O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Minha primeira animação no blender!

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Então pessoal, o meu primeiro passo foi dado! :kjoinhaÉ uma animação bem curta, simples... más deu um trabalhão danado:facepalm, aprender como funciona o workflow de key frames pode ser xato e cansativo para muitos:kzangado! Por isso mesmo que existem faculdades de animação ai pelo mundo que os kra se especializa só em key frame animation. A animação foi criada sendo parte de um curso do udemy, Learn 3D Animation - The Ultimate Blender Guide, o kra ensina muito bem, vale muito a pena, é so esperar aquelas promoções marotas do udemy pra comprar baratinho, a animação final do cara é um pouco diferente da minha, cada pessoa deu um toque próprio na animação, veja a versão dessa animação com outra pessoa : (também huezlieiro!) .

Só que o curso é todo em inglês, não tem legenda, recomendo para quem tem um bom conhecimento em inglês, vale muito a pena o curso!

Enfim, muitos vão dizer, "más pô cara você num disse que quer desenvolver games?:kpensa Que diabos você ta fazendo animação no blender porra? Ta fumando pedra mermão?" Então, eis a questão, antes de eu começar a desenvolver games, é ter uma boa base de animação-modelagem-texturização, pra depois daí eu entrar pra área de progamação e game engine, não estou com pressa de fazer games, pretendo me especializar na área de modelagem, como modelador generalista, até eu fazer um game vou estar com 2, ou 3 animações:kcool.

Todo o conhecimento aplicado nas animaçãoes e válido, nada é perdido, só a parte de renderizar, que é xato de +, essa cena aí da animação, deu fudendos 635 MIL:lolwtf poligonos por segundo, isso é mais que um cenário completo com shaders e tudo rodando de um game como crysis 3 no talo, foram no total apenas 41 sec de animação total, deu 851 frames:kkk, á 20 frames por segundo, tive que renderizar numa render farm, porque cada frame com 250 samples demorava fudendos 55 min:kwow, man meu pc teria que ficar uns 30 dias ou mais usando 100% cpu e gpu, cê e loco cachoeira:kqueixo, tive que usar uma render farm, á todos que estão começando a trilhar os seus caminhos no blender, eu recomendo a Sheep iT! Link >> https://www.sheepit-renderfarm.com/jobs.php
, enfim chega de textão vamo pra animação em si....:datena




Sim... eu sei... eu sei que a animação tem umas falhas:facepalm, como o martelo passando dentro no chão...:kzangado entre uns flikering no fundo, essa m**** dessa grama deu uma dor de cabeça danada:facepalm! Enfim, meu foco não eh fazer fotinha, fazer render bunitinho, eu não vou me aprofundar no sistema de nodes do blender, porque quando eu começar a exportar os modelos pro unity, todo aquele esquema de "node tree" vai ser ignorado.

Não é nível pixar, mas até os fodões da pixar um dia foram noobs igual a eu né:kcopa?

Áh tava esquecendo!:klol segue aí link do meu perfil no deviantart : http://matadort.deviantart.com/ << Estou postando até os inacabados, gosto de postar tudo, e não da a impressão que eu "nasci fodão aprendendo tudo" quero postar até os inacabados, para eu, e vocês verem minha evolução gradativa na modelagem, as pessoas as vezes vêem aqueles vídeos de speed modeling no youtube, dos kra fodão fazendo coisas espetaculares, as vezes da a impressão que o kra nasceu "pica da galáxia:kwow" em modelagem, aí noob's como eu, pensão : Pô quando, que vô chegar no nível desse monstro:kduvida? Se ainda to mechendo em cubinho:facepalm? E por isso que muitos desistem:kflame dessa área de modelagem, vão pra progamação, outras áreas, porque as vezes da a impressão que o kra nasceu f**end0:lolwtf tudo e você ai se f**end0 ainda pra mecher em cubinho... Más ninguém nasce sabendo, todo mundo nessa área ja foi noob, então fiquem tranquilos e bola pra frente!:kjoinha
 

Desann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.971
Reações
6.121
Pontos
999
Ressuscitando o tópico porque quero entrar pra essa área de animação. Daí fiquei curioso pra saber como tá teu nível no blender 4 anos após esses curtas ae?
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Direto do fundo do baú champs :klolwtf

Anos se passaram, e me especializei na área de modelagem de cenários. Essa época de 2017 estava ainda aprendendo 3D de uma forma geral, que normalmente é recomendado que se aprenda assim, depois é que você irá se especializar em um área do 3D.

