O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O problema dos Open World...

Sieg Wahrheit

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.199
Reações
9.171
Pontos
1.494
Tópico de desabafo, sem querer generalizar nem nada, só apontando algumas coisas que me incomodam em jogos assim.

MAPA
0037_HZD.jpg


Os mapas geralmente são um continente cheios de locais uns próximos dos outros, sendo muitos deles similares, enquanto que antigamente tínhamos um verdadeiro mundo com localidades mais distantes e bem específicas:

ff7map.jpg


PROGRESSÃO
Nos mapas atuais vc explora o mapa até enjoar, é puro vai-e-volta, abusando de fast-travel.

Nos jRPGs antigos por exemplo, vc explorava cada continente aos poucos, e sentia uma verdadeira progressão (adquirindo veículos principalmente).

SIDE QUEST
skyrim-quests-v1.jpg


Quantidade acima de qualidade se tornou o padrão.
E mesmo que tenham qualidade, como em Witcher 3, acaba parecendo exagerado o seu personagem fazer de tudo.

MAIN QUEST
O que era pra ser o principal parece que virou secundário.
Além das histórias as vezes nem serem tão interessantes, o esforço para concluir a trama principal ainda é menor do que o das tramas secundárias.

ANIMAÇÕES E CONVERSAS
Enquanto que hoje em dia temos muitas animações para longas conversas, antigamente os personagens eram mais objetivos e quando entrava uma CG era pra algum acontecimento realmente empolgante.

FINAl e PÓS-FINAL
Alguma animação sem graça e curta, as vezes feita no power-point, e com a possibilidade de continuar jogando mesmo que mal tenham planejado o pós final (sem consequências significantes no mundo - um NG+ seria mais interessante).

VÍCIO vs SATISFAÇÃO
Parece que o mais importante é manter o jogador preso no mapa, fazendo infinitas quests, coletando coisas inúteis, gerenciando itens que se tornam abundantes, craftando\construindo, etc.... Ao mesmo tempo que vc faz muita coisa, parece que não realiza nada.

...

Jogos que representam um mundo sempre foram os que mais me chamam a atenção, mas definitivamente não evoluíram como eu esperava.

Ainda espero ver algo como os jRPGs antigos mas em escala maior e com padrão AAA, mas acho que falta coragem por parte das produtoras e principalmente uma cobrança maior e mais objetiva por parte dos consumidores.
 
Ultima Edição:

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Usando mapa de Breath of the wild para falar: cheio de locais próximos e similares lol Parei de ler aqui
 

Sieg Wahrheit

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.199
Reações
9.171
Pontos
1.494
Usando mapa de Breath of the wild para falar: cheio de locais próximos e similares lol Parei de ler aqui

Não quis dizer que tem locais similiares uns próximos dos outros, mas sim que tem muitos locais próximos, e muitos deles são similares (mesmo que distantes uns dos outros).

Parece que é pecado fazer um campo mais aberto hoje em dia, sempre tem que ter algum "ponto de interesse".

Editei pra ficar mais claro.
 

Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
Quando o jogo é muito bem feito, como Witcher III vale a pena explorar, e dá também pra evitar quando estiver enjoado. Já o open em Final Fantasy XV é um pé no saco.
Por favor, corrija o título.
 
Ultima Edição:

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.045
Reações
17.303
Pontos
1.024
Usando mapa de Breath of the wild para falar: cheio de locais próximos e similares lol Parei de ler aqui
Pelo menos lê o texto, ó grandioso rei da verdade absoluta. Deixa de ser ridículo.

Ao tópico, o problema dos open world hoje, é ser open world.

Infinitas quests se tornam cansativas, por melhor que seja o jogo ou suas mecânicas. Tem jogos mais elaborados e bem feitos, tipo Witcher 3 e Zelda.

Mas a maioria é feita com um mapgenerator.exe e depois um questgenerator.exe.

Já tenho alguns desses jogos na lista de terminados, mas é um.gênero que cansou.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Não quis dizer que tem locais similiares uns próximos dos outros, mas sim que tem muitos locais próximos, e muitos deles são similares (mesmo que distantes uns dos outros).

Parece que é pecado fazer um campo mais aberto hoje em dia, sempre tem que ter algum "ponto de interesse".

