O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[NES] Lucky Penguin

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Opa! Crio esse tópico pra anunciar um projeto de jogo pro Nintendo 8-bits chamado Lucky Penguin.
A programação é do Lukasz Kur e eu estou fazendo os gráficos (quem conhece meu estilo provavelmente vai estranhar que está tudo super cuti-cuti, mas o jogo meio que pedia esse visual).
PN01_zps3ikw7q0b.png
PN04_zpsjddabbwm.png


O mais divertido aqui foi implementar a técnica de flickering dentro do jogo. Com ela, se cria uma ilusão de que o NES pode mostrar mais cores/tons que ele realmente pode (mas o jogador mais purista pode desligar o flicker na tela-título).
Flicker ligado X Flicker desligado:
PN02_zpsrg3fkkyh.png
PN03_zpso1jm8zsk.png


É um puzzle simples, mas acho que está bem honesto e estamos caprichando o máximo que podemos. Tem até uma nevasca durante as fases (pedi praticamente em homenagem ao @edineilopes depois que ele comentou sobre neve nos jogos 8-bits).

Além disso, vale comentar que encrenca que é fazer jogos pra esses consoles antigos. Qualquer coisa que leva minutos num jogo de Windows aqui leva horas - e requer truques. E otimização. E isso. E aquilo. Mas vale muito a pena.

Estamos finalizando o jogo (deve sair um demo nos próximos dias) e, se tudo der certo, lançaremos ele em cartucho.
Espero que gostem!
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Show de bola! Caramba, como está ficando charmoso, parabéns @Macbee !
O traço está preciso, suave sem ser fofo demais.

Se puder, depois conta como fizeram a nevasca. Esse esquema de flicker é muito legal. Me pergunto porque programadores não usavam, já que melhora tanto os gráficos... seria parra poupar espaço do cartucho?
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Show de bola! Caramba, como está ficando charmoso, parabéns @Macbee !
O traço está preciso, suave sem ser fofo demais.

Se puder, depois conta como fizeram a nevasca. Esse esquema de flicker é muito legal. Me pergunto porque programadores não usavam, já que melhora tanto os gráficos... seria parra poupar espaço do cartucho?
Obrigado!

A nevasca foi feita com sprites mesmo... O jogo inteiro é quase só feito de cenário (só o pinguim e um ou outro elemento são sprites), então deu pra botar bastante neve, hehe. Acho que até o final de semana o demo deve sair (o Lukasz tá arrumando uns negócios de última hora), aí você pode conferir como ficou.

E eu acho que antigamente não usavam isso por 2 motivos: Primeiro porque, dependendo do modo como é feito, o flicker pode incomodar muito (tanto que já tem programadores de NES escandalizados com esse efeito aí do pinguim). E também pelo motivo que você citou... O flicker vai exigir o dobro de tiles que um cenário normal exigiria, então um jogo mais complexo vai ocupar mais espaço e o cartucho sairá mais caro (o que era um problema há 30 anos, hoje se faz jogo de NES com 256 Mega até).

Mas se até no NES (super limitado na questão de cores) fica legal, me pergunto que tipo de coisa não daria pra fazer no Master, Mega, etc. usando esse efeito.
 


Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
O fantasma do overscan estava nos assombrando - por isso mudamos o posicionamento dos textos em algumas telas.

A nova tela de créditos fica assim (devidamente testada em CRT):
OAOT7V9.jpg


E a tela-título (que eu gostava, mas fica bem deslocada na TV de tubo) também mostra agora as opções mais pra cima (à esquerda se vê a original e a nova está na direita):
CcjUv7f.jpg
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
E a tela-título (que eu gostava, mas fica bem deslocada na TV de tubo) também mostra agora as opções mais pra cima (à esquerda se vê a original e a nova está na direita):
CcjUv7f.jpg
Ficou melhor com a mudança. Do jeito que postou, parece que não gostou, mas gostei da versão nova com os detalhes na tarja e o texto mais longe dos cantos.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
CcjUv7f.jpg

É muita nostalgia esta imagem curvada de tubão antiga.
Vendo essas telas, já tem o shader certo para conferir a ROM.
Aqevt9L.png
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Estou lançando primeiro na OS:
LUCKY PENGUIN DEMO.ZIP

Pra quem não quer jogar, o vídeo com a demo está aqui (mas tem que ver em 1080p /60 FPS ou o efeito não vai aparecer corretamente):
 
Ultima Edição:

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.955
Reações
11.419
Pontos
503
Estou lançando primeiro na OS:
LUCKY PENGUIN DEMO.ZIP

Pra quem não quer jogar, o vídeo com a demo está aqui (mas tem que ver em 1080p /60 FPS ou o efeito não vai aparecer corretamente):

CARAJO ! Que "joguete" bacana bro.

As músicas foram vocês que fizeram? Usaram o que pra fazer? :-o
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Fica como feedback, não pude jogar o demo primeiro.
Filhote viu com o controle e já encostou pedindo pra jogar.
Não largou até fechar.
:kkk

5aQuryh.png

Rapaz, que jogo legal. Parabéns a todos. Tudo está ótimo, a música está legal, os gráficos limpos e carismáticos (com o flicker passam fácil por game de Master System). E, principalmente, é divertido.

Depois de pronto merecia ir pra steam e outras lojas, talvez com esquema de um emulador embutido se der menos trabalho que converter.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Fica como feedback, não pude jogar o demo primeiro.
Filhote viu com o controle e já encostou pedindo pra jogar.
Não largou até fechar.
:kkk

5aQuryh.png

Rapaz, que jogo legal. Parabéns a todos. Tudo está ótimo, a música está legal, os gráficos limpos e carismáticos (com o flicker passam fácil por game de Master System). E, principalmente, é divertido.

Depois de pronto merecia ir pra steam e outras lojas, talvez com esquema de um emulador embutido se der menos trabalho que converter.
Pô, fico muito contente por saber que teu filho gostou.
Ao contrário daqueles papos chaaaatos sobre videogame ser arte, pra mim game tem que ser brinquedo antes de qualquer coisa. Então se uma criança gostou, é porque estamos fazendo a coisa no caminho certo.

Eu comentei ontem mesmo com o Lukasz tanto do game ir pro Master System quanto pro Steam.
A questão com o Master é que acho que não tem quem faça e venda os cartuchos (como tem pro NES, por exemplo). Mas ele pareceu bem empolgado em aprender o sistema e portar pra ele (na verdade me mandou, minutos depois, a tela título rodando no Master):
ONSyHcP.png

Legal no Master é que o jogo teria naturalmente o visual que o NES só consegue gerar com o flicker.

E, se sair pro Steam, provavelmente vai ser um jogo feito do zero. Na minha cabeça, o jogador poderia escolher (no PC) entre os gráficos de NES, os de Master e uma versão HD.
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.955
Reações
11.419
Pontos
503
As músicas são do Ozzed. E não entendi a segunda pergunta, desculpa!
Essas músicas são free? :kpensa

A questão é como se produz esse tipo de música 8bit para NES. :D Existe algum software pra isso? Quanto vai custar o cartucho? VAI TER MANUAL? *-*
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Essas músicas são free? :kpensa
Quase, mas não totalmente. Elas têm uma licença Creative Commons. Então você tem que obedecer tudo que está ali pra poder usar.

A questão é como se produz esse tipo de música 8bit para NES. :D Existe algum software pra isso? Quanto vai custar o cartucho? VAI TER MANUAL? *-*
Se compõe pra NES usando o Famitracker.
Não sei nem se vai ter o cartucho - muito menos quanto vai custar, hehe.
E é pra ter manual, caixinha, etc. sim.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.466
Reações
7.899
Pontos
453
Joguei até o fim a demo. E consegui morrer uma vez :brbr
Se não fosse pelo audio, diria que é jogo de Mega Drive na primeira olhada.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Pô, fico muito contente por saber que teu filho gostou.
Ao contrário daqueles papos chaaaatos sobre videogame ser arte, pra mim game tem que ser brinquedo antes de qualquer coisa. Então se uma criança gostou, é porque estamos fazendo a coisa no caminho certo.

Eu comentei ontem mesmo com o Lukasz tanto do game ir pro Master System quanto pro Steam.
A questão com o Master é que acho que não tem quem faça e venda os cartuchos (como tem pro NES, por exemplo). Mas ele pareceu bem empolgado em aprender o sistema e portar pra ele (na verdade me mandou, minutos depois, a tela título rodando no Master):
ONSyHcP.png

Legal no Master é que o jogo teria naturalmente o visual que o NES só consegue gerar com o flicker.

E, se sair pro Steam, provavelmente vai ser um jogo feito do zero. Na minha cabeça, o jogador poderia escolher (no PC) entre os gráficos de NES, os de Master e uma versão HD.
Uma pena a paleta de cores do Master ser zoada.

Não comentei da neve, ficou linda. Com um movimento muito natural e convincente.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Verdade. Nos testes aqui, eu estou repensando/refazendo o que dá em relação às cores...
Uma pena. Master tem cores muito saturadas e berrantes, carece de cores sóbrias, marrons e tons de creme. Quando mexíamos naquelas telas do tópico de jogos que não existiam peguei uma certa aversão à paleta dele.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Uma pena. Master tem cores muito saturadas e berrantes, carece de cores sóbrias, marrons e tons de creme. Quando mexíamos naquelas telas do tópico de jogos que não existiam peguei uma certa aversão à paleta dele.
Sim, só foram corrigir isso no Game Gear (ali sim o cara faz o que quiser, com a paleta de 4000+ cores).
 

jrb004

Veterano
Mensagens
523
Reações
526
Pontos
139
Parabéns pelo jogo.

Estou estudando desenvolvimento de jogos para NES e tenho diversas dúvidas para editar imagens e gerar arquivos no formato CHR, posso te enviar uma mensagem para conversarmos sobre o assunto?

Valeu!
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Parabéns pelo jogo.

Estou estudando desenvolvimento de jogos para NES e tenho diversas dúvidas para editar imagens e gerar arquivos no formato CHR, posso te enviar uma mensagem para conversarmos sobre o assunto?

Valeu!
Pode, claro.
Mas, se quiser, pode falar por aqui também (vai que acaba sendo útil pra mais gente).
 

jrb004

Veterano
Mensagens
523
Reações
526
Pontos
139
Pode, claro.
Mas, se quiser, pode falar por aqui também (vai que acaba sendo útil pra mais gente).

Minha dúvida é a disposição dos sprites/tiles no arquivo CHR. Todos os sprites/tiles devem estar em uma única imagem que é convertida para CHR? Ou os sprites/tiles podem estar em imagens separadas.
Como os sprites/tiles são carregados sequencialmente na memória, eu acho que a resposta correta é a primeira. Estou experimentando com o programa YY-CHR e buscando alternativas.

Valeu!
 
Ultima Edição:

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.179
Reações
8.702
Pontos
969
Minha dúvida é a disposição dos sprites/tiles no arquivo CHR. Todos os sprites/tiles devem estar em uma única imagem que é convertida para CHR? Ou os sprites/tiles podem estar em imagens separadas.
Como os sprites/tiles são carregados sequencialmente na memória, eu acho que a resposta correta é a primeira. Estou experimentando com o programa YY-CHR e buscando alternativas.

Valeu!
Se você usar o modo tradicional (CHR-ROM) de carregar os gráficos, todos eles precisam estar em um único banco de imagens (.CHR). Um segundo banco de sprites provavelmente só vai ser usado em outro momento (nova fase, etc.).

Existe o CHR-RAM, que faz feitiço e monta, em tempo real, um banco só com os gráficos necessários (buscando as imagens em vários .CHR diferentes espalhados pelo jogo). Mas isso aí é muito avançado.

Mesmo no modo tradicional (CHR-ROM), o NES carrega 2 CHR ao mesmo tempo. Se convencionou dizer que um é pra cenários e outro pra sprites - mas na prática tudo pode ser cenário, sprite ou até os dois (basta você dar a instrução pro NES sobre o que aquele gráfico vai ser). Então, se não dá pra colocar tudo em um banco, tenta colocar em 2 (dois CHRs diferentes) porque provavelmente vai dar certo também.

Não sei se era bem isso que queria saber - mas qualquer coisa, pergunte!
 

jrb004

Veterano
Mensagens
523
Reações
526
Pontos
139
Se você usar o modo tradicional (CHR-ROM) de carregar os gráficos, todos eles precisam estar em um único banco de imagens (.CHR). Um segundo banco de sprites provavelmente só vai ser usado em outro momento (nova fase, etc.).

Existe o CHR-RAM, que faz feitiço e monta, em tempo real, um banco só com os gráficos necessários (buscando as imagens em vários .CHR diferentes espalhados pelo jogo). Mas isso aí é muito avançado.

Mesmo no modo tradicional (CHR-ROM), o NES carrega 2 CHR ao mesmo tempo. Se convencionou dizer que um é pra cenários e outro pra sprites - mas na prática tudo pode ser cenário, sprite ou até os dois (basta você dar a instrução pro NES sobre o que aquele gráfico vai ser). Então, se não dá pra colocar tudo em um banco, tenta colocar em 2 (dois CHRs diferentes) porque provavelmente vai dar certo também.

Não sei se era bem isso que queria saber - mas qualquer coisa, pergunte!

Ajudou bastante. Consegui inserir os sprites e o fundo. Também consegui movimentar os sprites com inputs do controle.

O tamanho dos sprites é um fator limitante, pois para personagens maiores são necessários vários sprites.

Valeu.
 

jrb004

Veterano
Mensagens
523
Reações
526
Pontos
139
Se houver interesse de outros usuários eu posso iniciar um tópico com os primeiros passos, já que eu também estou iniciando, de programação para NES.
 
Ultima Edição:

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.767
Reações
6.094
Pontos
969
Muito bom gostei bastante do jogo. Ele me lembrou um pouco o princípio de puzzles de jogos da disney como

Mickey Ultimate Challenge
Mickeys_Ultimate_Challenge_SNES_ScreenShot2.jpg


Goof Troop
33901-Goof_Troop_(USA)-1486776776.png


Só que no caso você é a peça.

Houve alguma inspiração para o game?
 

Paulo Andrés

Habitué da casa
Mensagens
195
Reações
441
Pontos
98
Estou lançando primeiro na OS:
LUCKY PENGUIN DEMO.ZIP

Pra quem não quer jogar, o vídeo com a demo está aqui (mas tem que ver em 1080p /60 FPS ou o efeito não vai aparecer corretamente):

Fazia um tempo que não entrava no fórum, dai me deparo com essa belezura.
Parabéns Tcheco Bee San, está lindo, e de bonus ainda implementa em gameplay real a técnica do flicker, extraordinário mesmo.
Agora nas férias de julho (1 semana pra nós professores) providenciei um Dynavision 4 pra mim, já ando jogando nele, se sair em cartucho vai ser compra na certa.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo