O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Melhores versões de jogos multi-plataformas?

dsoon

Bam-bam-bam
Mensagens
342
Reações
409
Pontos
248
Post para conversarmos sobre as melhores versões e suas diferenças entre games lançados em plataformas diferentes.


Galera, existe algum tópico que já tenham discutido isso? Ou alguém que fez uma lista? Basicamente uma lista onde se tem a opnião de qual é a melhor versão já lançada tipo : SNES ou GENESIS, PS2 ou GAMECUBE e etc. Tô emulando bastante coisas e vários jogos que foram lançados para multiplataformas fui jogando no google e vendo opniões de qual versão jogar. Mas basicamente era tudo discussões em inglês. Queria conversar sobre isso com brasileiros.

Exemplos que podemos começar :
Marvel vs Capcom 2, Capcom vs SNK 2, quais melhores versões deles?
Outro, Rei Leão, SNES ou GENESIS?
 
Ultima Edição:

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Sobre seus exemplos, a melhor versão do jogo do Rei Leão é a do Mega Drive, maior resolução e melhor uso de cores, se quiser melhor áudio, a melhor versão é a de Win 95.
Agora o Sega CD tem a melhor versão de vários jogos:
Final Fight CD tem sprites bem próximos do arcade (contando a hack recolor do Pyron), nova intro e final com voice acting, todos os estagios do arcade com novas musicas em Redbook Audio com suporte a 2 players e um novo modo Time Attack:

Batman Returns, alem de ter todos os estágios da versão de Mega Drive com músicas em Redbook Audio, tem novos estágios onde você deve dirigir o Batmovel, a Batlancha ou o Batplano enquanto passa por vários obstáculos, e você pode escolher entre jogar só os estágios do Mega, do Sega CD ou ambos nas opções:

Shining Force CD refaz os dois jogos da série Gaiden do Game Gear com uma nova OST em Redbook Audio e adiciona uma nova serie de mapas extras:

The Misadventures Of Flink é igual a versão de Mega Drive exceto pela nova OST em Redbook Audio:

Jaguar XJ220 é um port do jogo de Amiga mas adiciona uma intro FMV, real scaling nos carros e objetos, sprites maiores, OST em Redbook Audio junto dos sound effects (no Amiga vc só pode escolher um dos dois), novo HUD e a habilidade de criar suas próprias pistas:

Hook é igual a versão de SNES mas tem uma intro tirada do filme e uma nova OST em Redbook Audio:

Puggsy tem uma intro FMV, 4 bosses novos que usam as habilidades extras do Sega CD (scaling e distorção de sprites e FMV) e uma nova OST em Redbook Audio:

Wolfchild ganha uma intro animada e OST em Redbook Audio:

Flashback: The Quest For Identity no Sega CD tem as novas cutscenes (em menor qualidade que o port de Win 95/3DO), OST em Redbook Audio e voice acting exclusivas dessa versão:

Ninjawarriors é o port mais fiel do jogo de Arcade, com a intro ganhando voice acting, um novo prologo em FMV e música em Redbook Audio pela banda da Taito, Zuntata:

Tem outros jogos cuja versão do Sega CD também são as superiores, mas são jogos ruins que não valem a pena e outros onde a superioridade e debativel;
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
O único game cuja as diferenças ainda estão frescas na minha cabeça é esse:

71ylQWBFihL._SX385_.jpg

Maui Mallard in Cold Shadow (SNES/Mega Drive/PC/GB) - A versão de PC fica na liderança, sendo praticamente a de Mega Drive, mas com gráficos melhores e trilha sonora Redbook. Ambas são mais completas do que a de SNES, contendo resolução superior, uma quantidade maior de animações, inimigos, surpresas nas fases e um estágio bônus mais elaborado.

Donald_in_Maui_Mallard_2.png

(Mega Drive)

270764-coldshad_004.jpg

(PC - Infelizmente, essa foi a imagem menos borrada que consegui encontrar)

No entanto, o game de SNES possui gráficos bem superiores aos da versão Mega Drive - na minha opinião, é um dos títulos mais bonitos do console - palheta de cores mais viva e variada do que a de PC/Mega, uso de transparência para efeitos especiais como chuva, a segunda melhor trilha sonora dos três (mas um pouco menos fiel a de PC/Mega) e 2 músicas exclusivas (porém 1 faixa ausente - o tema dos chefes).

Maui+Mallard+in+Cold+Shadow+0002.png

(SNES)

Faixas exclusivas:

Versão inédita de "The Flying Duckman":



Originais para comparação:


(PC)




(Mega Drive)



Introdução de estágio:



Edit: Esqueci de mencionar o port de Game Boy, mas ele é simplesmente a pior versão de Maui Mallard em todos os aspectos. Enquanto os gráficos são até decentes para a plataforma alvo, a péssima jogabilidade estraga qualquer chance do game ser bom.

520263-maui-mallard-in-cold-shadow-game-boy-screenshot-level-2.png


(Game Boy)
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Sobre seus exemplos, a melhor versão do jogo do Rei Leão é a do Mega Drive, maior resolução e melhor uso de cores, se quiser melhor áudio, a melhor versão é a de Win 95.
Agora o Sega CD tem a melhor versão de vários jogos:
Final Fight CD tem sprites bem próximos do arcade (contando a hack recolor do Pyron), nova intro e final com voice acting, todos os estagios do arcade com novas musicas em Redbook Audio com suporte a 2 players e um novo modo Time Attack:

Batman Returns, alem de ter todos os estágios da versão de Mega Drive com músicas em Redbook Audio, tem novos estágios onde você deve dirigir o Batmovel, a Batlancha ou o Batplano enquanto passa por vários obstáculos, e você pode escolher entre jogar só os estágios do Mega, do Sega CD ou ambos nas opções:

Shining Force CD refaz os dois jogos da série Gaiden do Game Gear com uma nova OST em Redbook Audio e adiciona uma nova serie de mapas extras:

The Misadventures Of Flink é igual a versão de Mega Drive exceto pela nova OST em Redbook Audio:

Jaguar XJ220 é um port do jogo de Amiga mas adiciona uma intro FMV, real scaling nos carros e objetos, sprites maiores, OST em Redbook Audio junto dos sound effects (no Amiga vc só pode escolher um dos dois), novo HUD e a habilidade de criar suas próprias pistas:

Hook é igual a versão de SNES mas tem uma intro tirada do filme e uma nova OST em Redbook Audio:

Puggsy tem uma intro FMV, 4 bosses novos que usam as habilidades extras do Sega CD (scaling e distorção de sprites e FMV) e uma nova OST em Redbook Audio:

Wolfchild ganha uma intro animada e OST em Redbook Audio:


Show esse post!!
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Sobre seus exemplos, a melhor versão do jogo do Rei Leão é a do Mega Drive, maior resolução e melhor uso de cores, se quiser melhor áudio, a melhor versão é a de Win 95.
Agora o Sega CD tem a melhor versão de vários jogos:
Final Fight CD tem sprites bem próximos do arcade (contando a hack recolor do Pyron), nova intro e final com voice acting, todos os estagios do arcade com novas musicas em Redbook Audio com suporte a 2 players e um novo modo Time Attack:

Batman Returns, alem de ter todos os estágios da versão de Mega Drive com músicas em Redbook Audio, tem novos estágios onde você deve dirigir o Batmovel, a Batlancha ou o Batplano enquanto passa por vários obstáculos, e você pode escolher entre jogar só os estágios do Mega, do Sega CD ou ambos nas opções:
Shining Force CD refaz os dois jogos da série Gaiden do Game Gear com uma nova OST em Redbook Audio e adiciona uma nova serie de mapas extras:

The Misadventures Of Flink é igual a versão de Mega Drive exceto pela nova OST em Redbook Audio:

Jaguar XJ220 é um port do jogo de Amiga mas adiciona uma intro FMV, real scaling nos carros e objetos, sprites maiores, OST em Redbook Audio junto dos sound effects (no Amiga vc só pode escolher um dos dois), novo HUD e a habilidade de criar suas próprias pistas:

Hook é igual a versão de SNES mas tem uma intro tirada do filme e uma nova OST em Redbook Audio:

Puggsy tem uma intro FMV, 4 bosses novos que usam as habilidades extras do Sega CD (scaling e distorção de sprites e FMV) e uma nova OST em Redbook Audio:

Wolfchild ganha uma intro animada e OST em Redbook Audio:

Flashback: The Quest For Identity no Sega CD tem as novas cutscenes (em menor qualidade que o port de Win 95/3DO), OST em Redbook Audio e voice acting exclusivas dessa versão:

Ninjawarriors é o port mais fiel do jogo de Arcade, com a intro ganhando voice acting, um novo prologo em FMV e música em Redbook Audio pela banda da Taito, Zuntata:

Tem outros jogos cuja versão do Sega CD também são as superiores, mas são jogos ruins que não valem a pena e outros onde a superioridade e debativel;

Realmente a versão do final fight do sega cd ficou muito boa, só as cores que decepcionaram um pouco, tirando as versões de consoles mais recentes do ps2 para frente, eu acho as versões do sega cd e gba as melhores, o destaque é a trilha do sega cd que ficou muito boa.
Eu gosto mais do rei leão do snes, prefiro o som, e as cores do snes.

Eu não conhecia esse Misadventures of Flink, é muito parecido com o lomax do ps1, pelo que vi tem versão para o amiga 32 também, mas aparentemente não tem a abertura da versão do sega cd.
Ficou muito boa essa trilha do hook no sega cd, eu fiquei dividido entre a versão do snes ou do sega cd, um por ser mais bonito, e outro por ter uma trilha muito boa.
 
Ultima Edição:

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
Uma coisa curiosa é a evolução gráfica do primeiro Wizardry, que saiu do texto quase absoluto e rudimentos gráficos do Apple II em 1981 pra versões cada vez mais "gráficas" no Nitendinho e depois no Super Nintendo.

Wizardry 1 - Apple II -1981
wizardry1-ibm-2.png

wizardry1-apple-10.png


Wizardry 1 - NES - 1990
Wizardry%20-%20Proving%20Grounds%20of%20the%20Mad%20Overlord%20(2).jpg

Wizardry_NES_ScreenShot4.gif

Perceba a melhoria gráfica, o labirinto ganhou cores, portas etc...

Wizardry 1 - Super Nes - 1996
wizardry1-snes-08.png

wizardry1-snes-01.png

Aqui Wizardry nem lembra mais a versão de 81, embora o jogo continue exatamente o mesmo.
 


Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
The Misadventures Of Flink é igual a versão de Mega Drive exceto pela nova OST em Redbook Audio:


Flink não é só o som não, a versão sega CD tem toda uma cutscene de abertura que o mega não tem,


e tem algumas pequenas áreas a mais, logo que você começa o jogo por exemplo, no sega cd voce passa por uma parte que não tem no megadrive.


e no megadrive o cartucho só foi lançado na Europa, então é só PAL 50hz, no Sega CD saiu nos USA, então é a única versão do jogo NTSC 60hz.

por tudo isso, é óbvio que a versão definitiva é a do Sega-CD (um dos melhores jogos do Sega CD alias)



falando de Sega-CD ainda, o Earthworm Jim Special Edition , uma versão definitiva pra Sega-CD e Windows 95, com fase extra, locais expandidos nas fases já existentes, arma nova, trilha sonora nova e som no geral muito melhor, etc

"A Special Edition was also released for the Sega CD and Windows 95 platforms, the latter of which was ported and published by Activision. This version includes some slightly expanded levels, as well as a completely new stage, the "Big Bruty" level. There's a fun little pencil animation of Jim on the title screen, as well as a new level introduction that shows a small portrait of the boss. There's also a new homing rocket weapon, with ammo placed throughout all of the existing levels. The Sega CD version has a password system, while the Windows version 95 lets you skip around to different stages with a proper cheat code. Both versions include some extra cheats, including the ability to equip Jim with an afro or a Groucho Marx mask, or turn him into a fat little stick figure. All of the music is redbook CD audio, all of which is fantastic. There are also a few goofy bonus tracks played at the ending - one, where you beat the game on the easy difficulty level and are treated to all sorts of made up facts regarding worms, and the other is a funny congratulatory message. The Windows 95 version has slightly better graphics that have been recolored."
 
Ultima Edição:

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
falando de Sega-CD ainda, o Earthworm Jim Special Edition , uma versão definitiva pra Sega-CD e Windows 95, com fase extra, locais expandidos nas fases já existentes, arma nova, trilha sonora nova e som no geral muito melhor, etc

"A Special Edition was also released for the Sega CD and Windows 95 platforms, the latter of which was ported and published by Activision. This version includes some slightly expanded levels, as well as a completely new stage, the "Big Bruty" level. There's a fun little pencil animation of Jim on the title screen, as well as a new level introduction that shows a small portrait of the boss. There's also a new homing rocket weapon, with ammo placed throughout all of the existing levels. The Sega CD version has a password system, while the Windows version 95 lets you skip around to different stages with a proper cheat code. Both versions include some extra cheats, including the ability to equip Jim with an afro or a Groucho Marx mask, or turn him into a fat little stick figure. All of the music is redbook CD audio, all of which is fantastic. There are also a few goofy bonus tracks played at the ending - one, where you beat the game on the easy difficulty level and are treated to all sorts of made up facts regarding worms, and the other is a funny congratulatory message. The Windows 95 version has slightly better graphics that have been recolored."
Então, eu não postei essa versão justamente pelo port do Windows 95, que tem os graficos bem mais coloridos:
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
@Harrier , só um detalhe: Final Fight recebeu ports diretos pra Ps2 e Xbox360, e mais uma versão pro computador X68000 que tem mínimas diferenças em relação ao arcade. Claro, nada impede que mesmo assim você prefira a do Sega-CD, mas só pra constar.

Sobre o Sega-Cd em si, ele tinha uma biblioteca bem boa para uma plataforma add-on. Baseado nisso, fico imaginando como seria se a Sega tivesse optado desde o inicio pelos Cds como mídia para o Mega.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
@Harrier , só um detalhe: Final Fight recebeu ports diretos pra Ps2 e Xbox360, e mais uma versão pro computador X68000 que tem mínimas diferenças em relação ao arcade. Claro, nada impede que mesmo assim você prefira a do Sega-CD, mas só pra constar.