Editei pra ficar mais claro.

Tem vários campos abertos em botw , o mapa é gigante , só ver o Hyrule Field ou mais ao sul do lake Hylia ou a região de Akkala , a geografia de Botw é top tier.
 


okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Pelo menos lê o texto, ó grandioso rei da verdade absoluta. Deixa de ser ridículo.

Ao tópico, o problema dos open world hoje, é ser open world.

Infinitas quests se tornam cansativas, por melhor que seja o jogo ou suas mecânicas. Tem jogos mais elaborados e bem feitos, tipo Witcher 3 e Zelda.

Mas a maioria é feita com um mapgenerator.exe e depois um questgenerator.exe.

Já tenho alguns desses jogos na lista de terminados, mas é um.gênero que cansou.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.

Quem é você para dizer o que eu tenho que fazer :viraolho Deixa de ser ridiculo você. Chora mais ae
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.183
Reações
31.198
Pontos
903
Se tratando de RPG pode ser um saco mesmo. No entanto, se o game é bom, nem ligo.

Mas se tratando de sandbox estilo GTA, quanto maior, melhor. Esse tipo de jogo não é feito somente pra completar missão, mas sim pra curtir numa boa, passear de carro, etc. Já perdi a conta de quantas vezes joguei GTA ou outro sandbox similar só pra passear pelas cidades e estradas, sem fazer nada além disso.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Acho que não dá pra categorizar jogos open world como sendo um gênero ou sequer uma abordagem. Quando um produtor marketeia seu jogo em cima disso (como se mundo aberto fosse a definição do que o jogo é) eu já me preparo pra vir bomba (a não ser que seja uma entrevista tirada de contexto ou se o cara tava com a pá virada no dia e simplesmente falou b*sta).

Open World é apenas uma abordagem... precisa-se colocar um jogo em cima disso. O problema é que, COMO SEMPRE ACONTECEU, a maioria dos jogos são ruins e como hoje OW é a abordagem predominante... mesmo em títulos AAA (alias, é um erro relacionar valor de produção com qualidade de um jogo) o mais comum são jogos ruins. Alias, em produções de ponta parece que os desenvolvedores ficam mais presos a clichês e nerfagens (pois tentarão agradar o grande público... ou uma visão banalizada dele), então quando anunciam um AAA OW eu fico duplamente reticente.

De qualquer maneira eu acho que a maioria dos OWs são ruins, mas muito raro um jogo linear que me agrade (pra não dizer nenhum... pelo menos atualmente não estou jogando qualquer jogo linear... mas estou jogando alguns OW). Eu prefiro ficar sendo jogado de um lado pro outro de um mundo no qual eu ainda posso escolher meu caminho entre cada ponto do que ter uma experiência linear. Além do que, quando um jogo aberto acerta a mão acaba sendo glorioso.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Esses open world ocidental não me descem muito bem, dropei do Dragon Age quando lançou, comecei Witcher agora já com aquele feeling de querer dropar pelo excesso de conteúdo. Skyrim eu só terminei por ser podre de fácil, outro que platinei foi Arcania mais esse é "open world", só platinei por falta do que jogar e estava estreando o PS4.

Dark Souls fez minha cabeça demais, recuperou um pouco da sensação de progressão tentativa e erro, enfim, o mundo nunca mais será o mesmo depois de DS.

Concluindo, esses jogos com world map são cansativos, side quest em cada esquina, excesso de loot inútil, só encheção de linguiça.
 
Ultima Edição:

FrankRijkaard

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.186
Reações
25.404
Pontos
1.054
Entendi o que o OP quis dizer, mas o mapa do BotW é o mais bem construído que eu já vi em um jogo.
 

neil young

Mil pontos, LOL!
Mensagens
56.388
Reações
59.377
Pontos
1.064
O problema não é o mundo aberto mas sim o template que muitas desenvolvedoras adotaram, fazer campos abertos e encher de missões repetitivas só para dizer que o game é longo.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.962
Pontos
1.253
A questão central (ou o principal problema) é que existem muitos jogos open world que simplesmente pegam um monte de fórmulas e batem tudo no liquidificador sem nenhum propósito.

O resultado é que nasce um jogo com uma boa quantidade de conteúdo,mas não qualidade (necessariamente).