Foi um exercício interessante de animação por via de key frames (ou seja, no braço mesmo), mas hoje meio que "perdi" esse conhecimento, se eu for abrir o projeto original dessa animação ai (eu ainda tenho guardado lol) nem sei mais por onde faz as coisas mais :klolz

Recomendo buscar sobre os 12 princípios da animação, me ajudaram bastante nesse projetinho.

Pode ser bizarro, mas comecei a aprender 3D com Blender, mas eu já tinha mechido no Maya, e conforme fui aprendendo modelagem poligonal, comecei a aprender a modelar no Maya também, ai percebi a diferença do workflow de modelagem do Blender para o Maya, e por motivos pessoais, adotei o Maya como meu programa principal de modelagem 3D, e meus demais projetos de portfólio toda a modelagem poligonal foi feita no Maya mesmo.

Sei lá, acho a modelagem do Blender "truncada", e altamente dependente de hotkeys, e certas funções de ferramentas bugadas, mas isso é minha visão de 2017~18 sobre o Blender, e sei q mudou mt coisa.
 

AriltonJA

O Arauto da Luz
VIP
Mensagens
3.173
Reações
3.459
Pontos
704
Achei incrível cara. Sempre quis trabalhar nessa área mas não tenho nenhum contato. Estou tentando aprender sozinho no Blender. "Sozinho" assim né, vendo tutoriais do blender guru e outros. Hoje eu já consigo fazer sozinho e tals, e já comecei a brincar com animação mas nada profissional.
223723223724223725223726

Hoje, você recomenda mais o maya então? Pra uso comercial, ele é melhor?

Tinha pensado em começar a fazer alguns itens em 3d pra colocar nesses sites de venda de modelos, pra ganhar um dinheiro passivo lá. Mas não tenho nem ideia dos requisitos que são exigidos. Vou pesquisar isso depois.

Você hoje, indicaria algum tutorial em específico pra quem quer começar na área?
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Achei incrível cara. Sempre quis trabalhar nessa área mas não tenho nenhum contato. Estou tentando aprender sozinho no Blender. "Sozinho" assim né, vendo tutoriais do blender guru e outros. Hoje eu já consigo fazer sozinho e tals, e já comecei a brincar com animação mas nada profissional.

Hoje, você recomenda mais o maya então? Pra uso comercial, ele é melhor?

Tinha pensado em começar a fazer alguns itens em 3d pra colocar nesses sites de venda de modelos, pra ganhar um dinheiro passivo lá. Mas não tenho nem ideia dos requisitos que são exigidos. Vou pesquisar isso depois.

Você hoje, indicaria algum tutorial em específico pra quem quer começar na área?


Renders interessantes hein. :kcool

Então velho... 3D é uma área muito ampla, erro mais comum é o cara querer ser generalista, querer fazer um pouco de tudo, sendo que cada área tem suas peculiaridades, devido a isso a maioria simplesmente desiste por frustração mesmo, porque o problema é a pessoa não ter um caminho em mente pra onde ir, deste quando comecei aprender 3D, minha vontade era trabalhar com cenários, isso me ajudou bastante na minha trajetória.

Tutorial especifico estou de fora, pois muito doque aprendi lá em 2017~18 os vídeos no youtube ñ existem mais. Mas blender Guru me ajudou bastante, você tendo conhecimento em inglês abre uma janela muito ampla de tutorias gringos. Infelizmente a gama de tutorias BR é muito limitada e mercenária, a maioria põe conteúdos básicos atrás de um paywall(cursos), sendo que vc encontra o mesmo conteúdo e até melhor em canais gringos.

Uma dica básica é ñ pular os fundamentos, ñ querer ser apressado demais, e estipular um planejamento de estudos, se já tem um foco, monte um planejamento com base nele, se ñ tem um foco, aprenda um pouco de tudo, eu mesmo iniciei dessa forma, mesmo já tendo um foco em mente, quis ter esse conhecimento mais amplo sobre o 3D por curiosidade mesmo, mas sei que isso pra certas pessoas pode ser uma armadilha, e o kra acabar se frustrando.

Tem um tópico que fiz aqui na pasta sobre meus últimos projetos de portfólio, fala um pouco sobre minha visão como artista em meus cenários e se desenrolou um papo sobre a industria de jogos no Brasil e outras coisas, acho essa discursão lá extremamente importante pra quem ta iniciando pra poder "abrir os olhos" pra certas coisas.
 


Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Eu tenho uma porrada de arquivos .blend não finalizados.

Tenho até um esquema todo montado pra fazer um jogo de plataforma e tiro, tudo funcionando de boas, movimentos do personagem, vários tipos de inimigos, sistema de abrir portas, elevadores, mudança de armas pra tiros variados, só que na hora de fazer a arte eu fui deixando e larguei total. Tá tudo num hd de note pifado e vai continuar por lá para sempre.

Tem um esquema de jogo tipo Star Fox também, mas parei tentando desenvolver uma solução pra míssil teleguiado, podia ter feito uma bomba que causa dano em tudo que está na tela igual do Star Fox, só pensei nisso agora. :facepalm
 

Desann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.971
Reações
6.121
Pontos
999
Cara, nao tenho experiencia alguma com animacao 3D, e pelos tutorias que ando vendo sei que eh dificil, mas ainda assim quero ir com tudo e praticar bastante. Acho que eh um mercado que so vai crescer nas proximas decadas, e que da pra ganhar uma grana legal ate mesmo sendo autonomo. No final do mes vou comprar um laptop parrudo (meu estilo de vida me obriga a ter uma opcao portatil), e enfim comecarei a praticar (pelo youtube e udemy)! Mas toda e qualquer dica para um iniciante sera muito bem vinda! :rox

Esse tópico ficou sem resposta por 4 anos?
Ate eu mudar isso, sim. :kcool
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Esse tópico ficou sem resposta por 4 anos?

Poiszé, a pasta Game Dev aqui é meio... parada... :ktriste2

Eu tenho uma porrada de arquivos .blend não finalizados.

Tenho até um esquema todo montado pra fazer um jogo de plataforma e tiro, tudo funcionando de boas, movimentos do personagem, vários tipos de inimigos, sistema de abrir portas, elevadores, mudança de armas pra tiros variados, só que na hora de fazer a arte eu fui deixando e larguei total. Tá tudo num hd de note pifado e vai continuar por lá para sempre.

Tem um esquema de jogo tipo Star Fox também, mas parei tentando desenvolver uma solução pra míssil teleguiado, podia ter feito uma bomba que causa dano em tudo que está na tela igual do Star Fox, só pensei nisso agora. :facepalm

Perfeitamente normal isso, também tenho uma porrada de projetos inacabados, meio mundo de projeto de cursos, tutoriais do youtube e o escambau.

Vi que o blender mudou bastante recentemente, mas ainda vejo a galera reclamar da interface "bagunçada", nunca tive problemas com a interface do blender, mas sei que isso é um problema pra atrair o público mais "casual", o cara que tem vontade mesmo de aprender ta nem ai pra interface :ksorriso


Cara, nao tenho experiencia alguma com animacao 3D, e pelos tutorias que ando vendo sei que eh dificil, mas ainda assim quero ir com tudo e praticar bastante. Acho que eh um mercado que so vai crescer nas proximas decadas, e que da pra ganhar uma grana legal ate mesmo sendo autonomo. No final do mes vou comprar um laptop parrudo (meu estilo de vida me obriga a ter uma opcao portatil), e enfim comecarei a praticar (pelo youtube e udemy)! Mas toda e qualquer dica para um iniciante sera muito bem vinda! :rox


Ate eu mudar isso, sim. :kcool

Venho percebendo na indústria um aumento da procura por animadores 3D, visto que comumente as pessoas se especializam em Modelagem de Cenários(Environment Artist) e Modelador de Personagem(Character Artist), e a área de animadores 3D ta meia escassa recentemente....
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.490
Pontos
2.082
Ressuscitando o tópico porque quero entrar pra essa área de animação. Daí fiquei curioso pra saber como tá teu nível no blender 4 anos após esses curtas ae?

Animação de game para filmes muda bastante coisa. Rig para games são extremamente mais limitados e necessita código/shader para fazer coisas mais elaboradas.

Qual a intenção?
 
Mensagens
9
Reações
20
Pontos
3
Bom trabalho, Mutolo! Imagino que você tenha progredido desde os 4 anos que fez esse tópico. Só deixando aqui um feedback, que você provavelmente já aprendeu nesses 4 anos: uma coisa que faz as animações que você mostrou não fluírem naturalmente é o fato de você em alguns momentos não estar fazendo poses de antecipação para as ações. Por exemplo: antes de uma pessoa dar um soco, ela puxa o braço pra trás; antes de uma pessoa pular, ela se agacha; e por aí vai. Os pulos que o cogumelo dá estão meio estranhos por causa disso. Quando o cogumelo usa o martelo ou fixa a placa no chão deu pra ver que você usou poses de antecipação, e ficou bem legal!

Edit: 5 anos aliás, duuuh
 
Topo Fundo