Sobre o Sega-Cd em si, ele tinha uma biblioteca bem boa para uma plataforma add-on. Baseado nisso, fico imaginando como seria se a Sega tivesse optado desde o inicio pelos Cds como mídia para o Mega.
Exatamente, sao versoes exatamente iguais ao arcade, não tem nenhuma melhoria, Final Fight não tem so musica em CD como melhoria, tambem tem intro com voice acting e um modo extra de jogo, por isso eu considero a melhor versão
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Exatamente, sao versoes exatamente iguais ao arcade, não tem nenhuma melhoria, Final Fight não tem so musica em CD como melhoria, tambem tem intro com voice acting e um modo extra de jogo, por isso eu considero a melhor versão
Isso que vc descreveu bem, é exclusivo do sega CD né? Mesmo que exista um port igual ao do arcade para ps2, pc, etc. Mesmo assim não estarão presentes as qualidades exclusivas vista no sega CD, que é o audio remixado em CD, aberturas, extras, etc. Então essa versão do sega CD, acaba sendo a melhor mesmo.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Isso que vc descreveu bem, é exclusivo do sega CD né? Mesmo que exista um port igual ao do arcade para ps2, pc, etc. Mesmo assim não estarão presentes as qualidades exclusivas vista no sega CD, que é o audio remixado em CD, aberturas, extras, etc. Então essa versão do sega CD, acaba sendo a melhor mesmo.
Eu gosto bastante da versão do sega cd, mas as versão identicas ao arcade são melhores, mesmo sem as músicas com som de cd, e a intro, a jogabilidade e as cores são melhores, e o jogo é menos travado, pois a versão do sega cd tem menos animações.
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Eu gosto bastante da versão do sega cd, mas as versão identicas ao arcade são melhores, mesmo sem as músicas com som de cd, e a intro, a jogabilidade e as cores são melhores, e o jogo é menos travado, pois a versão do sega cd tem menos animações.

Sega CD: Abertura e finais, som, extras (uns 03 ou 4 cenários a mais)
Arcade: Cores, jogabilidade e... Resolução talvez?

Olha, o som do arcade é péssimo, feiozo mesmo. Eu dou empate.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Minha opinião: particularmente não gosto muito dessas versões pra Mega e Snes de final Fight. No caso do Mega por que tem a pior jogabilidade (ainda que não seja ruim) entre todos os ports, e apesar do som ser bom, mudaram todo o arranjo das músicas. Graficamente tanto a de Snes quanto a de Mega são inferiores, mas a do Mega é também pior nisso, e a do Snes teve aqueles cortes de personagens e fases que comprometeram consideravelmente o jogo. Apesar disso tudo, eventualmente eu jogo essas versões, por incrivel que pareça, por que já joguei o original até gastar.

Acho acho que não existe uma versão perfeita de FF, mas pra mim a melhor, e que mais se aproxima disso é de Xbox, por que além de alguns conteúdos extras, melhoraram o som das músicas sem mexer muito no arranjos:



@Citizen Kane a versão de arcade tem os piores timbres nas músicas, de fato.
_
Minha primeira contribuição pro tópico:

Turtles: Snes > Arcade
 
Ultima Edição:

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Uma coisa curiosa é a evolução gráfica do primeiro Wizardry, que saiu do texto quase absoluto e rudimentos gráficos do Apple II em 1981 pra versões cada vez mais "gráficas" no Nitendinho e depois no Super Nintendo.

Wizardry 1 - Apple II -1981
wizardry1-ibm-2.png

wizardry1-apple-10.png


Wizardry 1 - NES - 1990
Wizardry%20-%20Proving%20Grounds%20of%20the%20Mad%20Overlord%20(2).jpg

Wizardry_NES_ScreenShot4.gif

Perceba a melhoria gráfica, o labirinto ganhou cores, portas etc...

Wizardry 1 - Super Nes - 1996
wizardry1-snes-08.png

wizardry1-snes-01.png

Aqui Wizardry nem lembra mais a versão de 81, embora o jogo continue exatamente o mesmo.
Os Wizardry clássicos possuem tantos ports e adaptações que é difícil fazer um mapa de evolução gráfica sem deixar alguma versão escorregar. Antes da de SNES, por exemplo, havia o Proving Grounds of the Mad Overlord de PC-E / TG-16 (1993):


Também há esse update de PS1 (1998):


E a versão GBC que provavelmente é uma das mais tardiamente lançadas (2001):
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Sega CD: Abertura e finais, som, extras (uns 03 ou 4 cenários a mais)
Arcade: Cores, jogabilidade e... Resolução talvez?

