O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MBMLs e postagens sobre depressão e/ou suicídio

Status
Não está aberto para novas respostas.

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Há tempos se tornou comum aqui no fórum usuários criando tópicos (MBML, geralmente) para expor seus problemas e relatar que estão pensando em suicídio, falando sobre sua depressão e outras coisas relacionadas a isso.

Com isso vem o problema de que quando uma pessoa se encontra em estado de depressão, especialmente se ela já está falando em suicídio, ela não precisa de mensagens positivas, abraços, incentivo, contestação ou o que quer que seja... precisa de acompanhamento profissional.

Sei que muitos casos (não ouso arriscar dizer se maioria ou minoria) são de caras que não têm nada e só querem chamar a atenção... porém é IMPOSSÍVEL discernir quem está mentindo ou não.

A mídia em geral tem a postura de não divulgar casos de suicídio, ou evitar ao máximo... geralmente só o fazendo com algumas celebridades mais famosas, o que já é culpa da mídia marrom, e essa é uma postura responsável. Como eu disse, é impossível saber na internet quem está mentindo ou não, assim como é impossível fazer um diagnóstico responsável para cada caso. Profissionais que tratam pacientes, muitas vezes demoram muito tempo para chegar a algum lugar... imagina então trabalhar com mensagens mal elaboradas num fórum de internet.

Por isso, a exemplo da postura da mídia, quero deixar a sugestão de que a moderação comece a simplesmente apagar tópicos ou postagens (inclusive as que citam essas) de usuários que expõem aqui a intenção de se matar (mesmo que seja apenas uma insinuação ou sugestão de querer fazer isso) e o faça sem qualquer punição a quem postar (no máximo mandem a explicação de que o fórum não é lugar para tratar disso e que a pessoa deveria procurar ajuda de um profissional). Se for um usuário mentindo o fórum não perde nada apagando a discussão, mas se for um cara realmente com tendência suicida vocês podem até estar ajudando a salvar a vida dele.

Pessoalmente eu não acho que alguém vá se matar só por causa das respostas que possam dar a ele... mas INDISCUTIVELMENTE (se não vão confiar na minha opinião, podem perguntar a algum psicologo que conheçam pessoalmente e confiem) uma discussão "mais torta" em um momento de fragilidade (muita gente cria MBML em momentos de profundo desespero e desamparo) pode sim servir como um gatilho (dentre muitos outros, geralmente) que levam a pessoa a fazer alguma m****. Pode ser que isso nunca tenha acontecido no fórum (de alguém se matar depois de seu MBML dar errado), mas é algo que realmente pode acontecer, e se for pra salvar apenas uma vida eu acho que não custa nada prevenir... especialmente pq aqui é um fórum sobre entretenimento e a maioria esmagadora dos usuários está aqui apenas para se divertir... é um contraste muito grande quando algo tão sério e pessoal é jogado num espaço informal e impessoal (totais opostos).

PS: Sim, eu sou irresponsável por querer deixar uma palavra de conforto nesse tipo de tópico... mas tb nunca tinha parado pra pensar direito sobre o assunto.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Quando vejo esses tópicos de carinha pensando em suicídio por causa de mulher a minha vontade é postar a imagem abaixo.

doitus4.jpg
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Sempre trancamos tópicos que sugerem, já no seu início, incentivo ou apologia à suicídio, sugestões de como fazer, etc.

Os casos de tópicos MBML criados para expor algum problema pessoal como tristeza e depressão são mais subjetivos, a pessoa pode estar realmente precisando desabafar e conversar a respeito e isso pode acabar sendo positivo. Se o criador do tópico estiver mentindo ou não, isso será problema dele e não do fórum, no caso de ele tomar qualquer iniciativa prejudicial a si mesmo.

Já punimos, em qualquer situação, postagens que estejam, dentro de um contexto, incentivando suicídio ou no mínimo se aproveitando da situação para expor emocionalmente o OP ou ridicularizá-lo. Execração pública e qualquer tipo de constrangimento dirigido ou "linchamento virtual" devem ser reportados, pois, uma vez identificados, não são permitidos.

Agora, a natureza desse tipo de assunto [e não falo de suicídio propriamente], tristeza, reflexões existenciais, depressão... é por demais subjetiva e complexa para que qualquer iniciativa de debate nesse sentido seja simplesmente barrada pelo fórum. Se alguém expõe a intenção de se matar e quer conversar sobre isso, podemos notar já no post inicial se a pessoa descreve o problema e se realmente está interessada em ouvir uma segunda opinião ou aberta a conselhos e palavras positivas.

É diferente de criar tópico com títulos como: "10 formas de morrer sem dor" ou "Dicas para suicídio rápido". Fórum é um espaço para diálogo e reflexão e nem toda iniciativa ou proposta de discussão que carregue em seu bojo o tema da tristeza ou da depressão deve ser barrada por si só. Convém primeiramente observar as respostas recebidas e como o OP lida com elas. Óbvio que repostas maldosas e irresponsáveis devem ser reportadas e severamente punidas e, dependendo de como a discussão se desenvolver, o tópico deve ser trancado, simples assim.

Tópicos no formato MBML não são o problema e sempre foram uma alternativa para que usuários exponham problemas pessoais ou desabafem até mesmo usando outra conta, com expressa e antecipada autorização dos moderadores, caso não queiram expor o perfil padrão usado no fórum.

Lugar nenhum da internet vai garantir ou evitar que pessoas encontrem ou muitas vezes até busquem desfechos trágicos para suas vidas. Ninguém poderá dizer ou garantir quando de repente o senso de humor, o silêncio, o diálogo, a sinceridade ou o interesse em ajudar tenha funcionado como um alívio, uma ajuda ou um 'gatilho negativo' para a pessoa envolta em sentimentos negativos. Fato é que a questão é subjetiva e extrapola o senso de atuação do fórum. No frigir dos ovos, a pessoa deve procurar um médico profissional da área e não um fórum de videogames.

A flexibilidade do fórum em ao menos permitir que a pessoa se expresse ou desabafe nasce de reservado senso de humanidade e acolhimento de outro ser humano que pode estar apenas precisando se expressar, conversar e descontrair e pode obter resultado minimamente positivo. Então acaba ficando assim. Basicamente, observamos com atenção o título do tópico, o conteúdo do post inicial, a proposta de discussão, a descrição do fato [se houver], as respostas dos usuários e como o OP lidará com elas.

O resto é ir punindo e banindo gente irresponsável e imatura que poste qualquer m**** em situações assim. E trancar o tópico dependendo do nível que a discussão alcançar.
 
Ultima Edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo