O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O trecho mais filosófico/foda que você já leu

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
" - Então isso é você? O ser mais poderoso do universo e não passa de uma marionete seguindo um roteiro?
- Todos nós somos, Laurie. Eu apenas sou uma marionete que vê as cordas".

- Dr. Manhattan (Watchmen)
 

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
"Cinquenta anos mais tarde pergunto a minha mãe se ela se lembrava da minha venda ao circo. Ela se lembrava muito bem. Perguntei-lhe por que ninguém riu ou sentiu ternura diante de tanta fantasia e coragem. (…) Minha mãe respondeu que ela e meu pai, em diversas ocasiões, tivera problemas com as minhas mentiras e fantasias. Em seu desespero, ela havia consultado um famoso pediatra. Ele acentuou a necessidade de a criança aprender logo a distinguir entre fantasia e realidade.

- Ah, como você estava errado, pediatra!"


- Lanterna Mágica de Ingmar Bergman
 

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
"... se antes de cada ato nosso nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratular-nos ou pedir perdão, aliás, há quem diga que isso é que é a imortalidade de que tanto se fala"

- José Saramago
 

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
Essa é de um filme, mas vale a pena...

"For what it’s worth: it’s never too late or, in my case, too early to be whoever you want to be. There’s no time limit, stop whenever you want. You can change or stay the same, there are no rules to this thing. We can make the best or the
worst of it. I hope you make the best of it. And I hope you see things that startle you. I hope you feel things you never felt before. I hope you meet people with a different point of view. I hope you live a life you’re proud of. If you find that you’re not, I hope you have the strength to start all over again."

- Benjamin Button
 

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
"Quando você estiver prestes a ser devorado pela Terrível Besta de Traal, procure ver o lado bom da situação. Se você teve uma vida boa, lembre-se de todos os bons momentos que você viveu. Se a sua vida não foi boa, o que parece ser mais provável, dadas as circunstâncias, pense que pelo menos essa tal de vida vai te deixar em paz muito em breve."

- O guia do mochileiro das galáxias
 


.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
"Eu suponho que é tentador, se a única ferramenta que você tiver for um martelo, tratar tudo como se fosse um prego".

- Abraham Maslow
 

Davidorff

Bam-bam-bam
Mensagens
5.641
Reações
289
Pontos
239
Todo o mal do mundo vem de nos importarmos uns com os outros,
Quer para fazer bem, quer para fazer mal.
A nossa alma e o céu e a terra bastam-nos.
Querer mais é perder isto, e ser infeliz.

- O Guardador de Rebanhos
 

andreh_bbça

Bam-bam-bam
Mensagens
2.656
Reações
2.082
Pontos
303
"Sangue pesa mais do que água - mas não pesa mais do que dinheiro."

- Contra capa da HQ Clube Vampiro.
 

Kellthazar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
1.425
Pontos
354
Eu acho esse poema de Augusto dos Anjos muito foda (principalmente o trecho em negrito):

VERSOS ÍNTIMOS

Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão – esta pantera –
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!

No link abaixo há uma análise bem legal sobre o poema:

http://jeremias-j.blogspot.com.br/2013/04/analise-do-poema-versos-intimos-de.html
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte".
J.R.R. Tolkien (Gandalf), A Sociedade do Anel.
 

Stud1

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
11.200
Pontos
744
vou postar uma coisa mais leve, nego trazendo dostô, daqui a pouco tem pedaços de Ulisses aqui, ai fodeu.

Não discuto

não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino

Paulo Leminski.
 

.:EDU:.

