O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Número de brasileiros em busca de oportunidades no exterior dispara com a crise

atlanperry

Bam-bam-bam
Mensagens
930
Reações
2.343
Pontos
433
51269.jpg



A busca por uma oportunidade de vida melhor fora do Brasil se intensificou nos últimos anos, em grande parte por causa da crise econômica. De acordo com dados da Receita Federal, entre 2014 e 2016 foram entregues 55.402 Declarações de Saída Definitiva do país, um aumento de 81,61% na comparação com o triênio imediatamente anterior. De 2011 a 2013, período que antecede a crise econômica, 30.506 pessoas entregaram o mesmo documento. O número, no entanto, pode ser ainda maior, já que nem todos os brasileiros prestam essa informação quando vão embora.

A publicitária Camila Juhrs Flaire, de 26 anos, está entre os que decidiram fazer as malas e abandonar tudo em São Paulo. Há um ano, ela aproveitou a cidadania portuguesa herdada do avô lusitano, deixou o emprego na área de eventos e embarcou para o Porto, em Portugal. “Sabia que ficando no Brasil, mesmo formada, não teria grandes oportunidades ou qualidade de vida. Fugi da crise também, pois ela se tornou um obstáculo.”

A desilusão com a situação política e a taxa de desemprego elevada são os maiores responsáveis pela saída de quem escolhe países como Portugal, Canadá e EUA para uma nova vida. “Há uma falta de crença generalizada na recolocação profissional porque há muitas pessoas desempregadas. É natural esse desejo por experiências em outros locais”, diz a sócia-fundadora da consultoria executiva Unique Group, Alexia Franco.

Há quem se mude com o desejo de empreender lá fora, mas a espera por resultados imediatos acaba frustrando muita gente, diz o presidente da consultoria especializada em mobilidade global Emdoc, João Marques da Fonseca. “É preciso entender a cultura local e adaptar seus produtos e serviços às necessidades do novo público.”

Essa foi a fórmula seguida pelo empresário Guilherme Cerqueira, de 36 anos. Fundador de uma empresa de tecnologia, ele e os sócios já tinham em mente um outro negócio envolvendo comportamento e consumo, que “deveria nascer internacional”. O próximo passo foi analisar qual o melhor destino para a startup que queriam criar.

“Não bastava ter vontade de ir morar fora, pegar tudo e desembarcar em outro país. O primeiro lugar que surgiu no meu radar foi o Vale do Silício, na Califórnia, então fui para lá entender como era a vida de um empreendedor naquele local. Só quando voltei é que decidimos investir”, relembra.

Em 2015, Cerqueira deixou o Brasil com a mulher e os dois filhos. Ele cita a crise econômica e a violência do Rio de Janeiro, onde morava, como fatores determinantes para a mudança.


Expectativa


Segundo Fonseca, da Emdoc, outro erro constante de quem deixa o Brasil é acreditar que a vida lá fora será semelhante ao experimentado aqui. Em certos casos, ele confessa identificar que algumas dessas aventuras já surgem com data certa para acabar pela falta de alinhamento entre expectativa e realidade.

”Boas ideias e dinheiro guardado não são suficientes. A pessoa sai daqui com uma ideia sobre ganhos e estilo de vida e somente lá percebe que a dinâmica é completamente diferente”, comenta Fonseca.

No caso de Cerqueira, a cobertura na Barra da Tijuca deu lugar a um apartamento de dois cômodos em São Francisco, para conter despesas e fazer o dinheiro render enquanto seu negócio não decolava. Para Camila, o caminho encontrado foi aceitar um emprego na área de telecomunicações. Apesar de não ter relação com sua formação, o novo trabalho ajudou no entendimento de como funcionava o mercado de trabalho em Portugal, diz a jovem. “Começar do zero não é fácil. No primeiro mês, se alguém me perguntasse se eu tinha desejo de voltar diria que sim. Hoje, tenho certeza de que quero ficar de vez.”


Mais fácil para quem tem dinheiro


Seja um jovem recém-formado de classe média ou um alto executivo, o desejo de tentar a vida fora de um país em crise e repleto de escândalos políticos passa pela cabeça de muitos brasileiros. E, quanto melhor a formação, mais oportunidades serão encontradas, afirmam profissionais de recursos humanos.

“A saída definitiva do Brasil acontece muito mais para aqueles profissionais que já atuavam em níveis hierárquicos mais altos do que para quem atuava em posições operacionais”, explica o presidente da empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais Curriculum, Marcelo Abrilei.

Para a sócia da consultoria suíça Egon Zehnder, Ângela Pêgas, executivos e empresários acabam tendo mais possibilidades no momento de se fixar em outro país. “Quem tem dinheiro compra um imóvel ou consegue um visto de investidor para fazer a migração”, diz. “ Essa migração que vimos nesse tempo de crise é de gente qualificada, que poderia contribuir muito com o Brasil, mas opta por fazer a vida lá fora.”

Para João Marques da Fonseca, presidente da Emdoc, uma consultoria jurídica de imigração, boa parte dos brasileiros que foram embora “para sempre” devem voltar ao Brasil no médio prazo. “São pessoas que saem com muito otimismo, mas nem sempre encontram o resultado que buscam. Às vezes, seguem o embalo de amigos próximos que foram e vivem bem, mas essa aposta não dá tão certo para todo mundo.”

Fonte: Gazeta do Povo
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Enquanto estivermos em uma crise absurda política e econômica sem previsão de melhores (mais de pioras, diga-se), e ainda por cima, "abraçando" com orgulho os pobres vizinhos refugiados, é obvio que a única alternativa que falta para o indivíduo é querer sumir da bananolandia.


Enviado por iPhone 5S pela força da luz.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.102
Reações
28.037
Pontos
1.044
rapaiz vou te dizer uma coisa, se eu tivesse grana e fosse solteiro, já tinha rapado fora dessa m**** faz tempo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.055
Pontos
1.503
Logo a economia melhora e o Huezil torna-se interessante para investidores/empreendedores novamente.
E pra quem tem dinheiro ou ajuda de quem tem, possui o mundo como casa, em quase qualquer lugar vai viver bem. Já um fudido como eu tem que pensar mil vezes antes de mudar de cidade aqui mesmo no país.
 

Kira o justiceiro

Ser evoluído
Mensagens
50
Reações
58
Pontos
38
Logo a economia melhora e o Huezil torna-se interessante para investidores/empreendedores novamente.
E pra quem tem dinheiro ou ajuda de quem tem, possui o mundo como casa, em quase qualquer lugar vai viver bem. Já um fudido como eu tem que pensar mil vezes antes de mudar de cidade aqui mesmo no país.
tbm mano sonho em ir embora pra portugal, mas nem a sp tenho condições de ir
 


r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Meu sonho de todos os dias, sério mesmo.



Mas infelizmente não sou assassino de bebês ou estuprador de mulheres para poder esperar ser bem recebido pelo "progressistas e inteligentinhos" europeus ou americanos. Afinal de contas, todos sabemos que um fiel "de Alah" só quer poder estuprar sua sueca em paz.


Agora, sendo latino? Vixi, o mundo te tratará com um ódio que vc nao encontrá no mais peofundo circulo do inferno.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.904
Reações
39.332
Pontos
2.044
Os portugueses devem estar adorando a brasileirada de novo por lá... me lembrei dos anos 90, do lance dos dentistas.
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
espere só até o supremo moluzko voltar - o povo está com saudades do ex.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
O Brasil acabou com as esperanças de muita gente.

Quem puder saia enquanto dá. Isso aqui tá fadado ao fracasso.
 

Quaralho1979

Habitué da casa
Mensagens
339
Reações
304
Pontos
88
Com uns 700k casado e com 1 filho de 4 anos....
Será que consigo arriscar a ida para algum País?
Fico bolado de emprego e moradia....
Não temos nível superior.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.770
Reações
134.018
Pontos
2.139
No caso de Cerqueira, a cobertura na Barra da Tijuca deu lugar a um apartamento de dois cômodos em São Francisco,

0,01% do pessoal que quer sair do Brasil.
quem mais aí tem como vender UMA COBERTURA pra emigrar?
 

Capivarus

Bam-bam-bam
Mensagens
207
Reações
180
Pontos
478
Melhor alternativa possível atualmente. No Brasil o profissional com capacidade técnica dificilmente é valorizado. Haverá sempre a famosa "indicação" antes de tudo. Processos seletivos se tornaram desumanos. Aqui, infelizmente, há um sentimento de exploração. Isso se dá por conta das nossas "políticas de incentivo" aos empresários de médio/pequeno porte...entenda incentivo como burocracia e taxas elevadíssima de tributação sobre os serviços/produtos.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.968
Pontos
1.003
Eu queria ir pra Italia. Tenho estadia lá

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.904
Reações
39.332
Pontos
2.044
Com uns 700k casado e com 1 filho de 4 anos....
Será que consigo arriscar a ida para algum País?
Fico bolado de emprego e moradia....
Não temos nível superior.
Pra qualquer lugar, problema é o país aceitar e regularizar tua situação e da família, ainda mais sem nível superior.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Com uns 700k casado e com 1 filho de 4 anos....
Será que consigo arriscar a ida para algum País?
Fico bolado de emprego e moradia....
Não temos nível superior.
Acho que vc consegue com parte desses 700k um visto de investidor em Portugal... mas teria que abrir um negócio lá (acho que é €50.000 e tem que gerar X números de empregos... algo entre 1 e 5, não lembro agora). Dá uma pesquisada sobre isso.

Países como Canadá, Austrália e NZ tb são relativamente flexíveis com vistos de imigração.

Porém, em todos esses casos estou falando de imigração via visto e não nacionalidade. Em todos esses países, assim mesmo, dá pra ganhar a nacionalidade depois de um tempo morando lá. A Islândia tb não é nada complicada, especialmente pra quem tem criança. Dá uma pesquisada sobre países que facilitam a imigração para quem tem filhos.

PS: Se eu tivesse filhos pensaria que o arriscado não é criar eles lá fora e sim aqui no BR.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Pra qualquer lugar, problema é o país aceitar e regularizar tua situação e da família, ainda mais sem nível superior.

Acho que não deve ser tão difícil. Meu pai em 2002 entrou nos EUA clandestinamente, voltou em 2004. Em 2015 ele se separou da minha mãe, conseguiu um green card e agora está querendo ir morar lá ainda esse ano. Detalhe: ele só completou o fundamental :kzonzo
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Acho que não deve ser tão difícil. Meu pai em 2002 entrou nos EUA clandestinamente, voltou em 2004. Em 2015 ele se separou da minha mãe, conseguiu um green card e agora está querendo ir morar lá ainda esse ano. Detalhe: ele só completou o fundamental :kzonzo
Seu pai foi uma vez como ilegal (que cada vez vale menos a pena) e depois com o GC (que não é mais sorteado para brasileiros).

Legalmente o cara não migra mais pros EUA sem pelo menos ter um diploma.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Acho que não deve ser tão difícil. Meu pai em 2002 entrou nos EUA clandestinamente, voltou em 2004. Em 2015 ele se separou da minha mãe, conseguiu um green card e agora está querendo ir morar lá ainda esse ano. Detalhe: ele só completou o fundamental :kzonzo
mas se ele mora no Brasil automaticamente já perdeu o green card.
o máximo de permanência fora dos EUA de um portador de GC é seis meses.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
se o cara tiver 500k dólares e o negócio for considerado rentável, ele consegue o visto de investidor.
não precisa ter diploma de nada.
Sim... se ele for um gênio em algum campo acadêmico, prêmio Nobel em alguma coisa, atleta de ponta, artista de grande renome ou qualquer outra extrema exceção tb... mas acho que 99,999999999% das pessoas não se enquadram em qualquer uma dessas situações, né verdade?
 

matgaudio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.559
Reações
5.159
Pontos
1.064
realmente, tenho MUITOS amigos e conhecidos que se formaram comigo e vazaram, maioria australia/canada/states. Um brother meu tá na australia há 1 ano já, ele contou que bancou os 6 primeiros meses com a grana do acerto (3k), depois disso ta tranquilo, trampa em 3 empregos e mora dividindo ap com uma galera. Achei tranquilo. Se acontecesse de eu ser demitido, tentaria algo do tipo...
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Atualmente o único jeito de eu sumir do Brasil é pegar uma pá e cavar o chão até sair no Japão. Pra quem tem a chance tente a sorte.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Sim... se ele for um gênio em algum campo acadêmico, prêmio Nobel em alguma coisa, atleta de ponta, artista de grande renome ou qualquer outra extrema exceção tb... mas acho que 99,999999999% das pessoas não se enquadram em qualquer uma dessas situações, né verdade?
um diploma brasileiro tem peso praticamente nulo nos EUA, eles cagam e andam para uma USP da vida.
é mais fácil ter grana para investir do que conseguir reconhecimento acadêmico lá dentro.
 
Topo Fundo