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O que determinava se o processador de um console era de 8, 16, 32 ou 64 bits?

Wolkaiser

Bam-bam-bam
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- Tamanho do registro ALU (unidade lógica e aritmética)?
- memória linearmente endereçável? (sem bancos)
- Barramento de dados?

Historicamente, nunca houve muito consenso, então alguns exemplos em thread:

1711667797363.png

- O NES e o C64 usavam o 6502, que tinha ALU de 8 bits, barramento de dados de 8 bits e barramento de endereços de 16 bits.

- Master System: Z80: 8 bits ALU, 8 bits data bus, 16-bit address.

- PC-Engine: HuC6280: 8 bits ALU, 8 bits data bus, 21-bit address.

- O SNES usava um 65c816: ALU de 16 bits, barramento de dados de 8 bits, barramento de endereços de 16 bits.

- Genesis/Neo Geo: 68000: ALU de 32 bits, barramento de dados de 16 bits, barramento de endereço de 32 bits, tornando seu caso estranho:

1711667825583.png

- O N64 R4300i possuia ALU de 64 bits, barramento de dados de 32 bits, endereçamento de 64 bits, mas todo mundo usava no endereçamento de 32 bits.

- O PSX R3000 possuia ALU de 32 bits, barramento de dados de 32 bits, endereçamento de 32 bits.

- O Saturn SH-2 também tinha 32 bits, mas tinha duas CPUs.

- Dreamcast: SH-4: 64 bits ALU, 64 bits data bus, 32-bits address.

- PS2: R5900: ALU de 64 bits, barramento de dados de 32 bits, endereçamento de 64 bits que também não foi utilizado (32 foi usado em vez disso).

- Gamecube: PowerPC (32 bits), ALU de 32 bits, barramento de dados de 64 bits, endereçamento de 32 bits.

- XBox: Pentium: ALU de 32 bits, barramento de dados de 64 bits, endereçamento de 32 bits.

- PS3, Wii-U e XBox 360: ALU de 64 bits, barramento de dados de 64 bits, endereçamento de 64 bits, mas apenas 32 bits foram usados.

- Wii: igual ao Gamecube..

Então, somente no PS4/XBOne, geração Switch, tudo era 100% 64 bits.

Isto significa que a geração de 32 bits durou do PS1 ao PS3, tendo apenas entrado nos verdadeiros 64 bits na era PS4/XB1! Mas também tem o Sega Genesis / Neo Geo que eram praticamente 32 bits!

Resumindo:

- A era dos consoles de 16 bits foi meio que uma mentira, nunca aconteceu de verdade.
- A era dos 32 bits surgiu de 1988 a 2013, 25 anos completos!



Bônus portáteis:

Game Boy/GBC: SM83: 8 bits ALU, 8 bits data bus, 16-bit address
Game Boy Advanced: ARM7TDMI: 32 bits ALU, 32 bits data bus, 32-bits address
Nintendo DS: ARM7TDMI and ARM946E-S: 32 bits ALU, 32 bits data bus, 32-bits address
PSP: Allegrex: 32 bits ALU, 32 bits data bus, 32-bits address
3DS: 2xARM11: 32 bits ALU, 64 bits data bus, 32-bits address

Era 8 bits por 11 anos e depois 18 anos de portáteis 32 bits.
 

doraemondigimon

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- Genesis/Neo Geo: 68000: ALU de 32 bits, barramento de dados de 16 bits, barramento de endereço de 32 bits, tornando seu caso estranho:

Visualizar anexo 384919

- A era dos consoles de 16 bits foi meio que uma mentira, nunca aconteceu de verdade.
- A era dos 32 bits surgiu de 1988 a 2013, 25 anos completos!



Eu acho que, nesse caso o uso do processador no Mega Drive, mesmo sendo o "mesmo" do NeoGeo, tem a ver justamente com a criação da arquitetura definida pelos seus criadores.

Lembre que o PC Engine, mesmo com a arquitetura de 8 bits no processador, sua qualidade de video era superior a qualquer coisa demonstrada na época, tal e qual o que aconteceu com o Colecovision!
 

*ka

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Resumo nunca existiu geração 16, 32 bits etc, só era uma nomenclatura usada pelo pessoal que fazia a publicidade dos consoles, o certo é 4°, 5° geração e etc.
Não esqueça do intellivision que é considerado o primeiro console a usar processador de 16 bits, mas tem gráfico da mesma geração do atari 2600.
 

Wolkaiser

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Eu acho que, nesse caso o uso do processador no Mega Drive, mesmo sendo o "mesmo" do NeoGeo, tem a ver justamente com a criação da arquitetura definida pelos seus criadores.

Lembre que o PC Engine, mesmo com a arquitetura de 8 bits no processador, sua qualidade de video era superior a qualquer coisa demonstrada na época, tal e qual o que aconteceu com o Colecovision!

O Neo Geo tinha o processador com clock maior, rodando a 12 MHz, contra 7.5 MHz do Mega Drive. Mas a maior diferença era a quantidade maior de memória (214 KB vs 64 KB) e o display de vídeo que exibia mais cores e um número absurdo de sprites.

Sim, no caso, muito das diferenças dos consoles se dava mais na parte de processamento gráfico, vide também Xbox vs PS2.
 

*ka

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Mais uma vez comprovada que "Bitagem" nunca importou...

Mas eu achava que o GameCube / Wii era "128 Bits". A Nintendo saiu somando tudo? :kpensa

"Do the Math!"
Não lembro da Nintendo dizer que o gc e wii eram 128bits, na verdade só vi uma revista desinformada chamando o dreamcast de 128bits da sega, mas acho que nem a sega dizia que o dreamcast era 128bits, essa nomenclatura foi mais usada na quarta e quinta geração.
 


Wolkaiser

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Mais uma vez comprovada que "Bitagem" nunca importou...

Mas eu achava que o GameCube / Wii era "128 Bits". A Nintendo saiu somando tudo? :kpensa

"Do the Math!"

A Nintendo não usou, só a Sony e a Sega, mas ambos eram coisas bem diferentes. No PS2, uma das unidades vetorias dele suportava instruções de 128-bits e no Dreamcast, referia-se ao barramento usado pela GPU.

Essas bagunças eram causadas pelas revistas mesmo e até lembro de umas questionarem a Sega de que o Dreamcast na verdade seria um console 64 bits e que somente o PS2 seria realmente 128-bits. Console war fomentado pelas revistas. :klol
 

BigJ

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Acho que eram as revistas da época que se referiam ao GC como um "128 Bits", muito provavelmente no puro achismo...
 

Yon

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Sempre vai existir uma régua imaginária pras marcas se mostrarem melhor no mercado..
É bit em videogames e placas de vídeo,megapixels em câmeras digitais, flops e Hertz em processamento
Maioria pode até ter importância em algum momento, mas a tecnologia evolui com outras variáveis e vira tudo número pra marketing apenas
 

Azeon

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Nada em específico.

Foi uma nomenclatura comercial, não sou da geração 8 bits mas acho que isso começou especificamente na geração 16 bits para diferenciar a geração dos consoles, porque o MD e SNES tinham esse lance de 16 bits muito forte no marketing.
 

BigJ

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Sim, essa parada de destacar a "bitagem" deve ter começado na quarta geração, com a Sega estampando o "16-Bit" no Megão!
 

doraemondigimon

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Sim, essa parada de destacar a "bitagem" deve ter começado na quarta geração, com a Sega estampando o "16-Bit" no Megão!
Isso realmente era uma forma de chamar a atenção aos produtos que tinham uma grande diferenciação:

1711914482945.png
1711914763339.png
1711914853238.png

...Tipo assim, eram 'decorações' que foram feitas pra (realmente) chamar a atenção. quem (em sua sã inconsciência) não acha fascinante os '16 bits' dourados em cima de um Mega Drive japonês? Tanto que, pra mim, é O DETALHE que chama a atenção, e mesmo que estejam rindo das fotos, esses.... 'Pequenos' detalhes eram (e ainda são) capazes de fazer algum fã de carros, gozar de emoção quando se vê ou se conquista um desses!
 

Askeladd

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Marketing o dobro é sempre melhor, mas é inegável que entre as gerações ouve um salto gigantesco nos gráficos.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
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Entendo que foi só marketing, era o poder de luta do console.
 

*BAH*

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Resumo nunca existiu geração 16, 32 bits etc, só era uma nomenclatura usada pelo pessoal que fazia a publicidade dos consoles, o certo é 4°, 5° geração e etc.
Não esqueça do intellivision que é considerado o primeiro console a usar processador de 16 bits, mas tem gráfico da mesma geração do atari 2600.

Basicamente isso, mas também era usada por alguns que queriam usar a suposta potencia de consoles para sobressair perante os coleguinhas. Provavelmente pra atenuar a dor da derrota na competição de medir piroquinha. :ksafado
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Eu sempre achei que o PS2 era 128.

Maldita Sony…essa me passou mais a perna que as perversas que me pediam bebida nas zonas de meretrício quando eu ainda fiotão.
 
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