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Nissan testa no Brasil veículo elétrico com célula de etanol (etanagua)

$delúbio$

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https://www.noticiasautomotivas.com.br/nissan-sofc-completa-primeiro-periodo-de-testes-no-brasil/


_DESTAQUECARROS CONCEITOELÉTRICOSNISSANVANSVEÍCULOS COMERCIAIS
Nissan SOFC completa primeiro período de testes no Brasil
16 comentários
2 Minutos de Leitura
nissan-sofc-1.jpg


Desenvolvido sobre a van elétrica e-NV200, a Nissan criou o conceito de Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), o primeiro do mundo que funciona através de energia elétrica de bioetanol.

A tecnologia da Célula de Combustível e-Bio, combinada com um sistema de propulsão elétrica e baterias de 24 kWh, garante autonomia de mais de 600 km para o Nissan e-NV200, o que é muito bom para um veículo comercial urbano e com emissão zero, já que tanto o processo do e-Bio quanto a propulsão em si não geram emissões de poluentes.

Essa tecnologia permite obter eletricidade da combinação de oxigênio com um combustível, que no caso é o etanol, mas pode ser também o gás natural. O Nissan SOFC iniciou seus testes no Brasil por conta da larga infraestrutura de abastecimento. Com apenas 30 litros no tanque, a van é abastecida 100% com etanol, mas este pode receber um grande percentual de água, que pode chegar a 55%, conforme divulgado anteriormente.

nissan-sofc-2.jpg


Com baixo custo de manutenção e operação, o Nissan SOFC se mostra una proposta eficiente para um veículo híbrido sem impacto ambiental e que se aproveita de uma infraestrutura já instalada (no caso do Brasil), embora possa obter energia também de outros tipos de combustíveis.
 

da19x

Bam-bam-bam
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Ou seja, está fazendo mais de 20km/l de etanol em uma minivan. Interessante!

O mais legal desse conceito é que você não tem que deixar o carro parado por horas recarregando, além de ter uma autonomia bem maior que a maioria dos elétricos atuais.
 

$delúbio$

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http://carplace.uol.com.br/dirigimos-o-nissan-sofc-1o-veiculo-de-celula-de-combustivel-com-etanol/
nissan-sofc.jpg

Em evento realizado nesta terça-feira (9) no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP), a Nissan celebrou o primeiro ano de testes do SOFC. Trata-se do primeiro carro do mundo movido a célula de combustível a utilizar etanol.
Para a pesquisa, a Nissan utilizou como protótipo um utilitário NV200, que abastecido 100% com etanol (tanque de 30 litros) pode carregar uma bateria de 24kWh para uma autonomia de mais de 600 km. O interessante é que a célula de combustível funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol. Após o processo de conversão em energia elétrica, as emissões são apenas de carbono-neutro, não nocivos a atmosfera.

Esta tecnologia “Célula de Combustível e-Bio” conta um gerador de potência movido por meio de uma SOFC (Solid Oxide Fuel Cell), que se utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade. No caso do protótipo brasileiro, seu desenvolvimento foi anunciado em junho do ano passado no Japão, mas o veículo só foi revelado ao mundo em agosto.
Escolhido pela marca japonesa por ser um dos principais produtores mundiais de etanol e ter uma infraestrutura consolidada para o abastecimento com o combustível vegetal, o Brasil teve a primazia de fazer os primeiros testes do veículo em todo o mundo. Neste primeiro período de testes, ficou comprovado que a tecnologia se adapta muito bem ao combustível brasileiro e ao uso cotidiano.

Como o SOFC ainda é um protótipo e não está homologado para circular nas ruas, dirigimos o modelo em um pequeno espaço fechado, suficiente apenas para impressões iniciais. Na prática, é um NV200 sem modificações na cabine, a não ser pelo monitor instalado no lugar do sistema de som e pela célula de combustível no porta-malas.
Ao volante o comportamento é típico de um carro elétrico, com aceleração instantânea e rodagem silenciosa. Não custa ressaltar que a propulsão é 100% elétrica, pois o etanol passa por um processo químico dentro do tanque para ser transformado em energia elétrica para recarregar as baterias.

Parte do “Nissan Intelligent Power”, a célula de combustível e-Bio é mais uma tecnologia que vai ajudar a diversificar as opções de extração de energia. Ela vai complementar a propulsão 100% elétrica, junto com o e-Power, que utiliza a gasolina, entre outros combustíveis, para gerar eletricidade, se adaptando às necessidades de cada mercado.
 
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$delúbio$

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https://br.motor1.com/news/131168/n...em-brasilia-uma-van-eletrica-movida-a-etanol/

POR: DYOGO FAGUNDES, Repórter

Veículo foi rodando até o Palácio do Planalto, onde foi apresentado ao presidente Michel Temer
A Nissan aproveitou o lançamento do programa "Renova Bio 2030", em Brasília, para apresentar ao público e ao presidente Michel Temer o e-Bio Fuel Cell. Ele seria o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo a ser movido por uma pilha de combustível de óxido sólido (SOFC), segundo a Nissan. O modelo nada mais é do que a van NV200 (indisponível no mercado brasileiro), elétrica, que conta com a pilha de combustível para repor a carga de suas baterias. A questão é como essa pilha faz isso: extraindo hidrogênio de bioetanol, nosso álcool hidratado. Isso lhe dá uma autonomia superior a 600 km.

Leia também:
Segundo a marca, o protótipo e-Bio Fuel Cell pode ser abastecido com etanol ou uma mistura de etanol e água. Sua pilha usa um reformador para liberar o hidrogênio presente no combustível e o converte em energia elétrica para carregar uma bateria de 24 kWh. Em outras palavras, ela funciona como um extensor de autonomia para a NV200, que assim chega aos tais 600 km de autonomia com uma bateria relativamente pequena. Testes de campo serão feitos em vias públicas de todo o Brasil com o modelo das fotos.

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A grande vantagem do veículo é ele ser um elétrico que também pode ser "recarregado" por etanol, o que diminui a necessidade de paradas para recarga, bem como o tempo gasto no processo. O uso de etanol também aproveita uma infraestrutura que já existe ou que seria simples de implantar em outros países. Além disso, o e-Bio Fuel Cell oferece aceleração mais esperta que a de um veículo semelhante a combustão, mas o rodar silencioso característico de um carro elétrico.

A marca não comentou quando a tecnologia chegará à produção em série, mas o know-how da empresa é bastante considerável na área, especialmente por conta do Leaf, o carro elétrico mais vendido do mundo. Se a SOFC se mostrar viável, o elétrico com pilha de combustível pode se tornar uma excelente alternativa aos modelos híbridos, com eficiência energética muito mais alta.


(com a colaboração de Gustavo Henrique Ruffo)
 

Aigaion

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Notícia de ontem e ninguém deu bola... :klol
Enquanto isso, o tópico do André está com 30+ páginas. :ksafado

No mais: não sei no resto do país, mas no DF a porra do Etanol está quase no preço da gasolina.
 


WhiteHorseBR01

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Parece uma tecnologia muito foda

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Hitokiri-Ken

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se o que aparece no vídeo sendo carregado no carro é a célula de conversão do etanol agora entendi porque eles miram em serviços de entrega como ideal pra receber o sistema, parece ocupar um espaço enorme ainda

pode ser que funcione perfeitamente nos VUCs que rodam dentro de SP, talvez até micro ônibus (mais silencioso finalmente), isso pelo menos traria uma vantagem que depende do Etanol e finalmente poderia fazer os híbridos virarem mainstream no nosso atrasado mercado
 
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