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
124
Pontos
78
- Oh, magnânimo Ulisses, tu certamente partes! O desejo te leva de rever a mortal Penélope, e o teu doce Telémaco, que deixaste no colo da ama quando a Europa correu a Ásia, e agora já sustenta na mão uma lança temida. Sempre de um amor antigo, com raízes fundas, brotará mais tarde uma flor, mesmo triste. Mas diz! Se em Ítaca não te esperasse a esposa tecendo e destecendo a teia, e o filho ansioso que alonga os olhos para o mar, deixarias tu, oh homem prudente, esta doçura, esta paz, esta abundância e beleza imortal?
O herói, ao lado da deusa, estendeu o braço poderoso, como na Assembleia dos Reis, diante dos muros de Tróia, quando plantava nas almas a verdade persuasiva:
- Oh deusa, não te escandalizes! Mas ainda que não existisse, para me levar, nem filho, nem esposa, nem reino, eu afrontaria alegremente os mares e a ira dos deuses! Porque, na verdade, oh deusa muito ilustre, o meu coração saciado já não suporta esta paz, esta doçura e esta beleza imortal. Considera, oh deusa, que em oito anos nunca vi a folhagem destas árvores amarelecer e cair. Nunca este céu rutilante se carregou de nuvens escuras; nem tive o contentamento de estender, bem abrigado, as mãos ao doce lume, enquanto a borrasca grossa batesse nos montes. Todas essas flores que brilham nas hastes airosas são as mesmas, oh deusa, que admirei e respirei na primeira manhã que me mostraste estes prados perpétuos - e há lírios que odeio, com um ódio amargo, pela impassibilidade da sua alvura eterna! Estas gaivotas repetem tão incessantemente, tão implacavelmente, o seu voo harmonioso e branco, que eu escondo delas a face, como outros a escondem das negras Harpias! E quantas vezes me refugio no fundo da gruta, para não escutar o murmúrio sempre lânguido destes arroios sempre transparentes! Considera, oh deusa, que na tua ilha nunca encontrei um charco; um tronco apodrecido; a carcaça de um bicho morto e coberto de moscas zumbidoras. Oh deusa, há oito anos, oito anos terríveis, estou privado de ver o trabalho, o esforço, a luta e o sofrimento... Oh deusa, não te escandalizes! Ando esfaimado por encontrar um corpo arquejando sob um fardo; dois bois fumegantes puxando um arado; homens que se injuriem na passagem de uma ponte; os braços suplicantes de uma mãe que chora; um coxo, sobre a sua muleta, mendigando à porta das vilas... Deusa, há oito anos que não olho para uma sepultura... Não posso mais com esta serenidade sublime! Toda a minha alma arde no desejo do que se deforma, e se suja, e se espedaça, e se corrompe... Oh deusa imortal, eu morro com saudades da morte!

A perfeição - Eça de Queirós
 

zeh luis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.908
Reações
9.903
Pontos
519
vou postar uma coisa mais leve, nego trazendo dostô, daqui a pouco tem pedaços de Ulisses aqui, ai fodeu.

Não discuto

não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino

Paulo Leminski.

relógio parado
o ouvido ouve
o tic tac passado.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
"... se antes de cada ato nosso nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratular-nos ou pedir perdão, aliás, há quem diga que isso é que é a imortalidade de que tanto se fala"

- José Saramago

Saramago Deus.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.344
Reações
10.972
Pontos
1.409
"Who don't stand for something, might fall for anything". É uma frase do FF Crystal Chronicles do DS (o 1º) muito boa.

Foda que tem várias que já li, e agora não lembro mais. Preciso reler Crônicas do mundo emerso. Aquela série tem muitas frases fodas.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.973
Reações
41.641
Pontos
1.689
Vale trecho lido em legenda de filme?

"...Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo como lágrimas na chuva..." -*Blade Runner
Caraca, este é bem filosófico mesmo. As vezes ouço a trilha sonora do filme e tem uma parte onde ele fala essa frase. E fico pensando na nossa própria vida, tantas experiências, testemunhos que tivemos, e que tudo se perde depois de morremos.
 

praguento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.254
Reações
1.912
Pontos
864
Essa frase é épica, vale a pena lê o livro que deu origem ao filme Blade Runner “Androides sonham com ovelhas elétricas?" Philip k. Dick
 

praguento

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.254
Reações
1.912
Pontos
864
Umas das minhas preferidas, livro O estrangeiro do camus.
“Em nossa sociedade, qualquer homem que não chore no funeral de sua mãe, corre o risco de ser sentenciado à morte”. Eu apenas quis dizer que o herói do meu livro é condenado porque não joga o jogo. Sob este aspecto, ele é estrangeiro para a sociedade em que vive; ele vaga na borda, nos subúrbios de uma vida privada, solitária e sensual.”
Albert Camus
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Maquiavel, O Príncipe:

Fará como os arqueiros experientes que, quando desejam acertar uma posição muito distante, conhecendo o alcance de sua seta, alvejam um ponto muito mais elevado, não para atingi-lo, para para alcançar a posição que pretendem de fato ferir, por meio dessa mira elevada.
 

nuestro verano

Habitué da casa
Mensagens
308
Reações
105
Pontos
78
Cada conto do Ficções, do Borges, deve ter pelo menos 2 ou 3 trechos com ideias interessantes. Uma que não chega a ser tão profunda, mas que gosto bastante, é essa do conto O Sul:

“No hall da estação se deu conta de que faltavam trinta minutos. Lembrou-se de repente de que num café da rua Brasil (a poucos metros da casa de Yrigoyen) havia um enorme gato que se deixava acariciar pelo clientes, como uma divindade desdenhosa. Entrou. Lá estava o gato, adormecido. Pediu uma xícara de café, adoçou-o lentamente, provou-o (esse prazer lhe tinha sido vedado na clínica) e pensou, enquanto alisava o pêlo negro, que aquele contato era ilusório e estavam como que separados por um vidro, porque o homem vive no tempo, na sucessão, e o mágico animal, na atualidade, na eternidade do instante.”
 

Honesto Teixeira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.790
Reações
1.901
Pontos
603
All right, you want to know why? I'll tell you why! You shouldn't be looking for the meaning of life, you retard!!
It's more than you deserve!! We're just monkeys! Monkeys don't try to attach meaning to everything! Anyone who's wasting their time thinking about meaning is rotting away because they don't have enough to do already!
What you're asking is about the same question as "What is outer spaaace?" Don't you get it?! Quit wasting your time thinking about that stuff and get to bangin' you dumb b*tch!
 

Ralff

Supra-sumo
Mensagens
3.536
Reações
381
Pontos
184
É meio complicado apontar "o trecho mais foda", mas um dos que eu gosto é este aqui:

"Ao mesmo tempo, pensava comigo: assim como agora me visto e saio, vou visitar o professor e troco com ele algumas frases amáveis, mais ou menos falsas, tudo isso contra a minha vontade, assim procede a maioria dos homens que vivem e negociam todos os dias, todas as horas, forçadamente e sem na realidade querê-lo; fazem visitas, mantêm conversações, sentam-se durante horas inteira em seus escritórios e fábricas, tudo à força, mecanicamente, sem vontade; tudo poderia ser realizado com a mesma perfeição por máquinas ou não se realizar; e essa mecânica eternamente continuada é o que lhes impede, assim como a mim, de exercer a critica de sua própria vida, reconhecer e sentir sua estupidez e superficialidade, sua desesperada tristeza e solidão."

- O Lobo da Estepe
 

castaway

Larva
Mensagens
6
Reações
3
Pontos
3
Esse é um deles...

“Quando a tecnologia e o dinheiro tiverem conquistado o mundo; quando qualquer acontecimento em qualquer lugar e a qualquer tempo se tiver tornado acessível com rapidez; quando se puder assistir em tempo real a um atentado no ocidente e a um concerto sinfônico no oriente; quando tempo significar apenas rapidez online; quando o tempo, como história, houver desaparecido da existência de todos os povos, quando um esportista ou artista de mercado valer como grande homem de um povo; quando as cifras em milhões significarem triunfo, – então, justamente então — reviverão como fantasma as perguntas: para quê? Para onde? E agora? A decadência dos povos já terá ido tão longe, que quase não terão mais força de espírito para ver e avaliar a decadência simplesmente como… Decadência. Essa constatação nada tem a ver com pessimismo cultural, nem tampouco, com otimismo… O obscurecimento do mundo, a destruição da terra, a massificação do homem, a suspeita odiosa contra tudo que é criador e livre, já atingiu tais dimensões, que categorias tão pueris, como pessimismo e otimismo, já haverão de ter se tornado ridículas.”
~ Martin Heidegger (1889-1976), em Introdução à Metafísica
 

Daniel Schmerz

Porco emérito
Mensagens
19.015
Reações
8.496
Pontos
1.279
Diria que Irmãos Karamazov inteiro é profundo.
A parte do inquisidor é uma viagem e discussão filosófica profunda. Fiquei meio tonto depois de ler aquela parte.

Dostoievsky é gênio demais, pqp.
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Grant Morrison doutrinando em como fazer momentos grandiosos e simples ao mesmo tempo.
Buddy_Baker_001.jpg
 

Marck9

Bam-bam-bam
Mensagens
451
Reações
1.023
Pontos
318
As pessoas vivem apegadas à aquilo que traduzem como certo e verdadeiro, assim elas definem a realidade. Mas o que significa correto e verdadeiro? Meramente conceitos vagos e subjetivos... A realidade deles pode muito bem ser uma ilusão. Podemos considerar que todos simplesmente vivem em seu próprio mundo, amarrados cegamente por suas crenças, não concorda ? -- Uchiha Itachi
 

Máskara

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
11.265
Pontos
1.444
Um trecho só é complicado escolher, mas lembrei de um.
Trecho enorme. Como faz tempo que li fica difícil destacar apenas uma parte. Dei apenas um ctrl c ctrl v que achei na internet.

"A Ciência é o novo Deus. (...) A medicina, as comunicações eletrônicas, as viagens espaciais, a manipulação genética... são estes os milagres que hoje contamos aos nossos filhos. São estes os milagres que apresentamos como prova de que a ciência nos trará as respostas. As antigas histórias de imaculadas conceições, de sarças ardentes e de mares a abrirem-se deixaram de ser relevantes. Deus tornou-se obsoleto. A ciência venceu a batalha. Admitimo-lo. (...) Mas a vitória da ciência custou-nos a todos. E custou-nos caro. (...) A ciência pode ter aliviado as misérias da doença e do trabalho penoso e criado uma panóplia de artefatos para nosso entretenimento e conveniência, mas deixou-nos um mundo sem encanto. O pôr do sol foi reduzido a comprimentos de onda e a frequências. As complexidades do Universo foram dissecadas em equações matemáticas. Até o nosso valor como seres humanos foi destruído. A ciência proclama que o planeta terra e os seus habitantes são apenas um ponto insignificante num grandioso esquema. Um acidente cósmico. (...) Até a tecnologia que promete unir-nos nos divide. Cada um de nós está agora eletronicamente ligado ao mundo inteiro, e, no entanto, sentimo-nos irremediavelmente sozinhos. Somos bombardeados com violência, divisão, fratura e traição. O cepticismo tornou-se uma virtude. O cinismo e a exigência de prova tornaram-se pensamento esclarecido. Será de espantar que os seres humanos se sintam hoje mais deprimidos e derrotados do que em qualquer outro momento da sua história? Haverá algo, seja o que for, que a ciência considere sagrado? A ciência procura resposta investigando os nossos fetos ainda não nascidos. A ciência presume, até, rearranjar o nosso próprio DNA. Retalha o mundo de Deus em peças cada vez mais pequenas em busca de significados... e tudo o que encontra é mais perguntas. (...)
A guerra antiga entre ciência e religião terminou. E vós ganhastes. Mas não ganhaste lealmente. Não ganhaste trazendo respostas. Ganhastes reorientando tão drasticamente a nossa sociedade que as verdades que antigamente víamos como sinais indicadores parecem agora inaplicáveis. A religião não conseguiu manter-se a par. O crescimento da ciência é exponencial. Alimenta-se de si mesma, como um vírus. Cada descoberta abre a porta a novas descobertas. A Humanidade demorou milhares de anos a progredir da roda até ao automóvel, e umas escassas décadas para chegar do automóvel à nave espacial. Hoje, medimos os progressos científicos em termos de semanas. Rolamos em roda livre. O abismo que nos separa alarga-se cada vez mais, e à medida que a religião vai ficando para trás, as pessoas dão por si num vazio espiritual. Gritamos por um significado. E, acreditem no que vos digo, gritamos mesmo. Vemos OVNIS, praticamos o channeling, o contacto com os espíritos, as experiências extracorporais, sondamos a mente... e todas estas ideias excêntricas têm um verniz científico, mas são despudoradamente irracionais. São o grito desesperado da alma moderna, solitária e atormentada, estropiada do seu próprio esclarecimento e pela sua incapacidade de aceitar significado em qualquer coisa que se afaste da tecnologia. (...)
A ciência, dizeis vós, salvar-nos-á. A ciência, digo eu, já nos destruiu. (...) A ciência não cumpriu as suas promessas. Onde prometia eficiência e simplicidade, criou a poluição e o caos. Somos uma espécie dividida e assustada... e o caminho que seguimos conduz à destruição. (...)
Quem é este Deus-ciência? Quem é este Deus que oferece ao seu povo poder mas nenhum enquadramento moral que lhe diga como usar esse poder? Que espécie de Deus dá fogo a uma criança mas não a avisa dos seus perigos? A linguagem da ciência não traz instruções a respeito do bem e do mal. Os compêndios da ciência dizem-nos como criar uma reacção nuclear, mas não incluem qualquer capítulo a perguntar-nos se é uma boa ou má ideia.
À ciência digo o seguinte: A Igreja está cansada. Estamos exaustos de tentarmos ser os vossos sinais indicadores. Os nossos recursos esgotam-se no esforço de ser a voz do equilíbrio enquanto vós avançais às cegas na vossa procura de chips mais pequenos e lucros maiores. Não perguntamos por que não vos governais a vós mesmos, e sim como poderíeis fazê-lo. O vosso mundo move-se tão depressa que se um de vós parar, por um instante que seja, para ponderar as consequências das suas ações, um outro mais eficiente ultrapassá-lo-á num ápice. (...) E no meio de tudo isto, não vos cansais de proclamar que a Igreja é ignorante. Mas, qual é mais ignorante? O homem que não é capaz de definir o relâmpago, ou aquele que não respeita o seu terrível poder? (...) Mostrai-nos provas de que Deus existe, dizeis vós. E eu digo-vos: usai os vossos telescópios para olhar para o céu e dizei-me como pode não existir um Deus! (...) Perguntais como é Deus? E eu digo, de onde veio essa pergunta? A resposta a ambas as perguntas é a mesma. Não vedes Deus na vossa ciência? Como é possível que não O vejais? Afirmais que a mais ínfima mudança na força da gravidade ou no peso de um átomo teria feito que o Universo fosse uma névoa sem vida em vez do nosso magnífico mar de corpos celestes, e mesmo assim não sois capaz de ver a mão de Deus nisto?
Será verdadeiramente assim tão mais fácil acreditar que escolhemos a carta certa de um baralho de bilhões? Estaremos na realidade tão espiritualmente falidos que preferimos acreditar numa impossibilidade matemática a acreditar num poder maior do que nós?
Quer acrediteis ou não em Deus (...), tendes de acreditar nisto. Quando nós, como espécie, abandonamos a crença num poder superior, abandonamos também a nossa noção de responsabilidade... Com a fé, respondemos uns perante os outros, perante nós mesmos e perante uma verdade mais alta. A religião é imperfeita, mas só porque a Humanidade é imperfeita."

Camerlengo
 
Ultima Edição:

Perekopeko

Bam-bam-bam
Mensagens
1.113
Reações
2.137
Pontos
453
“The Diabolical sometimes assumes the aspect of the Good, or even embodies itself completely in its form. If this remains concealed from me, I am of course defeated, for this Good is more tempting than the genuine Good.”
― Franz Kafka

What, in substance, both the Esquimaux wizards and the Louisiana swamp-priests had chanted to their kindred idols was something very like this: the word-divisions being guessed at from traditional breaks in the phrase as chanted aloud: "Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn."
Legrasse had one point in advance of Professor Webb, for several among his mongrel prisoners had repeated to him what older celebrants had told them the words meant. This text, as given, ran something like this: "In his house at R'lyeh dead Cthulhu waits dreaming."
― H.P. Lovecraft, The Call of Cthulhu

