O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que estou fazendo de errado? (Aprendendo a equalizar)

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Boa tarde, galera! Gostaria que vocês escutassem duas faixas que gravei. Estou aprendendo a equalizar pelo PAZ Analyzer da Waves, e da faixa eq-teste-1 eu gostei do resultado, mas sinto que há algo errado com a faixa Violão 1 (que é a gravação de um dos violões de um cover que estou fazendo). Estou usando um microfone Behringer C-4.

eq-teste-1


Violão 1
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Gostei do som, mas não entendo nada dessas paradas hehe.
Obrigado! O violão do segundo áudio está com um som "encaixotado", não sei exatamente o termo. E, sem querer, parece que fui lentamente trazendo a mão para trás, para próximo do rastilho, enquanto dedilhava. Assim, percebe-se também que o som vai ficando progressivamente mais metálico. Irei regravar qualquer hora e tentar equalizar de novo.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.147
Reações
80.523
Pontos
1.559
Experimente reduzir um poucos as frequências medias e médio-graves.

Se não der certo, aplique um pouco de reverberação (só o suficiente pra dar uma encorpada no som) e reduzir as médio-graves.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Experimente reduzir um poucos as frequências medias e médio-graves.

Se não der certo, aplique um pouco de reverberação (só o suficiente pra dar uma encorpada no som) e reduzir as médio-graves.
Pior que já fiz isso. As faixas estavam incrivelmente graves. Estou testando outras posições de violão ao captá-lo. Consegui algumas melhorias, mas nada tão próximo do que quero. Acredito que seja os microfones não tão bons. Em breve posto mais resultados.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Novo teste. Me digam o que acharam. Gostei dos violões em stereo e da voz, embora ainda não esteja como eu quero.

hey-hey-my-my-teste-1
 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.191
Reações
23.284
Pontos
1.619
eq-teste-1


Violão 1


Vamos começar?

A primeira faixa ficou interessante. A qualidade de audio ficou boa, mas é claro que pode se melhorar no quesito de equalização.

AGORA, a segunda faixa postada, está com muita força nos agudos (diretamente falando). Se reduzir um pouco dos médios (mantendo os agudos no nível normal), aumentando os graves, dará uma qualidade melhor (parece que vai aveludar um pouco o som). O 'som encaixotado' que você fala, pode ser devido a captação do microfone. O Behringer tem essa mania. Você tá usando ele 'seco' ou com a luva de espuma que o acompanha? Além do que, estava usando em modo infinito ou está usando um ganho de 10?

Na rádio em que eu fazia manutenção, os microfones internos são o C1. Normalmente os C1 tem deficiências que quem conhece mais na área de audio, sabe que ele faz com um tempo de uso.

A terceira faixa, a qualidade ficou legal, mas o médio está muito forte! Tenta reduzir um pouco pra ver se muda a qualidade (além de acrescentar um pouco de grave, mas MUITO POUCO! A qualidade está sendo bem refinada)

Outra coisa, se estiver usando dois microfones (um para voz e um para o violão), abaixe um pouco a voz pra não sobrepujar muito os instrumentos.
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Vamos começar?

A primeira faixa ficou interessante. A qualidade de audio ficou boa, mas é claro que pode se melhorar no quesito de equalização.

AGORA, a segunda faixa postada, está com muita força nos agudos (diretamente falando). Se reduzir um pouco dos médios (mantendo os agudos no nível normal), aumentando os graves, dará uma qualidade melhor (parece que vai aveludar um pouco o som). O 'som encaixotado' que você fala, pode ser devido a captação do microfone. O Behringer tem essa mania. Você tá usando ele 'seco' ou com a luva de espuma que o acompanha? Além do que, estava usando em modo infinito ou está usando um ganho de 10?

Na rádio em que eu fazia manutenção, os microfones internos são o C1. Normalmente os C1 tem deficiências que quem conhece mais na área de audio, sabe que ele faz com um tempo de uso.

A terceira faixa, a qualidade ficou legal, mas o médio está muito forte! Tenta reduzir um pouco pra ver se muda a qualidade (além de acrescentar um pouco de grave, mas MUITO POUCO! A qualidade está sendo bem refinada)

Outra coisa, se estiver usando dois microfones (um para voz e um para o violão), abaixe um pouco a voz pra não sobrepujar muito os instrumentos.
Primeiramente, obrigado pela resposta detalhada! Eu acho que a segunda faixa ficou ruim porque eu captei o violão de maneira errada, então pegou tantos graves que praticamente destruiu o áudio. Agora estou captando com o microfone direcionado para o 12° traste do violão e sem a luva de espuma (para a voz, eu uso a espuma). Todas esta faixas eu captei no modo infinito, isto tem algum problema?

Eu meio que sempre sigo um padrão. Começo cortando as frequências bem graves, que são desnecessárias, baixo um pouco os médios, levanto os agudos e, por fim, corto as frequências "estranhas". Só que o meu ouvido não é tão aguçado para perceber quando está perfeito. Percebo as melhorias, mas sempre fico na dúvida onde eu posso melhorar mais, pois eu que sei que dá.

Uma curiosidade: parece que nos áudios em que estou dedilhando, eu não consigo obter uma boa qualidade. Eu acredito que a principal causa seja as cordas, que devem ter uns 3 meses já.

Como não tenho os arquivos originais dos primeiros áudios, eu resolvi fazer o que você falou na terceira faixa, isto é, aumentar um pouquinho os graves e diminuir os médios. Gravei também mais um teste, este com o microfone setado naqueles -10 dB. (Peço que não repare na minha voz ao iniciar o refrão, pois é uma música que precisa de muita energia, na minha opinião, para cantar o refrão. Então, saiu aquele grito sussurrado.) Aí vai:

creep-teste-1


my-my-hey-hey-teste-2


(Detalhe que o SoundCloud tira um pouco da qualidade dos áudios.)
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.191
Reações
23.284
Pontos
1.619
Eu não vou ouvir agora justamente porque, quando chegar no meu trampo, ouvirei por lá (mesmo tendo que usar um fone de ouvido bem vagabundo, mas deve dar pra fazer algo) e utilizarei meu equipamento pra fazer uns testes de equalização em suas faixas, daí postarei pra você ver o que houve (se ficou melhor, pior....), daí vamos discutindo o que foi feito e o que podemos fazer pra lhe ajudar no que for humanamente possível!:kjoinha

No mais, continue tocando. Você é muito bom e sua voz também é muito boa. E se fizer sucesso, reserva aí 3 ingressos pro seu show que quero levar a leoa, o filhote e eu!:ksafado (dependendo de como ficar a equalização, eu aceito trabalhar pra você, por um salário legal.... Tipo uns 5.000 R$ tá passando de bom!:kcool)
 

Nemo Nobody

Bam-bam-bam
Mensagens
473
Reações
527
Pontos
278
Eu não vou ouvir agora justamente porque, quando chegar no meu trampo, ouvirei por lá (mesmo tendo que usar um fone de ouvido bem vagabundo, mas deve dar pra fazer algo) e utilizarei meu equipamento pra fazer uns testes de equalização em suas faixas, daí postarei pra você ver o que houve (se ficou melhor, pior....), daí vamos discutindo o que foi feito e o que podemos fazer pra lhe ajudar no que for humanamente possível!:kjoinha

No mais, continue tocando. Você é muito bom e sua voz também é muito boa. E se fizer sucesso, reserva aí 3 ingressos pro seu show que quero levar a leoa, o filhote e eu!:ksafado (dependendo de como ficar a equalização, eu aceito trabalhar pra você, por um salário legal.... Tipo uns 5.000 R$ tá passando de bom!:kcool)
Haha! Muito obrigado! Concederei a vocês um ingresso de área VIP! :kcool

Assisti ontem mais uns vídeos no YouTube sobre equalizar. Dessa vez eu fiz diferente do que estou acostumado. Acho que é o melhor resultado até agora (pelo menos os violões).

fake-plastic-trees-teste-1
 
Topo Fundo