Lembro bem que havia uns caras que ao jogar SFII era sempre a mesma coisa, pegavam Ken ou Ryu, começavam soltando hadouken, um atrás do outro, pulou shoryuken, repetia isso de novo. Até ganhar. Era sempre a mesma manha, era até chato, chegamos a excluir estes caras das jogatinas, nunca trocavam de personagem, sempre a mesma estratégia marota...
Irrita muito quando os caras ficam apenas na mesma manha, ganhar pelo visto para eles é só o que importa não importando sequer a superação de tentar outras táticas outros combos e outros tipos de jogatina. Ficava de cara quando algum pegava Zangief e os caras alopravam " vai perder de Zangief " daí o cara pegava e arrebentava todo mundo
Cara essa manha apenas dá para sair de diversas formas. No street 2 na primeira versão realmente enchia o saco mas a chave era ter paciência em defender e encurtar a distancia. Na distância correta dava para esperar a magia sair e dar uma voadora no cara sem dar tempo dele soltar shoryuken.
Se for jogar na tranca de magia e anti áereo Guile era o mais chato. Mas era mais difícil de dominar.
Nas versões seguintes ficou cada vez mais díficil esse esquema funcionar pois as punições num erro seriam muito grandes. Galera aprendeu a combar, o jogo estava mais rápido e no super turbo surgiram os especiais ainda
Na série Alpha eu jogava de Rose em todas as versões. Rose pode rebater ou mesmo absorver magias. Seis magias eu encho todo a barra de super. Por isso adorava enfrentar quem jogava desse jeito.
Nos Street Alpha eu era o terror dos shotos aqui na região. Os poucos que ocnseguiam me enfrentar tinham que usar personagem fortes no corpo a corpo como chun li (que eu tb usava).
No Street Third Impact jogo de zooning de magia não tinha utilidade por causa dos parrys. E ainda por cima as magias davam dano baixo.
No Street 4 novamente o jogo de zooning ganhou força, embora tenha meios para evitar. Eu jogava de Rose e para mim era até fácil evitar isso.
Nesse Street 5 o jogo está priorizando muito a ofensividade e é arriscado jogar em zooning. Prova disso que o Deus e mestre nesse tipo de jogo, Daigo estava apanhando pra cacete nesse Street 5.
Só Guile é realmente eficiente para se jogar assim. Problema é que tem muito char que evita fácil esse tipo de jogo.
Sair do Hadouken\Shoryuken em SFII é bem simples até.
Só de jogar no Single Player já dá pra aprender como sair disso jogando contra a máquina. Jogando em 2P é mais simples ainda.
Diversas vezes eu já joguei e perto de chegar nos 4 chefes vem geralmente o Ken. Se você prestar atenção na hora que o Ken soltar um Hadouken basta pular e dar um Chute Forte. Se fizer no tempo certo o Ken (ou Ryu) não terá tempo pra aplicar o Shoryuken e então ele tomará um chute forte.
O que eu to falando é exatamente o que acontece em 1:02 do vídeo abaixo, muito simples (nesse caso é um golpe do Dhalsim mas funciona com Chute Forte com qualquer char):
Se assistirem ao vídeo completo dá pra ver isso sendo aplicado várias vezes...
Bom vídeo.
No inicio dos street a galera estava ainda pegando as manhas e esse jogo de magia e anti aéreo realmente atrapalhava. O segredo é ter paciência e ir defendendo enquanto encurta a distância.
Na minha época aqui na região no street 2 a galera ainda estava pegando as manhas em soltar os comandos na hora correta.
Quando o pessoal pegou o jeito saiu a versão champion edition com os chefes. Usando vega (garra) era muito fácil evitar o jogo de magia e shoryuken. Vega a meia distancia dava tempo folgado de pular e dar uma voadora. Fora que os normais dele eram rápidos e com alcance por causa da garra... nessa época foi que tomei uns tapas e ameaças com esse jogo de vega.
Na versão champion edition Vega (garra), Sagat e Bison (ultimo chefe) eram desbalanceados.
Eu sempre joguei no Street 2 de Chun li e Guile no inicio. Depois mais com Vega (garra) nos champion edition, turbo.
Nos Super turbo usava ainda VEGA (GARRA) E Guile.
Nos Alpha usei Rose como Main em todos. E ela era nesses games um anti shoto e Magias em geral pois qualquer magia servia para mim encher a barra e rebater.
No street 3 jogo de zooning não funcionava pois a coisa mais fácil era dar parry em magia. Fora que magia nem dava dano.
Jogava de Chun li no trhird strike a considerada mais forte.
No SF4 jogo de zooning ganhou força. Dependnedo do char o cara se ferra como Zangief. Mas no SF4 eu usava Rose então não me atrapalhava muito.
Nesse SF5 quem é FDP nesse jogo é Guile. Mas o SF5 é muito ofensivo e certos chars não sofrem muito com esse jogo.
Resumindo: nunca usei shotos para jogar versus e sempre usei chars de boa mobilidade em que jogo de zooning é menos eficiente