“This is the thing that troubles me, for I cannot forget Carcosa where black stars hang in the heavens; where the shadows of men's thoughts lengthen in the afternoon, when the twin suns sink into the lake of Hali; and my mind will bear for ever the memory of the Pallid Mask. I pray God will curse the writer, as the writer has cursed the world with its beautiful stupendous creation, terrible in its simplicity, irresistible in its truth--a world which now trembles before the King In Yellow.”
― Robert W. Chambers, The King in Yellow and Other Horror Stories
 

soltonatural

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.835
Reações
16.534
Pontos
1.004
Alguns sonham que vivem, outros vivem o que sonham
 
Ultima Edição:

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
Possuo um entendimento realista das minhas forças e fraquezas. A mente é a minha arma, e uma mente necessita de livros, assim como a espada precisa de uma pedra de amolar se quiser que se mantenha amolada. É por isso que eu leio tanto.

R.R. Martin (Crônicas de gelo e fogo).
 

Dathilot

Lenda da internet
Mensagens
15.724
Reações
12.746
Pontos
1.654
Um grande rabino está ensinando na praça do mercado. Aconteceu, naquela manhã, que um marido descobriu provas de que sua esposa cometia adultério, o povo carrega-a para a praça, para apedrejá-la até a morte.

(Há uma versão mais familiar desta história, mas um amigo meu, um Orador dos Mortos, contou-me sobre dois outros rabinos que enfrentaram a mesma situação. São estas as que vou lhe contar)

O rabino põe-se ao lado da mulher. Por respeito a ele, o povo recua e aguarda, ainda segurando as pedras.

"Será que há alguém entre vocês", diz o rabino, "que nunca desejou a esposa de outro homem, o marido de outra mulher?"

Eles murmuram, e respondem: "Todos conhecemos o desejo. Mas, Rabbi, nenhum de nós o seguiu"

E o rabino disse: "Então ajoelhem-se, e deem graças a Deus, por Ele tê-los feito fortes".

O Rabino leva a mulher pela mão para fora do mercado, e antes de deixa-la, diz-lhe em voz baixa: "Vá dizer ao magistrado quem salvou sua amante. Então ele saberá que sou seu servo leal".

Assim, a mulher foi salva, porque a comunidade é corrupta demais para proteger a si mesma da desordem.

Um outro rabino, outra cidade:
Ele vai até a adúltera, e detém a multidão, como na outra história, e então diz:

"Qual de vocês é sem pecado? Que atire a primeira pedra"

As pessoas ficam chocadas e esquecem o desejo de matar a adultera, ao lembrarem de seus pecados individuais.

Pensaram: "Algum dia, eu poderei estar na situação desta mulher, e gostaria de ser perdoado e ter uma nova chance. Devo tratá-la do jeito que gostaria de ser tratado."

O povo abre as mãos, deixando as pedras caírem, o rabino pega uma, levanta-a sobre a cabeça da mulher, a acerta múltiplas vezes na cabeça da adúltera com toda a força. Esmaga o crânio dela, espalhando os miolos pelo calçamento de pedra.

"Tampouco eu sou sem pecado", diz o Rabino ao povo, "mas se deixarmos apenas gente perfeita aplicar a lei, logo a lei estará morta, e nossa cidade, com ela".

Portanto, a mulher morreu porque a comunidade era rígida demais para tolerar seu erro.

A versão famosa dessa história merece nota por ser tão rara em nossa experiência pratica.

A maioria das comunidades cambaleia entre a podridão e o rigor mortis, e quando vão muito para um dos extremos, morrem.

Só um rabino atreveu-se a esperar de nós um equilíbrio tão perfeito a ponto de preservarmos a lei e perdoarmos o erro. Então, obviamente, nós o matamos.

Speaker for The Dead, capítulo 16 — Santo Ângelo, Cartas a um Herege Incipiente - Orson Scott Card
 
Topo Fundo