Este foi o erro de alguns jogos como Zelda Twilight Princess,que não é bem um jogo open world,mas teve um aumento significativo no tamanho,sendo que na realidade,este é um ponto negativo : o jogo frequentemente sofre com problemas de progressão,com o jogador tendo que passear por inúmeras áreas sem se preocupar com qualquer tipo de interação com o cenário ou algo que envolva desafios.
Ou seja,falta um conteúdo que crie puzzles e situações críticas,falta profundidade.

Daí você vê que o fato do cenário ser mais aberto em relação aos outros só serve pra encher linguiça,ou traduzindo em outras palavras,estender o progresso navegando lentamente de uma área pra outra.
Era preferível fazer um jogo mais linear mas com excelentes dungeons (algo que inclusive é um dos seus pontos fortes) do que fazer um "mapa aberto nunca antes visto na série".

Felizmente me parece que o novo Zelda corrigiu e inclusive melhorou vários desses problemas,mesmo sendo tão grande assim,mas eu ainda não estou vendo outras empresas estudando e utilizando suas evoluções.

Esses open word ocidental e não me descem muito bem, dropei do Dragon Age quando lançou, comecei Witcher agora já com aquele feeling de querer dropar pelo excesso de conteúdo. Skyrim eu só terminei por ser podre de fácil, outro que platinei foi Arcania mais esse é "open world", só platinei por falta do que jogar e estava estreando o PS4.

Dark Souls fez minha cabeça demais, recuperou um pouco da sensação de progressão tentativa e erro, enfim, o mundo nunca mais será o mesmo depois de DS.
Dark Souls tem mérito nisso justamente por ser muito mais fechado do que outros jogos.
Já que a From é um estúdio menor que essas grandes empresas,decidiram fazer um jogo com mapa mais compactado,mas cheio de interligações e outros recursos úteis quando se tem áreas menores para trabalhar - quase como um Metroidvania.
Não acho que o level design seja grandioso como costumam dizer (principalmente da metade pra frente),mas a proposta do mesmo é honesta consigo mesmo e interessante.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.869
Reações
62.962
Pontos
1.253
Acho que não dá pra categorizar jogos open world como sendo um gênero ou sequer uma abordagem. Quando um produtor marketeia seu jogo em cima disso (como se mundo aberto fosse a definição do que o jogo é) eu já me preparo pra vir bomba (a não ser que seja uma entrevista tirada de contexto ou se o cara tava com a pá virada no dia e simplesmente falou b*sta).

Open World é apenas uma abordagem... precisa-se colocar um jogo em cima disso. O problema é que, COMO SEMPRE ACONTECEU, a maioria dos jogos são ruins e como hoje OW é a abordagem predominante... mesmo em títulos AAA (alias, é um erro relacionar valor de produção com qualidade de um jogo) o mais comum são jogos ruins. Alias, em produções de ponta parece que os desenvolvedores ficam mais presos a clichês e nerfagens (pois tentarão agradar o grande público... ou uma visão banalizada dele), então quando anunciam um AAA OW eu fico duplamente reticente.

De qualquer maneira eu acho que a maioria dos OWs são ruins, mas muito raro um jogo linear que me agrade (pra não dizer nenhum... pelo menos atualmente não estou jogando qualquer jogo linear... mas estou jogando alguns OW). Eu prefiro ficar sendo jogado de um lado pro outro de um mundo no qual eu ainda posso escolher meu caminho entre cada ponto do que ter uma experiência linear. Além do que, quando um jogo aberto acerta a mão acaba sendo glorioso.
Quais jogos com um bom open world na sua opinião?
 

Sieg Wahrheit

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.199
Reações
9.171
Pontos
1.494
Coloquei o mapa do Horizon no lugar. :klolz

Tem vários campos abertos em botw , o mapa é gigante , só ver o Hyrule Field ou mais ao sul do lake Hylia ou a região de Akkala , a geografia de Botw é top tier.

Skyrim tbm tem.
Ainda sim vc acaba percebendo que é uma escala falsa e com muitos pontos convenientes, fora o constante vai-e-vem.

Pelo menos tem a ótima sacada de tornar os cenários em si um desafio (calor, frio, chuva e raio).
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Quais jogos com um bom open world na sua opinião?
Atualmente estou (ainda) jogando Witcher 3... seu mundo é aberto, gigante, vivo e cheio de coisa pra fazer e explorar (passei de 60hrs e ainda tenho um monte de ? pelo mapa... e é bem comum chegar numa e encontrar uma quest interessante).

Tb gosto dos mundos da Rockstar (acho que ainda é a campeã nesse quesito) e da maneira que eles fazem o jogador se relacionar com esse mundo. Zelda BotW tb me surpreendeu positivamente, especialmente pela maneira que a Nintendo casou o jogo com o mapa (na verdade fizerem apenas o que é o certo e as outras boas produtoras tb, que é usar o mundo como uma ferramenta bem desenvolvida e não como uma atração por si só, o que não funciona).

Mas meu conceito de mundo aberto vai mais longe que isso. Pra mim o primeiro Ys já era OW... simples, mas te oferece uma progressão perfeita... o mesmo posso dizer do primeiro Zelda. Alias, Zelda SEMPRE foi OW ao meu ver... só que antes de BotW esses mundos eram bem mais simples. Tb considero mundo aberto qualquer Metroivania... considero Super Turrican e a série Souls, da From. Enfim, qualquer jogo que te de escolha sobre como explorar seu mundo, pra mim é mundo aberto. E, sim, todos os Final Fantasy, DQ e maioria esmagadora dos RPGs tb são mundo aberto... o que muda entre todos esses jogos é a dimensão de cada um de seus mundos e preocupação em os tornar mais verossímeis (como, por exemplo, quando colocam NPCs com cotidiano, toda estrutura de uma cidade e esse tipo de coisa). Mas sei que o que as pessoas classificam como Mundo Aberto é apenas uma abordagem de mapa, mais parecida com os GTA 3D e/ou Shenmue e/ou TES.

PS: E sei que vc não perguntou, mas até um tempo atras estava jogando Shadow Warrior (o primeiro dos novos, não o original)... é um jogo "linear" (mapas estilo Doom.. que são cheios de caminhos, mas ainda assim lineares e organizados em fases)... e pra mim mostra como é mais um lance do jogo ser bom do que ter mundo aberto ou linear.
 

Sieg Wahrheit

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.199
Reações
9.171
Pontos
1.494
Se tratando de RPG pode ser um saco mesmo. No entanto, se o game é bom, nem ligo.

Mas se tratando de sandbox estilo GTA, quanto maior, melhor. Esse tipo de jogo não é feito somente pra completar missão, mas sim pra curtir numa boa, passear de carro, etc. Já perdi a conta de quantas vezes joguei GTA ou outro sandbox similar só pra passear pelas cidades e estradas, sem fazer nada além disso.

Isso é bacana, mas ao mesmo tempo é o que torna o game enjoativo.

Sempre piro quando sai um GTA novo, mas depois de muitas horas eu acabo decorando cada esquina e percebendo como o mapa é falso e como o mundo em si é sem profundidade.

Acho que o maior problema é esse:
Querer transformar tudo em sandbox, mesmo o que não deveria (RPGs).
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.871
Reações
50.985
Pontos
1.003
Excesso de informação na tela também é foda
É uma verdadeira poluição visual
Eu tenho um problema com isso em qualquer jogo que o tenha



Aliás um adendo
Tem outra coisa que me deixa muito puto é jogo que empurra sidequest

Jogo da Bethesda é um saco com isso, pqp
Vc ta la de boa, ai fala com uma pessoa aleatoria e ele fala "ow vei pega jornal ali pa mim"
Ai la vai mais uma quest poluir o menu de quests
O jogo vai empurrando msm, vc faz uma missão, aí o jogo vai empurrando outras 5 no meio ao mesmo tempo, eu não tenho nem tempo de pensar no que fazer
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Coloquei o mapa do Horizon no lugar. :klolz



Skyrim tbm tem.
Ainda sim vc acaba percebendo que é uma escala falsa e com muitos pontos convenientes, fora o constante vai-e-vem.

Pelo menos tem a ótima sacada de tornar os cenários em si um desafio (calor, frio, chuva e raio).

Não joguei Horizon não posso falar ...

Você jogou Breath of the wild? Óbvio que tem pontos convenientes, tem game design envolvido ali ou você quer que o jogo se torne chato simplesmente para se tornar realista / crível? É um game e não um walk simulator de paisagem e o vai e vem é mitigado pelo fast travel ainda assim tem muito lugar para explorar. Fora que Botw não tem pontos de interesse no mapa, é pura exploração visual (e em alguns casos resolver quests), tem algumas ferramentas para facilitar no entanto
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Excesso de informação na tela também é foda
É uma verdadeira poluição visual
Eu tenho um problema com isso em qualquer jogo que o tenha



Aliás um adendo
Tem outra coisa que me deixa muito puto é jogo que empurra sidequest

Jogo da Bethesda é um saco com isso, pqp
Vc ta la de boa, ai fala com uma pessoa aleatoria e ele fala "ow vei pega jornal ali pa mim"
Ai la vai mais uma quest poluir o menu de quests
O jogo vai empurrando msm, vc faz uma missão, aí o jogo vai empurrando outras 5 no meio ao mesmo tempo, eu não tenho nem tempo de pensar no que fazer
Isso é algo que não entendo... ninguém é obrigado a fazer as sidequests... alias, o nome já resume. O problema é quando um cara com compulsão a fazer 201% de um jogo, criado pela Nintendo e Rare, se enfia num mundo aberto moderno e não sossega enquanto não fizer tudo.

Acho que a solução pra vcs é Kingdom Come e seus sistema de "aceitar quest"... vc não pode sair pegando todas as quests... o jogo é pensado para vc só fazer parte delas em uma jogada... pq se vc pegar uma quest e não sair na hora pra fazê-la os NPCs começam a te cobrar e tudo mais. O jogo é feito pra vc pegar uma quest, terminá-la e ai sim ser pego por outra (que vc pode recusar e pegar ainda outra) e, ao final das contas, fazer só as quests que fazem sentido pra você.
 

Sieg Wahrheit

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.199
Reações
9.171
Pontos
1.494
Atualmente estou (ainda) jogando Witcher 3... seu mundo é aberto, gigante, vivo e cheio de coisa pra fazer e explorar (passei de 60hrs e ainda tenho um monte de ? pelo mapa... e é bem comum chegar numa e encontrar uma quest interessante).

Tb gosto dos mundos da Rockstar (acho que ainda é a campeã nesse quesito) e da maneira que eles fazem o jogador se relacionar com esse mundo. Zelda BotW tb me surpreendeu positivamente, especialmente pela maneira que a Nintendo casou o jogo com o mapa (na verdade fizerem apenas o que é o certo e as outras boas produtoras tb, que é usar o mundo como uma ferramenta bem desenvolvida e não como uma atração por si só, o que não funciona).

Mas meu conceito de mundo aberto vai mais longe que isso. Pra mim o primeiro Ys já era OW... simples, mas te oferece uma progressão perfeita... o mesmo posso dizer do primeiro Zelda. Alias, Zelda SEMPRE foi OW ao meu ver... só que antes de BotW esses mundos eram bem mais simples. Tb considero mundo aberto qualquer Metroivania... considero Super Turrican e a série Souls, da From. Enfim, qualquer jogo que te de escolha sobre como explorar seu mundo, pra mim é mundo aberto. E, sim, todos os Final Fantasy, DQ e maioria esmagadora dos RPGs tb são mundo aberto... o que muda entre todos esses jogos é a dimensão de cada um de seus mundos e preocupação em os tornar mais verossímeis (como, por exemplo, quando colocam NPCs com cotidiano, toda estrutura de uma cidade e esse tipo de coisa). Mas sei que o que as pessoas classificam como Mundo Aberto é apenas uma abordagem de mapa, mais parecida com os GTA 3D e/ou Shenmue e/ou TES.

PS: E sei que vc não perguntou, mas até um tempo atras estava jogando Shadow Warrior (o primeiro dos novos, não o original)... é um jogo "linear" (mapas estilo Doom.. que são cheios de caminhos, mas ainda assim lineares e organizados em fases)... e pra mim mostra como é mais um lance do jogo ser bom do que ter mundo aberto ou linear.

Tbm considero esses jogos antigos como OW.

Sendo Zelda mais sandbox (mapa inteiro e com mais liberdade de progressão), e Final Fantasy jRPG tradicional (continentes e progressão conforme a história).

Sandbox já temos aos montes, o que acho que falta nos padrões atuais é algo no estilo desses jRPGs tradicionais.

Não joguei Horizon não posso falar ...

Você jogou Breath of the wild? Óbvio que tem pontos convenientes, tem game design envolvido ali ou você quer que o jogo se torne chato simplesmente para se tornar realista / crível? É um game e não um walk simulator de paisagem e o vai e vem é mitigado pelo fast travel ainda assim tem muito lugar para explorar. Fora que Botw não tem pontos de interesse no mapa, é pura exploração visual (e em alguns casos resolver quests), tem algumas ferramentas para facilitar no entanto

Detesto FFXIII, mas Gran Pulse acho que é um bom exemplo de região mais aberta... Apenas com inimigos.

Seria interessante um desafio de atravessar uma região inteira assim, só atravessar mesmo, sem vai-e-volta, variando as abordagens (setalth por ex) e regiões (pântanos, montanhas, etc)... Até chegar no ponto que realmente interessa... Algo parecido com Senhor dos Aneis por exemplo.
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.045
Reações
17.303
Pontos
1.024
Quem é você para dizer o que eu tenho que fazer :viraolho Deixa de ser ridiculo você. Chora mais ae
Nem deveria perder tempo respondendo ignorante, mas tudo bem.

Faz o que quiser.



Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Tbm considero esses jogos antigos como OW.

Sendo Zelda mais sandbox (mapa inteiro e com mais liberdade de progressão), e Final Fantasy jRPG tradicional (continentes e progressão conforme a história).

Sandbox já temos aos montes, o que acho que falta nos padrões atuais é algo no estilo desses jRPGs tradicionais.



Detesto FFXIII, mas Gran Pulse acho que é um bom exemplo de região mais aberta... Apenas com inimigos.

Seria interessante um desafio de atravessar uma região inteira assim, só atravessar mesmo, sem vai-e-volta, variando as abordagens (setalth por ex) e regiões (pântanos, montanhas, etc)... Até chegar no ponto que realmente interessa... Algo parecido com Senhor dos Aneis por exemplo.
Acho que a maior confusão é sobre o mundo ser aberto e a progressão do jogo tb, ou não. Por exemplo, JRPGs (que incluo Ys e Zelda, por serem desenvolvidos de maneira similar, não por pertencerem ao gênero) tem um mundo aberto, que vc desde o começo pode ir pra diferentes lugares (ou ao menos tentar), mas está preso na história (que é só uma, sem side quests ou escolher missões diferentes da main quest) e o jogo só vai desenrolar depois que vc achar o local de um evento específico (ou algo assim)... e o fará desenrolando uma história que, geralmente, é totalmente imutável.

Pra mim é um problema quando o jogo tem mundo aberto muito grande e um desenvolvimento linear, como Mafia 2... ou quando o conteúdo do jogo é um monte de missão genérica E sem graça... pq se essas missões genéricas ainda forem divertidas (como nos Far Cry 2 e 3) eu ainda as faço só pelo prazer da ação numa jogabilidade gostosa e mapas bem feitos (ou ao menos aceitáveis).
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Nem deveria perder tempo respondendo ignorante, mas tudo bem.

Faz o que quiser.



Sent from Korriban, via Imperial Freighter.

:klolz Óbvio que vou fazer o que quiser , você não pode fazer nada quanto a isso, aparentemente o ignorante aqui é você.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Open World é o mundo do Final Fantasy 13, era tipo um globo aberto todo oco por dentro e com uma abertura pq a Fang meteu o louco no negócio um dia.
 

Colorado10

Bam-bam-bam
Mensagens
1.087
Reações
2.462
Pontos
453
Concordo com tudo.
Mas o que realmente anda me incomodando é fazer inúmeras sidequests. Muita coisa repetitiva, desnecessária e sem inspiração. Às vezes me sinto trabalhando no jogo e não me divertindo. Mas eu gosto de completar as missões e é preciso upar o personagem para a missão principal. No entanto, isso anda me frustrando.
No momento estou gostando muito de jogos lineares e jogos filminhos. Curti até o The Order. Kkkkk.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.215
Reações
172.411
Pontos
2.599
Um dos motivos de eu gostar da série Yakuza é que os mapas são pequenos, dá para fazer tudo a pé mesmo e você realmente vai vivenciando e se habituando à cidade. Tenho Kamurocho em minha cabeça até hoje como se tivesse estado lá.

Saber desenhar uma boa história central e deixar as side quests na medida certa, variadas e não tão repetitivas é uma arte hoje em dia.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.735
Reações
22.510
Pontos
1.129
Breath of the Wild e GTA online respondem à maioria das deficiências encontradas em open-worlds genéricos, um tendo como norte principal a curiosidade do jogador em explorar o mapa e o outro sendo um grande playground com um milhão de tarefas diferentes e não lineares pra fazer.

Agora, pelo seu texto, me parece que você quer um jogo mais narrativo em um cenário de open world... aí eu já acho mais difícil, já que o que a maioria das pessoas espera de um open world é precisamente fugir das amarras típicas dos jogos mais lineares e narrativos.
 

quid

Bam-bam-bam
Mensagens
3.188
Reações
6.503
Pontos
303
Jogo open world parece que em vez de ser uma característica dos jogos se tornou uma qualidade, tem gente que já acha positivo só por ser open world e nagativo ser linear,eu penso o contrário, não gosto de enrolação, parece que vc vai ficando velho e a paciência vai terminando, ficar 3 meses para terminar um jogo não é comigo, acho que o único open world que tenho paciência para terminar é GTA.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Jogo open world parece que em vez de ser uma característica dos jogos se tornou uma qualidade, tem gente que já acha positivo só por ser open world e nagativo ser linear,eu penso o contrário, não gosto de enrolação, parece que vc vai ficando velho e a paciência vai terminando, ficar 3 meses para terminar um jogo não é comigo, acho que o único open world que tenho paciência para terminar é GTA.
Pra mim o jogo ter mundo aberto é o mínimo que espero. Jogos lineares eu nem olho na cara... tem que ser algo muito bom e diferenciado (como Shadow Run) pra chamar minha atenção.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.662
Pontos
1.689
Bem ter um monte de coisas próximas uma da outra é muito melhor que ter poucas coisas e um monte de cantos vazios no mapa.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.706
Reações
9.821
Pontos
753
Um jogo que reflete essa evolução negativa dos mundo abertos é Far Cry 3 (que é espetacular, com ótima história e mapa com tamanho ideal) e Far Cry 4 (que tem uma história de b*sta e mapa gigantescos com muitas inutilidades).

Tem hora que vou jogar os retros e vejo aquele mapa pequeno dá uma alegria imensa em saber que não vou ter que ficar um tempão andando atrás de missões :lolwtf
 

teo77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.206
Reações
13.274
Pontos
1.379
Acredito que depende muito da qualidade do jogo. Se ela é boa, o mapa será legal, terá uma boa main quest, quest secundárias legislation que adicionam à história ou aos personagens, e vai valer muito a pena explorar cada canto. Como exemplo, temos Zelda BotW, The Witcher 3, Skyrim,...

Se não, será só encheção de linguiça em um mapa com várias coisas repetidas para se fazer e sem nenhuma história.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Veja bem, ser Open World não é necessariamente um problema, isso é uma característica de level design, não necessariamente entra como sendo um estilo de jogo ou gênero, mesmo que, em parte, isso implica em força um tipo de jogabilidade em comum a jogos do tipo.

O problema maior é quando você tem um mapa grande e sem identidade e nexo, o que torna vazio e frívola as coisas dentro dele apresentadas, por mais conteúdo que um jogo assim tiver, a sensação de desgaste será inerente.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.283
Reações
33.588
Pontos
1.399
Sabe o principal problema ? Todos reclamam muito de sidequests excessivas, mas se o jogo não tiver um NPC com uma missão ou algo para fazer em cada metro quadrado do mapa, o mapa já é considerado vazio.

Faz tempo que to batendo na tecla que as empresas precisam aprender a criar mundos com vastos espaços cheio de nada, que estão ali simplesmente pela imersão de um mundo gigante, exatamente como é na realidade, e concentrar as tarefas em alguns trechos.
 
Topo Fundo