O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minha experiência com o Retropie + Raspberrypi 3 model +b

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Olá amigos retrogamers,
Havia um tempo atrás em que eu procurava algo pra me distrair e como sempre fui um retrogamer convicto fiz minha pesquisa sobre emulação caseira. De todos os modelos e projectos o que mais me identifiquei principalmete sob custo e beneficio, foi o retropie. Havia considerado ate mesmo o Neo Geo X mas desisti ao ve-lo sendo vendido por 200 euros por aqui... Já o raspberry pie me saiu completo com fonte e case a 61 euros o que me trouxe grande satisfação. :klol
Agora fiz este video para que pudessem ver meu resultado e aproveito para compartilhar os problemas que tive e como os solucionei.

Abraços e fiquem todos com a paz celestial:kfeliz


Troubleshooting
  • Não tenho som via hdmi
Edite o ficheiro /boot/config.txt e descomente a linha onde tem escrito
hdmi_drive=2
  • Meus comandos estão trocados no emulador!
Veja se é retroarch (select+x ativa o menu retroarch) entre em settings e veja se consegue mapear uma dica é seguir o que fala este document
https://github.com/retropie/retropie-setup/wiki/Setting-up-the-XBox360-controller
  • Minhas roms nao funcionam :kpensa
Este e o mais normal dos problemas principalmente com MAME e FBA. O negocio e que voce precisa escanear e validar suas roms usando o programa clrmamepro aqui um guia inicial de como fazer isto:
https://retropie.org.uk/forum/topic/2859/how-to-use-mame-with-retropie-help-guide
Basicamente é um programinha que lê suas roms, valida e corrige se alguma tiver com nomes errados e versões, mas se tiver faltando arquivos ou for simplesmente corrupta ele nao sera capaz de fazer fucionar e voce deverá baixar de outra fonte. Eu tenho aqui varias roms que nao rodam nem mesmo com benção de Bento XVI e do Papa Francisco. Não dá mesmo.:kcry em compensação depois que usei este programa consegui fazer algumas outras funcionarem.

  • Monte suas roms em um pendrive
Este método eu aprovo mas precisa de umas pré configurações pra isto funcionar, eu simplesmente meti um pendrive mas toda vez que movia as roms pela rede ele não gravava no pendrive mas sim na memoria interna do SD! evite isto ao máximo e meta em uma pendrive.
Siga os procedimentos em https://github.com/RetroPie/RetroPie-Setup/wiki/Running-ROMs-from-a-USB-drive a partir do passo MANUAL MOUNT.

  • Faça backup do sistema por favor!
Pode parecer frescura mas não é, o retropie e seus emuladores exigem muita configuração! Muita mudança de arquivos de lá pra cá e acredite, voce nao vai querer perder isto a frustração seria muito grande. Faça uma imagem do SD card de tempos em tempos, especialmente antes de qualquer upgrade de versão ou atualização crítica.
Siga estes procedimentos, que posto no link a seguir e guarde sua imagem na nuvem, um hd externo lacrado em um cofre, na caixa forte do Tio Patinhas mas nunca perca esta imagem, alias se fizer várias imagens melhor pois se uma der pau outras irão funfar.
http://lifehacker.com/clone-a-raspberry-pi-sd-card-for-easy-backups-1593824024

Updates importantes
Onde voce ver em tutoriais o caminho
~/.emulationstation/es_systems.cfg
na verdade foi mudado para este
/etc/emulationstation/es_systems.cfg

Isto será de importancia fundamental ao configurar extensões de roms para PSX.

Imagens dos jogos
Screenshots tirados no proprio sistema do retropie apenas compartilhei uma pasta na rede para este fim.
Roms suportadas update 02-02
PSX-
Tem sido complicado, o que eu pesquisei é que o formato das roms suportado é o NTSC-US e olhe lá pois muitos eu não consegui rodar.
arcades

Consoles
 
Ultima Edição:

Cannibal Corpse

Veterano
Mensagens
498
Reações
354
Pontos
103
interessante, tenho vontade de comprar um rasp.
vem ca, rola multi online como nos emuladores no pc???

se puder postar mais de sua experiência:kjoinha:kjoinha:kjoinha.
 

okhulto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.364
Reações
771
Pontos
584
Tenho muita vontade de comprar um Rpi 3 mas fico com um pé atrás pois dizem ser inferior ao ouya em emulação.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Esse RP3 quebra um galhão mas pra quem for comprar um hoje em dia recomend o Odroid C2
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Olá amigos retrogamers,
Havia um tempo atrás em que eu procurava algo pra me distrair e como sempre fui um retrogamer convicto fiz minha pesquisa sobre emulação caseira. De todos os modelos e projectos o que mais me identifiquei principalmete sob custo e beneficio, foi o retropie. Havia considerado ate mesmo o Neo Geo X mas desisti ao ve-lo sendo vendido por 200 euros por aqui... Já o raspberry pie me saiu completo com fonte e case a 61 euros o que me trouxe grande satisfação. :klol
Agora fiz este video para que pudessem ver meu resultado e aproveito para compartilhar os problemas que tive e como os solucionei.

Abraços e fiquem todos com a paz celestial:kfeliz


Troubleshooting
Não tenho som via hdmi
Edite o ficheiro /boot/config.txt e descomente a linha onde tem escrito
hdmi_drive=2
Meus comandos estão trocados no emulador!
Veja se é retroarch (select+x ativa o menu retroarch) entre em settings e veja se consegue mapear uma dica é seguir o que fala este document
https://github.com/retropie/retropie-setup/wiki/Setting-up-the-XBox360-controller
Minhas roms nao funcionam :kpensa
Este e o mais normal dos problemas principalmente com MAME e FBA. O negocio e que voce precisa escanear e validar suas roms usando o programa clrmamepro aqui um guia inicial de como fazer isto:
https://retropie.org.uk/forum/topic/2859/how-to-use-mame-with-retropie-help-guide
Basicamente é um programinha que lê suas roms, valida e corrige se alguma tiver com nomes errados e versões, mas se tiver faltando arquivos ou for simplesmente corrupta ele nao sera capaz de fazer fucionar e voce deverá baixar de outra fonte. Eu tenho aqui varias roms que nao rodam nem mesmo com benção de Bento XVI e do Papa Francisco. Não dá mesmo.:kcry em compensação depois que usei este programa consegui fazer algumas outras funcionarem.

Cara.. muito obrigado... O meu está por chegar e isso vai me ajudar bastante...

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Bom pessoal eu acho que o custo beneficio realmente compensa. Irei atualizar este topico com mais informações a medida que for encontrando pois eu perdi 2 dias pra configurar o sistema e deixa-lo a ponto de bala.
Mas agora considero que está como eu quero, roda os jogos 2d de luta que sempre gostei e pude experimentar o Project Justice do dreamcast com qualidade melhor do que eu esperava.
Mas é aquela coisa, sistemas baseados em linux sempre vão exigir mais tempo de configuração e busca da solução dos problemas em foruns e o domínio do Inglês ajuda muito neste caso para ter acesso a informações de melhor qualidade. Mas para os que já estão acostumados a hackear aparelhos, rodar jailbreaks e afins isso não é nada do outro mundo.
Abraços
 


dougcosta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
355
Reações
111
Pontos
719
Esse RP3 quebra um galhão mas pra quem for comprar um hoje em dia recomend o Odroid C2
ow fera bom dia

fui atras de um modelo desses...mas eh mais q o dobro do preço de um pi 3...ai comprei o raspberry msm...(fim de novembro foi a peskisa+compra....xegou agora o produto)

pelo custo/beneficio....axo q o pi3 ainda imbativel pros retrogamers
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
ow fera bom dia

fui atras de um modelo desses...mas eh mais q o dobro do preço de um pi 3...ai comprei o raspberry msm...(fim de novembro foi a peskisa+compra....xegou agora o produto)

pelo custo/beneficio....axo q o pi3 ainda imbativel pros retrogamers

Pelo CxB sim o Pi3 ainda é a melhor opção, eu to esperando pra ver se vai sair uma nova versão dele esse ano caso contrario vou de Pi3 mesmo
 

dougcosta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
355
Reações
111
Pontos
719
Bom pessoal eu acho que o custo beneficio realmente compensa. Irei atualizar este topico com mais informações a medida que for encontrando pois eu perdi 2 dias pra configurar o sistema e deixa-lo a ponto de bala.
Mas agora considero que está como eu quero, roda os jogos 2d de luta que sempre gostei e pude experimentar o Project Justice do dreamcast com qualidade melhor do que eu esperava.
Mas é aquela coisa, sistemas baseados em linux sempre vão exigir mais tempo de configuração e busca da solução dos problemas em foruns e o domínio do Inglês ajuda muito neste caso para ter acesso a informações de melhor qualidade. Mas para os que já estão acostumados a hackear aparelhos, rodar jailbreaks e afins isso não é nada do outro mundo.
Abraços
bom dia jovem

o sr. recomenda o retropie ? to usando o recalbox...axei bom..mas nao tem mtos filtros (como no xbox classico)

emulador neogeo nao roda nenhuma rom ahhahaa ,e ta me incomodando o fato de rodar rom aleatoriamente..tipo ..tenho q testar o librero...o fba..eo mame..ate axar ondem a rom roda...esta mto tenso
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.623
Pontos
1.689
Parabéns cara. Tenho um Raspi 3 tb e adoro ele.
Queria só ter mais tempo para me dedicar a jogatina retro.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
O senhor está no céu, mas com certeza eu recomendo. Eu acho que deves tentar o fba para rodar os roms do neo geo, no meu caso é o que faço e copie o bios do mesmo para o diretorio de roms do fba.
abs
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
bom dia jovem

o sr. recomenda o retropie ? to usando o recalbox...axei bom..mas nao tem mtos filtros (como no xbox classico)

emulador neogeo nao roda nenhuma rom ahhahaa ,e ta me incomodando o fato de rodar rom aleatoriamente..tipo ..tenho q testar o librero...o fba..eo mame..ate axar ondem a rom roda...esta mto tenso
Cara, NEO GEO roda na boa no recalbox. Todas as ROMs de NEO Geo rodam. Além dele ser bem mais simples de configurar que o Retropie. Única coisa que não gosto é a Compatibilidade do MAME, muitos jogos não rodam na versão do MAME dele.

Alguém sabe se o MAME do Retropie é diferente da RecalBox? Alguns jogos que curto como OutFoxies, Elevator Action Returns não funcionam no Recalbox. =(

Aqui tem Imgs já configuradas, prontas para instalar no Pi3. http://picades.com/repository/
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Meta Final Burn Alpha e seja feliz, com a rom do neo geo costuma rodar até mesmo sem pai de santo, o que as vezes nao permite rodar é versão errada de rom, set faltando partes etc. Isto voce valida com o clrmamepro. Se ainda nao der vai de mame4all. Creio que o mame é o mesmo pois são ports nao tem nada de diferente apenas a distro que tem interface e esquemas diferentes.
Nao conheço o recallbox sou novo neste mundo de raspberry, pelo que li é uma outra distro, mas se o emulador que estiver rodando for baseado no famigerado retroarch pode crer que é a mesma coisa.
O que nao é baseado no retroarch é o pifba o qual tambem consigo rodar varios jogos de neogeo e arcade MAS nao curto por ele ser muito arcaico e complicado de configurar os controles. Retroarch é apenas select+x voce abre o menu de contexto, salva o jogo, carrega, troca de slot, troca de controles faz de tudo um pouco.

http://lifehacker.com/diy-retro-game-system-showdown-retropie-vs-recalbox-1787542021
 

dougcosta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
355
Reações
111
Pontos
719
Pelo CxB sim o Pi3 ainda é a melhor opção, eu to esperando pra ver se vai sair uma nova versão dele esse ano caso contrario vou de Pi3 mesmo
rapaz..nao perde mais tempo nao..pega um hj!!

