https://www.reddit.com/r/NeverBeGam...es_anyone_else_think_mgsv_was_purposely_left/
Na realidade eu gosto do jeito que o jogo ficou.
Ontem consegui completar todas as missões em nível S, e agora só falta fazer todas as tarefas para eu platinar.
MGS V tem uma proposta similar ao do filme O Regresso com o Dicaprio, ele gira em torno de uma vingança. Mas o que tem de diferente no MGS V é que você tem o "pós-filme" ou "pós-jogo", que é o momento que você é direcionado a fazer o dia a dia comum da Mother Base, sem muitas missões importantes a se fazer, sem nenhum outro propósito, a não ser aquele que é conhecido na missão 46. Você tem a missão principal, e esse é o principal objetivo do jogo, de fortalecer a Mother Base, esqueça o Skullface, a doença das cordas vocais e todo o resto, isso é o plot do cap. 1 apenas, mas não o plot do jogo inteiro. O plot do jogo é você upar ao máximo sua Mother Base. Dessa maneira o plot do jogo enquanto história e enquanto gameplay se conectam perfeitamente.
Repare uma coisa, na missão prólogo você é resgatado por Ocelot. E logo na primeira missão, você resgata o Muller, esses dois personagens podem parecer inócuos em personalidade, e podem também parecer que desempenham papel nenhum no plot do cap. 1, mas desempenham papéis vitais no plot game. Ocelot é que resgata não só você, mas também o real Big Boss, ou seja, ele e Zero são os dois únicos que sabem disso desde o início do game. Então Ocelot tem um papel importantíssimo na plot, resgatar o Big Boss como uma lenda e não apenas como pessoa, e ele faz isso se aproveitando do médico que provavelmente ao sair do coma não estava com suas memórias bem estabelecidas e por isso provavelmente iria acreditar ser uma outra pessoa (não uma qualquer, mas uma que seus signos estivessem no seu inconsciente, uma pessoa que ele viveu próxima dela e teria uma cognição inconsciente dos trejeitos e percepções dessa pessoa).
Observe que todas as orientações de Ocelot visam a emancipação da Mother Base, ele quer que você resgate um numero alto de pessoas de conhecimento avançado ou então de alto poderio militar ofensivo, enquanto que as orientações do Muller vão por vezes num sentido contrário, ele desconfia de todo mundo, sempre acha que a Cypher está por de trás de tudo. Muller é como o jogador que vive a plot do cap. 1. Ocelot é o metajogo, que vive a plot central do jogo, e no fundo ele apenas está interessado em derrotar o Skullface para que a lenda do Big Boss seja revivida.
Então você é alguém que acredita ser outra pessoa, não tem suas memórias muito bem estabelecidas, mas conforme você repete as mesmas missões pouco a pouco você vai rememorando os fatos, até que subitamente é convidado a refazer a missão inicial do jogo, pois agora está pronto pra compreender o que de fato aconteceu, já se sente como se fosse sua a consciência, antes externa, do Big Boss, e possivelmente abraçará a ideia muito mais fortemente do que antes se tivesse que assimilá-la conscientemente.
No final Ocelot e Muller discutem novamente. A questão é que Ocelot sempre esteve próximo da Cypher, seu papel mais importante em toda a trama de Metal Gear, é fazer com que Big Boss, seja ele qual for, trabalhe para a Cypher. Quando Big Boss "morre", ele procura Liquid, que também tem esse interesse de se tornar um Big Boss. Já Muller, lá no primeiro MGS, se ainda estivesse vivo, trabalharia a favor de Solid Snake, que é o filho que negou o seu papel na história oferecido por seu pai, tendo inclusive que lutar contra o própria pai, "duas vezes".
Então MGSV abdicou de uma boa trama própria para ter uma boa trama para toda a série, porque explica como Ocelot conseguiu resgatar Naked Snake de volta para a Cypher. No fundo Big Boss é uma espécie de anti-herói, um personagem mais complexo que o seu filho Solid. Solid é o que recusou a tentação de se tornar um herói, praticamente um santo na história. Naked é o mais humano, que carrega contradições em si mesmo, tem seus demônios, seus conflitos, ele tem uma consciência pesada porque no fundo quer ser uma boa pessoa, mas só conseguiu construir a paz num paradoxal eterno conflito entre nações com poderes de dissuasão através de armamentos nucleares. Ele é o que faz bem olhando pela ótica dos resultados. Enquanto que Solid, por outro lado, vive os seus valores, não tem conflitos, pois apenas os segue, seu objetivo é o desarmamento nuclear e o fim dos ciclos de guerras frias, que só produzem mais e mais violência.
Bom, essa é a minha visão pessoal e uma das possíveis interpretações, entre várias outras.