O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


MONTANDO UM CONSOLE RETRÔ

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Galera,
Esses dias estava com saudade dos velhos tempos e resolvi montar um console Retrô. Andei fazendo pesquisas e a melhor opção que encontrei, para emulação, foi o chip Raspberry.
Imediatamente comprei um Raspberry PI 3 e um cartão SD classe 10.
Já tenho uma fonte de alimentação compatível aqui em casa e, também, um controle com fio de Xbox360 (pretendo comprar um controle sem fio mais a frente, jogar com fio hoje em dia ninguém merece!).

O próximo passo seria definir o sistema operacional, as melhores opções que encontrei foi o RetroPie e o RecalBox. Pelo o que vi, o RetroPie me parece mais flexível as mudanças e customizações, o que me agrada bastante. Mas ainda tenho que testar os dois.

Por fim, estou montando um case para o raspberry baseado no Super Nintendo. Pesquisei alguns modelos 3D disponíveis na web e nenhum me agradou totalmente. Baixei um software de edição 3D, fiz algumas modificações em um modelo pronto, e mandei para uma empresa de impressão 3d.

Esse foi o resultado inicial:
IMG_20170526_211513609.jpg

IMG_20170526_211542990.jpg

Como vocês podem ver, até ficou bonitinho (eu achei pelo menos) mas cheio de pequenas imperfeições. A ideia agora é lixar ele e passar um primer depois, para melhor fixação da tinta.

O que vocês acharam? alguém aqui já realizou um projeto assim? estou abertos a sugestões...

Se o pessoal se interessar, posso postar meus próximos resultados.

#EDIT 01: CASE
IMG_20170530_151031734.jpg

Feio né? apesar da cara feia, a superfície ficou bem lisinha
IMG_20170603_165301451.jpg

IMG_20170603_165319066.jpg

IMG_20170603_165319066.jpg

O Primer serve para dar aderência a tinta que virá depois. Eu gostei do resultado, já deu uma cara de como vai ficar.
#EDIT 02:SOFTWARE
Nas últimas quatro horas testei o sistema RETROPIE, minhas impressões foram de empolgação e depois de decepção. Vamos lá:
Design: Lindo, customizável, fluído e organizado. Tudo bem bonitinho mesmo.
Sobre os jogos e seu desempenho: O sistema conta com dezenas de emuladores de consoles e alguns eu nem eu sabia que existia. Todos os clássicos estão lá e você não sentirá falta de nada em relação a isso.
Desempenho: em consoles mais antigos, como Atari, Pc Engine, Genesis... a coisa flui muito bem e funciona legal. Entretanto, em alguns consoles como o N64, PS1, SEGA 32x a coisa deu uma engasgada. LAGS apareceram e a temperatura da placa subiu. No caso do N64, até o áudio dava uma engasgada.
Moonlight (Steam via wifi): Instalei esse addon vai ssh no terminal do linux que ele tem. E funcionou muito bem! Joguei sem lag nenhum de comandos! consegui jogar meu F1 2016, Shadow of Mordor e alguns joguinhos do meu emulador do Wii (só tive que baixar a qualidade por que o sinal onde fica o raspberry não é tão forte). Pra quem não sabe, esse recurso trabalha com o Geforce Experience do seu PC e transmite o Big Picture da Steam para a tela da tv na sala.
Entretanto algumas coisas chatas: a configuração é bem chatinha via ssh, você tem que colocar várias linhas de comando, configurar controles... tudo é muito manual e tem que se ter o básico de conhecimento em LINUX.
KODI: Quando li que o sistema suportava esse programa fiquei bem animado. O Kodi é muito bem feito e faz muitas coisas que sempre quis na minha TV... MAS, tive sérios problemas aqui.
A instalação é exatamente igual ao do moonlight, via linha de comando do terminal.
Depois que instalei o programa resolvi atualizar para a versão mais recente. Comecei a procurar alguns canais para ver a corrida de F1 no domingo. E o trem desandou. LAGS terríveis, temperaturas altíssimas do CPU (tão altas que em uma ocasião o sistema reiniciou).
Comecei a me perguntar o porque disso, já que não fiz overclock e as configurações de hardware do raspberry são ótimas para rodar esse tipo de sistema.
Em algumas pesquisas no google, descobri que o sistema roda ao mesmo tempo o RETROPIE e o KODI e esse era o motivo da sobrecarga. Chance do KODI dentro do retropie = 0.
Complicações que tive durante o processo: Para você conectar no wifi é preciso um teclado disponível e eu até tenho um, mas o conector do meu teclado é ps2 :kzonzo Resultado: tive que buscar no fórum dos caras onde era o arquivo que que fica o login e senha do wifi. Para acessar o arquivo tive que abri o cartão SD na minha máquina virtual que tem um linux instalado lá... enfim, um put* saco fazer isso. Tem que ter muita paciência e força de vontade.

