O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O vinil, é modinha?

O vinil, é modinha?

  • Sim

    Votes: 20 60,6%
  • Não

    Votes: 13 39,4%

  • Total voters
    33

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.588
Reações
10.463
Pontos
753
.FLAC 2018 e um vinil pica, os dois a 80km, tu acha que fica um do lado do outro?
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Minha opinião:

depois que li esse artigo
https://volumio.org/understanding-sound-quality/ (vale muito a pena ler pra quem gosta de música)
mudei muito minha opinião...migrei pro digital e não me arrependo...
montei um sistema hifi com um raspberri (que estou ouvindo Dio - Don't talk to stranger flac as alturas e bebendo de estomago vazio...)

modinhas colocam um vinil qualquer (vide artigo acima) e dizem que é melhor q um arquivo digital sem menor o conhecimento
com um toca discos fodido, amplificador fodido e caixas fodidas...
e ainda assim é melhor que um som pensando pra qualidade..."só pq é vinil"...

claro que com o investimento (fora da realidade aqui no brasil) vc monta um sistema de respeito pra tocar vinil...mas depende da "versão" do vinil que vc vai pegar (vide artigo)
 

konig

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.294
Reações
4.847
Pontos
804
Tirando o ritual de colocar um vinil no toca discos (vitrola sei lá), não vejo vantajem alguma nesse formato.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.985
Reações
6.796
Pontos
704
Minha opinião:

depois que li esse artigo
https://volumio.org/understanding-sound-quality/ (vale muito a pena ler pra quem gosta de música)
mudei muito minha opinião...migrei pro digital e não me arrependo...
montei um sistema hifi com um raspberri (que estou ouvindo Dio - Don't talk to stranger flac as alturas e bebendo de estomago vazio...)

modinhas colocam um vinil qualquer (vide artigo acima) e dizem que é melhor q um arquivo digital sem menor o conhecimento
com um toca discos fodido, amplificador fodido e caixas fodidas...
e ainda assim é melhor que um som pensando pra qualidade..."só pq é vinil"...

claro que com o investimento (fora da realidade aqui no brasil) vc monta um sistema de respeito pra tocar vinil...mas depende da "versão" do vinil que vc vai pegar (vide artigo)
Eu tenho tudo flac. Mas infelizmente, acabo baixando as versões mais novas, por conta dos extras.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.987
Reações
5.611
Pontos
1.164
Sim, acontece com o pessoal que costumava ouvir, dai hoje em dia bate aquela nostalgia, normalmente provinda do vazio interior que as pessoas sentem, ou principalmente por traumas na infância/adolescência, que nao podia ter, ou não podia ouvir, e hoje tendo trabalho e dinheiro consegue comprar e fazer parte dessa moda. A cerveja também é uma moda influenciada pela midia ou coleção de games antigos. É psicológico mesmo.
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Sim se a pessoa compra um toca discos assim
toca-discos-retro-sacramento.jpg


Ou assim
sd-record.jpg
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Eu tenho tudo flac. Mas infelizmente, acabo baixando as versões mais novas, por conta dos extras.
como diz no artigo...
há uma tendencia em deixar as musicas barulhentas...
mas as vezes vc pega uma versão boa...e o som digital ou analógica sai foda,,,
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Minha opinião:

depois que li esse artigo
https://volumio.org/understanding-sound-quality/ (vale muito a pena ler pra quem gosta de música)
mudei muito minha opinião...migrei pro digital e não me arrependo...
montei um sistema hifi com um raspberri (que estou ouvindo Dio - Don't talk to stranger flac as alturas e bebendo de estomago vazio...)

modinhas colocam um vinil qualquer (vide artigo acima) e dizem que é melhor q um arquivo digital sem menor o conhecimento
com um toca discos fodido, amplificador fodido e caixas fodidas...
e ainda assim é melhor que um som pensando pra qualidade..."só pq é vinil"...

claro que com o investimento (fora da realidade aqui no brasil) vc monta um sistema de respeito pra tocar vinil...mas depende da "versão" do vinil que vc vai pegar (vide artigo)

Tirando o ritual de colocar um vinil no toca discos (vitrola sei lá), não vejo vantajem alguma nesse formato.

Sim, acontece com o pessoal que costumava ouvir, dai hoje em dia bate aquela nostalgia, normalmente provinda do vazio interior que as pessoas sentem, ou principalmente por traumas na infância/adolescência, que nao podia ter, ou não podia ouvir, e hoje tendo trabalho e dinheiro consegue comprar e fazer parte dessa moda. A cerveja também é uma moda influenciada pela midia ou coleção de games antigos. É psicológico mesmo.

Sim se a pessoa compra um toca discos assim
toca-discos-retro-sacramento.jpg


Ou assim
sd-record.jpg


O OP cagou no intento do tópico e vocês, por consequência, nas resposta. O video do Régis não é sobre se o formato é conveniente ou fidelidade. É especificamente sobre o "renascimento" do disco no Brasil ser uma farsa.

Primeiro que não há produção no Brasil de toca-discos, agulhas, amplificadores, caixas, enfim... o que você precisa pra reproduzir vinil. Loja especializada nisso eu desconheço completamente.

No caso da produção de discos, ela é mínima e eles são caros pra c***lho. É só ver a sessão de LPs da Saraiva pra ter uma ideia. Cobram 200, 300 reais num reissue simples. Até onde eu sei artista descoladinho com algum sucesso aqui delega a produção pra gringa, também.

No caso daquelas vitrolas Crosley e o pessoal comprando discos que nunca vai ouvir... é tipo um Fidget Spinner de adulto. Não é causa mas sintoma de que mercado de discos no Brasil não existe.

Considerando isso, sim, a volta do vinil no Brasil é uma piada mesmo.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454
eu compro vinis e curto bastante.
eu não acho que ele tenha um som melhor e etc, só gosto, é legal colocar uma "pizza" em um aparelho de som e sair música.
uma outra coisa que devido ao formato dele e etc, ele meio que "força" a ouvir o album todo e apreciar mais as músicas, o que já me ajudou a conhecer muitas músicas legais que eu simplesmente pulava quando ouvia no pc
Além de tudo, a arte do album fica enorme, dá para pendurar na parede e fazer uma "obra" de arte.
15-fun-and-useful-vinyl-storage-ideas-2-17558-1438464728-1_dblbig.jpg


Única coisa que realmente complica, os preços aqui no BR são caros demais, alguns vc acha por menos de 200 reais, porém são poucos e isso é uma vergonha.
aí eu prefiro comprar nos USA mesmo, pago em média 10-30USD por disco.

Aqui estão os meus :kpaixao
38098423731_26baed9bb8_o.jpg


36676267271_35752d651d_o.jpg
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.985
Reações
6.796
Pontos
704
como diz no artigo...
há uma tendencia em deixar as musicas barulhentas...
mas as vezes vc pega uma versão boa...e o som digital ou analógica sai foda,,,
Eu acho essas xx Th aniversarry editions com o som levemente melhor que um relançamento padrão. Mas o fato da quantidade de coisa extra que vem (demos, shows da epoca sem overdubs), compensa a leve degradação.
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
O OP cagou no intento do tópico e vocês, por consequência, nas resposta. O video do Régis não é sobre se o formato é conveniente ou fidelidade. É especificamente sobre o "renascimento" do disco no Brasil ser uma farsa.

Primeiro que não há produção no Brasil de toca-discos, agulhas, amplificadores, caixas, enfim... o que você precisa pra reproduzir vinil. Loja especializada nisso eu desconheço completamente.

No caso da produção de discos, ela é mínima e eles são caros pra c***lho. É só ver a sessão de LPs da Saraiva pra ter uma ideia. Cobram 200, 300 reais num reissue simples. Até onde eu sei artista descoladinho com algum sucesso aqui delega a produção pra gringa, também.

No caso daquelas vitrolas Crosley e o pessoal comprando discos que nunca vai ouvir... é tipo um Fidget Spinner de adulto. Não é causa mas sintoma de que mercado de discos no Brasil não existe.

Considerando isso, sim, a volta do vinil no Brasil é uma piada mesmo.

Desculpa se não fui inteiramente claro...o que quis dizer com meus posts foram:
As reedições dos LPs de hj tem um som ruim se comparado com as antigas;
Paga-se uma fortuna pelo lp "novo" (já que as versões antigas são dificeis e caras, ainda mais no brasil);
A maioria dos equipamentos pra reproduzir são aqueles chineses toscos;
Ae o hipster enche o peito pra falar que tem o melhor som disponível e os carai, diminuindo o formato digital

se isso ae não é modinha...

com pouco mais de 1000 reais montei um um servidor de música completo voltado pra qualidade (até tinha um tópico)
um raspberry com um DAC Allo BOSS (que converte o audio digital pro analógico) um Hd externo
Duas caixas torre e um AMP de 50w da allo

não tenho a orelha de ouro, mas a qualidade do som é cristalina!
nunca tinha percebido que o album live in paris do supertramp tinha um leve eco no vocal...

mas deixem os hipster gastarem com a modinha do lp
 

Eye of the Beholder

Bam-bam-bam
Mensagens
1.354
Reações
2.131
Pontos
283
Minha opinião:

depois que li esse artigo
https://volumio.org/understanding-sound-quality/ (vale muito a pena ler pra quem gosta de música)
mudei muito minha opinião...migrei pro digital e não me arrependo...
montei um sistema hifi com um raspberri (que estou ouvindo Dio - Don't talk to stranger flac as alturas e bebendo de estomago vazio...)

modinhas colocam um vinil qualquer (vide artigo acima) e dizem que é melhor q um arquivo digital sem menor o conhecimento
com um toca discos fodido, amplificador fodido e caixas fodidas...
e ainda assim é melhor que um som pensando pra qualidade..."só pq é vinil"...

claro que com o investimento (fora da realidade aqui no brasil) vc monta um sistema de respeito pra tocar vinil...mas depende da "versão" do vinil que vc vai pegar (vide artigo)

Teria como você falar mais sobre esse sistema hi fi montado com o raspberry? Tô com um parado de bobeira aqui em casa e me interessei.
 

albanibr

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.235
Reações
26.530
Pontos
1.299
Teria como você falar mais sobre esse sistema hi fi montado com o raspberry? Tô com um parado de bobeira aqui em casa e me interessei.
Claro...
vc vai precisar de um rpi, um sd pro sistema (to usando o volumio que é mais "amigável" volumio.org), um DAC uma plaquinha q vc conecta no rpi pra converter do digital pro analógico e um amplificador com caixa...
Todo o sistema é controlado pela rede...uso o navegador do pc, celular, tablet pra olhar minha coleção de música e até mesmo o spotify (ainda em beta)

no topico tem mais coisa e fotos do sistema

http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/servidor-de-música-hi-fi.481331/
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.310
Pontos
1.934
compraria vinil só pra usar como artigo decorativo, não pra escutar. Esteticamente acho bem legal. Vira um bom quadro numa moldura hue
 

Maldito Canalha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.084
Reações
20.370
Pontos
753
O vulgo Orelha, AKA Régis, tá certo. Eu tenho uma respeitável coleção de Lps e compactos, todos originais, comprados na época em que "digital" era uma impressão dos dedos num papel. Quando minha vitrola foi pro saco, e não consegui mais achar agulhas, condição essencial para que pudesse mandar consertá-la, desencanei geral. Pior é que tenho raridades, aqui. O álbum triplo do George Harrison, "All Things Must Pass", original inglês, é um. "Destroyer" e "Alive I" do Kiss, em acetato colorido, idem. Já me ofereceram a coleção toda do Kiss em CD, em troca de um deles. Recusei, por saber serem raros, e querer mantê-los. O primeiro disco do Nico Assumpção, autografado pelo próprio, que nem ele mesmo tinha (!), é um xodó.
Mas eu os ouço? Não. Posso pesquisar no You Tube, e ouvir na hora que quiser, e isso pra citar apenas uma fonte.
 
Ultima Edição:

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.912
Pontos
803
Não me vejo levantando pra trocar de faixa na agulha do toca-discos, fora que vinil aqui no Brasil é caro que só o c***lho.
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Do que adianta o vinil voltar, se não existem mais tocadores no mercado? Seria o mesmo que fita VHS voltar.
 

Mr.Disco

Bam-bam-bam
Mensagens
9.261
Reações
17.073
Pontos
419
Não me vejo levantando pra trocar de faixa na agulha do toca-discos, fora que vinil aqui no Brasil é caro que só o c***lho.

A ideia é comprometimento. Como um livro, você precisa largar tudo que está fazendo. É totalmente o oposto das situações em que o pessoal consome música. Geralmente nêgo deixa o spotify no shuffle e vai lavar louça ou fazer alguma coisa mecânica no trabalho. Não tem o tal do comprometimento. É só barulho de fundo enquanto eu faço outra coisa.

Quanto ao preço, só comprando na gringa. Eu não vou dizer que é "ó! ultra barato!" massss... você paga R$180 num vinil duplo em gatefold, com capa laminada e o c***lho a quatro. Você pega um pouco mais de "bang for you buck" ao contrário das edições simples nacionais.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Qualquer mídia física hoje em dia serve mais de objeto de decoração que qualquer outra coisa devido a acessibilidade e preço do digital, não tem vantagem prática nenhuma. O sujeito compra pra colocar na estante mesmo e se "exibir", se masturbar em nostalgia, mesmo rodando em uma vitrola de b*sta, com caixas de b*sta e etc.

Eu sei que é foda ser racional em tudo, nem recrimino o que vale é a onda, mas 90% compra por comprar, sem função mesmo de extrair o melhor daquilo.
 
Ultima Edição:

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Qualquer mídia física hoje em dia serve mais de objeto de decoração que qualquer outra coisa, tirando jogos de console que ainda tem valor mínimo de revenda, livros e discos já era, não tem vantagem nenhuma. O sujeito compra pra colocar na estante mesmo e se exibir, se masturbar em nostalgia mesmo rodando em uma vitrola de b*sta, com caixas de b*sta e etc.