bom..torcer pro nosso kerido trump fazer mais trapalhadas....q o dolar ta caindo !!

peguei um pi3..fonte...case generica..dissipadores e cooler..saiu 45 trumps.. no aliexpress(boletao saiu R$ 155 e nao fui taxado)

talvez c aguardar mais...sai ate uns 100..120 reais aew
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
rapaz..nao perde mais tempo nao..pega um hj!!

bom..torcer pro nosso kerido trump fazer mais trapalhadas....q o dolar ta caindo !!

peguei um pi3..fonte...case generica..dissipadores e cooler..saiu 45 trumps.. no aliexpress(boletao saiu R$ 155 e nao fui taxado)

talvez c aguardar mais...sai ate uns 100..120 reais aew

Como eu falei vou esperar mais um pouco ja que geralmente nos primeiros meses do ano é sempre anunciado um novo modelo e quem sabe teremos um Pi4 ou outra revisão do Pi3 com 2gb de Ram,
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Eu como estou fora do brasil nao espero nada, apareceu to comprando.:kcaro
O que fiz hoje foi configurar controles pra que nao ficasse saindo para o neo geo mvs test, isso tive de mudar umas teclas no retroarch, joguei samurai spirits e fiz as screenshots que voces podem ver acima. Compartilhei com o samba um diretorio na minha rede e agora me preparo pra descarregar 16gb de roms para fba... vamos ver no que dá!
Alem disto, troquei o pendrive, descobri que o antigo nao estava com as roms, ou seja rodava tudo do proprio sd card que é um desperdicio. Arrumei isto e atualizei o topico sobre como configurar e montar corretamente a pendrive onde ficam os jogos.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Eu como estou fora do brasil nao espero nada, apareceu to comprando.:kcaro
O que fiz hoje foi configurar controles pra que nao ficasse saindo para o neo geo mvs test, isso tive de mudar umas teclas no retroarch, joguei samurai spirits e fiz as screenshots que voces podem ver acima. Compartilhei com o samba um diretorio na minha rede e agora me preparo pra descarregar 16gb de roms para fba... vamos ver no que dá!
Alem disto, troquei o pendrive, descobri que o antigo nao estava com as roms, ou seja rodava tudo do proprio sd card que é um desperdicio. Arrumei isto e atualizei o topico sobre como configurar e montar corretamente a pendrive onde ficam os jogos.

Cara uma pergunta, os MK do Arcade rodam 100% ou tem queda no fps ?
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Cara uma pergunta, os MK do Arcade rodam 100% ou tem queda no fps ?
Olha eu preciso ver como mostra o FPS na tela, sei que há uma opção pois isso ajudaria mais na análise. Eu joguei MK e UMK, nao joguei nada depois disto mas estes antigos rodam perfeitamente bem.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.967
Pontos
1.003
Nenhum jogo Midway roda no FBA. Eu botei MK e o WWF Arcade no MAME pra poder jogar. Sabe se lá pq não roda, nem no Windows roda pelo q eu li no fórum deles

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

 

dougcosta

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
355
Reações
111
Pontos
719
Como eu falei vou esperar mais um pouco ja que geralmente nos primeiros meses do ano é sempre anunciado um novo modelo e quem sabe teremos um Pi4 ou outra revisão do Pi3 com 2gb de Ram,
mas isso ja tem..ja saiu
se chama odroid c2 e odroid xu4
sao modelos melhores em hardware
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.671
Reações
12.532
Pontos
854
Cara, NEO GEO roda na boa no recalbox. Todas as ROMs de NEO Geo rodam. Além dele ser bem mais simples de configurar que o Retropie. Única coisa que não gosto é a Compatibilidade do MAME, muitos jogos não rodam na versão do MAME dele.