Olha, o som do arcade é péssimo, feiozo mesmo. Eu dou empate.
Mas na minha opinião a jogabilidade, imagem, e movimentação do arcade se sobressaem sobre estes extras do sega cd, apesar de ser legal eu não jogo a abertura por exemplo.
E as cores da versão sega cd são bem ruins, mod do pyron deu uma melhorada.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Minha opinião: particularmente não gosto muito dessas versões pra Mega e Snes de final Fight. No caso do Mega por que tem a pior jogabilidade (ainda que não seja ruim) entre todos os ports, e apesar do som ser bom, mudaram todo o arranjo das músicas. Graficamente tanto a de Snes quanto a de Mega são inferiores, mas a do Mega é também pior nisso, e a do Snes teve aqueles cortes de personagens e fases que comprometeram consideravelmente o jogo. Apesar disso tudo, eventualmente eu jogo essas versões, por incrivel que pareça, por que já joguei o original até gastar.

@Citizen Kane a versão de arcade tem os piores timbres nas músicas, de fato.
_
Minha primeira contribuição pro tópico:

Turtles: Snes > Arcade

Eu gosto bastante também da versão do mega, mesmo sendo um pouco diferente do arcade, acho que ambas as versões snes e mega são muito boas.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Eu gosto bastante da versão do sega cd, mas as versão identicas ao arcade são melhores, mesmo sem as músicas com som de cd, e a intro, a jogabilidade e as cores são melhores, e o jogo é menos travado, pois a versão do sega cd tem menos animações.
Perdão, jogabilidade? Eu zerei ambas as versões (mais a de GBA) e eu diria que tirando os outros ports que você citou anteriormente, que a de Sega CD é a mais próxima do arcade, tem o mesmo numero de inimigos durante todo o tempo (ate mais no modo Time Attack), eles te atacam da mesma maneira maneira que no arcade, tem a mesma organização do arcade, você e seus inimigos tem os mesmos golpes do arcade, eu realmente não sei porque você considera a versão do Sega CD tao pior assim, e sobre as cores, se for a versão original do Sega CD eu concordo, mas o recolor do Pyron deixa o jogo perto o suficiente do arcade.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Perdão, jogabilidade? Eu zerei ambas as versões (mais a de GBA) e eu diria que tirando os outros ports que você citou anteriormente, que a de Sega CD é a mais próxima do arcade, tem o mesmo numero de inimigos durante todo o tempo (ate mais no modo Time Attack), eles te atacam da mesma maneira maneira que no arcade, tem a mesma organização do arcade, você e seus inimigos tem os mesmos golpes do arcade, eu realmente não sei porque você considera a versão do Sega CD tao pior assim, e sobre as cores, se for a versão original do Sega CD eu concordo, mas o recolor do Pyron deixa o jogo perto o suficiente do arcade.
Eu considero pior a do sega cd em relação as versões que ficaram iguais a do arcade que são para consoles mais recentes, e talvez a do X68000 que eu nunca joguei mas citaram que é bem próxima ao arcade, mas tirando as versões dos consoles recentes a do sega cd é muito boa, e tirando as cores foi o melhor port da época.
 

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
resolução e melhor uso de cores, se quiser melhor áudio, a melhor versão é a de Win 95.
Agora o Sega CD tem a melhor versão de vários jogos:

Tem outros jogos cuja versão do Sega CD também são as superiores, mas são jogos ruins que não valem a pena e outros onde a superioridade e debativel;

Chuck Rock de Sega CD também é a melhor versão, não só pelo som e intros mas também há mais fases. E é um bom jogo.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Perdão, jogabilidade? Eu zerei ambas as versões (mais a de GBA) e eu diria que tirando os outros ports que você citou anteriormente, que a de Sega CD é a mais próxima do arcade, tem o mesmo numero de inimigos durante todo o tempo (ate mais no modo Time Attack), eles te atacam da mesma maneira maneira que no arcade, tem a mesma organização do arcade, você e seus inimigos tem os mesmos golpes do arcade, eu realmente não sei porque você considera a versão do Sega CD tao pior assim, e sobre as cores, se for a versão original do Sega CD eu concordo, mas o recolor do Pyron deixa o jogo perto o suficiente do arcade.
Faz muito tempo que não jogo ambas as versões, mas havia lido essa informação sobre o número de inimigos do Final Fight CD ano passado, num artigo do Sega Retro:

Final Fight CD (ファイナルファイトCD) is a port of Capcom's 1989 arcade game Final Fight for the Sega Mega-CD. Though restricted by the 64 color palette and an on-screen limit of four enemies at a time (in contrast to the arcade's whooping ten enemies on-screen), the game offers an enhanced CD soundtrack, voice acted cutscenes and an exclusive time attack mode. Content-wise, the Mega-CD version is a more complete port of the game than the earlier Super NES version published by Capcom in 1990, as it contains all three playable fighters and all six stages, as well as retaining the 2-player co-op mode from the arcade.
https://segaretro.org/Final_Fight_CD

Confere ou não confere?
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Sobre a jogabilidade do FF CD. O que eu quis dizer, e talvez colega *ka também, se refere aos comandos e agilidade dos mesmos. É algo meio sutil, mas fácil de testar: pegue qualquer versão (Arcade, x68 ou Snes) e aperte o soco o mais rápido que puder. Faço o mesmo no Mega, e perceberá que o intervalo entre cada soco é maior. Se tiver usando turbo então, fica mais perceptivel ainda. Se você tentar sair pulando sem parar em linha reta no FF CD, entre cada pulo há uma "travada" onde o personagem chega a dar quase um passo, enquanto nas outras versões o intervalo entre cada pulo é mínimo. Também, quando você é derrubado, o tempo que leva pra se reerguer e reagir no FF CD também é maior -aliás, esse foi o problema que achei mais saliente, pois as vezes perco até vidas por conta disso quando jogo esse jogo, já que nas demais versões você pode sair do chão já dando um especial praticamente sem intervalo.

@Asha , acredito que todas essas informações do Segaretro estão corretas. Eu nem sempre costumo contar o numero simultâneo de inimigos na tela, mas fazendo um balanço, a versão que mais apresenta inimigos simultâneos é a de Arcade, depois a de de X68 (praticamente a única diferença entre essa e a original), depois Mega Cd e por último Snes. E de fato só percebi 4 simultaneos no FF CD, quem sabe o nivel de dificuldade altere isso, mas não tenho certeza.
-
Mais uma contribuição:

Atomic Runner / Chelnov Mega Drive > Arcade
 
Ultima Edição:

Kelsen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
993
Reações
3.528
Pontos
674
The Chaos Engine/Soldiers of Fortune, jogo que adoro, são versões bem similares entre SNES e Mega, com o SNES com som melhor. Mas a versão do mega é superior num quesito fundamental : jogabilidade já que a resolução do mega permite ver mais do campo de ação e evitar uma coisa extremamente irritante que ocorre com frequência na versão de SNES que é avançar com o personagem pela tela e ser surpreendido por um inimigo ou um tiro sem tempo para reagir. Tem mais algumas diferenças mas essa é a crucial.

Aliás, put* jogaço underated esse. Só não joguei a versão de amiga.
 

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Mas na minha opinião a jogabilidade, imagem, e movimentação do arcade se sobressaem sobre estes extras do sega cd, apesar de ser legal eu não jogo a abertura por exemplo.
E as cores da versão sega cd são bem ruins, mod do pyron deu uma melhorada.

Entendo, mas o som é algo muito importante (ao menos pra mim). Tenho a versão arcade e a do sega cd, mas prefiro jogar a do sega cd justamente por causa do som ser melhor. Acho que tudo é questão de gosto. Mas fica a curiosidade: Quer dizer que mesmo os ports desse game para plataformas atuais, não contém o som remixado do sega cd, nem os extras, etc? Acho uma pena. Pq as pessoas não irão conhecer.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Entendo, mas o som é algo muito importante (ao menos pra mim). Tenho a versão arcade e a do sega cd, mas prefiro jogar a do sega cd justamente por causa do som ser melhor. Acho que tudo é questão de gosto. Mas fica a curiosidade: Quer dizer que mesmo os ports desse game para plataformas atuais, não contém o som remixado do sega cd, nem os extras, etc? Acho uma pena. Pq as pessoas não irão conhecer.
Eu acho que ficaria excelente se fizessem uma versão do arcade com as músicas do sega cd.
Fizeram isso para o snes através do msu, mas a versão do snes foi muito mal portada, é jogável da para se divertir, mas ficou abaixo de outros ports, e ainda retiraram uma fase e o guy.
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Aliás, alem dos ports diretos do Sega CD, há jogos que tem o mesmo nome de outros jogos mas apresentam diferenças demais para serem considerados ports diretos, mas ainda podem ser considerados as melhores versões por terem muito mais conteúdo/qualidade que as outras:
Magical Popful Mail Fantasy Adventure no Sega CD é um sidescroller RPG/Metroidvania com historia original, varias cutscenes animadas, musicas originais em Redbook Audio e voice acting para todos os personagens (Working Designs, responsável por traduzir o jogo, teve que programar um programa para comprimir todas as vozes do jogo pela metade para caberem no CD mas sem perda de qualidade notável), é um excelente jogo (também tem diferentes versões para PC-88 e SFC):

Silpheed é um 2D shooter com uma intro e final em 3D, musicas originais em Redbook audio, bosses e fases novas, os backgrounds das fases sao FMVs dando um visual totalmente diferente ao jogo (também tem versões para diferentes computadores pessoais japoneses, Apple 2GS e MS-DOS):

The Terminator (aka Exterminador do Futuro) é um run n' gun que representa a historia do filme mais fielmente que as outras versões, com cutscenes retiradas (porcamente) do filme, musicas originais em Redbook Audio (tirando o tema do filme na intro, alias estranhamente e a única versão a ter esse tema) compostas magistralmente por Tommy Tallarico, fases totalmente originais e melhores gráficos e jogabilidade que todas as outras versões (que são para o NES, Game Boy, Mega e SNES):
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Chuck Rock de Sega CD também é a melhor versão, não só pelo som e intros mas também há mais fases. E é um bom jogo.
Eu ate ia postar, mas como eu ainda não joguei a versão de Sega CD e quando fui ver o longplay tinha uma pa de gente nos comentários dizendo que a versão do Sega CD era uma porcaria e que a versão do Amiga era muito melhor, eu deixei quieto.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Final Fight do Arcade e x68000 são as melhores versões, o do Sega-CD só é melhor que o do gba e snes mesmo
Final Fight fica assim: Arcade/X68000 > Sega-CD > snes/gba

Arcade
compare-arcade.png


sega cd _________________________________ snes
compare-segacd.png
compare-snes.png



O Final Fight do x68000 é 99% igual a do arcade (diferenças mínimas), mas com trilha sonora refeita (trilha sonora ficou até melhor que a versão arcade na minha opinião) e tela de options.
Aqui video de um brasileiro que tem um x68000, demostrando uns ports, deixei no ponto do FF.



The Chaos Engine/Soldiers of Fortune, jogo que adoro, são versões bem similares entre SNES e Mega, com o SNES com som melhor. Mas a versão do mega é superior num quesito fundamental : jogabilidade já que a resolução do mega permite ver mais do campo de ação e evitar uma coisa extremamente irritante que ocorre com frequência na versão de SNES que é avançar com o personagem pela tela e ser surpreendido por um inimigo ou um tiro sem tempo para reagir. Tem mais algumas diferenças mas essa é a crucial.
Aliás, put* jogaço underated esse. Só não joguei a versão de amiga.

The Chaos Engine joguei muito no emulador de Amiga, e realmente a versão mega é melhor que a do snes

.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
another world de 3do na minha opinião foi a melhor versão

valis de pc engine ficou bem melhor que versão do mega drive, tem gráficos mais bonitos, e cheio de animações, a única coisa ruim que jogo esta totalmente em japonês
mega drive

pc engine cd

super street fighter 2 turbo 3d0, considero o melhor port desse jogo, por causa de suas trilhas sonoras, e por ser um port bem fiel ao arcade, tem uma versão pro ms-dos (versão cd) que ficou otima,(trilhas sonoras lindíssimas que batem frente facil com versão do 3do) ...mais pecou por que tinha umas falhas toscas durante a jogatina, tipo soltar magia numa determinada distancia, e no momento correto, meio que se tornava um combo infinito, se não fosse essas falhas seria um port seria perfeito (claro minha opinião)
3d0

pc ms-dos (versão cd)



Flashback: The Quest For Identity no Sega CD tem as novas cutscenes (em menor qualidade que o port de Win 95/3DO), OST em Redbook Audio e voice acting exclusivas dessa versão:

sinceramente prefiro as animações antigas, acho que combinava mais com jogo, nesse requisito prefiro a versão do pc, isso por ter as cutscene mais completas ....mais algo que achei muito legal na versão do sega cd, e que jogo contem trilhas sonoras durante a jogatina, algo que não vi nos outros ports (pelo menos os que joguei)

Silpheed é um 2D shooter com uma intro e final em 3D, musicas originais em Redbook audio, bosses e fases novas, os backgrounds das fases sao FMVs dando um visual totalmente diferente ao jogo (também tem versões para diferentes computadores pessoais japoneses, Apple 2GS e MS-DOS):

existe um remake desse jogo pro ps2, ficou show.^^
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
The Chaos Engine/Soldiers of Fortune, jogo que adoro, são versões bem similares entre SNES e Mega, com o SNES com som melhor. Mas a versão do mega é superior num quesito fundamental : jogabilidade já que a resolução do mega permite ver mais do campo de ação e evitar uma coisa extremamente irritante que ocorre com frequência na versão de SNES que é avançar com o personagem pela tela e ser surpreendido por um inimigo ou um tiro sem tempo para reagir. Tem mais algumas diferenças mas essa é a crucial.

Aliás, put* jogaço underated esse. Só não joguei a versão de amiga.
Falando nisso alias, vou passar a lista dos jogos cuja melhores versões estão no Amiga CD32, que apesar de ser um console bem underrated, ele tem suas gemas:
Começando pelo jogo citado, The Chaos Engine tem uma nova abertura e final com voice acting, novas músicas em Redbook Audio, um manual ingame, e novas fases:

Alien Breed 1 Special Edition, 2: The Horror Continues e Tower Assault (os dois últimos saíram no mesmo CD), tem novas aberturas com voice acting, musicas em Redbook Audio e novas fases (apenas em Alien Breed 1, o dobro alias), nfelizmente só consegui achar o video da intro de Tower Assualt para as versões de CD32:

Banshee roda em AGA (resolução aumentada para o Amiga) e tem novas musicas em Redbook Audio:

Chuck Rock 2: Son Of Chuck no Amiga CD32 tem uma nova intro animada com voice acting e nova OST em Redbook Audio:

Dark Seed no CD32 é a unica versão a ter AGA e voice acting ao mesmo tempo:

Exile tem gráficos próprios na versão de Amiga CD32 e OST dinâmica:

Fire & Ice: The Daring Adventures of the Cool Coyote tem uma OST exclusiva em Redbook Audio:

Shadow Fighter tem uma OST em Redbook Audio e gameplay expandido pra 6 botoes:

Finalizando, há Zool e Zool 2, ambos com OST em Redbook Audio, Zool 1 tendo uma intro FMV exclusiva e Zool 2 rodando em AGA:

 
Ultima Edição:

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Prince of Persia: Snes > Apple II (original)
A versão do Snes é provavelmente não só a melhor, mas também a maior versão desse jogo, pelo seu número superior de fases em relação aos demais ports baseado no jogo original do jurássico Apple II. Vale também citar as versões de Mega /Mega CD, que embora não tão boas quanto a do Snes, são ports muito decentes.

prince-of-persia-sf-big.jpg
 
Ultima Edição:

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Um game que acho que erroneamente tem como conhecido a melhor versão do snes mas discordo fortemente é o Final Fantasy 3 americano (6 japa), a versão de snes sofreu varias capações qdo foi localizada, a versão do PS1 é melhor sem duvidas pois ali a tradução é melhor e sem capação, o unico ruim dele é o loading porém jogando em emulador ou via hd é tranquilo
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
another world de 3do na minha opinião foi a melhor versão

super street fighter 2 turbo 3d0, considero o melhor port desse jogo, por causa de suas trilhas sonoras, e por ser um port bem fiel ao arcade, tem uma versão pro ms-dos (versão cd) que ficou otima,(trilhas sonoras lindíssimas que batem frente facil com versão do 3do) ...mais pecou por que tinha umas falhas toscas durante a jogatina, tipo soltar magia numa determinada distancia, e no momento correto, meio que se tornava um combo infinito, se não fosse essas falhas seria um port seria perfeito (claro minha opinião)
3d0

pc ms-dos (versão cd)

existe um remake desse jogo pro ps2, ficou show.^^

Sobre Another World, o remaster que saiu no aniversario de 20 anos da serie e superior:

A versão de 3DO pode ser a melhor versão do SSF2 Turbo, mas com certeza não é a melhor versão de Super Street Fighter 2, já que a versão do 3DO é baseada no port de Super Street Fighter 2 do FM Towns mas não tem o modo recolor especial e faltam muitos frames de animação nos personagens, então pra mim, a melhor versão de SSF2 é a do FM Towns, seguida por Hyper Street Fighter 2 (cujo unico port que eu conheço é pro Street Fighter Collection de PS2):


Silpheed de PS2 não é um remake, e sim uma sequencia.
Prince of Persia: Snes > Apple II (original)
A versão do Snes é provavelmente não só a melhor, mas também a maior versão desse jogo, pelo seu número superior de fases em relação aos demais ports baseado no jogo original do jurássico Apple II. Vale também citar as versões de Mega /Mega CD, que embora não tão boas quanto a do Snes, são ports muito decentes.
Nah, a melhor versão de Prince Of Persia também está no FM Towns:
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Sobre Another World, o remaster que saiu no aniversario de 20 anos da serie e superior:

A versão de 3DO pode ser a melhor versão do SSF2 Turbo, mas com certeza não é a melhor versão de Super Street Fighter 2, já que a versão do 3DO é baseada no port de Super Street Fighter 2 do FM Towns mas não tem o modo recolor especial e faltam muitos frames de animação nos personagens, então pra mim, a melhor versão de SSF2 é a do FM Towns, seguida por Hyper Street Fighter 2 (cujo unico port que eu conheço é pro Street Fighter Collection de PS2):


Silpheed de PS2 não é um remake, e sim uma sequencia.

Nah, a melhor versão de Prince Of Persia também está no FM Towns:


Acrescento tb a versão de Dreamcast para Another World e Super Street Fighter 2X
 

CrimsonKiryu

Bam-bam-bam
Mensagens
562
Reações
1.176
Pontos
333
Um game que acho que erroneamente tem como conhecido a melhor versão do snes mas discordo fortemente é o Final Fantasy 3 americano (6 japa), a versão de snes sofreu varias capações qdo foi localizada, a versão do PS1 é melhor sem duvidas pois ali a tradução é melhor e sem capação, o unico ruim dele é o loading porém jogando em emulador ou via hd é tranquilo
Pra mim a melhor versão é a de GBA, o screen crunch não atrapalha um jogo lento como RPG turn-based e com personagens tão pequenos e o grande numero de adições fazem dessa versão a melhor:
 
Topo Fundo