Eu sei que é foda ser racional em tudo, nem recrimino, mas 90% compra por comprar, sem função mesmo de extrair o melhor daquilo.
Tem muita coisa que não tem em stream ou ebook e isso sem contar a garantia que eles sempre vão estar la.
Sem contar que o preço de um kindle não vai ser o mesmo de um sebo ou de uma promoção.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Tem muita coisa que não tem em stream ou ebook e isso sem contar a garantia que eles sempre vão estar la.
Sem contar que o preço de um kindle não vai ser o mesmo de um sebo ou de uma promoção.

Não existe garantia alguma, na real ser apegado ao físico e material é uma b*sta como filosofia de vida mesmo, mas f**a-se.
 

conrado_bh

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.102
Reações
2.299
Pontos
1.224
Minha esposa ganhou uma vitrola de presente no nosso casamento.

51WetN%2B6EeL.jpg

Com isso meu sogro nos emprestou alguns vinis da coleção (fodástica) dele que incluem o Sgt Peppers e Queen Greatest Hits, todos da época.

Acho legal por ser histórico e tal. Mas pra ouvir diariamente, n ligo tanto pra qualidade, só uso um fonezinho modesto da jbl, mas melhor que o que veio no meu celular lenovo.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.351
Reações
46.927
Pontos
1.454

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
Do que adianta o vinil voltar, se não existem mais tocadores no mercado? Seria o mesmo que fita VHS voltar.
Claramente não sabe do que está falando. O que mais tem é toca disco novo da áudio technica e pioneer a venda no merc livre.

Falaram no tópico que desconhecem loja especializada em aparelhos analógicos no brasil. Pois la vai uma dentre várias: htclick.

É modinha pra quem compra crosley e vinil da lana del rey. Pra quem realmente manja, nunca saiu de "moda".

Acho escroto ficar denegrindo quem ouve os lps numa boa. Tipo....cada um ouve aonde achar melhor e pronto.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Sobre vinil tem dois artigos que eu recomendo muito que leiam para acabar com toda a desinformação que existe sobre esse assunto. Este e, principalmente, este.

Do que adianta o vinil voltar, se não existem mais tocadores no mercado? Seria o mesmo que fita VHS voltar.

Tocadores existem mas o preço...

Mas é caro no BR, lá fora por 200 a 300 dólares já se compra um bom toca discos e um phono stage decente.

Mas sistema analógico sempre será mais caro do que um digital equivalente, isso é um fato.
 

toad02

Lenda da internet
Mensagens
39.639
Reações
66.931
Pontos
1.659
eu compro vinis e curto bastante.
eu não acho que ele tenha um som melhor e etc, só gosto, é legal colocar uma "pizza" em um aparelho de som e sair música.
uma outra coisa que devido ao formato dele e etc, ele meio que "força" a ouvir o album todo e apreciar mais as músicas, o que já me ajudou a conhecer muitas músicas legais que eu simplesmente pulava quando ouvia no pc
Além de tudo, a arte do album fica enorme, dá para pendurar na parede e fazer uma "obra" de arte.
15-fun-and-useful-vinyl-storage-ideas-2-17558-1438464728-1_dblbig.jpg


Única coisa que realmente complica, os preços aqui no BR são caros demais, alguns vc acha por menos de 200 reais, porém são poucos e isso é uma vergonha.
aí eu prefiro comprar nos USA mesmo, pago em média 10-30USD por disco.

Aqui estão os meus :kpaixao
38098423731_26baed9bb8_o.jpg


36676267271_35752d651d_o.jpg

Bom gosto. Tenho o Black Sands e o In Rainbows tbm.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Eu tenho aqui os discos de meu pai
Uma coleção de Maria Bethânia, vários mais comuns e SPARTACUS do TRIUMVIRAT

Até hoje eu me pergunto de onde meu pai tirava esses discos de prog mais underground heuheu
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
A ideia é comprometimento. Como um livro, você precisa largar tudo que está fazendo. É totalmente o oposto das situações em que o pessoal consome música. Geralmente nêgo deixa o spotify no shuffle e vai lavar louça ou fazer alguma coisa mecânica no trabalho. Não tem o tal do comprometimento. É só barulho de fundo enquanto eu faço outra coisa.

Quanto ao preço, só comprando na gringa. Eu não vou dizer que é "ó! ultra barato!" massss... você paga R$180 num vinil duplo em gatefold, com capa laminada e o c***lho a quatro. Você pega um pouco mais de "bang for you buck" ao contrário das edições simples nacionais.
mesmo fora do Brasil considero caro pagar 50 60 euros em um LP que alguns anos atrás mal era vendido por 10.
 
Topo Fundo