Sieg Wahrheit
Mil pontos, LOL!
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Tópico de desabafo, sem querer generalizar nem nada, só apontando algumas coisas que me incomodam em jogos assim.
MAPA
Os mapas geralmente são um continente cheios de locais uns próximos dos outros, sendo muitos deles similares, enquanto que antigamente tínhamos um verdadeiro mundo com localidades mais distantes e bem específicas:
PROGRESSÃO
Nos mapas atuais vc explora o mapa até enjoar, é puro vai-e-volta, abusando de fast-travel.
Nos jRPGs antigos por exemplo, vc explorava cada continente aos poucos, e sentia uma verdadeira progressão (adquirindo veículos principalmente).
SIDE QUEST
Quantidade acima de qualidade se tornou o padrão.
E mesmo que tenham qualidade, como em Witcher 3, acaba parecendo exagerado o seu personagem fazer de tudo.
MAIN QUEST
O que era pra ser o principal parece que virou secundário.
Além das histórias as vezes nem serem tão interessantes, o esforço para concluir a trama principal ainda é menor do que o das tramas secundárias.
ANIMAÇÕES E CONVERSAS
Enquanto que hoje em dia temos muitas animações para longas conversas, antigamente os personagens eram mais objetivos e quando entrava uma CG era pra algum acontecimento realmente empolgante.
FINAl e PÓS-FINAL
Alguma animação sem graça e curta, as vezes feita no power-point, e com a possibilidade de continuar jogando mesmo que mal tenham planejado o pós final (sem consequências significantes no mundo - um NG+ seria mais interessante).
VÍCIO vs SATISFAÇÃO
Parece que o mais importante é manter o jogador preso no mapa, fazendo infinitas quests, coletando coisas inúteis, gerenciando itens que se tornam abundantes, craftando\construindo, etc.... Ao mesmo tempo que vc faz muita coisa, parece que não realiza nada.
...
Jogos que representam um mundo sempre foram os que mais me chamam a atenção, mas definitivamente não evoluíram como eu esperava.
Ainda espero ver algo como os jRPGs antigos mas em escala maior e com padrão AAA, mas acho que falta coragem por parte das produtoras e principalmente uma cobrança maior e mais objetiva por parte dos consumidores.
MAPA
Os mapas geralmente são um continente cheios de locais uns próximos dos outros, sendo muitos deles similares, enquanto que antigamente tínhamos um verdadeiro mundo com localidades mais distantes e bem específicas:
PROGRESSÃO
Nos mapas atuais vc explora o mapa até enjoar, é puro vai-e-volta, abusando de fast-travel.
Nos jRPGs antigos por exemplo, vc explorava cada continente aos poucos, e sentia uma verdadeira progressão (adquirindo veículos principalmente).
SIDE QUEST
Quantidade acima de qualidade se tornou o padrão.
E mesmo que tenham qualidade, como em Witcher 3, acaba parecendo exagerado o seu personagem fazer de tudo.
MAIN QUEST
O que era pra ser o principal parece que virou secundário.
Além das histórias as vezes nem serem tão interessantes, o esforço para concluir a trama principal ainda é menor do que o das tramas secundárias.
ANIMAÇÕES E CONVERSAS
Enquanto que hoje em dia temos muitas animações para longas conversas, antigamente os personagens eram mais objetivos e quando entrava uma CG era pra algum acontecimento realmente empolgante.
FINAl e PÓS-FINAL
Alguma animação sem graça e curta, as vezes feita no power-point, e com a possibilidade de continuar jogando mesmo que mal tenham planejado o pós final (sem consequências significantes no mundo - um NG+ seria mais interessante).
VÍCIO vs SATISFAÇÃO
Parece que o mais importante é manter o jogador preso no mapa, fazendo infinitas quests, coletando coisas inúteis, gerenciando itens que se tornam abundantes, craftando\construindo, etc.... Ao mesmo tempo que vc faz muita coisa, parece que não realiza nada.
...
Jogos que representam um mundo sempre foram os que mais me chamam a atenção, mas definitivamente não evoluíram como eu esperava.
Ainda espero ver algo como os jRPGs antigos mas em escala maior e com padrão AAA, mas acho que falta coragem por parte das produtoras e principalmente uma cobrança maior e mais objetiva por parte dos consumidores.
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