uma q ela nem consegue subir no ônibus devido a altura do degrau.
 

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.136
Pontos
1.244
Eu não consigo viver sem carro.
Trabalho a quase 50km da minha casa e vir de ônibus me tomaria pelos menos 2:30h.
Sem falar que quando quero sair aos finais de semana com alguma garota, tenho o carro que facilita muito.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Quem tem carro aqui poderia fazer uma estimativa de gasto anual com o carro? Sem considerar a desvalorização, apenas gastos com impostos, multas, manutenção, estacionamento e combustível mesmo.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
Quem tem carro aqui poderia fazer uma estimativa de gasto anual com o carro? Sem considerar a desvalorização, apenas gastos com impostos, multas, manutenção, estacionamento e combustível mesmo.
Não. Seria como calcular o custo de se ter mulher. É caro, mas eu curto.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Não. Seria como calcular o custo de se ter mulher. É caro, mas eu curto.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk

Ué... acho que é totalmente diferente. É muito simples fazer uma estimativa dessas. E eu nem falei nada de curtir ou não curtir...
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.531
Reações
12.979
Pontos
1.189
Ué... acho que é totalmente diferente. É muito simples fazer uma estimativa dessas. E eu nem falei nada de curtir ou não curtir...
Financeiramente é difícil justificar um carro. Os benefícios são intangíveis, cabe a cada um avaliar. Como casamento, o jeito mais caro de comer alguém de graça.

Por alto meu carro custa, só de impostos, seguro e revisões, algo em torno de R$ 7.000,00 por ano.

Não sei quanto desvalorizou desde que o comprei, tampouco quanto gastei com combustível, porque realmente não quero alternativa e ele.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.156
Pontos
1.503
Quem tem carro aqui poderia fazer uma estimativa de gasto anual com o carro? Sem considerar a desvalorização, apenas gastos com impostos, multas, manutenção, estacionamento e combustível mesmo.

Varia muito de região para região, de modelo para modelo e de perfil para perfil de proprietário.
Um Ford Ka 2008 1.0 básico vai custar em média:

Documentos (incluindo uma multa grave por ano, em média): 850,00
Rastreador com seguro (Ituran + Mapfre): 1800,00
Manutenção (média, considerando eventuais ralados e batidas): 700,00
Combustível (só final de semana, feriados e férias): 1600,00
Estacionamento (quase sempre na rua, shopping, supermercado): 150,00

Custo total anual para esse veículo, nesse perfil de uso: 5100,00 reais
Custo médio mensal: 425,00 reais

Perceba a participação do "seguro" no valor. Por isso muita gente arrisca e anda sem seguro ou coloca só um simples rastreador. Tática pouco inteligente, visto que a zica de bater em um carro de categoria superior ou mais novo faz o valor da franquia ser o dobro do que gastaria com seguro... além de ter que consertar o próprio veículo.
O valor do combustível é de cerca de 3,50 reais o litro (gasolina aditivada).

Foi considerado o carro já quitado, com financiamento o valor mensal dobra facilmente. Mesmo sem financiamento o ideal é separar um valor mensal para a troca futura de carro, sem precisar financiar. Esse valor também entra na "conta" carro.

Tudo isso num carro extremamente simples, sem conforto e sem segurança.
Em um carro mais antigo, que não paga mais IPVA, o valor do IPVA e às vezes até mais um pouco vai para a manutenção mais frequente. Resumindo: fica elas por elas.

Imagina o custo anual de um carro de categoria superior. Se a pessoa conseguir economizar 500,00 reais por mês, apenas com carro (usando um carro mais simples e razoavelmente antigo), em 30 anos vai ter 1.336.366,37 milhão de reais (valor real se a pessoa for atualizando os aportes pela inflação), se aplicado no Tesouro Direto Pré-Fixado, conforme simulado no site: https://www.easynvest.com.br/simulador-investimentos
É um dinheiro que hoje daria para complementar de forma razoável a renda de alguém aposentado ou permitiria fazer um bom empreendimento, ou ainda tentar ir embora gozar a aposentadoria em outro país mais decente. Questões a se pensar.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Varia muito de região para região, de modelo para modelo e de perfil para perfil de proprietário.
Um Ford Ka 2008 1.0 básico vai custar em média:

Documentos (incluindo uma multa grave por ano, em média): 850,00
Rastreador com seguro (Ituran + Mapfre): 1800,00
Manutenção (média, considerando eventuais ralados e batidas): 700,00
Combustível (só final de semana, feriados e férias): 1600,00
Estacionamento (quase sempre na rua, shopping, supermercado): 150,00

Custo total anual para esse veículo, nesse perfil de uso: 5100,00 reais
Custo médio mensal: 425,00 reais

Perceba a participação do "seguro" no valor. Por isso muita gente arrisca e anda sem seguro ou coloca só um simples rastreador. Tática pouco inteligente, visto que a zica de bater em um carro de categoria superior ou mais novo faz o valor da franquia ser o dobro do que gastaria com seguro... além de ter que consertar o próprio veículo.
O valor do combustível é de cerca de 3,50 reais o litro (gasolina aditivada).

Foi considerado o carro já quitado, com financiamento o valor mensal dobra facilmente. Mesmo sem financiamento o ideal é separar um valor mensal para a troca futura de carro, sem precisar financiar. Esse valor também entra na "conta" carro.

Tudo isso num carro extremamente simples, sem conforto e sem segurança.
Em um carro mais antigo, que não paga mais IPVA, o valor do IPVA e às vezes até mais um pouco vai para a manutenção mais frequente. Resumindo: fica elas por elas.

Imagina o custo anual de um carro de categoria superior. Se a pessoa conseguir economizar 500,00 reais por mês, apenas com carro (usando um carro mais simples e razoavelmente antigo), em 30 anos vai ter 1.336.366,37 milhão de reais (valor real se a pessoa for atualizando os aportes pela inflação), se aplicado no Tesouro Direto Pré-Fixado, conforme simulado no site: https://www.easynvest.com.br/simulador-investimentos
É um dinheiro que hoje daria para complementar de forma razoável a renda de alguém aposentado ou permitiria fazer um bom empreendimento, ou ainda tentar ir embora gozar a aposentadoria em outro país mais decente. Questões a se pensar.

Então, é justamente disso tudo aí que eu tenho medo. Eu queria ter um carro, claro! Mas quando paro pra pensar em todos esses gastos a vontade vai por água abaixo.

Com ônibus eu pago o bilhete mensal, R$140, vou pra onde eu quiser e não gasto 1 centavo a mais. Por ano gasto R$1680 redondos, sem tirar nem pôr.

Futuramente quando eu comprar minha casa eu posso pensar nisso. Mas por enquanto, a meta é juntar e continuar andando de ônibus mesmo.
 

Adrian Leverkühn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.952
Reações
3.102
Pontos
303
Quem tem carro aqui poderia fazer uma estimativa de gasto anual com o carro? Sem considerar a desvalorização, apenas gastos com impostos, multas, manutenção, estacionamento e combustível mesmo.
Já falei, 17k. 70km dia, Corolla SEG 2004.
Mas meu pretin foi embora.:ksnif
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.156
Pontos
1.503
Então, é justamente disso tudo aí que eu tenho medo. Eu queria ter um carro, claro! Mas quando paro pra pensar em todos esses gastos a vontade vai por água abaixo.

Com ônibus eu pago o bilhete mensal, R$140, vou pra onde eu quiser e não gasto 1 centavo a mais. Por ano gasto R$1680 redondos, sem tirar nem pôr.

Futuramente quando eu comprar minha casa eu posso pensar nisso. Mas por enquanto, a meta é juntar e continuar andando de ônibus mesmo.

São as escolhas que fazemos na vida, pautadas não só na razão, mas principalmente na emoção. Você pode ficar no transporte público o resto da vida, mas vai abrir mão de conforto e tempo. Já outro tem o tempo e o conforto como bens mais preciosos e aceitarão manter um carro. A mesma coisa casa própria x aluguel, roupa e tênis de marca x simples, restaurante bom x pf, e por aí vai.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.309
Pontos
1.339
Quem tem carro aqui poderia fazer uma estimativa de gasto anual com o carro? Sem considerar a desvalorização, apenas gastos com impostos, multas, manutenção, estacionamento e combustível mesmo.
Pro meu carro seria +/- ano passado, eu estou arredonando os numeros, alguns deram menos e aluns a mais:
IPVA+DPVAT+licenciamento: +-600 pila
Manutenção: +-1.300
Seguro: +-900
estacionamento quase nunca uso, mas raramente uso entao vou colocar um 50 pila
cuidados(lavar e tal)(eu mesmo lavo, mas com produtos bons): 400
Combustivel: 3000
Deu ai uns 6250, isso que estou desconsiderando uns 1000 que gastei acreditem se quiserem pq minha esposa bateu com o carro dela na traseira do meu
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
São as escolhas que fazemos na vida, pautadas não só na razão, mas principalmente na emoção. Você pode ficar no transporte público o resto da vida, mas vai abrir mão de conforto e tempo. Já outro tem o tempo e o conforto como bens mais preciosos e aceitarão manter um carro. A mesma coisa casa própria x aluguel, roupa e tênis de marca x simples, restaurante bom x pf, e por aí vai.

Sim, eu entendo perfeitamente. Do jeito que você tá falando parece que eu critiquei quem tem carro... eu também pretendo ter um, e como eu disse anteriormente, talvez depois que eu comprar minha casa.

Pro meu carro seria +/- ano passado, eu estou arredonando os numeros, alguns deram menos e aluns a mais:
IPVA+DPVAT+licenciamento: +-600 pila
Manutenção: +-1.300
Seguro: +-900
estacionamento quase nunca uso, mas raramente uso entao vou colocar um 50 pila
cuidados(lavar e tal)(eu mesmo lavo, mas com produtos bons): 400
Combustivel: 3000
Deu ai uns 6250, isso que estou desconsiderando uns 1000 que gastei acreditem se quiserem pq minha esposa bateu com o carro dela na traseira do meu

Eita azar heim huahuahuahua. Usa ele pra trabalhar? 3k de gasolina é um bocado
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.309
Pontos
1.339
Sim, eu entendo perfeitamente. Do jeito que você tá falando parece que eu critiquei quem tem carro... eu também pretendo ter um, e como eu disse anteriormente, talvez depois que eu comprar minha casa.



Eita azar heim huahuahuahua. Usa ele pra trabalhar? 3k de gasolina é um bocado

não, é que a familia da minha mulher é do interior dai uma vez por mes pelo menos vamos pra la, dai vai uma grana
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.594
Reações
10.562
Pontos
1.389
Eita azar heim huahuahuahua. Usa ele pra trabalhar? 3k de gasolina é um bocado

Se vc dividir por mês esse valor da gasosa não é não.É até pouco por ano.
Eu q rodo pouco devo ter gastado igual ele ou até um pouco mais ano passado.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Se vc dividir por mês esse valor da gasosa não é não.É até pouco por ano.
Eu q rodo pouco devo ter gastado igual ele ou até um pouco mais ano passado.

Pouco não é... mas concordo que não é meu Deeeeeeeeus
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.119
Reações
49.309
Pontos
1.339
Se vc dividir por mês esse valor da gasosa não é não.É até pouco por ano.
Eu q rodo pouco devo ter gastado igual ele ou até um pouco mais ano passado.

pois é, eu calculei uns 250 por mes, pq geralmente vou ao trabalho e coisas perto, mas tem a viagem também que dai vai bastante.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Quem tem carro aqui poderia fazer uma estimativa de gasto anual com o carro? Sem considerar a desvalorização, apenas gastos com impostos, multas, manutenção, estacionamento e combustível mesmo.
- IPVA/Licenciamento/Seguro obrigatório: R$1406,88
- Seguro obrigatório: R$2464,07
- Combustível: R$3600,00
- Manutenção (revisão anual): R$207,00
- Estacionamento: 0
- Multas: 0

Total: R$7677,95

falow
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.669
Reações
38.898
Pontos
1.444
Sem chance, tenho esposa e kids, e uso pra locomover ao trabalho (8km, perto).
Ir no mercado ou consultas medicas com crianças, so de carro...
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.501
Reações
11.533
Pontos
1.439
Para mim carro não passa de mais um eletro domestico, como um liquidificador.

Só uso se é realmente necessário. Como não gosto de dirigir, prefiro usar o meu tempo fazendo outras coisas quando estou em transito.

Moro perto do serviço e do centro da cidade, o transporte público me atende muito bem e eu ainda tenho uma moto. Quando o carro realmente se faz necessário uso o tx ou uber ou então alugo.

Para mim, o custo benefício não compensa.
 
Topo Fundo