Conclusão de tudo: sistema bonito e customizável, muitos consoles disponíveis, a otimização de SOFTWARE nos jogos deixa a desejar, possui muitos addons disponíveis, o moonlight (steam via wifi) funciona bem, o KODI (gerenciador multimídia) não roda legal no sistema.
O design é muito parecido com o do RetroPie já que os dois sistemas usam a base EmulationStation para funcionar. Tudo é organizado e bonito e, além disso, o Recalbox tem algumas funções a mais.
Detalhes a mais que o RetroPie:
- Sistema de favoritos (isso é muito bom)
- Tradução PT-BR
- Compatibilidade nativa com o Retroachievements (não achei isso no retropie)
- Kodi integrado (porém uma versão bem antiga)
- Moonlight integrado (só é preciso digitar um comando via shh pra habilitar)
- Um sisteminha via html pra você usar o teclado e joystick via smartphone (isso resolveu meu problema com o teclado)
:kideia
Dizem que o Recalbox tem menos consoles que o Retropie, entretanto, eu não senti falta de nada. Claro, não cheguei a contabilizar, mas todos os clássicos que esperava estavam lá.
Dessa vez não senti nenhum lag ou superaquecimento durante meus testes. Joguei jogos do Atari, pc engine, genesis, snes, n64 e PS1.
Os resultados de desempenho dos jogos foram bem melhores que do RetroPie.
Somente tive um problema com o PS1, em que tive que buscar um arquivo da bios e colocar em uma pasta lá, pois os jogos não executavam. Após isso o emulador funcionou muito bem (melhor até que o console original com aqueles loadings infinitos)
O moonlight não funcionou no Recalbox apesar de vir nativo no sistema. A versão instalada é muito antiga e só funciona com versões antigas do Geforce Experience... e não da pra atualizar, infelizmente.
O Kodi tem um desempenho muito melhor no Recalbox. Não causa lag nem superaquecimento, apesar de funcionar simultaneamente com o recalbox.
Mas o problema é o mesmo do moonlight, a versão instalada é muito antiga e não dá para atualizar. Algumas funções do Kodi não existem nessa versão. :kduvida

Conclusão de tudo: sistema bonito e customizável, muitos consoles disponíveis, a otimização do SOFTWARE é muito boa nos jogos, possui poucos addons disponíveis (o sistema é fechado e não aceita muita coisa), o moonlight (steam via wifi) não funciona em versões recentes do Geforce Experience, o KODI (gerenciador multimídia) tem uma versão bem antiga instalada e roda bem no sistema.
Inicialmente testei o Recalbox 4.1.0, que é uma versão de desenvolvedor e corrige muitos dos problemas que citei na minha análise do Recalbox aberto ao público (versão 4.0.2).
Acredito que a 4.1.0 do Recalbox é muito superior e vale a pena utilizar mesmo que não seja a versão final lançada.

Após isso, em minha pesquisas, testei o Batocera. Este sistema é o mesmo Recalbox.
Os caras do batocera cansaram de esperar o desenvolvimento do recalbox (que é muuuuito lento) e pegaram essa versão 4.1.0 do recalbox e tornaram ela como oficial, corrigindo seu bugs e deixando estável. A última versão do Batocera é a 5.8 e saiu faz poucas semanas.

Utilizando o Batocera percebi mais fluidez no menu e nos jogos. Além disso, o sistema possui mais consoles suportado.
Pra quem tiver interesse, veja esse link para ver a lista e desenvolvimento de emulação: https://batocera-linux.xorhub.com/#systems
Também está atualizado o Kodi e o moonlight, que antes não funcionavam direito no recalbox.

Como conclusão, entre RetroPie, Recalbox 4.0.2, Recalbox 4.1.0 (dev) e Batocera. O melhor atualmente é, sem dúvidas, o Batocera.

#EDIT 03:CASE FINALIZADO
DSC03938.jpg

IMG_20170801_121137333.jpg

DSC03961.jpg

DSC03947.jpg

DSC03948.jpg

IMG_20170801_133238579.jpg

#EDIT 04: VÍDEO DE FUNCIONAMENTO
 
Ultima Edição:

_Fabio

Veterano
Mensagens
254
Reações
630
Pontos
108
Parece promissor!
Se não for muita intromissão minha, poderia por gentileza nos dizer qual foi o custo dessa impressão 3D?
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Parece promissor!
Se não for muita intromissão minha, poderia por gentileza nos dizer qual foi o custo dessa impressão 3D?
opa!
Rapaz, foi R$ 225,00.
Achei caríssimo, mas como aqui na cidade só achei essa empresa pra realizar o trabalho... infelizmente teve que ser isso.
Eu acredito que vc ache uma impressão de qualidade por cerca de R$ 150,00
 

educastro9

Bam-bam-bam
Mensagens
2.313
Reações
11.233
Pontos
453
Parabéns pelo projeto, Nintendo black ficou massa! Também queria saber o preço da impressão e outra coisa vc consegue usar as entradas e saídas do raspberry sem abrir a carcaça?
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Parabéns pelo projeto, Nintendo black ficou massa! Também queria saber o preço da impressão e outra coisa vc consegue usar as entradas e saídas do raspberry sem abrir a carcaça?

Essa cor é do material da impressão 3D, pretão fica bonito mesmo
O cara que fez o molde 3D que modifiquei fez um preto e ficou assim:
0954074fe0f3f1ae49275e1f3d253a1b_preview_featured.JPG


mas ainda não sei qual cor vou pintar o meu no final ainda

Sobre o preço comentei acima, dá uma olhadinha
 

Thiago1251

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
518
Pontos
929
Muito legal!
Tenho vontade de ter algo para jogar os jogos antigos, mas acho que vou optar por um Wii mesmo. Atualmente está saindo bem em conta.
 


Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.335
Reações
26.635
Pontos
1.359
Tenho um raspberry Pi mas uso mais como midia player, já testei rapidamente o Retrobox, mas agora to pensando mais seriamente colocar um dualboot ou um segundo SD

Mas to com preguiça gigante de pesquisar pq hoje já tenho outros acessos aos emuladores, então vou esperar seu projeto pra chupinhar na cara dura o software que usar
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.754
Reações
4.330
Pontos
703
Quando ficar mais acessível a impressao 3D quero fazer um Neogeo Aes e colocar um RPi dentro
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Tenho um raspberry Pi mas uso mais como midia player, já testei rapidamente o Retrobox, mas agora to pensando mais seriamente colocar um dualboot ou um segundo SD

Mas to com preguiça gigante de pesquisar pq hoje já tenho outros acessos aos emuladores, então vou esperar seu projeto pra chupinhar na cara dura o software que usar
hahaha pra isso estamos aqui!

Testarei o RetroPie e o Recalbox para ver qual fica melhor, em breve postarei o resultado!
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.335
Reações
26.635
Pontos
1.359
hahaha pra isso estamos aqui!

Testarei o RetroPie e o Recalbox para ver qual fica melhor, em breve postarei o resultado!
A dois anos atraz(acho) quando comprei testei o Recalbox acho e foi super simples instalar e testar, acho que vou colocar aqui pra fazer um teste.

Nas suas pesquisas qual parece melhor e qual motivo?
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
A dois anos atraz(acho) quando comprei testei o Recalbox acho e foi super simples instalar e testar, acho que vou colocar aqui pra fazer um teste.

Nas suas pesquisas qual parece melhor e qual motivo?
O RetroPie possui uma comunidade e desenvolvimento muito grande, a capacidade de customização do sistema é maior que no recalbox... você pode instalar diversos addons feitos por pessoas que não são exatamente os desenvolvedores. Isso é muito legal no Retropie. O que deixaria ele como ponto negativo é fato de ser mais 'pesado' e exigir mais recursos do hardware.
O que quero testar nele é justamente esse 'peso' que ele causa ao hardware. Se tem aquecimento ou lag nos jogos...etc.

Já o Recalbox é um sistema menos customizável, mas mais eficiente. Os desenvolvedores são uns franceses muitxo lokos que fizeram o sistema todo fechado e simples. É só instalar o sistema, colocar os roms e está pronto pra uso.

Entre outras coisas que busquei:
- O Recalbox possui menos temas (layouts) para o usuário escolher que o Retropie;
- Ambos os sistemas possuem um addon chamado Moonlight em que você transformar seu console em um SteamMachine, mas o recalbox possui algumas limitações que não sei quais são ainda;
- O Retropie possui mais emuladores;
- O Recalbox possui suporte nativo ao retroachievements.org, o retropie é via addon
- A última versão do Recalbox é bem antiga

São diversos pró e contras, a princípio vou testar o RetroPie. Ele me agrada mais!
 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Galera,
Esses dias estava com saudade dos velhos tempos e resolvi montar um console Retrô. Andei fazendo pesquisas e a melhor opção que encontrei, para emulação, foi o chip Raspberry.
Imediatamente comprei um Raspberry PI 3 e um cartão SD classe 10.
Já tenho uma fonte de alimentação compatível aqui em casa e, também, um controle com fio de Xbox360 (pretendo comprar um controle sem fio mais a frente, jogar com fio hoje em dia ninguém merece!).

O próximo passo seria definir o sistema operacional, as melhores opções que encontrei foi o RetroPie e o RecalBox. Pelo o que vi, o RetroPie me parece mais flexível as mudanças e customizações, o que me agrada bastante. Mas ainda tenho que testar os dois.

Por fim, estou montando um case para o raspberry baseado no Super Nintendo. Pesquisei alguns modelos 3D disponíveis na web e nenhum me agradou totalmente. Baixei um software de edição 3D, fiz algumas modificações em um modelo pronto, e mandei para uma empresa de impressão 3d.

Esse foi o resultado inicial:
IMG_20170526_211513609.jpg

IMG_20170526_211542990.jpg

Como vocês podem ver, até ficou bonitinho (eu achei pelo menos) mas cheio de pequenas imperfeições. A ideia agora é lixar ele e passar um primer depois, para melhor fixação da tinta.

O que vocês acharam? alguém aqui já realizou um projeto assim? estou abertos a sugestões...

Se o pessoal se interessar, posso postar meus próximos resultados.

Pergunta: Porque não pegou um snes "morto" e utilizou sua carcaça? Eu construi o meu usando isso
 

LangoLango

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
3.853
Pontos
334
c***lho 250 reais em uma impressão 3D? Preciso abrir um negócio desses.

Tenho acesso a uma impressora 3D aqui no laboratório da universidade. Uma impressão porca dessas sairia no máximo por 50 reais em relação ao material. Qualquer impressora 3D de 500 dólares do AliExpress imprime melhor do que isso. Serviço porco e caro!

Você pode deixar o visual melhor usando "tetrahydrofuran".

Nesse vídeo o cara usa esmalte para unhas para melhorar o visual:
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Pergunta: Porque não pegou um snes "morto" e utilizou sua carcaça? Eu construi o meu usando isso

Então, eu sou meio fresco hahaha
Antes de decidir por uma carcaça ou uma impressão 3D, eu busquei várias opções pelo mercado livre, google... etc

A razão foi que acho muito grande uma carcaça de snes pra deixar na minha sala, acho bonito um sisteminha personalizado mais compacto... também, pode ser que a carcaça amarele, tenha defeitos...
Além disso, eu não tenho mais meu snes. Teria que comprar uma carcaça, os preços que estavam sendo cobrado pelos anunciantes eram mto abusivos.

Por essa razões resolvi buscar um modelo 3D e editá-lo (e confesso que assim sinto muito mais prazer e motivação).
Olhe a proporção do tamanho como ficará esse do meu projeto:
f859f0edea004d195aabb851490d97a8_preview_featured.JPG

(essa foto é do cara que fez o projeto original)
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.863
Reações
50.956
Pontos
1.003
Vixi, o povo aqui no Retrospace pira com o projetaum de Raspberry Pi ehauehauea

Eu fui de Recalbox e não me arrependi
Testei Retropie e Lakka e não gostei muito, cheio de coisa pra mexer e ambos ficaram sem som (e no PS1 que foi o que eu testei tava com um filtro meio zuado, a imagem parecia mais borrada comparado ao Recalbox que o jogo fica todo limpinho por padrão)

E visual, eu sinceramente não tenho vontade de mudar isso

startup.png


Já acho bem bonito e elegante
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Eai galera,
terminei de lixar e de passar o primer, vejam só como ficou:
LIXADO
IMG_20170530_151031734.jpg


Feio né? apesar da cara feia, a superfície ficou bem lisinha
PÓS PRIMER
IMG_20170603_165301451.jpg

IMG_20170603_165319066.jpg

IMG_20170603_165319066.jpg


O Primer serve para dar aderência a tinta que virá depois. Eu gostei do resultado, já deu uma cara de como vai ficar.
Mas antes de passar a tinta, vou cuidar da parte de software agora
 
Ultima Edição:

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.492
Reações
18.395
Pontos
503
Acompanhando o tópico, estou fuçando o raspeberry pi tbm...

Enviado de meu ASUS_Z00UD usando Tapatalk
 

Spielvan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.228
Reações
1.415
Pontos
203
Galera,
Esses dias estava com saudade dos velhos tempos e resolvi montar um console Retrô. Andei fazendo pesquisas e a melhor opção que encontrei, para emulação, foi o chip Raspberry.
Imediatamente comprei um Raspberry PI 3 e um cartão SD classe 10.
Já tenho uma fonte de alimentação compatível aqui em casa e, também, um controle com fio de Xbox360 (pretendo comprar um controle sem fio mais a frente, jogar com fio hoje em dia ninguém merece!).

O próximo passo seria definir o sistema operacional, as melhores opções que encontrei foi o RetroPie e o RecalBox. Pelo o que vi, o RetroPie me parece mais flexível as mudanças e customizações, o que me agrada bastante. Mas ainda tenho que testar os dois.

Por fim, estou montando um case para o raspberry baseado no Super Nintendo. Pesquisei alguns modelos 3D disponíveis na web e nenhum me agradou totalmente. Baixei um software de edição 3D, fiz algumas modificações em um modelo pronto, e mandei para uma empresa de impressão 3d.

Esse foi o resultado inicial:
IMG_20170526_211513609.jpg

IMG_20170526_211542990.jpg

Como vocês podem ver, até ficou bonitinho (eu achei pelo menos) mas cheio de pequenas imperfeições. A ideia agora é lixar ele e passar um primer depois, para melhor fixação da tinta.

O que vocês acharam? alguém aqui já realizou um projeto assim? estou abertos a sugestões...

Se o pessoal se interessar, posso postar meus próximos resultados.

#EDIT 01:
IMG_20170530_151031734.jpg
Feio né? apesar da cara feia, a superfície ficou bem lisinha

IMG_20170603_151838681.jpg

IMG_20170603_151924790.jpg

IMG_20170603_165321761.jpg

IMG_20170603_165301451.jpg


O Primer serve para dar aderência a tinta que virá depois. Eu gostei do resultado, já deu uma cara de como vai ficar.

Muito bom o projeto, quem sabe eu o futuro, não resolva tentar aderir a iniciativa rasp, como eu tenho android tv box MX3-G, acabei não indo muito a fundo, mas como tenho um mega drive 3 queimado que veio de brinde, na compra de um snes, com a carcaça inteira, poderia ser uma boa solução para ele.
2016-09-23%252B01.04.25.jpg
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Muito bom o projeto, quem sabe eu o futuro, não resolva tentar aderir a iniciativa rasp, como eu tenho android tv box MX3-G, acabei não indo muito a fundo, mas como tenho um mega drive 3 queimado que veio de brinde, na compra de um snes, com a carcaça inteira, poderia ser uma boa solução para ele.
2016-09-23%252B01.04.25.jpg
rapaz, é uma boa ideia utilizar esse mega drive ai.
Se fosse eu, pesquisava sobre como dar um trato nessa carcaça antiga... devolver o brilho e a aparência dos velhos tempos.
Inclusive, acredito que seja possível até aproveitar os botões de reset e power. O raspberry tem suporte para isso.

Essa é um excelente atividade para as horas vagas.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.525
Reações
28.291
Pontos
903
Parabéns! Tá ficando show de bola amigo.

Depois de pintado ainda... Lindo!!!

Tenho minhas ressalvas quanto a Raspberry para emulação, mas seu trabalho vai ficar TOP!

Espero estar vivo ainda, ou pelo menos ainda ter essa paixão por games, no dia que essas impressoras 3D se popularizarem e se aperfeiçoarem!!!

Imagina, comprar um NES todo quebrado e amarelado e mandar rodar uma case nova nessa impressoras.... Pronto!!! Tudo novinho de novo!!!

Sonho da pourra!
 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Então, eu sou meio fresco hahaha
Antes de decidir por uma carcaça ou uma impressão 3D, eu busquei várias opções pelo mercado livre, google... etc

A razão foi que acho muito grande uma carcaça de snes pra deixar na minha sala, acho bonito um sisteminha personalizado mais compacto... também, pode ser que a carcaça amarele, tenha defeitos...
Além disso, eu não tenho mais meu snes. Teria que comprar uma carcaça, os preços que estavam sendo cobrado pelos anunciantes eram mto abusivos.

Por essa razões resolvi buscar um modelo 3D e editá-lo (e confesso que assim sinto muito mais prazer e motivação).
Olhe a proporção do tamanho como ficará esse do meu projeto:
f859f0edea004d195aabb851490d97a8_preview_featured.JPG

(essa foto é do cara que fez o projeto original)

Depois de ter visto como ficou entendi o motivo de não usar uma carcaça de SNES original.

Ficou excelente!
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.863
Reações
50.956
Pontos
1.003
Eu acho meio estranho usar a carcaça original, fica o chip pequenininho dentro dela gigante

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Estimados,

Nas últimas quatro horas testei o sistema RETROPIE, minhas impressões foram de empolgação e depois de decepção. Vamos lá:
Design: Lindo, customizável, fluído e organizado. Tudo bem bonitinho mesmo.
Sobre os jogos e seu desempenho: O sistema conta com dezenas de emuladores de consoles e alguns eu nem eu sabia que existia. Todos os clássicos estão lá e você não sentirá falta de nada em relação a isso.
Desempenho: em consoles mais antigos, como Atari, Pc Engine, Genesis... a coisa flui muito bem e funciona legal. Entretanto, em alguns consoles como o N64, PS1, SEGA 32x a coisa deu uma engasgada. LAGS apareceram e a temperatura da placa subiu. No caso do N64, até o áudio dava uma engasgada.
Moonlight (Steam via wifi): Instalei esse addon vai ssh no terminal do linux que ele tem. E funcionou muito bem! Joguei sem lag nenhum de comandos! consegui jogar meu F1 2016, Shadow of Mordor e alguns joguinhos do meu emulador do Wii (só tive que baixar a qualidade por que o sinal onde fica o raspberry não é tão forte). Pra quem não sabe, esse recurso trabalha com o Geforce Experience do seu PC e transmite o Big Picture da Steam para a tela da tv na sala.
Entretanto algumas coisas chatas: a configuração é bem chatinha via ssh, você tem que colocar várias linhas de comando, configurar controles... tudo é muito manual e tem que se ter o básico de conhecimento em LINUX.
KODI: Quando li que o sistema suportava esse programa fiquei bem animado. O Kodi é muito bem feito e faz muitas coisas que sempre quis na minha TV... MAS, tive sérios problemas aqui.
A instalação é exatamente igual ao do moonlight, via linha de comando do terminal.
Depois que instalei o programa resolvi atualizar para a versão mais recente. Comecei a procurar alguns canais para ver a corrida de F1 no domingo. E o trem desandou. LAGS terríveis, temperaturas altíssimas do CPU (tão altas que em uma ocasião o sistema reiniciou).
Comecei a me perguntar o porque disso, já que não fiz overclock e as configurações de hardware do raspberry são ótimas para rodar esse tipo de sistema.
Em algumas pesquisas no google, descobri que o sistema roda ao mesmo tempo o RETROPIE e o KODI e esse era o motivo da sobrecarga. Chance do KODI dentro do retropie = 0.
Complicações que tive durante o processo: Para você conectar no wifi é preciso um teclado disponível e eu até tenho um, mas o conector do meu teclado é ps2 :kzonzo Resultado: tive que buscar no fórum dos caras onde era o arquivo que que fica o login e senha do wifi. Para acessar o arquivo tive que abri o cartão SD na minha máquina virtual que tem um linux instalado lá... enfim, um put* saco fazer isso. Tem que ter muita paciência e força de vontade.

Conclusão de tudo: sistema bonito e customizável, muitos consoles disponíveis, a otimização de SOFTWARE nos jogos deixa a desejar, possui muitos addons disponíveis, o moonlight (steam via wifi) funciona bem, o KODI (gerenciador multimídia) não roda legal no sistema.

Se alguém teve paciência de ler toda essa cachaça braba e quiser perguntar algo, estamos aí.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.632
Reações
26.736
Pontos
1.053
Estimados,

Nas últimas quatro horas testei o sistema RETROPIE, minhas impressões foram de empolgação e depois de decepção. Vamos lá:
Design: Lindo, customizável, fluído e organizado. Tudo bem bonitinho mesmo.
Sobre os jogos e seu desempenho: O sistema conta com dezenas de emuladores de consoles e alguns eu nem eu sabia que existia. Todos os clássicos estão lá e você não sentirá falta de nada em relação a isso.
Desempenho: em consoles mais antigos, como Atari, Pc Engine, Genesis... a coisa flui muito bem e funciona legal. Entretanto, em alguns consoles como o N64, PS1, SEGA 32x a coisa deu uma engasgada. LAGS apareceram e a temperatura da placa subiu. No caso do N64, até o áudio dava uma engasgada.
Moonlight (Steam via wifi): Instalei esse addon vai ssh no terminal do linux que ele tem. E funcionou muito bem! Joguei sem lag nenhum de comandos! consegui jogar meu F1 2016, Shadow of Mordor e alguns joguinhos do meu emulador do Wii (só tive que baixar a qualidade por que o sinal onde fica o raspberry não é tão forte). Pra quem não sabe, esse recurso trabalha com o Geforce Experience do seu PC e transmite o Big Picture da Steam para a tela da tv na sala.
Entretanto algumas coisas chatas: a configuração é bem chatinha via ssh, você tem que colocar várias linhas de comando, configurar controles... tudo é muito manual e tem que se ter o básico de conhecimento em LINUX.
KODI: Quando li que o sistema suportava esse programa fiquei bem animado. O Kodi é muito bem feito e faz muitas coisas que sempre quis na minha TV... MAS, tive sérios problemas aqui.
A instalação é exatamente igual ao do moonlight, via linha de comando do terminal.
Depois que instalei o programa resolvi atualizar para a versão mais recente. Comecei a procurar alguns canais para ver a corrida de F1 no domingo. E o trem desandou. LAGS terríveis, temperaturas altíssimas do CPU (tão altas que em uma ocasião o sistema reiniciou).
Comecei a me perguntar o porque disso, já que não fiz overclock e as configurações de hardware do raspberry são ótimas para rodar esse tipo de sistema.
Em algumas pesquisas no google, descobri que o sistema roda ao mesmo tempo o RETROPIE e o KODI e esse era o motivo da sobrecarga. Chance do KODI dentro do retropie = 0.
Complicações que tive durante o processo: Para você conectar no wifi é preciso um teclado disponível e eu até tenho um, mas o conector do meu teclado é ps2 :kzonzo Resultado: tive que buscar no fórum dos caras onde era o arquivo que que fica o login e senha do wifi. Para acessar o arquivo tive que abri o cartão SD na minha máquina virtual que tem um linux instalado lá... enfim, um put* saco fazer isso. Tem que ter muita paciência e força de vontade.

Conclusão de tudo: sistema bonito e customizável, muitos consoles disponíveis, a otimização de SOFTWARE nos jogos deixa a desejar, possui muitos addons disponíveis, o moonlight (steam via wifi) funciona bem, o KODI (gerenciador multimídia) não roda legal no sistema.

Se alguém teve paciência de ler toda essa cachaça braba e quiser perguntar algo, estamos aí.
Você testou só o Retropie sozinho?
 

Kernell32dll

Mil pontos, LOL!
Mensagens
714
Reações
1.014
Pontos
1.093
Estimados,

Nas últimas quatro horas testei o sistema RETROPIE, minhas impressões foram de empolgação e depois de decepção. Vamos lá:
Design: Lindo, customizável, fluído e organizado. Tudo bem bonitinho mesmo.
Sobre os jogos e seu desempenho: O sistema conta com dezenas de emuladores de consoles e alguns eu nem eu sabia que existia. Todos os clássicos estão lá e você não sentirá falta de nada em relação a isso.
Desempenho: em consoles mais antigos, como Atari, Pc Engine, Genesis... a coisa flui muito bem e funciona legal. Entretanto, em alguns consoles como o N64, PS1, SEGA 32x a coisa deu uma engasgada. LAGS apareceram e a temperatura da placa subiu. No caso do N64, até o áudio dava uma engasgada.
Moonlight (Steam via wifi): Instalei esse addon vai ssh no terminal do linux que ele tem. E funcionou muito bem! Joguei sem lag nenhum de comandos! consegui jogar meu F1 2016, Shadow of Mordor e alguns joguinhos do meu emulador do Wii (só tive que baixar a qualidade por que o sinal onde fica o raspberry não é tão forte). Pra quem não sabe, esse recurso trabalha com o Geforce Experience do seu PC e transmite o Big Picture da Steam para a tela da tv na sala.
Entretanto algumas coisas chatas: a configuração é bem chatinha via ssh, você tem que colocar várias linhas de comando, configurar controles... tudo é muito manual e tem que se ter o básico de conhecimento em LINUX.
KODI: Quando li que o sistema suportava esse programa fiquei bem animado. O Kodi é muito bem feito e faz muitas coisas que sempre quis na minha TV... MAS, tive sérios problemas aqui.
A instalação é exatamente igual ao do moonlight, via linha de comando do terminal.
Depois que instalei o programa resolvi atualizar para a versão mais recente. Comecei a procurar alguns canais para ver a corrida de F1 no domingo. E o trem desandou. LAGS terríveis, temperaturas altíssimas do CPU (tão altas que em uma ocasião o sistema reiniciou).
Comecei a me perguntar o porque disso, já que não fiz overclock e as configurações de hardware do raspberry são ótimas para rodar esse tipo de sistema.
Em algumas pesquisas no google, descobri que o sistema roda ao mesmo tempo o RETROPIE e o KODI e esse era o motivo da sobrecarga. Chance do KODI dentro do retropie = 0.
Complicações que tive durante o processo: Para você conectar no wifi é preciso um teclado disponível e eu até tenho um, mas o conector do meu teclado é ps2 :kzonzo Resultado: tive que buscar no fórum dos caras onde era o arquivo que que fica o login e senha do wifi. Para acessar o arquivo tive que abri o cartão SD na minha máquina virtual que tem um linux instalado lá... enfim, um put* saco fazer isso. Tem que ter muita paciência e força de vontade.

Conclusão de tudo: sistema bonito e customizável, muitos consoles disponíveis, a otimização de SOFTWARE nos jogos deixa a desejar, possui muitos addons disponíveis, o moonlight (steam via wifi) funciona bem, o KODI (gerenciador multimídia) não roda legal no sistema.

Se alguém teve paciência de ler toda essa cachaça braba e quiser perguntar algo, estamos aí.

Usei por uns tempos o retropie, mas queria utilizar as portas de controle originais da carcaça, via GPIO. Pesquisando na net percebi que o recalbox estava muito mais adaptado a tal opção de controles. Fiz a migração e não me arrependi, de quebra ganhei o sistema para inserir novas roms, que é bem mais simples via browser.

A funcionalidade dos botões power e reset da carcaça também é facílima de implementar no recalbox. Não senti falta do retropie em nada.

O recalbox também vem com o KODI, que aqui funciona bem pra mim, sem travamentos ou superaquecimentos. Fiz alguns testes com ele com listas de IPTV, mas confesso que achei esse negócio meio m****, mas não por culpa do KODI.

Um fator que eu percebi que faz bastante diferença, é a qualidade da fonte que você usa para alimentar o RPI. Me lembro que no inicio tentei usar a alimentação da própria TV, mas assim alguns emuladores travavam bastante em algumas partes dos jogos. Também aconteceu algo parecido quando liguei o RPI sem os dissipadores.
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Você testou só o Retropie sozinho?

Como assim sozinho? só o retropie rodando sem addons? sim, testei os jogos assim

Usei por uns tempos o retropie, mas queria utilizar as portas de controle originais da carcaça, via GPIO. Pesquisando na net percebi que o recalbox estava muito mais adaptado a tal opção de controles. Fiz a migração e não me arrependi, de quebra ganhei o sistema para inserir novas roms, que é bem mais simples via browser.

A funcionalidade dos botões power e reset da carcaça também é facílima de implementar no recalbox. Não senti falta do retropie em nada.

O recalbox também vem com o KODI, que aqui funciona bem pra mim, sem travamentos ou superaquecimentos. Fiz alguns testes com ele com listas de IPTV, mas confesso que achei esse negócio meio m****, mas não por culpa do KODI.

Um fator que eu percebi que faz bastante diferença, é a qualidade da fonte que você usa para alimentar o RPI. Me lembro que no inicio tentei usar a alimentação da própria TV, mas assim alguns emuladores travavam bastante em algumas partes dos jogos. Também aconteceu algo parecido quando liguei o RPI sem os dissipadores.

Estou testando o Recalbox já, tô gostando bastante
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.660
Reações
30.088
Pontos
1.404
Usei por uns tempos o retropie, mas queria utilizar as portas de controle originais da carcaça, via GPIO. Pesquisando na net percebi que o recalbox estava muito mais adaptado a tal opção de controles. Fiz a migração e não me arrependi, de quebra ganhei o sistema para inserir novas roms, que é bem mais simples via browser.

A funcionalidade dos botões power e reset da carcaça também é facílima de implementar no recalbox. Não senti falta do retropie em nada.

O recalbox também vem com o KODI, que aqui funciona bem pra mim, sem travamentos ou superaquecimentos. Fiz alguns testes com ele com listas de IPTV, mas confesso que achei esse negócio meio m****, mas não por culpa do KODI.

Um fator que eu percebi que faz bastante diferença, é a qualidade da fonte que você usa para alimentar o RPI. Me lembro que no inicio tentei usar a alimentação da própria TV, mas assim alguns emuladores travavam bastante em algumas partes dos jogos. Também aconteceu algo parecido quando liguei o RPI sem os dissipadores.

Pra conseguir IPTV que preste só utilizando lista paga
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Pegando carona na empolgação do amigo op resolvi testar o batocera no meu bartop.
Não consegui de jeito nenhum configurar os controles,a parte da Gui funciona normal com a minha placa usb zero delay,mas ingame não vai nem a pau apesar de mostrar que Ta tudo certo.
Outra coisa que não vai nem a c***lho são as scanlines.
 

LuanBF

Ser evoluído
Mensagens
66
Reações
151
Pontos
43
Pegando carona na empolgação do amigo op resolvi testar o batocera no meu bartop.
Não consegui de jeito nenhum configurar os controles,a parte da Gui funciona normal com a minha placa usb zero delay,mas ingame não vai nem a pau apesar de mostrar que Ta tudo certo.
Outra coisa que não vai nem a c***lho são as scanlines.
Se te ajudar, o batocera é uma variação do recalbox. Os caras fizeram pq o recalbox é mto demorado pra lançar uma versão nova.
O sistema usa o tal do retroarch pra emular e configurar os controle pro jogo. Talvez seu problema esteja na config do retroarch
 

jureg

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.398
Reações
7.027
Pontos
1.054
Pegando carona na empolgação do amigo op resolvi testar o batocera no meu bartop.
Não consegui de jeito nenhum configurar os controles,a parte da Gui funciona normal com a minha placa usb zero delay,mas ingame não vai nem a pau apesar de mostrar que Ta tudo certo.
Outra coisa que não vai nem a c***lho são as scanlines.
Faz o urro
 

Trump

Bam-bam-bam
Mensagens
3.732
Reações
11.470
Pontos
453
Eu uso o raspberry (com Retropie) em um simples case de acrílico. Mas o projeto ideal seria integrar o raspberry com algum console retrô, sem cortar a carcaça para colocar algum controle usb, etc.

Dessa forma (além de aceitar o cartucho normalmente) o console poderia iniciar o raspberry quando ligado sem o cartucho, permitindo jogar com o controle original.
 
Topo Fundo