Alguém sabe se o MAME do Retropie é diferente da RecalBox? Alguns jogos que curto como OutFoxies, Elevator Action Returns não funcionam no Recalbox. =(

Aqui tem Imgs já configuradas, prontas para instalar no Pi3. http://picades.com/repository/

Só pra dar uma coveirada marota, eu baixei um pack desse de 32gb pro Rasp2, mas deu ruim no meu cartão... Aparentemente o cartão tem 31GB e não 32GB, e deu ruim na hora de copiar a imagem.

De qualquer forma, sabe se existe algum pack com tamanho menor que 32GB em algum lugar, tipo esse aí do Picades por favor? :)

Valeu!
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Só pra dar uma coveirada marota, eu baixei um pack desse de 32gb pro Rasp2, mas deu ruim no meu cartão... Aparentemente o cartão tem 31GB e não 32GB, e deu ruim na hora de copiar a imagem.

De qualquer forma, sabe se existe algum pack com tamanho menor que 32GB em algum lugar, tipo esse aí do Picades por favor? :)

Valeu!
Voce ta fazendo coisa errada, o meu rodava em 8gb apenas. Tens de instalar as roms em um pendrive a parte.
Existe um bug também que reduz o tamanho do sd card, se formatar de certa forma e pode acontecer. Se o sd card tiver apenas 50mb me avise tem jeito de reverter isso sem dificuldade.
 

magrozom1

Habitué da casa
Mensagens
272
Reações
247
Pontos
84
Só pra dar uma coveirada marota, eu baixei um pack desse de 32gb pro Rasp2, mas deu ruim no meu cartão... Aparentemente o cartão tem 31GB e não 32GB, e deu ruim na hora de copiar a imagem.

De qualquer forma, sabe se existe algum pack com tamanho menor que 32GB em algum lugar, tipo esse aí do Picades por favor? :)

Valeu!
Opa! Testei todas as imagens de 32GB e realmente, uma dela, tá maior do que um SD de 32 suporta. Baixe uma das outras, ou use um dos programas que tem lá, para abrir e editar a imagem, tirando algumas roms.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.671
Reações
12.532
Pontos
854
Opa! Testei todas as imagens de 32GB e realmente, uma dela, tá maior do que um SD de 32 suporta. Baixe uma das outras, ou use um dos programas que tem lá, para abrir e editar a imagem, tirando algumas roms.

Na verdade, meu SD "acho" que é da China, e tem 29.7GB ao invés de 32. Já tentei formatar e até zero fill, mas não resolve, o máximo dele é isso mesmo :)

Outro problema, parece que a imagem do Picades aí de 32GB pro Rasp2 não tem cabeçalhos válidos, não consigo nem montar ela aqui no computador...

Se alguém souber de algum pack em algum lugar perdido nos confins da internet que tenha aí menos de 30GB e puder passar link (se não for contra as regras) agradeço de coração ;)

Valeu!
Bispo
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.870
Reações
11.377
Pontos
774
Comprei um pi3 já montado no Mercado Livre (R$ 300) e os controles USB que acompanham são horríveis, além do sistema com muito lixo e desatualizado.

O que fiz?

1- Baixei o Recalbox 4.1 (sem roms) e estou terminando de montar minha seleção
2- Ignorei os controles genéricos e estou usando um Dualshock 4 sem fio (muito fácil configurar)

Se eu consegui colocar para funcionar qualquer um user desse fórum tb pode.
 

esilvap

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.467
Reações
3.139
Pontos
979
Uma pergunta, vc roda o super mario world sem leg de controle? Aqui tá com um leg de controle horrivel, impossivel de jogar, já no emulador de neo geo roda liso!!
 

Love Over Gold

Praise the Sun!
VIP
Mensagens
7.870
Reações
11.377
Pontos
774
Uma pergunta, vc roda o super mario world sem leg de controle? Aqui tá com um leg de controle horrivel, impossivel de jogar, já no emulador de neo geo roda liso!!
Em um controle genérico de ps2 eu não conseguia acertar um pulo no Super Mario World, rs. No DS4 já melhorou bastante.
 
Topo Fundo